O governo federal deverá revogar nesta segunda-feira (25) o decreto que extinguia a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), localizada na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará, de acordo com o site G1. De acordo com o portal, a informação foi confirmada por assessores do presidente da República. O decreto foi autorizado por Michel Temer no dia 23 de agosto para que a área fosse liberada para exploração mineral. Com a revogação, voltará a entrar em vigor o decreto de 1984, que criou a reserva, e dessa forma, a ára continuará a ser protegida. No dia 28 de agosto, o governo havia anunciado que iria publicar um novo decreto com as regras para a exploração da extinta Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). Apesar de ser revogado, Temer manteve a extinção da reserva, que tem potencial para exploração de ouro e outros minerais como ferro e manganês. A medida é tomada em frente à várias críticas que o governo de Temer recebeu após o anúncio da medida. As Organizações não-governamentais e ambientalistas, por exemplo, criticaram o governo e apontaram que Temer estaria cedendo a interesses comerciais. Também se mobilizaram contra o fim da Renca, famosos como a cantora Ivete Sangalo e a modelo Gisele Bündchen.
Lula entrega a Moro recibos de aluguel de apartamento
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao juiz federal Sérgio Moro os recibos de aluguel do apartamento vizinho ao seu, em São Bernardo do Campo, um dos imóveis pivôs de ação penal pela qual responde na Operação Lava Jato. Os advogados anexaram aos autos contrato da ex-primeira dama Marisa Letícia com Glaucos da Costamarques, dono do imóvel no cartório. O imóvel, no valor de R$ 504 mil, é tratado pelo Ministério Público Federal como suposta propina ao petista. Para a Procuradoria-Geral da República, a Odebrecht custeou a compra do apartamento, em nome de Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente. Na mesma ação, ele responde por também ter supostamente recebido da empreiteira terreno onde seria sediado o Instituto Lula, no valor de R$ 12,5 milhões. A denúncia da Procuradoria da República sobre o apartamento 121 ainda aponta que propinas pagas pela Odebrecht, no esquema que seria liderado pelo ex-presidente, chegaram a R$ 75 milhões em oito contratos com a Petrobras. A Lava Jato afirma que não houve pagamento de aluguel entre fevereiro de 2011 e pelo menos novembro de 2015. Nesta segunda-feira, 25, a defesa do ex-presidente apresentou documentos que contestam a versão dos procuradores. Em depoimento a Moro, afirmou que o recibo de pagamento do aluguel do apartamento 121, do residencial Hill House, em São Bernardo do Campo, “pode ser pego e enviado” ao juiz federal Sérgio Moro e ao Ministério Público Federal na Operação Lava Jato. O petista prestou depoimento por mais de duas horas em ação sobre supostas propinas da Odebrecht ao ex-presidente. “Mais uma vez a acusação não fez qualquer prova da culpa de Lula ou de que ele tenha recebido qualquer valor proveniente de contratos da Petrobras, afirmação feita na denúncia inclusive para justificar a tramitação da ação na 13ª Vara Federal de Curitiba. Por outro lado, a defesa faz a prova da inocência de Lula, que deverá ser reconhecida por um juiz imparcial e independente”, afirma o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente, ao entregar os documentos a Moro. O advogado João Mestieri, que defende Glaucos da Costamarques, afirmou que não vai se manifestar.
Por conta da idade, Globo pode demitir a atriz Malu Mader, diz colunista
Depois da Rede Globo encerrar o vínculo com as atrizes Maitê Proença e Carolina Ferraz, a atriz Malu Mader pode ser a próxima a deixar a emissora carioca. De acordo com informações da colunista Keila Jimenez, o motivo seria a faixa etária. Perto de completar 50 anos, Malu participou de grandes tramas na casa, como “Anos Rebeldes”, em 1992, “A Justiceira”, em 1997, e “Celebridade”, em 2003. O trabalho mais recente da artista foi em “Segredos de Justiça”, interpretando a personagem Ana. Diante da suposta resistência em aceitar papéis secundários, ficaria sem espaço na Globo.
Paciente de 19 anos morre após aparelho cair sobre sua cabeça em hospital de SP

