Administrar com transparência e com a participação popular. Esse tem sido o compromisso do governo municipal de Itacaré, que nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, realizou na Câmara de Vereadores uma audiência pública para discutir sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e prestar contas do segundo quadrimestre de 2017. A audiência foi aberta a toda a comunidade interessada em discutir sobre o orçamento e também acompanhar como estão sendo gastos os recursos públicos da Prefeitura. Durante o encontro o assessor contábil da Prefeitura de Itacaré, Antônio Carlos Jovita fez um relato dos gastos públicos no segundo quadrimestre nas mais diversas áreas da administração municipal. Também se colocou à disposição para o esclarecimento de dúvidas da comunidade. O vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, reafirmou o compromisso do governo municipal de estar administrando com a participação de todos que tem compromisso com o desenvolvimento e o progresso de Itacaré. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que além de estar cumprido o que está previsto na Constituição Federal de 1988, a iniciativa faz parte do compromisso da administração municipal de garantir a transparência da gestão, daí a importância de toda a comunidade participar sempre dessas reuniões para fiscalizar e colaborar com a gestão municipal nas ações que possam trazer benefícios para toda a comunidade. A proposta do prefeito é de estar prestando contas durante toda a sua gestão e realizar um orçamento participativo, onde a comunidade possa estar apontando as prioridades e discutindo as ações que devem ser realizadas a curto, médio e longo prazos. A Lei Orçamentária autoriza o Executivo a gastar os recursos arrecadados para manter a administração, pagar os credores e fazer investimentos. A LOA materializa as diretrizes do direcionamento de gastos e despesas do governo, indicando qual será o orçamento público disponível para o próximo ano. A quantidade e a qualidade dos gastos e investimentos indicam qual o nível de prioridade em investir naquela área para que o plano estratégico alcance os resultados esperados.
Prefeitura de Itacaré realiza encontro sobre o Código Tributário Municipal

A Prefeitura de Itacaré está convidando todos os contabilistas e administradores de empresas do município para uma reunião nesta quinta-feira, dia 28, às 10 horas da manhã, na Câmara de Vereadores, onde será abordado o processo de discussão sobre o código tributário de Itacaré, suas inovações e os principais destaques. O encontro é aberto a toda a comunidade, principalmente esses profissionais que atuam no ramo da contabilidade e administração de empresas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destaca a importância da participação desses profissionais, numa oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as mudanças, os novos procedimentos e as inovações para que todos possam se adequar à legislação. Durante o encontro representantes da Procuradoria Jurídica e da Secretaria de Finanças da Prefeitura estarão à disposição dos participantes para esclarecer todas as dúvidas sobre o Código Tributário Municipal.
Drº Mangabeira de Itabuna fecha com ACM NETO e justifica: “Rui preferiu o ficha suja”

