Ubaitaba Urgente

Jequié: Criança de 5 anos sofre grave acidente em quadra de esporte

ccorte

Uma criança de 5 anos sofreu um grave acidente no interior da quadra de esporte no Residencial Beira Rio, bairro Cidade Nova, em Jequié, na sexta-feira, 27/03/15, e permanece internada no Hospital Geral Prado Valadares, pois apresentou complicações, conforme informou um tio. O menino brincava com outras crianças quando despencou do alto da trave, tendo parte do braço dilacerado pelos grampos que sustentam a rede.

Com cortes profundos, foi socorrido e encaminhado ao pronto socorro. Acidente no interior de quadras em Jequié não é raro. Não faz muito tempo, uma criança precisou de atendimento médico especializado depois de bater a cabeça em uma pedra na quadra externa do Ginásio de Esporte. Meses depois, um jovem faleceu ao levar um choque elétrico em uma das torres no interior da quadra de esporte da Praça do Brinco de Ouro.

HOSPITAL DE UBAITABA OMITE SOCORRO A JOVEM BALEADO

Um caso absurdo aconteceu na noite desta segunda feira (30/03) em Ubaitaba. Um jovem até o momento não identificado, teve socorro negado na porta da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo em Ubaitaba.

O vídeo que foi gravado por pacientes que também foram barrados na porta do referido hospital mostra um jovem ensanguentado pedindo socorro para entrar e ser atendido.

Os gritos de socorro do jovem pedindo ajuda não comoveram o vigilante, que simplesmente dá as costas e sai do local como se nada tivesse acontecendo. O caso repercutiu nas redes sociais deixando a população Ubaitabense revoltada.

O jovem não foi identificado, ele foi baleado no bairro Zitão em Ubaitaba e transferido para o Hospital de Base em Itabuna. A direção do Hospital São Vicente de Paulo ainda não se manifestou sobre o assunto.

Segundo um funcionário do local que não quis ter o nome identificado, o médico de plantão, Drº Carlos Garcia tinha saído.

ITABUNA REGISTRA 2 MIL CASOS DE DENGUE

dengue11

Itabuna caminha para uma das piores epidemias de dengue de sua história. O município atingiu 2.001 casos da doença até o início da tarde desta segunda (30), segundo a coordenação municipal. A última epidemia, registrada em 2009, teve mais de 15 mil casos e 14 mortes causadas pela doença.

Quase mil casos foram registrados somente entre domingo (22) e a manhã desta segunda (30). Diante do novo quadro, a Secretaria de Saúde de Itabuna terá que divulgar, diariamente, o número de casos para tentar despertar a população para a necessidade de combate à doença.

Hoje, o coordenador de combate à dengue, Renato Freitas, participou de audiência pública para explicar o porquê da epidemia em 2015. Renato culpou a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) pelo proliferação de casos da dengue. Justificou a fala explicando que o município tem sistema de abastecimento de água “precário”.

FUMACÊ RESTRITO A 24 BAIRROS

Após resistir a adotar o fumacê no combate à dengue, a Prefeitura de Itabuna recebeu informação de que os veículos para a aplicação chegam nesta semana. A aplicação, ao contrário do indicado, não ocorrerá em toda a área urbana, mas apenas em 24 bairros, principalmente Califórnia, São Caetano, Santo Antônio, Califórnia e Santa Inês. Com informações do Pimenta.

HOMICIDA FOI PRESO EM EUNÁPOLIS

thumb_zoom
O homem não esboçou reação no momento de sua prisão.

Acusado de matar duas pessoas no município de Itororó, região Sudoeste da Bahia, Valdinei Silva Oliveira, de 22 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (31), em Eunápolis, onde estava escondido há cerca de dois anos.

O delegado do município de Itororó, Frank Goulart Nogueira, veio a Eunápolis com um agente especialmente para cumprir o mandado de prisão. Com apoio de policiais civis eunapolitanos, o delegado Frank prendeu Valdinei, por volta das 08h, em uma empresa de gesso na Rua Princesa Isabel, bairro Pequi. O homem, que trabalhava no local, não esboçou reação.

Valdinei estava morando na Rua Cristóvão Colombo, no bairro Pequi, em Eunápolis, de onde é natural. Ele deixou mulher e filhos em Itororó. O homem foi recambiado na mesma manhã para o município de Itororó e deve ficar preso no conjunto penal de Itabuna.

