Ubaitaba Urgente

Itacaré: Ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado à prisão, deixou município às pressas na madrugada desta quinta-feira.

jd

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado à prisão pelo STF, deixou Itacaré, no sul da Bahia, na madrugada desta quinta-feira. O petista passou três dias em um resort de luxo, onde pretendia ficar até domingo. Ele retornou para São Paulo horas depois do Supremo Tribunal Federal confirmar a condenação e determinar a prisão imediata de 13 dos condenados no processo do Mensalão.

Entre os 13 está José Dirceu, considerado pelo STF como o chege da quadrilha do Mensalão, e o ex-presidente do PT, José Genoíno. Ambos devem cumprir pena em regime semiaberto até o julgamento de outra condenação.

 Os ministros do Supremo Tribunal Federal ficaram de definir como será a execução das prisões dos condenados. Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão e vai ter que dormir todo dia na cadeia.

 

Ele ainda vai esperar o julgamento de embargos infringentes sobre uma parte da condenação, de chefe de quadrilha, que só de ve acontecer no ano que vem. Caso perca o recurso, será preso em regime fechado.

 

Os mandados de prisão devem ser expedidos na próxima semana.

Bahia: 60 políticos foram denunciados ao Ministério Público

politico-charge

Pelo menos 60 políticos baianos estão sendo denunciados ao Ministério Público Estadual por mau uso do dinheiro público. São prefeitos, ex-prefeitos e ex-presidentes de câmaras de vereadores. Entre os denunciados por irregularidade em licitação, gasto excessivo com pessoal e contratação de servidores sem concurso público estão o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, e o ex-prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro. Os dois tiveram as contas referentes ao exercício de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O ex-prefeito de Canavieiras terá que devolver R$ 247.423 aos cofres públicos. Ele também foi multado em R$ 51.740, enquanto Lenildo Santana foi multado em R$ 39.300. (A Região).

Adolescente piauiense se mata após vídeo íntimo vazar na internet

A adolescente se matou após vídeo íntimo vazar.
A adolescente se matou após vídeo íntimo vazar.

A Polícia Civil do Piauí investiga a morte de uma adolescente de 17 anos na cidade de Parnaíba. A suspeita é que a jovem tenha se matado depois que um vídeo íntimo em que ela aparece fazendo sexo vazou na internet através do WhatsApp. A jovem Julia Rebeca teria filmado o vídeo íntimo, no qual ela aparece tendo relações com um rapaz e outra adolescente. A adolescente se matou neste último domingo (10), depois de deixar mensagens no Twitter anunciando a própria morte, se despedindo e pedindo desculpas. Ela foi encontrada morta dentro do quarto, enrolada no fio de uma chapa de alisar cabelos, que teria usado para se enforcar. Nas redes sociais, ela escreveu primeiro “É daqui a pouco que tudo acaba”. Ainda no mesmo texto, Julia postou “Eu te amo, desculpa eu n ser a filha perfeita mas eu tentei… desculpa desculpa eu te amo muito”, e em seguida “E tô com medo mas acho que é tchau pra sempre”. (Correio).

Cabrália: Assassinato é registrado em Coroa Vermelha

417fd4a119bf1ba959dfc52ec7390fbbGilmar Gomes de Jesus, 22 anos, foi morto com vários tiros, na noite desta quarta-feira (13), em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália. A Polícia Militar informou que o crime ocorreu em uma ponte de madeira usada por pedestres, nas imediações da Beira Rio. Gilmar, segundo o pai dele afirmou à polícia, já tinha sido alvo de um atentado a tiros há alguns meses. Testemunhas preferem não contar o que viram para a polícia e a autoria e motivação do assassinato seguem desconhecidas. O corpo de Gilmar foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Porto Seguro. (Radar 64).

Alagoinhas: Idosa é estuprada na frente do marido

acusado-de-estuprar-idosa-de-60-anos-no-Jacare-de-dentro-Zona-rural-de-Alagoinhas-foto-Alta_Pressao_Online
A polícia predeu Edmilson de Jesus Conceição, 29 anos, conhecido como “Binho”, e o primo dele Joélson de Jesus, 18 anos, conhecido como “Neguinho”, um dos acusados estuprar uma idosa na frente do marido na localidade do Jacaré de dentro, no distrito de Santa Terezinha, zona rural de Alagoinhas, na Bahia. Segundo informações da polícia, a dupla e mais um comparsa invadiu a residência do casal armados com facões. Na ação, a dupla amarrou o marido da vítima e a estuprou a esposa do homem na frente dele. Ainda de acordo com o órgão, o trio saqueou o local e levou um aparelho DVD, dinheiro, dois celulares, botijões de gás, dois rádios portáteis e vários CDs. Parte do material roubado foi recuperado. O terceiro suspeito está foragido. A polícia faz buscas pela região. A dupla presa foi autuada em flagrante e estão custodiados na carceragem da unidade policial do município. (Bocão News).