O médico Antônio Mangabeira (PDT) confirmou que apoiará o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na disputa ao Palácio de Ondina em 2018. O argumento para não marchar com Rui Costa é visceral: quando concorreu à Prefeitura de Itabuna, ano passado, Mangabeira acabou preterido. O governo estadual foi para a disputa dividido entre Fernando Gomes (DEM) e Capitão Azevedo (PTB). A 30 dias do pleito, fechou de vez com Fernando. E selou no momento em que o pedetista mais crescia. Magoado, Mangabeira assim justificou a sua decisão ao jornalista Luan Santos, da Coluna Satélite, do Correio24h. – Rui preferiu o ficha suja e sua imensa rejeição – disse, sem citar o nome de Fernando, que vem recebendo todos os paparicos e atenção do governador Rui Costa – o petista estará em Itabuna logo mais, a convite do prefeito, para participar da Expoita 2017. Quando esteve em Itabuna e Buerarema, há dez dias, ACM Neto reservou espaço na agenda para conversar, pessoalmente, com o preterido. Acompanhado do empresário Samuca Franco e do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, ACM Neto foi à casa do médico. Do encontro, o pré-candidato do DEM saiu com a quase garantia de apoio de Mangabeira. E a garantia veio depois de reuniões ao longo dos últimos dias, sendo selada na sexta (22). “Neto, inclusive, me ofereceu o comando do DEM de Itabuna”. Mangabeira deverá ser candidato a deputado federal em 2018. Pode levar, consigo, outros apoios, como o do ex-vereador e candidato à Prefeitura de Ilhéus Cosme Araújo, também pedetista. O ex-candidato a prefeito quer se consolidar como principal nome de oposição a Fernando no município.
Deputado Bebeto concorre ao Prêmio Congresso em Foco
A votação que definirá os parlamentares federais vencedores do Prêmio Congresso em Foco encerra-se no próximo sábado (30). Do sul da Bahia, Bebeto Galvão (PSB) concorre na décima edição do prêmio que elege congressistas com atuação de destaque no ano. A votação ocorre pela internet, no link https://goo.gl/ZzDKVp, e participam somente deputados e senadores que não respondem a inquéritos e ações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). O prêmio, do site Congresso em Foco, busca valorizar a atividade política e o papel do Legislativo. Conforme o regulamento, a premiação é uma oportunidade de estimular a sociedade a apontar, ela própria, quem são os congressistas que melhor cumprem suas atividades políticas. As pessoas interessadas em participar da votação têm até o dia 30 de setembro para escolher aquele que considera o melhor deputado ou deputada e o melhor senador ou senadora, além de algumas categorias especiais. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, marcada para 19 de outubro, em Brasília.
Contas de ex-prefeito de Ipiaú serão votadas hoje na Câmara
As contas do ex-prefeito Deraldino Araújo-PMDB-, referentes ao exercício 2015, serão votadas pela Câmara Municipal na noite desta quinta-feira, 28. A data foi definida na manhã do último dia 19 em uma reunião com a presença de todos os vereadores, dirigida pelo presidente da Casa, José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos)-PP-. Será uma sessão de pauta única em que o Plenário apreciará o “Parecer Prévio” do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que opinou pela aprovação, “com ressalvas”, das referidas contas. O Parecer do TCM teve como relator o conselheiro Plínio Carneiro Filho que nas ressalvas pontuou algumas falhas na prestação de contas do ex- gestor imputando a este o pagamento de multas. A matéria já tramitou nas comissões de Justiça e de Finanças da Câmara, recebendo de ambas “Parecer Favorável. Com informações de José Américo Castro/ASCOM-Câmara Municipal
Briga entre ciganos termina com 3 mortos e 4 baleados na cidade de Angical
Uma briga envolvendo ciganos da cidade de Angical, na região oeste da Bahia, deixou 3 mortos e 4 baleados. De acordo com o Blog Bahia, o fato foi registrado na noite dessa quarta-feita (27). Os feridos foram socorridos para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Não foi informado o estado de saúde dos feridos. O tiroteio entre os ciganos causou pânico na cidade. Conforme a publicação, moradores se recolheram em suas casa e os proprietários de bares, lanchonetes e mercados fecharam as portas. Ainda não foi informada a motivação dos crimes. A Polícia teria apreendido 07 armas. Sete ciganos foram conduzidos à delegacia local.
Apresentador de afiliada do SBT é encontrado morto em sua residência
O apresentador da TV Vale do Xingu, rede afiliada ao SBT, Luciano Batista dos Santos – mais conhecido como Lu Brasil – foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (26/9) na casa onde morava no Bairro Brasília, em Altamira, sudeste do Pará. A informação foi confirmada pelo Centro de Perícias Renato Chaves, cujos funcionários foram até o local e encontraram o corpo do jovem já em avançado estado de decomposição. A TV Vale do Xingu, afiliada do SBT na cidade, onde Lu Brasil trabalhava, também confirma a morte. Os peritos suspeitam que o apresentador foi assassinado pelo menos 48h antes de ser encontrado com uma rede enrolada no pescoço e outros sinais de agressão. Havia também indícios de que uma luta corporal aconteceu na casa. Segundo a emissora, Lu Brasil foi visto pela última vez no último domingo, quando foi à igreja. Amigos estranharam sua ausência no trabalho nos dias seguintes e decidiram ir até a casa dele. Encontraram a residência trancada, sentiram um forte odor e chamaram a polícia. As autoridades entraram no local e acharam o corpo. Lu Brasil começou a trabalhar no Vale do Xingu em 2014, na cobertura da Copa do Brasil. No ano seguinte, assumiu a apresentação do Vale Music, um programa de entretenimento. Ele também participava de atrações da rádio do grupo. Com informações do site Uol
Huck se reuniu com líderes do DEM para discutir candidatura em 2018

