Ônibus do transporte coletivo, que faz a linha Banco do Pedro-Ilhéus, capotou próximo a Banco do Pedro, distrito de Ilhéus. Não houve feridos, apenas danos materiais. Este acidente, chama a atenção das autoridades, para o péssimo estado em que se encontram as estradas vicinais de Ilhéus. Com informações do RBN.
Salvador: Sargento da PM é morto ao reagir a assalto
Um sargento da reserva da Polícia Militar foi morto após reagir a um assalto na noite de quinta-feira (9), na entrada do bairro de Jardim Valéria, em Salvador. Esta é a segunda ocorrência envolvendo policiais no mesmo dia. Em Jacobina, um policial civil foi morto dentro de um bar. Ele também teria reagido ao assalto. Segundo informações da Central de Polícias (Centel), o sargento da reserva da PM foi abordado por dois suspeitos que tentaram roubar o carro dele, na região de Jardim Valéria. Ao reagir, o policial foi atingido nas costas e no abdômen e teve a arma levada. O veículo da vítima não foi roubado. Ainda de acordo com a Centel, o sargento chegou a ser socorrido por policiais e encaminhado para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu. Não há informações sobre o enterro da vítima. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito foi preso. *Com informações do G1.
Dário Meira: Casa do presidente da Câmara é atingida por tiros

A casa do presidente da Câmara de Dário Meira, no sudoeste da Bahia, foi alvo de um atentado de criminosos, segundo informou a PM à reportagem do Giro. De acordo com informações colhidas pela reportagem, os indivíduos atiraram duas vezes contra a janela da casa do vereador, localizada no centro da cidade. O atentado teria ocorrido durante a madrugada desta sexta-feira (10). Segundo uma testemunha, dois homens desceram de um veículo Saveiro, de cor branca, e um deles teria efetuado os disparos de uma arma de grosso calibre. No momento dos tiros, o vereador e família estavam dormindo. Ninguém ficou ferido. Os criminosos fugiram no veículo sentido ao distrito de Ibitupã. A polícia Civil irá realizar uma perícia no local ainda nesta sexta-feira (10). No dia 16 de março deste ano, três homens foram presos acusados de roubar vários objetos na casa do edil. A polícia investiga se o atentado dessa madrugada tem relação com a prisão desses indivíduos. O vereador não foi localizado pela nossa reportagem para comentar o assunto. Com informações do Giro em Ipiaú.
Brasil: Luiz Argôlo e outros seis são presos na nova fase da Operação Lava Jato

O ex-deputado federal baiano Luiz Argôlo (ex-PP e hoje Solidariedade-BA) é uma das sete pessoas que foram presas pela Polícia Federal manhã desta sexta-feira (10), na 11ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras. A fase tem como foco crimes relacionados a três grupos de ex-agentes políticos após o envio de inquéritos que estavam no STF (Supremo Tribunal Federal). Além de Argôlo, foram presos o ex-deputado André Vargas (DF) e seu irmão, Leoon, Pedro Correia, que já cumpre prisão pelo mensalão do PT, Ivan Mernon da Silva Torres, Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo, e Ricardo Hoffmann, que é diretor de uma agência de publicidade. Todos os presos serão levados para a superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Intitulada “A origem”, a nova etapa da Lava Jato tem ações em andamento nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e no Distrito Federal.
Jacobina: Policial civil morre em troca de tiros com assaltantes

