Ubaitaba Urgente

Brasil: Jovem morre em acidente depois de fazer foto com carro a 170 KM/h

giovana-dias
Fonte: Correio da Bahia.

A jovem Giovana Dias de Souza Alves, de 19 anos, morreu, na tarde de segunda-feira (25), por volta das 18h, ao colidir com o veículo em uma pilastra, na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Segundo a polícia, Giovana perdeu o controle da direção logo após tirar uma foto com o celular, que registrava a velocidade de 170 km/h. Ainda de acordo com a polícia, essa é uma das linhas de investigação sobre a causa do acidente. De acordo com informações do portal G1, o acidente fatal aconteceu quando a vítima retornava para casa, em Itanhaém, no km 315 da rodovia. O celular de Giovana foi recolhido pelo Instituto de Criminalística de Itanhaém e passará por análise nos próximos dias.

RTEmagicC_acidente-itanhaem_01.jpg
O acidente fatal aconteceu quando a vítima retornava para casa.

Mensalão: Dirceu pede para cumprir pena como gerente de hotel

Dirceu aguarda decisão do Supremo para começar o trabalho em hotel em Brasília André Dusek/16.mai.2012/AE
Dirceu aguarda decisão do Supremo para começar o trabalho em hotel .

Se a Justiça autorizar, José Dirceu de Oliveira e Silva, advogado, vai trabalhar como gerente administrativo do Saint Peter Hotel, um quatro estrelas de Brasília. Em petição ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, a defesa de Dirceu comunica que o ex-ministro do governo Lula, que depois se tornou um consultor empresarial com escritório no Ibirapuera, em São Paulo, “possui proposta concreta de trabalho junto ao St. Peter”, na Asa Sul de Brasília. No dia 18, três dias depois de se entregar à Polícia Federal, Dirceu apresentou ao estabelecimento sua pretensão de tornar-se gerente administrativo. “Em seguida, foi admitido no quadro de funcionários do hotel, o qual inclusive já elaborou e assinou o competente contrato de trabalho”, destacam os criminalistas José Luís Oliveira Lima, Camila Torres Cesar e Daniel Kignel, defensores de Dirceu. Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, como suposto mentor do mensalão, o ex-ministro encontra-se, desde a semana passada, em regime semiaberto — parte relativa à condenação de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa —, conforme entendimento de Joaquim Barbosa. Como mostrou o Estado no domingo, o ex-ministro quer manter seu blog e a atividade política, mas está desativando sua consultoria.

Fonte: R7

Aurelino Leal – I amostra Cultural e Poliesportiva movimentou final de semana

projovem-adolescente-aurelino-leal

O Serviço de Convivência e Fortalecimento – SCFV (PETI e Projovem), através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aurelino Leal, realizou a I Amostra Cultural e Poliesportiva, “Um Oasis de Criatividade”.

O evento aconteceu neste sábado e no domingo (23-24), com programações recreativas para a comunidade. No sábado, pela manhã, houve um Aulão de Capoeira a partir das 9h às 11h. Pela tarde das 15h às 17h, aconteceu um Aulão de Jiu-Jitsu e das 17h30 às 20h foi apresentado um Sarau Musical e Exposição de Artes. Já no domingo, a comunidade participou de um Aulão de Peteca das 9h às 11h. Toda a programação ocorreu na Praça Ramiro Teixeira, no centro de Aurelino Leal. Acesse o link www.aurelinoleal.ba.gov.br e veja mais sobre o evento

Maraú: Abastecimento de água no município vai virar realidade!

Ronaldo Carletto, Otto Alencar e Gracinha Viana.
Ronaldo Carletto, Otto Alencar e Gracinha Viana.

