Ubaitaba Urgente

EMPRESÁRIO DE UBAITABA FOI VÍTIMA DE TENTATIVA DE ASSALTO

DSC_0137
Dois disparos atingiram o carro da vítima.

O empresário Eder Menezes de Sena, 41 anos, residente na Avenida Beira Rio em Ubaitaba, foi vítima de uma tentativa de assalto na BR 101, trecho que liga Itabuna ao município de Ubaitaba.

Segundo Eder, o assalto aconteceu na última terça feira (24/03), por volta das 20hs, nas proximidades do Trevo de Uruçuca.

O empresário estava dirigindo seu veiculo modelo Gol de placa NEV-7244, quando passou a ser perseguido por um veículo de cor escura. Os meliantes chegaram a encostar ao lado do carro da vítima e anunciar um assalto.

Como o empresário não parou, os elementos efetuaram disparos de arma de fogo atingindo o carro da vítima. Eder Menezes de Sena prestou queixa na delegacia de Uruçuca.

ITACARÉ: CAOS TOTAL NA ADMINISTRAÇÃO DO “PREFEITO JARBAS”

jarbas_barbosa_itacare

Este é o triste cenário que Itacaré está atravessando: Caos na educação, na saúde, na Assistência Social, nas estradas vicinais, em taboquinhas, nos povoados, toda zona rural, na sede.

Lixo tomando conta da cidade, postes sem lâmpadas, salários e fornecedores atrasados, não tem transporte para os alunos. Já perdeu mais de 1.500 alunos. Não aguentamos mais, também quem mandou que a gente votasse errado.

Éramos felizes e não sabíamos. Os Vereadores uma lástima. Não tem um que preste. Esse é o desabafo de uma moradora revoltada com a situação do município.

porto seguro: Membro de facção é morto pela polícia

membro_facçao

Gildásio Anjos dos Santos Júnior, de 24 anos, o ‘Juninho’, foi morto na manhã desta quinta-feira (02), em Porto Seguro, em uma operação de policiais militares da Caema. Segundo a polícia, havia quatro mandados de prisão em aberto contra ele por suspeita de diversos homicídios na cidade.

‘Ele é suspeito de ter cometido, pelo menos, 23 homicídios na cidade, além de ter iniciado a onda de mortes ocorrida há cerca de duas semanas em Porto Seguro. Entre os crimes destacamos a morte de um cigano de 15 anos e de um publicitário’, disse o comandante da Caema, major Anacleto França.

Com o suspeito, os policiais da Caema apreenderam um revólver calibre 38, duas toucas ninjas, uma balança de precisão e roupas camufladas, semelhantes às dos Exército Brasileiro.

Por conta da morte de Juninho, bandidos ordenaram toque de recolher no bairro Baianão na manhã desta terça-feira. Segundo moradores, várias lojas estão fechadas, ônibus estão impedidos de circular e um posto de saúde estaria fechado. Com informações do Radar 64.

Barreiras: Presidente da Câmara dá voz de prisão a manifestante

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.ScarcndhwO
Foto: Reprodução/ Tv Web Barreiras

Um protesto, em frente à Câmara Municipal de Barreiras, terminou em prisão. Um carro de som, colocado em frente à Casa, de acordo com o presidente do legislativo, dizia “inverdades, calunias e ofendia” vereadores, por volta das 16h.

Irritado com a situação, Carlos Tito Marques Cordeiro (presidente do Legislativo) decretou a prisão do motorista do veículo. Ainda de acordo com a assessoria da Casa, toda confusão foi causada por um rumor de que a Câmara teria aprovado as contas do Executivo referentes ao exercício de 2012 – o que não aconteceu.

Petrobras fecha empréstimo de US$ 3,5 bilhões com banco chinês

2014-704205185-2014-700484199-2014-699555282-2014032198006.jpg_20140321.jpg_

A Petrobras informou nesta quarta-feira ter assinado um contrato de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB), no valor de US$ 3,5 bilhões. A operação foi concluída um dia após a companhia ter anunciado a venda de ativos na área de exploração e produção de petróleo na Argentina por US$ 101 milhões. Às 11h50m, as ações ordinárias e preferenciais da empresa subiam com força na Bolsa de Valores de São Paulo: em torno de 5%. Segundo um especialista, essa operação mostra o esforço da nova direção em captar recursos para melhorar o caixa da companhia.

