Ubaitaba Urgente

Brasil: Sacolas plásticas brancas de supermercado serão proibidas em SP

sacolas-reciclavel

Mudança de hábito em São Paulo: a partir de domingo (5) o comércio vai ser proibido de distribuir as tradicionais sacolinhas de plástico brancas. Elas vão ser substituídas por outras mais ecológicas. Quem não usa sacolinha do supermercado dentro de casa? “No banheiro, mesmo na cozinha, eu moro sozinha, é pouquinho lixo. Então eu procuro usar”, conta a aposentada Creoni Buonagutti.

As tradicionais sacolas brancas, que usam material derivado do petróleo, e por isso são nocivas ao meio ambiente, vão ser proibidas a partir de domingo (5) em São Paulo. No lugar delas o consumidor só vai encontrar sacolas de duas cores diferentes e utilidade bem definida. Mas qual? “Eu não sei muito bem porque é a primeira vez que eu estou vendo essa coisa”, afirma uma senhora. “Deduzo que seja uma por ser reciclável e a outra não. Tem alguma coisa a ver com isso”, diz o secretário Robert Wagner.

A sacolinha verde só pode ser usada em casa para pôr o lixo reciclável, como metal, papel, plástico e vidro. E a cinza, só pra por lixo orgânico comum, como está escrito nela. As sacolas verdes e cinzas terão destinos diferentes. A cada dia São Paulo produz 20 mil toneladas de lixo. A parte que é reciclada vai para centrais, como a mostrada no vídeo acima, que hoje trabalham bem abaixo da capacidade.

“Com o incentivo das sacolinhas plásticas reutilizáveis para coleta seletiva, nós esperamos aumentar significativamente a participação da população, a adesão da população à coleta seletiva”, afirma Simão Pedro, secretário de Serviços de São Paulo.

Alguns lugares dão as sacolinhas de graça, mas várias redes varejistas já anunciaram que pretendem cobrar em média R$ 0,08. Dona Elenita prefere não pagar. Ela já se acostumou a trazer a própria sacola para carregar as compras. “Contribuo um pouco com a natureza, não é? E o que todos nós deveríamos fazer”, diz Elenita. Clarisse diz que não se incomoda. “Se for para ajudar eu acho que é válido. Não é? Pagaria”, afirma Clarisse. (G1)

Comarcas de Ibirapitanga e Aurelino Leal devem ser desativadas

comarca-aurelino-leal-390

Devido a baixa movimentação de processos em 25 comarcas do interior da Bahia, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval  Rocha,  na reforma administrativa proposta, com o aval do Pleno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), irá agregá-las à outras mais próximas – todas a menos de 60 km de distância. As comarcas atingidas pela agregação apresentam pequenos volumes de processos por ano – menos de 600 – e em algumas, em três anos, menos de 500 processos. Das 25, apenas seis tiveram mais de 500 processos movimentados.

DSC05005

Segundo fontes do TJ-BA não justifica manter o custo de uma comarca no interior  que não apresente funcionalidade efetiva para a população. No sul da Bahia as comarcas de Ibirapitanga e Aurelino Leal devem ser agregadas as de Ubatã e Ubaitaba, respectivamente.  As duas, no último triênio, tiveram movimentação processual de 463, Ibirapitanga, e 457, Aurelino Leal e não tem juiz titular. No total serão desativadas 25 comarcas e 29 Varas, com agregação de 54 jurisdições. (Ubatã Notícias)

Câmara de Feira aprova ‘moção de censura’ a beijo gay em Babilônia

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.BAokInFP8S

A Câmara Municipal de Feira de Santana, no Portal do Sertão, aprovou uma moção de censura ao beijo gay que aconteceu na novela Babilônia e foi protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg. O projeto foi apresentado pelo vereador Marcos Lima (PRP). “A referida novela, assim como outras anteriormente exibidas pela Rede Globo, tem clara intenção de afrontar os cristãos em suas convicções e princípios, querendo trazer, de forma impositiva, para quase toda a sociedade brasileira o modismo denominado por eles de ‘outra forma de amar’, contrariando nossos costumes, usos e tradições”, afirma o texto. O projeto recebeu ainda endosso de outros vereadores: Edvaldo Lima (PP) parabenizou Marcos Lima e afirmou que “a população tem acompanhado no dia a dia a imoralidade e o desrespeito cometido pela Rede Globo de Televisão” em suas telenovelas. “Não podemos ficar parados diante dessa aberração da Rede Globo”, criticou. Marcos e o vereador Eli Ribeiro (PRB) indicaram às pessoas que não querem assistir as telenovelas da Rede Globo que prestigiassem a novela Os 10 Mandamentos, que exibida às 20h30, na Rede Record. Após os discursos, a moção foi aprovada por unanimidade dos edis.(Bahia Noticias)