Uma estudante morreu no final da noite deste domingo, 24, vítima de um acidente dentro da Santa Casa de Barretos (SP). Beatriz Pires Cardoso, de 19 anos, havia sido internada no local no dia 16 deste mês devido à queda de um cavalo, tendo passado por uma cirurgia. Segundo a família, ela estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas se recuperava bem de um traumatismo craniano. A situação, porém, teria se agravado no dia seguinte após um aparelho de videomonitoramento cardíaco cair sobre a sua cabeça. A estudante então acabou não resistindo e faleceu, sendo seu sepultamento realizado na tarde desta segunda-feira, 25. A família procurou a polícia, que registrou inquérito para apurar se houve negligência médica e quem seria o responsável. O delegado Antônio Alício Simões Júnior contou que o caso foi registrado como homicídio culposo. Mas são aguardados laudos periciais e exames do IML (Instituto Médico Legal) que ajudarão a esclarecer o que aconteceu dentro do hospital. “Precisamos saber, por exemplo, se o aparelho estava em local seguro”, explicou. Questionada pela reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, a Santa Casa de Misericórdia de Barretos confirmou o óbito da estudante, mas sem entrar em detalhes. A instituição informou apenas que “colaborará com as autoridades para apuração completa de todos os fatos”.
Mais de 9 mil Títulos Eleitorais podem ser cancelados em Ibirapitanga e Ubatã

Mais de 9 mil mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral nos municípios de Ibirapitanga e Ubatã. O prazo para que os eleitores nesses municípios realizem o cadastramento biométrico obrigatório será encerado no dia 31 de outubro. Após a data, aqueles que deixaram de fizer o procedimento terão seus títulos cancelados. Em Ibirapitanga, dos 14.986 eleitores aptos ao voto, apenas 9.545 (63,69%) realizaram o procedimento. Assim, 5.441 títulos estão em débito com a Justiça Eleitoral. Em Ubatã, 9.505 (68,98%) dos 13.778 eleitores atenderam a convocação. Outros 4.273 pessoas estão sendo esperadas para fazer o procedimento até o final do prazo. A orientação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é a de que, o quanto antes, o eleitor procure pelo cartório ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral em seu município e faça o recadastramento biométrico. Em Ibitapitanga, o procedimento deve ser realizado no posto de atendimento, no 1º andar da Câmara de Vereadores. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30min. Mais informações pelo telefone (73) 3245-1126. Em Ubatã, o recadastramento biométrico deve ser feito no Cartório Eleitoral, na Rua Presidente Médici, no centro. O atendimento é feito de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h30min. As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (73) 3245-1126. Os dois municípios do sul da Bahia fazem parte da 134ª Zona Eleitoral.
OBRIGATORIEDADE
Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). Para os eleitores facultativos, no entanto, o cancelamento do título não deverá gerar outras implicações uma vez que, deles, não poderá ser exigida a quitação eleitoral. Com informações do Pimenta
Funcionários da C&A vendem dados bancários de clientes na web, diz site

Atendentes da rede de varejo C&A estariam vendendo dados de clientes da loja por valores a partir de R$ 50. Entre as informações cedidas a terceiros, estão fotos de cartões de crédito, documentos pessoais e assinaturas. De acordo reportagem do site TecMundo, alguns funcionários da rede possuem acesso ao sistema de ficha cadastrais a partir de computadores pessoais. Os criminosos, então, encontram interessados em grupos de redes sociais. Com os dados, fraudadores podem fazer compras pela internet, por exemplo Os funcionários podem avaliar, inclusive, o histórico de crédito dos clientes por meio do score da Serasa. Assim, são vendidos os dados de vítimas com histórico de bom pagador e renda mais alta.Ainda de acordo com a reportagem, não é possível estimar em que estados os golpes foram realizados. Em nota, a empresa diz que apura a denúncia. “A C&A informa que tomou conhecimento do assunto e esclarece que não é possível afirmar a veracidade do ocorrido. No entanto, de forma preventiva, já informou a administradora responsável pelos seus cartões e acionou as autoridades competentes se colocando à disposição para contribuir com as investigações. Esperamos que a questão seja finalizada o mais rápido possível”, diz o comunicado. (NoticiasAoMinuto)
Obras no distrito de Ibiaçú em Maraú seguem a todo vapor e com recursos próprios