MISTÉRIO ENVOLVE MORTE DE CARLINHOS EM TRAVESSÃO

DSC_0011 (1)
Carlinhos tomava conta de uma fazenda em Travessão I Foto: Travessão Urgente

O distrito de Travessão, município de Camamu vem sofrendo com o aumento da violência nos últimos meses. São assaltos, arrombamentos, furtos ao comercio, tentativas de homicídios e assassinatos. No último fim de semana, um homem identificado apenas como “Carlinho Açougueiro” foi executado a tiros em uma roça de cacau.

Segundo a PM, que esteve no local, tudo indica que Carlinhos foi levado até o local de sua excussão por alguém que ele conhecia muito. Ele foi levado para o arrasto, disse um policial. O homem foi colocado de joelhos e depois morto com vários tiros na cabeça. A polícia Civil de Camamu está investigando o crime.

Professor morre ao se jogar de prédio em Itabuna

VVEPZz9Um professor acabou morrendo após se jogar do quarto andar do prédio em que morava, na Rua 25 de Dezembro, no bairro São Caetano, em Itabuna.

O fato aconteceu na noite de domingo(29) e chocou testemunhas. Josenildo Brandão tinha 39 anos de idade. Segundo vizinhos, ele lecionava matemática no colégio Ciomf (Centro Integrado Oscar Marinho Falcão).

Josenildo ainda foi socorrido com vida e encaminhado para o hospital de Base, com diversas fraturas pelo corpo, incluindo coluna, fêmur e costelas. Os médicos ainda tentaram reanimar o educador, mas sem sucesso.

O professor não resistiu aos ferimentos, morrendo pouco tempo depois. A motivação do suicídio ainda é desconhecida.*Informações do Verdinho Itabuna.

Protesto queima pneus e bloqueia BA que liga Santaluz a Queimadas

Foto: Reprodução / Santaluz Notícias
Foto: Reprodução / Santaluz Notícias

Manifestantes queimaram pneus e bloquearam os dois sentidos da BA 120 entre Santaluz e Queimadas nesta terça-feira (31). Pelo menos, 50 pessoas participaram do protesto que cobra mais segurança na via. Somente nos últimos oito dias ocorreram cinco acidentes, com três mortes.

380x253xprotesto,P20queima,P20pneus.jpg.pagespeed.ic.aMrbVHPGx8

Na manhã desta terça, um motorista perdeu o controle do carro que capotou nas proximidades da Fazenda Laranjeira, a nove quilômetros de Queimadas. Segundo o site Notícias de Santaluz, a manifestação contou com parentes de vítimas de acidentes na rodovia. Eles pediram melhorias na estrada, como sinalização e reforma do trecho que está cheio de buracos.

Medicamentos deverão ter aumento de até 7,7%

001 (1)Foi publicada nesta terça-feira (31), no Diário Oficial da União resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), a autorização para o aumento nos preços dos remédios que podem variar de 5% a 7,7%, de acordo com o tipo de medicamento.

Na lista para o reajuste estão produtos para tratamentos de doenças graves, antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, vasodilatadores e ansiolíticos no total de 19 mil rótulos de medicações. Já os fitoterápicos e homeopáticos, por sua vez, têm preços liberados e não terão aumento.

São três faixas de aumento — conforme a participação dos genéricos no faturamento — para o preço na saída das fábricas. O reajuste mais alto, de 7,7%, será para os medicamentos da classe em que a participação de genéricos no faturamento é igual ou superior a 20%.

Brumado: Professor de Educação Física é encontrado morto

001

Um professor de Educação Física foi encontrado morto em Brumado, cidade a cerca de 500 quilômetros da capital baiana. De acordo com a polícia, vizinhos acharam o corpo na escadaria de uma casa, no bairro de São José, no último domingo (29).

Segundo informações do site Brumado Notícias, Etevaldo Meira dos Santos, conhecido como Téo, de 32 anos, era dependente químico e estava em tratamento em uma clínica de recuperação. A polícia não confirmou esta informação.

Prefeitos da região participam de evento em Salvador e assinam o Pacto pela Educação

Prefeita Siméia Queiroz participa de evento com Governador (Foto: Manu Dias/Gov)
Prefeita Siméia Queiroz participa de evento com Governador (Foto: Manu Dias/Gov)

O governador Rui Costa (PT) lançou nesta segunda-feira (30) o Pacto pela Educação em evento na sede do Senai Cimatec, em Piatã. De acordo com o governador, o Pacto será composto por várias ações “articuladas”, tanto na área da infraestrutura das escolas quanto na área pedagógica. O evento contou com a participação de diversos prefeitos da microrregião, a exemplo da prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB), do prefeito de Ibirapitanga, Isravan Barcelos (PSD), do prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), e da prefeita de Barra do Rocha, Vera Franco (PSC), que assinaram o Pacto pela Educação.

