Por conta das chuvas que atingem o estado da Bahia nesta quinta-feira (28), três alunos ficaram feridos depois que parte do teto de uma escola municipal em Alcobaça, no sul da Bahia, desabou. A Escola Municipal São José fica no distrito de mesmo nome. De acordo com o site Teixeira News, dois estudantes foram encaminhados para o Hospital de Alcobaça e o colégio suspendeu as aulas. Ainda de acordo com a mesma fonte o Corpo de Bombeiros foi até o local para fazer a perícia, com o objetivo de averiguar a causa do acidente. (Teixeira News).
Ilhéus: Chuva atinge 10% do previsto para 2013 e prefeitura decreta situação de emergência
A prefeitura de Ilhéus, sul baiano, decretou situação de emergência na cidade na tarde desta quinta-feira (28), por causa da chuva, e determinou que ações de órgãos como Defesa Civil e secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social (SDS) reunissem as ações no Estádio Mário Pessoa, para potencializar o atendimento à população. Somente nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma média de 190,88 milímetros de chuva em Ilhéus, o que equivale a quase 10% da media pluviométrica prevista para todo o ano no município (2.000 milímetros). Ainda não se sabe o número exato de desabrigados, porque o cadastramento está sendo feito pelas equipes técnicas. O intenso volume de águas pluviais já provocou alagamentos de ruas, desabamentos de imóveis e deslizamento de terras em vários locais da cidade. O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Defesa Civil, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos. Os agentes têm permissão de entrar nas residências para prestar socorro ou determinar a evacuação das pessoas. Através do decreto, também será possível fazer contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, sem a exigência de licitações.(Bahia Noticias).
Itacaré: Chuva forte deixa ruas alagadas e famílias desabrigadas

O município de Itacaré, no Sul baiano amanheceu em estado de alerta por conta das fortes chuvas que caem na cidade desde a manhã de ontem, provocando alagamentos em diversos pontos da cidade como há muito tempo não se via. A cidade está alagada em diversos pontos, entre eles a Avenida Castro Alves (Orla), e o Centro da cidade que tiveram alagamentos parciais, mas já em alguns trechos do Bairro da Passagem nas ruas ACM e Havaí Cabana Parque, Rua das Flores, Georgina Marques e Travessa do Campo alagaram completamente, e deixaram dezenas de moradores praticamente ilhados, assim como as Ruas São Miguel (Atras do Posto de Gasolina), Rua do Campo, Bairro da Portelinha, Rua do Canal e a Rua da Rodoviária a situação é critica principalmente porque são locais que ainda sofrem com a inexistência de um sistema de bueiros, juntamente com a falta de limpeza do córrego que corta a localidade e a falta de investimento do poder público em infra-estrutura urbana. (Itacaré Urgente).

Maraú: Prefeita Gracinha Viana decreta estado de emergência
Itabuna: Prefeitura pode decretar emergência e toma medidas para atender desabrigados
A Prefeitura de Itabuna divulgou nesta quinta-feira(28) que poderá decretar estado de emergência no município, em razão das chuvas que caem há três dias. De acordo com a assessoria de imprensa do governo, todas as secretarias municipais estão mobilizadas juntamente com a Defesa Civil. O socorro às comunidades atingidas envolve guardas municipais, agentes de trânsito, assistentes sociais e operários da Sedur, com apoio de equipes da Emasa, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ceplac. Os desabrigados serão acolhidos no Estádio Luis Viana Filho e no Parque de Exposições Antônio Setenta. Nesses locais, serão montados postos de saúde e serão disponibilizadas vacinas. De acordo com a assessoria, a Secretaria da Saúde mantém quatro ambulâncias de plantão para socorrer pessoas feridas. Os desabrigados vão receber alimentos, água potável, lençóis e colchões, cuja distribuição está a cargo da Secretaria de Assistência Social. (Pimenta)
Maraú: Cratera gigante se abre na BR 030, próximo ao Caubi.