Com limites para realizar captações no mercado, em meio a denúncias de corrupção que envolvem a empresa, a Petrobras disse anteriormente que estudava “outras possibilidades de financiamento e incremento de fluxo de caixa”, até para fazer frente aos pesados investimentos projetados. A estatal não conseguiu até agora publicar seu balanço auditado de 2014.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o contrato de financiamento assinado hoje na China é o primeiro de um acordo de cooperação que será implementado ao longo de 2015 e 2016. A operação foi fechada durante visita do diretor financeiro, Ivan Monteiro, à China. A estatal explica que o contrato de financiamento foi assinado pela a Petrobras Global Trading BV (PGT), subsidiária da Petrobras. Segundo a Petrobras, “as duas partes confirmaram a intenção de desenvolver novas cooperações no futuro próximo.”

A estatal afirma ainda que o contrato é um importante marco para dar continuidade à parceria estratégica com a China, para quem a estatal exporta petróleo, “fortalecendo as sinergias entre as economias dos dois países”. A Petrobras não informou as condições e taxas do financiamento chinês, nem se está atrelado à compra de equipamentos na China.

Em maio de 2009, a estatal e o CDB fecharam empréstimo de US$ 10 bilhões, com prazo de dez anos. Os recursos seriam utilizados para financiar o plano de investimento da estatal brasileira e incluía a compra de bens de capital e serviços de empresas chinesas. Esse mesmo contrato previa o incremento das exportações de petróleo para a Unipec Asia, subsidiária da Sinopec.

Homem mata mulher no Rio e vai responder pelo crime de feminicídio

ETAVUELVEAMATAR

RIO – Um homem acusado de matar a mulher na Favela de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, foi preso nesta terça-feira, 31, por policiais da Divisão de Homicídios da Capital (DH/Capital).

José Osmail Burto de Freitas vai responder pelo crime de homicídio conforme a nova Lei do Feminicídio, sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no último dia 9.

Este é o segundo caso de preso por feminicídio no Rio. A Lei 13.104/2015 altera o artigo 121 do Código Penal e torna crime hediondo os homicídios de mulheres decorrentes de violência doméstica ou de discriminação de gênero.

Ministro do Supremo diz que ‘cadeia não conserta ninguém’

AAahaf3

Para o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a proposta de redução da maioridade penal não resolve os problemas de segurança pública do País. “Cadeia não conserta ninguém”, disse, ao participar de um evento em comemoração aos 207 anos da Justiça militar no Brasil. “Não vamos dar uma esperança vã à sociedade como se pudéssemos ter melhores dias alterando a responsabilidade penal”, completou o ministro.

© Fornecido por Estadão O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello
© Fornecido por Estadão O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello

Para Marco Aurélio, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada nesta terça-feira, 31, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, “não resolve os problemas do País, que são outros”. “E nós precisamos cuidar deles”, declarou. Questionado sobre qual seria o principal problema para o Brasil hoje, o ministro respondeu que era a corrupção.

Sobre o questionamento feito sobre a constitucionalidade da PEC, o ministro disse que, em um primeiro momento, a proposta não fere uma cláusula pétrea da Constituição. “De início eu não penso assim, mas estou aberto à reflexão.”

Seca afeta mais de 50 municípios do Nordeste

seca-nordeste

Mais de 50 municípios no Nordeste estão em colapso hídrico neste momento, podendo chegar a 105 se o regime de chuvas na região não melhorar. Nessas localidades há interrupção do abastecimento em pelo menos quatro dias na semana, mas existem aquelas em que o período sem água chega a 15 dias. O levamento foi feito pelo Ministério da Integração Nacional, com dados dos Estados.

