Ubaitaba Urgente

Vídeo mostra assessor da BR recebendo propina

Imagens obtidas com exclusividade pela revista Época revelam que, na Petrobras, a corrupção não envolvia apenas empreiteiras e multinacionais – nem um dono de posto escapou dos achaques na estatal.

Empresário é morto em tentativa de assalto em Jequié

001
Seledônio estava dentro do escritório do seu posto de combustível

Uma tentativa de assalto terminou em tragédia no final da manhã deste sábado (28), na cidade de Jequié. Segundo informações, o empresário Seledônio Pinheiro estava dentro do escritório do seu posto de combustível, localizado na Avenida Lomanto Junior, no Bairro Joaquim Romão, quando foi surpreendido por dois elementos que teriam chegado em uma motocicleta e anunciaram o assalto.

O empresário teria reagido fazendo com que um dos criminosos atirasse contra a vitima que morreu no local. Seledônio Pinheiro, além de empresário do ramo de combustíveis também foi candidato a prefeito e a deputado estadual na cidade de Jequié. Com informações do Bocão.

Coaraci: idoso é mantido preso e algemado dentro de hospital há dois meses

Foto: Giro em Ipiaú / Reprodução
Foto: Giro em Ipiaú / Reprodução

Um idoso de 76 anos é mantido em condições precárias no Hospital Geral de Coaraci, Litoral Sul da Bahia, há mais de dois meses. De acordo com o portal Giro em Ipiaú, Ademário Alves Santos, que foi preso em dezembro de 2014 após esfaquear três pessoas dentro de um ônibus que fazia a linha Coarací-Itabuna, está internado e preso à uma algema.

Isso porque ele ficou debilitado dentro do complexo policial de Almadina, para onde foi encaminhado. “A polícia me disse que quando ele estava preso, agredia os outros detentos e não se alimentava, por isso ficou debilitado e foi levado para o Hospital Geral de Coaraci”, contou Anderleia Jesus dos Santos, sobrinha do idoso. Ademário permanece preso numa cama do hospital, e não é acompanhado por nenhum policial. Ele fica limitado apenas à cama, e faz todas as necessidades fisiológicas numa fralda.

A sobrinha do idoso disse que a justiça já determinou que ele fosse transferido para uma penitenciária em Salvador, mas até o momento, nenhuma atitude foi tomada pelos órgãos responsáveis. “A situação é tão desumana que até as enfermeiras choram. Nós queremos que ele seja tratado num hospital especializado, pois ele não está bem da cabeça”, disse Anderleia.

Grupo invade Miguel Calmon, atira pelas ruas, explode bancos e rouba cofre em 30 minutos

Foto: Raíza Araújo e Emerson Gomes/Divulgação
Foto: Raíza Araújo e Emerson Gomes/Divulgação

Cerca de 20 homens fortemente armados e a bordo de três veículos explodiram duas agências, uma do Banco do Brasil e a outra do Bradesco, por volta das 2h50 da madrugada deste sábado (28), na cidade de Miguel Calmon, a cerca de 300 quilômetros de Salvador. Segundo informações da delegacia da cidade, os suspeitos se distribuíram e atiraram contra ruas do municípío.

Após o atentado contra as duas unidades, que durou cerca de 30 minutos, os suspeitos levaram um cofre de uma das agências e o explodiram junto com um dos carros, durante a fuga, em uma estrada de terra, mas ninguém ficou ferido.

Uma quantia em dinheiro foi levada pelos criminosos, mas o valor ainda não foi divulgado. As polícias Civil e Militar fazem rondas na região para localização dos suspeitos. Até por volta das 9h30 ninguém havia sido preso, informa a polícia. Com informações do Bahia Noticias.

Hora do Planeta mobiliza pontos turísticos em todo país

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.WXRxms-HRtMarcada para este sábado (28), às 20h30, a Hora do Planeta é um movimento simbólico que estimula as pessoas a apagarem suas luzes durante 60 minutos, e alguns dos principais pontos turísticos do Brasil aderiram a campanha. Locais como a Praça dos Três Poderes, em Brasília, os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e o Elevador Lacerda, em Salvador, apagarão suas iluminações durante uma hora como forma de conscientizar a população sobre a criação de um mundo sustentável.

