Ubaitaba Urgente

Bahia: Leur Lomanto lamenta falta de segurança e abandono de equipamentos do Estado

leur_lomanto_jr_max_haack(1)
O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) em discurso, na última grande votação realizada pelos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia, lamentou o descaso com a segurança pública, ao lembrar que a situação na Bahia foi retratada com destaque em um dos principais jornais de circulação do mundo, o New York Times. Segundo tal publicação expõe a conjuntura ruim vivida pelo Estado atualmente, conhecido pelas suas belezas naturais, riqueza histórica e calorosa receptividade de seu povo. Além disso, o peemedebista lamentou a situação do Centro de Convenções da Bahia, órgão que deveria passar por uma eficiente manutenção do governo do Estado, porém está cada vez mais com deficiências em sua estrutura. É vergonhoso para nós, baianos, que temos a tradição de recebermos bem os nossos turistas, com o carinho e o calor humano que só os baianos têm, realizar um evento da grandeza do que foi realizado, nesta última semana, um congresso na área de Medicina, e, ao chegarem os turistas ao Centro de Convenções, encontrarem aquele espaço sem uma estrutura mínima para o funcionamento adequado.  Sistema de ar-condicionado quebrado, as escadas rolantes sem funcionar e até água faltou no local. Imagine a repercussão negativa que isso tudo traz para o nosso Estado”, criticou. 

Aurelino Leal – Projeto Respeito Sim, Violência Não – foi implantado nos distritos de Lage e Poço Central

qualificar-para-crescer-390

O Projeto Respeito Sim, Violência Não vem sendo desenvolvido pela estagiária de Serviço Social Simone Carvalho sob a Supervisão da Assistente Social Rubnea Vieira através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, que tem como público alvo Idosos que residem nos Distritos de Lage do Banco e Poço Central. Este Projeto visa combater toda e qualquer forma de violência. Os encontros têm sido bastante proveitosos. Em 2014 a Secretaria de Assistência Social tem por meta implantar grupos fixos de convivência nos Distritos. Acesse www.aurelinoleal.ba.gov.br

Ubaitaba: Bêda rebate críticas de Catarino e diz que foi a Brasília em busca de recursos

Lúcio Vieira, Soraia Almeida e o Prefeito Bêda.
Lúcio Vieira, Soraia Almeida e o Prefeito Bêda.

O Prefeito Bêda (PMDB), rebateu as críticas do vereador Catarino (PSDB), sobre suas viagens e disse que está em Brasília acompanhado dos vereadores Bal do Armandão, Herbert Duarte e José Carlos Lona em busca de recursos para resolver os principais problemas do município, com por exemplo: calçamento, pavimentação e saneamento básico para o Bairro Zitão, reforma e recuperação do Ginásio de Esportes, recuperação asfáltica da estrada de Faisqueira. “Bêda chegou a comentar ontem (20), no Programa Realidade Atual, que prefeito que fica intocado no gabinete não consegue benefícios para seu município. Segundo Bêda, ele e sua comitiva visitaram vários Ministérios em Brasília em busca de recursos, o prefeito e os vereadores, também estavam acompanhados dos deputados João Leão (PP), Lucio Vieira Lima (PMDB) e o ex deputado Federal Geddel Vieira. O prefeito chega em Ubaitaba nesta sexta feira (22), e na segunda feira (25), estará ao vivo no Programa Realidade Atual, sendo entrevistado pelo Radialista Jackson Cristiano.

Ubaitaba: Vereador Catarino diz que o município está entregue as “traças”.

IMG_7665

Redação Ubaitaba Urgente

O vereador Catarino Atanásio (PSDB), fez duras críticas ao prefeito Bêda (PMDB), na seção da Câmara nesta terça feira em Ubaitaba. Catarino disse que Ubaitaba está abandonada e que o prefeito não para na cidade para ver o descaso e abandono. “Bêda só anda viajando, espero que em 2014, ele pare mais um pouco em Ubaitaba para tentar resolver os problemas que afligem o município”, disse Catarino. O edil chegou a comentar sobre protestos na cidade, segundo ele, o comércio não suportaria mais um protesto na estrada de Faisqueira, já que a referida estrada continua esburacada. De acordo com o vereador, os moradores de Faisqueira vão interditar a estrada. “É preciso fazer com urgência uma reforma administrativa, colocar novos secretários municipais, e dá condições de trabalho a esses secretários”, disse o vereador.

