Ubaitaba Urgente

Geraldo Alckmin fala pela 1ª vez sobre a morte do filho

geraldo-alkmin

Após a missa de sétimo dia de Thomaz Alckmin, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agradeceu em nome da família, as mensagens de solidariedade que tem recebido sobre a morte do filho. Essa foi a primeira vez que Alckmin conversou com a imprensa após a queda do helicóptero que deixou cinco mortos, entre eles, o seu filho caçula. “Em nome da nossa família, nós queremos agradecer toda a solidariedade, todo o apoio, todas as orações nesse momento tão triste. Muito obrigado a todos”, afirmou quando deixava a missa de sétimo dia, na igreja Nossa Senhora do Brasil, no Jardim Europa, na noite de quarta-feira (8).

Parentes, amigos e autoridades foram à cerimônia, como o ex-presidente Fernando Hnerique Cardoso e o senador José Serra (PSDB). Em sua página no Facebook, ele postou uma foto junto de Thomaz e um depoimento em que diz que “perder um filho é uma dor sem limite”.

Veja abaixo a mensagem compartilhada por Geraldo Alckmin:

“Perder um filho é uma dor sem limite. Só a fé e a solidariedade dos amigos nos ajudam a suportá-la neste momento. Acabo de retornar da Missa de Sétimo Dia do nosso filho Thomaz. Na segunda-feira, ele teria feito 32 anos. A Lu Alckmin e eu agradecemos a todos pelas mensagens de apoio, solidariedade e carinho. Elas estão sendo muito importantes para nossa família neste momento.”

O governador também compartilhou na rede social a reflexão de Santo Agostinho que sua esposa Lu Alckmin postou nesta quarta-feira (8) em uma homenagem ao filho.

O acidente
Thomaz morreu na queda de um helicóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Cinco pessoas morreram no acidente. O helicóptero da empresa Seripatri caiu sobre uma casa sem deixar sobreviventes. Além do caçula de Alckmin, morreram o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, de 53 anos, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, de 42, Erick Martinho, de 36, e Leandro Souza, de 34.

Reportagem do G1 mostrou que o conjunto de pás do rotor principal do helicóptero passou por uma inspeção de rotina, mas não foi substituído, segundo informou uma fonte da Helibrás. A empresa é representante no Brasil da Eurocopter, fabricante da aeronave, e é a única autorizada a fazer o serviço de vistoria de produtos da marca na América do Sul.

Duas pás foram encontradas próximas ao local da queda. Um vídeo que mostra a aeronave segundos antes de atingir o solo foi analisado pelo perito Ricardo Molina. Segundo ele, tudo indica que uma peça vista das imagens seja uma das pás do rotor do helicóptero, conjunto popularmente conhecido como hélice. “Após analisar o vídeo quadro a quadro, posso dizer que uma peça se solta do helicóptero antes da queda”, disse Molina.

Inspeção
De acordo com a Helibrás, as cinco pás foram retiradas da aeronave e passaram por inspeção de rotina, como descrito nos manuais do fabricante. Após a vistoria, o conjunto de pás foi entregue novamente à proprietária da aeronave, a Seripatri, com um relatório sobre a inspeção. A Helibrás nega, no entanto, que tenha feito a reinstalação das pás.

A Polícia Civil quer ouvir pelo menos 20 pessoas, entre elas os responsáveis pela inspeção nas pás. Os investigadores do 1º Distrito Policial querem saber se a aeronave da empresa Seripatri caiu por causa de falha mecânica ou humana, ou ainda a conjunção dessas duas possibilidades na queda.(G1.com)

Entenda o projeto que regulamenta as terceirizações

AAaB9dB

O Congresso brasileiro aprovou um projeto de lei que regulamenta e amplia a terceirização por empresas privadas e órgãos públicos. Com isso, as empresas e o governo poderão contratar terceiros para executar uma etapa de produção ou prestar um serviço, desde que seja especializada naquela atividade. Controverso, o Projeto de Lei 4330/2004 gerou protestos de entidades sindicais. Ele tramita na Câmara dos Deputados desde 2004 e vem sendo discutido desde 2011. Após aprovado pela Câmara, será enviado ao Senado.