Ex-juiz do caso Eike é denunciado por peculato e falsidade ideológica

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.9Q2TXFfRQA

Após ter sido afastado da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e do julgamento do empresário Eike Batista, o magistrado Flávio Roberto de Souza foi denunciado à Justiça pela Procuradoria Regional da República da 2ª Região. O Ministério Público Federal (MPF) acusa o juiz federal de cometer peculato (desvio de bens públicos por servidor), praticar falsidade ideológica e extraviar e inutilizar documentos em atos processuais vinculados à Operação Monte Perdido. O próximo passo é o tribunal decidir se recebe a denúncia e abre processo penal. Na Operação Monte Perdido, deflagrada em junho de 2013, o traficante de drogas espanhol Oliver Ortiz de Zarate Martin, que atuava na América do Sul, Oceania e Europa, foi preso. Os procuradores regionais Flávio Paixão e José Augusto Vagos relatam, com base em dois inquéritos (judicial e policial), que o magistrado cometeu falsidade ideológica ao proferir decisões que lhe permitiram desviar recursos públicos em duas situações ligadas à Operação Monte Perdido. Segundo o MPF, na primeira, desviou R$ 290,5 mil depositados na Caixa à disposição da Justiça – parte do valor foi usado na compra de um veículo Land Rover Discovery. Souza também teria cometido peculato e falsidade ideológica para se apropriar, em 5 de fevereiro, de US$ 105,6 mil e 108,1 mil euros – em parte convertidos para a aquisição de um apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. “O sumiço do dinheiro somente foi revelado em 27 de fevereiro, quando o juiz substituto da 3ª Vara Federal Criminal realizava um levantamento sobre bens acautelados”, afirmam os procuradores regionais na denúncia. “Na oportunidade, se constatou que o cofre encontrava-se vazio.

Ubaitaba: Corpo encontrado no zitão pode ser de jovem de ubatã

CIVIL
Policiais Civis de Ubaitaba localizaram o corpo no Zitão.

A polícia Civil de Ubaitaba esteve recentemente no alto do Bairro Zitão, um dos bairros mais violentos do município, em busca de um corpo já em adiantado estado de decomposição. O corpo foi encontrado já esqueletizado em uma roça de cacau do bairro.

IMG-20150406-WA0019_resized
Policia Civil vai investigar para descobrir a autoria do crime.

A polícia acredita que pelas características das roupas pode ser do jovem Mateus Batista Bonfim, que desapareceu no dia 03 de março, quando saiu de sua casa em Ubatã para visitar uma namorada no bairro Zitão em Ubaitaba. 

IMG-20150406-WA0008_resized
Os ossos já foram espalhados no local pelos urubus.

No dia em que Mateus desapareceu, ele trajava bermuda preta e camisa branca, as roupas foram encontradas ao lado do esqueleto. A delegacia já informou o fato a Polícia Técnica de Ilhéus que virá nesta terça feira (07/04), recolher os restos mortais da vítima e encaminhá-los ao DPT, para identificação por parte da família.

Brasileiros compraram 104 smartphones por minuto em 2014

AAaulBe

No Brasil foram vendidos 104 smartphones por minuto em 2014. De acordo com levantamento da IDC Brasil, no ano passado foram comercializados 54,5 milhões de aparelhos, 55% a mais que em 2013. A projeção para 2015 é de alta de 16% nas vendas, apesar do dólar alto e da conjuntura econômica. A pesquisa mostra ainda que 15% dos aparelhos vendidos em 2014 têm acesso a 4G, número que em 2015 deve subir para 30% a 35%. Os aparelhos intermediários e os com dois chips deverão ser os destaques dentre os dispositivos 4G, prevê o instituto de pesquisas e consultoria.

