Aurelino Leal – Projeto Respeito Sim, Violência Não – foi implantado nos distritos de Lage e Poço Central
O Projeto Respeito Sim, Violência Não vem sendo desenvolvido pela estagiária de Serviço Social Simone Carvalho sob a Supervisão da Assistente Social Rubnea Vieira através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, que tem como público alvo Idosos que residem nos Distritos de Lage do Banco e Poço Central. Este Projeto visa combater toda e qualquer forma de violência. Os encontros têm sido bastante proveitosos. Em 2014 a Secretaria de Assistência Social tem por meta implantar grupos fixos de convivência nos Distritos. Acesse www.aurelinoleal.ba.gov.br
Ubaitaba: Bêda rebate críticas de Catarino e diz que foi a Brasília em busca de recursos

O Prefeito Bêda (PMDB), rebateu as críticas do vereador Catarino (PSDB), sobre suas viagens e disse que está em Brasília acompanhado dos vereadores Bal do Armandão, Herbert Duarte e José Carlos Lona em busca de recursos para resolver os principais problemas do município, com por exemplo: calçamento, pavimentação e saneamento básico para o Bairro Zitão, reforma e recuperação do Ginásio de Esportes, recuperação asfáltica da estrada de Faisqueira. “Bêda chegou a comentar ontem (20), no Programa Realidade Atual, que prefeito que fica intocado no gabinete não consegue benefícios para seu município. Segundo Bêda, ele e sua comitiva visitaram vários Ministérios em Brasília em busca de recursos, o prefeito e os vereadores, também estavam acompanhados dos deputados João Leão (PP), Lucio Vieira Lima (PMDB) e o ex deputado Federal Geddel Vieira. O prefeito chega em Ubaitaba nesta sexta feira (22), e na segunda feira (25), estará ao vivo no Programa Realidade Atual, sendo entrevistado pelo Radialista Jackson Cristiano.
Ubaitaba: Vereador Catarino diz que o município está entregue as “traças”.
Redação Ubaitaba Urgente
O vereador Catarino Atanásio (PSDB), fez duras críticas ao prefeito Bêda (PMDB), na seção da Câmara nesta terça feira em Ubaitaba. Catarino disse que Ubaitaba está abandonada e que o prefeito não para na cidade para ver o descaso e abandono. “Bêda só anda viajando, espero que em 2014, ele pare mais um pouco em Ubaitaba para tentar resolver os problemas que afligem o município”, disse Catarino. O edil chegou a comentar sobre protestos na cidade, segundo ele, o comércio não suportaria mais um protesto na estrada de Faisqueira, já que a referida estrada continua esburacada. De acordo com o vereador, os moradores de Faisqueira vão interditar a estrada. “É preciso fazer com urgência uma reforma administrativa, colocar novos secretários municipais, e dá condições de trabalho a esses secretários”, disse o vereador.
Bahia: Governador Jacques Wagner diz que PT tem “santos e diabos”, ao comentar sobre mensalão
