Ubaitaba Urgente

Roberto Jefferson: “Nem tudo está perdido”

Roberto-Jefferson

Por: Roberto Jefferson

Há oito anos denunciei ao País o maior escândalo que jamais presenciei no Planalto Central desde que me tornei deputado. Tudo realizado por quem, por décadas, apontou o dedo para muitos, acusando-os de corruptos, dando início à nefasta judicialização da política brasileira. Fui cassado e tive meus direitos suspensos por 10 anos; ontem, a Corte Suprema do meu país decretou minha prisão. Estou satisfeito com a decisão? Mentiria se dissesse que sim; conforta-me, porém, a crença de que a política brasileira, daqui para a frente, pode ser melhor.

Brasil: Presidente do Supremo deve determinar mais prisões de condenados do mensalão hoje

joaquim-barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, deve expedir hoje novos mandados de prisão contra os condenados do processo do mensalão. A levar em conta seu voto na sessão da corte na quarta passada, a expectativa é que até sete novos mandados sejam expedidos.

Entre os sete estão os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), e o delator do esquema, Roberto Jefferson (PTB). Todos escaparam da primeira leva de prisões, que incluiu o ex-ministro José Dirceu, o deputado José Genoino e o operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza.

Também pode ser determinado o início do cumprimento das penas alternativas do ex-sócio da corretora Bonus Banval Enivaldo Quadrado, do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri e do ex-deputado José Borba. Eles terão de prestar serviços comunitários e pagar multas.

Dentre os 25 condenados, só três têm a certeza de que não cumprirão suas penas agora: o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-assessor do PP João Cláudio Genu e outro ex-sócio da Bonus Banval, Breno Fischberg.

Eles têm direito à apreciação de um recurso pelo STF. Por isso, seus casos só devem ser concluídos em 2014. Além disso, 12 réus terão analisados no ano que vem outros recursos, os chamados embargos infringentes, que podem reduzir suas penas.

Para poder decretar as prisões, Barbosa terá que certificar o chamado trânsito em julgado, o fim oficial do processo, para parte dos réus.

Na sexta, feriado da Proclamação da República, o ministro expediu os mandados poucas horas após certificar o fim do processo contra Dirceu, Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.(Folha de São Paulo).

 

Itacaré: Escola do Ponto Novo serve “uma laranja” como merenda dos alunos

laranja_merenda_escolar
Foto: Ilustrativa.

Redação Ubaitaba Urgente

Uma laranja apenas foi servida recentemente como merenda escolar dos alunos na Escola Oscar Moreira de Matos, no povoado de Ponto Novo, município de Itacaré. A denúncia foi feita pela mãe de um dos alunos da escola que ficou revoltada com a situação. Além de servir laranja, como merenda para os alunos a escola sofre com a falta frequente de água. Outra denúncia feita pelas mães dos alunos é a situação do transporte escolar que quebra com frequência.

Maraú: Prefeitura reforça segurança em todo o município

Foto: Jackson Cristiano.
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente.

Redação Ubaitaba Urgente

Continua a todo o vapor a construção de uma Base para a CAERC, que vem sendo construída no Distrito do Caubí, município de Maraú. A obra envolve 03 salas, cozinha, banheiro além de garagem para as viaturas e estacionamento. Seis operários e um mestre de obras estão trabalhando diuturnamente para que seja inaugurada no início desta temporada, já que neste verão o município espera receber um grande número de visitantes. A obra vem sendo realizada pela A Associação dos Amigos da Península de Maraú (APEMA), com o apoio da Prefeitura Municipal de Maraú. Além de apoiar a construção da base da CAERC no Caubí, a prefeita Gracinha Viana ainda conseguiu com o Governo da Bahia, duas motocicletas e mais uma viatura nova para a Polícia Militar. Veja mais no Portal da prefeitura de Maraú.

Ibirapitanga: Prefeitura usa transporte escolar para fazer política e deixa alunos no “pau de arara”

Foto: Ilustrativa.
Foto: Ilustrativa.

Redação Ubaitaba Urgente

Um morador de Itamarati entrou em contato com a redação do Site Ubaitaba Urgente, através do telefone: 73 9906-0061 e redaçã[email protected] denunciando que o prefeito de Ibirapitanga liberou quatro ônibus do transporte escolar do município, na manhã da última sexta feira (15/11) para levar moradores de Itamarati e Ibirapitanga ao município de Camamu, onde todos participariam de um passeio de escuna. Os ônibus foram adquiridos com recursos do programa “Caminho da Escola” e não podem ser utilizados para outra atividade que não seja o transporte de alunos. A atitude do prefeito Isravan Barcelos (PSD), é considerada desvio de finalidade. Cabe a Polícia Rodoviária Federal – PRF, conter os abusos praticados por prefeitos irresponsáveis e apreender os veículos oficiais que são usados de forma ilegal.