O governo federal deve começar a oferecer apoio nas próximas semanas, por meio de carro-pipa. “Ainda  não definimos como nem quando. Faremos dentro do que é possível. Na área rural, o abastecimento é feito pelo Exército, com controle eletrônico. Estados e municípios devem adotar todos os mesmos critérios ou continuaremos a fazer com o Exército. Na próxima semana trataremos das alternativas”, afirmou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Occhi destacou que a solução para questão hídrica no Nordeste é a transposição do Rio São Francisco. “A partir do segundo semestre começamos a entregar quilômetros dessa obra, e a conclusão será até o fim de 2016”, disse.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA), porém, mostram que mesmo o Rio São Francisco está ainda longe de um nível satisfatório. Dos dois reservatórios do rio, o de Três Marias, na cabeceira, teve recuperação nesse período de chuvas no Nordeste, mas ainda opera em nível muito baixo. O de Sobradinho se mantém em situação crítica.

Campanha. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou que o planejamento da campanha sobre uso racional da água que está sendo preparada pelo governo deve ser retomada este mês, com a proximidade do fim do período de chuvas. Como mostrou o Estado, uma divergência na formulação da campanha entre a Secretaria de Comunicação do governo – que pretendia creditar a seca que atinge boa parte do País ao aquecimento global – e o Ministério do Meio Ambiente, que pretendia deixar de fora uma questão que ainda não tem consenso científico, travou a campanha.

Izabella afirmou que já marcou uma visita ao novo ministro da Secom, Edinho Silva, para tratar do tema. “Vamos discutir como vamos comunicar as informações nacional e regionalmente. Será uma campanha de informação. Vamos tentar influenciar o comportamento de cada brasileiro. Temos que poupar água”, disse.

Jovem mantinha mulheres em cárcere privado para prostituição em Itabuna

733758_10200800333672972_1525007896_n1
Jovem é acusada de usar as mulheres para a prostituição.

Na noite desta terça-feira (31) a Polícia Civil de Itabuna prendeu a jovem Carla Rocha. Ela é suspeita de manter duas mulheres em cárcere privado. Segundo informações do blog Políticos do Sul da Bahia, a suspeita foi detida em um apartamento próximo ao Jardim do “O”, centro de Itabuna.

O flagrante ocorreu após uma denúncia anônima, em seguida policiais foram até o local e encontraram as jovens. As duas mulheres foram ouvidas pela polícia e confirmou o cárcere privado, com o objetivo de exploração sexual.

No local foi encontrada uma quantidade da droga LSD. Carla Rocha foi indiciada por cárcere privado e tráfico de drogas, e nesta quarta-feira foi transferida para o presidio de Itabuna.

Segundo um criminalista, a jovem pode responder por cárcere privado, rufianismo (crime contra costume que consiste em viver à custa de outras pessoas que praticam a prostituição) e tráfico de pessoas para fins de prostituição.

Denúncias de fraudes e evasão fiscal em Itacaré

jarbas_barbosa_itacare

O presidente do PMDB de Itacaré, Danilo Reis, apresentou denuncia crime a Policia Federal (DPF) de Ilhéus, em face do atual gestor do município, Jarbas Barbosa-PSB e mais duas empresas com provas e evidências de fraudes em licitações e evasão fiscal.

Em contato com a redação do Ilhéus24h, Danilo Reis informou que vai protocolar a denúncia junto a Câmara de Vereadores de Itacaré para que seja investigada a evasão fiscal do ISS, tributos municipais de alçada investigativa daquela casa parlamentar. Clique aqui para ver o teor da denúncia.

itabuna: Moradores fecham BR-415 por falta de peixe

Capturar (2)

Revoltados com a pouca quantidade de peixe oferecida pela prefeitura de Itabuna, moradores de Ferradas resolveram bloquear a BR-415. Nem ambulância tem permissão para passar.

A comunidade espera a presença da assistência social do município para resolver a questão. Os moradores garantem que só vão liberar a rodovia depois que o peixe for distribuído para todos. A Polícia Rodoviária Federal está no local. Com informações do RBN.