A prefeitura de Maraú não para de trabalhar, e está transformando o distrito de Ibiaçú em um verdadeiro canteiro de obras. No distrito, a Prefeitura está reconstruindo com recursos próprios a Praça São Lourenço, que estava abandonada há muitos anos. Esquecida pelos antigos gestores, a Praça de Ibiaçú foi completamente destruída. O projeto da praça será um atrativo para os moradores do distrito. Na praça, será instalado até parque de diversão para as crianças. A Prefeitura também está concluindo a obra de reconstrução de um antigo casarão, onde funcionava a sede de uma fazenda em Ibiaçú e que foi desapropriado pela prefeitura.

O objetivo da Prefeita Gracinha Viana é transformar o local em subprefeitura, e com isso economizar dinheiro público, já que a prefeitura vai deixar de pagar aluguel e o município passa a ter mais um prédio próprio. O antigo casarão está sendo totalmente reconstruindo, já que o mesmo estava abandonado e praticamente destruído pelo tempo. Além de reconstruir o prédio, a prefeitura também esta ampliando o local, com construção de novas salas, banheiros, cozinha e recepção. Até um novo telhado o prédio já ganhou. Ainda no distrito de Ibiaçú, a Prefeitura está reformando e ampliando a Unidade Básica de Saúde. A Unidade de Saúde já está ganhando uma nova estrutura, com ampliação de consultórios e salas de atendimento, e garagem para a ambulância.

A ampliação e reforma do prédio visa dar mais tranqüilidade para os funcionários trabalharem em um local mais amplo, e conforto para os pacientes que utilizam a Unidade Básica de Saúde todos os dias. Vale salientar, que todas as obras no distrito de Ibiaçú estão sendo tocadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras com recursos próprios do Município. ASCOM – Maraú
Coreia acusa Trump de ‘declarar guerra’ e ameaça derrubar jatos dos EUA

