Prefeita Gracinha Viana deseja a todos “Feliz Natal”
Redação Ubaitaba Urgente
No início desta semana a prefeita de Maraú Gracinha Viana (PP) se reuniu com sua equipe de governo e decidiu pagar antes do Natal, o salário de todos os funcionários contratados e o 13ª de todos os funcionários efetivos da prefeitura municipal de Maraú. O pagamento do 13ª vem sendo planejado desde o início do mandato da Prefeita Gracinha para que pudesse ser pago em dia, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo município, com a queda nos repasses do FPM pelo Governo Federal, e o caos deixado no município pela antiga gestão. “Mesmo com a queda do FPM e todos os problemas encontrados, estamos conseguindo pagar o décimo aos efetivos e o salário dos contratados antes do Natal. Isso é importante para o desenvolvimento do comércio no município. Gostaria de ressaltar que jamais deixaria de pagar o décimo terceiro, estamos cumprindo o nosso compromisso com a população”, disse a prefeito Gracinha Viana.
Deadson foi preso ao ser flagrado portando um revólver.32
Uma operação da Polícia Civil desencadeada nesta quinta-feira (19) no distrito de Trancoso, para cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz da Vara Crime de Porto Seguro, resultou na prisão de dois homens e uma mulher e na apreensão de dois adolescentes.
Oriomarques, vulgo “Galego” ou “Inho”, e Tamires Candido de Jesus
Durante a ação, Deadson Argolo de Souza foi preso ao ser flagrado portando um revólver calibre.32, municiado, e uma bucha de maconha. Também foram detidos Oriomarques de Jesus Queiroz, vulgo “Galego” ou “Inho”, e Tamires Cândido de Jesus, além dos dois adolescentes de 16 e 17 anos, oriundos de Itabela e suspeitos de prática de furto naquele distrito. A operação, comandada pela delegada Valéria Fonseca Chaves, titular da 2ª DT Arraial d’Ajuda, teve a participação de policiais da 2ª DT, com apoio do GAT (Grupo de Ações Táticas da Policia Civil), de investigadores da DELTUR e da 23ª Coorpin/Eunápolis.(Radar 64).
Um vídeo disponibilizado por um policial militar mostra o nível de exigência a candidatos durante o curso para ingresso na Companhia de Polícia Ambiental. As imagens que foram exibidas pela reportagem da Record Bahia, mostram policiais sendo humilhados, levando tapa na cara e são impedidos de portar comida e água.
A Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia solicitou ao Ministério Público que apure o porque de não haver ambulâncias no momento da prova, quem eram as pessoas responsáveis pelo curso, além de nos próximos cursos as aulas sejam ministradas por professores de universidades federais ou estaduais da Bahia. Para o promotor de Justiça, José Emmanuel Lemos, durante este curso de Operações Especiais, onde dois soldados morreram, pode ter acontecido crime militar. “Houve algum exagero sim, nós não somos ingênuos. Vai se apurar agora os níveis de responsabilidade”.(Bocão News).
Pastor foi encontrado morto 3 dias após desaparecer.
O corpo de um pastor que estava desaparecido há 3 dias foi encontrado na tarde desta quinta-feira (19) em Arembepe, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Edmilson Conceição dos Anjos, 58 anos, foi atingido em várias partes do corpo com golpes de faca e já estava em estado de gigantismo ao ser localizado, em via pública no loteamento Jardim das Mangabeiras. O pastor saiu de casa, em Simões Filho I, na tarde de segunda-feira e avisou à família que retornaria à noite. De acordo com Andréa Machado, amiga da família, segunda era o dia que o pastor tinha para descansar e ele costumava sair para caminhar e passear. O pastor era da Igreja Batista. Quando o pastor não voltou para casa, a família ficou preocupada e começou a fazer uma campanha nas rede sociais para tentar localizá-lo, pedindo ajuda às pessoas. Na terça, o Corsa do pastor foi localizado em Arembepe, sem sinais de arrombamento, mas com o rádio roubado. A partir daí, as buscas se intensificaram. “Era uma pessoa extremamente querida, tinha um projeto muito bonito em Simões Filho, uma orquestra com crianças, era um trabalho constante, independente de ser pastor, porque apesar de ser ligado à igreja, (o projeto) aceitava todas as crianças”, diz Andréa. “A comunidade toda ficou chocada”. O projeto comandado pelo pastor era a Orquestra Cecbasa. O pastor Edmilson tinha dois filhos, já adultos, e era casado. O corpo ainda não foi liberado e a expectativa é de que o enterro aconteça no sábado, mas não há detalhes sobre onde será a cerimônia. O caso é investigado na 26ª Delegacia na Vila de Abrantes.(Correio).