Supremo publica decisão que permite prisão imediata de 11 réus

joaquim_barbosa

O Supremo Tribunal Federal publicou nesta quinta-feira (14) a decisão que determinou a prisão imediata de condenados do mensalão. A medida permite que o presidente do tribunal e relator do processo, Joaquim Barbosa, possa emitir os pedidos de prisão, o que deve acontecer na semana que vem. A equipe de Joaquim Barbosa trabalha em duas frentes: no cálculo das penas que poderão ser cumpridas de imediato e na análise de recursos que ainda não foram julgados. Após isso, Barbosa irá aceitar ou rejeitar os recursos e terá assim um mapa completo de cada um dos réus e quantos começam a cumprir a pena. Informações da Folha. (Bahia Noticias).

Brasil: Polícia vê ‘grandes indícios’ de overdose na morte de ator no Rio

Antonio Firmino trabalhou na novela 'Morde&Assopra.
Antonio Firmino trabalhou na novela ‘Morde&Assopra.

A Polícia Civil afirma que há fortes indícios de que a morte do ator Antonio Firmino tenha sido provocada por overdose. Em entrevista ao G1, nesta quinta-feira (14), a delegada Daniela Terra, da 32ª DP (Taquara), contou que os laudos cadavérico e toxicológico devem sair em até 20 dias. “Há grandes indícios de ter sido overdose. Na casa, encontramos cocaína, cachimbo pra crack, mas só com o laudo a gente vai poder ter certeza. Ele estava caído no banheiro, tinha um pouco de pó no nariz e estava sangrando”, afirmou a delegada. O corpo de Firmino foi encontrado dentro de casa, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, na terça-feira (12). Em 2008, Firmino trabalhou na novela “Duas Caras”, como Apolo. O ator fez parte do elenco da novela “Viver a vida”, em 2009. Antônio Firmino deu vida também ao personagem Igor, um personal trainer, em “Morde & Assopra”. A novela foi ao ar na TV Globo em 2011. O último papel do ator, que também passou por “Malhação”, foi em “Sangue Bom”, com o personagem Evandro. (G1).

Uruçuca: Ex-prefeito tem contas investigadas pelo TCM

exprefeito_urucucaAuditores do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estiveram na última terça-feira (12) na prefeitura de Uruçuca, município do sul da Bahia, para investigar as transações financeiras da gestão do ex-prefeito Moacyr Batista Junior (PP). Foram constatadas diversas irregularidades, como a ausência de cópias dos contratos de operações de crédito e consórcios celebrados pela administração. O pepista é investigado por não prestar contas voluntariamente do exercício referente ao ano de 2012. De acordo com o TCM, os livros contábeis e documentos importantes, que detalham as operações econômicas realizadas durante o mandato de Batista, não foram encontrados na tesouraria e nos setores administrativos da prefeitura. Atualmente, o Executivo da cidade é liderado por Fernanda Silva (PT). (Bahia Noticias).

Ibicarai: Morre mãe de três músicos da Banda Trio da Huanna

Leonete é mãe de três integrantes do Trio da Huanna.
Leonete é mãe de três integrantes do Trio da Huanna.

Faleceu, por volta das 17h desta quinta-feira (14), a professora da rede estadual e ex-secretária de Educação de Ubatã entre os anos de 2010 e 2012, Leonete Miranda. Segundo informações de familiares, Leonete passou mal quando acompanhava a Banda Trio da Huanna numa turnê à cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. Leonete é mãe de três músicos da Huaana, o vocalista Luizinho, o tecladista Lúcio e o guitarrista Neto. Leonete chegou a ser socorrida pela Samu a um hospital paulista, mas morreu horas depois após sofrer duas paradas cardíacas. A ex-secretária de Educação de Ubatã havia passado por uma angioplastia há alguns meses e se recuperava bem da cirurgia, inclusive acompanhava o Trio da Huanna nas turnês. O corpo será translado para a Bahia, mas a família ainda não informou se velório e sepultamento ocorrerão em Ubatã ou em Ibicaraí, onde atualmente residia a ex-titular da pasta de Educação de Ubatã. (Ubatã Notícias)

Ipiaú: Dois morrem em confronto com a PM após assalto a pousada

Os bandidos revidaram atirando contra os policiais.(Foto:Giro em Ipiaú)
Os bandidos revidaram atirando contra os policiais.(Foto:Giro em Ipiaú)

Dois assaltantes foram mortos, na noite desta quarta-feira(13), no bairro Dois de Dezembro, em Ipiaú. De acordo com informações do site Giro em Ipiaú, três bandidos assaltaram a pousada Belíssima, no bairro Santana, mas durante a fuga encontraram uma viatura da Polícia Militar. Houve início de perseguição e o veículo utilizado pelos criminosos derrapou em uma curva perto do Colégio Modelo e bateu no meio-fio.