O movimento é organizado desde 2007 pela organização não governamental WWF e este ano 173 cidades brasileiras confirmaram participação. Por conta do fuso horário, outros pontos turísticos famosos ao redor do mundo já deram sua contribuição com a campanha, como a Opera House, em Sydney e importantes monumentos das cidades de Tóquio e Osaka, no Japão. A WWF sugere que cada pessoa participe da mobilização desligando luzes não essenciais em suas casas.

homem é encontrado morto ao lado de motocicleta em Dário Meira

Corpo foi encontrado na manhã deste sábado.(Foto:Leitor/Giro em Ipiaú)
Corpo foi encontrado na manhã deste sábado.(Foto:Leitor/Giro em Ipiaú)

Populares encontraram na manhã deste sábado(28), na estrada que liga o distrito de Planalto Íres à Dário Meira, o corpo de um homem ao lado de uma motocicleta com placa JQL-3802, licença de Ipiaú.O Departamento de Polícia Técnica constatou que possivelmente o homem morreu vítima de um acidente com o veículo.

Antônio Silva de Jesus, apelidado de “Nego Buia”, estava sem capacete. Populares contaram que ele saiu de casa com destino a Feira em Dário Meira. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal em Jequié, para depois ser liberado para a família realizar o sepultamento. Com informações do Giro em Ipiaú.

Diretor da UNIME de Itabuna é demitido após manifestações de estudantes

unime

Luiz Brogiatto, diretor da Unime de Itabuna, foi demitido do cargo nesta sexta-feira (27) depois de três dias de manifestações de estudantes nos campus da faculdade, segundo o Plantão Itabuna.

Brogiatto cai após insatisfações de professores e alunos de cursos como Direito e Serviço Social. Ainda não foi anunciado o nome do novo titular do cargo. Brogiato era funcionário da Kroton e da Anhanguera há vários anos.

A situação do ex-diretor ficou insustentável após as manifestações. Há menos de duas semanas, o presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, após ouvir docentes e alunos do curso de Direito classificou como graves as denúncias.

“Um dia farei algo que mudará o sistema”, disse copiloto a ex-namorada

AAa7WLE
© Fornecido por RFI

A investigação policial sobre o acidente do AirBus A320 da Germanwings vai aos poucos delineando o perfil do copiloto, apontado como responsável pela queda. Neste sábado (28), o depoimento da antiga namorada de Andreas Lubitz ao jornal Bild Zeitung reforça a tese de que o crime foi premeditado. Lubitz teria dito a ela que um dia faria algo “que mudaria todo o sistema”.

“Um dia eu farei alguma coisa que mudará todo o sistema, e todo mundo conhecerá o meu nome e se lembrará de mim”, teria dito o copiloto de 28 anos a sua então namorada, uma aeromoça de 26 anos. Ela afirma que, na época da relação, que durou alguns meses durante 2014, não entendeu o sentido da frase daquelas palavras.

Além de namorados, os dois eram colegas na Germanwings. Foi durante um voo de que eles trocaram telefones e combinaram de se encontrar. A ex-namorada descreve um homem atencioso e apaixonado por seu trabalho. Mas os problemas psicológicos de Lubitz teriam sido a causa do fim da relação, por iniciativa dela.

Segundo a aeromoça, ele tinha rompantes de fúria durante as conversas e gritava com ela. À noite, ele acordava depois de pesadelos em que via o seu avião cair. Apesar disso, afirma a ex-namorada, “ele conseguia dissimular bem os seus problemas a outras pessoas”.

Licença médica no dia do acidente

Lubitz não detalhou os seus problemas psicológicos à ex-namorada, apenas disse que fazia um tratamento psiquiátrico. Segundo a jovem, identificada apenas como Maria W.  pelo jornal alemão, ele tinha conciência de que seu sonho de se tornar um capitão da Lufthansa – a companhia proprietária da Germanwings – e trabalhar em voos de longa distância jamais se realizaria.