Um policial civil foi morto a tiros em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, na noite desta quinta-feira (9). De acordo com o site Notícia Livre, o policial civil Francisco Gilberto Portela de Melo, o Chicão, reagiu a uma tentativa de assalto quando estava em um bar, no bairro Jacobina II. Dois bandidos teriam chegado ao local, após tomar uma moto de assalto no mesmo bairro, e com armas em punho tentaram render o policial, que reagiu. Na troca de tiros, um dos bandidos foi alvejado e morto no local. Depois dos disparos, o policial foi socorrido para a Clínica Santa Bárbara, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia continua as buscas ao segundo criminoso que ainda está foragido. Com informações do Bahia Noticias.
Mundo: Criatura estranha é capturada na Ásia
Uma criatura semelhante a um urso foi capturado após dois meses de buscas em uma plantação de Sarawak, na ilha de Bornéu, em uma região da Ásia. De acordo com a o jornal local, Borneo Post o animal foi levado para um centro de vida selvagem em Kuching, onde veterinários trabalham para confirmar de que espécie de urso se trata e porque ele está doente e sem pelos.
A Sarawak Forestry Corporation já havia se pronunciado dizendo que o animal seria um urso-malaio. O urso-malaio, ou urso-do-sol, vive em florestas da Ásia. Ele é o menor entre a família dos ursos.
Tecnologia: Nissan introduz tecnologia que detecta quando motorista dorme ao volante
A Nissan introduziu uma nova tecnologia durante o Salão de Automóveis de Nova York nesta semana que pretende revolucionar a segurança na direção. O dispositivo detecta se o motorista não está prestando atenção na estrada, ou seja, prestes a adormecer. Um alerta é acionado no monitor caso detecte algum movimento estranho – ou a falta de dele. Isso porque o carro aprende os hábitos de direção do motorista, como por exemplo, como ele segura o volante. O sistema será adicionado ao Nissan Murano 2015 e no Nissan Maxima 2016, carro esportivo recém-anunciado pela marca.
Cuidados com seu veículo: Veja como fazer corretamente o rodízio de pneus
Está no manual do veículo, mas poucos fazem: o rodízio garante mais tempo de uso para os pneus do carro – e até economiza combustível. Depende de cada fabricante, mas, em geral, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou de 6 em 6 meses, diz Anderson Leal, gerente da Excelsior Pneus.
“Os pneus da frente são os que tracionam, viram e freiam. Os de trás não sofrem nada disso”, explica. Então, a troca em paralelo (o pneu de trás da direita vem para a frente da direita e vice-versa) – a mais comum – serve para garantir um desgaste por igual das peças e aumentar a vida útil dos pneus. Isso muda no caso de carros com tração 4×4 ou o desenho do pneu. Por isso é importante procurar uma empresa especializada.
O rodízio vai sendo feito no prazo estabelecido até que chega a hora da troca definitiva dos pneus. Mas é importante lembrar que, a cada mudança, deve ser feita a geometria e o balanceamento do veículo. “Isso garante que os pneus ficarão sempre alinhados”, diz.
Redes Sociais: Usuários processam Facebook na Áustria
Um grupo de 25 mil usuários do Facebook entrou nesta quinta-feira (09/04) com uma ação coletiva em um tribunal de Viena, na Áustria, contra a rede social. Os autores da medida acusam a empresa americana de uso ilegal de dados pessoais. O processo é um dos maiores já instaurado contra o Facebook, que possui cerca de 1,4 bilhão de usuários ativos. A ação foi aberta formalmente pelo advogado austríaco Max Schrems.
O grupo exige da empresa uma indenização de 500 euros por pessoa e acusa a rede social de participar do programa de espionagem Prism, da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). “Pedimos ao Facebook que termine com sua vigilância maciça, que tenha uma política de proteção da vida privada compreensível, e que pare de recolher dados de pessoas que nem sequer têm conta da rede social”, disse Schrems.
O Facebook, por sua vez, afirma que não há bases legais para esse tipo de recurso na Áustria. “Essa ação é inadmissível tanto na forma, quando no conteúdo”, rebateram os advogados da empresa americana que alegam que Schrems está agindo movido por interesses financeiros e comerciais.
A juíza responsável pelo recurso deve demorar pelo menos três semanas para decidir sobre a questão da jurisdição. Caso decida que o tribunal não tem competência nesse setor, Schrems planeja apelar da decisão em cortes superiores. Além dos 25 mil usuários do grupo, há 55 mil interessados em entrar no processo, segundo o jurista austríaco. A maioria deles vive em países europeus, mas há também asiáticos, latino-americanos e australianos.(MSN)
LinkedIn compra site educativo lynda.com por US$ 1,5 bilhão
A rede social de contatos profissionais americana LinkedIn anunciou nesta quinta-feira a compra do site de cursos online lynda.com por um valor em torno do 1,5 bilhão de dólares.
“A missão do LinkedIn e a missão do lynda.com são muito similares. As empresas tentam ajudar os profissionais a serem melhor no que fazem”, declarou Jeff Weiner, diretor executivo do LinkedIn. A transação terá 52% pagos em efetivo e 48% em ações, e se espera que seja concluída antes do final de junho.
Esporte: Patrocínio da Crefisa a árbitros do Paulista é ilegal