Bahia: Governador Jacques Wagner diz que PT tem “santos e diabos”, ao comentar sobre mensalão

ft-gilbertoJbocaonews_coletivareveillon (8)

Ao comentar o mensalão, ontem, o governador Jaques Wagner (PT) disse que “o partido tem santos e diabos, como qualquer outro”. De acordo com o jornal A Tarde, ele falou que  quer que o julgamento do mensalão seja uma “página virada” para o partido e assinalou que os fatos ocorridos no episódio não devem ser tomados como uma marca da legenda. “Essa não é a história do PT. Digo sempre que, se o PT não é, e deve pretender ser um partido de anjos, seguramente não é um partido de marginais. Em todo partido, em toda instituição privada ou pública tem santos e diabos. Acho que isso não tira a característica do partido que tem uma história de contribuição à democracia brasileira como outros partidos tem”.  Para Wagner, o julgamento do mensalão “não vai acabar com o PT como alguns pretendem” e sugeriu aos opositores tomarem cuidado “com a posologia” porque podem ser vítimas do mesmo “ataque exagerado” que na sua visão os petistas estão sendo alvo.. Wagner considerou normal supostos manchetes exageradas da mídia ao PT devido a prisão dos mensaleiros. Ponderou que, mesmo jornais que não são simpáticos ao partido publicaram artigos e editoriais “de pessoas equidistantes e isentas do processo político-partidário” que reconhecem eventuais exageros. “É óbvio que entendo que aquela prisão de final de semana para alguém que tinha direito a (regime) semi-aberto… ser levado a uma prisão de confinamento… Houve precipitação desnecessária”, julgou. (Bocão News).

Bahia: Paulo Souto se anima e deverá ser o candidato ao Governo da Bahia pela oposição

paulosouto

Aumenta a chance de o ex-governador Paulo Souto topar a candidatura ao Governo da Bahia pela oposição. O ex-governador já está em Brasília para gravar uma participação especial no programa nacional do DEM, que será veiculado em rede nacional em breve. O convite, quase uma convocação, foi feito pelo presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia, que já declarou publicamente na Bahia a prioridade do estado na eleição de governador no ano que vem. Talvez este convite de Agripino e a viagem no dia do aniversário de Paulo Souto (ontem) tenham sido encarados por ele como um grande presente. Souto teve acesso a pesquisas de candidatos da oposição e ficou feliz com os números. Ele acha que pode dar. Souto, começou a se soltar. Quem o conhece, sabe que sua mudança de humor ultimamente, tinha a ver com sua vontade de voltar ao Palácio de Ondina. (Ibahia).

Itamaraju: Vaqueiro encontra homem morto na zona rural

vaqueid

O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) quando o vaqueiro da Fazenda Santa Maria, situada a 6 Km da BR-101, em território de Itamaraju, saiu para trabalhar por volta das 6h e avistou um homem morto dentro de um córrego. Na sequência o vaqueiro foi até a sede da fazenda e informou ao gerente, esse que de imediato entrou em contato a Polícia Militar através do telefone 190. Policiais militares 43ª CIPM foram ao local e lá permaneceram resguardo o corpo até a chegada do Departamento da Polícia Técnica. A vítima foi identificada como Rodrigo Souza Matos, de 20 anos, que apresentava três perfurações de arma de fogo, sendo na região do ouvido esquerdo, tórax e costas. Rodrigo possuía diversos registros na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju. O agente José Trindade, da Polícia Civil de Itamaraju e o auxiliar de necropsia Anderson Barbosa realizaram o levantamento cadavérico e na sequência removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. O delegado Gean Nascimento instaurou inquérito policial para apurar a autoria e motivação do crime. (Teixeira News).

