Ubaitaba Urgente

Mucugê: Suspeitos de assalto a Banco morrem em troca de tiros com a PM

071113_assaltantes_de_granito_4

Dois indivíduos ainda não identificados foram mortos, no final da tarde desta quinta-feira (7), em confronto com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) na zona rural de Canarana região da Chapada Diamantina. Existe a suspeita de que a dupla tenha envolvimento com o roubo ao Banco do Brasil do município de Mucugê, ocorrido nesta quarta-feira (6). Os corpos estão sendo deslocados para o IML de Irecê. (Bocão News).

11ecd031263bd5be29b9f96d311b5499 071113_assaltantes_de_granito_6 071113_assaltantes_de_granito_7 071113_assaltantes_de_granito_8 071113_assaltantes_de_granito_9 b8c73cff3f22403402760122d4aff091 d0332f2f37256b477ac50c7fc78e69ab

Brasil: Menino de 3 anos desaparece no interior de SP; polícia pede prisão de mãe e padrasto

Menino Joaquim, 3, está desaparecido.
Menino Joaquim, 3, está desaparecido.

A Polícia Civil pediu na última quarta-feira (6) a prisão temporária da mãe e do padrasto do menino Joaquim Ponte Marques, 3 anos, que está desaparecido de Ribeirão Preto desde a madrugada da terça-feira. O delegado Paulo Henrique Martins de Castro disse que o pedido de prisão foi feito para “auxiliar nas investigações” por conta de contradições nos depoimentos da psicóloga Natália Mingoni Ponte, 29, e do técnico em informática Guilherme Raimo Longo, 28. A criança sumiu da residência do casal e gerou comoção nas redes sociais. Celebridades como Angélica, Ivete Sangalo e Carolina Dieckmann fizeram apelo e pediram para que todos rezem por Joaquim.Uma das suspeitas era de que Joaquim tenha se afogado em um córrego próximo à casa da família, já que durante a noite a residência pode ter ficado com a porta aberta. Bombeiros fazem busca no local. O delegado trabalha ainda com a possibilidade de sequestro. Um cão farejador da Polícia Militar ofereceu indícios de que o menino caminhou até o córrego junto com o padrasto antes do desaparecimento. Esse indicativo foi após o cão ter contato com roupas de Joaquim, do padrasto e da mãe, que não teria feito o trajeto, segundo a PM. Joaquim foi diagnosticado com diabetes há cerca de um mês e diariamente recebia doses de insulina. “Eu ligo todos os dias de manhã para ele, depois que ele toma a insulina. Na última terça-feira eu liguei e ele não atendeu, foi quando a Natália me contou que ele havia sumido”, disse Paes. Um paciente como ele não pode ficar 72h sem insulina.

Itabuna: Morre ex-presidente da Liga de Futebol Amador

994667_471945479588711_1756714420_n1

Morreu na noite desta quinta-feira (7) o ex-presidente da Liga de Futebol Amadora de Itabuna, Nilson Bolinha, de 46 anos, morador do Vila Anália. Ele também era servidor público,estava coordenador do CSU (Centro Social Urbano) e tinha uma escritório de contabilidade. Segundo amigos, ele tinha problemas cardíacos e não resistiu após dias internado.O Corpo de Bolinha, está sendo velado no Santa Fé, próximo o Cemitério Campo Santo e, o será sepultado nesta sexta-feira (8). (Robério Menezes).

Eleições 2014: Paulo Souto silencia sobre gesto de Geddel, que deu preferência à candidatura do democrata

Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O ex-governador Paulo Souto (DEM) continua sem comentar o processo eleitoral de 2014 na Bahia, ao contrário de outros integrantes da oposição a Jaques Wagner, como Geddel Vieira Lima (PMDB), João Gualberto (PSDB) e José Carlos Aleluia (DEM), que participam mais abertamente do debate sobre o pleito do próximo ano. Enquanto os três últimos decidiram assumir publicamente suas pré-candidaturas ao governo baiano, o antigo chefe do Executivo estadual adotou uma postura completamente contrária, praticamente um voto de silêncio. Em entrevista nesta quinta-feira (7) ao Bahia Notícias, Souto não respondeu sobre a oferta de Geddel, que deu preferência ao democrata para ser o “candidato das oposições”. O peemedebista disse que abdica de sua candidatura, caso o ex-governador manifeste desejo de disputar o cargo. “Não vou falar sobre isso”, resumiu.