Policiais da CIPE Cacaueira desarticularam mais um ponto de venda de drogas que funcionava em uma casa em Buerarema. Foram presos Maria Noemia dos Santos, de 46 anos, Fábio Tavares dos Santos, de 21, Leandro Ribeiro dos Santos, de 23, Robson Tavares dos Santos, 20 anos e um menor de idade que não pode ser identificado foi apreendido. Os policiais apreenderam uma quantidade de pedras de crack diferenciadas, pois estavam embrulhadas com plásticos nas cores da Copa 2014, além de 4 buchas de maconha e mais um tablete. O grupo foi conduzido até o Complexo Policial de Itabuna (CPI), e após serem ouvidos o Delegado Plantonista iria decidir qual procedimento adotar com o caso. (Blog do Tom).
Um servidor público do estado de 23 anos compareceu ao Complexo Policial de Itabuna na manhã desta quinta-feira (19) para registrar uma queixa de estupro. O rapaz conta que na madrugada de hoje foi estuprado por outro homem dentro de uma casa no bairro Santo Antônio, onde também foi vítima de socos e pontapés. A vítima, que ainda demonstrou preocupação porque houve penetração sem camisinha, passou por exames no Departamento de Polícia Técnica. O caso está sendo investigado.(Robério Menezes).
Um ônibus e duas carretas pegaram fogo na manhã desta quinta-feira (19) no pátio de um posto de gasolina na BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo informações do Blog do Anderson, o incêndio nos veículos começou por volta das 6h e foi controlado pelos brigadistas da concessionária Via Bahia, que administra o trecho da rodovia. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Ninguém ficou ferido.(Bahia Noticias).
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) julgou improcedente, nesta quarta-feira (18), mais uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pela candidata derrotada nas últimas eleições municipais, Rosana Magalhães (PTB), em face da atual prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB). O placar estava empatado em 2 a 2, mas os juízes Wanderley Gomes e Josevando Silva votaram pela improcedência da AIJE e o resultado acabou ficando em 4 x 2. Na ação, a candidata derrotada alegava suposto abuso de poder econômico, suposta compra de votos, suposto uso ilegal de veículo de comunicação social. Com o resultado, Rosana Magalhães sofre a quinta derrota consecutiva no TRE-BA. A AIJE julgada nesta quarta-feira é a última ação proposta por Rosana a ser julgada pelo Tribunal. (Ubatã Notícias)
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (19) aponta que a taxa de desemprego no Brasil recuou no mês de novembro. Segundo os dados coletados em seis regiões metropolitanas brasileiras, o índice ficou em 4,6%, a menor da série histórica do estudo, que teve início em março de 2002. De acordo com o G1, a população desocupada somou 1,1 milhão de pessoas em novembro, representando queda de 10,9% em relação ao mês anterior, quando a taxa registrada ficou em 5,2%. Na comparação com novembro de 2012, não houve variação, segundo o IBGE. A população ocupada atingiu 23,3 milhões de pessoas. A taxa de desocupação atingiu recordes em Porto Alegre (2,6%), no Rio de Janeiro (3,8%) e em São Paulo (4,7%). Já em Salvador, o índice cresceu de 6,5% para 8,2%, e o rendimento dos trabalhadores caiu em relação a outubro, par 2,6%. Na comparação com novembro do ano anterior, a capital baiana registrou queda de 8,3%.(Bahia Noticias).