Por outro lado, as vendas de tablets, PCs e impressoras recuaram. O analista da IDC Leonardo Munin pondera que o brasileiro é muito sensível a preço, “mas em smartphones tem avaliado melhor a questão do custo-benefício.  E com a facilidade de crédito e parcelamento oferecida pelo varejo, em vez de comprar um celular de entrada tem optado cada vez mais por um intermediário, contribuindo não só para o aumento das vendas mas também para o aumento do tíquete médio”, diz, por meio de nota.

As vendas no último trimestre foram recorde, conforme o estudo IDC Mobile Phone Tracker Q4, com 16,2 milhões de celulares inteligentes vendidos, 43% acima do 4º trimestre de 2013 e 14% na comparação com o 3º trimestre de 2014, puxado pelo evento Black Friday. Na comparação com 2013, as vendas na data aumentaram em mais de 600%, calcula o IDC. O mercado de smartphones é concentrado, destaca o analista, com 95% das vendas em torno de seis grandes marcas, algo que, segundo ele, não acontece em outros países emergentes.

Ubaitaba: Vereadora diz que prefeito superfatura em contrato com posto de gasolina

Foto: Reprodução / Ubaitaba Urgente
Foto: Reprodução / Ubaitaba Urgente

Uma denúncia da vereadora de Ubaitaba, sul do estado, Sueli Carneiro, aponta irregularidades em contrato firmado entre a prefeitura local e um posto de combustíveis e enriquecimento ilícito do prefeito, Asclepíades de Almeida (PMDB). Segundo a vereadora, os fatos ocorreram durante os anos de 2013 e 2014 e fez correr para o caixa do posto de gasolina (Posto do Lago Produtos de Petróleo LTDA) quase R$ 4 milhões (R$ 3.919.580,46).

Na denúncia (ver trechos aqui e aqui) encaminhada ao Ministério Público da Bahia, Sueli afirma que a família do prefeito é proprietária do posto, sendo sócias, mulher e filhas do gestor. Além da sangria do erário, a vereadora também aponta utilização de carros fantasma para justificar abastecimento da frota vinculada à prefeitura.

Em um dos trechos do documento, a edil declara que apesar de cinco carros da prefeitura já terem sido objeto de alienação (quatro sem condição de uso), mesmo assim eles “passaram” de 2012 a 2014 no Posto do Lago para abastecer.

Conforme a denúncia, outros dois veículos que nunca tinham circulado no município também abasteceram entre 2013 e 2014 no referido posto, e até uma ambulância devolvida ao governo do Estado por conta de um acidente também “usou” das bombas do estabelecimento. Conforme a legisladora, a frota de Ubaitaba é composta por 22 carros próprios. Os locados são em torno de 61. Com informações do Bahia Noticias.

Suspeito de participar de assassinato de policial em Jaguaquara é morto

IMG-20150405-WA0028_resized

Um dos suspeitos de participar da morte do policial civil Dilton Carlos Costa Silva, 54 anos, em Jaguaquara (veja matéria), no sudoeste da Bahia, foi morto na noite de sábado (4), no povoado do Alto da Serra. O investigador foi assassinado na quinta-feira (2), após ser atingido por dois homens que estavam em uma motocicleta.

“Ele [o suspeito] foi morto ontem [sábado], mas a gente ainda não sabe por quem. Talvez tenha sido queima de arquivo. Só temos certeza que não foi morto por policiais”, contou ao G1, neste domingo (5), o coordenador da 9ª Coordenadoria Regional do Interior (9ª Coorpin / Jequié), Fabiano Aurich. O coordenador afirma que ainda, pelo menos, três pessoas estariam envolvidas na morte do policial civil.

“Duas pessoas participaram diretamente, estavam no local no dia do crime. Mas ainda temos o mandante e talvez outras pessoas”, relata. Uma força-tarefa composta por sete delegados, o coordenador da 9ª Coorpin/Jequié, além de policiais militares iniciram buscas aos suspeitos após o crime.

Após ser baleado, Dilton Silva conseguiu dirigir até o hospital municipal, mas não resistiu. Ele foi sepultado na sexta-feira (3), no cemitério do município de Jaguaquara. *Informações do G1.

Itapetinga: Homem estupra e penetra tesoura no órgão genital de sua ex-mulher

1-DSC_0295-400x265

Uma mulher, de 42 anos, está internada no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, desde a noite do sábado (4), após dar entrada na unidade com sangramentos na vagina. Ela tinha acabado de ser violentada sexualmente.

