Ubaitaba Urgente

Após 14 anos, ‘Casa dos Artistas’ pode render processo de R$ 18 milhões ao SBT

AA9YNEN

Silvio Santos voltou de férias com uma grande conta para pagar no SBT. De acordo com o colunista Flávio Ricco, o STJ – Superior Tribunal de Justiça – negou um recurso para a emissora do dono do Baú em uma ação que a Rede Globo e a empresa holandesa Endemol Entertainment International B.V. movem contra a realização do programa ‘Casa dos Artistas’, exibido pelo SBT entre 2001 e 2004.

Ainda segundo o jornalista, o processo já transcorreu por todas as instâncias. Na decisão final, a justiça teria entendido que a ‘Casa dos Artistas’ seria um plágio do ‘Big Brother’, formato que o SBT teria conhecimento mas se recusou a comprar da Endemol, deixando a exclusividade do produto para a Rede Globo.

Em 2014, o valor calculado da indenização a ser paga era de R$ 17 milhões, mas agora, corrigido, pode estar na casa dos R$ 18 milhões. O departamento jurídico do SBT informou que aguarda ainda um recurso pendente. Silvio Santos, por sua vez, estaria preocupado mesmo é com o desempenho dos programas.

Após a sua volta das férias, o apresentador estaria se empenhando pessoalmente de cobrar resultados dos diretores das atrações. No último domingo (22), por exemplo, o empresário fez questão de fazer uma reunião de negócios com o seu braço-direito no SBT, Guilherme Stoliar, enquanto descansava no Jequitimar Guarujá Hotel acompanhado de sua esposa Iris Abravanel e das filhas Renata e Daniela. Segundo pessoas próximas ao dono do Baú, Silvio fez questão que o encontro entre todos fosse secreto.(MSN)

Apresentador de afiliada da Record faz comentários homofóbicos

© TV Atalaia
© TV Atalaia

Claudio Luiz, apresentador da edição sergipana do “Balanço Geral”, exibido na TV Atalaia – afiliada da Record em Aracaju -, fez declarações para lá de polêmicas sobre “Babilônia” – trama das 21h da TV Globo. Aparentemente irritado, o profissional ainda detonou Nathália Timberg e Fernanda Montenegro, que protagonizaram um beijo gay no folhetim. “Daqui a pouco vou falar de novo sobre um comentário que fiz na semana passada, sobre duas – velhas sem-vergonha -, que estavam se beijando na boca em rede nacional!”, disparou ao vivo.

O ‘desabafo’ aconteceu depois que o jornalista mostrou uma matéria em que duas meninas se beijavam em frente a um shopping. “Olha o que a televisão brasileira está fazendo com os nossos jovens”, disse. O âncora ainda destacou: “Não tenho nada contra. Falei e volto a repetir: tenho amigos homossexuais, trabalham comigo, podem frequentar minha mesa, mas eu não concordo com isso”.

Nas redes sociais, os comentários do jornalista foram duramente criticados. Os internautas chegaram a pedir a demissão de Claudio e um posicionamento da TV Atalaia acerca das declarações homofóbicas.(MSN)

Graça: ‘Petrobras merecia uma presidente mais eficiente do que eu’

imagens-do-dia-graca-foster-senado-20140415-012-size-598

Petrobras merecia uma presidente mais eficiente do que eu”, disse Graça Foster, que comandou a estatal e, nesta quinta-feira, presta depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga irregularidades na empresa. “Não estou fazendo demagogia. Não acredito na governança perfeita”, explicou.

Ela frisou que o sistema interno não detectou “ações externas”, referindo-se à corrupção na Petrobras, que também não foi encontrada por auditores nem pela ouvidoria. Graça ressaltou, contudo, que “deixou um embrião” na estatal. Na gestão dela, foi criada a diretoria de governança, risco e compliance para “assegurar que as pautas não representam cartel” e que um projeto básico de obras que seja bom o suficiente. “Eu acredito na melhoria da gestão”, completou.

Graça repetiu que participou apenas do fim do processo de aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo ela, dizer que um negócio foi ruim anos depois de a compra ser realizada é fácil. “O Conselho de Administração da Petrobras não teve todos os elementos para aprovar ou reprovar a refinaria. Faltaram elementos”, confirmou a ex-presidente da estatal.

Dilma

Questionada por parlamentares se ainda tem um sentimento de gratidão e fidelidade incondicional à presidente Dilma Rousseff, a ex-presidente da Petrobras Graça Foster respondeu que “certamente existe”.  Sobre os encontros entre as duas, Graça disse que informava só aumento da produção, aumento das descobertas, aumento da reserva. “Propina eu não conhecia. Corrupção eu não conhecia e eu não poderia conversar com ela sobre o que eu não conhecia”, disse.