Redação Ubaitaba Urgente

No dia 06/11 a prefeita Gracinha Viana (PP) esteve em Salvador para audiência com o Vice Governador e Secretário de Infraestrutura do Estado, Dr. Otto Alencar e o Deputado Estadual Ronaldo Carletto. A prefeita cobrou ao vice governador algumas demandas de Maraú em andamento junto ao Estado, entre elas o Abastecimento de Água. No dia 11/11 a prefeita foi informada oficialmente pelo gabinete do Secretário que o diagnóstico já foi realizado e a EMBASA está aguardando a definição de prioridades para que seja feita a licitação do projeto que contempla a captação da água da Cachoeira de Tremembé para abastecimento da Sede, Tremembé, Caubi, Campina do Jordão, Algodões, Saquaíra, Saleiro, Cassange, Taipu de Dentro, Campinho, Sapinho, Taipu de Fora e Barra Grande. Sobre o Projeto para Implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Ibiaçu e Garapa a previsão é de que o diagnóstico seja elaborado até o final de novembro. A prefeita também cobrou a implantação do Complexo Policial e reforçou a solicitação do Asfalto da BR 030. Dr. Otto entrou em contato com pessoas responsáveis pelas demandas e obteve as seguintes posições: o recurso para elaboração do Complexo Policial deve ser liberado até o final deste mês para o Estado e a previsão para início da obra de asfaltamento da BR 030 é a partir de março de 2014. Veja mais no Portal da Prefeitura de Maraú.

Aurelino Leal: Jovem foi morto a tiros no bairro Humberto Barbosa

1470032_1374923739421956_2068917730_n

Redação Ubaitaba Urgente

O jovem Cidiney Cruz foi morto a tiros há poucos instantes no Bairro Humberto Barbosa em Aurelino Leal. Segundo testemunhas, o jovem estava chegando em casa quando foi surpreendido pelo assassino. Uma testemunha chegou a contar que o atirador estava vestido de preto. A Polícia Militar esteve no local e está efetuando diligências para localizar o assassino. Cidiney Cruz trabalhava na loja Mata Atlântica em Ubaitaba. O corpo permanece no local.

Almadina: Prefeita alega “crise mundial” para cortar gastos

alba

Em Almadina a prefeita Alba Gleide (PSD), publicou um decreto alegando a “crise mundial” para cortar despesas na prefeitura. Segundo a prefeita, a medida é para “atender a Lei de Responsabilidade Fiscal”. O curioso é que no primeiro semestre de governo, a prefeitura contratou por R$ 646.400,00, a empresa Auto Posto Apolo LTDA para o fornecimento de combustíveis, por R$ 998.623,48 a empresa para locar carros, R$ 124 mil na realização da festa do dia da cidade e contratou a empresa Costa Lins por R$ 20 mil para a realização da Jornada Pedagógica do município. Parece que no início do governo faltou planejamento e prioridade a prefeita, por esse motivo “alegou a crise mundial” para cortar gastos e até ameaçar demissões.(Políticos do Sul da Bahia).

Itabuna: Prefeitura concede férias a funcionária que não trabalha há 5 anos

caça-fantasma

Em Itabuna a prefeitura dá férias a funcionária que não trabalha há quase seis anos e que nos últimos tem conseguido a mágica de vender parte das férias e receber 13ª. Milhares de brasileiros sonham em entrar para o serviço público pela estabilidade financeira, com salário na conta todo o mês, férias e 13ª garantidos.

Outros querem mesmo é aproveitar o jeitinho brasileiro, amizade com o superior e fingir que trabalha. Este é o caso de uma servidora pública do município de Itabuna, no sul da Bahia. Ela não sabe o que é pegar no batente desde 2007.

A proeza é conseguida por Hélia Simões dos Santos, que é funcionaria efetiva da prefeitura sob a matrícula 7734, conforme consta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Aliada do ex-prefeito Fernando Gomes, no início de seu governo, sempre aparecia no prédio do Centro Administrativo Firmino Alves para trabalhar ao lado de Maria Alice de Araújo. E só por ela e pelas mordomias.(A Região).

Brasil: Acidente entre micro-ônibus e carreta mata pelo menos 15 pessoas no Norte de Minas

acidente1

Um grave acidente entre um micro-ônibus e uma carreta matou pelo menos 15 pessoas e feriu outras dez, na manhã desta segunda-feira, no Norte de Minas Gerais. De acordo a assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte, o veículo do Serviço de Transporte em Saúde (SETS), que levava pacientes de Rubelita para tratamento em Montes Claros, se envolveu na batida com o veículo de carga, na altura do km 361 da BR-251, a cerca de 30 metros trevo de entrada para a cidade de Padre Carvalho. A batida frontal aconteceu por volta de 6h30 e os feridos foram encaminhados para hospitais de Salinas e Taiobeiras.