Começa nesta quinta Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal

PRF

Começa nesta quinta-feira (2) a Operação Semana Santa, feita anualmente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para prevenir a violência no trânsito durante o feriadão. Na ação, que vai até a segunda-feira (6), policiais reforçarão a fiscalização em trechos estratégicos em rodovias federais. Todo o efetivo da PRF, inclusive policiais que estão trabalhando na área administrativa da entidade, foi convocado para atuar no período. Na Semana Santa do ano passado foram registrados 2.837 acidentes, sendo 417 graves. Ao todo, 140 pessoas morreram nestes acidentes.

Um dos principais objetivos da operação é coibir comportamentos de risco dos motoristas como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a mistura de álcool e direção. Os estados de Minas Gerais, Bahia e Paraná, onde ocorreram mais de 40% das mortes no feriado do ano passado, receberão apoio para o planejamento, a execução e a supervisão da operação, com reforço no efetivo, viaturas e equipamentos.

Para aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, maior parte da malha viária nacional, a corporação vai restringir o tráfego de caminhões com dois reboques, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonha em alguns momentos. Esses veículos não poderão transitar nas rodovias de pista simples, independentemente de estarem descarregados ou possuírem Autorização Especial de Trânsito, na quinta-feira das 16h às 24h, na sexta-feira, das 6h às 12h, e no domingo, entre as 16h e as 24h.

Segundo a PRF, o motorista que descumprir a determinação será multado. A infração é média, gera multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do horário de restrição. A ação deste ano também terá enfoque na conscientização dos motoristas. Em alguns postos, o condutor que for flagrado cometendo alguma infração será abordado e, enquanto aguarda a notificação, será convidado pelos policiais a assistir vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas.

Aos motoristas, a PRF aconselha que façam uma revisão atenta no veículo antes de viajar, que verifiquem principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização. Além disso, a dica da entidade é lembrar de programar paradas em locais adequados para alimentação, abastecimento e descanso e sempre respeitar a sinalização e os limites de velocidade. Da Agência Brasil.

Pesquisa da CNI/Ibope mostra que aprovação ao governo Dilma caiu para 12%

Dilma-ABr

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo Ibope indica que o percentual de pessoas que avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff como ótimo ou bom caiu 28 pontos percentuais, passando de 40% em dezembro de 2014 para 12% em março deste ano. De acordo com os dados, o percentual que avalia o governo como ruim ou péssimo subiu de 27% para 64%, uma diferença de 37 pontos. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de março, envolvendo 2.002 entrevistados maiores de 16 anos em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é 95%.

Em comparação a outros governos, o de Dilma registra, no início do primeiro mandato, a menor porcentagem (12%) de pessoas avaliando a administração como ótima ou boa desde 1995. Em 2011, ela mesma registrou 56%. O de Lula alcançou 49% em 2007 e 51% em 2003. O governo Fernando Henrique Cardoso obteve 22% em 1999 e 41% em 1995. Também foi o menor percentual (19%) da maneira de governar. em 2011, a própria Dilma registrara 73%. Lula teve 65% em 2007 e 75% em 2003. Fernando Henrique atingiu 35% em 1999 e 63% em 1995.

Em março, o percentual de pessoas avaliando o governo como regular chegou a 23%. Em dezembro, foi a 32%. Tanto em dezembro quanto em março, 1% não sabiam ou não responderam à pesquisa. A pesquisa mostra que 78% desaprovam a maneira de governar de Dilma, enquanto 19% aprovam. Respectivamente, a variação atingiu 37 pontos percentuais para mais e 33 para menos. Outros 4% não sabem ou não responderam. O percentual dos que desaprovam o governo é o maior desde o início de 2011, quando, em março, 73% aprovavam o governo da presidente.

Para 76% dos entrevistados, o segundo governo Dilma é pior que o primeiro. Para 18%, está igual e para 4% está melhor. Entre os entrevistados, 1% não sabem ou não responderam. A confiança também caiu em relação à pesquisa anterior. De dezembro para março, o percentual dos que confiam no governo caiu de 51% para 24%. No mesmo período, os que não confiam subiu de 44% para 74%. Segundo o Ibope, 3% não souberam ou não responderam.

