Os gastos com publicidade do Governo do Estado foram novamente criticados pelo líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Simões. Na sessão plenária desta terça-feira (3), o parlamentar cobrou explicações do Executivo sobre as ações divulgadas.
“É preciso que o governo prove o que vem mostrando da televisão e nos outdoors. Qualquer criança sabe que as obras que vem sendo divulgadas quando não são feitas com recursos federais, são superfaturas em sua propaganda”, disparou Simões.
De acordo com o deputado, o governo chegou a gastar cerca de R$ 1 milhão na divulgação da entrega de seis canoas a índios de Porto Seguro, no sul do Estado.
“O governo gastou na televisão uma fábula de dinheiro que daria para comprar 600 canoas. O PSDB se colocou contra esses atos do governo e, através de seu diretório, solicitou ao Tribunal de Justiça que se comprove a veracidade desses fatos”, disse Luciano Simões.(Políticos do Sul da Bahia).
Um episódio inusitado nas ruas de Vitória da Conquista rendeu muitos compartilhamentos na rede social Facebook, nesta terça-feira (3). Um homem ficou nu, em plena luz do dia, no meio da Praça Nove de Novembro, uma das mais movimentadas do município do sudoeste baiano. Segundo informações do Blog do Anderson, o rapaz não chegou a assustar quem passava pelo local, mas foi contido por agentes da polícia administrativa da prefeitura. A gestão municipal ainda não divulgou a identidade do homem ou as razões pelas quais ele se despiu em via pública. (Giro em Ipiaú).
A Polícia Civil em todo o país iniciou às 8h desta quarta (4) uma paralisação para cobrar do governo um plano de carreira única, o piso salarial nacional e a desmilitarização das polícias. O movimento é coordenado pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). A paralisação vai até as 8h de amanhã (5). Neste período, será mantido o efetivo mínimo exigido por lei (30%) e serão atendidos apenas casos de flagrante, levantamento cadavérico e termo circunstanciado. Os demais serviços voltam a funcionar apenas na quinta. A mobilização nacional “União Policial” tem a participação de policiais e patrulheiros federais, segundo a Cobrapol.(Pimenta).
Gracinha Viana (PP), tem lutado com sua equipe para colocar município em dia.
Redação Ubaitaba Urgente
Diante da situação de calamidade causada pelas chuvas torrenciais na semana passada, a prefeita Gracinha e sua equipe estão unindo esforços numa verdadeira “força tarefa” para minimizar os impactos do incidente e buscar agilidade nas soluções. Os Secretários Municipais e Assessores estão coordenando grupos de trabalho para atender a todas as demandas que envolvem o desastre, desde acolhimento às famílias, levantamento dos prejuízos, acionamento dos órgãos competentes, até busca de alternativas imediatas que minimizem os danos à população. Diversas autoridades do Estado também se mobilizaram para prestar solidariedade e apoio ao município de Maraú.
A prefeita tem buscado ajuda do Estado e do Governo Federal para resolver a situação. Na esfera federal, a prefeita manteve contato com o Ministério dos Transportes, a Diretoria Geral do DNIT, o Ministério da Integração Social e a Secretaria Nacional da Defesa Civil. No âmbito estadual, Gracinha esteve pessoalmente nos dois últimos dias na Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, na Superintendência Regional do DNIT, na Diretoria do DERBA e na Assembléia Legislativa da Bahia, onde acionou deputados.
De acordo com Gracinha, “as autoridades estão cientes do que está acontecendo em Maraú e estamos tendo respostas positivas dos órgãos acionados”. Após os contatos da prefeita, o DNIT optou por declarar “situação de emergência” para poder contratar imediatamente uma empresa para reparação do trecho afetado. Segundo informações do Engº Antônio Carlos Cruz de Oliveira (Chefe do Serviço de Engenharia da Superintendência Regional do DNIT), essa declaração pode possibilitar avançar os serviços e contratar empresa com especialidade em lidar com situações de emergência.
Prefeita Gracinha com o Eng° Antônio Cruz (Chefe do Serviço de Engenharia – DNIT/BA).