Prefeita Vera Franco posa para foto ao lado de Rui Costa (Foto: Manu Dias/Gov)
Prefeita Vera Franco posa para foto ao lado de Rui Costa (Foto: Manu Dias/Gov)

“Ainda somos um estado pobre que avançou muito nos governos Lula e Dilma, mas ainda estamos longe do que queremos conquistar. O pilar disso é educação”, disse o petista, que revelou que outro evento – para empresários e “com queira participar pela melhoria da educação “ – será feito em abril. Uma das metas é alfabetizar todas as crianças da Bahia até os oito anos de idade. “A escola tem que ser um lugar onde tenha laboratório, tenha pesquisa, tenha novas ferramentas que motivem a nossa juventude”, disse Rui.

Prefeitos de Ibirataia e Ibirapitanga participam de evento (Foto: Divulgação)
Prefeitos de Ibirataia e Ibirapitanga participam de evento (Foto: Divulgação)

O governador acredita que as famílias dos alunos precisam participar da educação: “O fundamental é chamar a família. Acredito nisso e acho que é transformador e vai revolucionar as escolas da nossa rede estadual”, defender o gestor, que acredita que a dificuldade inicial é “sair da inércia”. Além disso, o petista revelou que o Pacto prevê indicadores, metas e premiação para os professores da rede estadual, os municípios e as escolas que tiverem o melhor resultado. “A premiação para os municípios será em recursos e obras de educação e na área cultural e para os profissionais da educação será um bônus salarial que nós vamos pagar se os resultados de cada escola forem alcançadas”, disse o governador. (Ubatã Notícias)

Criança de 11 meses morre após ser atropelada pelo próprio pai

Criança de 11 meses morre após ser atropelada pelo próprio pai
Criança de 11 meses morre após ser atropelada pelo pai.

Uma criança de 11 meses morreu após ser atropelada pelo próprio pai na tarde deste sábado (28), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com informações da Polícia Civil, o comerciante Jhoney da Silva Lima, 32 anos, entrava na garagem de seu estabelecimento e não percebeu quando a filha engatinhou para a frente do carro.

A mãe da menina, que não teve o nome divulgado, abria o portão e também não viu a movimentação da filha. De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado, o caso aconteceu por volta das 13h.

Ainda segundo a polícia, a criança chegou a ser socorrida com vida, levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, para um hospital da cidade. A menina, entretanto, não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das das 18h. Segundo o delegado Alexandre Comin, o pai deve ser indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Com informações do Correio.

Estudantes da Uesc realizam protesto

uesc1A maior parte dos estudantes da Estudantil da Universidade Estadual de Santa Cruz –(UESC) alega que o transporte público é uma das maiores dificuldades encontradas por eles.

Em meio à outras reclamações, como a insuficiência e atrasos das bolsas permanência, os alunos reclamam do aumento das tarifas de ônibus intermunicipais, principalmente no que se refere a linha Itabuna x Salobrinho, com o reajuste de R$ 0,25, o que agrava mais ainda a situação.

Nesta terça-feira, (31), o Movimento Estudantil da UESC realizará o “Descatraca”, primeiro ato público por um transporte de qualidade. A concentração dos estudantes está marcada para às 10h30min, no Centro Estudantil Universitário, CEU, na referida universidade.

De lá, os discentes seguem até a rodovia para a realização do protesto. (Políticos do Sul da Bahia)

maraú: Gracinha Viana participa de encontro com governador

A prefeita de Maraú Gracinha Viana ao lado do Governador Rui Costa
A prefeita de Maraú Gracinha Viana ao lado do Governador Rui Costa.

A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), participou nesta segunda feira (30/03), do lançamento do projeto Pacto pela Educação. O evento aconteceu na sede do Senai Cimatec, em Piatã. Prefeitos de várias cidades da Bahia participaram deste evento. Uma das metas desse grande projeto  é alfabetizar todas as crianças da Bahia até os oito anos de idade.

De acordo com o governador Rui Costa (PT), o Pacto será composto por várias ações “articuladas”, tanto na área da infraestrutura das escolas quanto na área pedagógica. Por exemplo, a implantação da internet de banda larga em todas as unidades de ensino, com a participação da iniciativa privada.

16793306109_4ee7f740e0_o
O Pacto prevê indicadores, metas e premiação para os professores.