O GloboEsporte.com vem realizando várias reportagens especiais que falam da canoagem em Ubaitaba, do Campeão Mundial Isaquias Queiroz e dos grandes atletas Ubaitabense, a exemplo deJeffersom Lacerda, que se tornou um pioneiro da canoagem Brasileira. O tema desta reportagem é: Cidade das canoas.
Jefferson Lacerda posa com medalhas conquistadas ao longo da carreira.
O ouro conquistado por Isaquias Queiroz é o cume da escalada da canoagem brasileira. É também o ponto de referência para os jovens de Ubaitaba. O dourado da medalha ainda não teve o poder do Rei Midas para transformar o esporte da cidade do interior baiano.
Baiano viveu tempos difíceis no início da carreira, quando ainda treinava e morava em Ubaitaba.
Mas ele é o farol que ilumina a mente das crianças que sonham com dias melhores e se apegam à prática esportiva para seguir os passos do campeão mundial e continuar a honrar a vocação da “Cidade das canoas”.
Inspiradas em Isaquias Queiroz, dezenas de crianças de Ubaitaba, no interior da Bahia, sonham em manter e honrar a tradição da cidade com a canoagem.
Com a conquista de Isaquias no imaginário, dezenas de crianças ubaitabenses caem na água do Rio de Contas quase todos os dias. Elas fazem parte do Projeto Social AABB Comunidade. Não têm grande condição financeira e utilizam o esporte como lazer, mas também com o sonho de mudar de vida.
Sem os equipamentos necessários, o técnico acompanha o treino de fora da água.
– Falta estrutura. Não temos uma sala de musculação, não temos médico, nutricionista, preparador físico, nada. Não temos quem nos acompanhe – acrescenta o companheiro Dalvan Luz, 17.
A Bahia é ingrata. Há quantos anos Bahia e Vitória não ganham um Brasileiro? Aqui título Brasileiro é comum.
Figueroa Conceição
Os atletas da seleção baiana treinam de segunda a sábado, duas vezes por dia. Na academia, recebem apenas uma rápida orientação do treinador e fazem tudo sem qualquer supervisão. Na água, são observados de longe por Figueroa. É com projeto AABB Comunidade que o GloboEsporte.com encerra nesta quinta-feira a série de reportagem “Cidade das canoas: Ubaitaba e a vocação para a canoagem” (Por Raphael CarneiroUbaitaba-BA/Globo Esporte).
O soldado da Policia Militar, Luciano Fiuza de Santana, morreu na noite desta quarta-feira (18). Ele era lotado no 12º Batalhão e, a exemplo de mais quatro militares, sofreu exaustão após correr 10 km usando coturno durante treino de grupo especial da PM, Caveira. O policial estava na UTI do Hospital São Rafael e sofreu uma parada respiratória. O vereador Soldado Prisco (PSDB), em contato com o Bocão News, declarou que ingressou com uma ação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) para investigar as circunstâncias em que foram executados o TAF que resultou na morte do policial militar Manoel dos Reis Freitas Júnior, da 4ª CIPM, e de Luciano Fiuza, após passarem mal durante o treinamento .”Alguém vai ter que pagar por essas mortes. Não vamos tolerar este tipo de tratamento. Queremos saber quem estava à frente do teste, se havia profissionais de educação física e porque não havia ambulância no local”, declarou Prisco. Além dos dois mortos, outros policiais também passaam mal após o treinamento. O caso mais grave é o do tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, que ainda corre risco de morte.