Ao comentar o mensalão, ontem, o governador Jaques Wagner (PT) disse que “o partido tem santos e diabos, como qualquer outro”. De acordo com o jornal A Tarde, ele falou que quer que o julgamento do mensalão seja uma “página virada” para o partido e assinalou que os fatos ocorridos no episódio não devem ser tomados como uma marca da legenda. “Essa não é a história do PT. Digo sempre que, se o PT não é, e deve pretender ser um partido de anjos, seguramente não é um partido de marginais. Em todo partido, em toda instituição privada ou pública tem santos e diabos. Acho que isso não tira a característica do partido que tem uma história de contribuição à democracia brasileira como outros partidos tem”. Para Wagner, o julgamento do mensalão “não vai acabar com o PT como alguns pretendem” e sugeriu aos opositores tomarem cuidado “com a posologia” porque podem ser vítimas do mesmo “ataque exagerado” que na sua visão os petistas estão sendo alvo.. Wagner considerou normal supostos manchetes exageradas da mídia ao PT devido a prisão dos mensaleiros. Ponderou que, mesmo jornais que não são simpáticos ao partido publicaram artigos e editoriais “de pessoas equidistantes e isentas do processo político-partidário” que reconhecem eventuais exageros. “É óbvio que entendo que aquela prisão de final de semana para alguém que tinha direito a (regime) semi-aberto… ser levado a uma prisão de confinamento… Houve precipitação desnecessária”, julgou. (Bocão News).
Bahia: Paulo Souto se anima e deverá ser o candidato ao Governo da Bahia pela oposição
Aumenta a chance de o ex-governador Paulo Souto topar a candidatura ao Governo da Bahia pela oposição. O ex-governador já está em Brasília para gravar uma participação especial no programa nacional do DEM, que será veiculado em rede nacional em breve. O convite, quase uma convocação, foi feito pelo presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia, que já declarou publicamente na Bahia a prioridade do estado na eleição de governador no ano que vem. Talvez este convite de Agripino e a viagem no dia do aniversário de Paulo Souto (ontem) tenham sido encarados por ele como um grande presente. Souto teve acesso a pesquisas de candidatos da oposição e ficou feliz com os números. Ele acha que pode dar. Souto, começou a se soltar. Quem o conhece, sabe que sua mudança de humor ultimamente, tinha a ver com sua vontade de voltar ao Palácio de Ondina. (Ibahia).
Itamaraju: Vaqueiro encontra homem morto na zona rural
O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) quando o vaqueiro da Fazenda Santa Maria, situada a 6 Km da BR-101, em território de Itamaraju, saiu para trabalhar por volta das 6h e avistou um homem morto dentro de um córrego. Na sequência o vaqueiro foi até a sede da fazenda e informou ao gerente, esse que de imediato entrou em contato a Polícia Militar através do telefone 190. Policiais militares 43ª CIPM foram ao local e lá permaneceram resguardo o corpo até a chegada do Departamento da Polícia Técnica. A vítima foi identificada como Rodrigo Souza Matos, de 20 anos, que apresentava três perfurações de arma de fogo, sendo na região do ouvido esquerdo, tórax e costas. Rodrigo possuía diversos registros na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju. O agente José Trindade, da Polícia Civil de Itamaraju e o auxiliar de necropsia Anderson Barbosa realizaram o levantamento cadavérico e na sequência removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. O delegado Gean Nascimento instaurou inquérito policial para apurar a autoria e motivação do crime. (Teixeira News).
Itabuna: Corretor é assassinado no Centro Comercial