“A escola tem que ser um lugar onde tenha laboratório, tenha pesquisa, tenha novas ferramentas que motivem a nossa juventude”, disse Rui. O governador acredita que as famílias dos alunos precisam participar da educação. “O fundamental é chamar a família. Acredito nisso e acho que é transformador e vai revolucionar as escolas da nossa rede estadual”, defender o gestor, que acredita que a dificuldade inicial é “sair da inércia”.

Além disso, o petista revelou que o Pacto prevê indicadores, metas e premiação para os professores da rede estadual, os municípios e as escolas que tiverem o melhor resultado. “A premiação para os municípios será em recursos e obras de educação e na área cultural e para os profissionais da educação será um bônus salarial que nós vamos pagar se os resultados de cada escola forem alcançadas”, disse o governador.

SECRETARIA DE SAÚDE DE IBIRAPITANGA FAZ ENTREGA DE UNIFORME E KITS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

Secretário de Saúde faz entrega de material (Foto: Divulgação)
Secretário de Saúde faz entrega de material (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapitanga realizou, nesta segunda-feira (30/03), a entrega de uniformes e kits de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde. A cerimônia, que contou com a presença do Titular da Pasta de Saúde, Edmilson Júnior, foi realizada na Câmara Municipal.

“Os agentes comunitários desenvolvem um papel muito importante, pois têm um contato direto com a população e desenvolvem uma atividade imprescindível de ação, fiscalização e orientação junto à comunidade.

Por isso mesmo, o investimento na qualificação e também no aparato de trabalho dos agentes é muito importante”, disse Admilson, lembrando que a gestão Isravan Barcelos (PSD) tem destinado todo o apoio à categoria. Com informações do Ubatã Notícias.

Prefeita de Camacan sofre acidente na BR-101

Capturar (1)

A prefeita de Camacan Ângela Castro, sofreu um acidente automobilístico na BR-101, neste domingo, (29), quando estava indo para Salvador, assinar o PAC pela educação, junto ao Governo do Estado.

O chefe de gabinete Paulo Pires, informou que a Hilux que estava sendo conduzida pelo vice – prefeito Arildo de Florentino, chocou-se com um animal na pista, no Município de Governador Mangabeira.

O animal estava atravessando a pista direita, quando houve a colisão. A prefeita dormia no exato momento em que o acidente aconteceu. Na companhia da gestora estavam: O vice-prefeito Arildo de Florentino, e a secretária de educação Ilce Tourinho.

Segundo ainda informações, o veículo ficou bastante destruído, mas nenhum dos ocupantes, sofreu ferimentos graves. Com informações do Blog O Tempo Jornalismo.

vídeo: Zumbis No Metrô registra boa audiência no SBT

A pegadinha Zumbis no Metrô exibida no Programa Sílvio Santos neste domingo, registrou 9,4 pontos de média e conseguiu a vice-liderança isolada de audiência. A Record ficou com apenas 7,2 pontos no horário.

A superprodução do Programa Silvio Santos foi gravada no metrô do estado do Ceará, sendo a primeira Câmera Escondida de terror realizada em um vagão de metrô no mundo.

Uma equipe de profissionais do SBT viajou até Fortaleza para preparar tudo. Nesta superprodução, foram utilizados 70 figurantes, que demoraram cerca de 10 horas para ficarem caracterizados como zumbis. (VcFazNet)

brasil: Padre morre na frente dos fiéis durante missa

RTEmagicC_padrecarlos.jpgUm padre de 37 anos morreu na frente dos fiéis durante a celebração de uma missa de Ramos, na noite deste domingo (29) em Vitória, no Espírito Santo. Segundo o portal G1, antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Carlos de Assis Viana, foi socorrido pelas pessoas que estavam no local, mas não resistiu e morreu. A suspeita é de que Carlos tenha sofrido um ataque cardíaco.

Segundo o padre Kelder Brandão, amigo do sacerdote, Carlos nunca apresentou problemas de saúde. “Recebi um telefonema de um seminarista dando a notícia, e fiquei atônito. Ele não tinha nenhum indicativo de doença. Foi um susto para todos, um infarto fulminante”, disse.

O corpo do padre foi levado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do Hospital Estadual São Lucas, na capital do Espírito Santo. O velório será realizado na paróquia São Francisco de Assis, mas o local do enterro ainda não foi definido.

Em nota, a Arquidiocese de Vitória disse que “sofre junto com os familiares, amigos e paroquianos e une-se a todos com orações alimentadas pela certeza da Ressurreição em Cristo”.

