Bahia: Ruy Costa é o candidato do PT ao Governo Baiano, diz jornal o Globo

Vitória de Jaques Wagner. Na viagem recente à Bahia, ele e o ex-presidente Lula se acertaram em torno da sucessão baiana e o candidato do PT ao governo estadual será Rui Costa, o preferido de Wagner. Leia, abaixo, nota de Ilimar Franco, no Globo: O candidato do PT ao governo da Bahia será o chefe da Casa Civil de Jaques Wagner, Rui Costa. O ex-presidente Lula esteve em Salvador para resolver a questão. Mas o senador Walter Pinheiro lançará sua pré-candidatura, sem o aval de Lula. (O Globo).
Ladrão é pego em flagrante ao deixar casa arrombada
A cena é bastante inusitada, mas mostra a ação rápida da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Os policiais foram chamados após ligações de vizinhos, durante o final de semana e conseguiram prender o ladrão, quando ele saía pela janela da casa arrombada. O crime foi registrado na Rua Ouro Preto, no Bairro Parque Pilar Campestre. Jair Cáceres de Assunção, 19 anos, foi visto pulando o muro do terreno e forçando a janela para furtar. Ao ser preso a polícia encontrou com o jovem um aparelho de DVD. Três adolescentes também foram apreendidos, pois segundo os policiais estavam com outros eletrodomésticos furtados da casa. O grupo havia levado também um cachorrinho. Os quatro detidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil. (Uol)
Itapetinga: Criança morre afogado na piscina da casa da avó

Uma tragédia na noite deste domingo (24), chocou os moradores da cidade de Itapetinga, no sudoeste do estado. Uma criança de 5 anos morreu afogada enquanto brincava na piscina da casa da avó, localizada na Rua Nicarágua, bairro Vitória Régia. Segundo informações de populares, ao chegar em casa por volta das 18h20, a criança foi encontrada pelo pai no interior da piscina. Ele trouxe a vítima para fora da residência e pediu ajuda aos vizinhos, que tentaram salvar a vítima, fazendo respiração boca a boca. “Ela estava com os lábios roxos e saiu muita água da boca dela”, disse uma moradora. Eduarda foi socorrida para o Hospital Cristo Redentor, mas já deu entrada sem vida, segundo informou a unidade médica. De acordo com informações colhidas no local, a menina estava com a mãe e a avó no interior da casa, porém a avó teve que deixar a residência. A mãe da vítima estava em um dos quartos da casa cuidando de uma outra criança e foi, provavelmente,nesse momento que Eduarda se afogou. A piscina, que tem quase dois metros de profundidade, foi ativada recentemente, também tem um portão, que se encontrava aberto.(Bahia Urgente).
Professor Itabunense capota carro na BR-101
O motorista Danilo Anunciação, 27 anos, capotou o carro que dirigia ao tentar desviar de uma carreta na BR-101 próximo ao Posto Lorena. O acidente aconteceu neste sábado 23/11. Danilo que é professor, seguia de Ubatã para Itabuna, a carreta que trafegava em direção contraria ultrapassava outro veículo fechando completamente a BR. Na tentativa de evitar a colisão frontal, Danilo desviou para o acostamento, mas perdeu o controle do carro que capotou e caiu em uma ribanceira. Felizmente Danilo sofreu apenas ferimentos leves, conseguiu sair do carro e pedir ajuda, a PRF foi acionada e o carro foi levado por um guincho para Itabuna.(Radar Noticias).
Rio Real: Major é ouvido pela Corregedoria da PM e nega acusações
O comandante da 6ª CIPM (Rio Real), major Florisvaldo Ribeiro, foi ouvido na sede da Corregedoria da PM, na Pituba, na tarde de sábado (23). Em entrevista ao Correio, ele afirmou que a autoria dos homicídios atribuída a policiais da sua companhia é de criminosos ligados ao tráfico. “Não existe tortura. São acusações infundadas”, disse. Segundo o major, ao menos dois dos dez PMs que respondem a acusações não trabalham mais na companhia: “(Tenente) Leanderson (Antônio dos Santos) está na Polícia Federal. (Tenente) Marcus (Vinícius Pereira) também não está mais lá”. O comandante argumenta que todos os supostos casos teriam acontecido antes de assumir o comando, em setembro de 2011. Como parte da sindicância aberta para apurar as denúncias, o corregedor adjunto da PM, tenente-coronel Manoel Amâncio Souza Neto foi até Rio Real para ouvir os envolvidos. Os supostos abusos na 6ª CIPM também são investigados pelo Ministério Público (MP-BA). O promotor Pedro Safira, da 5ª Promotoria de Alagoinhas, que também atua como promotor substituto em Rio Real, informou que o trabalho é feito em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco).
Aurelino Leal – Alunos do Colégio Maria Olímpia participarão da VIII Feira Baiana de Matemática