De acordo com a Polícia, a mulher foi estuprada e em seguida teve uma tesoura penetrada em seu órgão genital. O acusado é o ex-companheiro da vítima, que já foi identificado. As investigações estão em curso. Informações do Itapetinga na Mídia.

Polícia encontra carro e pertences do homem suspeito de matar prefeito de Macajuba

Fábio Albergaria, suspeito do crime. Foto: Divulgação
Fábio Albergaria, suspeito do crime. Foto: Divulgação

Investigadores da Polícia Civil encontraram o carro de Fábio Albergaria, o Binho de Moarcir, suspeito de ter assassinado o prefeito de Macajuba, Fernão Sampaio (PMDB), no interior da Bahia, a 270 quilômetros de Salvador. O veículo, um Fiat Sedan de cor preta, foi encontrado junto com documentos em uma fazenda que pertence a um tio do suspeito.

Segundo informações da delegacia de polícia de Macajuba, o suspeito de 33 anos é natural de São Paulo, possui terras no município, mas mora e é comerciante em Salvador. Ele teria se desentendido com o prefeito há alguns meses após um terreno do irmão ser desapropriado pela prefeitura para a construção da sede de uma secretaria.

Fábio teria ingerido bebida alcoólica no dia do crime e ameaçado o prefeito diante de algumas pessoas. Fernão Sampaio foi atingido por seis tiros na última quinta-feira (2), enquanto passava de carro por uma praça, quando perdeu o controle do veículo e colidiu no muro de uma igreja. Em nota a União dos Municípios da Bahia (UPB) manifestou “indignação e repúdio ao brutal e covarde assassinato” de Sampaio.

“É inaceitável que uma barbárie como a ocorrida com o prefeito Fernão seja perpetrada com o argumento de que foram feridos interesses de particulares, em argumento frágil e despropositado. Estas são demonstrações da mais selvagem e bárbara violência, que banaliza a vida e que horroriza o País”, diz a nota assinada pela presidente da UPB, Maria Quitéria.

De acordo com Jean Souza, coordenador da 12ª Coorpin, detalhes sobre a motivação do crime ainda não serão divulgados para preservar as investigações. Nesta segunda-feira (6), a partir das 20h, o vice-prefeito Nelson Brandão (PMDB) tomará posse na Câmara de Vereadores, assumindo o Poder Executivo de Macajuba.

Avião faz pouso forçado no Paraná e capota

Foto: Adenilson Ceccon/Corpo de Bombeiros
Foto: Adenilson Ceccon/Corpo de Bombeiros

Um avião monomotor fez um pouso de emergência em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), depois de decolar do aeroporto do Bacacheri, na capital, na manhã deste domingo (5). Ao cair, a aeronave bateu no solo, derrapou e capotou, segundo o Corpo de Bombeiros. Instrutor e aluno estavam no avião, mas eles não se feriram.

O avião, de prefixo PP-GAA pertence à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e foi cedido ao Aeroclube do Paraná. A aeronave é um modelo Aeroboero AB-115, de fabricação argentina, usado para a instrução básica de pilotos. De acordo com o diretor de segurança do aeroclube, comandante Luiz Fernandes, a empresa vai aguardar a investigação das causas do acidente.

“Importante é ressaltar que não houve vítimas”, disse. Na Anac, ninguém foi encontrado para comentar o acidente. Chovia no momento do voo e, por isso, havia pouca visibilidade – o que pode sido a causa dos problemas que obrigaram o piloto a fazer a descida emergencial.

Restaurante é acusado de homofobia ao negar promoção a casal gay em SP

Caroline e Natália levaram o caso à Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (Foto: Adriano Oliveira/G1)
Caroline e Natália levaram o caso à Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (Foto: Adriano Oliveira/G1)

Um casal homossexual alega ter sido vítima de discriminação em um restaurante de comida japonesa em Ribeirão Preto (SP). Segundo as jovens, um garçom, que se apresentou como gerente do estabelecimento, negou a elas a promoção de um rodízio oferecido para casais e de forma constragedora explicou que o desconto só valia para um casal formado por um homem e por uma mulher. Ainda de acordo com as vítimas, o funcionário chegou a usar frascos de molho shoyu – um normal e outro light – para explicar que eram diferentes e que por isso seriam um casal.