Redação Ubaitaba Urgente
Uma cratera gigante se abriu na BR 030 na manhã desta quinta feira (28), logo após o Distrito de Caubi, no município de Maraú, devido as fortes chuvas que caem na região a mais de 48 horas. A prefeitura de Maraú alerta aos motoristas que tenham cuidado, pois a estrada está interditada. A Prefeita Gracinha Viana (PP), já decretou estado de emergência no município e comunicou a situação ao Governador da Bahia, Jacques Wagner (PT). Em Maraú, várias ruas, estradas e casas foram destruídas pela chuva. Uma ponte também desabou dificultando o acesso da sede a BR 030. Ninguém sai ou entra na cidade pela estradas, disse o Secretario Municipal de Administração, Manasses. O acesso fica apenas pelo mar.
Maraú: Fortes chuvas deixam cidade em estado de calamidade
Chove forte em Maraú desde ontem (28) a noite e a cidade está ilhada no momento. A BR 030, estrada sem pavimentação que dá acesso ao município, está sem condições de tráfego e no acesso ao litoral uma pequena ponte sobre o mangue ficou completamente destruída.
Por todo o município formaram-se várias crateras e há muitas casas sob risco de desabamento. No bairro da Mangueira a chuva desenterrou uma tubulação da EMBASA e algumas ruas estão completamente destruídas. Vários postes estão sustentados apenas pelos fios. A prefeita Gracinha Viana estará decretando estado de emergência no município e vai pedir o apoio do Governador da Bahia Jacques Wagner.

Ubaitaba: Município poderá ser contemplado com duzentas casas populares

Redação Ubaitaba Urgente
O Prefeito Bêda (PMDB), recebeu na tarde desta quarta feira (28), o Gerente Geral da Caixa de Ubaitaba, Adevilson Alves dos Santos e o Gerente Regional de Governo da Caixa Econômica, Fares Haum Junior. O objetivo da visita foi tratar do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, com a finalidade de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos. O Município poderá ser contemplado com duzentas casas populares e terá a responsabilidade de efetuar as obras de infra-estrutura, como pavimentação, saneamento básico, iluminação e água encanada.

O programa, ligado à Secretaria Nacional de Habitação do MInistério das Cidades, é dirigido a famílias de renda familiar mensal bruta de até R$ 1.600,00 e estimula o cooperativismo e a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais. O processo de escolha das famílias deve ser transparente, sendo obrigatória a publicação dos critérios de seleção nos meios de comunicação do Município. Para participar do Programa, a entidade precisa estar previamente habilitada pelo Ministério das Cidades e a proposta deve ser selecionada, após a análise e aprovação dos projetos pela CAIXA.
Ubaitaba: Viagem do Prefeito Bêda à Brasília já repercute em Obras