A ex-presidente da estatal também negou que Dilma tenha orientado a não divulgar uma baixa contábil de R$ 88,6 bilhões no balanço da estatal referente às perdas com corrupção ligadas à operação Lava-Jato. “A presidente [Dilma] não disse para eu não mostrar e eu achei mais apropriado mostrar para o mercado”, disse.

Corrupção

A executiva afirmou ainda não poder dizer que a corrupção na estatal era “sistêmica nem generalizada”. “Tenho ouvido que [irregularidades] eram intensas até o ano de 2012. Depois disso é que esse suposto cartel se desfez. Não tenho nenhum indicador que tenha ocorrido isso na minha gestão na Petrobras [como presidente].  Era diretora [na época]. Mas não percebi tais praticas”, afirmou aos deputados da Comissão criada para investigar suposto esquema de corrupção na estatal. Para ela, diante das denúncias de irregularidades, “quem perdeu duplamente – tanto do ponto de vista moral como do ponto de vista econômico – foi a Petrobras”.

Fraude

Mais cedo, também na CPI, Graça afirmou que nunca soube, antes do resultado oficial, qual empresa venceria uma licitação. “O esquema de corrupção, no meu entendimento, com os dados que tenho hoje, se formou fora da Petrobras”, disse.

Também à CPI, o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli defendeu que os crimes investigados pela operação Lava-Jato são “um caso de polícia”, pois ex-dirigentes da empresa se organizavam fora da Petrobras com empreiteiras para obter benefícios no esquema de corrupção criado, lembrou o relator da Comissão, deputado Luís Sérgio (PT-RJ). Graça, então, apoiou a posição de Gabrielli.

“Eu jamais soube de um resultado […] até a hora em que os envelopes [das licitações] foram abertos”, alegou a ex-presidente da estatal. Ela observou ainda que a corrupção na estatal não foi descoberta pela empresa, nem por auditores, mas sim pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF).

Jean Wyllys protocola projeto de regulamentação do aborto

RTEmagicC_IMG-20150324-WA0000_01.jpg

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) protocolou nesta terça-feira o projeto de lei 882/2015, que trata da legalização do aborto. O texto determina que a interrupção da gravidez poderá ser realizada nas doze primeiras semanas, tanto pelo SUS quanto pela rede privada. Após a 12º semana, há outros casos previstos, como em situações de violência sexual ou de riscos à gestante ou ao bebê, desde que comprovados clinicamente.

– A interrupção voluntária da gravidez não deve ser tratada como um instrumento de controle de natalidade, mas um direito da mulher a decidir sobre seu corpo. E sua legalização deve ser encarada como uma decisão política de acabar com a morte de milhares de mulheres pobres que recorrem a cada ano ao aborto clandestino pela omissão do Estado – defendeu Wyllys.

O texto do projeto garante que o médico tem o direito de se recusar a realizar o procedimento abortivo se a prática for contrária à sua consciência. Entretanto, o profissional não pode ser recusar caso haja risco para a mulher ou um contexto de urgência.

Na justificativa do projeto, o parlamentar afirma que não há motivo “para que o aborto seguro seja ilegal e as mulheres que o praticam, bem como aqueles e aquelas que as assistem, sejam considerados criminosos ou criminosas (…) O único motivo para isso é a vontade de uma parcela do sistema político e das instituições religiosas de impor pela força suas crenças e preceitos morais ao conjunto da população, ferindo a laicidade do Estado”.

EDUCAÇÃO SEXUAL TAMBÉM EM PAUTA

Um dos pontos do projeto determina que o MEC deverá incluir no sistema educacional tópicos de educação reprodutiva, como métodos contraceptivos e prevenção de DST-HIV, abusos sexuais e gravidez indesejada. Ele cita, ainda, a aceitação e o reconhecimento da diversidade sexual.

O texto determina que a mulher que optar pelo aborto receberá informações acerca dos métodos de interrupção da gravidez, os serviços de saúde para a gestação e parto, e seus direitos trabalhistas vinculados à gravidez, por exemplo. Após cumprida esta etapa, o aborto deverá ser realizado em no máximo três dias.

NÚMEROS DO ABORTO

Na justificativa do PL, Wyllys afirma que há uma estimativa de que entre 729 mil e 1 milhão de abortos inseguros sejam realizados no Brasil anualmente. O texto também cita uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), segundo a qual uma em cada sete mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos já realizou ao menos uma interrupção voluntária da gravidez. “Na faixa etária de 35 a 39 anos a proporção é ainda maior, sendo que uma em cada cinco mulheres já fizeram pelo menos uma interrupção voluntária da gravidez ao longo da vida”, completa.

BARREIRA NA CÂMARA

O projeto deve encontrar dificuldade para ser aprovado no Congresso. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já se posicionou contra a votação de qualquer projeto de legalização do aborto no Brasil e declarou: “Vai ter que passar por cima do meu cadáver para votar”. – O presidente da Câmara dos Deputados disse que o aborto só seria discutido na Casa por cima do cadáver dele, então quero dizer ao presidente que hoje estou protocolando um PL que cria uma política pública de garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres para que o Congresso não continue passando por cima do cadáver de muitas delas – disse Wyllys.(O Globo)

.