A prefeita também teve audiência com Dr. Saulo Pontes (Diretor do DERBA – Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) e com Sr. Salvador Brito (Coordenador Executivo da Defesa Civil da Bahia). Dr. Saulo, que ligou imediatamente pra Gracinha ao saber do desastre, buscou se informar com a prefeita sobre o trabalho que está sendo feito na BR 030. Na visita à Defesa Civil, Salvador Brito orientou sobre os procedimentos para o reconhecimento federal da situação de emergência.
Luiza (Assessora), Gracinha e Dr. Saulo Pontes (Diretor do DERBA).Gracinha Viana e Salvador Brito (Superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia).
O Ministério dos Transportes disse estar acompanhando o andamento das atividades e se colocou à disposição para interceder caso haja entraves no processo. O Ministério da Integração Social comunicou à prefeita que receberá apoio federal para atender a Maraú.
Um veiculo modelo Santana se envolveu em um grave acidente com uma carreta da empresa “PATRUS Transportes de Urgência”, que resultou na morte de um jovem Alex Menezes, que morava nas proximidades do LABARCA, em Aurelino Leal. Alex dirigia um veiculo modelo Santana de placa JKS-0275, sentido Ubaitaba/Aurelino Leal, quando ocorreu o acidente.
Ainda não sabemos o que provocou o acidente, algumas pessoas comentaram que o pneu da careta estourou e o motorista entrou na contra mão atingindo o carro de Alex.
O motorista da carreta fugiu após o acidente.
O motorista do caminhão fugiu logo após o acidente e ainda não foi localizado. Com o impacto a carreta que viajava sentido contrario ao veiculo Santana, tombou e caiu próximo ao Hospital São Vicente de Paulo.
A Justiça Eleitoral julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e cassou, no último dia 25 de novembro, o registro de candidatura de Lila Rosana Magalhães (PTB) e Vinícius do Vale, respectivamente candidatos derrotados aos cargos de prefeito e vice-prefeito nas últimas eleições municipais. A sentença da Justiça Eleitoral, ajuizada pela Coligação “A mudança Começa Agora”, também deixou inelegível, por oito anos, o ex-prefeito de Ubatã Adailton Ramos Magalhães (PTB), o Dai da Caixa, que junto com sua esposa Rosana Magalhães ainda foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 25 mil. O trio Rosana – Tinho – Dai – foi acusado de dar dinheiro e oferecer emprego, em troca de votos, a dois eleitores, o que se configura como captação ilícita de sufrágio. O Ministério Público Eleitoral (MPE) já havia emitido, em setembro, parecer favorável pela ilegibilidade do trio. A ilegibilidade foi confirmada pela Justiça
OITIVA DE TESTEMUNHAS CONCLUI QUE HOUVE COMPRA DE VOTO
Após a oitiva das testemunhas, realizada em audiência em agosto deste ano, a Justiça Eleitoral concluiu que houve compra de votos por parte de Rosana Magalhães, Vinícius do Vale e Dai da Caixa, que teriam dado dinheiro a dois eleitores. O primeiro teria recebido R$ 551,00 para o pagamento do emplacamento de uma moto; e o segundo R$ 100,00 para a compra de uma cadeira de cabeleireiro. Ambos procuraram a Justiça e denunciaram o crime eleitoral. Com a Sentença, a Justiça Eleitoral deixou Rosana Magalhães, Vinícius do Vale, o Tinho; e Dai da Caixa inelegíveis pelo período de oito anos. (Ubatã Notícias)
O deputado federal José Genoino (PT) condenado no processo do mensalão, pediu renúncia do mandato no início da tarde desta terça-feira (3). O pedido do parlamentar foi transmitido pelo 1° vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), durante reunião na Mesa Diretora da Casa que tratava da abertura do processo de cassação de Genoino. Segundo o deputado Cláudio Cajado (DEM), que participou da reunião, em contato com o Bahia Notícias, o ato foi “surpreendente”. Com a renúncia do petista, o deputado automaticamente perde o mandato e põe fim ao processo de cassação. O requerimento de desistência do cargo deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (4). Genoino foi condenado a quatro anos e oito meses na Ação Penal 470, o mensalão, e deve ser substituído por Renato Simões, também do PT de São Paulo.(Bahia Noticias).