A Câmara Municipal de Iuiú, no sudoeste do estado, não anda nos seus melhores dias. O prefeito local, segundo denúncia enviada ao Bahia Notícias, não repassou o duodécimo do mês de novembro de 2013, no valor de R$ 64 mil, e, por isso, a Casa Legislativa teve a luz cortada, além de ter comprometido subsídios dos vereadores e salários dos funcionários desde novembro. Como ação para tentar rever o calote de Carlos Wagner Lopes Frota (PT), ou Vaguinho, como é mais conhecido, os vereadores iuiuenses entraram com uma ação na Justiça da Comarca de Carinhanha, que determinou o pagamento imediato, o que não foi feito pelo petista. Roberto Pereira, presidente da Casa, ingressou com uma petição que pede a prisão de Vaguinho por descumprimento de ordem judicial. No entanto, para ver o prefeito atrás das grades, Pereira terá de promover algumas representações tanto por prática de improbidade administrativa quanto representação criminal junto à Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia. Enquanto isso, na Câmara, os vereadores seguem às escuras.(Bahia Noticias).
Iniciada recentemente, a operação “Faxinaço na Cidade” promovida pela Prefeitura Municipal de Ubaitaba, através da Secretaria de Viação e Obras vem surtindo um grande efeito na comunidade. Segundo a prefeitura o faxinaço é “um recorde na limpeza pública de Ubaitaba”. Em nota a prefeitura afirma ter feito à retirada de várias caçambas de lixos e entulhos que estavam espalhados pela cidade.
De acordo com o prefeito Bêda (PMDB), o objetivo do mutirão de limpeza na cidade é “melhorar a saúde dos moradores, dar maior mobilidade urbana, promover o bem-estar e proporcionar beleza ao município.” A Prefeitura também está recuperando os jardins do município com limpeza de praças, poda de arvores, capinagem e roçagem dos matos.
Foto: Jackson Cristiano/Realidade AtualFoto: Jackson Cristiano/Realidade Atual
Redação Ubaitaba Urgente
Moradores das margens do Ribeirão do Ouro que corta o município de Ubaitaba, estão reclamando do mato alto e da falta de atenção da prefeitura para com o local. Populares reclamam que devido ao acumulo de mato no Ribeirão do Ouro é frequente a aparição de cobras, ratos e todos os tipos de insetos dentro de suas residências.
Atualizado as 16:27 –Em nota a prefeitura avisou que em breve estará realizando a limpeza no Ribeirão do Ouro, a prefeitura avisa que a limpeza do local faz parte do “faxinaço” na cidade.
Na manhã desta quarta-feira (18), por volta das 07h30 da manhã, um homem se jogou do quarto andar de um prédio no bairro Mangabinha, em Itabuna. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado grave e encaminhada ao Hospital de Base. José Amparo Assunção, 32 anos, que morava no bairro Maria Olímpia em Ubaitaba, morreu logo após dar entrada no hospital.
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira 16, a nova loja do Center Supermercado em Aurelino Leal. Com mais espaço e novas instalações, a loja vai proporcionar mais conforto e comodidade aos clientes. A solenidade de inauguração ocorreu às 7h30 e contou com a presença dos proprietários, funcionários e dezenas de clientes.
Os proprietários Urânia e Aloísio Soares sentem-se realizados com o novo empreendimento
Vários prêmios como liquidificadores, ferro elétrico, secadores, foram sorteados para os clientes que realizaram as primeiras compras. Para os proprietários do Center Supermercado, o casal Urânia e Aloísio Soares, esse investimento foi a melhor maneira de mostrar que acreditam no comércio da cidade. “Foi aqui que tudo começou, e nós nos sentimos na obrigação de proporcionar aos nossos clientes a esse novo espaço com mais conforto e opções de compra” finalizou. (Fonte: Aurelino Leal Alerta).
Carlos Garcia recebeu o título Pres. da Câmara, Ricardo Carneiro.
O médico ginecologista e atual diretor clínico do hospital geral de Aurelino Leal, Dr. Carlos Antonio Garcia, é o mais novo cidadão honorário de Aurelino Leal. O Decreto Legislativo nº 01/2013, neste sentido, foi apresentado na sessão ordinária do dia (09) de dezembro pelo vereador José Ricardo Carneiro (PSDB) e aprovado pela unanimidade dos membros da Câmara Municipal.