Principal ponto

Um dos principais pontos do projeto é a possibilidade da contratação de funcionários terceirizados para executar atividades-fim da empresa. Até agora, as empresas só podem terceirizar atividades-meio. Por exemplo: uma empresa que produz carros só podia terceirizar a limpeza e o serviço de alimentação de seus funcionários, mas não a montagem dos automóveis.

O PL 4330 muda a relação entre as empresas que contratam serviços terceirizados e os funcionários das empresas contratadas. Hoje, a contratante e contratada são acionadas na Justiça pelo funcionário que pleiteia seus direitos, como o depósito do FGTS e da Previdência, bem como horas extras e o não pagamento do salário. Segundo o projeto de lei, o funcionário somente poderá processar a contratante depois de já ter esgotado todos os meios legais para cobrar seus direitos da contratada.

Contribuição sindical

É também uma das principais polêmicas, já que envolve o dinheiro da contribuição dos funcionários aos sindicatos. Segundo o projeto de lei, a contribuição sindical deverá ser paga ao sindicato da categoria correspondente à atividade do terceirizado e não ao da empresa contratante. Para o trabalhador, não mudará nada. Porém, isso poderá enfraquecer os sindicatos ligados à indústria e fortalecer os ligados às prestações de serviço.

Direitos dos trabalhadores

A empresa que contrata os serviços poderá estender aos terceirizados os benefícios que oferece aos seus próprios empregados. Os funcionários terceirizados só podem entrar em serviço após receberem treinamento e, ainda, não poderão ser deslocados para outras funções ou tarefas que não estiverem descritas no contrato.

Terceirização em empresas públicas

De acordo com o projeto, todas as esferas do serviço público poderão ampliar a terceirização de funcionários. Porém, esses funcionários não poderão exercer atividades específicas do Estado, como a fiscalização e regulamentação. A contratação não poderá ser feita por meio de pregão caso a mão de obra, no serviço pretendido, superar 50% do valor total contratado.

O que dizem os críticos

Críticos da proposta afirmam que os direitos dos trabalhadores poderão sofrer retrocessos caso o ponto principal seja aprovado, já que um empregado contratado para prestar um serviço não estará coberto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Já a Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirma que, se o PL for votado como está, a precarização nas relações de trabalho será indiscriminada no Brasil, afetando milhões de trabalhadores e abrindo caminho para que outros tantos sejam prejudicados.

O que dizem os defensores

Os defensores da lei dizem que a aprovação deve aumentar a formalização dos empregados e acabar com a insegurança jurídica em relação aos profissionais terceirizados. Eles alegam que há muitos terceirizados que ainda estão na informalidade. Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), três milhões de vagas poderão ser gerados com a aprovação do projeto. Autor: Fernando Caulyt / Edição: Rafael Plaisant

Padre da TV Canção Nova pede a católicos pra não assistirem ‘vovós beijando na boca’

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.BAokInFP8S

Depois da frente parlamentar evangélica e alguns outros setores da sociedade se mostrarem contrários à novela ‘Babilônia’, da Rede Globo, agora chega a vez da TV Canção Nova, ligada à Renovação Carismática, entrar na campanha contra o folhetim de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. Segundo Lauro Jardim, da coluna Radar on-line, um vídeo de um padre criticando a novela – e que foi transmitido pela emissora – pede aos católicos para não assistirem “duas vovós beijando na boca uma da outra”. No vídeo, que está disponível na internet, o padre diz: “Desculpa, seu católico frouxo, se você continua assistindo. Desculpa, não. Você crie vergonha na sua cara. Seja um cristão de verdade e honre o seu Deus. Pare de virar as costas para Deus na sua casa, quando você liga a televisão e começa a assistir algumas coisas, você vira as costas para Deus e diz “entra, Satanás”. Não vá para Babilônia, meu filho.(…) Satanás faz isso com as famílias, os jovens, as vovós. Cuidado, porque, se você ver, são duas vovós beijando na boca uma da outra”.