Itabuna: Corretor é assassinado no Centro Comercial

Piu-Piu foi executado no Centro Comercial (Reprodução Diário Bahia).
Piu-Piu foi executado no Centro Comercial (Reprodução Diário Bahia).

Um corretor de veículos foi executado na tarde de ontem, 20, nas imediações do Centro Comercial de Itabuna. Segundo testemunhas, Eleison Santos Paiva, o “Piu-Piu”, de 25 anos, tinha acabado de estacionar o veículo Gol, de cor preta, placa NYN 3026. Quando ele descia do carro foi surpreendido pelos criminosos. O homem, atingido nas pernas e cabeça, ainda chegou a correr cerca 10 metros do local onde foi alvejado, mas acabou caindo morto no meio da rua. A vítima morava em Barro Preto.Veja fotos.

Porto Seguro: Policia prende suspeito de matar dançarino da Axé Moi

Luan foi peso em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia.
Luan foi peso em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia.

Foi preso na tarde desta quarta-feira (20), em Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia, o principal suspeito da morte do dançarino Daniel de Oliveira, conhecido como ‘Lady Butterfly’Luan Gonçalves, de 37 anos, estava na rua quanto foi detido por policiais. De acordo com a polícia, Luan tinha envolvimento com a vítima há cerca de três meses. O acusado deve ser encaminhado nesta quinta-feira (21) para o presídio de Eunápolis. O dançarino Daniel de Oliveira foi morto a facadas na madrugada da última segunda-feira, dentro de sua casa em Porto Seguro.(Radar 64).

Caetité: Corpo é encontrado embalado em decomposição dentro de piscina de clube

Caetite-Corpo-Encontrado-Barauna-Tenis-Clube-em-Brumado-Noticias-49

Um corpo foi encontrado dentro de uma piscina na terça-feira (19), no Baraúna Tênis Clube, em Caetité, no sudoeste baiano. De acordo com o Brumado Notícias, o local está desativado e o corpo foi localizado enrolado em papelão, já em estado de decomposição, por funcionários da limpeza pública municipal, que sentiram um forte odor vindo da área da piscina.

Caetite-Corpo-Enrolado-Papelao-Barauna-Tenis-Clube-em-Brumado-Noticias-49

Segundo o Departamento de Polícia Técnica que cuida do caso, a vítima é um homem de aproximadamente 40 anos, de cor negra, morto acerca de uma semana. O corpo foi encaminhado para a cidade de Guanambi. As polícias militar e civil também estiveram no local, mas até o momento não a identidade do homem não foi identificada, pois o mesmo foi encontrado sem documentos. Foto:Fábio Alves // Brumado Notícias.

Ubaitaba: Rogério Magazine inaugurou loja no município

DSCF0921

Redação Ubaitaba Urgente

Depois das cidades de Venceslau Guimarães, Ipiaú, Itagibá, Itamarati e Ubatã, foi inaugurada na manhã de ontem (18), em Ubaitaba a Loja Rogério Magazine. A inauguração ocorreu as 09hs, da manhã com muitas promoções e um delicioso coquetel para os clientes. Em Rogério Magazine, você vai encontrar de tudo para deixar sua casa mais bonita neste Natal. A loja está funcionando na Av. Vasco Neto, em frente ao Rotary Club, Centro da cidade. Rogério Magazine, agora em Ubaitaba!

Bahia: Eserval Rocha é o novo presidente do Tribunal de Justiça

novo_desenbargador

O desembargador Eserval Rocha é o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e vai comandar a entidade no biênio 2014-2015. A eleição para definir a mesa diretora começou por volta das 9h30 desta quarta-feira (20), na sede da Corte, no Centro Administrativo de Salvador (CAB), em sessão presidida pela magistrada Sílvia Zarif. Em segundo lugar ficou a desembargadora Lícia Laranjeira, com 14 votos, seguida por Ivete Caldas, com cinco. Para ser eleito sem segundo turno, o desembargador deveria reunir 23 votos, mas os magistrados entenderam que, com 41 votantes, a vitória de Rocha seria assegurada com 22  metade dos votos mais um. Candidatos únicos, foram eleitos ainda a desembargadora Vera Lúcia Carvalho, para a vice-presidência; Maria da Purificação da Silva, para 2ª vice-presidência; José Olegário Caldas, para a corregedoria-geral; e Vilma Costa Veiga, para a corregedora das comarcas do interior. Nesta terça-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso manteve Mário Alberto Hirs afastado da presidência do TJ-BA, ao analisar o mandado de segurança impetrado pela defesa do desembargador, que tinha como objetivo reverter decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A posse acontecerá no dia 3 de fevereiro. (Bahia Noticias).