Itabuna: Usuário de drogas foi morto a tiros na tarde deste domingo

atalaia
Homem morreu no local.

Gedivan Almeida Santos Junior, 30 anos, natural de Itapetinga, foi executado a tiros na tarde deste domingo (17) na BR 101, próximo ao Posto Atalaia, bairro Pedro Jerônimo. Gedivan estava morando em Itabuna há 10 meses e era usuário de drogas. Suspeita-se em dívida com o tráfico. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica – DPT, para necrópsia. Com a morte de Gedivan, Itabuna atinge a marca de 120 homicídios em 2013, o 5º de novembro. (Robério Menezes).

Barra do Choça: Cadeia pública é interditada por oferecer risco aos presos

Foto: Reprodução/Jorge Amorim.
Foto: Reprodução/Jorge Amorim.

A cadeia pública de Barra do Choça, cidade no sudoeste da Bahia, foi interditada na última sexta-feira (15), por decisão da Justiça. No último dia 29, o local foi alvo de denúncias do Ministério Público, por apresentar “riscos à segurança dos presos e funcionários”. De acordo com a promotora Soraya Meira Chaves, o presídio apresenta infiltrações nas paredes e rachaduras no teto. Além disso, não há espaço para o banho de sol dos detentos. “O fechamento é necessário até que seja procedida a construção de um estabelecimento adequado ou a transferência para outro imóvel, que ofereça segurança”, explicou. Segundo informações obtidas pelo blog local Jorge Amorim, o parecer favorável ao MP foi concedido pela juíza da Comarca do município, Lázara de Oliveira Figueira. Os 24 presos custodiados no lugar serão remanejados para outras carceragens da região.(Bahia Noticias).

Itajuipe: Mulher morre por falta de atendimento no Hospital Montival Lucas

Jovem morreu por falta de atendimento no Hospital da cidade.
Jovem morreu por falta de atendimento no Hospital da cidade.

Patricia Silva Santos, 28 anos, morreu no início da noite da última sexta feira (15), após ter atendimento recusado na cidade de Itajuípe. A família da jovem está revoltada com o ocorrido. O tio de Patricia, Valdemar Bispo, conta que a sobrinha passou mal às 16 horas e foi levada ao Hospital Montival Lucas, onde foi informado que não havia médico de plantão, pois há quatro meses o valor mensal de R$ 40 mil de pagamento aos médicos não estaria sendo repassado. Sem atendimento, Patricia morreu deixando um filho de 12 anos. A mulher era moradora do bairro Beira Rio. Na próxima quinta-feira  (21), a família da jovem fará uma manifestação em frente a Câmara de Vereadores de Itajuípe. Os moradores de Itajuípe estão revoltados com os descasos que vem acontecendo na cidade no Governo da prefeita Gilka Badaró.(Verdinho Itabuna).

Valença: Homem foi assassinado no Porto da Imbira

IMG00103
Um indivíduo de prenome Eberton, filho de Pedinha do pastel, foi executado na manhã deste sábado (16/11), por volta das 09:30hs, dentro da própria casa no Porto da Imbira – Bairro da Bolívia. Segundo informações, quatro homens armados e encapuzados invadiram a casa pelos os fundos, executando Eberton com vários disparos de arma de fogo. Eberton, era fugitivo do Conjuto Penal de Valença e havia um mandado de prisão para o mesmo. O corpo foi encaminhado ao IML-Valença para ser necropsiado. (Nas Malhas da Lei).

Taperoá: Jovens foram executados com 16 tiros de pistola “Ponto 40”

tapero

Foram executados na noite desta quinta feira (14/11), por volta das 23hs, na localidade do Caminho do Mel em Taperoá – Ba; Carlos Alberto da  Silva, 19 anos, natural de Nilo Peçanha e Adriano dos Santos de Jesus, 23 anos, natural de Valença, mas atualmente estava morando naquele município.

Os jovens foram atingidos por mais de 15 tiros de arma de fogo (pistola ponto 40) em varias partes do corpo. Carlos Alberto foi encontrado com nove perfurações e Adriano com sete perfurações, além de ter o braço esquerdo decepado, provavelmente por um cavador.

O levantamento cadavérico foi realizado pelo o DPT na manhã desta sexta (15/11). Os corpos foram necropsiados. Na geladeira do IML, ainda permanece o corpo do Adriano que é de Valença.