Um corretor de veículos foi executado na tarde de ontem, 20, nas imediações do Centro Comercial de Itabuna. Segundo testemunhas, Eleison Santos Paiva, o “Piu-Piu”, de 25 anos, tinha acabado de estacionar o veículo Gol, de cor preta, placa NYN 3026. Quando ele descia do carro foi surpreendido pelos criminosos. O homem, atingido nas pernas e cabeça, ainda chegou a correr cerca 10 metros do local onde foi alvejado, mas acabou caindo morto no meio da rua. A vítima morava em Barro Preto.Veja fotos.
Porto Seguro: Policia prende suspeito de matar dançarino da Axé Moi

Foi preso na tarde desta quarta-feira (20), em Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia, o principal suspeito da morte do dançarino Daniel de Oliveira, conhecido como ‘Lady Butterfly’. Luan Gonçalves, de 37 anos, estava na rua quanto foi detido por policiais. De acordo com a polícia, Luan tinha envolvimento com a vítima há cerca de três meses. O acusado deve ser encaminhado nesta quinta-feira (21) para o presídio de Eunápolis. O dançarino Daniel de Oliveira foi morto a facadas na madrugada da última segunda-feira, dentro de sua casa em Porto Seguro.(Radar 64).
Caetité: Corpo é encontrado embalado em decomposição dentro de piscina de clube
Um corpo foi encontrado dentro de uma piscina na terça-feira (19), no Baraúna Tênis Clube, em Caetité, no sudoeste baiano. De acordo com o Brumado Notícias, o local está desativado e o corpo foi localizado enrolado em papelão, já em estado de decomposição, por funcionários da limpeza pública municipal, que sentiram um forte odor vindo da área da piscina.
Segundo o Departamento de Polícia Técnica que cuida do caso, a vítima é um homem de aproximadamente 40 anos, de cor negra, morto acerca de uma semana. O corpo foi encaminhado para a cidade de Guanambi. As polícias militar e civil também estiveram no local, mas até o momento não a identidade do homem não foi identificada, pois o mesmo foi encontrado sem documentos. Foto:Fábio Alves // Brumado Notícias.
Ubaitaba: Rogério Magazine inaugurou loja no município
Redação Ubaitaba Urgente
Depois das cidades de Venceslau Guimarães, Ipiaú, Itagibá, Itamarati e Ubatã, foi inaugurada na manhã de ontem (18), em Ubaitaba a Loja Rogério Magazine. A inauguração ocorreu as 09hs, da manhã com muitas promoções e um delicioso coquetel para os clientes. Em Rogério Magazine, você vai encontrar de tudo para deixar sua casa mais bonita neste Natal. A loja está funcionando na Av. Vasco Neto, em frente ao Rotary Club, Centro da cidade. Rogério Magazine, agora em Ubaitaba!
Bahia: Eserval Rocha é o novo presidente do Tribunal de Justiça
O desembargador Eserval Rocha é o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e vai comandar a entidade no biênio 2014-2015. A eleição para definir a mesa diretora começou por volta das 9h30 desta quarta-feira (20), na sede da Corte, no Centro Administrativo de Salvador (CAB), em sessão presidida pela magistrada Sílvia Zarif. Em segundo lugar ficou a desembargadora Lícia Laranjeira, com 14 votos, seguida por Ivete Caldas, com cinco. Para ser eleito sem segundo turno, o desembargador deveria reunir 23 votos, mas os magistrados entenderam que, com 41 votantes, a vitória de Rocha seria assegurada com 22 – metade dos votos mais um. Candidatos únicos, foram eleitos ainda a desembargadora Vera Lúcia Carvalho, para a vice-presidência; Maria da Purificação da Silva, para 2ª vice-presidência; José Olegário Caldas, para a corregedoria-geral; e Vilma Costa Veiga, para a corregedora das comarcas do interior. Nesta terça-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso manteve Mário Alberto Hirs afastado da presidência do TJ-BA, ao analisar o mandado de segurança impetrado pela defesa do desembargador, que tinha como objetivo reverter decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A posse acontecerá no dia 3 de fevereiro. (Bahia Noticias).
Itabuna: Trabalhador rural comete suicídio na Roça do Povo

Wagner Evangelista dos Santos, 25 anos, se suicidou na tarde desta quarta-feira (20/11), na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, Roça do Povo. De acordo com o irmão da vítima, ele tinha depressão e tomava remédio controlado. Ele utilizou uma corda para se enforcar em seu quarto, na fazenda. O corpo foi encontrado pela família. Wagner era trabalhador rural.(Robério Menezes).
Ubaitaba: Município receberá R$ 33 mil para ações de combate à dengue

O Governo Federal autorizou, nesta quarta-feira (20), a liberação de R$ 363 milhões de incentivo financeiro para ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, informa o Diário Oficial da União (DOU). Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, este ano, houve crescimento de 96% no número de mortes por dengue. A pesquisa aponta ainda que, este ano, foram feitas 1,4 milhão de notificações de casos prováveis de dengue no Braasil em decorrência da circulação do sorotipo DENV 4 do vírus, que respondeu por 60% dos casos. O levantamento foi feito nos meses de outubro e no início de novembro e todos os estados brasileiros. De acordo com a Portaria, os recursos financeiros autorizados correspondem a 30% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância em Saúde. A transferência será feita de forma automática para os Fundos Estaduais e Municipais em parcela única. Ubatã receberá R$ 42.198,72 para vigilância, prevenção e controle da dengue. Ubaitaba receberá R$ 33.353,10 para o combate a Dengue. (Ubatã Noticias).
Ibirataia: Músico continua desaparecido

O músico Gibran Simões Silva (Soué Simões) está desaparecido desde o último dia 2 de novembro. A família já acionou polícia e recorre às redes sociais para localizar o artista, que foi visto pela última vez em Ibirataia, no sul da Bahia, onde reside. Familiares de Gibran dizem que não recebem notícia ou não têm contato com o músico há quase três semanas. Informações sobre o paradeiro do artista podem ser repassadas pelos telefones (73) 9917.0252 (Vivo), 8172.0455 (Claro) ou 9126.3030 (Tim). (Pimenta).
Ibicuí: Vereadora pode perder mandato