Liu Andrade fez a entrega do título à radialista Norma Ribeiro.
Natural de Minas Gerais, Carlos Garcia é casado com Elizângela Ramos de Andrade, prefeita municipal de Aurelino Leal, e pai de seis filhos. Desde 1992 radicou-se neste município, onde vem prestando excelente trabalho na área médica. Foi Secretario de Saúde por duas ocasiões e atualmente ocupa o cargo de diretor clínico. Na oportunidade, outros cidadãos também tiveram seus nomes indicados e aprovados para receber o título de cidadania.
Major Melquíades fez a entrega do título ao Policial Cidade.
Entre os quais estão a apresentadora do “Jornal Bom Dia Cidades”, Norma Suely Gomes Ribeiro e o cabeleireiro Valmir Costa Pinhão que receberam a indicação do vereador Bruno Moysés. O policial Arilson Cidade Santos e o comerciante Valdson Carlos dos Santos foram indicados pelo vereador Eguinaldo Borges. Já o aposentado Daniel Gomes de Souza, recebeu a indicação do vereador Rosildo Magalhães. A Solenidade de entrega dessas honrarias ocorreu no dia 15 de dezembro em sessão solene realizada na Câmara Municipal, durante as comemorações do aniversário de 52 anos de emancipação política do município.(Aurelino Leal Alerta).
Wagner com Otto Alencar e Rui Costa durante evento que oficializou o apoio do PSD em 2014.
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou, nesta terça-feira (17), a aliança com o pré-candidato petista ao Governo da Bahia, Rui Costa, e lançou a pré-candidatura do presidente da sigla no estado, Otto Alencar, ao Senado. A vaga compõe a chapa majoritária encabeçada por Costa. Cerca de 150 prefeitos, 100 ex-prefeitos e 80 vereadores participaram do ato realizado na União de Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Além dos membros do PSD e do PT, lideranças políticas dos partidos da base do governo Jaques Wagner, representado as regiões do estado, foram recepcionados pelo anfitrião do encontro, Otto Alencar, que abriu a cerimônia visivelmente emocionado. “Aqui temos muitos guerreiros, temos homens e mulheres que vão para a campanha com coragem, força e vontade de lutar. Vamos à vitória”. Rui Costa definiu o ato como a oficialização da união entre os dois maiores partidos da base de Wagner, como a celebração de um projeto político, do respeito e do trabalho. “Hoje é o dia de dar o segundo passo para definir a chapa majoritária. Estar ao lado de Otto é estar ao lado de um amigo, de um homem trabalhador, que dedica a vida para cuidar da nossa gente”, disse Rui. Em discurso, o pré-candidato petista afirmou que a partir da estrada pavimentada pelo governador Jaques Wagner, uma nova Bahia será construída. “Vamos vencer pela força política desse grupo. Vamos vencer, porque o nosso trabalho nos credencia. Vamos juntos com o PSD”.(Politica Livre).
Valdecima Braga Bredoff e o filho de 17 anos vieram de Itabela.
Valdecima Braga Bredoff, 43 anos, e o filho adolescente de 17 foram flagrados tentando entrar com dois celulares no presídio de Eunápolis, por volta das 13h30 de domingo (15).Segundo os agentes penitenciários, os aparelhos estavam colados nas costas do jovem com fita adesiva. A Polícia Militar informou que os telefones seriam entregues ao filho de Valdecima durante a visita dominical. Ainda de acordo com a polícia, o filho da mulher, Romário Bredoff, está preso no conjunto penal por tráfico de drogas. Mãe e filho – que moram na cidade de Itabela -, foram encaminhados para a 1ª Delegacia Territorial, que ainda não informou os procedimentos que foram adotados em relação aos acusados.(Radar 64).