(Nas Malhas da Lei).

Itacaré: PM prende menores que iriam vender moto roubada em Ubaitaba

Menores foram conduzidos para a delegacia de Itacaré
Menores foram conduzidos para a delegacia de Itacaré.
Redação Ubaitaba Urgente
Por volta das 21hs da última segunda feira (11/11), dois indivíduos com máscaras, portando uma espingarda, roubaram um casal que trafegavam em uma moto na Vila Marambaia, (Km 06). Além da moto os elementos levaram os 02 (dois) capacetes e 01 (um) celular de marca LG. Policiais Militares, lotados na 72ª CIPM/Itacaré, conseguiram identificar e prender três) elementos que tiveram participação no assalto. Com o apoio do PETO, os policiais prenderam  G.Q.S, C.L.A e E.S.N, todos com 17 anos de idade. A PM conseguiu recuperar a moto que foi abandonada no KM 7, sentido Itacaré – Camamu. No local os policiais também encontraram, os dois capacetes, o celular LG e a arma de fogo usada no assalto. De acordo com a policia, a intenção dos bandidos era vender a moto no Bairro Maria Olímpia em Ubaitaba. Os menores foram encaminhados para a delegacia de Itacaré.

Brasil: Lula telefona a condenados e diz: ‘Estamos juntos’

lula_mensaleiros_pt

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (15) para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e para o ex-presidente do PT José Genoino logo após saber da expedição dos mandados de prisão contra os dois. “Estamos juntos”, disse Lula aos companheiros. Apesar de manifestar solidariedade, Lula acertou com a presidente Dilma Rousseff uma estratégia para não prolongar o desgaste. Em vigor desde o ano passado no Palácio do Planalto, a lei do silêncio sobre os desdobramentos do mensalão será mantida, sob o argumento de que decisão judicial é para ser cumprida. “Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto”, disse o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral). Lula passou o feriado em sua chácara, no interior paulista, e foi de lá que ligou para Dirceu e Genoino. Na quinta-feira (14), ele avisou que não compareceria ao 13° Congresso do PC do B, em São Paulo, pois estaria ali representado por Dilma e por Falcão. A presidente, por sua vez, não mencionou a prisão dos petistas, citada pelo presidente do partido anfitrião, Renato Rabelo. (Por: Vera Rosa | Agência Estado/Bahia Noticias).

Canavieiras: Ex-prefeito pode ser preso a qualquer momento pela Federal

20-12-2012_12
Zairo Loureiro é acusado de desviar dinheiro público do município.

PF coleta documentos em Canavieiras – entregues pelo prefeito Almir Melo nesta semana a prepostos da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, ambos sediados em Ilhéus. Os documentos foram solicitados pelas duas instituições e integram inquéritos abertos contra a gestão anterior do município.

O prefeito lamenta que Canavieiras tenha que passar por situações vexatórias como essas, que produz reflexos junto aos governos Federal e Estadual, fontes de recursos importantes. “Já atravessamos muitas dificuldades para manter a prefeitura fora dos cadastros restritivos”.

“Espero que essas investigações não se tornem um empecilho para atrairmos novos recursos para Canavieiras”. À Polícia Federal, o prefeito entregou cópias de documentos das licitações 24/2005, 30/2005, 33/2005 e 36/2005.

Em relação aos documentos constantes do processo licitatório 55/2005, o prefeito solicitou a dilação do prazo ao delegado da Polícia Federal, pois ainda não foi localizado. Os processos estão sob investigação por causa de denúncias do então vereador Jorge Garcia e do vice-prefeito João Brasil. As licitações foram realizadas em 2005 e se destinavam à aquisição de ônibus para o transporte de alunos da rede municipal.

Quadra

A prefeitura também atendeu à solicitação do Ministério Público Federal, através do Procurador da República Ovídio Augusto Amoedo Machado, que investiga o convênio 202128/2001, firmado entre Canavieiras e o Ministério dos Esportes. O contrato é referente à liberação de recursos para a construção e reforma de uma quadra poliesportiva no Colégio Noécia Cavalcante. A requisição do MPF abrange todos os processos de pagamento e notas fiscais referentes à execução do convênio.

O Ministério Público Federal determinou à prefeitura que revogue a Lei Municipal 682/2003, que efetivou a doação de uma área de 193 mil e 870 metros quadrados à empresa Royal Charlote Administradora de Bens Imóveis Ltda. A área, seria para um centro de apoio náutico.

A área doada é parte integrante do patrimônio da União, portanto, o prefeito à época não tinha competência para doá-la a terceiros. Na vistoria realizada in loco pelos técnicos da SPU em 10 de julho, foi constatado que a área, na confluência dos rios Pardo e Patipe, é de propriedade da União.

