Ubaitaba Urgente

Hospital de Feira de Santana confirma mais um caso de Guillain-Barré na Bahia

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um novo caso de síndrome de Guillain-Barré foi confirmado nesta sexta-feira (10), em Feira de Santana. De acordo com a assessoria do Hospital Geral Clériston Andrade (Hgca), o pedreiro Josiel Lima de Sá, 37 anos, foi diagnosticado com a doença. Uma criança de sete anos que está internada no Hospital Estadual da Criança (HEC), também em Feira de Santana, desde o último dia 1º de julho, foi diagnosticada com a síndrome. No entanto, a menina permanece sob cuidados médicos e ainda não tem previsão de alta. Ao Correio24Horas, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que os casos são atualizados à medida que os boletins são repassados pela Vigilância Epidemiológica. Como uma nova lista não foi enviada à secretaria, os casos do pedreiro e da menina de 7 anos, ambos registrados em Feira de Santana, ainda não constam na lista divulgada pela pasta dos 55 casos confirmados na Bahia.Fonte: Bahia Noticias.

Ibirapitanga: Veículo roubado na “Região do Pau Brasil” foi recuperado em Ibirataia

20150710_162007

No dia 07 de julho, agentes da Polícia Civil de Ibirataia receberam uma denúncia sobre alguns indivíduos tentando atear fogo num veículo na estrada que liga Ibirataia a BR-101, já nas proximidades da entrada da Fazenda Canaã. De imediato os policiais foram ao local e identificaram o veículo denunciado, sendo um Ford Ka de cor preta, placa policial NTH-3126, licença de Ibicaraí. Os policiais perceberam que haviam chamas dentro do automóvel e apagaram o incêndio, que foi causado propositalmente. Após pesquisa nos sistemas de segurança, não foi localizado restrição no veículo, porém, após uma pesquisa mais minuciosa, mantendo contato com o proprietário, constatou-se que o mesmo foi roubado no dia 04 na BA-652, numa localidade conhecida como “Região do Pau Brasil”, município de Ibirapitanga. O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia de Ibirataia. *Informações do Ocorrência Policial.

Ubaitaba: Operação do PETO e CIPE Cacaueira termina com apreensão de 50kg de maconha; 04 pessoas foram presas

IMG_4936

Uma operação conjunta da Cipe Cacaueira, PETO e do SME da 61ª Companhia da Polícia Militar, em Ubaitaba, resultou na prisão de quatro pessoas e apreensão de 50kg de maconha, 20 mil reais em dinheiro, 01 carabina.44, 01 carabina.38 e uma espingarda.12.

IMG_4935

A ação que visava cumprir quatro mandados de busca e apreensão teve início por volta das 18h30 dessa quinta-feira (09) no Camamuzinho, distrito de Ibirapitanga. Em seguida, os 12 policiais da Operação seguiram para o povoado dos Melos, município de Ubaitaba, onde foi realizada a apreensão da maior parte dos materiais.

IMG_4937

Toda a ação da PM foi concluída às 03h da manhã desta sexta-feira (10) numa fazenda na região dos “Melos”, no município de Ubatã. De acordo com a PM, a quadrilha é um “braço” do PCC (Primeiro Comando da Capital) na região cacaueira. Foram presos em flagrante Márcio Barbosa Gonçalves, 34 anos, Telha de Jesus Almeida, 46 anos, Valdir de Jesus Almeida, 45 anos, e Bernardino Gonzaga dos Santos Neto, 38 anos. *Informações do Ubatã Notícias.

Laje: Jovem motorista morre em acidente na BR-101

Foto:Reprodução/Whatsapp.
Foto:Reprodução/Whatsapp.