Nesta quinta-feira, a FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou que a operadora de crédito Crefisa irá patrocinar os árbitros do Paulistão na fase de mata-matas, pagando assim as despesas. O problema é que, segundo o estatuto da Fifa, isso é ilegal. De acordo com o Regulamento de Organização de Arbitragem da entidade máxima do futebol, é permitido a exibição de marcas nas camisas dos juízes. No entanto, apenas se não houver conflito de interesses.
“Anúncios de patrocinadores nas camisas de árbitros serão permitidos somente se não criarem conflitos de interesses com nenhum dos times participantes. Caso isso aconteça, o árbitro não deve utilizar nenhum anúncio na camisa”, diz trecho do artigo 15 do regulamento.
Além disso, a entidade máxima só permite que patrocinadores sejam expostos nas mangas das camisas dos juízes. No caso, a marca da Crefisa seria colocada na frente o uniforme, o que também não entre em acordo com o artigo 15.
“A publicidade é permitida somente nas mangas das camisetas […]. A parte dianteira da camisa é reservada apenas para escudos oficiais e emblema da associação membra, e não deve ter nenhum tipo de publicidade. É proibido também colocar publicidade na parte dorsal da camisa”, escreve a organização.
Além disso, a Fifa veta marcas de cigarros, bebidas alcóolicas e cassinos nos uniformes dos árbitros, assim como slogans políticos ou religiosos. O ESPN.com.br entrou em contato com o departamento de marketing da FPF, que informou que a Federação irá se posicionar sobre a situação por meio de comunicado a ser divulgado mais tarde por sua assessoria de imprensa.
O presidente da comissão de arbitragem, Coronel Marcos Marinho, no entanto, entende a situação de forma diferente e diz que não vai voltar atrás. “Não tem nada a ver. Isso não importa. Não importa que eles sejam patrocinadores do Palmeiras também. Eu confio nos meus árbitros e isso não vai prejudicar em nada as decisões. Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra”, disse, em contato com a reportagem.
“A Fifa manda e organiza os campeonatos dela. A Federação Paulista tem seu próprio regulamento, seu próprio jeito de agir e suas próprias regras. A Fifa faz o que quiser com os campeonatos dela, com os da Federação Paulista é a gente que resolve. Não vamos voltar atrás, não há nenhuma possibilidade”, completou.
O ESPN.com.br também entrou em contato com a Crefisa e, que informou, por e-mail, que a operadora de crédito “não se manifestará a esse respeito”. *colaboraram Camila Mattoso e Antônio Strini, do ESPN.com.br
‘Babilônia’ muda logo para combater campanha religiosa feita contra a novela
A novela “Babilônia”, da Globo, segue com reformulações na tentativa de agradar o público. Depois de decidir mudar o rumo da personagem de Sophie Charlotte, que inicialmente seria prostituta, agora o folhetim alterou o logo, o símbolo da novela mostrado nas vinhetas de abertura.
A cor da letra que antes era vermelho, passou a ser branca. A mudança, segundo a colunista Patricia Kogut, do jornal “O Globo” desta quinta-feira (9), foi realizada para driblar uma campanha religiosa que tem sido feita contra a novela.
Autor explica mudança em novela: ‘Mostrar aliciamento não é permitido’
Inicialmente, Sophie Charlotte entrou na história sabendo que sua personagem se envolveria no mundo da prostituição, e que seria agenciada por Murilo, papel de Bruno Gagliasso. Mas o folhetim precisou sofrer reajustes por causa da classificação indicativa na novela e também devido a críticas do público mais conservador. Para grupos moderados, a história que envolve o universo da prostituição faz mal à família brasileira e, por isso, deveria ser classificada como imprópria para menores de 14 anos.
Em entrevista, o coatuor Ricardo Linhares, que divide a autoria do folhetim com Gilberto Braga e João Ximenes Braga, explicou que a alteração se restringe à proibição do conteúdo da trama no horário em que a novela é exibida.
“O trabalho de prostituição pode ser mostrado, como no caso de Helô, Bebel e Morena. Helô não está sendo explorada, manipulada para fazer algo que não quer. Mas a ingenuidade de Alice estava sendo explorada por um aproveitador. Mostrar o aliciamento não é permitido no horário. A exploração é crime”, explicou Linhares, em conversa com o jornal “Extra”.
Sophie Charlotte comenta alteração de personagem: ‘Obra aberta’ Com a readequação da personagem de Sophie Charlotte, Alice pode se tornar a grande mocinha de “Babilônia”, já que Regina (Camila Pitanga) não teve uma aceitação do público. Na história, ela se envolve com Vinícius (Thiago Fragoso), mas se decepciona ao descobrir que o namorado é casado.
Em entrevista, Sophie comentou a alteração de sua personagem e declarou estar à disposição do seu papel. “A novela é uma obra aberta e nós estamos a serviço da trama. Comparando com tabuleiro de xadrez, por exemplo, eu estou ali à disposição, na hora que precisar fazer a jogada, dependendo da jogada do público, eu mudo uma estratégia ou outra”, contou à revista “Marie Claire”.
Ricardo Linhares também adiantou que Alice, que já se envolveu com o caferão, mas brigou com ele, não tinha o perfil para se interessar em fazer programas. “A essência de Alice não mudou. Ela nunca teve vocação para essa vida, estava sendo empurrada. Agora, Alice dirá não”, completou ele. Nos próximos capítulos, porém, o agenciador de mulheres, Murilo, vai tentar convencer Regina a se prostituir.
Ibirataia: Cidade está suja, sucateada e mal administrada pelo Prefeito Marcos Aurélio