Caixa de pizza ‘vira’ bomba e até interdita avenida em frente ao Mineirão

AAaABjd

Uma caixa envolta em um pano preto deixada dentro de uma agência do Banco Itaú levantou suspeitas de uma bomba e fechou a Avenida Antônio Abrahão Caram, em frente ao estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), na manhã desta quarta-feira.

O incidente fez com que o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar enviasse uma equipe ao local por volta das 10h50 (de Brasília). A área foi isolada, e a avenida foi fechada nos dois sentidos.

Após analisarem o local, os policiais descobriram que se tratava apenas de uma caixa de pizza vazia, e pouco depois a via foi liberada. O Mineirão será palco ainda nesta quarta-feira, às 22h, do duelo do Cruzeiro contra o venezuelano Mineros De Guayana pela Libertadores.

Indonésia adia execução de réu brasileiro condenado por narcotráfico

brasileiro-condenado-na-indonesia

A Indonésia afirmou nesta quinta-feira que a execução de vários réus condenados por narcotráfico no país, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, será adiada até depois do encerramento do Congresso Ásia-África, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 24 deste mês. ‘A realização do próximo Congresso Ásia-África é a principal consideração para a suspensão’, disse o porta-voz da procuradoria da Indonésia, Tonny Spontana, que afirmou anteriormente que as execuções seriam feitas em abril, informou o jornal ‘Jakarta Post’.

As autoridades do país não querem executar os presos enquanto líderes dos dois continentes estiverem na Indonésia para o evento, que celebra também o 60ª aniversário da Conferência de Bandung. São 11 os réus no corredor da morte à espera da execução, entre eles franceses, filipinos, nigerianos e ganeses. O brasileiro Rodrigo Gularte foi preso em 2004 com vários quilos de cocaína escondidos em uma de suas pranchas de surf.

O governo federal e familiares de Gularte alegam que ele sofre de esquizofrenia, por isso não deveria ser executado. Apesar dos pedidos de clemência por parte da presidente Dilma Rousseff, do primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, e do presidente da França, François Hollande, o líder indonésio, Joko Widodo, reiterou a firmeza de seu governo contra o narcotráfico e descartou as solicitações.

Em janeiro, a Indonésia fuzilou seis presos acusados de narcotráfico, entre eles Marco Archer Cardoso Moreira, o que causou uma crise diplomática entre o país asiático e o Brasil. A Indonésia, que retomou as execuções de réus em 2013, mantém 133 prisioneiros no corredor da morte, 57 acusados por tráfico de drogas, dois por terrorismo e 74 por outros crimes.

Brasil: Bolsonaro acusa Jean Wyllys de “heterofobia” em avião

AAaAQja

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) publicou um vídeo na internet em que diz ter sido “discriminado” pelo também deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). As imagens mostram o momento em que Bolsonaro entra num avião e avisa a Jean Wyllys que estará sentado ao seu lado durante o voo. Wyllys então se levanta e muda de assento. “Tô me sentindo discriminado. Imagine se fosse o contrário”, diz Bolsonaro, com a câmera na mão. O deputado Bolsonaro é conhecido por suas posições contrárias aos direitos dos homossexuais e está no extremo oposto político de seu colega Jean Wyllys. No Facebook, Bolsonaro escreveu: “Surpreendentemente, em clara demonstração de intolerância, preconceito, discriminação e heterofobia, o deputado Jean Wyllys levantou-se e acomodou-se em outro assento”. “Se fosse eu quem tivesse praticado tal atitude, pelo PLC 122/2006 (Senado), que criminaliza a homofobia, estaria sujeito à pena de 1 a 3 anos de reclusão, além da perda do mandato e o fato seria noticiado pela maioria dos telejornais”, continuou o deputado. Bolsonaro é contra a criminalização da homofobia.

Em reunião, Dilma diz a prefeitos que ano será de ‘vacas magras’

c4785186-8336-4095-abe6-a050e512e3a2

Em reunião ontem no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff afirmou a integrantes da Frente Nacional de Prefeitos que este ano será de “vacas magras”. De acordo com relatos de quem participou do encontro, a petista lembrou ainda que o contingenciamento do orçamento “será grande” e avisou que o governo vai fazer “um grande esforço para fazer a inflação voltar ao centro da meta”.