O caso foi registrado na Polícia Civil como constrangimento ilegal e denunciado à Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O advogado do restaurante Shogá Japanese Food, Gustavo Defina, diz que houve um mal entendido sobre a promoção. Segundo Defina, o estabelecimento sempre esteve aberto a todos os clientes, independente da orientação sexual de cada um. Em nota divulgada no perfil no Facebook, o restaurante pediu desculpas ao casal envolvido e àqueles que se sentiram ofendidos com o fato, porque “errou ao realizar uma promoção que deu margem a interpretações homofóbicas e constrangedoras aos clientes e amigos”.

Promoção
Natália da Silva Elias e a namorada Caroline Rodrigues Carvalho contam que foram ao restaurante Shogá no mês de março para jantar. Ao questionarem o garçom sobre a validade da promoção – um desconto de R$ 30 no rodízio para casal -, as duas foram informadas de que o valor só era aplicado a casais formados por homens e por mulheres. “Ele falou que a gente não se enquadrava na proposta. Perguntamos o que ele queria dizer com isso e ele começou a falar que não tinha preconceito, tentou mascarar, mas falando que casal era composto por um homem e uma mulher”, diz Natália.

Segundo Caroline, o garçom seguiu para uma explicação prática sobre a constituição de um casal. “Ele pegou um vidro do molho [de soja] normal e outro do light para dizer que ambos eram diferentes, por isso representavam um casal. Na hora, eu fiquei indignada e falei que ele não precisava desenhar”, diz.

Caroline conta que apesar da situação, o funcionário não se mostrou contrário à relação das duas, mas se contradisse várias vezes ao falar dos clientes alvo da promoção. “Ele chegou até a dizer que se fosse um casal de irmãos também valeria. A questão era ser um homem e uma mulher, mas isso não caracteriza necessariamente um casal”, afirma.

Natália diz que outro funcionário do restaurante chegou a insinuar que elas precisariam comprovar o relacionamento por meio de algum documento. “Quando já estávamos do lado de fora, ele acabou falando que não solicitava nada a casais heterossexuais porque era mais normal. Isso legitimou a discriminação.”

As namoradas chamaram a polícia para registrar o boletim de ocorrência, porque entenderam que tal postura caracterizava homofobia. “Chamamos apoio para garantir nossos direitos, porque não nos considerar como casal é uma desconstrução para a gente. Isso nos afeta e nos constrange. Nós temos uma história”, afirma Caroline.

Denúncia
A ocorrência foi registrada como constrangimento ilegal. Por causa do registro, que não cita discriminação sexual, as jovens procuraram a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual de São Paulo, para questionar o caso perante a legislação estadual. Segundo a coordenadora Heloisa Gama Alves, será aberto um processo administrativo, que deve ser concluído em três meses. “A lei estadual 10.948/01 veda expressamente esse tipo de situação. As pessoas precisam saber que preconceito tem consequências”, diz.

Se ficar provado o descumprimento da lei, o restaurante pode ser punido com advertência e até mesmo uma multa, que pode chegar a R$ 60 mil. Ainda segundo Heloisa, a Coordenadoria teve informações sobre outros casos parecidos no restaurante e vai investigá-los. Para Natália, a denúncia é importante para que o caso não se repita. “Eles [restaurante] precisam repensar a postura diante desse tipo de situação. Não é questão de indenização. A gente só quer questionar legalmente o estabelecimento para que isso não aconteça novamente com outras pessoas.”

Mal entendido
Ao G1, o advogado do restaurante, Gustavo Defina, disse que houve um mal entendido em relação à promoção. “Existia uma promoção para o casal, homem e mulher, porque senão chegava uma turma de amigos, seja só de homens, seja só de mulheres, que falava que ia pagar só o casal. Era só para ter uma distinção do preço normal de tabela, dos valores cobrados pelo restaurante, porque se não tivesse distinção nenhuma, todo mundo podia chegar lá de par e falar que queria pagar R$ 99.”

Segundo Defina, em nenhum momento o garçom tratou o casal com preconceito por causa do relacionamento. “Ele só explicou que o conceito de casal era homem e mulher. Em momento algum houve discriminação, inclusive, elas não foram convidadas a se retirar. Foi falado que reconheciam a condição afetiva delas, que respeitavam isso, mas que o escopo da promoção não atendia pessoas do mesmo sexo”, afirma.