Motorista linchado após acidente saiu para socorrer vizinho, diz família

Jovem foi enterrado na manhã desta quinta-feira, em Salvador (Foto: Henrique Mendes/G1)
Jovem foi enterrado na manhã desta quinta-feira, em Salvador (Foto: Henrique Mendes/G1)

O rapaz de 29 anos que foi morto a pedradas por moradores de rua após um acidente de trânsito em Salvador saiu de casa na madrugada de quarta-feira (25) para socorrer um vizinho que estava se sentindo mal e levá-lo a um hospital. A informação foi relatada por familiares e amigos, que participaram na manhã desta quinta (26) do enterro de Eliomar Saraiva de Araújo, que completaria 30 anos na próxima terça-feira (31).

O gesto de solidariedade de Eliomar, morador do bairro do Pau Miúdo, virou tragédia quando ele voltava sozinho do hospital onde deixou o vizinho, acompanhado de uma outra pessoa, e perdeu o controle do veículo na Rua Cônego Pereira, na Sete Portas. Eliomar atropelou dois moradores de rua. Um deles morreu na hora e o outro foi socorrido com ferimentos para um hospital.

morte_linchamento
Jovem de 29 anos foi linchado após atropelar moradores de rua (Foto: Reprodução/TV Bahia)

“É uma tragédia uma pessoa sair para dar um socorro, ser assassinado de uma forma tão violenta”, desabafou a prima Simone Sales. Familiares acreditam que Eliomar desceu do carro para prestar socorro às vítimas, quando foi agredido até a morte. “É uma pessoa muito prestativa. Jamais se negaria a dar socorro a ninguém”, contou outra prima, Liane Sales.

Muito abalado, o pai de Eliomar, Everaldo Araújo, ainda tenta compreender as razões de tragédia. “Estávamos dormindo e acordamos com os vizinhos falando o que aconteceu. Ficamos perdidos. Ainda não sabemos direito o que aconteceu”, relata. As causas que levaram o condutor a perder o controle do veículo ainda são desconhecidas.

Eliomar trabalhava há dois meses como polidor em uma concessionária de veículos seminovos na Avenida Barros Reis, perto do local onde aconteceu o acidente. O colega de trabalho, Orlando Maia esteve no sepultamento e lamentou a perda. “Era uma pessoa prestativa, assídua e competente”, pontuou. Eliomar era solteiro, não tinha filhos e morava na casa dos pais.A mãe de Eliomar, muito abalada, precisou ser amparada por familiares durante o cortejo fúnebre. “Os procedimentos iniciais foram adotados. Nossas equipes ainda continuam em campo para coletar dados de moradores de rua e de pessoas que tenham presenciado o crime”, disse o investigador, em entrevista ao G1.

MARAÚ: município comemora 77 anos de Emancipação Política

marau_logo

Na próxima segunda-feira, dia 30 de março,  o municipio de Maraú  comemora  os seus 77 anos de  Emancipação Politica. A Prefeitura de Maraú está organizando uma bellissima festa para celebrar o acontecimento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS  FESTEJOS ORGANIZADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL

Domingo (29/03)

Manhã – Jogos na quadra de esporte – torneio futsal masculino

15:00 hs – Apresentação das crianças do  Centro  de Convivência.

15:30 hs – Apresentação de Fanfaras  na Praça Central.

16:00 hs – Cortejo pela Cidade  Casa de Bonecos de Itacaré

18:00 hs – Show Musical – Banda S4 e Cia

21: 00 hs – Shou Musical – Benner  Show

Segunda-feira (30/03)

09:00 hs – Missa Solene

10:30 hs – Cerimônia Cívica –  Emanciação politica na Praça de Igreja com a presença de várias autoridades do município e  apersentação da Filarmônica Lira da Conceição.

11:00 hs – Inauguração da Escola do Quitungo.

Morre aos 86 anos em Salvador o escritor Hélio Pólvora, diz ALB

650x375_morte-escritor-helio-polvora-salvador-agora_1505489

Morreu na madrugada desta quinta-feira (26) o escritor, jornalista e crítico literário Hélio Pólvora. A informação foi confirmada pelo presidente da Academia de Letras da Bahia, Aramis Ribeiro Costa. Expoente da literatura nacional, o autor, natural de Itabuna, região sul da Bahia, lutava contra um câncer de pulmão há mais de um ano. Segundo Aramis Costa, ele morreu em casa. O corpo do escritor será cremado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, em solenidade marcada para 17h30 desta quinta-feira.