Apesar do clima negativo sobre 2015, Dilma demonstrou certo otimismo ao falar do ano que vem, dizendo que ele “será muito bom”. Em razão disso, pediu colaboração dos prefeitos para este “período difícil”.

Os integrantes da Frente Nacional de Prefeitos deixaram o Planalto depois de duas horas e quarenta minutos de reunião sem esconder pelo menos uma insatisfação: a forma como o governo federal está tratando a questão da troca do indexador da dívida dos municípios. Ao se queixarem do problema durante o encontro, os prefeitos ouviram do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, uma recomendação para que recorram à Justiça caso o impasse político não seja resolvido em 15 dias.

A troca do indexador da dívida pode aliviar o aperto de Estados e municípios. O projeto que obriga o governo a fazer essa troca foi aprovado na Câmara e está em análise no Senado.

A informação oficial foi dada pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati, de Porto Alegre, que falou em nome dos colegas. “Não podemos ficar por muito tempo vivendo este período nebuloso ou então faremos como Eduardo Paes, que entrou na Justiça contra esse indexador”, disse o prefeito gaúcho.

Surpresa

Nos bastidores, outros prefeitos questionaram o fato de Levy ter incentivado a via judicial na questão da dívida. A prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, teve êxito na Justiça e obteve a troca do indexador. Posteriormente, porém, fechou um acordo com o governo federal pelo qual continuaria a pagar em juízo as parcelas da dívida com o indexador menos vantajoso pelo menos até 2016.

O prefeito de Porto Alegre, no entanto, fez questão de elogiar a iniciativa da presidente Dilma de chamar os representantes dos municípios para a conversa. “O diálogo estava interrompido”, afirmou Fortunati, acrescentando que Dilma prometeu “reuniões periódicas” para discutir questões dos municípios.

Câmara aprova texto-base do projeto que regulamenta terceirização

Plenario_camara_624x351_agbrasil

Depois de longas negociações que envolveram o ministro da Fazenda, o secretário da Receita Federal e o presidente da Câmara dos Deputados, o texto base do projeto que regulamenta e estende a terceirização no mercado de trabalho brasileiro foi aprovado na noite desta quarta-feira.

O texto contempla importantes pedidos da equipe econômica do governo Dilma Rousseff, que temia perda de arrecadação, e também pedidos do movimento sindical, que vão na direção contrária dos desejos dos empresários. Mas mantém intacto o grande objetivo do projeto, que é defendido por praticamente todas as associações empresariais do País: com sua aprovação, a lei permitirá a contrataçãode trabalhadores terceirizados para “atividades-fim” e não mais somente para “atividades-meio”, como ocorre hoje.

O texto institui a cobrança de impostos e contribuições federais para empresas contratantes. Hoje apenas as empresas intermediadoras de mão de obra terceirizada é que sofrem essa cobrança. Segundo o projeto, haverá cobrança de 1,5% do Imposto de Renda (IR), de 1% da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), de 3,65% de PIS/Cofins e de 11% do INSS.

Esses impostos e contribuições deverão ser retidos pelas empresas contratantes, exatamente como queria o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Também nesta quarta-feira, Rachid almoçou com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e Maia, na residência oficial de Cunha em Brasília, para fechar os últimos pontos.

Apesar da vitória da Fazenda, preocupada com a melhora das contas fiscais, a cobrança de FGTS ficou de fora do projeto final. As empresas contratantes devem apenas “fiscalizar” que o FGTS será recolhido pela empresa contratada, isto é, a intermediadora da mão de obra terceirizada.

O projeto final também contempla uma importante medida para os sindicatos, conforme antecipou o Broadcast, serviço de tempo real da Agência Estado, nesta quarta-feira. O artigo 8 do projeto prevê que os trabalhadores terceirizados que passem a atuar na atividade-fim sejam representados pelo sindicato da categoria. Essa alteração não agrada empresários, que desejavam a formatação anterior.