No perfil no Facebook, o restaurante publicou um pedido de desculpas às estudantes e aos demais clientes. “Queremos esclarecer que não concordamos com absolutamente nenhum tipo de preconceito ou discriminação, de qualquer ordem, sendo certo que o garçom em questão já foi formalmente advertido. Até porque, como todos sabem, lidamos com diversos funcionários – pessoas – e estes, infelizmente, estão sujeitos a transmitir informações equivocadas, e que não representam a efetiva posição e opinião do “Shogá”. Informamos, ainda, que jamais tivemos a intenção de discriminar e causar desconforto a nossos clientes, amigos ou quem quer que fosse, motivo pelo qual sinceramente pedimos desculpas a todos.”

Jovem é presa após acertar chute na virilha de policial e oferecer sexo oral

beatrize-carrion-moore
Beatrize Carrion-Moore ofereceu sexo oral a policial para não ser presa (Foto: Palm Beach County Jail)

A americana Beatrize Carrion-Moore, de 23 anos, foi presa em West Palm Beach, na Flórida, depois de acertar um chute na virilha de um policial e, em seguida, oferecer sexo oral ao agente, em troca de ele não prendê-la.

A polícia foi chamada após a mulher provocar distúrbios em bar e se recusar a deixar o local. Ela teria oferecido sexo oral para clientes. Ao ser abordada por um policial, Beatrize resistiu à prisão e desferiu um chute a área íntima do agente.

Após agressão, a mulher ofereceu o ato sexual ao policial para não ser presa. A “proposta indecente” foi filmada por uma câmera instalada na viatura. Beatrize deixou a cadeia após pagar uma fiança de US$ 6 mil (R$ 18,8 mil).(G1.com)

Lula reforça apelo por nova articulação

AAau0Xj

Preocupado com os novos protestos previstos para o dia 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou as cobranças sobre o governo e quer que Dilma Rousseff mude com urgência a articulação política do Palácio do Planalto, sob pena de trilhar um caminho sem volta. Para ele, a presidente não pode mais esperar e precisa mexer nos interlocutores com o Congresso, que se transformou em uma trincheira contra o governo após a Operação Lava Jato.

“Mercadante vive falando de rating para cá, rating para lá. Que rating que nada! A crise é política e o governo tem que resgatar a confiança. O resto acontece naturalmente”, disse Lula, em recente conversa com um senador do PT, numa referência ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Nos últimos dias, tanto Mercadante como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmaram que o ajuste fiscal é necessário para manter o grau de investimento no País, com uma nota de crédito (rating) elevada. Lula, porém, escolheu Mercadante como alvo das críticas.

O ex-presidente não esconde a contrariedade com o fato de Dilma manter o chefe da Casa Civil no comando da articulação com o Congresso. No varejo das negociações com os parlamentares está Pepe Vargas, titular da Secretaria de Relações Institucionais, mas é Mercadante quem dá a linha política.

Rearranjo

Em mais de uma ocasião, Lula aconselhou Dilma a transferir essa função para Jaques Wagner, hoje ministro da Defesa, e pôr no lugar de Pepe um nome do PMDB, como o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, ligado ao vice-presidente Michel Temer. Dilma, no entanto, resiste à troca. Diante desse quadro, o PMDB entende que o atual modelo da articulação deixa o ocupante da Secretaria de Relações Institucionais como uma “rainha da Inglaterra” e não quer assumir a tarefa.

Na avaliação de Lula, a raiz da crise é política, mas, como o governo não consegue dissipar as turbulências com os aliados, o problema contamina a economia. A instabilidade se agravou com a inclusão dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), ambos do PMDB, na lista de investigados por denúncias de corrupção na Petrobrás, no rastro da Lava Jato.

Ao saber na quarta-feira da acentuada queda na taxa de aprovação de Dilma, apontada pela pesquisa CNI/Ibope, a reação de Lula foi de quem já esperava o resultado. O levantamento mostra que 64% dos brasileiros consideram a gestão de Dilma “ruim ou péssima”. Para piorar, outras pesquisas em poder do PT indicam que o desgaste de Dilma e a Lava Jato também atingem a imagem do ex-presidente, hoje o principal nome do partido para a eleição de 2018.

No diagnóstico de Lula, somente uma forte reação do Planalto, com ações que dialoguem com a sociedade, é capaz de reverter o mau humor da população e evitar um quadro irreversível para a presidente. Sem dinheiro para novos programas, Dilma anunciou que enxugará os gastos, apostando na atração de investimentos privados com a concessão de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. O corte no Orçamento pode atingir R$ 80 bilhões.