Rapaz mata a namorada e entrega a cabeça da vítima na delegacia

normal_gravida

Após estrangular e matar a namorada de 16 anos, que estava grávida de 7 meses, na quinta-feira, o ajudante-geral José Ramos dos Santos, de 23 anos, se entregou à Polícia Civil na noite de sábado, por volta das 19 horas. A surpresa dos plantonistas do 1º DP (Sé) foi quando Santos abriu a mochila que carregava e mostrou a cabeça da vítima, que também havia sido decapitada.

Aos policiais, o ajudante contou ter matado a adolescente Shirley Souza após ela confessar que o havia traído. “Ela confessou que havia saído com um amigo nosso na véspera do Natal e no Ano Novo”, relatou Santos no boletim de ocorrência feito no 8º DP (Brás). O ajudante não mostrou arrependimento em seu depoimento. “Ela merecia morrer sim. Mas depois percebi que a família dela não merecia isso”, relatou o assassino confesso.

Santos atravessou 30 quilômetros da cidade com a cabeça da vítima em sua mochila. Ele saiu da Pedreira, no extremo sul, e tomou duas linhas de ônibus, por quase 30 quilômetros, até achegar à delegacia da Rua da Glória, na Liberdade, região central.

Antes de mostrar a cabeça aos policiais, Santos contou como havia matado a namorada dois dias antes. Ele havia se encontrado com ela na casa do irmão, na Rua Thomas Linley, no Jardim Itapura, uma favela na região da Pedreira. Os dois estavam tentando reatar, após sucessivas brigas. Acabaram tendo relações sexuais, segundo Santos.

Mas, durante a madrugada, em uma crise de ciúmes, Santos começou a questionar Shirley sobre eventuais traições. “E ela confessou ter saído com o Eduardo. Era um amigo nosso”, contou o assassino à polícia. Em seguida disse pra ela “ficar tranquila” que nada aconteceria. Mas, enquanto ela estava no box do banheiro tomando banho, o ajudante entrou e começou a estrangulá-la.

A adolescente desmaiou e, como estava gelada, Santos contou ter achado que ela havia morrido. Em seguida foi à cozinha, pegou “uma faca Tramontina branca” e começou a cortar seu pescoço até arrancar a sua cabeça, que foi guardada em um saco plástico. O resto do corpo foi embrulhado em um edredom, com os pés e mãos amarrados, e guardado dentro de um armário onde também ficava um botijão de gás reserva da casa.

Na sexta-feira, quase 24 horas após o crime, o irmão de Santos começou a reclamar do mau cheiro na casa. O ajudante então jogou o corpo da vítima na Rua Manoel Rodrigues Mexelhão (conhecida como viela Tico-Tico), na madrugada de sábado.

No sábado, quando acordou, por volta das 11 horas, o ajudante já percebeu que vizinhos haviam encontrado o corpo. Ele, então, resolveu se entregar. Colocou a cabeça da vítima em sua mochila e foi até o 1º DP. Como não havia um delegado plantonista para cuidar do caso, o ajudante foi levado até o 8º DP.

“Antes de mostrar a cabeça ele mostrou fotos que havia feito do corpo dela no celular. Depois ele abriu a mochila e mostrou a cabeça. Foi um susto muito grande. Todo mundo ficou indignado com o jeito frio que ele relatou o crime. Falou que ela merecia mesmo isso”, contou ao Estado um investigador. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Avião com destino a SP decola de Casablanca após ameaça de bomba

TC-JJO-Turkish-Airlines-Boeing-777-300_PlanespottersNet_285645

Um avião da Turkish Airlines com destino a São Paulo foi desviado para Casablanca, no Marrocos, por três horas nesta segunda-feira, por conta de uma ameaça de bomba, mas já decolou com destino ao Brasil após ser liberado e nenhum explosivo ser encontrado. O voo TK15 tinha deixado Istambul quando um bilhete com a palavra “bomba” foi encontrado no banheiro da aeronave, disse uma porta-voz. Foi a segunda ameaça do tipo envolvendo a companhia aérea em dois dias.

O Boeing 777, que levava 256 passageiros, declarou emergência e pousou em Casablanca no Aeroporto Internacional Mohammed V por volta das 9h30 (horário de Brasília). Nenhum explosivo foi encontrado e a aeronave foi liberada para retomar o voo. O avião decolou de Casablanca com destino a São Paulo às 13h (horário de Brasília).

No domingo, um outro voo da Turkish Airlines, com destino a Tóquio, retornou ao local de origem pouco após decolar depois que um bilhete com as palavras “C4 Cargo” foi encontrado na porta do banheiro. Nenhum explosivo foi encontrado naquela aeronave.