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, disse agora há pouco que Donald Trump declarou guerra e que o país tem todo o direito de tomar medidas contra os Estados Unidos, inclusive derrubar jatos americanos fora do espaço aéreo norte-coreano. Ri ressaltou que a declaração de guerra significa que todas as opções estarão na mesa para a liderança norte-coreana. “O mundo inteiro deve se lembrar claramente que foram os EUA que primeiro declararam guerra ao nosso país”, disse Ri a repórteres em Nova York. Ele prosseguiu afirmando que Trump declarou a guerra à Coreia do Norte ao dizer que a “liderança da República Popular Democrática da Coreia não estará aqui [no mundo] por muito mais tempo”, em referência a uma postagem do presidente norte-americano no Twitter, nesse domingo (24). Trump fez o comentário ao criticar o discurso de Ri Yong na Assembleia Geral da ONU. Segundo o republicano, o ministro repetiu os pensamentos do líder supremo, Kim Jong-un. O presidente também passou a trocar ofensas com Pyongyang logo em seguida, referindo-se ao líder da Coreia do Norte como “pequeno homem foguete”.
TENSÕES AUMENTARAM ENTRE PYONGYANG E WASHINGTON.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de exibir “comportamento mentalmente perturbado” e ameaçou Washington com uma resposta áspera às últimas ações estadunidenses contra Pyongyang. A declaração de Kim veio após o primeiro grande discurso da ONU de Trump, durante o qual ele chamou o líder norte-coreano de um “homem foguete” em “missão suicida” e novamente alertou o norte-coreano que o país seria totalmente destruídos e atacassem os Estados Unidos ou seus aliados. A Coreia do Norte vem realizando lançamentos de mísseis e testes nucleares continuamente, todos conduzidos em violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O teste mais recente foi feito em 15 de setembro, quando um míssil balístico voou sobre o Japão antes de cair no Pacífico cerca de 20 minutos após o lançamento. (Sputnik)
Por meio de emenda do deputado Eduardo Salles, Maraú recebe o 2º Trator Agrícola
Através de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Salles (PP), a Prefeitura de Maraú foi contemplada com mais um Trator Agrícola completo. A entrega foi feita pelo governador Rui Costa (PT), durante visita ao município de Itacaré no último sábado (23/9). Este é o segundo trator adquirido pela Prefeitura de Maraú, através de emenda parlamentar dos deputados apoiados pela prefeita Gracinha Viana (PP). “Nosso mandato é voltado para diversas áreas, mais especialmente para a agricultura familiar. O produtor rural precisa de apoio e nós estamos aqui para ajudar”, disse Eduardo Salles.
Participaram do ato de entrega os deputados Eduardo Salles (PP) e Ronaldo Carletto (PP), além da Prefeita Gracinha Viana e do vice-prefeito Drº Léo, vereadores e os Secretários Municipais de Infraestrutura e Obras, Tinho, Agricultura, Mica, Educação, Antônio Carlos e da Secretária de Desenvolvimento Social, Anaildes Sacramento. No dia 18 de julho deste ano, o município de Maraú foi contemplado com um Trator Agrícola por meio de emenda parlamentar do deputado federal Ronaldo Carletto (PP), no valor de R$ 89.872,37. (Ascom/Maraú)
Aprovação a Lula sobe e rejeição a Moro e Bolsonaro aumenta, diz Pesquisa Ipsos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal de credibilidade realizada pelo instituto Ipsos, de acordo com a revista Veja. O percentual da população que não concorda com a atuação de Lula caiu de 66% para 59%, enquanto a parcela da sociedade que aprova subiu de 32% para 40%, a maior em dois anos de levantamento – 1% não soube opinar. Ao mesmo tempo, o juiz federal Sergio Moro, que condenou Lula a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e é um dos símbolos da Operação Lava Jato, alcançou uma taxa de desaprovação de 45%, recorde desde setembro de 2015. As impressões da população foram colhidas entre os dias 1º e 14 deste mês, ou seja, já captam parte do efeito do depoimento do ex-ministro Antonio Palocci, que fez duras acusações a Lula. No dia 6, Palocci afirmou a Moro que o ex-presidente tinha um “pacto de sangue” com a Odebrecht por propinas e que a empresa colocou 300 milhões de reais à disposição do PT no fim do mandato de Lula. Entre agosto e setembro, Lula foi o presidenciável com a maior taxa de aprovação, perdendo apenas para Moro e o apresentador de TV Luciano Huck – os dois negam interesse em disputar o cargo. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato à sucessão do presidente Michel Temer (PMDB), acumulou dois reveses no Barômetro Políticodeste mês: o percentual que o rejeita subiu de 56% para 63% (a pior taxa em dois anos) e a parcela que aprova sua atuação caiu de 21% para 19%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O cientista político Carlos Melo, professor do Insper, afirmou, no entanto, que a aprovação e a rejeição a Lula tem um limite porque os grupos que aprovam e desaprovam o ex-presidente têm similaridades entre si. Entre os tucanos, o prefeito da capital paulista, João Doria, ainda é o que tem os melhores índices, apesar de sua credibilidade com a população estar caindo. No último mês, quando intensificou sua agenda de viagens pelo Brasil com foco na corrida presidencial, Doria viu sua taxa de reprovação passar de 52% para 58% (um ponto abaixo da de Lula) e sua aprovação cair de 19% para 16% – menos da metade de Lula e só três pontos acima do índice positivo do governador Geraldo Alckmin, com quem disputa a indicação do PSDB para a eleição de 2018. Os números do governador paulista oscilaram para baixo no mês passado, dentro da margem de erro. Seu índice de desaprovação passou de 73% para 75% e o de aprovação, de 14% para 13%.
Mulher de 50 anos é degolada em Poções

O corpo de uma mulher foi encontrado na madrugada deste domingo (24), por volta das 2h, em um matagal ao lado da pista de pouso (Aeródromo) do Campo de Aviação de Poções. Conforme o blog Portal Poções, a mulher foi degolada e tinha marcas de perfurações de arma branca no corpo. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Elma Silva, 50 anos, moradora do Bairro Primavera. Ela foi vista pela última vez na noite de sábado (23), por volta das 20h, quando saiu de casa. O corpo foi identificado pelos familiares na manhã deste domingo (24). A Polícia Civil investiga o crime.
Índio mata mototaxista com golpe de faca em Itabuna