A a viagem do Prefeito Bêda (PMDB) à Brasília, na semana passada, já repercute em benefícios para as comunidades do distrito de Piraúna e do Bairro Maria Olímpia que ganharão Quadras Poliesportivas. Os pleitos foram aprovados e já está em conta a primeira parcela para inicio das construções. Cada quadra custará R$ 509.000,00 (quinhentos e nove mil reais) e contará com cobertura, arquibancada e vestiários. Essas conquistas são significativas e influenciarão no desenvolvimento dos jovens e adolescentes do nosso município, propiciando mais espaços de lazer e recreação, afastando assim a influência das drogas. Outro pedido já aprovado, mas ainda não teve o recurso liberado foi à cobertura da Quadra do Colégio Antônio Carlos Magalhães Após habilitar o município junto ao CAUC e encaminhar projetos em diversos Ministérios, a Administração do Prefeito Bêda, começa a colher frutos que trarão vários benefícios para a comunidade Ubaitabense.
Elisabete Móveis e Materiais de Construção é inaugurada em Aurelino Leal
Foi inaugurada na manhã desta quarta feira (27), A loja Elisabete Móveis e Materiais de Construção. O mais novo empreendimento do casal Ednaldo e Betânia fica localizado na Rua Ataíde Setúbal, Centro de Aurelino Leal. Na Elisabete Móveis e Matérias de Construção, você vai encontrar de tudo para mobilhar, reformar ou construir sua casa. Na Elisabete você pode pagar em até 12 vezes.
Ipiaú: Morre o ex-vereador “Neto Fala Fina”.
Morreu na manhã desta quarta-feira (27) o ex-vereador de Ipiaú, Mário Santos Salles, 45, o Neto “Fala Fina”. Segundo informações, Neto recebeu alta na última terça feira (26) do Hospital Prado Valadares, onde se recuperava de um acidente automobilístico nas proximidades de Palmerinha, distrito de Aiquara. O ex-vereador estava na casa de um amigo em Palmerinha quando passou mal no inicio da manhã de ontem (27). O samu foi acionado, no entanto, Neto foi encontrado sem sinais vitais. Ainda não foi confirmada a causa da morte. O ex-vereador se recuperava do acidente ocorrido no dia 04 de novembro, quando duas mulheres que ocupavam o outro veículo morreram. A esposa de Neto sofreu fratura na perna e também foi internada no Prado Valadares. O corpo do ex-vereador está sendo velado na Câmara de Ipiaú. Mário Santos Salles atuou no legislativo municipal no período de 2000 à 2004.Em contato com um irmão de Neto, ele informou que o ex-vereador já havia recebido alta do hospital no domingo (17/11), e logo após sofreu uma queda que causou a fratura de três costelas. Mário Santos Salles retornou mais uma vez à unidade hospitalar e ficou internado por mais dez dias. Em decorrência do acidente automobilístico, Neto foi submetido a uma cirurgia que retirou parte do fígado. O ex-vereador também sofreu complicações no pulmão, informou o irmão dele.(Giro em Ipiaú).
Bahia: Geddel lidera pesquisa do Datanilo
Segundo a coluna Tempo Presente, de Levi Vasconcelos, o Babesp, também chamado DataNilo(pertence ao deputado Marcelo Nilo) entrou em campo mais uma vez. A novidade, desta vez, é a liderança do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). Ele aparece com 21% desbancado Paulo Souto, com 19%. A senadora Lídice da Mata a(PSB) aparece ostentando 12%. Nilo, 6%; Rui Costa, 5% e Otto Alencar, 2%. Em outro cenário, troca-se Rui Costa por Walter Pinheiro, que aparece com 9%. (Políticos do Sul da Bahia).
Fim da novela: Rui Costa é o candidato do PT ao governo da Bahia
Sem novidades, o governador Jaques Wagner anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), que o secretário da Casa Civil, Rui Costa, é o candidato do PT ao governo baiano. Antes da confirmação, ele se disse democrático, entretanto, afirmou que “não ia perder a liderança na condução de um processo eleitoral”.A escolha por Rui não é nenhuma novidade. Todos sabiam da preferência do governador. Ainda assim, os outros três petistas – José Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro e Luiz Caetano – investiram em encontros grandes para mostrar a força que cada um tem entre a militância. Mas não adiantou. O governador democrático, foi, desta vez, monocrático.