geddel

Ao ser questionado se concordava com a nota emitida esta semana pela direção estadual do Democratas – na qual a legenda definia como “prioridade” lançar uma candidatura própria ao governo em 2014 – Souto respondeu: “O partido botou a posição dele. É essa. Vou discutir a nota do partido?”. Ponto de discordância entre as forças da oposição, o período de decisão sobre o lançamento do possível candidato único é encarado pelo ex-governador como “uma discussão um pouco sem sentido agora” e não considerou “determinante” a indicação de um oposicionista imediatamente depois da escolha do PT, marcada para o dia 30 de novembro. “Acho que é uma questão de circunstância; tem que olhar o ambiente em torno. Ma não acho que isso seja determinante para uma posição. É um fator que será levado em consideração, mas a priori não é determinante”, declarou. Apesar de dizer que está “por fora” do debate, Souto tem se posicionado sobre política constantemente em sua fan page no Facebook, com críticas ao governo estadual em diversos aspectos, e já ganhou até uma página chamada Aceita Paulo Souto. (Bahia Noticias).

Eunápolis: “Luizão” foi assassinado a tiros por não pagar divida de drogas

morto_eunapolis_divida_drogas2

Luiz de Jesus Santos, 35 anos, o ‘Luizão’, foi assassinado a tiros, por volta das 21h desta quinta-feira (7), na zona norte de Eunápolis. O crime aconteceu no cruzamento da Travessa São José com Rua Nova Vista, no bairro Rosa Neto. Uma equipe do Samu ainda se deslocou ao local para a prestação de socorro, mas já encontrou Luiz morto.

morto_eunapolis_divida_drogas3
Uma testemunha afirmou que Luiz de Jesus passou pela rua de bicicleta e em alta velocidade. Em uma esquina, Luiz teria abandonado a bicicleta e continuado correndo a pé. Mas, inesperadamente, Luiz retornou correndo em direção aos seus assassinos, que estariam de moto, parados em outra esquina. Os bandidos disparam várias vezes.
morto_eunapolis_divida_drogas4

No local do crime uma irmã de Luiz afirmou a policiais militares que ele era usuário de drogas e que, por dever a traficantes, vinha recebendo ameaças de morte. Ainda segundo a família, Luiz já trabalhou em uma cerâmica, mas atualmente estava desempregado. A Polícia Técnica informou que Luiz foi alvejado por cinco tiro: cabeça, pescoço, tórax e na mão e braço direitos. Nenhum suspeito foi identificado até o momento. (Radar 64).

Belmonte: Prefeita é acusada de superfaturar licitações de festas populares

prefeita
Prefeita de Belmonte, Alice Maria

A prefeita de Belmonte, Alice Maria Magnavita Elias de Brito é acusada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de superfaturar licitações de festas populares que acontecem na cidade. De acordo com a denúncia do órgão, mais de R$ 1,66 milhão foi gasto pela gestora na realização de seis festas populares na cidade em 2013, por meio de esquemas fraudulentos de dispensa de licitação e de processos licitatórios.

Empresários do ramo de produção de eventos e o advogado Antônio Pitanga Nogueira Neto, apontado como o responsável por dirigir os esquemas de licitações fraudulentas, também são acusados pelo MP.

O promotor de Justiça responsável pela denúncia Bruno Gontijo, pede à Justiça que determine o afastamento da prefeita, a indisponibilidade de bens e a quebra do sigilo fiscal dela e dos outros réus, a suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos dos acusados e a proibição deles contratar com o Poder Público, além do ressarcimento do dano e o pagamento de multa até duas vezes o valor do prejuízo aos cofres públicos.

Segundo a denúncia, os gastos de mais de R$ 1,66 milhão com as festas corresponderiam a mais de 6% dos R$ 28,89 milhões que o Município teria arrecadado até agosto de 2013. Os eventos festivos listados são: Carnaval, São João, Festa do Carmo, Réveillon 2012-2013, Festa da Cidade e Festa da Nossa Senhora das Cabeças.

A prefeita teria começado os esquemas fraudulentos a partir da festa de Réveillon 2012-2013, superfaturando os custos da realização do Carnaval da cidade para pagar o empréstimo que teria realizado para promover a festa da virada de ano, que não foi precedida por licitação ou contrato.