De acordo com o trabalho dos técnicos da SPU, a área é composta de 3.019,60 m2 de terreno de marinha, uma lagoa com 32.276,60 m2 e 155.763,39 m2 de acrescido de marinha, conforme a planta georreferenciada apresentada.

Com a finalidade de atender à determinação do Ministério Público Federal e à Superintendência do Patrimônio da União e sanar a invasão de competência do Município em área federal, o prefeito Almir Melo enviou o projeto de lei 015/2013, para revogar a lei municipal 682/2003. Na Justificativa, o prefeito ressaltou a importância da anulação da lei anterior pela flagrante violação dos direitos de propriedade da União.

Itabuna: Acidente em frente ao Shopping Jequitibá deixa jovem morto

rafael (1)

O jovem identificado como Rafael Araújo, morreu na noite desta sexta-feira(15/11), em um acidente, na avenida Aziz Maron, em frente ao Shopping Jequitibá. Segundo informações de populares, Rafael estava em um aniversário quando resolveu levar uma garota em casa. Na volta o rapaz que pilotava uma Honda Titan, bateu em um poste de sinalização e morreu na hora. Parte do couro cabeludo ficou grudado no poste e a moto foi parar no meio do mato cerca de 5 metros do local do impacto, quase caindo no Rio Cachoeira . O jovem residia no bairro de Fátima, próximo ao colégio CISO. (Radar Noticias)

Tancredo Neves: Fotógrafo do Blog é encontrado morto

fotografo

Na noite desta sexta-feira (15/11), o jovem Josvânio Lima, fotógrafo do Blog Amarelinho 10 (na cidade de Tancredo Neves), foi encontrado morto dentro do quarto da casa onde residia com a família. A vítima morreu com dois disparos de arma de fogo, um atingiu o peito e o outro atingiu a cabeça. A tragédia foi descoberta quando o irmão da vítima chegou em casa. A cidade de Presidente Tancredo Neves está de luto e revoltada com a morte do jovem que era muito conhecido. Há uma grande comoção nas redes sociais, todos triste com a morte de Josvânio. A polícia ainda não sabe as motivações do crime, tampouco, tem pistas sobre o assassino.(Giro em Ipiaú).

Aurelino Leal: Gegéu foi cortado a golpes de facão pelo cunhado

Gegéu foi levado para Itabuna.
Gegéu foi levado para Itabuna.

Redação Ubaitaba Urgente

Gerlândio Martins dos Santos, vulgo Gegéu, 24 anos, residente no Bairro São Cosme, em Aurelino Leal, foi cortado a golpes de facão, na noite da última quarta feira (13). Segundo Gegéu, a tentativa de homicídio foi praticada pelo seu próprio cunhado, conhecido como “Tim”, residente no mesmo Bairro. A vítima sofreu profundos cortes na cabeça e no pescoço. Uma equipe da 61ª Companhia de Polícia Militar de Ubaitaba (CIPM) esteve no Hospital para verificar o ocorrido, já que o Gegéu, conta com várias entradas na delegacia e é considerado perigoso, principalmente no bairro onde mora. A PM obteve informações que Gegéu foi vítima de uma vingança, já que tempos atrás ele [Gegéu] tentou matar o mesmo cunhado.

Mensalão: Dirceu, Genoino e mais seis condenados se entregam à PF

1828016DEF8B752E8D791A128F5C_h387_w598_m2_q90_cwTmfduwr
‘Viva o PT’, grita Genoino ao se entregar à Polícia Federal.

Oito condenados no processo do mensalão já se apresentaram à Polícia Federal, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o deputado federal José Genoino, ambos do PT. Também se entregaram Cristiano de Mello Paz, Simone Vasconcelos, Romeu Queiroz, Kátia Rabello, Jacinto Lamas e o publicitário Marcos Valério. O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu ao todo 12 mandados de prisão no caso. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou por volta das 20h30 (de Brasília), na superintendência da Polícia Federal em São Paulo. No mesmo prédio, mais cedo, José Genoino foi o primeiro a se entregar. Ele entrou pela porta da frente, acompanhado da mulher e do advogado, e recebeu apoio de militantes, que gritavam “Viva Genoino”. Ele respondeu, já de dentro da superintendência: “Viva o PT”. O publicitário Marcos Valério se entregou à Polícia Federal de Belo Horizonte.

José Dirceu repete gesto de José Genoino ao se entregar na Polícia Federal.
José Dirceu repete gesto de José Genoino ao se entregar na Polícia.