Hélio Pólvora era casado com Maria Pólvora Silva de Almeida. Ele deixa três filhos, Hélio e Raquel, frutos da união com Maria Pólvora, e uma filha (Fernanda), de união anterior. Entre os livros publicados estão os romances Inúteis Luas Obscenas (Casarão do Verbo, 2010) e Don Solidon (Casarão do Verbo, 2011), além dos livros Memorial de Outono (2005), Contos da Noite Fechada (2003) e “…de amor ainda se morre…” (2008).

“Ele morreu escrevendo. Um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Deixa um legado literário brasileiro importantíssimo. Nós perdemos uma glória da literatura nacional. Uma grande figura humana. Levou a vida toda trabalhando pela literatura e pela cultura. Um homem de inteligência e cultura fora do lugar. Foi uma perda irreparável para a cultura brasileira. Ele nunca parou de escrever”, disse Aramis Ribeiro Costa.

Para o poeta e integrante da Academia de Letras da Bahia, Luís Antônio Cajazeira Ramos, Hélio Pólvora é um dos contistas mais importantes da atualidade. “A Bahia perde a maior expressão das letras da atualidade. Sem dúvida, o maior contista, além de ser destacado como crítico, cronista, jornalista, editor e com uma longa militância na imprensa nacional. É o maior contista brasileiro da atualidade”, diz Cajazeira Ramos.

Biografia
Hélio Pólvora de Almeida nasceu em 1928, em Itabuna, na Bahia. Em 1953, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou por 30 anos. Nesse período, o escritor iniciou a carreira literária e atividade jornalística, que prosseguiram, depois de 1984, na Bahia (nas cidades de Itabuna, Ilhéus e Salvador).

A estreia literária ocorreu com a publicação Os Galos da Aurora (1958, reeditado em 2002, com texto definitivo). Mais de 25 títulos de obras de ficção e crítica literária, além de participação em dezenas de antologias nacionais e estrangeiras, foram publicados. Hélio Pólvora também possui contos traduzidos em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e holandês.

O escritor passou a morar em Salvador no ano de 1990. Eleito para a Cadeira 29 da Academia de Letras da Bahia, fez parte também da Academia de Letras do Brasil (sede em Brasília, DF), onde ocupa a cadeira 13, que tem como patrono Graciliano Ramos. Pertenceu ainda à Academia de Letras de Ilhéus. Hélio Pólvora atuava como cronista do jornal A Tarde há mais de oito anos.(G1)

Pelé diz que Neymar nunca será melhor do que ele: ‘Impossível’

AAa28pr

Alfredo di Stefano, Diego Maradona, Johan Cruijff, Lionel Messi… Pelé sempre diz que foi melhor do que essas estrelas do futebol quando é comparado com elas. O Rei seguiu a mesma linha ao ser questionado se Neymar um dia poderá ser melhor do que ele dentro de campo. Para o eterno camisa 10 do Santos, o astro do Barcelona e da atual Seleção Brasileira nunca será tomará o seu trono.

– Eu acho que para ser o novo rei, o novo Pelé, é impossível. Porque minha mãe e meu pai fecharam a fábrica. Eu acho que ele é um bom jogador, um excelente jovem jogador e que será uma grande estrela do futebol, sem dúvida – frisou Pelé em entrevista divulgada pelo site Goal.com.

Pelé também voltou a responder se teria destaque caso atuasse no futebol atual. Para isso, ele fez uma analogia pouco modesta com um dos maiores gênios da música em todos os tempos. – Se você perguntasse, Beethoven seria importante agora? É claro – respondeu Pelé.

Suspeito de esfaquear esposa e filho é preso dez anos após o crime; filha viu

foto

Um foragido da Justiça, suspeito de assassinar a mulher e o filho há dez anos em Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi preso pela polícia nesta quarta-feira (25) na cidade de Borrazópolis, no Norte do Estado do Paraná. O crime ocorreu em dezembro de 2005.

Antônio Belemer de Oliveira é suspeito de matar sua esposa, Vandira Ramos de Oliveira, à época com 34 anos, e seu filho, Alberto Ramos de Oliveira, que tinha 17 anos. Ambos foram mortos com múltiplos golpes de faca. Os corpos foram encontrados na cozinha da residência onde a família morava.

suspeito0A filha mais nova do casal, que tinha seis anos, teria visto o crime e contado a uma vizinha. Antônio fugiu do local de bicicleta e nunca mais havia sido visto. De acordo com o delegado de Borrazópolis, Antônio Belemer morava na cidade há oito anos, tinha formado uma nova família e levava uma vida pacata. A polícia chegou até ele por meio de uma denúncia anônima.

O suspeito está preso em uma cela anexa à Delegacia Sede de Faxinal, também no Paraná. Ainda não há previsão de quando ele será transferido para Peruíbe, onde o caso foi registrado e estava sendo investigado.(G1)

Ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, morre ao 89 anos no Rio

4063349_x360

O ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, de 89 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26). Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 3 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva.

Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que Loredo estava internado no hospital desde o dia 3 de fevereiro e que a partir do dia 13 foi mantido na Unidade Cardio Intensiva. “Loredo lutava há anos contra uma Doença Pulmunar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave e um Efisema Pulmunar”, disse o texto. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Apesar da idade, até dois anos atrás o humorista continuava trabalhando e usando as redes sociais para falar com os fãs e divulgar sua agenda de shows.

loredo1“Zé Bonitinho”, o perigote das mulheres, como o personagem de Loredo se apresentava nos esquetes de humorísticos, fez parte do enredo “Beleza pura?” da escola de samba União da Ilha, que teve como enredo a beleza em suas várias interpretações. “Zé Bonitinho” se achava um galã irresistível, sempre ajeitando a cabeleira com um pente enorme, tão grande quanto seus óculos escuros.

Jorge Loredo nasceu em 7 de maio de 1925 (completa 90 anos em 2015) foi criado em  Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A infância e a juventude foram marcadas por doenças graves para a época: aos 12 anos, com com osteomielite na perna, sofria de dores constantes. Aos 20 anos, com  tuberculose, foi internado num sanatório, situação que acabou por lhe abrir as portas para a carreira. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação para os palcos.

O personagem “Zé Bonitinho” foi criado por Loredo, inspirado num colega que se achava um grande galã. Loredo costumava imitá-lo nas festas, arrancando gargalhadas. “Zé Bonitinho” estreou na televisão em 1960 no programa “Noites Cariocas”, exibido pela extinta TV Rio, com os primeiros textos roteirizados por Chico Anysio.

Em 2010, ano em que completou 50 anos, “Zé Bonitinho” continuava na TV, no humorístico “A praça é nossa”. O irresistível “Zé Bonitinho” tinha bordões inesquecíveis, que Loredo repetiua com a voz impostada de um conquistador: “Câmera, close; microfone, please”, ou “Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz!”.

No final dos anos 50, Loredo já era famoso com o mendigo filósofo que interpretava na TV Rio no programa “Rio cinco para as cinco’ e depois na “A praça é nossa”, com Manoel de Nóbrega a quem o mendigo se apresentava com o bordão “Como vai, meu nobre colega?”. O personagem usava fraque e cartola, bem esfarrapados, monóculo e luvas. O figurino, segundo contava Loredo, foi tirado de um filme de Charles Laugthon que fazia o papel de um mendigo aristocrata.

O personagem surgiu por ideia de sua mãe, que na infância conhecera um mendigo elegante que ia à sua casa pedir comida, mas queria uma mesa montada na garagem com toalha de renda e tudo.

O mendigo filósofo fez tanto sucesso que Loredo teve como padrinho de casamento o ex-presidente Juscelino Kubistcheck. O que lhe valeu um bordão famoso. Ele terminava o quadro do mendigo dizendo: “Agora vou encontrar com aquele menino, o Juscelino…”.

Criou outros tipos: um italiano que não podia ver televisão porque queria quebrá-la, o profeta Saravabatana que andava com uma cobra que dava consultas a mulheres, e o professor de português que tinha a voz do Ary Barroso.(G1)

MPF abre inquérito para apurar dengue em 40 cidades do interior

dengue-vacina

O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar se as medidas de prevenção e combate à dengue são adequadas em 40 municípios da região de Jales, no norte do Estado de São Paulo. De acordo com nota divulgada nesta quarta-feira, 25, os municípios deverão informar ao MPF quantos casos suspeitos e confirmados da doença foram registrados em 2014 e 2015 e o eventual número de mortes, além dos índices de infestação pelo mosquito transmissor.

O procedimento também investigará se o tratamento dado aos pacientes é correto e, ainda, quanto de recursos cada município investiu nesses dois anos em ações contra a dengue. Há suspeita de que, em muitas cidades, a omissão dos órgãos públicos facilitou o avanço da doença. A região está entre as de maior incidência da dengue no Estado. Um terço dos municípios da região já convive com a epidemia.

Para os procuradores da República Carlos Alberto dos Rios Júnior e José Rubens Plates, que estão à frente do inquérito, é fundamental que os poderes públicos adotem um controle contínuo, em caráter emergencial, para reduzir os criadouros e atender os enfermos. Até a tarde desta quarta-feira, 25, os municípios não tinham sido notificados sobre o inquérito do MPF.

Nota do site: Espera-se que na Bahia o Ministério Público também tome essa iniciativa, pois, os municípios a titulo de Itabuna por exemplo, está negando que haja uma epidemia da doença. Saúde pública é dever do poder público e direito do cidadão!.