Lideranças do DEM se reuniram com o apresentador Luciano Huck para discutir a filiação dele mirando as eleições de 2018. Segundo informações do jornal O Globo, o encontro aconteceu no mesmo dia em que a cúpula do partido jantou com o prefeito de São Paulo, João Doria, na última quinta-feira (21). Participam do evento, realizado no Rio de Janeiro, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o ministro da Educação, Mendonça Filho. Não foi a primeira reunião com a sigla e ao menos outras dois encontros já aconteceram nos últimos meses. Democratas que acompanham a negociação com o apresentador afirmaram que as reuniões têm discutido os termos de uma filiação de Huck e a viabilidade de uma candidatura dele à Presidência da República, mas a adesão ainda foi fechada. Os nomes cogitados atualmente pela agremiação não tem interesse na disputa: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer tentar a reeleição e ACM Neto prefere concorrer ao governo da Bahia. Internamente, há alguns integrantes que avaliam que Huck poderia ser um “excelente” candidato a vice, caso o DEM não lance uma candidatura própria. “Mas primeiro precisa convencer o Huck a ser vice”, brincou um dirigente democrata. A sigla não descarta a filiação de Doria e sua candidatura à Presidência de São Paulo, caso o PSDB escolha o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como representante. Os líderes da legenda acreditam, no entanto, que a definição não deve ocorrer antes de abril, quando termina o prazo de filiação. Huck confirmou, por meio de sua assessoria, a participação no encontro. “O Luciano segue conversando com todos que queiram trocar ideias de como podem influenciar positivamente o debate eleitoral do ano que vem. Mas, não está filiado e nem discutiu o assunto com ninguém nas últimas semanas”.
Nova lei trabalhista: troca de roupa e lanche serão descontados da jornada

Nova lei trabalhista, que entra em vigor em novembro, muda o critério que define o horário de trabalho. Atualmente, o período que o empregado está dentro da empresa é considerado como tempo à disposição do empregador, independente do que estiver fazendo. Com a nova lei, os minutos que o funcionário gasta, por exemplo, para colocar o uniforme ou no cafezinho com os colegas serão descontados da sua jornada. Ou seja, as atividades realizadas dentro da empresa como descanso, estudo, alimentação, interação entre colegas, higiene pessoal, práticas religiosas e troca de uniforme não serão contabilizadas no horário de trabalho. Mayara Rodrigues, advogada do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, explica que o tempo gasto pelo empregado desde a residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho. No caso do uso de uniforme, Ruslan Stuchi, do escritório Stuchi Advogados, esclarece que caso haja a imposição de que a troca deva ser feita dentro da empresa, esse tempo deverá ser contabilizado dentro da jornada. Mas, caso não haja essa exigência, o tempo usado para a troca de roupa não contará como trabalhado. De acordo com o advogado trabalhista Roberto Hadid, do escritório Yamazaki, Calazans e Vieira Dias Advogados, atualmente, a jornada engloba, por exemplo, o tempo que o empregado leva dentro do ônibus fornecido pela empresa e o lanche feito antes do início do expediente. “Tudo aquilo que é feito dentro ou em função da empresa se caracteriza como jornada de trabalho”, explica. Danilo Pieri Pereira, especialista em direito e processo do trabalho do escritório Baraldi Mélega Advogados, lembra que a Justiça trabalhista entende atualmente como tempo à disposição todo o período dentro da empresa, ainda que executando atividades particulares como estudos, lazer, descanso ou até aguardando a melhoria do trânsito nas grandes cidades antes de retornar para casa. Hadid salienta que hoje não está especificado qual é a verdadeira jornada de trabalho e os intervalos. “Não tem como especificar horário de chegada, descanso, refeição”, diz.
Para proteger Moreira Franco, deputados federais aprovam status de ministério à secretaria-geral da Presidência