As investidas da prefeitura de Ibicuí, Gilnay Santana (PTN) para ampliar sua base legislativa, poderão custar caro para uma cooptada. A vereadora Ermínia Pereira (Tata) corre o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Caindo na tentação de Gilnay, Tata deixou o PT, partido pelo qual foi eleita, e pretende se filiar ao PTN, a legenda da gestora. Segundo informações, esta teria dito à vereadora que ela poderia mudar de partido “sem medo de ser feliz”, pois não haveria qualquer problema. Porém, para infelicidade da ex-petista, o Ministério Público Eleitoral não entendeu assim e pediu a cassação da vereadora. O entendimento é de que ela não está amparada por nenhuma das exceções que permitem ao político mudar de partido no exercício do mandato. Resta saber se a prefeita, que convenceu a vereadora a deixar o partido, cuidará agora de sua defesa.
Porto Seguro: Polícia divulga fotos do acusado de matar dançarino da Axé Moi

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (20) fotos de Luan Gonçalves Santos, de 22 anos, acusado de matar a facadas Daniel José de Oliveira Júnior, conhecido como Lady Butterfly, dançarino do Complexo de Lazer Axé Moi. O crime ocorreu em um condomínio de Porto Seguro, por volta de 1h da segunda-feira (18). Luan Gonçalves tinha iniciado relacionamento com o dançarino dois dias antes do crime e foi visto entrar na casa horas antes do assassinato de Lady Butterfly. Quem identificar o acusado da morte do dançarino, pode entrar em contato com as polícias civil ou militar pelo telefone 190 ou 197.(Pimenta).
Maraú: Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra
A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Assistência Social, e Coordenação de Promoção da Igualdade, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul – CETEP convida toda a população a participar das atividades em homenagem ao mês da Consciência Negra, quando se celebra a memória e o legado de Zumbi dos Palmares, herói que simboliza a luta do povo negro por uma sociedade justa e equânime. O evento será realizado nesta quarta feira (20), das 08:00 as 12:00h no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul – CETEP (antigo Juracy Magalhães) e das 14:00hs as 17:00 hs na Praça do Quiosque. Sua presença é muito importante! Veja programação completa no Portal da Prefeitura de Maraú.
Porto Seguro: Imagens mostram dançarino ‘Lady Butterfly’ pedindo socorro
Imagens de uma câmera de segurança mostram o dançarino Daniel José Oliveira Júnior, o ‘Lady Butterfly’, pedindo socorro depois de ser esfaqueado. O travesti, que tinha 35 anos, foi atacado dentro de sua casa em um bairro na orla norte de Porto Seguro na madrugada de segunda-feira (18). Por volta de 1h30, o artista, agonizando, caminha até a casa de um vizinho e bate na porta. Ninguém sai para atender e ‘Lady Butterfly’ continua em busca de ajuda. Cambaleando, a vítima vai em direção a outra casa, até sumir do alcance da câmera.
Moradores do local disseram que o resgate médico teria demorado meia hora para chegar. ‘Lady Butterfly’ morreu a caminho do Hospital Luis Eduardo Magalhães. O delegado Delmar Bittencourt afirmou que o crime teria sido cometido por um rapaz com quem o travesti estava se relacionando há dois dias. Os dois teriam brigado dentro do apartamento do artista, por motivo ainda desconhecido e, durante a discussão, a vítima foi esfaqueada. Apesar do suspeito ter levado o carro, o computador e o celular do artista, a polícia não descarta a possibilidade de crime passional.(Radar 64).
Ubaitaba: Prefeitura realiza Audiência Pública para Aprovação do Plano de Habitação

A Prefeitura Municipal de Ubaitaba juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no dia 13 de Novembro, às 09hs , na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para Apreciação e Aprovação do Plano de Habitação Local de Interesse Social- PHLIS. O mesmo é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), criado em 2005 pela Lei Federal nº 11.124 e que tem como principal objetivo articular as políticas de habitação social em um sistema federativo que, de forma descentralizada, trabalhando na produção de habitação para a população de baixa renda, articulando a ação conjunta dos seus diversos agentes promotores. Ele consiste em um planejamento para as ações municipais no setor de habitação, tendo como propósito, incentivar e executar ações que visem melhorar a vida dos munícipes. Em linhas gerais, seu objetivo principal é implementar políticas e programas que promovam o acesso à moradia digna para a população de baixa renda, que compõe quase totalidade do déficit habitacional do país. É importante ressaltar que as cidades que possuem PHLIS terão prioridade na distribuição dos recursos na área de habitação nessa perspectiva o Gestor do município, Bêda (PMDB), estará pleiteando melhorias Habitacionais para o município de Ubaitaba.