Califórnia inicia ação para frear referendo que propõe matar gays

AAa1nbv

O estado da Califórnia anunciou ações legais nesta quarta-feira para remover uma proposta de referendo que visa proibir a homossexualidade sob pena de morte. A proposta, que tem muito pouca chance de avançar (precisa de 360.000 assinaturas), foi apresentada pelo advogado Matthew McLaughlin, do gabinete do procurador-geral da Califórnia, oeste dos Estados Unidos, no mês passado. O “Ato de Supressão da Sodomia” sugere que os homossexuais “sejam executados com uma bala na cabeça, ou por outro método mais conveniente”.

Nesta quarta, a procuradora-geral Kamala Harris afirmou que está tomando as medidas legais necessárias para garantir que a proposta seja rejeitada. “Essa proposta não apenas ameaça a segurança pública como é claramente inconstitucional, totalmente condenável, e não tem lugar em uma sociedade civil”, disse a procuradora em pronunciamento. Harris disse que pediu ao Tribunal de Justiça da Califórnia que isente as autoridades de apreciar o pedido para convocar o referendo. “Se o tribunal não atender a esse pedido, meu escritório será forçado a apresentar uma proposta para legalizar a discriminação”, ressaltou a procuradora.

A Califórnia, assim como outros estados norte-americanos, normalmente convocam referendos simultâneos com outras eleições para tratar de várias questões. As iniciativas devem atingir um mínimo de assinaturas. A iniciativa de McLaughlin aponta que “o crime abominável contra a natureza conhecido como sodomia é um mal monstruoso que Deus Todo-Poderoso, doador da liberdade, nos ordena a eliminar, sob pena de nossa destruição total, assim como destruiu Sodoma e Gomorra”.

“Por isso, é melhor que os criminosos morram antes que todos nós sejamos mortos pela justa ira de Deus (…) e o povo da Califórnia pede sabiamente, no temor de Deus, para que qualquer um que voluntariamente toque outra pessoa do mesmo sexo para a gratificação sexual seja morto com uma bala na cabeça, ou qualquer outro método conveniente”, diz a proposta apresentada pelo advogado. Por lei, deve-se pagar uma taxa de US$ 200 dólares (cerca de R$ 600) para que a coleta de assinaturas seja iniciada, justificando a convocação de um referendo.

Diretor-presidente da Anvisa deixa o cargo

© Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
© Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O diretor-presidente em exercício da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jaime Oliveira, deixa o cargo nesta sexta-feira, 27, dois anos antes da conclusão do mandato. A decisão foi comunicada para integrantes de sua equipe em uma mensagem eletrônica nesta tarde. Os rumores de sua saída, no entanto, começaram a circular na sexta-feira passada. O presidente do Senado, Renan Calheiros, reivindica a indicação de um nome para uma vaga na diretoria da agência. Mas não se contenta com o posto. Quer que seu indicado seja alçado à presidência.

A saída vai facilitar as negociações políticas no governo. Oficialmente, a decisão de Oliveira foi tomada por questões pessoais. O Estado apurou, no entanto, que o afastamento foi provocado diante da insatisfação de Oliveira com o fato de que ele não seria confirmado como diretor presidente da agência. Oliveira esteve reunido na segunda, 23, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro. O ministro não se manifestou sobre o assunto. Afirmou que a nova indicação é tema da Presidência da República.

O diretor, que é formado em Direito pela Universidade de São Paulo, estava como interino no cargo desde outubro do ano passado, depois do fim do segundo mandato de Dirceu Barbano. Uma versão mais “técnica” para as trocas é a de que o ministro Arthur Chioro defendia para a presidência da agência um profissional ligado à área de saúde. Isso afastaria as críticas, que engrossaram nos últimos meses, da falta de um representante do setor de saúde. Atualmente são dois com formação em Direito e dois em Economia. Com a saída de Oliveira, ficam dois cargos vagos na agência.

Esta é a segunda vez desde a criação da agência, em 1999, que um diretor renuncia ao mandato. Gonzalo Vecina, o primeiro diretor da agência, saiu do cargo para mais tarde assumir a Secretaria de Saúde de São Paulo. Vecina havia assumido o posto na gestão do tucano José Serra e sua saída coincidiu com os primeiros meses do mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.(MSN)

Tarso Genro critica PT, governo Dilma e PMDB na questão das dívidas dos Estados

AA9YVML

O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Educação e da Justiça Tarso Genro (PT-RS) criticou nesta quarta-feira, 25, a “inércia” de seu partido e do governo Dilma Rousseff na questão das dívidas dos Estados e municípios. No Twitter, Genro afirmou que o PMDB, que controla o Congresso Nacional, tem projeto próprio e disse que a sigla deixou o governo federal sem alternativas. O PT, por outro lado, “emudeceu”, segundo o ex-governador.

“Reestruturação da dívida dos Estados é a determinação de lei duramente conquistada. Não fazê-la é obrigar os Estados a uma austeridade inviável”, escreveu. “O PT ficou inerte total e o PMDB, ‘aliado’ já com projeto próprio e claro, ‘esnucou’ o governo, na questão da dívida dos Estados”, acrescentou Genro, que foi ministro no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governador do Rio Grande do Sul de 2011 a 2014.