O caminhão estava parado em frente a Beira Rio Distribuidora de Bebidas.
Redação Ubaitaba Urgente
Dois homens armados com revolveres assaltaram na tarde de ontem (03), um caminhão da SKOL que distribuía bebidas na cidade e levaram quase R$ 4 mil reais em dinheiro. O assalto aconteceu em plena luz do dia nas proximidades do Fórum da cidade. Segundo o motorista que não quis se identificar, os homens chegaram numa moto alta, de cor vermelha e anunciaram o assalto. Após o crime eles fugiram em direção ao Distrito de Faisqueira. O motorista e responsável pelo caminhão registrou queixa na delegacia de Ubaitaba.
Um vídeo gravado no último domingo (01), mostra os últimos momentos de vida do jovem comerciário Fernando Henrique, 18 anos, morto em um acidente trágico entre sua moto e um ônibus da empresa Expresso RME de Jaguaquara na BR 101 em Ubaitaba. O vídeo foi gravado por colegas de Nandinho em uma fazenda no município de Ubaitaba. Fernando Henrique, morava no Bairro Maria Olímpia e trabalhava na Loja a Porteira, no Centro da cidade.
Veja vídeo:
O jovem morreu ao colidir sua moto contra o ônibus que acabou pegando fogo. O corpo da vítima foi sepultado na tarde desta segunda feira (02), no cemitério da cidade e teve grande acompanhamento, principalmente de jovens. Durante todo o dia a loja onde Nandinho trabalhava ficou fechada e com uma grande faixa preta estendida na porta representando o luto dos colegas de trabalho e principalmente do seu patrão Junior Bastos.
Prefeita entregou relatório dos estragos causados pela chuva ao Governador.
Redação Ubaitaba Urgente
A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), participou, neste domingo (1º), da cerimônia de inauguração da BA-120, rodovia que liga Barro Preto à BR-415, no sul da Bahia. Ao todo, foram recuperados 12 quilômetros de rodovia, num investimento, segundo o governo da Bahia, de aproximadamente R$ 10,7 milhões. Na cerimônia, Garcinha teve um breve encontro com o governador Jaques Wagner (PT), que prometeu apoio à Maraú após as fortes chuvas que caíram no município. “O governador, sempre atento às demandas municipais, já estava informado sobre a situação de Maraú, e prometeu apoio imediato, inclusive com aporte financeiro”, disse Gracinha, lembrando que as chuvas causaram alagamentos e sérios danos na infraestrutura do município, inclusive deixando Maraú praticamente ilhada após cratera aberta, com o temporal, na BA-030.
Eliomar Barbosa dos Santos foi preso na manhã do último domingo (01), por ter matado a golpes de canivete, o jovem Romildo Trindade dos Santos, por motivos até o momento desconhecidos. O fato ocorreu no distrito de Laje do Banco, município de Aurelino Leal. Romildo foi esfaqueado na presença da filha e morreu horas depois no Hospital de Base em Itabuna. Eliomar Barbosa dos Santos foi preso por policiais militares da 61ª CPMI/Ubaitaba, sob o comando do Ten. Ezequiel. O acusado está preso na delegacia de Aurelino Leal.
Dois homens apontados como integrantes da facção criminosa denominada de Primeiro Comando da Capital (PCC), foram presos com veículo roubado e drogas no interior da Bahia. Giovane Santos de Souza e Carlos Rodrigues Cardoso foram detidos na manhã do último sábado (30), no município de Uauá, no sertão da Bahia. Militares do 4º Pelotão e da CIPE-Caatinga receberam informações que no povoado de São Paulinho, havia quatro pessoas integrantes do PCC em dois veículos, sendo uma Montana, cor preta e um Palio também preto. Os policiais localizaram os dois suspeitos e o veículo Montana, que durante a abordagem foi constatado que o carro tinha restrição de furto e roubo. Ao revistar o veículo, os policiais encontraram três quilos de maconha pronta para o consumo.Giovane Santos de Souza, natural de São Paulo tem dois mandados de prisão e Carlos Rodrigues Cardoso possui cinco mandados de prisão, todos de outros estados. Os acusados foram apresentados juntamente com o material apreendido à Delegacia da Polícia Civil de Juazeiro.(Teixeira News).