Por Carlos Hagge
Estará acontecendo nos dias 27 a 29 de novembro, na cidade de Salvador, a III Feira de Ciências da Bahia e a VIII Feira Baiana de Matemática. Pela primeira vez o Colégio Estadual Professora Maria Olímpia estará sendo representado por uma equipe de alunos e professor. Diante da aprovação de três projetos de Matemática da Unidade de Ensino, na próxima terça-feira, dia 26/11 os alunos se deslocarão para capital do estado juntamente com o Professor Orientador Adriano Lago, para apresentar seus trabalhos na Arena Fonte Nova.
O objetivo da Feira Baiana de Matemática é Promover o intercâmbio, a socialização e troca de experiências pedagógicas no ensino de Matemática, apresentar novas metodologias e despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem de Matemática. Na Feira Escolar realizada no Colégio Estadual Professora Maria Olímpia foi apresentado 43 trabalhos de iniciação científica produzido pelos alunos e destes foram selecionados por uma comissão local três trabalhos para Feira de Matemática. Após apreciação por uma comissão estadual os trabalhos de Matemática foram aprovados para participação na Feira Baiana. Acesse www.aurelinoleal.ba.gov.br e veja a materia completa
Teixeira de Freitas: Mulher é alvejada por vizinho com tiro de garrucha
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 15 horas, na rua Nova Zelândia, bairro Ulisses Gumarães, em Teixeira de Freitas, foi preso Durval Mendes Santos, de 51 anos, que alvejou uma vizinha com um tiro de garrucha. A vítima do homicídio tentado foi Nair Maria Ribeiro, de 44 anos, atingida na região das costas e levada às pressas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde permanece internada. O atirador foi preso por uma guarnição da 1ª CIA. De acordo com a Polícia Militar, durante uma confusão, Durval teria atirado contra o chão com uma arma de fabricação caseira de dois canos, quando o carregamento teria resvalado no piso e atingido a vítima. O acusado conta que um homem invadiu sua residência e os dois acabaram brigando. Ainda segundo o atirador, os tiros eram para expulsar o suposto ladrão que não foi localizado pelos policiais militares.(Teixeira News).
Vídeo: Boi é abatido a machadadas em Coité, o abate de animais em Coité ganhou destaque nacional pela falta de higiene
Além de ilegal é cruel. Um vídeo enviado para a imprensa mostra um boi sendo abatido com golpes de machado no povoado de Amorosa, em Conceição do Coité, distante 210 quilômetros de Salvador. Nas imagens é possível ver um homem com um machado desferindo diversas pancadas na cabeça do animal que agoniza. Várias pessoas testemunham a ação. Após o até, o homem utiliza punhal para furar a garganta do boi que começa a sangrar.
De acordo com as denúncias, o vídeo foi feito no último domingo (17) e a carne comercializada no Centro de Coité e cidades vizinhas. A prefeitura de Coité informou por meio de nota que “a Vigilância Sanitária (VISA) do município não tem a função de fiscalizar o abate clandestino de animais e sim as condições higiênico – sanitárias dos estabelecimentos que comercializam estes alimentos”.
Ainda segundo a prefeitura a responsabilidade por coibir a ação fica por conta da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). O Bocão News tentou manter contato com a ADAB, mas sem sucesso. O abate de animais em Coité ganhou destaque nacional pela falta de higiene no matadouro público municipal. Após várias reportagens a Justiça resolveu interditar o local destinado para esse tipo de prática. Hoje Coité utiliza o matadouro da cidade de Serrinha.
O entendimento – datado de 14 de junho de 2012 – foi do juiz Gerivaldo Alves Neiva, da Comarca de Conceição do Coité. Segundo a decisão judicial, o município não cumpriu o acordo celebrado com o Ministério Público para adequação às exigências higiênico-sanitárias.
Na mesma decisão, o Juiz determinava que o município, através de seus prepostos e agentes da vigilância sanitária, exerça o Poder Polícia para não permitir o abate clandestino em todo o município e também apreender toda carne imprópria ao consumo humano, sob pena de responsabilidade do gestor público e outras consequências previstas lei. (Bocão News).
Brasil: Boletim diz que estado de saúde de Genoino ‘evolui’, mas deputado ainda tem picos de hipertensão
O estado de saúde do deputado licenciado José Genoino “evolui” nas últimas 24 horas. A informação foi transmitida pelo boletim médico do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), divulgado no início da noite deste sábado (23). Segundo a nota, “os parâmetros de coagulação sanguínea apresentaram melhoras, mas Genoino manteve picos hipertensivos”. O informe médico diz ainda que as doses de medicamentos têm sido ajustadas e que o deputado deve permanecer internado. Ainda neste sábado, Genoino passou por exames realizados por uma junta médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que encaminhará um laudo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Baseado no parecer, o ministro vai decidir se Genoino volta para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, ou se continua cumprindo a pena em prisão domiciliar. Genoino aguarda ainda a visita de uma junta médica da Câmara dos Deputados que também examinará as condições de saúde dele para a possível concessão de aposentadoria por invalidez, solicitada pelo mesmo Genoino em setembro. Informações da Agência Brasil. (Bahia Noticias).
Aurelino Leal – Vereador Bruno Moises presidente da comissão de obras, educação e saúde na Câmara visita canteiros de obras.
Na manhã da última sexta-feira 22, o vereador Bruno Moisés presidente da comissão de obras, educação e saúde na Câmara municipal e autor de vários requerimentos na casa legislativa visitou alguns canteiros de obras na sede do município. A escada da Rua Risoleta Neves, casas populares e estádio de futebol ambos no bairro ACM. A escadaria já está bastante adiantada, apesar de contar com apenas três funcionários, o pedreiro Heron e dois ajudantes. As casas populares que entrou na segunda fase, conta com vinte (20) funcionários e segundo Neto, o coordenador da obra, a entrega das 39 unidades está prevista para março de 2014. Já o estádio apesar da obra ter passado alguns meses paralisada (devido à prestação de contas) já está sendo construídos os vestiários para dois times e árbitro com banheiros e sala e espera. O parlamentar conferiu de perto o andamento das obras, “São grandes obras que estão sendo feitas pela nossa prefeita Liu Andrade (PP) que logo serão inauguradas pelo governo municipal, que são importantíssimas para a nossa população e precisamos acompanhar passo a passo”, disse o Edil. Acesse www.aurelinoleal.ba.gov.br e veja muito mais sobre as obras
Acidente automobilístico mata ex-lateral direito do Bahia
Faleceu nesta sexta-feira (22), o lateral direito Jancarlos, que defendeu o Bahia entre 2010 e 2011. O jogador sofreu um acidente automobilístico na BR-040, em Itaipava, no Rio de Janeiro. O atleta dirigia um Hyundai i30, quando caiu em uma ribanceira. Jancarlos chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao hospital. Aos 30 anos, o lateral defendia as cores do Rio Branco, do Espírito Santo. Além do Tricolor baiano, ele também passou por clubes como Fluminense, Juventude, Atlético (PR), São Paulo, Cruzeiro e Botafogo.