Genro concluiu: “Resultado: em face desta inércia, aliado ‘mui amigo’ desgasta governo que não reestrutura dívida e partido da presidenta que emudeceu”. Segundo ele, o desgaste do governo Dilma e do PT poderia ser resolvido com uma “concertação” com forças sociais e políticas que “não querem o quanto pior melhor”.

Nessa terça, a Câmara aprovou nessa terça-feira o projeto que dá 30 dias para a presidente Dilma Rousseff a regulamentar a lei que reduz a dívida de Estados e municípios, sancionada em novembro. Horas antes, em resposta à liminar judicial que permitia à cidade do Rio quitar a dívida já pela nova regra, a presidente afirmou que admitir essa despesa, em meio ao ajuste fiscal, seria em “inconsequente”. O texto com a exigência, aprovado até com aval do PT, seguiu para avaliação do Senado.

Thomas Traumann deixa a Secretaria de Comunicação Social da Presidência

AA9ZOfn

A presidente Dilma Rousseff aceitou hoje (25) o pedido de demissão do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Thomas Traumann.  “A presidenta agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz”, diz o texto divulgado pela Secretaria de Imprensa da Presidência. Não há informações sobre o substituto de Traumann na pasta.

Traumann é o terceiro ministro a sair do cargo depois que a presidente tomou posse do segundo mandato este ano. Deixaram o governo Marcelo Nery, ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, e Cid Gomes, ex-ministro da Educação. Nery foi substituído por Mangabeira Unger.

Avião foi ‘pulverizado’ e resgate pode levar uma semana, dizem autoridades

150325102045_destrocos_624x351_afp

As equipes que estiveram na região em que caiu o Airbus 320 da Germanwings na terça-feira disseram que os resgates estão sendo dificultados pelo fato de a aeronave ter se desintegrado em vários pedaços menores.

“Tudo foi pulverizado, não tem nada identificável. Não vemos nada, não podemos nem distinguir um avião”, afirma o tenente Eric Sapet, do grupo de montanha dos bombeiros dos Alpes-Marítimos. Segundo Sapet, há apenas alguns destroços de maior tamanho, entre eles o trem de pouso. As complicadas operações de busca foram retomadas nesta quarta-feira. O avião caiu em uma área íngreme a 2.000 metros de altura nos Alpes franceses, com acesso muito difícil.

150325095945_destrocos_624x351_afp

Tudo isso deve dificultar a recuperação e identificação dos corpos – todas as 150 pessoas que estavam a bordo do voo 4U 9525, que ia de Barcelona para Dusseldorf, na Alemanha, morreram. A polícia disse à agência de notícias AFP que as buscas devem durar pelo menos uma semana – e a operação para repatriar os corpos deve demorar ainda mais.

Policiais militares e bombeiros especializados em montanhas foram levados ao local da queda de helicóptero e estão trabalhando para deixar a área mais segura para que médicos legistas e especialistas em acidentes aéreos possam iniciar seus trabalhos. “A prioridade é garantir a segurança do local do acidente para que os investigadores possam vir em seguida”, afirmou Pierre-Henry Brandet, porta-voz do Ministério do Interior. Um “quartel-general” das operações foi montado no vilarejo de Seyne-les-Alpes, a 10 quilômetros do local da catástrofe.

Caixa-preta

Uma das caixas-pretas do Airbus A320 já chegou a Paris e, segundo o secretário francês dos Transportes, Alain Vidalies, deve começar a ser analisada na manhã desta quarta. Segundo o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, a caixa-preta encontrada “está danificada, mas pode ser analisada”. Esta caixa-preta é a que grava as conversas dos pilotos e os sons da cabine. Todos os aviões têm duas caixas-pretas, a que registra parâmetros técnicos do voo ainda não foi localizada. A análise da caixa-preta pode ajudar a determinar o que provocou o acidente.

A análise será feita pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que investiga acidentes da aviação civil. A ministra dos Transportes, Ségolène Royal, disse que a hipótese de ação terrorista “não é a privilegiada atualmente”. “Há uma concentração de destroços em um espaço de cerca de 1,5 hectare. É um espaço importante porque o choque foi violento, mas isso mostra que o avião muito provavelmente não explodiu (em voo)”, disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Vítimas

Além dos 67 alemães a bordo, entre eles dois cantores da Ópera de Dusseldorf, 16 estudantes e dois professores que faziam parte de um programa de intercâmbio, havia também dois australianos (uma mãe e seu filho), segundo o ministério das Relações Exteriores da Austrália.

O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Philip Hammond, disse nesta quarta que havia três passageiros britânicos no avião. Também estavam no voo passageiros da Turquia, Dinamarca, Holanda e Bélgica. O presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, são aguardados no local do acidente no início desta tarde.