O pedreiro Jair Soares Santos, de 45 anos, foi preso neste domingo (01/12), acusado de agredir a ex-esposa. De acordo com a polícia, ele não cumpriu a ordem judicial em que é obrigado a ficar pelo menos 500 metros longe da ex-companheira. Jair informou a polícia que há dois meses reatou o relacionamento com a ex-companheira, identificada apenas como Nilda. Ainda segundo o pedreiro, ele estava em casa quando o namorado da vítima chegou. Ele, então, correu para debaixo da cama. “Fiquei com medo dela chamar a polícia, o cara é o amante dela”, explica. Jair nega ter agredido a ex-esposa e demonstrou estar magoado com a traição. Foi arbitrada uma fiança de R$1.500. Caso o pagamento não seja feito, o pedreiro será encaminhado para o Conjunto Penal.(Texto: Radar Noticias/Foto: Plantão Itabuna).
Em Itabuna na próxima quarta-feira o vereador José Silva (PSDB) deve entregar o relatório sobre as contas do ex-prefeito José Nilton Azevedo, referentes ao ano de 2011. A reunião da Comissão Técnica de Finanças está marcada para as 9h, na sala de comissões técnicas. A votação das contas está agendada para a Sessão Ordinária do dia 11 de dezembro (quarta-feira), às 14h, no plenário. Em tese, a votação será aberta, mas se um vereador apresentar um requerimento votação secreta, e se obtiver 11 votos a favor, a votação poderá ser secreta. Nos bastidores, o comentário é que o prefeito Claudevane Leite (PRB), e o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães (PC do B), estão pressionando os vereadores para rejeitar as contas do ex-prefeito. Os dois estão com receio do ex-prefeito, o primeiro com a eleição de 2016, o segundo com a eleição de 2014. Nos meios jurídicos, o comentário é que o processo de julgamento das contas de Capitão Azevedo está todo irregular. Se for aprovada ou rejeitada, tanto Azevedo quanto o Ministério Público estará respaldado para anular a sessão.
O CONCEITUADO CELSO CASTRO DEFENDE QUE REJEIÇÃO DE CONTAS NÃO GERA INELEGIBILIDADE AUTOMÁTICA.
Segundo o conceituado Celso Castro, a Lei Complementar 135, a chamada Ficha Limpa, estabelece: “ficam inelegíveis os que tiverem suas contas rejeitadas por prática de ato irreversível, com marca de improbidade administrativa de natureza dolosa. Estão conjugados, a rejeição de contas que decorra de uma ato grave e irreversível sob a forma dolosa. Significa: posso ter contas rejeitadas? Posso. Se não evidenciou improbidade administrativa eu não estou inelegível. Do mesmo modo: se houve improbidade, o fato foi considerado grave, mas não doloso (o gestor foi negligente, deixou de pagar as contas em dia).”(Políticos do Sul da Bahia).
De olho na corrida eleitoral baiana, o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, é a estrela de uma nova campanha promocional da sigla, que vai ao ar pela primeira vez na noite desta segunda-feira (2). Pré-candidato ao governo, o oposicionista usou sua conta no Twitter para divulgar o vídeo, produzido para TV e internet, e pedir a opinião dos seguidores. A aparição publicitária surge logo após o anúncio petista da candidatura do chefe da Casa Civil, Rui Costa, à sucessão de 2014. No filme, de cerca de 30 segundos, o peemedebista contrapõe a atual gestão estadual, liderada por Jaques Wagner (PT), ao trabalho realizado em Salvador, pelo aliado prefeito ACM Neto (DEM). “Enquanto a Bahia vive um clima de abandono, sem saúde de qualidade, sem segurança e com problemas na educação, Salvador mostrou, em pouco tempo, como é importante dar chance às novas ideias”, elogia.(Carol Prado/Bahia Noticias).