Os que sofreram apenas escoriações foram atendidos pelos socorristas e levados de volta para a cidade de Rubelita nas ambulâncias da cidade. Todos os mortos estavam no micro-ônibus e o condutor da carreta, identificado como José Carlos Vieira, de 37 anos, ficou preso às ferragens. Consciente, ele foi resgatado pelo Samu e levado para Salinas. No micro-ônibus viajavam 24 pessoas, além do motorista, que deixaram a cidade de Rubelita às 4h30. A batida aconteceu quando o grupo havia rodado cerca de 70 quilômetros de uma viagem total de 250.

acidente2

A SETS oferece o transporte para tratamento em Montes Claros nas manhãs de segunda e sexta-feira. Testemunhas disseram que o condutor da carreta perdeu o controle da direção e o veículo fez um “L” na pista, atingindo o micro-ônibus, que vinha na direção contrária. A carreta transportava um motor V8 que, pelo peso, pode ter potencializado o impacto da colisão, sem chance de o condutor do micro-ônibus desviar.

O condutor do veículo menor morreu na hora. Conforme nota do SAMU Macro Norte, o veículo que transportava os pacientes pertence à frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo – (Cisarp) e, o secretário executivo, Célio Brito, informou que “o veículo está com a manutenção e documentação em dia, o motorista é experiente e devidamente credenciado para conduzir o veículo, e explica que o ocorrido foi uma fatalidade”.

 

Brasil: Galvão Bueno dá ‘patada’ em dupla de jornalistas

glenda-ivan
Galvão Bueno continua aprontando das suas. Conhecido pela maneira áspera como trata os colegas, no último domingo (24) foram os repórteres Glenda Kozlowski e Ivan Moré do Esporte Espetacular que ficaram sem graça durante o programa ao vivo.
Ambos chamaram uma matéria sobre a fase ruim que o jogador Messi passa no futebol e em sua vida pessoal. Assim que a reportagem acabou, a câmera voltou para Glenda e Ivan, que estavam ao vivo de Interlagos, em SP, mostrando o GP do Brasil de F-1.
Em seguida, entrou Galvão e os apresentadores perguntaram a ele sobre Messi. Mal-humorado, ele respondeu: “Pelo amor de Deus, o Messi está contundido, né? Vamos falar do GP”. Os jornalistas ficaram totalmente sem ação com o fora do apresentador. (Bocão News).

Itabela: Homem arranca e come pedaço da orelha da mulher

Genilson estava alucinado e foi preso em flagarnte.
Genilson estava alucinado e foi preso em flagrante.

A polícia de Itabela investiga o caso de uma mulher que teve parte da orelha arrancada a mordidas pelo marido. A mulher, identificada como Eliana Guaresma de Jesus Almeida, 24 anos, chegou a ser hospitalizada, mas já foi liberada. O agressor, Genilson de Jesus Rocha, 35 anos, o ‘Darcão’, foi preso e autuado em flagrante com  base na Lei Maria da Penha. A Polícia Militar teve muito trabalho para colocar fim a briga do casal, ocorrida no bairro Irmã Dulce.

Eliana teve parte da orelha comida pelo marido.
Eliana teve parte da orelha comida pelo marido.

No local, o acusado, que de acordo com a PM estava totalmente drogado, quebrava tudo na rua e jogava  pedra nas casas. ‘Ele também estava com uma foice. Deu muito trabalho pra gente desarmá-lo e algemá-lo’, contou o policial Alexandre. Os policiais declararam ainda que o casal é viciado em crack e que o homem já tinha diversas passagens pela delegacia da cidade, quatro delas somente por agressão à companheira.(Radar 64).

Itabuna: SAC funcionará no Shopping Jequitibá

Antiga unidade do SAC foi interditada em julho devido à estrutura comprometida.
Antiga unidade do SAC foi interditada em julho devido à estrutura comprometida.

O governo baiano decidiu que a unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Itabuna será reaberta no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron. O projeto arquitetônico da unidade do SAC no centro de compras encontra-se em fase de finalização, conforme informações da superintendência do serviço. A transferência da estrutura do SAC do centro comercial para o Jequitibá traz preocupações na área do serviço público devido à clientela do serviço cidadão. No entendimento do policial militar Antônio Filho, o SAC deve funcionar na região do centro comercial. “Para atender às classes menos favorecidas, vindas de outros municípios, é importante que este equipamento fique próximo ao Terminal Rodoviário”, disse. Uma das dificuldades adicionais relaciona-se ao transporte. “As pessoas teriam que tomar duas conduções ou caminhar quilômetros, principalmente aquelas vindas de outras cidades”.(Pimenta).