2013-11-13 23.25.10
“Ito”, morreu em confronto com a PM de Ipiaú. (Foto: Giro em Ipiaú).

Os assaltantes abandonaram o carro e tentaram fugir a pé. Na debandada, eles trocaram tiros com uma Guarnição do ECO do 1ª Pelotão da 55ª Companhia Independente da PM (CIPM). Ailton de Jesus Santos, vulgo Ito, chegou a ser socorrido ao Hospital Geral de Ipiaú pela PM, mas não resistiu aos ferimentos.

As armas usadas pelos assaltantes.( Foto:Giro em Ipiaú).
As armas usadas pelos assaltantes.( Foto:Giro em Ipiaú).

Os outros dois assaltantes conseguiram fugir. Mas, ainda na noite de quinta, a polícia conseguiu localizar um dos integrantes da quadrilha, escondido em uma residência na 3ª Travessa da Dois de Dezembro. A família que mora no imóvel deixou o local e os policiais tentaram convencer Fabian Vieira Santos a se entregar. Segundo a PM, o jovem iniciou uma troca de tiros, foi baleado e morreu minutos depois no HGI. De acordo com a polícia, Fabian era um dos maiores assaltantes de banco do estado e teria deixado a prisão recentemente. O terceiro criminoso, que não teve o nome divulgado, está foragido. (Bahia Noticias).

Itacaré: Ex-ministro José Dirceu esfria a cabeça no sul da Bahia

Petista deve ficar até o feriadão | Foto: Agência Estado.
Petista deve ficar até o feriadão | Foto: Agência Estado.

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) definia o destino de 21 dos réus no processo do mensalão, o ex-ministro José Dirceu (PT), condenado no processo por formação de quadrilha, esfriava a cabeça em Itacaré, no sul baiano. Na sessão desta quarta (13), na qual foi decidida a prisão imediata de parte dos condenados no esquema de corrupção, o petista ganhou o direito de apresentar embargos infringentes – apesar da primeira condenação, ele deverá ser julgado novamente pelo crime. O político chegou em Itacaré na última segunda (11) e deve ficar até o feriado da Proclamação da República (15). O local onde Dirceu está com a família abriga hotéis de luxo e residências de alto padrão. A única forma de acesso é por uma rodovia estadual. Para chegar à localidade, é preciso atravessar um ramal de estrada de chão batido por onde circulam apenas pessoas autorizadas. Segundo informações da Agência Estado, ninguém entra no local sem passar por seguranças. A região é protegida por reservas de Mata Atlântica e é praticamente impossível se chegar pela areia. (Bahia Noticias).

Jaguaquara: Homem é acusado de apalpar crianças

Miguel-Acusado

Miguel Souza Almeida, 45 anos, morador na Rua Vitorino Fernandes, bairro Casca, foi preso nesta terça-feira (12) por agentes da Polícia Civil, acusado de estupro de vulnerável. Segundo informações da Delegacia Territorial local, o homem teria apalpado as ”partes íntimas” de três crianças – duas de 11 e uma de 12 anos, que visitavam sempre a sua residência para tomar aulas particulares com a sua esposa – que é professora e não teve o nome divulgado. Conforme relatos, o acusado apalpou os seios das crianças que revelaram o abuso aos pais e o caso foi parar da Delegacia. Acompanhadas dos pais e de uma equipe do Conselho Tutelar, as vítimas foram levadas ao Complexo Policial nesta terça e de acordo com a delegada Maria do Socorro disseram ter sido abusadas pelo homem, que está custodiado à disposição da Justiça. A delegada Socorro informou ainda que foi iniciada uma investigação sobre o caso, que foi registrado dois dias depois do senador da república Magno Malta visitar Jaguaquara e palestrar sobre pedofilia. (Blog Marcos Frahm)

Ubaitaba: Fugitivo de delegacia foi morto a tiros em Itabuna

Sombra
Sombra é fugitivo de Ubaitaba.