Ubaitaba: Bandidos levam R$ 9.500 da Calheira Almeida durante assalto
Uruçuca: Justiça cancela licitação do lixo no município
A Justiça cancelou a licitação da limpeza pública no município de Uruçuca, no sul da Bahia, ao julgar mandados de segurança impetrados pelas empresas A&S Construtora e Serviços Ltda e da TRR Saneamento e Gestão Ambiental. A licitação foi vencida pela ilheense Solar Ambiental.“Concedo a segurança pleiteada, declarando a nulidade do processo licitatório deflagrado através do Edital nº 008/2013″, sentenciou o juiz Renato Alves Cavichiolo, da Vara dos Feitos Cíveis e Comerciais de Uruçuca. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta (22). (Pimenta).
Maraú: TCM visita município para investigar irregularidades da gestão de Pito

No dia 08 de novembro, auditores do TCM estiveram na sede de Maraú para proceder à investigação da Tomada de Contas Especial relativa a irregularidades na gestão do prefeito Antônio Silva Santos (Pito). Os auditores estiveram na prefeitura para buscar a documentação contábil municipal referente aos meses de novembro e dezembro de 2012 e a prestação de contas anual do mesmo ano, e foram informados de que o ex-gestor não deixou a referida documentação, carregou a CPU da Contabilidade onde as informações estavam armazenadas e retirou o servidor que prestava as informações. Um dos auditores foi ao local de trabalho de Pito, onde o mesmo admitiu a veracidade das informações e disse que está ciente das punições que pode receber por improbidade administrativa.