João Leão assume presidência do PP na Bahia no próximo dia 9

joao_leao

O atual presidente do PP na Bahia, Mário Negromonte, divulgou, nesta segunda-feira (26), que passará o cargo para o deputado federal e ex-chefe da Casa Civil na gestão municipal comandada por João Henrique (PSL), João Leão. O anúncio foi feito durante evento de lideranças realizado nesta segunda, em Salvador. De acordo com o novo gestor, que deve assumir o posto no próximo dia 9, sua primeira providência será a organização de um seminário para tratar da situação das rodovias do estado.(Bahia Noticias).

Bahia: Oposição vai alinhar discurso na Assembleia e no Congresso contra o governo Wagner

Foto: Max Haack / Ag. Haack
Foto: Max Haack / Ag. Haack

Os integrantes da oposição ao governador Jaques Wagner (PT) farão reuniões periódicas para alinhar o discurso, definir estratégias e discutir pautas que serão defendidas pelo grupo. O caminho para unificar os temas foi traçado nesta segunda-feira (25), durante reunião entre a bancada da minoria na Assembleia Legislativa da Bahia com o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). A ideia é que parlamentares do PSDB, DEM, PMDB e outros partidos da oposição defendam pontos em comum, sendo que um dos já definidos é o sistema ferry boat, assunto que tomou contra do plenário da AL-BA, após denúncias feitas através do Bahia Notícias. “Conversamos sobre a estratégia de atuação da oposição na Assembléia, para mostrar a população a situação do atual governo. O povo elegeu um grupo para ser governo e outro para ser oposição. Nós somos oposição e estamos unidos. Quando você faz uma reunião é para trocar impressões, traçar estratégias, dividir tarefas e para atuar de maneira mais organizada, até porque o momento político da Bahia exige isso. E tratamos especificamente do caso do Ferry Boat e da conta do Banco do Brasil do governo em Brasília, que ficou R$ 3 bilhões negativa e o governo não explicou até agora (ver aqui)”, resumiu Lúcio em contato com o BN. O deputado ainda garantiu que, mesmo sendo da bancada do governo na Câmara Federal, vai utilizar a tribuna do Congresso para criticar o governo do PT na Bahia, quando necessário. “Não tem dificuldade, o entrosamento é total. Problema na Bahia que for necessário repercutir em Brasília, será. O PT vive dizendo que é um governo de transparência. Se eu for informado de desmandos no governo do Estado, ele [governo federal] vai ficar contente em apurar. Informo e faço as cobranças necessárias”, disse o peemedebista. Também foram convidados para a reunião outros congressistas da oposição, como os deputado federais Colbert Martins (PMDB), que não conseguiu chegar a tempo, e o tucano Antônio Imbassahy, que não pode comparecer, mas segundo Lúcio, enviou diversas sugestões por email. 

Jitaúna: Veículo é incendiado e abandonado

jitauna blog

A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Jitaúna encontraram um veículo em chamas na estrada que liga a BR-330 ao distrito de Santa Terezinha. O automóvel modelo FOX, placas NTQ 2522, licença de Salvador, estava abandonado no local. A PM acredita que o veículo tenha sido roubado. O carro pertence a uma locadora da capital baiana e foi locado por Adilson Queiroz dos Santos, morador de Lauro de Freitas. As investigações continuam. (Giro em Ipiaú).

Brasil: Auditor diz que gastava em noitadas dinheiro desviado na máfia do ISS

DELATOR_SP

O auditor Luiz Alexandre Cardoso de Magalhães, delator da máfia que fraudava milhões de impostos da prefeitura de São Paulo, contou neste domingo (24), em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, que gastava parte do dinheiro desviado dos cofres públicos com noitadas e garotas de programa. “Gastava de R$ 8 mil a R$ 10 mil por noite”, disse o auditor, que alugava um jato particular por R$ 6 mil para ir a Angra dos Reis, onde tem lancha, a cada 15 dias. Ele também contou que as empresas envolvidas no esquema conheciam a fraude e sabiam até quem seria o subsecretário de finanças, antes mesmo que o nome fosse anunciado pela prefeitura. “Quem queria participar já procurava a gente. A construção civil sabia quem ia ser o chefe do setor antes mesmo de ser nomeado”, revelou Magalhães. “Tinha obra que devia muito. Então, eles sugeriam já. Eles já sabiam como funcionava”, acrescentou. O auditor disse ainda que as construtoras pagavam apenas a metade do que deviam aos cofres públicos. Dela, uma pequena parte era recolhida como imposto, já que o grupo dividia o resto como propina. De acordo com Magalhães, o grupo recebia até R$ 70 mil por semana. “Às vezes, eram R$ 30 mil. Às vezes, R$ 40 mil”, ponderou, ao alegar desconhecer o repasse de recursos desviados para políticos.(Bahia Noticias).