Itabuna: Trabalhador rural comete suicídio na Roça do Povo

Vitima tinha depressão e tomava remédio controlado.
Vitima tinha depressão e tomava remédio controlado.

Wagner Evangelista dos Santos, 25 anos, se suicidou na tarde desta quarta-feira (20/11), na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, Roça do Povo. De acordo com o irmão da vítima, ele tinha depressão e tomava remédio controlado. Ele utilizou uma corda para se enforcar em seu quarto, na fazenda. O corpo foi encontrado pela família. Wagner era trabalhador rural.(Robério Menezes).

Ubaitaba: Município receberá R$ 33 mil para ações de combate à dengue

Ubaitaba  receberá R$ 33.353,10 para o combate a Dengue.
Ubaitaba receberá R$ 33.353,10 para o combate a Dengue.

O Governo Federal autorizou, nesta quarta-feira (20), a liberação de R$ 363 milhões de incentivo financeiro para ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, informa o Diário Oficial da União (DOU). Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, este ano, houve crescimento de 96% no número de mortes por dengue. A pesquisa aponta ainda que, este ano, foram feitas 1,4 milhão de notificações de casos prováveis de dengue no Braasil em decorrência da circulação do sorotipo DENV 4 do vírus, que respondeu por 60% dos casos. O levantamento foi feito nos meses de outubro e no início de novembro e todos os estados brasileiros. De acordo com a Portaria, os recursos financeiros autorizados correspondem a 30% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância em Saúde. A transferência será feita de forma automática para os Fundos Estaduais e Municipais em parcela única. Ubatã receberá R$ 42.198,72 para vigilância, prevenção e controle da dengue. Ubaitaba  receberá R$ 33.353,10 para o combate a Dengue. (Ubatã Noticias).

Ibirataia: Músico continua desaparecido

Gibran está desaparecido desde o dia 2 de novembro.
Gibran está desaparecido desde o dia 2 de novembro.

O músico Gibran Simões Silva (Soué Simões) está desaparecido desde o último dia 2 de novembro. A família já acionou polícia e recorre às redes sociais para localizar o artista, que foi visto pela última vez em Ibirataia, no sul da Bahia, onde reside. Familiares de Gibran dizem que não recebem notícia ou não têm contato com o músico há quase três semanas. Informações sobre o paradeiro do artista podem ser repassadas pelos telefones (73) 9917.0252 (Vivo), 8172.0455 (Claro) ou 9126.3030 (Tim). (Pimenta).

Ibicuí: Vereadora pode perder mandato

FBA50000011854
Ermínia Pereira (Tata).

As investidas da prefeitura de Ibicuí, Gilnay Santana (PTN) para ampliar sua base legislativa, poderão custar caro para uma cooptada. A vereadora Ermínia Pereira (Tata) corre o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Caindo na tentação de Gilnay, Tata deixou o PT, partido pelo qual foi eleita, e pretende se filiar ao PTN, a legenda da gestora. Segundo informações, esta teria dito à vereadora que ela poderia mudar de partido “sem medo de ser feliz”, pois não haveria qualquer problema. Porém, para infelicidade da ex-petista, o Ministério Público Eleitoral não entendeu assim e pediu a cassação da vereadora. O entendimento é de que ela não está amparada por nenhuma das exceções que permitem ao político mudar de partido no exercício do mandato. Resta saber se a prefeita, que convenceu a vereadora a deixar o partido,  cuidará agora de sua defesa.