Um jovem morreu em um grave acidente na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 11h30, na BR 101, nas proximidades do Entroncamento de Laje. Segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) ao site Voz da Bahia, o veículo modelo Hyundai Veloster, prata, placa NZZ 9999, licença de Feira de Santana colidiu frontalmente com um caminhão modelo F-4000, cor branca, placa OZQ 8906, licença de Laje. Ainda de acordo com a PRF, devido ao impacto o carro de passeio partiu ao meio. O condutor do automóvel Silvestre Neto, conhecido como Boris, não resistiu aos ferimentos e morreu preso nas ferragens. A vítima era morador de Santo Antônio de Jesus e trabalhava na agência do Bradesco. Segundo informações de testemunhas, o motorista da F-4000 sofreu ferimentos leves. Devido ao ocorrido, o trânsito ficou lento no local. A real causa do desastre já está sendo investigada.

Câmara reduz salário do prefeito de Candeias em 20% para enxugar orçamento

Foto: Divulgação/ Ascom Prefeitura de Candeias
Foto: Divulgação/ Ascom Prefeitura de Candeias

A Câmara de Vereadores de Candeias, na região metropolitana de Salvador, aprovou o projeto 16/2015, que reduz o salário do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais em 20%, até o dia 31 de dezembro de 2015. A medida é vista pelo chefe do Executivo municipal, Sargento Francisco, como uma ação para “reduzir custos e atravessar esse momento de crise”. ” Tivemos que reduzir o valor de alguns contratos, deixar de fechar outros, cortar a gratificação dos servidores e, como houve essa redução nos vencimentos dos servidores em geral, propomos também ‘cortar na carne’, reduzindo também a remuneração dos cargos mais altos”, explicou o prefeito. Outra decisão tomada com a mesma finalidade foi a suspensão temporária de eventos oficiais ou apoio financeiro institucional e do pagamento de horas extras ou suplementares e gratificações. Os cortes orçamentários, segundo informou o prefeito, é para direcionar os recursos à devolução da normalidade aos moradores, que ainda sofrem com os danos causados pelas chuvas. Em consequência do período, o Executivo deve prorrogar por mais 90 dias a situação de emergência na cidade. O governo estadual e federal reconhecem a situação do município desde abril.

Gestão Siméia Queiroz é aprovada por 71,5% da população, aponta pesquisa Gasparetto

Simeia-1-e1436517690733
Aprovação da prefeita Siméia é de 71,5%.

A aprovação da gestão Siméia Queiroz (PSB) é de 71,5% de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Sócio Estatística, do conceituado sociólogo Agenor Gasparetto. A pesquisa foi realizada no último dia 05 de julho com 408 eleitores em todos os bairros do município. No questionário aplicado, o Instituto questionou a população acerca se aprovava ou desaprovava a gestão da gestora. 71,5% das pessoas responderam que aprovavam. Ainda conforme Gasparetto, 66,6% das pessoas consideram a prefeita uma pessoa honesta; 74,9% uma pessoa séria; 76,2% uma pessoa trabalhadora; e para 69% dos entrevistados a gestora tem autoridade. Em seu parecer, Agenor Gasparetto destaca que todos os serviços ofertados pela gestão são bem avaliados, dados que credenciam a gestora, caso queira, a tentar a reeleição. Em tempo, esta é a segunda pesquisa realiza pelo Instituto Sócio Estatística num intervalo de 07 meses. Em ambas as pesquisas, foi apontada alta aprovação da gestora.