O plenário da Câmara aprovou na útlima terça-feira (26) a Medida Provisória 782/17, que promove alterações na organização administrativa do Executivo Federal, entre as quais a garantia de status de ministério para a Secretaria-Geral da Presidência da República e a criação do Ministério dos Direitos Humanos. A proposta ainda vai passar por votação no Senado. A aprovação assegura foro privilegiado ao atual ocupante da pasta, Moreira Franco. O dispositivo foi garantido após derrubada de destaque do PSOL que retirava do texto o status de ministério da Secretaria-Geral. A permanência do status foi garantida por apenas cinco votos de diferença: 203 votos favoráveis, 198 contrários e sete abstenções. O ministro está incluído na segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer e dois ministros de seu governo, Eliseu Padilha (Casa Civil) e o próprio Moreira Franco, pelos crimes de obstrução de Justiça e formação de organização criminosa. Com o foro privilegiado, ministros, senadores e deputados só podem ser investigados com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF).
FORTALECER A PRESIDÊNCIA — A MP devolve o status de ministério à Secretaria-Geral, rebaixada em outubro de 2015 pela então presidenta Dilma Rousseff, durante uma reforma ministerial. Em fevereiro, quando tomou posse no atual cargo, Moreira Franco disse que a Secretaria-Geral foi erguida ao status de ministério para “robustecer a Presidência”. Naquela ocasião, o ministro foi questionado se as circunstâncias envolvendo sua nomeação eram parecidas com as do episódio da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil no segundo governo Dilma. Moreira Franco disse que a situação dele era diferente, por já fazer parte da equipe do presidente Michel Temer, e negou ter pedido para ser nomeado. No final de maio, antes que a medida provisória perdesse a validade, Temer editou uma nova medida provisória e manteve o status de ministério da Secretaria-Geral e a criação do Ministério dos Direitos Humanos.
REESTRUTURAÇÃO — Aprovado como Projeto de Lei de Conversão 30/2017, o texto da medida prevê, entre outros aspectos, a vinculação da Secretaria de Aquicultura e Pesca à Presidência da República. Até então, a secretaria era ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo o Palácio do Planalto, a reorganização administrativa promove adaptações necessárias para o melhor funcionamento das estruturas de governo, além de permitir uma associação mais simples e clara entre as instituições. (Por: Agencia Brasil)
Prefeita Gracinha Viana cobra mais uma vez no DNIT a recuperação da BR 030

A Prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), esteve mais uma vez no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Salvador em busca da recuperação e pavimentação asfáltica da BR-030. Recentemente foi feita uma licitação que não deu muito certo. A expectativa da Prefeita e dos moradores da região é que a recuperação da rodovia começasse logo, só que segundo o Superintendente do DNIT, Drº Amauri Souza Lima, ocorreu um problema com a última licitação. Sendo informada sobre este problema a prefeita Gracinha Viana viajou com urgência para Salvador, e na manhã desta terça-feira 26, esteve reunida com o Superintendente do DNIT. Dia 9 de outubro terá nova licitação para recuperação da BR-030. (Ascom/Maraú)
“Já fui convidado para fazer parte do grupo da Prefeita de Ubaitaba”, diz vereador Binho

Na sessão desta terça-feira (26/9), na Câmara de Ubaitaba, o vereador Binho Bonifácio (PRB), voltou a dizer no plenário da casa que já foi convidado pela Prefeita Suka (PSB) e pelo vice Prefeito Jaílton Araújo (PC do B) para fazer parte do referido grupo. Binho é oposição ao atual governo e durante as sessões tem tecido duras críticas a administração da Prefeita Suka. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
STF nega prisão, mas afasta Aécio Neves do Senado e o proíbe de deixar o país
A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (26) afastar Aécio Neves de Senado por 3 votos a 2. No entanto o pedido de prisão contra o senador foi negado por 5 votos a 0. Os magistrados determinaram ainda que Aécio não pode deixar o país e deve cumprir recolhimento domiciliar noturno. O afastamento e a prisão foram solicitados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), ainda durante a gestão de Rodrigo Janot, com base nas delações premiadas de executivos da J&F. De acordo com o G1, a defesa do senador pode tentar levar o caso para o plenário do STF para reverter a decisão.
PF desarticula esquema de lavagem de dinheiro feito pela facção BDM na Bahia