O levantamento revela, ainda, que 14% acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom; 25% que será regular; 55% que será ruim ou péssimo; e 5% não responderam ou não sabem. Entre as notícias mais lembradas pela população estão a Operação Lava Jato (28%); impeachment da presidente Dilma (18%); manifestações pelo Brasil (11%); e corrupção (9%). Da Agência Brasil.

Deputados baianos aprovam reajuste de 18% na verba de gabinete

Assembleia-da-Bahia-Divulgaçào-
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (31), o aumento da verba de gabinete de R$ 78 mil para R$ 92 mil por mês. O reajuste de 18%, que custará cerca de R$ 11 milhões por ano aos cofres públicos, teve voto favorável de 54 deputados e apenas um contra. A verba é o valor utilizado para o custear as despesas dos gabinetes, como combustível, material de escritório e remuneração de servidores que prestam serviços aos parlamentares.
O presidente da ALBA, deputado Marcelo Nilo (PDT), justificou a votação favorável ao aumento da verba pela defasagem salarial dos servidores comissionados que, segundo ele, estão sem reajuste desde 2011. “Eles já estavam pressionando, pois estão há quatro anos sem ter aumento dos salários, que serão reajustados acima da inflação dos últimos anos”, afirmou. Apenas a deputada Luiza Maia (PT) votou contra o reajuste da verba. Segundo ela, o aumento é desnecessário. “Estamos vivendo uma crise no país, com muitos trabalhadores perdendo emprego, e não é o momento de deputado estar aumentando verba. A estrututura que temos é sufuieicente e dá para trabalhar”, ponderou. (G1)

Azul deve demitir até 700 funcionários, diz jornal

case_0002_Azul

A companhia aérea Azul cortou voos para 11 destinos brasileiros e deve demitir até 700 funcionários com o objetivo de reduzir custos operacionais, informa a coluna de Mônica Bergamo publicada nesta quarta-feira (1°) no jornal “Folha de S. Paulo”. Segundo a colunista, outras 12 cidades brasileiras serão tiradas da rota da empresa. Cada local emprega 30 pessoas.

A queda de passageiros e a alta do dólar são os principais motivos para a contenção, de acordo com as informações do jornal. Enquanto o fluxo de passageiros que viaja a negócios caiu 30%, o combustível das aeronaves é negociado nos valores da moeda americana, que acumula valorização de cerca de 35% ante o real nos últimos seis meses.

Oi corta 1.070 postos de trabalho e vê redução de 20% em gastos com pessoal

AAaj5q9

A Oi está eliminando 1.070 postos de trabalho da empresa em abril, ou 6 por cento do quadro de funcionários diretos, em mais uma etapa do plano de reorganização iniciado no quarto trimestre de 2014 para simplificar sua estrutura. As demissões atingem todos os níveis da companhia e se somam ao corte de cerca de 150 diretores e gerentes em outubro passado. O ajuste no quadro de pessoal faz parte de uma ampla estratégia do presidente da Oi, Bayard Gontijo, de fortalecer a saúde financeira da empresa, que tem alto endividamento e ainda ressente da fracassada fusão com a Portugal Telecom.

Segundo comunicado da Oi à Reuters, com os desligamentos e o bloqueio de número não informado de vagas que estavam abertas, o grupo de telecomunicações reduzirá em ao redor de 20 por cento suas despesas relacionadas à estrutura de pessoal. Os encargos com as demissões serão contabilizados no resultado da Oi do segundo trimestre. “O ano de 2015 é desafiador em todo o contexto macroeconômico do país e também no setor de telecomunicações. Considerando este cenário e os próprios desafios da companhia, a Oi desenvolveu um plano orçamentário para 2015 para assegurar ganhos de produtividade e de rentabilidade”, disse a Oi à Reuters. “Mesmo com a redução do quadro funcional, (a Oi) continua sendo um dos maiores empregadores do Brasil, gerando cerca de 177 mil empregos diretos e indiretos em todo o território nacional”, acrescentou a companhia.