O ex-tesoureiro do PL (atual PR), Jacinto Lamas, se entregou à PF em Brasília. Ele foi condenado a cinco anos por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Por ter uma pena abaixo de 8 anos, também tem direito ao regime semiaberto, no qual pode sair durante o dia, se autorizado por um juiz, para trabalhar e voltar para a cadeia para dormir. Os outros quatro condenados se entregaram na sede da PF em Belo Horizonte (MG), estado de onde funcionava o chamado “núcleo operacional” do mensalão. Já se apresentaram lá Cristiano de Mello Paz, ex-sócio-presidente das empresas SMP&B e Graffiti; Simone Vasconcelos, ex-diretora da SMP&B; o ex-deputado Romeu Queiroz; e por fim Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural.

Santo Estevão: Percussionista de banda de forró morre eletrocutado no palco

48934-2

O percussionista da banda Cheiro de Chuva morreu eletrocutado no palco em Santo Estevão na noite desta quinta-feira (25). De acordo com a delegacia de Polícia Civil da cidade, Maurício Teles Velame, 25 anos, fazia uma instalação no palco da casa de show Zanzibar, momentos antes da apresentação do grupo, quando foi atingido por uma descarga elétrica. O músico era percussionista da banda Cheiro de Chuva, que mistura os gêneros reggae com forró pé-de-serra, formada em 2007. Integrantes da banda tentaram reanimá-lo após  o incidente, e ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Dr. João Borges de Cerqueira, em Santo Estevão. No entanto, o percussionista já estava morto ao dar entrada na instituição. Ainda de acordo com a polícia, a festa onde a banda iria se apresentar foi cancelada, assim como outros shows e um torneio que estavam previstos para acontecer em Santo Estevão durante o feriado. (Correio).

STF expede mandado de prisão; Dirceu e Genoino já podem ser presos

Foto: Felipe Rau e Alex Silva/Estadão
Foto: Felipe Rau e Alex Silva/Estadão

O Supremo Tribunal Federal expediu nesta sexta-feira (15) o mandado de prisão do deputado federal licenciado José Genoino (PT). A informação foi confirmada pelo advogado Luiz Fernando Pacheco, quando entrava na casa de seu cliente.  Segundo o Estadão, Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pela participação no esquema do mensalão e deverá cumprir parte da pena em regime semiaberto.  No início da tarde desta sexta, o ex-presidente do PT, José Genoino, divulgou uma nota oficial na tarde desta sexta-feira (15) na qual reitera ser inocente e diz considerar-se um “preso político”. Genoino, que também já teve sua ordem de prisão expedida, disse ainda ter sido condenado por que era presidente do PT na época do escândalo e afirma que não existem provas das acusações contra ele. “O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado”, diz a nota. Segundo a Folha, os mandados foram enviados à Polícia Federal, que deve tentar cumpri-los ainda nesta sexta. Há relatos de que em algumas cidades réus já se preparam para se entregar. Não é certo quando eles serão transferidos a Brasília, onde começarão a cumprir suas penas. (Bahia Noticias).

Una: Alemão encontrado morto era foragido dos EUA

eric-brauss-300x169

O alemão naturalizado americano Werner Eric Brauss, de 70 anos, que foi encontrado morto em Una, era procurado pela Justiça americana e pela Interpol por várias fraudes no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Ele fugiu do país em 2009, deixando para trás uma montanha de débitos com investidores enganados por Brauss, que era procurado pelo FBI. Na época, ele contou com a ajuda de dois amigos para escapar para o Brasil.

Brauss vendeu sua mansão, carros de luxo, jatinho, helicóptero, jóias e obras de arte a preço de banana, para que pudesse ser pago em dinheiro vivo, única maneira de preparar sua fuga para o Brasil. A empresa de investimentos alemã Triple M GmbH abriu processo contra Daniel e George Kondos, os dois que ajudaram Brauss a fugir. Eles pagaram 500 mil dólares em espécie, numa maleta, pela mansão que vale 4 milhões. George e Daniel tem uma firma de advogados.

Eles também ajudaram Brauss a conseguir o divórcio da esposa americana para que pudesse se casar com uma brasileira, o que facilitou sua entrada no Brasil. Brauss aplicou um golpe de milhões de dólares na Triple M e em investidores dos EUA. As jóias e obras de arte compradas dele foram escondidas pelos irmãos Kondos em armazéns de Dallas, Texas, para evitar apreensão.

O processo contra Brauss indica que ele lesou os investidores em 8 milhões de dólares e pedia uma pena de 20 anos de cadeia. Com sua morte, o processo deve ser encerrado, mantendo o contra os irmãos Kondos. (A Região)