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), deflagrou na manhã desta terça-feira (26), a Operação Última Estação. Segundo a PF, o objetivo é coibir crimes de lavagem de dinheiro decorrente do tráfico de drogas praticado pelo líder da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM ), Marcelo Batista dos Santos, conhecido como Marreno, morto em confronto com policiais em agosto deste ano. A polícia detalha que a investigação foi iniciada após a morte do criminoso, e detectou que ele vinha utilizando nome falso para ocultar o patrimônio adquirido com os recursos oriundos do tráfico de drogas e outros crimes praticados pela facção BDM, bem como para se furtar à ação policial. Marreno possuía contas bancárias abertas na cidade de Porto Seguro, no sul baiano, e estava residindo em casa de alto padrão na cidade de Maceió, no Alagoas. Nesta manhã foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Porto Seguro, Eunápolis e Maceió, além de mandados de sequestro de bens e bloqueio de valores em contas bancárias. No transcorrer das buscas foram identificados outros nomes falsos utilizados pelo traficante, além de documentos indicando movimentação bancária e comprovação de propriedades ocultadas. A polícia informou que a investigação visa recuperar os bens adquiridos com o dinheiro do crime, bem como identificar os demais integrantes da organização criminosa que atuaram na lavagem do dinheiro obtido ilicitamente. Com informações do BNews
Ciro garante que se eleito revogará todas as reformas de Temer
Ciro Gomes o pré-candidato do PDT à presidência da República afirmou nesta terça-feira (26) que se eleito nas eleições de 2018 pretende revogar todas as reformas aprovadas no governo Michel Temer. O pré-candidato disse que “todas as reformas que Temer fizer têm uma ferida de origem, que é a ilegitimidade”. Ciro Gomes declarou que se chegar ao Planalto pretende expropriar os campos de petróleo vendidos à empresas estrangeiras no governo Temer “com as devidas indenizações”. Para Ciro, a estatal é uma das ferramentas para a saída da atual crise econômica e precisa ser “reforçada, capitalizada”. “Portanto, quem quiser comprar agora, fique sabendo que, se este que vos fala for à Presidência da República, todos os campos serão devolvidos ao controle do povo brasileiro”, afirmou. As afirmações foram feitas em uma sessão de perguntas e respostas com internautas através do twitter, na sede da empresa em São Paulo. Questionado sobre a formação da chapa, o pré-candidato afirmou que Marina Silva é “uma excelente pessoa” e que compor a chapa com ela é “uma possibilidade absolutamente generosa”. “Eu também tenho certa queixa que pessoas que não governaram suas cidades, seus Estados, querem ter como primeira experiência política a complexa tarefa de governar o País numa situação grave como essa”, falou Ciro se referindo ao deputado Jair Bolsonaro. “Vinte e seis anos de deputado federal, nunca aceitou ser prefeito, nunca tentou ser governador do Estado, e agora quer ser presidente da República a golpes de frase feita”, concluiu.
Quatro pessoas morrem em acidente de carro no interior da Bahia

Na manhã desta terça-feira (26), por volta das 10h30, um acidente no km-156 da BR-135, região oeste da Bahia, deixou quatro pessoas mortas. Com a batida frontal, um dos veículos envolvidos foi destruído pelo fogo e duas das vítimas tiveram os corpos carbonizados. As outras duas pessoas mortas no acidente estavam na caminhonete.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma pessoa sobreviveu à colisão e foi socorrida para o Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras. Houve congestionamento de pelo menos dois quilômetros nos dois sentidos da BR-135. O trânsito foi liberado com a chegada da perícia, por volta de 12h20.
Ossada humana é encontrada em cova rasa no município de Barra do Rocha
A Polícia Civil localizou na tarde dessa segunda-feira (25), um corpo enterrado numa cova rasa na zona rural do município de Barra do Rocha. Os restos mortais foram encontrados numa área da Fazenda Amaralina, distante cerca de 1 km da cidade. Segundo informou ao GIRO, o delegado substituto de Barra do Rocha, Dr. Almir Fernandes, o corpo pode ser de uma mulher que está desaparecida desde o dia 03 junho desse ano. “Diante das investigações tudo leva a crer que seja realmente o corpo de Jaqueline, mas a confirmação só será possível a partir do exame de DNA”, comentou o delegado. Jaqueline Moura dos Santos, 24, conhecida popularmente em Barra do Rocha como “Mulher Gato”, tinha várias passagens por furtos. A ossada humana foi localizada pelo Serviço de Investigação da Polícia Civil do município. O delegado afirmou que as investigações sobre a motivação e autoria estão avançadas, mas não quis adiantar mais detalhes para não atrapalhar o inquérito. Os restos mortais foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica de Jequié. Com informações do Giro Ipiaú
Preso homem que planeja assaltar agências bancárias em Ubaitaba