Política: Câmara aprova projeto que limita gastos de campanhas eleitorais

RTEmagicC_camara-projeto.jpg

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) o texto-base do Projeto de Lei (PL) 2.295/15, que regulamenta pontos infraconstitucionais da reforma política. A votação dos destaques ficou para a próxima terça-feira (14). O substitutivo apresentado limita o gasto de campanhas eleitorais de candidatos a presidente da República, governador e prefeito, com base no valor declarado na eleição anterior à entrada da lei em vigor.  Para o primeiro turno, o limite estabelecido é 70% do gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral em que houve apenas um turno e 50% do maior gasto para onde houver dois turnos. Caso haja segundo turno, o limite de gasto será 30% superior ao previsto anteriormente. No caso das eleições para senador, deputados estaduais, distrital e vereador, o limite será 70% do maior gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral. Para os deputados federais, o projeto limita o valor da campanha a 65% do maior gasto efetuado para o cargo no país. Deputados do PT, Psol, PSB, PCdoB criticaram o modo como o texto, um substitutivo do relator Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi apresentado. Segundo eles, a matéria só poderia ter sido colocada em apreciação após a conclusão das votações da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. “A proposta apresentada legitima o financiamento empresarial das campanhas. Na verdade, o que a proposta faz é respaldar uma proposta constitucional de uma matéria que ainda passa por avaliação de sua redação final. O que está acontecendo aqui nem é uma reforma política, nem uma reforma eleitoral verdadeira”, disse o deputado Glauber Braga (PSB-RJ). Mesmo com as críticas, o texto foi aprovado em votação simbólica. Antes, o relator, a pedido de líderes partidários, admitiu todas as 96 emendas apresentadas à proposta. Fonte: Correio.

Ubatã: PM prende homem acusado de agressão contra a esposa

Nadson foi preso pela PM I Foto: Ubatã Notícias
Nadson foi preso pela PM I Foto: Ubatã Notícias

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar prendeu, por volta das 23h da última quinta-feira (09/07), na rua Dom Eduardo, em Ubatã, Nadson de Jesus dos Santos, acusado de agredir a esposa com socos e pontapés. Segundo informações da PM, a guarnição foi acionada após Nadson praticar agressão contra a companheira. A Polícia se deslocou até o local e realizou a prisão do suspeito, que foi conduzido à Delegacia Territorial de Ubatã, onde permanece custodiado. O delegado Adelino Loyola investiga o caso. Fonte: Ubatã Notícias

Itabuna: Após greve de um mês, maternidade retoma atendimentos

sem_titulo_6

Após ficar com as atividades paralisadas por um mês devido à greve de médicos e funcionários por salários atrasados, a Maternidade Ester Gomes, na cidade de Itabuna, na região sul da Bahia, retomou o atendimento ao público nesta quinta-feira (9). A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que mediou acordo entre os funcionários e a direção da unidade de saúde. Os trabalhadores estavam com os braços cruzados desde o dia 9 junho, devido ao atraso no pagamento do salário referente ao mês de maio de 2015 e no pagamento de parte dos contratos de prestação de serviços dos médicos, atrasados, em alguns casos, desde o ano passado. Ao todo, 90 empregados diretos da unidade de saúde e cerca de 10 médicos estavam com as atividades suspensa. Fonte: G1.

Esportes: 5 atletas vão representar o Sul da Bahia no Pan-Americano de Toronto

IsaquiasQueiroz_canoagem_FrankAugstein_AP_01092013_292

O sul da Bahia é representado por 5 atletas no Pan-Americano de Toronto, no Canadá. Os jogos prosseguem até o dia 26 e reúnem mais de 6 mil atletas de 41 países das Américas. Um dos favoritos ao ouro é o atleta de canoagem Isaquias Queiroz dos Santos. Nascido em Ubaitaba, Isaquias vai disputar a canoagem de velocidade na categoria C-1 nos mil metros. O atleta é bicampeão e uma das promessas brasileiras para as Olimpíadas do próximo ano, no Rio de Janeiro. Isaquias Queiroz também fará dupla com Erlon Sousa Silva, de Ubatã. Eles vão competir na categoria C-2. Outra esperança de medalha nos Jogos de Toronto é a canoísta Valdenice Conceição do Nascimento, de Itacaré. As provas de canoagem serão realizadas entre sábado e o dia 14. O sul da Bahia será representado também no boxe, com Carlos Rocha, de Gandu; e no Remo, com Thiago Carvalho, de Ilhéus. A abertura oficial do Pan-Americano será nesta sexta-feira, com transmissão pela TV Record / Cabrália.  Fonte: A Região/Itabuna.