Com base em depoimento prestado por um dos produtores de eventos envolvidos, o promotor Bruno Gontijo, identificou indícios de que pelo menos R$ 365 mil teriam sido desviados “para os bolsos” da prefeita e seus sócios no esquema, somente com a promoção do Carnaval.(Texto: Radar 64/Foto:Belmonte News).

Aurelino Leal – Campanha Novembro Azul mostra importância de teste do câncer de próstata

novembro-azu-390

Por Carlos Hagge

Depois do Outubro Rosa, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul. Ela é dedicada a mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata.

Em Aurelino Leal, a prefeitura municipal e a Secretaria Municipal de Saúde também aderiram à Campanha Nacional e diante da importância do “Novembro Azul”, a secretaria de saúde do município estará realizando exames gratuitos de ultrassonografia para o público masculino, a partir desta sexta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde, Clóvis. S. Silva no centro da cidade. Inicialmente serão feitos 50 exames para os homens a partir de 40 anos.

A doença
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, mas são: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

UBAITABA: CONSTRUÇÃO & FAZENDA!

Construção_fazenda

A Construção e Fazenda está completando 10 anos neste mês, e para comemora esta data importante, lançou uma super promoção! São 5 mil metros de PISOS CLASSE A de vários modelos por apenas R$ 10,90CHUVEIRO ELÉTRICO LORENZETTI com cano por apenas R$ 34,90TINTA LATÃO 18 LITROS, por apenas R$ 64,90VASO SANITÁRIO ACOPLADO com descarga de R$ 290,00, por apenas R$ 209,00 reais. São 10 anos de aniversário da Loja Construção e Fazenda. Praça 27 de Julho – Centro, fone: 73 3230-3062.

Jequié: Seis pessoas morrem e dez ficam feridas em batida de van com caminhão na BR 116

Dois veículos colidiram frontalmente (Fotos Marcos Frahm).
Dois veículos colidiram frontalmente (Fotos Marcos Frahm).

Seis pessoas morreram, duas delas ao darem entrada na emergência do Hospital Geral Prado Valadaraes, em Jequié e dez ficaram feridas após a  colisão de uma van com um caminhão, por volta das 4h30 desta quinta-feira (7/11) na altura do Km 646,  BR-116, trecho da “Serra do Mutum”, próximo ao povoado do Entroncamento de Jaguaquara. A van de placa NMJ – 6536, viajava de Louveira (SP)  para a cidade de Santana do Ipanema-AL, quando saiu de sua mão de direção indo de encontro ao caminhão-baú VW de placa CYR-5689, de São Paulo. A hipótese inicial da Polícia Rodoviária Federal é de que o motorista da van tenha cochilado.

Acidente-3

A rodovia permaneceu interditada nos dois sentidos e somente por volta das 7h15 começou a ser liberado. Ambulâncias do SAMU de municípios da região, do Corpo de Bombeiros e da Via Bahia trabalham no local socorrendo  as vítimas conduzindo-as ao HGPV. Duas crianças que viajavam na van em companhia dos pais sofreram leves ferimentos. O motorista do caminhão-bau  foi socorrido e levado ao Prado Valadares mas não resistiu aos graves  ferimentos na região do crâneo indo a óbito. Os corpos das vítimas  foram encaminhados ao IML do  Departamento de Polícia Técnica e a identidade das pessoas ainda não foi revelada.(Marcos Frahm).

Enquete: Geddel é capaz de consolidar ‘união das oposições’

enquete_geddel_lima

Em mais de 20,5 mil votos (64,69%), os participantes da enquete do Bahia Notícias classificaram o peemedebista Geddel Vieira Lima como o pré-candidato capaz de consolidar a “união das oposições” para o governo da Bahia em 2014. A quantidade é maior que o dobro dos que preferem o segundo colocado no levantamento, o tucano João Gualberto, que conseguiu pouco mais de 8 mil votos (25,65%). Bem atrás, vêm os democratas Paulo Souto (1821 votos) e o lanterninha José Carlos Aleluia (175 votos). Mais de mil contribuições à consulta, no entanto, apostam em um conflito entre os atuais adversários da administração do Estado e acham que “não haverá união das oposições”. (Bahia Noticias).