Na últimas semanas, sindicatos de trabalhadores de telecomunicações buscaram agendar audiência com representantes da Oi, em meio a rumores de demissões na empresa. O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Telecomunicações (Fenattel), Almir Munhoz, disse à Reuters ter sido informado pela Oi que o Estado mais afetado pelos cortes será o Rio de Janeiro, onde fica a sede do grupo. De acordo com o sindicalista, a Fenattel demandou benefícios aos demitidos, tais como convênio médico e um salário por ano trabalhado, com o objetivo de minimizar o impacto aos dispensados.

Na sexta-feira passada, o presidente da Oi disse em teleconferência com analistas que concentrará esforços na redução de custos e na geração de caixa neste ano, após o grupo ter registrado prejuízo de 4,4 bilhões de reais em 2014. “Temos reuniões semanais para analisar todas as linhas dos custos para melhorar em todos os aspectos, e (quadro de) pessoal é uma das linhas”, disse o presidente da Oi na ocasião, sem dar mais detalhes. Segundo a Fenattel, a Oi não está sozinha na redução de funcionários.

A federação informou que a Telefônica Brasil, que opera a marca Vivo, demitiu cerca de 1 mil pessoas em fevereiro. Neste mês, a Nextel cortou 1 mil funcionários em São Paulo. Procuradas, Telefônica Brasil e Nextel confirmaram a realização de ajustes em seus quadros de empregados, mas não revelaram quantos funcionários foram atingidos. A Telefônica Brasil promoveu “uma reorganização em suas áreas com o objetivo de obter maior sinergia de processos e atividades” em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por meio de programa de demissões voluntárias. A Nextel disse que reestruturou sua área de serviço de atendimento ao cliente para “otimizar recursos e consolidar um modelo sustentável para suas operações”. (Reportagem adicional de Paula Arend Laier, Brad Haynes e Guillermo Parra-Bernal)

Lula afirma estar indignado com a corrupção

AAaj0R1

Em evento com cerca de 3 mil petistas e sindicalistas nesta terça-feira, 31, à noite, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um mea-culpa em relação aos erros do governo Dilma Rousseff na economia e disse estar “indignado” com a corrupção. Lula, no entanto, deixou claro que o motivo da crise é de natureza política, e não econômica, e conclamou os petistas a, em vez de hostilizar os manifestantes anti-Dilma, fazer o debate político de convencimento. “Todos nós cometemos equívocos”, disse Lula. “Poderíamos ter aumentado o preço da gasolina lá em 2012”.

Depois de ouvir uma série de críticas do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, ao “tarifaço” do governo e ao “ajuste do (ministro Joaquim) Levy”, o ex-presidente também citou o aumento da conta de luz, mas defendeu a realização do ajuste fiscal e disse que “nem tudo depende da Dilma”. Lula, que em conversas fechadas tem criticado a condução política do governo e defendido a tese de que a crise é política e não econômica, também aproveitou para mandar um recado indireto à presidente. “Se nós não errarmos na política, não vamos errar em nada.”

Direito

Depois de fazer o mea-culpa, o ex-presidente, que durante anos usou o discurso do “nós contra eles”, assumiu uma posição mais branda em relação aos protestos que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas contra o governo no dia 15 de março.  “Nós temos que ir para a rua muitas vezes, mas não temos que ficar com raiva de quem está indo contra nós. Eu, às vezes, fico irritado quando vejo companheiros dizendo que quem vai para rua contra nós são os que não prestam e nós somos os bons. Nós fomos contra Sarney, contra Collor, contra FHC, contra Geisel, contra Médici. É a primeira vez que estão indo contra nós. Eles têm direito.”

Segundo Lula, o motivo maior da insatisfação contra o governo é o fato de que as pessoas que ascenderam socialmente durante os governos petistas, hoje querem mais ou têm medo de voltar atrás. Por isso, a melhor estratégia, diz, é fazer o debate político para convencê-las dos aspectos positivos do governo. Ele citou dados de eleições perdidas pelo PT em São Paulo para argumentar que o quadro é reversível. Para animar a militância, Lula listou manchetes negativas sobre a economia em 2003, seu primeiro ano de governo, marcado por um forte ajuste fiscal, para dizer que Dilma pode terminar o segundo mandato melhor do que ele próprio.