Brasil: Mulher morre após extrair dente e sofrer infecção generalizada em MT

RTEmagicC_ceb1ce9cf9.jpg

Uma mulher de 31 anos morreu na quarta-feira (8) após ser vítima de uma infecção generalizada, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no Mato Grosso. Jucilene de França fez uma cirurgia para retirar o siso no sábado (4), em uma clínica odontológica particular da cidade. Familiares da vítima, que era gerente de uma loja e mãe de dois filhos, de 15 e 6 anos, afirmam que houve negligência por parte dos dentistas que fizeram o procedimento e atendimento. Um dia após a extração do siso, realizada no Centro Odontológico do Povo (COP), a vítima teria começado a sentir fortes dores, inchaço e apresentou uma espécie de edema no pescoço. A cunhada da vítima, Tatiane Magalhães, revelou que Jucilene voltou ao dentista e passou por um pronto-atendimento particular e um hospital antes de morrer. A família diz que ela estava bem de saúde e não tinha nenhuma doença. Segundo informações do site G1 Mato Grosso, a certidão de óbito diz que a morte foi causada por choque séptico, Angina de Ludwig [uma doença infecciosa] e extração dentária.  “Voltamos ao Centro Odontológico e lá disseram que era alergia da anestesia. Passaram um remédio, mas ela continuou sentido dor e muito inchaço. Fomos a um pronto-atendimento e o médico constatou que ela estava com uma inflamação e infecção. Ela tomou medicação novamente, mas mal conseguia abrir a boca”, disse a cunhada ao G1. O médico que atendeu Jucilene disse que a paciente precisava ser internada, devido ao estado de infecção que ela se encontrava. Porém, o plano de saúde da vítima não cobria a internação solicitada. “Mandaram ela para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Isso era 18 horas de quarta. Quando foi às 23 horas, ela faleceu. O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) disse que não recebeu nenhuma denúncia sobre o ocorrido, mas que irá acompanhar o caso. Segundo o presidente da Comissão de Ética do CRO-MT, Sandro Stefanini, existem riscos de infecção, mesmo que o profissional siga todas as normas do procedimento. Stefanini disse também que o profissional é orientado a seguir normas antes da extração, como exames, raio-x e recolher dados da saúde do paciente. Fonte: G1.

Ipiaú: Mulher fica com a perna presa em elevador de ônibus escolar

onibus deficientes

Uma mulher teve a perna presa no elevador do micro-ônibus escolar, responsável pelo transporte de deficientes. O caso aconteceu por volta das 11h da manhã desta quinta-feira (09) em frente ao Colégio Celestina Bittencourt, centro de Ipiaú. A vítima, uma funcionária da prefeitura, ficou com a perna presa por alguns minutos e foi socorrida por colegas e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú. Aparentemente, a mulher sofreu uma luxação na perna. No mês passado foi registrada pela nossa reportagem a imagem de uma vassoura que era utilizada para fechar a porta do veículo. O ônibus ficou sem realizar o transporte dos deficientes físicos por cerca de uma semana, voltando às atividades após o conserto. Fonte: Giro em Ipiaú.

Feira: Criança de sete anos é internada com síndrome Guillain-Barré

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma criança de sete anos foi diagnosticada com a síndrome Guillain-Barré (SGB) em Feira de Santana, Portal do Sertão. A menina está internada no Hospital Estadual da Criança (HEC) desde o dia 1º de julho. De acordo com boletim da unidade, o estado de saúde dela é considerado estável. A criança também teria apresentado melhora desde que começou a ser tratada com imunoglobulina, nesta terça-feira (7). No entanto, ela continua sob cuidados médicos e ainda não há previsão de alta. Até o momento, 55 casos foram registrados na Bahia até esta quarta-feira (8), com uma morte. O óbito foi de uma mulher de 26 anos, que morreu pela doença no dia 12 de junho. Ela estava internada no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, desde que apresentou os sintomas em 20 de maio. Fonte: Bahia Noticias.