O mototaxista José Aroldo Macedo (Aroldinho), 50, foi morto com um golpe de faca na altura do peito na tarde do último sábado (23/9), no Centro Comercial da cidade de Itabuna. Segundo testemunhas, o crime foi praticado pelo mascate João Edson Dionísio (Índio),51, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Ambos estavam bebendo em um bar quando começaram a discutir. Em meio à discussão, Índio de posse de uma faca desferiu um golpe no peito de Aroldinho. A vítima morreu no local. Aroldinho trabalhava como mototaxi a cerca de 20 anos e era muito conhecido na cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Mulher é assassinada após final de jogo do Interbairros em Itabuna
Na tarde deste domingo (24), homens em um carro prata dispararam vários tiros contra populares que estavam em um bar, no bairro Daniel Gomes. Cerca de cinco pessoas foram baleadas e uma mulher morreu. Segundo blog Verdinho Itabuna, as vítimas estavam comemorando a vitória do time local que participa do campeonato municipal interbairros. Conforme a publicação, todas as vítimas são “pessoas de bem”, sem vínculo com o mundo do crime. A mulher foi identificada como Ariana Santos, de 32 anos, esposa de um dos jogadores do time. Ela ainda chegou a ser socorrida por populares até o Hospital de Base, mas não resistiu. Ariana deixa um filho de 6 anos. Não há informações sobre o estado de saúde dos outros baleados. O crime é investigado pela Polícia Civil. Até a publicação dessa matéria, nenhum dos suspeitos tinha sido preso.
Por não ter celular, mulher é esfaqueada por bandido em Feira de Santana

Uma mulher recebeu um golpe de faca nas costas, na noite deste domingo (24), no bairro do Tomba, em Feira de Santana. Segundo a polícia, Maria Sônia Bezerra Barbosa, de 46 anos, foi abordada por dois homens, que se aproximaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Conforme foi relatado, um dos bandidos golpeou a vítima após ela dizer que não tinha aparelho celular. A mulher foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Não há informações sobre seu estado de saúde.
Passageiro de ônibus interestadual é detido com R$ 700 mil dentro de mala em Vitória Conquista

Um dos passageiros de um ônibus de transporte interestadual, que vinha de São Paulo com destino a Recife, foi detido por agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no final da manhã deste domingo (22), em frente a unidade operacional da PRF, de Vitória da Conquista, no Centro-Sul baiano. Segundo a PRF, o suspeito que não teve o nome divulgado estava com R$ 700 mil em dinheiro dentro de uma mala. Ainda conforme as informações da PRF, o passageiro explicou que estava com aquele dinheiro porque havia vendido uma licença de táxi pelo valor de R$ 350 mil, porém os policiais contaram o dinheiro que somou o valor de R$ 700 mil. Ao ser indagado sobre a verdadeira origem do dinheiro, passageiro não declarou mais nenhuma informação. Sem comprovar a origem dos R$ 700 mil, o passageiro foi conduzido com a mala do dinheiro até a delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista.
Rui autoriza obras do Centro de Canoagem, cobertura da feira e nova escola em Itacaré
O governador Rui Costa assinou neste sábado (23) ordem de serviço que autoriza a construção do Centro de Treinamento de Canoagem de Itacaré. As obras vão receber investimento de R$ 952 mil e serão executadas pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb). Além de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã também terão unidades de treinamento de canoagem. Cada centro vai oferecer 90 vagas para jovens a partir de 7 anos, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, durante um período de 19 meses. Os beneficiados serão, preferencialmente, alunos de escolas públicas e organizações de ensino que possuam baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que estejam em situação de risco social.
Na passagem por Itacaré, Rui autorizou o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) a celebrar termo de cooperação com a Prefeitura local para implantar política de preservação cultural e assinou ordem de serviço para a construção de um novo Colégio Estadual no município do sul da Bahia. Para a agricultura familiar, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio no âmbito do Programa Bahia Produtiva para atividade de pesca. A Associação dos Produtores Rurais de João Rodrigues foi beneficiada com R$ 518 mil para atender a 51 famílias. A SDR também foi autorizada a realizar trabalhos de georreferenciamento de imóveis rurais para regularização fundiária, no âmbito de convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul, referente a emissão de 4 mil títulos de terra, sendo 310 em Itacaré. Além disso, vai iniciar as obras de reforma da cobertura da feira municipal. Ainda em Itacaré, o governador fez a entrega de seis tratores para as associações de agricultores de Nilo Peçanha, Tancredo Neves, Ipiaú, Coaraci e Maraú.
China anuncia que vai limitar fornecimento de petróleo para Coreia do Norte
A China anunciou neste sábado que vai limitar o fornecimento de petróleo para a Coreia do Norte a partir do dia 1º de outubro. A medida vai ao encontro das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU diante dos recentes testes nucleares feitos por Pyongyang. O Ministério do Comércio chinês também anunciou a proibição geral das importações de têxteis norte-coreanos, uma das principais fontes de investimentos para o país liderado por Kim Jong-un. A China é um tradicional parceiro econômico e político da Coreia do Norte, mas nos últimos meses aceitou a aprovação de sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra o governo de Pyongyang. No último dia 3 de setembro, a Coreia do Norte realizou um forte teste nuclear que foi amplamente condenado pela ONU.
Homens armados invadem fazenda que pertence, segundo a polícia, aos irmãos Vieira Lima