A gestão do prefeito Marcos Aurélio (PP), não vem agradando a população de Ibirataia. A cidade está escura, suja e com sinais de completo abandono.



O comercio vem enfrentando uma de suas maiores crises financeiras, até parece que o dinheiro não vem circulando na cidade. As estradas e zona rural também foram abandonadas pela atual gestão. Os prédios públicos estão todos sucateados.


“Esse prefeito ainda não disse pra que veio, o negócio dele mesmo é comprar cacau, precisamos de um prefeito que invista em nossa cidade, que cuide do povo, que não abandone a educação e que não abandone a saúde”, disse um morador revolto com a gestão do prefeito Marcos Aurélio.

Vídeo: Ônibus da “Aguia Branca” quase atropela homem em rua alagada de Salvador

A chuva torrencial que atingiu Salvador na manhã desta quinta-feira (9) provocou cenas perigosas para moradores. No bairro do Costa Azul, um leitor do Bahia Notícias registrou a tentativa de um ônibus romper com as ruas alagadas e, por sorte do destino, passar ao lado de um morador que tentava atravessar a rua Arthur de Azevedo Machado. Felizmente, o homem atingido pelas ondas provocadas pelo ônibus, nas proximidades do shopping Costa Azul, saiu andando após o susto:
Coroa Vermelha: Morte de índia motiva fechamento da BR-367

Índios de uma aldeia pataxó interditaram a BR-367, em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, na manhã desta quinta-feira (09/04). É um protesto pela morte da índia Ana Paula Rodrigues Machado Pataxó, de 29 anos. O corpo dela foi encontrado em uma calçada no bairro Quinto Centenário. Segundo o delegado Wendel Ferreira, a indígena foi assassinada com vários tiros na cabeça, por volta das 2h da madrugada. Para o delegado, o homicídio não tem relação com nenhuma facção criminosa. Conforme ele, o crime foi cometido por um homem que manteve uma relação ocasional com a índia, pois, ao lado do corpo, foi encontrado um preservativo. “A bermuda da índia estava baixada e a calcinha podia ser vista”, frisa o delegado. De acordo com Wendel Ferreira, ainda não se sabe o motivo que teria levado o homem a atirar em Ana Paula Pataxó.

A perícia pode comprovar se houve relação sexual ou se a vítima sofreu outro tipo de violência antes de ser morta. A índia morava na aldeia de Coroa Vermelha, era solteira e deixa três filhos pequenos. O delegado já começou a ouvir algumas testemunhas. Projéteis encontrados ao lado do corpo foram recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica. A polícia está no local negociando a liberação da pista com os índios, que pedem que o assassino seja preso. Com informações do Radar 64.
Barata e alucinógena, nova droga ‘flakka’ preocupa autoridades nos EUA