Uma busca realizada na casa de Andreas Lubitz encontrou licenças médicas rasgadas. Segundo as licenças, ele não deveria trabalhar entre os dias 16 e 29 de março, o que inclui o dia do acidente. Lubitz tentava claramente esconder seus problemas médicos de seu empregador.(MSN)

Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

AAa71MF

Brasília – Depois de uma semana de indefinição, a presidente Dilma Rousseff bateu o martelo e escolheu o professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro para assumir o comando do Ministério da Educação (MEC).

Segundo o Estado apurou, Renato Janine já vem cuidando da transição na pasta com auxiliares do MEC. Janine Ribeiro foi diretor de avaliação da Capes entre 2004 e 2008, é doutor em filosofia pela USP e tem mestrado em filosofia pela Sorbonne.

Janine Ribeiro foi um dos primeiros nomes especulados para assumir o MEC quando se revelou a intenção de a presidente optar por um perfil de um educador, mais técnico, e não por um político para a pasta. Autor de 18 livros, ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de Ensaios, em 2001.

Sucessão. Renato Janine assume a vaga deixada pelo ex-governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), que pediu demissão do cargo depois de desavenças com o Congresso Nacional.

Logo depois da queda de Cid Gomes, internautas se mobilizaram em uma campanha para que Renato Janine fosse indicado para a pasta. “A indicação para o titular do MEC corre o risco de ser apenas política. Muito ruim para um país que tanto precisa de educação. Mas Dilma já demonstrou que deseja colocar no MEC um educador independente, vamos ajudá-la”, diz um dos textos publicado no Facebook.

A presidente Dilma Rousseff escolheu como lema de seu segundo mandato “Pátria Educadora” e pretende dar mais visibilidade às ações na área pelos próximos quatro anos.(MSN)

Indonésia rejeita recurso e execução de estrangeiros está mais próxima

AAa5gVC

A execução na Indonésia de estrangeiros condenados à morte, incluindo um brasileiro, está próxima, anunciou a Procuradoria Geral, depois que a Suprema Corte rejeitou o recurso de uma filipina. O porta-voz da procuradoria, Tony Spontana, respondeu de maneira afirmativa ao ser questionado se a rejeição do recurso significava que as execuções estavam próximas. “Claro que sim”, disse, antes de destacar que “ainda existem procedimentos em curso”. O porta-voz completou que a análise dos recursos apresentados por vários condenados acontece de maneira “bastante rápida”. “Esperamos o fim de todos os procedimentos de análise de recursos”, afirmou Spontana.

Os estrangeiros no corredor da morte incluem o brasileiro Rodrigo Gularte, os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, o francês Serge Atlaoui e o nigeriano Raheen Agbaje Salami. Os pedidos de indulto foram rejeitados e as execuções podem acontecer nos próximos dias. De acordo com Spontana, a Procuradoria Geral mantém o projeto de executar lista de condenados à morte ao mesmo tempo, apesar das pressões internacionais.

Os condenados foram defendidos por personalidades como o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, a ex-chefe de Estado suíça Ruth Dreifuss e o fundador do grupo Virgin, Richard Branson, que pediram o indulto ao presidente indonésio Joko Widodo. O presidente, que assumiu o poder em outubro, rejeitou todos os pedidos de clemência dos condenados à morte por narcotráfico, demonstrando inflexibilidade na questão. Pela primeira vez desde 2013, no dia 18 de janeiro foram executados na Indonésia seis condenados à morte, incluindo cinco estrangeiros, entre eles o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira.(MSN)

Novo ministro foi tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma

AAa6p2U

Duas vezes seguidas prefeito de Araraquara (SP) (entre 2001 e 2008), deputado estadual (2010-2014) e presidente do PT no Estado de São Paulo, Edinho Silva, indicado nesta sexta-feira, 27, para a Secretaria de Comunicação da Presidência, foi escolhido por Dilma para ser o coordenador financeiro da campanha da presidente à reeleição, em 2014. Em dezembro, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram com ressalvas as contas da petista. Ele desistiu de ser candidato a deputado, federal ou estadual, para assumir a tesouraria da campanha.