Pelo projeto original, se um terceirizado fosse contratado para exercer a função de metalúrgico numa fábrica de carros, isto é, a “atividade-fim” nesta empresa, ele seria ligado a um sindicato dos terceirizados, que tem menos força e influência do que os sindicatos dos metalúrgicos. Agora, não: se o trabalhador terceirizado exercer a função de metalúrgico, ele será representado por este sindicato; isso valerá para todas as categorias profissionais.

O projeto também prevê a manutenção do salário aos trabalhadores que sejam contratados para a “prestação dos mesmos serviços terceirizados, com admissão de empregados da antiga contratada”. O texto começou a ser votado ontem, sob pressão do presidente da Câmara, o principal defensor da medida. Cunha informou que emendas dos parlamentares somente serão discutidas na semana que vem.

Houve grande crítica dos parlamentares contrários ao texto por conta da conduta de Cunha. As galerias da Câmara estavam vazias e nenhum representante da CUT conseguiu entrar no plenário. “Essa Casa fechada é uma vergonha, uma indecência”, criticou o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), que teve imediatamente seu microfone cortado por Cunha, que tinha chamado de “vândalos” os militantes da CUT que, na terça-feira, entraram em choque com a polícia em frente ao Congresso.

Subcontratação. O texto final do projeto prevê também que uma empresa contratada como terceirizada pode subcontratar uma outra companhia. O artigo terceiro define a subcontratação como “parcela específica da execução” do que a empresa contratante definiu como função da empresa terceirizada.O relator determina que essa subcontratação pode ocorrer quando se tratar de “serviços técnicos especializados”. O relatório de Maia também determina que no contrato de terceirização deve constar que a empresa contratada deve recolher 4% do valor do contrato como garantia ao pagamento de obrigações previdenciárias e trabalhistas.A garantia, contudo, só deverá ser retida pela empresa terceirizada sobre contratos cujo valor final seja para cobrir no mínimo 50% de gastos com mão-de-obra.

Salvador: Chuva provoca alagamentos e deixa cidade “debaixo d’água”

IMG-20150409-WA0061_resized

A chuva não deu trégua na cidade de Salvador e alguns pontos da cidade estão alagados. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador), por conta da chuva, os semáforos das principais vias também estão quebrados. Ainda de acordo com o órgão, há vários trechos alagados, mas os condutores devem evitar localidades como a Rua Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, a Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao Colégio Integral, e na Avenida Juracy Magalhães Júnior, também no Rio Vermelho, mas no trecho sentido Cidade Jardim.

IMG-20150409-WA0060_resized IMG-20150409-WA0059_resized Cópia de IMG-20150409-WA0058_resized

O Rio dos Seixos subiu o nível e já alaga trechos da Avenida Reitor Miguel Calmon, no Vale do Canela. O trânsito segue parado nas avenidas ACM, Paralela, nos dois sentidos, Bonocô, Orla, sentido Pituba, Garibaldi, Barros Reis e Vasco da Gama, nos dois sentidos. O tráfego também está complicado na região das Sete Portas, Largo do Tanque, Iguatemi e Vale do Nazaré.

Camamu: Desgoverno de “Emiliana de Zequinha da Mata” deixa professores em greve

Zequinha-e-Emiliana

O governo da “prefeita” do município de Camamú, Emiliana de Zequinha da Mata (PP), está a cada dia pior. A cidade está um caos, nada funciona corretamente, o dinheiro some da prefeitura misteriosamente e ninguém dá nenhuma satisfação à população. Apesar de não ter sido eleito pelo povo por ter sido barrado pela justiça, Zequinha da Mata, colocou a irmã de última hora e acabou vencendo as eleições, com o intuito de continuar comandando o município que tem uma das maiores arrecadações do interior da Bahia. Nas últimas eleições, Emiliana quase não fez campanha e pouco saiu de casa para pedir votos. O irmão (barrado pela justiça) é quem pediu votos e fechou acordos para comandar Camamu mais uma vez. “Estamos sofrendo o pão que Zequinha da Mata amassa nesta gestão, a cidade está desgovernada, nada aqui funciona. A prefeita eleita, Emiliana, não manda em nada, ela morre de medo do irmão que é um homem bruto e bastante ignorante”, disse uma moradora que por medo não quis se identificar. Para completar a situação caótica vivida pelo povo de camamuense, os funcionários da educação acabam de deflagrar greve por tempo indeterminado. Segundo reunião realizada às 10hs da manhã de ontem, 08 de abril, no Salão da sede da APLB – Sindicato, Delegacia Costa Leste, a categoria decidiu por maioria deflagrar o movimento grevista até que a prefeitura regularize a situação do Piso salarial e melhores condições de trabalho. 