O temor de Lula e do PT é de que um ajuste nessas proporções paralise a economia e afaste ainda mais o partido de sua base social. Com esse argumento, parlamentares pressionam a equipe econômica a suavizar as medidas que endurecem as regras para o seguro desemprego.

“É problema que a sociedade não tenha sido consultada sobre as medidas e que o peso do ‘ajuste’ proposto tenha recaído mais sobre os trabalhadores do que sobre outros setores das classes dominantes”, diz manifesto da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no PT e integrada por Lula.

Escrito para nortear os debates do 5.º Congresso do PT, em junho, o documento endossa críticas de alas radicais às ações do governo para pôr a economia nos trilhos. “Essas práticas foram em grande parte responsáveis pelo mal-estar de muitos movimentos sociais que lutaram pela eleição de Dilma e que, hoje, se encontram perplexos e frustrados com as primeiras medidas do governo”, diz o texto.

Para a tendência Mensagem ao Partido – grupo do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo -, o Planalto precisa superar o impasse provocado por promessas não cumpridas. “O segundo governo Dilma se iniciou com clara inflexão conservadora na gestão macroeconômica, contraditória com o programa eleito”, destaca o documento, escrito pelo ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro.

Jogadores de Fla e Flu protestam contra a Ferj e ‘se amordaçam’ no Maracanã

AAat9Ax

Rompidos com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Flamengo e Fluminense protestaram no clássico deste domingo, no Maracanã. Os jogadores dos dois times entraram em campo juntos e posaram para a foto colocando a mão na frente da boca, como se estivessem “amordaçados”. Além disso, os atletas atuaram com uma traja preta no uniforme.

O protesto “cala a boca” mostrou o apoio dos dois clubes rivais ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Na sexta-feira, o treinador flamenguista colocou um esparadrapo na boca, em um gesto simbólico contra a “mordaça, depois de fazer um pronunciamento reclamando da Ferj por ter sido punido. Luxa foi suspenso por dois jogos pelo TJD-RJ por ter criticado a federação, não pôde comandar o time do banco de reservas e nem sequer foi ao estádio neste domingo.

Unidos politicamente, Fla e Flu estão em uma “guerra” declarada com a federação. Na última quinta-feira, em participação no programa “Bate-Bola”, da ESPN Brasil, os presidente Eduardo Bandeira de Mello, do Rubro-Negro, e Peter Siemsen, do Tricolor, deixaram clara a posição dos dois clubes, debateram e criticaram o presidente da Ferj, Rubens Lopes, que rebateu os dirigentes.

O desentendimento já dura desde o início do Campeonato Carioca e teve diversos capítulos, principalmente por causa da polêmica dos preços dos ingressos e dos custos operacionais do Maracanã.

Incêndio em Santos entra no 4º dia com 3 tanques em chamas

AAarQZP

O combate ao incêndio no pátio da Ultracargo/Tequimar, em Santos, litoral sul de São Paulo, entra no quarto dia. Após mais de 71 horas de trabalho ininterrupto do Corpo de Bombeiros, três tanques ainda estão em chamas. Na madrugada deste domingo, 5, as equipes conseguiram extinguir o fogo em um dos tonéis, na área industrial da Alemoa. Os bombeiros mantêm a estratégia de resfriamento constante da área, jogando água – retirada do mar pela embarcação Governador Fleury e transferida aos caminhões tanques -, em conjunto com uma espuma especial que tenta abafar o fogo.

Neste sábado, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), informou que pediu ajuda ao governo federal, por meio do vice-presidente Michel Temer, e também à Petrobrás. A estatal enviou caminhões com uma espuma específica para combate a fogo em combustível. Os tanques da Ultracargo atingidos pelo incêndio armazenam etanol e gasolina.

Para acompanhar o incidente e integrar os trabalhos, o governo de São Paulo montou em Santos um gabinete de crise, com participação do vice-governador, Márcio França, os secretários Saulo de Castro (Governo), José Roberto Rodrigues de Oliveira (Casa Militar), Alexandre de Moraes (Segurança Pública) e Patrícia Iglecias (Meio Ambiente), o comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, o subsecretário de Comunicação, Marcio Aith, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, Secretarias Municipais de Segurança, Defesa Civil, Meio Ambiente e Saúde. Exército, Marinha e Aeronáutica apoiam a ação.