Edinho já foi presidente do partido em São Paulo e foi cotado para assumir a Autoridade Pública Olímpica (APO), consórcio formado pelos governos federal e fluminense e pela prefeitura do Rio que coordena as ações dos Jogos Olímpicos de 2016. O cargo está vago desde fevereiro com a saída do general Fernando Azevedo e Silva. Mas, diante da conflagração da base aliada no Congresso e de ameaças de retaliações, a avaliação do Planalto é que seu nome poderia ser rejeitado pelo Senado. A votação entre os senadores é secreta.

Diferentemente de Thomas Traumann, ministro anterior, que é jornalista, Edinho é sociólogo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara e tem mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele já foi office-boy, operário e atleta de base do time de futebol Ferroviária.

Dentro do PT é tratado como um articulador mais moderado, mas crítico, e conhecido pelo bom trânsito com o setor empresarial. Ele integra a corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no PT e a mesma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posse de Edinho Silva será na próxima terça-feira.

Copiloto tinha atestado médico para o dia da queda do avião

AAa5kwk

O copiloto do voo 4U-9525 da Germanwings, Andreas Lubitz, tinha um atestado médico para dispensa de serviço válido para o dia da queda da aeronave, afirmou nesta sexta-feira (27/03) a promotoria de Düsseldorf.

Segundo o porta-voz Ralf Herrenbrück, durante as buscas na residência do copiloto em Düsseldorf, os investigadores encontraram “documentos de teor médico” que indicam “uma doença existente e o correspondente tratamento médico”. Herrenbrück disse que se trata de atestados médicos atuais e rasgados, que cobrem também esta terça-feira, data da queda do avião.

A promotoria supõe que o copiloto, de 27 anos, tenha escondido uma doença do empregador e dos seus colegas, mas não disse qual poderia ser essa doença. Uma possível carta de despedida não foi encontrada, nem qualquer documento que indique algum tipo de motivação religiosa ou política para a queda do avião, atribuída pela promotoria de Marselha ao copiloto alemão. Investigadores vasculharam nesta quinta-feira as residências do piloto nas cidades de Düsseldorf e Montabaur, onde ele morava com os pais.

Tratamento psiquiátrico

Segundo o jornal alemão Bild, Lubitz teve há seis anos uma forte depressão e ficou durante um ano e meio em tratamento psiquiátrico, tendo interrompido por vários meses o seu curso de piloto, iniciado em 2008.

Problemas com depressão atrasaram sua formação, afirma o jornal. Por um período, ele teria até mesmo sido considerado inapto para pilotar aviões. Na conclusão do curso, em 2009, um surto de depressão aguda teria sido diagnosticado.

A ficha de Lubitz no órgão regulador alemão, o Luftfahrtbundesamt, contém a classificação SIC, que indica necessidade de controle médico permanente. Conforme o Bild, Lubitz continuava sendo continuamente acompanhado por um médico.

brasil: Bebê de oito meses morre após ser supostamente espancada pelo pai

RTEmagicC_02d707866a.jpg
Berço de onde pai alegou que criança caiu, segundo a polícia (Foto: TV Anhanguera)

Uma bebê de oito meses morreu na madrugada desta sexta-feira (27) depois de supostamente ser espancada pela pai. A menina deu entrada no Hospital de Urgências de Goiânia com um dos braços quebrados, traumatismo craniano e diversos hematomas pelo corpo. A pedido da Polícia Civil, o hospital informou que não passará informações sobre as causas da morte.

 A criança foi levada a um Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) na última quarta-feira (25) pelo pai, um homem de 23 anos, e pela mãe, uma adolescente de 14. Desconfiada da versão apresentada pelos pais para justificar os ferimentos, a equipe médica chamou o Conselho Tutelar, que acionou a Polícia Civil.