Moradores da cidade de Ubaitaba entraram em contato com a equipe do Verdinho Itabuna e informaram que o homem morto no último domingo (10/11), no loteamento Gegéu Rocha, Bairro Fonseca, é fugitivo da cadeia de Ubaitaba. Segundo conhecidos da vítima, ele se chama Emerson Conceição, mais conhecido como “Sombra”. O homem teria diversas passagens pela polícia e era investigado pela morte da própria mãe. Não foi a primeira vez que ele fugiu da delegacia. Sombra já teria fugido da carceragem de Ibirapitanga em abril de 2012, usando uma arma de fogo na ação. Na época, ele foi recapturado, mas voltou a fugir.  Em 26 de outubro, 15 dias antes de ser morto, Emerson foi baleado na feira do bairro São Caetano, em Itabuna, e deu entrada no Hospital de Base. Na época, ele disse se chamar Antônio Marcos. O corpo de Sombra segue no Departamento de Polícia Técnica sem identificação oficial. (Verdinho).

Ubaitaba: Agentes Comunitários de Saúde paralisaram atividades durante dois dias

agentes_comunitarios_ubaitaba

Redação Ubaitaba Urgente

Durante dois dias, segunda feira (11) e terça-feira (12), os Agentes Comunitários de Saúde que atuam no município de Ubaitaba paralisarão suas atividades em adesão à IVª Vigília Nacional que a categoria realiza em prol da aprovação do seu piso salarial.  A proposta da categoria, oficializada no Projeto de Lei nº 7495/06, é no valor de R$ 950,00, mas o Governo Federal tem se posicionado contrario, sob o argumento de que o impacto financeiro do projeto passará de 2,5 bilhões de reais.

agentes_ubaitaba

Em Brasília a manifestação ocorreu na Esplanada dos Ministérios, com concentração no Congresso Nacional, enquanto nos municípios brasileiros, onde a categoria esteve mobilizada, houve concentração nas Prefeituras e Câmaras de Vereadores, como foi o caso de Ubaitaba. O propósito da concentração nas prefeituras foi de buscar apoio dos prefeitos para o pleito da categoria. O prefeito Bêda (PMDB) confirmou o apoio, que também beneficia os Agentes de Combate às Endemias, outra categoria que espera a aprovação do Projeto de Lei 7495.

São Sebastião: Contas da prefeitura são rejeitadas por não comprovar R$ 1 milhão em despesas

prefeita_lalauAs contas do município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), sob responsabilidade de Tânia Maria Portugal da Silva (PCdoB), foram rejeitadas na sessão desta terça-feira (12) pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em referência ao exercício financeiro de 2012. O conselheiro Raimundo Moreira, relator do processo, solicitou a formulação de representação junto ao Ministério Público para a adoção das medidas cabíveis e determinou a restituição ao erário municipal, com recursos próprios da gestora, do montante de R$ 999.722, em razão da ausência de lastro documental das despesas realizadas. A relatoria aplicou ainda multas à ex-prefeita nos valores de R$ 33.437, correspondente a 30% dos seus vencimentos anuais, por não ter promovido a redução das despesas totais com pessoal, e de R$ 20.000, pelas demais irregularidades identificadas no relatório, que não foram sanadas. Entre as irregularidades apontadas, a comunista aplicou a quantia de R$ 21.221.234 na manutenção e desenvolvimento do ensino, que corresponde a apenas 23,42% dos recursos, em desacordo com o art. 212 da Constituição Federal, que exige um mínimo de 25% dos recursos investidos. Cabe recurso da decisão.(Bahia Noticias).

Mucuri: Polícia faz exumação e ao invés de corpo acha itens de ritual

RTEmagicC_exumacao1211.jpgUm fato inusitado aconteceu em Mucuri, a 975 km de Salvador, nesta terça-feira (12). Para cumprir uma decisão judicial, a Polícia Civil da cidade coordenou a exumação de um corpo de uma criança, mas ao retirar o caixão os peritos encontraram dentro uma galinha, velas e três corações de bois, entre outras coisas. O corpo da criança não estava no caixão. Segundo informações da delegacia da cidade, a exumação aconteceu no distrito de Itabatã. A polícia começou a investigar o caso porque a família da criança queria retirar uma declaração de óbito, mas não havia nenhuma prova do nascimento. A família reservou um dia para o sepultamento com o coveiro, mas não compareceu. No dia seguinte, eles voltaram e enterraram a criança, sem a presença do coveiro. Depois, a mãe foi tirar o documento no cartório da cidade, mas os funcionários desconfiaram e acionaram a polícia. O caso é investigado pelo delegado Charlton Fraga, que ainda deve ouvir a suposta mãe da criança e outras pessoas da família. Segundo a polícia, algumas testemunhas já foram ouvidas e nenhuma confirmou a existência da criança. A polícia investiga se tudo não passou de algum ritual e se a criança de fato existiu. Dentro do caixão, de tamanho infantil, também havia uma foto desbotada. A mulher pode responder por registro de nascimento inexistente. (Correio).