Operação deflagrada nesta segunda-feira (25) pela Polícia Federal, Força Tarefa da SSP/BA, 61ª CIPM/Ubaitaba e Polícia Civil de Joinvile, Santa Catarina, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça, prendeu um homem identificado como Fabrício Cerqueira Xavier. Segundo informações da Polícia, Fabrício orquestrava junto com comparsas de outros estados um assalto a banco no município de Ubaitaba. O bandido, ainda segundo a Polícia, estava realizando um estudo do terreno bem como captura de imagens das agências e efetivo policial. Fabrício é acusado de participação no assassinato do Policial Miltiar Joacir Roberto Vieira, em Joinvile, no dia 28 de agosto deste ano. O bandido foi conduzido para a Delegacia Territorial de Ubaitaba e deve ser recambiado para Santa Catarina nos próximos dias. Com informações do Ubatã Notícias
Odebrecht apresenta recibos de doações de R$ 4 milhões ao Instituto Lula

A Polícia Federal anexou a inquéritos da Lava Jato, na última quinta-feira (21), recibos apresentados pelo empresário Marcelo Odebrecht que indicam doações de R$ 4 milhões ao Instituto Lula. Os recibos referem-se a quatro doações –cada uma de R$ 1 milhão. Também foi entregue uma troca de e-mails entre Odebrecht e executivos da empresa, na qual falam desses repasses. As doações já haviam sido citadas pelo empresário ao juiz Sergio Moro, no depoimento do dia 4 de setembro. Odebrecht afirmou que os valores foram debitados da planilha “Italiano”, que, segundo ele, era uma espécie de conta de propina que mantinha com Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o empresário, os e-mails só foram entregues em agosto deste ano porque não teriam sido encontrados na época em que fechou acordo com as autoridades. À Polícia Federal, Odebrecht afirmou que as cópias dos recibos foram extraídas do computador de Fernando Migliaccio, executivo da empresa, “juntamente com os impressos dos emails, que corrobora que os valores foram efetivamente descontados da planilha italiano, senão não haveria razão para estar de posse dele”. “Italiano disse que o Japonês vai lhe procurar para um apoio formal ao inst de 4m (nao sabe se todo este ano, ou 2 este ano e 2 do outro). Vai sair de um saldo que o amigo de meu pai ainda tem comigo de 14 (coordenar com HS no que tange ao Credito) mas com MP no que tange ao discurso pois será formal”, disse Odebrecht em um dos e-mails trocados com executivos do grupo.
Ministério de Minas e Energia confirma vigência do horário de verão para 2017
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou a manutenção do horário de verão para este ano. Segundo ele, o governo avaliou que não haveria tempo hábil para fazer uma consulta à população sobre o assunto para tomar uma decisão válida para este ano. A enquete, no entanto, será realizada, mas com mais tempo para que a população possa opinar e para que o governo possa avaliar os resultados e deliberar sobre a questão.”Queremos fazer uma consulta à população com mais tempo, como a Casa Civil já anunciou”, disse o ministro ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. “Ficou apertado. Vamos fazer esse levantamento e, dependendo de como for a reação, avaliamos isso mais para frente.” Neste ano, o horário de verão vai começar no dia 15 de outubro, quando todos deverão adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão termina no dia 17 de fevereiro. O governo estadual ainda não definidiu se vai aderir ao horário de verão, de acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom). Nos últimos anos, o estado não participou da mudança nos relógios. Estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia apontam que o horário de verão não proporciona economia de energia, conforme adiantou o Broadcast em junho. Isso se deve principalmente à popularização dos aparelhos de ar condicionado, item que consome muita energia. O pico de demanda atualmente ocorre no início da tarde, entre 14 horas e 15 horas, quando a temperatura está mais alta. No passado, o “vilão” da conta de luz era o chuveiro elétrico e o momento de maior demanda ocorria entre o fim da tarde e o início da noite, entre 17 horas e 20 horas.