Ubatã: Polícia Civil cumpre mandados de prisão de suspeitos de tráfico e homicídio

Tchubiru é um dos líderes do tráfico em Ubatã (Foto: Ubatã Notícias)
Tchubiru é um dos líderes do tráfico em Ubatã (Foto: Ubatã Notícias)

Em uma operação comandada pelo delegado Titular da Delegacia Territorial de Ubatã, Adelino Loyola, a Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quarta-feira (08), mandado de prisão expedido pelo Juiz Antônio Carlos Maldonado Bertacco contra Luiz, de 22 anos. Anteriormente, a PM já havia efetuado a prisão de um homem identificado como Ailton Manoel dos Santos Bezerra (21), vulgo Thubiru, apontado pela polícia como um dos líderes do tráfico de drogas e suspeito de assassinato e de ser mandante de homicídios ocorridos no município em 2015. Segundo o delegado Adelino Loyola, Tchubiru foi conduzido e apresentado na última segunda-feira (06) na Delegacia para averiguação e Luís foi preso em sua própria residência. Loyola não deu maiores detalhes sobre as investigações e assegurou que o trabalho desenvolvido pelas polícias Civil e Militar, e do Ministério Público e da Justiça têm sido relevante para prender criminosos e coibir a criminalidade no município. Com informações do Ubatã Notícias.

Ubatã: Polícia prende um dos bandidos mais procurados do sul da Bahia

Ednaldo e Vanessa foram presos com droga trazida de Goiânia (Foto Divulgação).
Ednaldo e Vanessa foram presos com droga trazida de Goiânia.

Uma operação conjunta realizada entre as Polícias Civil e Militar prendeu, nesta quarta-feira (09), no Bairro da Pituba, em Salvador, o traficante, homicida e assaltante Ednaldo Santos Damásio (26), vulgo Osso. Com o traficante, um dos bandidos mais procurados do sul da Bahia, a Polícia apreendeu uma grande quantidade de maconha, 10kg de crack, farta munição além de diversos celulares. A droga foi avaliada em 150 mil reais. Na mesma operação, foi presa uma mulher identificada como Vanessa Fernandes Medeiros e Silva, de 35 anos. O bandido foi apresentado na Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO). Osso comandava o tráfico de drogas na rua da Várzea em Ubatã e em diversos municípios da região. O bandido é acusado ainda de praticar diversos assaltos a empresários e estabelecimentos comerciais no sul baiano. Osso chefiava o tráfico de drogas na Várzea (Raio B) e disputava com a rua da Bica (Raio A) o controle do tráfico de drogas no município. O embate entre as duas facções é responsável pela maior parte dos 22 homicídios ocorridos em 2014 em Ubatã. Em tempo, contra bandido havia mais de 04 mandados de prisão em aberto, vários deles solicitados pelo Delegado Titular da Delegacia Territorial de Ubatã, Adelino Loyola. Com informações do Ubatã Notícias.