Policiais de uma delegacia no Estado americano da Flórida perceberam que alguma coisa estava muito errada quando um homem tentou derrubar a porta de vidro na entrada do prédio, dizendo estar fugindo de furacões. Naquela mesma semana, em outros pontos do Estado, situações semelhantes ocorreram: numa delas, um homem acabou empalado por uma grade enquanto tentava escapar de assassinos.
Todos imaginários, assim como os furacões. Os dois homens tinham consumido flakka, o nome dado a uma série de drogas sintéticas alucinógenas que está se popularizando nas ruas do Estado. Ela é uma versão sintética da catinona, um estimulante similar à anfetamina, que causa excitação e euforia.
A flakka pode ser injetada, inalada, ingerida ou fumada. Alguns usuários a combinam com outras drogas, como a maconha, ou produtos farmacêuticos. “Trata-se de um poderoso estimulante que se vende nas ruas por apenas US$ 5 a dose”, explica James Hall, pesquisador da Universidade de Nova Southeastern, na Flórida.
E uma pequena dose já causa alterações nos batimentos cardíacos e mudanças comportamentais como agressividade e psicose. Em alguns casos, a droga pode até matar. De acordo com o DEA, a agência antidrogas americana, 132 pessoas morreram em 2013 no Estado em casos relacionados ao consumo de flakka. Em 31 deles, a droga foi considerada a causa direta da morte.
Delírios
Histórias de alucinações como as descritas anteriormente são cada vez mais frequentes, de acordo com as autoridades americanas. Há preocupação especial com os efeitos do consumo da flakka no corpo do usuário. “O corpo entra em estado de hipertermia, e alcança temperaturas extremas de mais de 40 graus. O indivíduo fica psicótico e na maioria das vezes rasga as roupas. Corre por toda parte e atua violentamente por causa das alucinações”, explica Hall. “Essas pessoas desenvolvem grande força por causa da adrenalina, e precisam ser controladas por quatro ou cinco policiais. Uma vez controlados há grande risco de morte, e por isso precisam de atenção médica imediata”.
Hall alerta que outro grande risco é a falta de informações sobre a droga, sobre sua dosagem ou mesmo sua combinação com outras drogas, como o MDMA, também conhecido como ecstasy. “É muito perigoso. Estamos falando de uma droga de doses muito específicas e muitas vezes nem o vendedor nem o consumidor sabem o quanto estão consumindo. Às vezes aflakka é vendida como se fosse MDMA”. Também preocupa o fato de a flakka ser um tipo de estimulante mais poderoso e viciante que outras drogas. “O vício é ótimo para o negócio (do tráfico). E a flakka é de uso compulsivo”, explica Hall.
E apesar de haver diversas estatísticas sobre a presença da flakka na Flórida, o especialista acredita que sua difusão geográfica é muito mais ampla. Segundo ele, autoridades europeias recentemente confiscaram um carregamento de mais de uma tonelada da droga.(MSN)
Homem solta ratos no plenário e tumultua início do depoimento de Vaccari
Logo após o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, chegar, nesta manhã (9), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, um homem soltou ratos no plenário. O ato causou tumulto e alguns deputados pediram o cancelamento dos trabalhos. O homem foi detido pela Polícia Legislativa e os ratos recolhidos. Vaccari iniciou já iniciou o depoimento com a apresentação de um power point.
O tesoureiro é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, afirmaram que Vaccari intermediou doações de propina em contratos com fornecedores da Petrobras. O dinheiro seria usado para financiar campanhas políticas.
Segundo a denúncia apresentada à Justiça Federal pelo Ministério Público Federal, no Paraná, Vaccari participou de reuniões com o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque nas quais eram acertados os valores de propina que seriam transferidos ao PT como doações legais. O tesoureiro do PT nega as acusações e diz que todas as doações foram feitas de forma legal, registradas no Tribunal Superior Eleitoral. Editor Marcos Chagas
Brasil: Servidor da Câmara distribui panfletos contra Dilma na CPI da Petrobrás
Um homem com crachá de servidor da Câmara dos Deputados distribuiu na manhã desta quinta-feira, 9, no plenário da CPI da Petrobrás dois panfletos críticos ao PT e à presidente Dilma Rousseff. Não foi possível identificar o servidor, que disse estar a serviço do movimento Brasil Livre, um dos responsáveis por organizar as manifestações de 15 de março e do próximo domingo, 12. No primeiro papel, diante de um fundo roxo há uma montagem do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que prestará depoimento nesta manhã. Na imagem, Vaccari aparece vestido como uma senhora idosa erguendo o dedo do meio. No material, há ainda uma frase da presidente Dilma: “Ela (a corrupção) é uma senhora bastante idosa em nosso País, tanto que não poupa ninguém (…) O dinheiro tem esse poder de corromper”. No outro panfleto, verde, com a logomarca da Petrobrás e do óleo para automóveis Lubrax, há os textos “Fórmula 171”, em alusão ao número do artigo do Código Penal que versa sobre estelionato. O folder também diz “Lubrifica a corrupção, caixa 2 e a propina”.
Bahia: Ônibus com mais de 30 trabalhadores cai em ribanceira na BR-101; um morre

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 5h30, no km 902, da BR-101. Ainda segundo a PRF, a queda do veículo pode ter acontecido após uma saída de pista durante uma curva; ele seguia em direção ao distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa. Ainda não há informações sobre o número exatos de feridos. Não chovia no momento. Após o acidente, os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O estado de saúde deles é desconhecido. O corpo do trabalhador que morreu no acidente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas.