Ubaitaba: Oposição tem apoio de 11 partidos e 07 nomes para prefeito; 04 são mulheres

IMG_4913

Os pré-candidatos a prefeito de Ubaitaba da oposição reuniram-se, nesta quarta feira (08/07), para definirem os critérios de escolha do candidato (a) a prefeito (a) da oposição que vai disputar o comando do município em 2016. Segundo informações, 11 partidos já estão apoiando o grupo de oposição de Ubaitaba, são eles: PCdoB,PT,PR,PSD,PROS,PSB,DEM,PSDB,PTC,PSL E PEN. Segundo o vereador e pré candidato a prefeito José Carlos Lona, a oposição está forte e unida para as eleições majoritárias e proporcionais de 2016. O grupo já conta com 07 pré-candidatos, são eles: Jailton Araújo, Drª Cléa Lemos, Zé Carlos, Professora Solange, Mary Loiola, Adonias Novais e Suka. Uma pesquisa vai definir o candidato que representará o grupo amarelo nas eleições municipais do ano que vem. (Ubaitaba Urgente).

Bahia: Falso médico flagrado atuando em hospital

medicofalso

André Luís Graça Pontes, 29 anos, foi preso em flagrante, nesta terça-feira (7), por investigadores da Delegacia Territorial de Euclides da Cunha, trabalhando como médico na Emergência do Hospital Municipal daquela cidade. André utilizava uma carteira do Conselho Federal de Medicina, falsificada por ele, com os dados de um médico especializado em clínica geral. De acordo com o delegado Paulo Jason de Melo Falcão, titular da DT/Euclides da Cunha, o falsário alegou ter cursado medicina na Bolívia, embora não apresentasse nenhum documento que comprovasse formação na área médica. Na delegacia, já na companhia de um advogado, recusou-se a fornecer maiores informações. “Estamos investigando se ele trabalhou em outros hospitais da região e cidades vizinhas”, explicou o delegado, observando que André, custodiado na carceragem da unidade policial, vai responder por falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão. Fonte: Correio.

Ilhéus: Empresária e ex secretária de Saúde morre na BR-101

Capturar

A empresária Olívia Riso Ferreira faleceu ontem (8) num acidente de trânsito na BR 101, em Aracruz, cidade do Espírito Santo. Ela tinha 42 anos e sua família é proprietária da Pedreira Ferbrita no Fundão, em Ilhéus. Olívia estava numa caminhonete que se chocou com um caminhão. Ela morreu dentro do carro, o veículo pegou fogo e seu corpo foi carbonizado. Riso foi secretária de saúde de Ilhéus entre os dias 9 de junho e 31 de agosto de 2005, durante o governo do ex-prefeito Valderico Reis. Fonte: Blog do Gusmão.

Almadina: Prefeita é punida por pagar hora extra a servidores comissionados

xIMAGEM_TCM_5.jpg.pagespeed.ic.MhohCpVkK2

Nesta quarta-feira (08/07), o Tribunal de Contas dos Municípios considerou procedente a denúncia formulada contra a prefeita de Almadina, Alba Gleide Moura de Góes Pinto, pelo pagamento irregular de horas extras para os servidores comissionados da prefeitura, contrariando o estabelecido pela Constituição Federal. A gestora foi multada em R$ 1 mil e deverá ressarcir aos cofres municipais, com recursos pessoais, a quantia de R$ 10.950,32. A relatoria explicou que os servidores ocupantes de cargo público em comissão são tratados de modo diferenciado pelo Direito trabalhista. Assim, os servidores comissionados submetem-se ao regime de dedicação integral ao serviço, podendo ser convocados sempre que houver interesse da administração pública. Cabe recurso da decisão. Fonte: Giro em Ipiaú.

Lula entra com queixa-crime contra Caiado após ser chamado de ‘bandido’

AAcIYYh

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). A defesa do ex-presidente pede a condenação do senador pelos crimes de “calúnia, injúria e difamação”.