Na madrugada deste sábado (23), uma fazenda, que segundo a polícia pertence ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e ao irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, foi invadida no município de Potiraguá, sul da Bahia. O caso foi registrado na Delegacia de Itapetinga. Segundo a polícia, pelo menos 25 homens que dizem ser índios, armados com espingardas e outras armas longas, invadiram a Fazenda Esmeralda, fizeram os funcionários reféns, mas depois liberaram as vítimas. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com a polícia, algumas pessoas que invadiram o local seriam do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento de Luta Pela Terra (MLT), e não estavam armados. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso. Se for confirmado, que os invasores realmente são índios, a Polícia Federal será a responsável pela investigação.
Ameaças de Trump tornam ataque aos EUA inevitável, diz ministro norte-coreano

Em meio à escalada de tensão e troca de ameaças entre o presidente Donald Trump e o líder norte-corano Kim Jong-un, o ministro Exterior da Coreia do Norte disse que um ataque aos EUA é inevitável. “Caso se perdam vidas nos Estados Unidos, será por sua culpa, por culpa dessa missão suicida de Trump”, ameaçou Ri. “A Coreia do Norte é um Estado nuclear responsável, mas adotaremos medidas preventivas necessárias e implacáveis (…) se os Estados Unidos e seus vassalos quiserem avançar (com ataques contra o país)”. “Estamos agora apenas a alguns passos de completar nossa capacidade nuclear. É absurdo pensar que nosso país vai desviar um milímetro de seu rumo por mais restritas que sejam as sanções que nos impõem”, prosseguiu. “Devido a sua falta de conhecimento comum básico e sentimento adequado, ele tentou insultar a dignidade suprema do meu país ao se referir (a Kim Jong-un) como um foguete. Ninguém, além de Trump, está numa missão suicida”.
Agricultores familiares de Maraú podem se inscrever para receber kits-feira

Os agricultores familiares de Maraú que fazem parte de alguma associação ou cooperativa, já podem se inscrever até o dia 29 de setembro no edital simplificado de chamamento público da SEAD (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário), órgão vinculado a Casa Civil do Governo Federal. O edital é para seleção de empreendimentos da agricultura familiar que tenham interesse em receber a doação de Kits-feira. Serão disponibilizados 3.200 kits que beneficiarão 320 organizações em todo o país. Os empreendimentos da Agricultura Familiar, selecionados por meio do Edital, receberão até dez kits-feira entregues através do Termo de Recebimento e Doação. Para participar, é necessário que a organização possua a DAP Jurídica (Declaração Jurídica de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O deputado Eduardo Salles frisou que estará junto com o grupo político, representado pela prefeita Gracinha, em busca de ações que fortaleçam a agricultura familiar de Maraú. (Ascom/Maraú)