Feira de Santana: Quatro são mortos em chacina no distrito de Humildes

Chacina-em-Feira-Foto-Ed-Santos-Acorda-Cidade

Quatro pessoas foram executadas na madrugada da última quarta-feira, 8, no distrito de Humildes, em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador). Fabrício dos Santos Teixeira, 19 anos, Ricardo Bispo de Brito, 27 anos,  e mais dois homens conhecidos pelos apelidos de “Raian” e “Boca” foram mortos com vários tiros dentro de uma casa no povoado de Bom Viver. O crime foi praticado por cinco homens que chegaram ao local por volta das 2h, em um veículo preto. Eles chamaram por um dos jovens e começaram a atirar contra as vítimas. Segundo familiares de Fabrício, a casa onde ocorreu o crime pertencia à mãe do jovem. Fabrício estava no local, com os amigos, há cerca de 10 dias. A polícia encontrou drogas na casa. Os corpo foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O caso está sendo investigado pela delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com informações do Pimenta.

Ilhéus: Juíza proíbe adolescentes em show de igor kannário

Juíza-Sandra-Magali-reprodução-JBO

A juíza de Direito Sandra Magal Brito Silva Mendonça, da Vara da Infância e Juventude, da Comarca de Ilhéus, proibiu, hoje (08) qualquer possibilidade de acesso de crianças e adolescentes, ainda que acompanhados dos pais ou responsáveis, no show do cantor Igor Kannário, previsto para acontecer na Concha Acústica, no próximo dia 11. A juíza acatou um pedido do Ministério Público, que ajuizou uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela contra o município de Ilhéus e o artista Anderson Machado de Jesus, o Igor Kannário. De acordo com a determinação da juíza, o show “É tudo nosso, nada deles” é ilegal, na medida que não houve solicitação de alvará, fato que terminou impedindo que a justiça identificasse os organizadores do evento. A justiça também alega que a Concha Acústica não possui condições de segurança para atender a um grande público, principalmente com o fato de que, no local e adjacências, será comercializada bebida alcoólica. Na decisão, a doutora Sandra Magali também lembra que Igor Kannário tem um histórico de apologia ao crime e responde a processos criminais por tráfico de drogas, na Comarca de Salvador. Isso, segundo a juíza, demonstra a inadequação do evento para qualquer pessoa do bem, em especial crianças, adolescentes e jovens, por serem indivíduos em construção de valores morais. Com informações do Jornal Bahia Online.

Homem é preso com R$ 3,2 milhões em caminhonete e oferece R$ 500 mil para ser liberado

Foto: Divulgação / Polícia Civil do Mato Grosso
Foto: Divulgação / Polícia Civil do Mato Grosso

A Polícia Civil do Mato Grosso prendeu na cidade de Canarana, a 838 quilômetros de Cuiabá, um homem que carregava cerca de R$ 3,2 milhões na carroceria de uma caminhonete. Ao ser flagrado, José Silvan de Melo, de 41 anos, conhecido por “Abençoado”, ofereceu R$ 500 mil reais aos investigadores para ser liberado. O caso aconteceu no último domingo (5), mas só foi divulgado pela polícia nesta terça-feira (7). A quantia apreendida estava dividida em três sacos escondidos na carroceria da caminhonete, embaixo de esterco, cerâmicas, madeiras e alimentos. Quando abordados pelos policiais, “Abençoado” rapidamente disse: “é real, deixe isso aí e vamos conversar”. Ele já é investigado pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Recife (PE), por tráfico internacional de drogas. Em 2014, ele foi preso na capital pernambucana com o volume de R$ 940 mil e ofereceu R$ 200 mil à Polícia para não ser detido. Na delegacia, o suspeito alegou ser “cidadão de bem”, proprietário de fazendas na região e comprador de gado. O delegado de Canarana, João Biffe Júnior, informou que o oferecimento de propina foi registrado em vídeo e será usado como prova no inquérito policial. De acordo com o delegado, Abençoado não apresentou qualquer documentação da origem do dinheiro. “Ele confessou que enterrava tais valores por questões de segurança”, disse Biffe Junior. A quantia milionária apreendida pela Polícia Civil foi depositada em uma conta da Justiça, vinculada ao auto de prisão em flagrante. O delegado responsável pelo caso pediu a prisão preventiva do suspeito e solicitou sua transferência para a Penitenciária Central do Estado (PCE), alegando alta periculosidade do preso, com provável envolvimento em assaltos a banco e tráfico internacional de drogas. Com informações do Bahia Noticias.