Além disso, o ex-presidente tentou dar base ao discurso da militância a respeito das denúncias de corrupção. Segundo ele, foi o governo do PT quem criou as ferramentas para que as fraudes fossem descobertas e punidas e, ao contrário de outros partidos que estiveram no governo, nas administrações petistas integrantes do partido foram condenados e presos. “Hoje, se tem um brasileiro indignado sou eu. Indignado com a corrupção. E tenho a certeza de que este País nunca teve ninguém com a valentia da presidenta Dilma de fazer investigação contra quem quer que seja”, disse o ex-presidente.

Gabrielli

A Plenária Nacional dos Movimentos por Mais Democracia, Mais Direitos e Combate à Corrupção, organizada também pela CUT, reuniu lideranças do PT e PC do B, movimentos sociais como Movimento dos Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Central dos Movimentos Populares (CMP). Entre os presentes estava o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli, que dirigiu a estatal na época dos desvios investigados pela Operação Lava Jato. Ele foi elogiado por Lula e pelo presidente do PT, Rui Falcão. Na saída, Gabrielli defendeu o legado de sua passagem pela estatal e alertou para o risco de criminalização da empresa.

Durante o ato, Gilmar Mauro, líder do MST, chegou a falar em tom ameaçador numa “resistência” popular a uma tentativa de golpe. “Não haverá golpe no Brasil sem resistência popular nas ruas. Nossos movimentos não formaram covardes”, disse ele.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM BARRA GRANDE

igreja1393190238

Quinta-Feira (02/04) às 19:30 hs –  Missa da Ceia do Senhor e o Lava Pés. Na Missa da Ceia do Senhor, o povo de Deus é convocado e reunido, sob a presidência do sacerdote, como representante de Cristo, para celebrar o memorial do Senhor e a Sua vitória. A vigília se estenderá até às 0h. Continuaremos a vigília das 6h da Sexta-feira Santa até as 15h na Celebração da Paixão.

Sexta-Feira (03/04) Missa às 15hs – Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo; e após haverá a encenação da Paixão de Cristo, pelos jovens da Igreja.

Sábado Santo, (04/04) – Noite em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração as 20:30 horas no Pier, para a procissão do Fogo até a Igreja, onde  será celebrada a Missa da Ressurreição. Essa missa é precedida pela bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal, que acontecerá às 21h,

Domingo de Páscoa (05/04) – Celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo a sua vitória contra a morte. A celebração, acontecerá às 19:30.

DEPUTADOS BAIANOS REAJUSTAM VERBA DE GABINETE

assembleia-legislativa

Ontem à noite, os deputados estaduais baianos aprovaram 18% de reajuste da verba indenizatória, que saltou de R$ 78 mil para R$ 92 mil.

A verba cobre despesas com locações imóveis e de veículos, combustível, consultoria e material de consumo. Apenas a deputada Luiza Maia, do PT, votou contra o reajuste. Com informações do Pimenta.

Movimentos vão pedir impeachment de Dilma em atos do dia 12

fora dilma

Os maiores movimentos de ativistas responsáveis pelas manifestações de rua contra o governo federal em 15 de março de 2015 entram em consenso e devem pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nos atos programados para o próximo dia 12 de abril.

Único que rechaçava a tese de afastamento da presidente, o movimento “Vem Pra Rua” aderiu oficialmente ao lema “Fora, Dilma” por entender que existem meios legais de exigir a renúncia ou o impedimento da petista.

“Temos teses jurídicas novas que apontam que ela [Dilma Rousseff] pode ser investigada por condutas que levem ao impeachment ou que denotem crime comum, o que exigiria seu afastamento”, disse Rogério Chequer, porta-voz do “Vem Pra Rua”, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

A ideia dos manifestantes é pressionar a oposição no Congresso e ampliar o apelo por uma apuração judicial voltada especificamente contra a presidente Dilma.