UBAITABA: DOIS ASSASSINATOS DURANTE O FERIADO DE SEMANA SANTA

O primeiro assassinato aconteceu no bairro Zitão I Foto: Ubaitaba Urgente.
homem foi morto a tiros e golpes de facãoI Foto: Ubaitaba Urgente.

Dois assassinatos foram registrados no feriado de Semana Santa em Ubaitaba. O primeiro crime aconteceu na tarde deste sábado (04/04), no bairro Zitão, próximo a Rua calçada. O homem foi morto com golpes de facão e arma de fogo.

Segundo informações, a vítima era trabalhador, morava na roça e tinha um barraco no local. A população não quis informar a polícia a autoria do crime e os motivos do assassinato. O crime aconteceu por volta das 13hs.

O SEGUNDO ASSASSINATO ACONTECEU NO BAIRRO NOVO OLÍMPIA

O segundo homicídio aconteceu no bairro Novo Olímpia. I Foto: Ubaitaba Urgente.
Vitima permanece sem identificação I Foto: Ubaitaba Urgente.

Horas mais tarde, um jovem não identificado até o momento foi morto a tiros no bairro Novo Olímpia, nas proximidades do Posto Médico. Como sempre, testemunhas contaram para a polícia que não viram nada. Os dois assassinatos serão investigados pela polícia Civil. Os corpos foram removidos para o DPT da cidade de Ilhéus.

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE UBAITABA TEVE CASA ASSALTADA EM BARRA GRANDE

peninsulademarau_f_032
Delegado “Lane Andrade” está investigando o crime.

A casa de praia da família do saudoso cacauicultor ubaitabense, Heron Mendes Guimarães foi assaltada em Barra Grande, Pinínsula de Maraú. De acordo com informação o crime ocorreu na manhã desta sábado (04/04), quando dois elementos encapuzados chegaram em uma moto e adentraram a casa da família anunciando um assalto.

Os bandidos rederam os ocupantes da casa fazendo todos deitaram no chão e levaram celulares, not book e outros objetos de valor. No momento do assalto os filhos de Heron estavam recepcionando alguns convidados.

Na sala se encontravam os irmãos Macito e Junior Ismaelzinho com suas respectivas famílias . Após praticarem o crime os meliantes fugiram para um local ignorado. (Fonte: Maraú Hoje)

Eunápolis: Estudante de 19 anos FOI morto a tiros

thumb_zoom (1)
Washington Moreira da Silva, tinha 19 anos I Foto: Radar 64.

Uma pessoa foi morta e outra ficou ferida, às 11 da manhã da  última sexta-feira (03/04), no bairro Pequi, em Eunápolis. O estudante Washington Moreira da Silva, de 19 anos foi baleado em frente a uma casa na Rua Cristóvão Colombo.

Segundo a polícia, Washington – que estava em uma moto, morreu no local. Já um homem de 25 anos, atingido no braço esquerdo, conseguiu buscar atendimento em um hospital da cidade por meios próprios. Ele falou que não conhecia Washington e que apenas passava pelo local.

thumb_zoom (2)
A polícia vai abrir inquérito para apurar o caso I Foto: Radar 64.

Os autores dos tiros, conforme testemunhas, estavam em um carro modelo Punto, cor preta. Eles ainda não foram identificados. A polícia ainda não sabe se Washington tinha parado no local para conversar com alguém.

No local do crime foram encontradas cápsulas de pistola calibre Ponto40 e 380, o que leva os policiais a suspeitarem que mais de uma pessoa atirou nas vítimas.

“ADVERSÁRIO” É SUSPEITO DE MATAR PREFEITO DE MACAJUBA

Fernão, de barba, em reunião com líderes estaduais do PMDB.
Fernão, de barba, em reunião com líderes estaduais do PMDB.

O prefeito de Macajuba (BA), Fernão Dias de Ramalho Sampaio (PMDB), de 67 anos, foi morto a tiros, na noite da última sexta feira (03/04), na região central da cidade. O suspeito de ter efetuado os disparos foi identificado como Binho de Moacir. A morte teria sido motivada por vingança, segundo sites de notícias da região.

Fernão estava dirigindo o carro quando levou quatro tiros. Ele perdeu o controle da caminhonete, que bateu contra a parede da igreja matriz de Macajuba. Populares ainda socorreram o político, mas Fernão faleceu pouco tempo depois. Com informações do Pimenta.