Maraú: Dia “D” do Novembro Azul é realizado em vários Distritos

1422593_570322026355284_168648068_n

Depois do Outubro rosa, Novembro traz a cor azul simbolizando o mês de prevenção e combate do Câncer de Próstata, que tem incidência superior a do câncer de mama, e é a segunda mais incidente entre o público masculino, perdendo apenas para o câncer de pele ‘não melanoma’, e Diabetes Mellitus, causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à diálise.

1471903_570321886355298_1033807100_n

Partindo desse pressuposto, a Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Unidade de Saúde de Ibiaçu, esteve novamente no povoado de Maçaranduba nesta quinta – feira (21) para proporcionar aos moradores além de atendimento Médico, atendimento Fisioterapêutico, como também Palestras educativas sobre o Câncer de Próstata e a importância do exame de toque retal e ainda sobre a efetividade da Fisioterapia na prevenção e combate do Diabetes. O evento reuniu uma grande parte do povoado, onde tiveram momentos de descontração e espaço para que todos tirassem suas dúvidas sobre as patologias e suas prevenções.Veja mais no Portal da Prefeitura de Maraú.

Brasil: Genoino recebe alta e vai cumprir prisão domiciliar

Jose-Genoino-Foto-Roberto-Barroso-ABr

O deputado José Genoino deixou neste domingo (24) o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), onde estava internado desde quinta-feira (21). Genoino foi para a casa de uma das filhas, Mariana Genoino, que mora em Brasília.  Como determinou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, Genoino deverá cumprir prisão domiciliar provisória para que possa fazer tratamento médico. As informações são da Agência Brasil. No dia 15 de novembro, Genoino foi condenado pelo STF a  seis anos e 11 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa por envolvimento no esquema de compra de votos no Congresso conhecido como mensalão. (Bocão News).

Exclusivo: Acidente envolvendo Pajero e Colbat deixa quatro mortos próximo a Tanquinho

colisão-de-pajero-com-colbat-2

Quatro pessoas que ocupavam o veículo modelo Colbat da Chevrolet , de placa OKM 8153 licença de Salvador, morreram na hora, na noite de sábado,23, depois de colidir de frente com um Pajero placa EBC 0268 licença de Teresina – Piauí, no qual viajavam cinco pessoas, segundo a polícia, apenas o condutor identificado por Victor Emanuel quebrou uma das pernas, os demais foram encaminhados para hospitais de Feira de Santana, não obtivemos a identidade dos ocupantes do Pajero nem o estado de saúde dos mesmos, segundo a Policia Rodoviária, aparentavam gravidade.

colisão-de-pajero-com-colbat-4

A Policia Rodoviária Federal  juntamente com a Policia Civil de Tanquinho e do Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana até o inicio da madrugada deste domingo estavam no local do acidente e informou ao CN que o acidente foi às 19h10 no KM 470 da BR 324, a cerca de 6 km de Tanquinho sentido Riachão do Jacuípe, e diante do estado que ficaram os dois veículos foi preciso solicitar o Corpo de Bombeiro de Feira para retirar os corpos das ferragens do Colbat e posteriormente foram identificados. Rita Thalia Ferreira Oliveira, 10 anos, na ordem dos documentos:

colisão-de-pajero-com-colbat-3

Cleide de Oliveira Dias, 29, Rosália Gomes de Oliveira dos Santos, 31, e Cláudio Jesus Santos, 35, (motorista). A PRF não soube informar se os ocupantes eram da mesma família, apenas informou que  Rosália e Rita são da cidade de Itaberaba. A PRF disse também que somente o resultado da perícia irá apontar o causador do acidente, mas ao que tudo indica o motorista da Pajero que seguia sentido Tanquinho  deve ter sido o responsável pela grave colisão frontal.

colisão-de-pajero-com-colbat-1

O CN chegou ao local minutos  depois da remoção dos corpos para o Rabecão, por volta das 23h50 e no local não havia nenhum parente dos mortos, o que dificultou nas informações sobre as vítimas.

Redação CN/Fotos: Raimundo Mascarenhas