MARAÚ: COMUNICADO IMPORTANTE!

Prefeitura-de-Maraú1A Secretaria de Saúde de Maraú convoca todas as mulheres do município com faixa etária entre 50 a 69 anos para realizarem a mamografia de rastreamento. Essa ação é parte do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante. Para tanto, é necessário que cada mulher leve o seu cartão SUS e RG à Praça Dr. José Ferreira Cruz, centro de Maraú, próximo ao Bradesco, entre os dias 18 a 22 de novembro do ano de 2013, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h seguindo o seguinte cronograma:

CronogramaÉ importante lembrar que quem não puder comparecer no dia destinado a sua localidade pode procurar qualquer outro dia dentro dessa semana para ser atendida. Também estaremos fazendo o cartão SUS para as mulheres que por ventura não tenham ou perderam. É necessário levar xérox do CPF, RG e comprovante de residência. Qualquer dúvida, procure o seu Agente Comunitário de Saúde ou o Posto de Saúde para informações ou ligue para a secretaria de saúde (73) 3258-2415/ 2381.

Ubaitaba: Nota de esclarecimento do vereador Herbert Duarte

herbert_duarteAmigos Ubaitabenses,

Antes de quaisquer esclarecimentos, desculpas pelos transtornos, pois, são temporários. Caro Jackson Cristiano, desconheço em Ubaitaba, uma construção civil que não use das vias públicas para depósitos de materiais pesados, porém, um erro, não justifica outro, mais vale lembrar que o material excessivo na rua é por conta da laje que será batida dentre em breve, por isso tamanha quantidade de areia e brita nas proximidades da construção. Mais medidas vêm sendo adotadas para evitar transtornos, uma delas foi colocar o material no fim de semana bem como sua retirada (da via pública) colocando-se dentro da obra. Porém, vale lembrar que a obra obedece a todos os requisitos exigidos pelo município para construção civil na cidade, dentre eles: ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO devidamente pago e Projeto Arquitetônico elaborado por profissional credenciado. Portanto, falar em “Abuso de Autoridade”. Abuso de autoridade consiste na prática por órgão público, no exercício de suas atribuições de atos que vão além dos limites destas, prejudiquem a outrem, tendo três pressupostos: o ato praticado seja ilícito, que seja praticado por funcionário no exercício de suas funções e que não tenha motivo que o legitime. Logo não cabe em dizer estou enquadrado como salientou em reportagem, pois, não cometi nenhum dos atos.  Com isso, peco-lhe desculpas mais uma vez pelos transtornos temporários. E que estou à disposição para qualquer outro esclarecimento. Herbert Duarte

Ubaitaba: Pedreiro surta e desaparece no meio do mato

20131110_030534
Foto: Ubaitaba Urgente

Redação Ubaitaba Urgente

Continua desaparecido o pedreiro, José do Amparo Assunção, 35 anos, residente no Bairro Maria Olímpia em Ubaitaba. Zé, como é chamado pelos amigos e vizinhos, desapareceu no último sábado (09), à tarde na praia de Algodões, município de Maraú. Segundo informações de testemunhas, Zé trabalhava em uma casa na praia quando olhou para o Céu, colocou as duas mãos na cabeça e sai correndo por dentro do mato parecendo um louco. Familiares contaram que Zé não tem nenhum problema mental e que eles não sabem o que está acontecendo. Amigos e familiares estão procurando por ele e já percorreram quase toda a Península de Maraú em busca de noticias.

Ubaitaba: Residência de Cabelereiro pega fogo no Beira Rio

Oslam conseguiu escapar ileso.
Oslam estava trabalhando no momento.

Redação Ubaitaba Urgente

Um apartamento pegou fogo na manhã desta terça feira (12), na Avenida Beira Rio em Ubaitaba. Todos os móveis existentes dentro de um dos quartos da casa foram destruídos pelas chamas. Ao lado do imóvel funciona o Lava Jato Beira Rio, funcionários do Lava Jato acionaram a PM e com uma mangueira conseguiram apagar o fogo, infelizmente todos os móveis foram queimados. A PM acredita que um curto circuito pode ter provocado o incêndio. Ninguém ficou ferido. O Apartamento pertence ao Cabeleireiro Oslam Moreira, que estava trabalhando em um Salão de Beleza. (Fotos: Ubaitaba Urgente).