Porto Seguro: Polícia divulga fotos do acusado de matar dançarino da Axé Moi

uan Gonçalves foi visto na residência de Lady Butterfly momentos antes do crime.
uan Gonçalves foi visto na residência de Lady Butterfly momentos antes do crime.

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (20) fotos de Luan Gonçalves Santos, de 22 anos, acusado de matar a facadas Daniel José de Oliveira Júnior, conhecido como Lady Butterfly, dançarino do Complexo de Lazer Axé Moi. O crime ocorreu em um condomínio de Porto Seguro, por volta de 1h da segunda-feira (18). Luan Gonçalves tinha iniciado relacionamento com o dançarino dois dias antes do crime e foi visto entrar na casa horas antes do assassinato de Lady Butterfly. Quem identificar o acusado da morte do dançarino, pode entrar em contato com as polícias civil ou militar pelo telefone 190 ou 197.(Pimenta).

Maraú: Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra

consciencia-negra

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Assistência Social, e Coordenação de Promoção da Igualdade, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul – CETEP convida toda a população a participar das atividades em homenagem ao mês da Consciência Negra, quando se celebra a memória e o legado de Zumbi dos Palmares, herói que simboliza a luta do povo negro por uma sociedade justa e equânime. O evento será realizado nesta quarta feira (20), das 08:00 as 12:00h no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul – CETEP (antigo Juracy Magalhães) e das 14:00hs as 17:00 hs na Praça do Quiosque. Sua presença é muito importante! Veja programação completa no Portal da Prefeitura de Maraú.

Porto Seguro: Imagens mostram dançarino ‘Lady Butterfly’ pedindo socorro

411

Imagens de uma câmera de segurança mostram o dançarino Daniel José Oliveira Júnior, o ‘Lady Butterfly’, pedindo socorro depois de ser esfaqueado. O travesti, que tinha 35 anos, foi atacado dentro de sua casa em um bairro na orla norte de Porto Seguro na madrugada de segunda-feira (18). Por volta de 1h30, o artista, agonizando, caminha até a casa de um vizinho e bate na porta. Ninguém sai para atender e ‘Lady Butterfly’ continua em busca de ajuda.  Cambaleando, a vítima vai em direção a outra casa, até sumir do alcance da câmera.

Moradores do local disseram que o resgate médico teria demorado meia hora para chegar. ‘Lady Butterfly’ morreu a caminho do Hospital Luis Eduardo Magalhães. O delegado Delmar Bittencourt afirmou que o crime teria sido cometido por um rapaz com quem o travesti estava se relacionando há dois dias. Os dois teriam brigado dentro do apartamento do artista, por motivo ainda desconhecido e, durante a discussão, a vítima foi esfaqueada. Apesar do suspeito ter levado o carro, o computador e o celular do artista, a polícia não descarta a possibilidade de crime passional.(Radar 64).

Ubaitaba: Prefeitura realiza Audiência Pública para Aprovação do Plano de Habitação

IMG_1794
Marly Santana, Secretaria de Desenvolvimento Social de Ubaitaba.

A Prefeitura Municipal de Ubaitaba juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no dia 13 de Novembro, às 09hs , na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para Apreciação e Aprovação do Plano de Habitação Local de Interesse Social- PHLIS. O mesmo é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), criado em 2005 pela Lei Federal nº 11.124 e que tem como principal objetivo articular as políticas de habitação social em um sistema federativo que, de forma descentralizada, trabalhando na produção de habitação para a população de baixa renda, articulando a ação conjunta dos seus diversos agentes promotores. Ele consiste em um planejamento para as ações municipais no setor de habitação, tendo como propósito, incentivar e executar ações que visem melhorar a vida dos munícipes. Em linhas gerais, seu objetivo principal é implementar políticas e programas que promovam o acesso à moradia digna para a população de baixa renda, que compõe quase totalidade do déficit habitacional do país. É importante ressaltar que as cidades que possuem PHLIS terão prioridade na distribuição dos recursos na área de habitação nessa perspectiva o Gestor do município, Bêda (PMDB), estará pleiteando melhorias Habitacionais para o município de Ubaitaba.