Investigadores recuperam áudio de caixa-preta de avião que caiu na França

© REUTERS/BEA/Divulgação Caixa-preta de avião Airbus A320 da Germanwings
© REUTERS/BEA/Divulgação Caixa-preta de avião Airbus A320 da Germanwings

Investigadores que apuram as causas do acidente com um Airbus A320 nos Alpes franceses conseguiram extrair, nesta quarta-feira, áudio utilizável de uma caixa-preta recuperada no local do desastre, disse a agência francesa que investiga acidentes aéreos.

“Conseguimos recuperar um arquivo com dados de áudio que pode ser usado”, disse o membro da agência Remi Jouty em entrevista coletiva, acrescentando que ainda é cedo para se tirar conclusões sobre as causas do acidente.

“Será realizado um trabalho detalhado com o arquivo para entender, interpretar as vozes e sons que puderem ser ouvidos no arquivo”, afirmou, acrescentando esperar ter mais análises sobre as vozes em “questão de dias”.

Governo estuda aumentar impostos sobre vinhos e uísques, diz jornal

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.LyiMasgEIP

A equipe econômica da presidente Dilma Rousseff (PT) estaria estudando formas para aumentar a tributação sobre o setor de bebidas quentes, que engloba uísques, vinhos e vodca. Segundo informações do jornal O Globo, este seria mais um esforço do governo petista para aumentar a arrecadação e contribuir no comprimento da meta de superávit primário de 2015, estimada em 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Em maio deste ano, entra em vigor o aumento de impostos sobre refrigerantes e cervejas, aprovado em 2014 e que deve elevar o preço das bebidas frias. Ainda segundo a publicação, além de buscar o cumprimento da meta fiscal, o governo também quer corrigir distorções no mercado nacional detectadas pela Receita Federal, através da cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre os lucros de multinacionais, que atualmente são auferidos no Brasil e remetidos para outros países.(BahiaNoticias)

Nilo revoga criação da verba de R$ 60 mil para cargos

650x375_marcelo-nilo_1505093

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT) decidiu revogar, nesta terça-feira, 24, a resolução que criava verba de R$ 60,6 mil por mês para os cargos de ouvidor, corregedor e procurador parlamentar da Casa, que são ocupados por deputados.  O recuo ocorreu após a repercussão negativa de matéria sobre o assunto, publicada na edição desta terça do jornal A TARDE.

Nesta terça pela manhã, Nilo se reuniu com os integrantes da mesa diretora da Assembleia (formada por quatro vice-presidentes e quatro secretários) e propôs a revogação da medida, o que foi acatado pelos membros. Caso fosse mantida, a medida iria aumentar as despesas da Assembleia em R$ 181,8 mil por mês e R$ 2,181 milhões por ano.

Somente em 2015 o Legislativo iria precisar de R$ 1,818 milhão com o pagamento dessa verba (dez meses entre março e dezembro). O orçamento anual do Legislativo estadual gira em torno de R$ 450 milhões.

Pão vai aumentar ainda mais em abril, dizem fabricantes

RTEmagicC_4c13254a72.jpg
Foto: Arquivo CORREIO

O pãozinho de todas as manhãs deverá ficar mais salgado no mês que vem. O preço do pão deverá subir até 12% em abril, de acordo com entidades que representam os fabricantes do setor, em razão das recentes altas do dólar e da energia elétrica. Nos últimos 12 meses, o pão subiu 5,40%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial. Apenas em fevereiro, a alta foi de 1,23%.

O dólar cotado acima dos R$ 3 – moeda base para a compra do trigo importado – e o aumento nas tarifas de energia elétrica forçam o custo da indústria, que logo deverá repassar o aumento ao consumidor, afirmam fabricantes.

“A energia elétrica representa  14% do custo da fabricação de pães e a farinha de trigo, 33%. O preço final pode ter um aumento entre 8% e 12%, deixando claro que cada empresa tem a sua planilha e a decisão de como lidar com o aumento na produção”, afirma José Batista de Oliveira, presidente da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) -que representa os fabricantes do pão francês.

Para Oliveira, cada padaria ou supermercado deverá estudar o preço para continuar competitivo e não diminuir a participação do consumo do pão no país. “Quando você aumenta o preço, naturalmente, você inibe o consumo. O nosso aconselhamento, como entidade, é que a empresa faça o máximo para transferir o mínimo para o consumidor final”, diz.

Os produtores de pães industrializados também já calculam os custos e o quanto deverá ser repassado ao varejista. Os pães que passam pela indústria chegam a 10% do consumo total, de acordo com a Abimapi (Associação Brasileira de Indústrias de Biscoito, Massas, Pães e Bolos industrializados). A entidade que representa o setor afirma que o aumento para este tipo de pão deverá ficar em 8%.(Correio24Horas)