‘Renúncia branca’, diz Aécio sobre transferência de Temer para articulação política

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta quarta-feira (8) que a transferência do vice-presidente Michel Temer (PMDB) para a articulação política foi “renúncia branca” da presidente Dilma Rousseff (PT). Para Aécio, a petista está refém dos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL); do ministro da Fazenda, Joaquim Levy; e agora do seu próprio vice. “A grande pergunta que resta é: que papel desempenha hoje a presidente da República? Acredito que praticamente nenhum mais”, disse o tucano. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Aécio disse ainda que não decidiu se vai participar das manifestações contrárias ao governo federal, marcadas para o próximo domingo (12). A Executiva Nacional do PSDB aprovou recomendação para que as lideranças e militantes do partido sejam estimulados a participar dos atos políticos, mas o senador mineiro disse que ainda vai “avaliar” sua presença. “Este movimento não é do PSDB. É um movimento dos brasileiros. E quanto mais da sociedade ele for, mas legítimo ele será. Isso não impede que eu resolva ir. Não vou fazer nenhum anúncio prévio, nem tomar nenhuma decisão agora, porque aí, sim, daria margem a todo tipo de especulação”, explicou.

Igrapiúna: Dois mortos na região do “Rio do Braço” no final de semana

IMG-20150407-WA0021
Foto: Ubaitaba Urgente

A violência não para de crescer no interior da Bahia, no último final de semana dois assassinatos foram registrados na região do Rio do Braço, município de Igrapiúna. Um homem de prenome Gilberto, vulgo Gilberto Turiba, matou seu amigo de prenome Leandro, vulgo Calango e tentou esconder o corpo no mato.

IMG-20150407-WA0024
Foto: Ubaitaba Urgente

Populares desconfiados do sumiço de Leandro resolveram investigar o Gilberto e saber o que aconteceu, já que ambos moravam na mesma casa. A principio Gilberto negou o crime, mas quando o corpo de Leandro foi encontrado Gilberto acabou confessando que matou o amigo. A população ficou tão revoltada que acabou matando o Gilberto no meio da rua. Os corpos foram encaminhados para o DPT. Antes de morrer, Gilberto não chegou a revelar para a população o porque que matou o Calango. (Cuidado! Cenas fortes!)

Ubaitaba: Prefeito nega superfaturar em contratos de combustíveis

Foto: Reprodução / Ubaitaba Urgente
Foto: Reprodução / Ubaitaba Urgente

Acusado de superfaturar em contratos com um posto de gasolina, além de utilizar carros fantasma para justificar despesas, o prefeito de Ubaitaba, no sul baiano, emitiu nota de resposta. As denúncias foram feitas pela vereadora Sueli Carneiro, que protocolou ação no Ministério Público estadual. Na defesa, Asclepíades de Almeida, o “Bêda” (PMDB), diz que as informações contidas no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA) do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que são objeto da denúncia, “naturalmente” podem “conter informações imprecisas”. Ao BN, o TCM informou que os números do Siga são pontuados pela própria gestão dos municípios. Na defesa, o gestor dá como exemplo, que veículos tipo patrol, retroescavadeiras, tratores, “somente terão seu consumo recepcionados pelo Siga se lhes forem atribuídas identificações fictícias, conforme orienta o próprio TCM”, diz um trecho da nota. Isso, segundo o prefeito, pode causar falsa impressão de abastecimento de veículo fantasma. Asclepíades também recusa a acusação de superfaturamento e cita uma suposta aprovação do TCM: “Após, realizada análise da despesa com combustíveis levando em consideração o volume total adquirido (gasolina e diesel), a frota utilizada de 70 (setenta) veículos (próprios e locados), e uma utilização em 25 dias por mês não se identificou despesa excessiva pelo fato do consumo médio por veículo atingir 28,26 litroscarrodia.” Em relação à acusação de superfaturamento em benefício de um posto que seria de familiares (Posto do Lago), Asclepíades de Almeida declarou que os familiares “jamais estiveram à frente das atividades comerciais da empresa”, fato que seria de conhecimento da população.