Como as lesões eram graves, a menina foi transferida para o Hospital de Urgências de Goiânia. Os policiais seguiram a criança e os pais dela até o local e lá prendeu o pai, suspeito de ser o autor da agressão. Em depoimento, ele alegou que deixou a filha cair no chão de maneira proposital e não negou que tenha agredido a criança. Por conta disso, ele segue preso na cadeia de Inhumas e deve responder por homicídio.

BAHIA: Suspeito de usar namorada como escudo segue em estado grave

RTEmagicC_escudohumano__1_.jpg
Cailane foi atingida na cabeça, no peito e nas pernas

O estado de saúde do homem suspeito de usar a namorada por escudo humano no município de Pojuca, Região Metropolitana de Salvador, é grave. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ednei França Santos, 19 anos, continua internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE) e segue entubado com ventilação mecânica.

 Ednei foi baleado no abdômen ao ser abordado por um grupo armado; a namorada, identificada como Cailane Sales, 16 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela foi atingida na cabeça, no peito e nas pernas. O crime aconteceu por volta das 0h30, na Rua da Vitória, próximo a um estádio de futebol.

Ainda de acordo com a polícia, o namorado da jovem foi abordado por dois homens armados ainda não identificados. Armados, os homens apontaram contra o rapaz e a namorada. Para se proteger, o jovem se escondeu atrás da namorada. Os suspeitos fugiram antes da chegada da polícia.
Edinei tem passagens pela polícia por envolvimento com o tráfico e estava foragido da delegacia. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com informações do Correio.

Vereador de Porto Seguro é preso em operação da PF

Vereador também atua como contador.
Vereador também atua como contador.

Agentes da Polícia Federal cumprem, nesta sexta-feira (27), 17 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Extremo Sul baiano, entre elas Porto Seguro, Itabela, Itamaraju e Teixeira de Freitas. A Operação Pacioli tem como objetivo desvendar crimes cometidos contra a Previdência Social.

A polícia informou que, durante a ação em Porto Seguro, o vereador Antônio Geraldo Ferreira Couto (PSB), o Geraldo Contador, de 52 anos, foi detido e está custodiado na sede da PF no município. Foram apreendidos documentos na casa do contador e também em um escritório de contabilidade que seria de sua propriedade.

Geraldo é técnico em contabildiade, mas, de acordo com a polícia, a função de vereador o impedia de atuar diretamente com contabilidade. *Informações do Radar64.

Aprovado estado de greve pelos docentes da UESC

wpid-img-20150325-wa0003-800x600

Os docentes da Uesc acabaram de aprovar a saída do indicativo e entrada da categoria em estado de greve, em assembleia realizada no CEU, na tarde desta quarta, 25. Os professores seguiram o que já havia sido decidido por outras instituições de ensino superior baianas, como os docentes da Uesb e Uefs

Com a decisão, os professores sinalizam grande insatisfação ao governo do estado e põe um pé na greve geral. Também foi aprovada paralisação para o próximo dia 08. Neste mesmo dia, os docentes decidiram ir até à Secretaria de Educação do Estado para levar as propostas salariais e para o fim dos cortes orçamentários. Em caso de negativa por parte do governo Rui Costa, os professores (Fonte: Blog de Ilhéus)

Professor da UESC é baleado em Ilhéus

Tiroteio

Ilhéus – Nesta quinta-feira (26/03), um professor da UESC, identificado como Paulo Sávio, foi baleado  no bairro Sapetinga. De acordo com informações policiais, tudo indica que o professor sofreu uma tentativa de assalto. A vítima foi alvejada no rosto, passa por uma pequena cirurgia e não  corre risco de morte. A polícia investiga o caso.(RadarNoticias)

Copiloto da Germanwings passou 6 meses em tratamento psiquiátrico, diz jornal

AAa4MjN
© Foto: Team Mueller/Reuters

A promotoria de Düsseldorf informou nesta sexta-feira que o copiloto que derrubou deliberadamente o avião da Germanwings tinha um atestado médico de dispensa de trabalho por doença que havia ocultado da companhia, assim como outros documentos que demonstravam que ele estava sob tratamento. Fontes da promotoria negou que tenha sido encontrado uma carta de despedida durante a revista realizada em sua casa.