Até a presente data a administração municipal não teve acesso aos dados contábeis do ano passado, o que dificulta o desenvolvimento das atividades e ainda deixa Maraú inadimplente junto ao CAUC, impossibilitando o município de receber recursos federais por meio de convênio. A assessoria jurídica da prefeitura entrou com representação junto ao Ministério Público Federal contra o ex-gestor sobre a ausência de encaminhamento das contas anuais dos exercícios de 2011 e 2012. Além destas, foram feitas representações quanto a irregularidades no Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE (2010), Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE (2010, 2011 e 2012), Programa Caminho da Escola (2010), Programa Brasil Alfabetizado (2007), Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE e PROJOVEM (2009). A prefeitura está buscando soluções para estas e outras pendências para que o município não continue sendo penalizado pela irresponsabilidade das gestões anteriores.
Cenas fortes: Desespero durante assalto a sorveteria em Sto. A. de Jesus
Ilhéus: Assaltantes tombam em confronto com a polícia
Policiais militares dos PETOs 68 e 70 de Ilhéus receberam denúncias, na noite de quinta-feira (21), de que os acusados de assaltar a loja da OI, em Ilhéus, durante a tarde de quinta (20) estavam escondidos na Favela do Cominho. Durante a ação de busca aos suspeitos, a polícia foi recebida a tiros e dois homens morreram em confronto. Os homens, identificados pelos prenomes Lúcio e Rodrigo, foram apontados por denunciantes como autores do assalto. Após o confronto, os policiais apreenderam duas armas, um revólver calibre 38 e uma pistola 9mm. Eles chegaram a ser socorridos ao Hospital Regional Luiz Viana Filho, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. (Robério Menezes).
Lapão: Funcionária de prefeitura liga pra rádio e depois se mata
Uma funcionária da Prefeitura Municipal de Lapão (BA) cometeu suicídio após ligar para um programa jornalístico de uma emissora de rádio de Irecê, anunciando que iria se enforcar. O fato ocorreu por volta do meio-dia desta quarta-feira (20), em Lapão. Na conversa, que foi gravada, Cristiane Pereira do Nascimento, de 35 anos, pedia ao repórter que enviasse alguém para “encontrar” seu corpo. “Eu vou pular da forca, adeus, o telefone vai estar dentro do bolso”, disse ela, momentos antes de cometer o suicídio. A servidora pública, que atuava no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), morava sozinha em uma casa na Rua Irmã Dulce, no bairro Nova Esperança. Segundo informações de vizinhos, ela vinha apresentando sinais de depressão nos últimos dias. No dia 12 de novembro, Cristiane postou em seu perfil em uma rede social a seguinte frase: “Estou com a forte sensação de que “algo muito ruim” estar (sic) para acontecer”. As informações são do site Líder Notícias.
Porto Seguro: Homem confessa que matou “Lady Butterfly”
O jovem Luan Gonçalves Santos, de 22 anos, confessou ter assassinado a facadas o dançarino Daniel José Oliveira Júnior, o Lady Butterfly, na madrugada da última segunda-feira (18), em Porto Seguro. Luan foi preso nesta tarde de quarta (20) em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, quando planejava fugir para Mato Grosso. Numa entrevista ao repórter Daniel Silva, do VCA News, o assassino diz ter agido em legítima defesa. “Quando eu acordei, ele estava com uma faca, em cima de mim”. Luan nega que tenha se relacionado com a vítima, mas admite ter ficado outras vezes na residência de Lady Butterfly, famoso dançarino do complexo de lazer Axé Moi.
Brasil: Genoino é transferido para hospital

O ex-presidente do PT e deputado federal Jose Genoino (SP) passou mal hoje (21) na Penitenciária da Papuda, em Brasília, e foi transferido para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), no Hospital das Forças Armadas (HFA). Genoino está entre os 11 condenados no processo do mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), presos na Papuda. De acordo com o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, a suspeita é que o parlamentar tenha sofrido um enfarto. O IC-DF confirmou que o deputado foi internado no início da tarde, mas não há previsão de boletim médico. Segundo a defesa de Genoino, desde que ele foi transferido para Brasília, no sábado (16), o parlamentar tem passado mal. Segundo Pacheco, o estado de saúde do parlamentar “é bastante delicado e inspira cuidados”. Para ele, a conclusão consta do laudo médico liberado ontem (20), pelo Instituto Médico-Legal (IML), da Polícia Civil do Distrito Federal. (Agência Brasil).