Em assembleia realizada na última quinta-feira (28), os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) decidiram que vão paralisar suas atividades no dia 11 de dezembro – quarta-feira, para reivindicar o aumento orçamentário das Universidades Estaduais da Bahia. Docentes das outras universidades estaduais (UESB, UNEB e UEFS) também aprovaram o protesto. De acordo com a Associação dos Docentes da UESC – ADUSC, o governo Wagner impôs uma crise orçamentária às universidades baianas, com atraso de pagamentos de fornecedores, precariedade da política estadual de assistência estudantil e desrespeito aos direitos de professores, servidores técnicos e funcionários contratados por empresas terceirizadas.
Com prisão preventiva decretada pela Justiça, por ter estuprado a própria filha paraplégica, de apenas quatro anos de idade, o trabalhador rural Gemilton Santos Paula, de 26 anos, está custodiado no Complexo Policial de Jacobina, desde quarta-feira (27), quando investigadores da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin) o capturaram na zona rural do município de Várzea da Roça. A criança e a mãe dela vêm sendo acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais. O crime ocorreu no dia 28 de outubro, no povoado de Itaitu, em Jacobina, onde a família reside. Ouvida na 16ª Coorpin, a mãe da vítima informou que, naquela data, dirigiu-se até uma agência bancária, no centro de Jacobina, deixando a filha sob os cuidados do pai. Ao retornar, encontrou a criança ensanguentada no quintal da casa, e uma bermuda do companheiro, com marcas de sangue. Gemilton conseguiu fugir antes de ser denunciado à polícia, sendo capturado um mês após atacar a menina, crime pelo qual tinha um mandado de prisão em aberto, segundo informou o coordenador da 16ª Coorpin, delegado Fábio Santos Silva. (Tribuna)
Noivos aguardam chegada das noivas (Foto: Valdir Santos).Vaney e Carol também casaram neste sábado (Foto: Valdir Santos).
A Comunidade Evangélica Shekináh realizou, neste sábado (30), um casamento coletivo envolvendo 10 casais. O matrimônio, que envolveu também 40 padrinhos dos noivos, lotou as dependências da Shekináh e foi celebrado, em conjunto, pelos pastores Lincoln Lózer, Diogo Lózer, Moisés Santos e Vanuza Santos. O casamento deste sábado foi o maior casamento coletivo envolvendo as igrejas evangélicas do município. Na ministração da palavra, o Pastor Lincoln Lózer destacou o texto de João, capítulo 2 e elencou os três segredos para um casamento bem sucedido. O primeiro segredo é “convidem Jesus” para o casamento. Ainda de acordo com a palavra, o segundo seria “levem vossas necessidades a Jesus”; e o terceiro é “fazei tudo o que Ele vos disser”. Em tempo, o evento foi iniciado às 20h:30h e finalizado por volta das 22h:20min. (Ubatã Notícias)
O DNIT está trabalhando a todo vapor para liberar o tráfego na rodovia BR-030, interditado devido a cratera aberta com as fortes chuvas que caíram em Maraú, na última semana. Máquinas e caminhões estão no local retirando manilhas e entulhos para a colocação de um novo material. O acesso está sendo feito, por enquanto, por uma estrada vicinal, na Fazenda Santa Rita, próxima ao povoado do Caubí. Os engenheiros do DNIT estiveram na manhã desta segunda-feira (02) no local para autorizar as obras de viabilização do desvio, enquanto o trecho da BR-030 ficará em condições de tráfego. De acordo com os técnicos, o prazo previsto para a conclusão dos serviços de manilhamento e aterro no trecho da rodovia, levado pela enxurrada, será de 20 dias.(Maraú Hoje).
O governador licenciado de Sergipe, Marcelo Déda (PT), morreu na madrugada desta segunda-feira (2). O petista estava internado no Hospital Sírio-Libanês, que informou seu falecimento às 4h45. Déda tinha 53 anos. Um câncer em seu estômago foi diagnosticado em 2012. Segundo o Estadão, desde maio deste ano, ele estava internado para tratamento. A família postou uma mensagem no Twitter do governador. “O céu acaba de ganhar mais uma estrela. Marcelo Déda voou ‘nas asas da quimera’. Paz e bem”.(Bahia Noticias).