Em fevereiro, o senador escreveu em sua conta no Twitter uma mensagem chamando o ex-presidente de “bandido”. “Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo! Igual à época que instigava metalúrgicos a protestar e ia dormir na sala do delegado Tuma”, escreveu Caiado na rede social.

Para a defesa, a postagem pode ser configurada como crime de calúnia e difamação. No documento, os advogados argumentam ainda que o tipo de afirmação feita por Caiado extrapola a imunidade parlamentar e configurou uma grave ofensa ao ex-presidente.

Essa última afirmação foi feita para evitar que o senador alegue imunidade parlamentar para se eximir de culpabilidade pela postagem. O pedido foi protocolado nesta quarta-feira, 8, e ainda aguarda distribuição para um ministro relator. Com informações do Estadão Conteúdo.

Renan é acusado de receber propina da Mendes Junior por emendas

Renan-calheiros

A Justiça Federal de Brasília decidiu tornar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), réu em processo em que o senador é acusado de ter recebido propina da construtora Mendes Junior para apresentar emendas parlamentares que beneficiavam a empreiteira. O Ministério Público Federal acusa Renan de ter tido despesas de um “relacionamento extraconjugal” pagas pela empresa na sua primeira passagem pelo comando da Casa (2005-2007).

A ação de improbidade movida pelo MP foi revelada, com exclusividade, pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, em setembro do ano passado. No processo que corre na 14ª Vara Federal do Distrito Federal, os procuradores sustentam que Renan enriqueceu ilicitamente, forjou documentos para comprovar que tinha recursos para bancar as despesas pessoais e ainda teve evolução patrimonial incompatível com o cargo.

Em decisão publicada no dia 16 de junho, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho recebeu a petição inicial movida pelo MP contra o presidente do Senado, tornando-o réu na ação. O magistrado decretou segredo de justiça no caso, o que impossibilita a confirmação de mais detalhes. A defesa de Renan Calheiros deve recorrer da decisão.

O presidente do Senado terá, agora, de contestar os fatos da ação. Se for condenado por improbidade, Renan pode perder o cargo público e ainda ser obrigado a ressarcir a União pelo dano causado.

O caso a que se refere a ação de improbidade remonta ao ano de 2007. Na época, Renan renunciou à presidência do Senado para evitar a cassação do mandato após ser alvo de uma série de acusações, entre elas a de ter tido, conforme apontou a revista Veja, despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da Mendes Junior.

No final de janeiro de 2013, dias antes de Renan se eleger para mais um dos quatro mandatos à frente do Senado, o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ofereceu denúncia criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso por causa desses fatos. O processo, que estava sob relatoria do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, foi encaminhado ao gabinete do ministro Luiz Edson Fachin, que assumiu uma cadeira no tribunal em junho. Ele encaminhou o caso, no início de julho, para a Procuradoria-Geral da República. A investigação também corre sob sigilo.

A ação de improbidade é um desdobramento, na esfera cível, do mesmo caso. Segundo a ação, no Orçamento enviado pelo governo ao Congresso para os anos de 2005 e 2006, não havia qualquer alusão à construção do cais de contêineres no Porto de Maceió, obra tocada pela Mendes Junior desde 2001. O empreendimento, segundo o MP, só passou a virar prioridade após a apresentação de emendas parlamentares por Renan. Viraram réus na ação de improbidade o peemedebista, Cláudio Gontijo e a Mendes Junior.

“O ato por si só, de receber valores de empresas diretamente interessadas em emendas parlamentares, já constitui ato de improbidade administrativa, mas quando a vantagem econômica é recebida em atenção aos ‘serviços’ prestados pelo agente público no exercício do seu cargo, a repulsa da sociedade é ainda mais grave”, afirma o MP, na ação.

O presidente do Senado ainda é alvo de outros três inquéritos abertos no STF em março pelo ministro Teori Zavascki. Ele é investigado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.

Procurado pela reportagem por meio de sua assessoria, o presidente do Senado não quis se manifestar. Com informações do Estadão Conteúdo.