A pesar da confirmação em entrevista a Mário Kertész agora há pouco, está mantido o dia 30 como o ‘grande dia’, quando o nome de Rui será oficializado, em encontro do partido e posse da nova executiva do PT. Segundo Jaques Wagner, a sigla vai marchar unida, independentemente das paixões. “Depois do nome escolhido todo vão para as ruas. Em janeiro, vai haver encontro de delegados e lá Rui vai se colocar, se apresentar (como o candidato)”.(Bocão News).
Coité: Posto da CAIXA é assaltado 48 horas depois de inaugurado
O posto da Caixa Econômica Federal inaugurado na última segunda-feira,25, em Conceição do Coité, ainda não chegou ao conhecimento da população dos tipos de serviços que atende e já foi assaltada.Por volta das 15hs, desta quarta-feira,27, dois homens chegaram dizendo que queriam abrir conta, no determinado momento, aproveitando o pouco movimento e talvez um caminhão parado na frente do estabelecimento cobrindo a visão de quem passava pelo outro lado da rua, os marginais abordaram os dois funcionários levaram para uma sala privativa do posto e um deles levantou a camisa e mostrou a arma. Os bandidos conseguiram levar certa quantia em dinheiro, mas os funcionários não souberam quanto.(Calila Noticias).
Salvador: Adolescente é estuprada por 11 homens
Uma adolescente de 17 anos foi vítima de um estupro coletivo, envolvendo 11 homens, na noite desta terça-feira, 26, no bairro de Pernambués, na capital baiana. A garota foi abordada por volta das 20 horas, por um homem, em um beco no final da Avenida Hilda e levada para um local restrito. Em seguida, outros 10 homens chegaram ao local – alguns deles armados – e a violentaram. Segundo o posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), a menina foi ao encontro de uma colega, de prenome Amanda, que a teria deixado no local. A adolescente foi agredida fisicamente e abusada sexualmente pelos 11 rapazes. Não há informações de onde e como os agressores deixaram a jovem, que foi localizada pela mãe e levada ao HGE, onde permanece internada. De acordo com o posto policial, a garota chegou a unidade por volta das 23h30, em estado de choque e com hematomas por todo o corpo. O estado de saúde da vítima não foi divulgado. Os autores do crime ainda não foram localizados, mas a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) segue com as investigações. (Calila Noticias).
Conselho de Ética da Câmara aprova perda de mandato de Natan Donadon
Preso há cerca de cinco meses, o deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO) pode novamente enfrentar um processo de cassação no plenário da Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (27), o Conselho de Ética da Casa aprovou o requerimento do deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), por 13 votos a 0, que pede a cassação do parlamentar que está detido no presídio da Papuda. Com isso, o processo por quebra de decoro parlamentar segue para o plenário da Câmara. No dia 28 de agosto, o plenário da Câmara rejeitou cassar o mandato de Donadon. Na votação, secreta, 233 parlamentares se manifestaram a favor da cassação, mas para isso eram necessários pelo menos 257 votos. Em seu relatório no Conselho de Ética,o deputado José Carlos Araújo argumentou que a manutenção do mandato de Donadon representa uma “ferida aberta” no Legislativo. “O parlamento está com uma ferida aberta, que necessita ser urgentemente tratada, para estancar a sangria da credibilidade. Não é compatível que um presidiário recluso em casa de correção em regime fechado por mais de 13 anos continue a ostentar o diploma parlamentar”, afirmou. Informações do G1.
Eunápolis: Grupo é acusado de lesar o comércio com documentos falsos
Três homens acusados de utilizar documentos e cheques falsos em nome de terceiros para fazer compras no comércio de Eunápolis, foram presos no fim da tarde desta terça-feira (26), pela Polícia Civil. O delegado Rodolfo Faro, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, informou que as investigações começaram pela manhã após denúncia de um empresário que recebeu um cheque adulterado.