O copiloto da Germanwings, que supostamente jogou de forma proposital o Airbus A320 nos Alpes franceses, esteve seis meses sob tratamento psiquiátrico antes de completar sua formação, afirmou nesta sexta-feira o jornal alemão ‘Bild’.

De acordo com o jornal, que cita como fontes ‘círculos da Lufthansa’, as razões pelas quais Andreas Lubitz, de 27 anos, interrompeu sua formação, em 2009, se deveram a uma grave depressão diagnosticada nesta época. A edição digital da revista ‘Der Spiegel’ afirma, além disso, que nas operações realizadas ontem durante horas nas duas casas do copiloto – a de seus pais e a própria, em Düsseldorf – foram apreendidos materiais que respaldam a tese dos transtornos psíquicos. A revista não apresenta, no entanto, mais detalhes sobre os materiais apreendidos.

O ‘grave episódio depressivo’ a que se refere o ‘Bild’ ficou constatado, segundo o jornal, na ata sobre o copiloto do departamento de tráfego aéreo alemão sob o código ‘SIC’, que se refere à necessidade de que sujeito em questão se submeta a ‘revisões médicas regulares’.

O fato de que o copiloto que causou a catástrofe aérea tenha interrompido durante um período relativamente longo sua formação na escola aérea da Lufthansa foi reconhecido ontem pelo presidente da companhia, Carsten Spohr. O próprio Spohr evitou, no entanto, especificar a que se deveu esta interrupção, alegando que está sob a prerrogativa da confidencialidade médica.

Lubitz começou sua aprendizagem aos 14 anos em um clube de aviação local e ingressou na escola de Brêmen da Lufthansa em 2007. Em 2009 interrompeu por alguns meses essa formação, que retomou posteriormente até ingressar na Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, em 2013. Spohr reforçou ontem que, tanto ao ingressar na escola como ao retomar e completar sua instrução, Lubitz passou pelos mais rigorosos exames, tanto físicos como mentais.

Ônibus escolar tomba e 10 alunos ficam feridos na Bahia

RTEmagicC_escolarirara.jpg

Um ônibus que fazia transporte escolar de alunos da rede municipal de Irará tombou no início da tarde desta quinta-feira (26) em uma estrada vicinal que liga a sede da cidade ao povoado de Caroaba, segundo a delegacia. Segundo a polícia, pelo menos dez alunos ficaram feridos. Todos os feridos sofreram lesões leves.

Eles foram socorridos para o Hospital Doutor Deraldo Miranda, onde já foram atendidos e liberados. O motorista foi identificado como Erivaldo Cerqueira Batista. Ele chegou a ajudar a retirar os alunos dos ônibus, mas depois fugiu do local a pé. As causas do acidente são investigadas. O trecho onde aconteceu o acidente é considerado muito perigoso.

No ano passado aconteceram dois acidentes envolvendo transporte escolar próximo ao ponto do acidente de hoje – o primeiro teve duas pessoas mortas. *Informações do Correio.

Advogado é preso com R$ 133 mil em notas roubadas

380x664xdinheiro.jpg.pagespeed.ic.68vtrDMC5p

Um advogado foi preso em flagrante com aproximadamente R$ 133 mil em notas roubadas no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na madrugada desta quinta-feira (26). De acordo com informações da Polícia Federal, com o homem, que é do Rio de Janeiro, foram encontradas diversas notas com manchas avermelhadas, característica típica de dinheiro roubado em caixas eletrônicos.

O mecanismo foi criado com o intuito de identificar notas que são roubadas dos caixas em explosões, já que com o impacto um dispositivo é acionado, espirrando tinta e, facilitando assim, a identificação das notas. O advogado foi preso e logo após liberado, mediantes pagamento de fiança. Ele irá responder por crime de receptação, perante a Justiça Estadual.Com informações do Bahia Noticias.