Roberto Santos de Aguiar, 40 anos, conhecido como ‘Timbira’, José Bispo dos Santos, 22, o ‘Zezinho’ e Thiago Perin Guimarães, de 26 anos, foram detidos no Posto Cabral, às margens da BR-101, bairro Itapoan.
Foram apreendidos com o grupo duas lajes, um celular no valor de R$ 900 e três carros. A polícia também procura uma motocicleta. Os produtos podem ser provenientes das fraudes. Também foram apreendidas folhas de cheques e documentos de identidade.
Conforme o delegado, ‘Timbira, que trabalhava de corretor de veículos na Feira do Rato seria o chefe da organização criminosa. A função dele seria falsificar os documentos, cheques e RGs. Tiago, ainda de acordo com o delegado, fazia as compras com os documentos fraudados e José Bispo seria o receptador.Porto Seguro: Bandidos colocam homens no ‘paredão’ e abrem fogo
Três pessoas mortas e outras três feridas. Esse foi o saldo negativo de uma ação de bandidos no bairro Vila Vitória, periferia de Porto Seguro, na noite desta terça-feira (26). Segundo a polícia, um grupo chegou à localidade em duas caminhonetes modelo Hilux.
Portando pistolas e fuzis, os bandidos invadiram o ‘Bar Onda de Verão’, abordaram as vítimas, as agrediram, mandaram encostadas em uma parede e abriram fogo. “Eles diziam que eram da polícia”, informou um dos sobreviventes ao Radar 64.
Morreram no local, Reinaldo Moraes da Silva, 40 anos, Rubisney Neres Santos, 20 e o adolescente Taliton Gonçalves de Souza, 17 anos. Os feridos foram Maxuel Santos Cerqueira, 25 anos, Ivan Bahia dos Santos, 32 anos e José Francisco de Oliveira, 33.
Socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os três estão internados no Hospital Luís Eduardo Magalhães. O estado de deles é grave.
A Polícia Militar fez diversas rondas pela localidade, mas não conseguiu encontrar os assassinos. Ainda não há informação sobre os motivos do triplo homicídio, que segue sendo investigado pela delegacia de Porto Seguro.(Texto: Bocão News).
Bahia: Geddel deixa cargo na Caixa até dezembro
Presidente estadual do PMDB e atual vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, em entrevista ao Bahia Notícias, garantiu que deixa o cargo no governo até dezembro. Segundo o peemedebista, o acerto aconteceu após um encontro dele com o vice-presidente da República Michel Temer, também do PMDB. “Estou reafirmando o que pedi desde setembro. Hoje, na conversa, pedi que ele acelerasse o processo e devo deixar o cargo no máximo em dezembro”, afirmou. Questionado sobre o seu sucessor na Caixa, Geddel foi curto e grosso e disse não ter interesse no tema. “Não sei e nem quero saber”, finalizou. O nome que o PMDB irá apoiar na Bahia no que tange à eleição presidencial ainda não está definido. No entanto, o presidente da sigla no estado já tem um objetivo: “O nosso palanque na Bahia será um que facilite a união da oposição”.(Bahia Noticias).
Itajuipe: População está insatisfeita com prefeita Gilka Badaró e vereador da FM

Ainda repercute na cidade de Itajuípe a sessão da última quinta feira (21/11) na Câmara Municipal. A pauta priorizava a discussão do Orçamento do Município para o ano de 2014. Só que os moradores do bairro Beira Rio, familiares e amigos foram buscar apoio dos vereadores e protestar pela morte de Patrícia Silva Santos, de 28 anos, que morreu no dia 15 de novembro após ter atendimento recusado no Hospital Montival Lucas. Um absurdo! Uma falta de respeito com o seu humano, quantas pessoa precisam morrer em nossa cidade para se resolver o problema do hospital? Minha filha morreu por falta de atendimento médico no hospital. “Queremos Justiça”, desabafou Raimunda, mãe de Patrícia.

A situação se agravou mais ainda quando o vereador Pádua, que também é dono de uma rádio, tentou defender a prefeita Gilka Badaró. Criou-se aí uma grande indignação dos manifestantes. “Ele provou que não tem capacidade nenhuma de representar a população em um cargo de vereador”, disse uma moradora da Beira Rio revoltada. Já irritados com as declarações do vereador, um dos manifestantes chegou a levar uma faixa com a frase: “Vereador FM, respeite a dor da mãe”. (Verdinho Itabuna).

