Vídeo:Agricultor baleado em assalto a banco em Mucugê morre; Morador filma ação

Um agricultor de Ibicuara, baleado durante o assalto à agência do Banco de Brasil de Mucugê, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (6), morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Segundo informações da polícia, Paulo Batista Alves, de 36 anos, morreu pouco depois de dar entrada na unidade médica. Outras duas pessoas seguem internadas no Hospital Augusta Medrado Matos em Mucugê. Segundo o Correio, Veraiulza Silva Ferreira e Orlando Santos Silva estão em observação e a princípio não correm risco de morrer. Nenhum suspeito pelo assalto foi preso até o momento. Um vídeo gravado por um morador da cidade registrou os momentos de tensão na cidade. Um homem chega a aparecer ferido nas imagens. De acordo com a polícia, a quadrilha com cerca de oito homens chegou no local antes da abertura da agência. Eles formaram um cordão humano usando reféns para impedir a ação da polícia. Dentro do banco, os bandidos tiveram acesso ao cofre, onde pegaram dinheiro e fugiram levando alguns reféns. O valor roubado ainda não foi informado. (Bahia Noticias).

Ilhéus: Professores da UESC param nesta quinta feira (07)

Os professores da Uesc, Universidade Estadual de Santa Cruz, vão paralisar as atividades na quinta-feira. O protesto é contra a redução do orçamento destinado às universidades estaduais. Os docentes querem que 7% das receitas líquidas de Impostos sejam destinadas às universidades, mas o orçamento do estado no próximo ano prevê menos de 5% para elas.

O protesto é contra a redução do orçamento destinado às universidades estaduais.
O protesto é contra a redução do orçamento destinado às universidades estaduais.

A paralisação foi definida em assembleia da Adusc – Associação dos Docentes da Uesc, na segunda-feira. Os professores das outras três universidades estaduais baianas também vão parar. Com orçamento achatado, as universidades, segundo os docentes, estão sofrendo com a falta de técnicos e professores, além de materiais e recursos para realização de eventos acadêmicos. A expectativa dos dirigentes da Adusc é que os servidores administrativos também participem da paralisação.(A Região).

Itacaré: Ônibus Escolar passeia, sem placas, em praias do município

Ônibus passeia – sem placa – em praia de Itacaré.
Ônibus passeia – sem placa – em praia de Itacaré.

Alguma prefeitura sul baiana cedeu, no último domingo (03), um ônibus para um grupo de cerca de 30 turistas se banhar nas famosas e exuberantes praias de Itacaré. Ocorre que, por Lei, as prefeituras estão proibidas de ceder veículos oficiais para qualquer evento cuja finalidade não seja oficial. Para disfarçar o ilícito e dificultar a identificação do município e – na carona – o prefeito responsável pela estripulia, as placas do veículo foram retiradas.

Placas foram retiradas para dificultar identificação.
Placas foram retiradas para dificultar identificação.

O ônibus que aparece na imagem faz parte do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, e as prefeituras são contempladas com os veículos por meia de convênios. Em tempo, cabe a Polícia Rodoviária Federal (e bom senso) pôr fim à farra. Lembrando que em Itacaré é proibido a circulação de ônibus na Zona Urbana, com exceção dos ônibus escolares do “município”. Fonte: Ubatã Notícias.

Eunápolis: Presa mulher que tentou matar suposta rival, “mexeu com meu homem cai na bala”

Mônica efetuou varios disparos uma moradora do Parque da Renovação.
Mônica efetuou varios disparos uma moradora do Parque da Renovação.

A mulher acusada de disparar vários tiros contra uma suposta rival, no bairro Parque da Renovação, em Eunápolis, foi presa da tarde desta quarta-feira (6). Segundo a Polícia Militar, denúncias anônimas apontaram que Mônica de Jesus Lima, 22 anos, tinha se escondido no bairro Urbis I.

Em depoimento na delegacia, Mônica confirmou que atirou em uma mulher que estaria assediando o seu marido. Mas os tiros, disparados pela manhã, não chegaram a atingir o alvo. A arma utilizada por Mônica não foi encontrada pela polícia, mas ela disse que era emprestada.

Mônica já tinha passagem pela cadeia. Em março do ano passado ela foi presa juntamente com uma quadrilha que assaltou uma mercearia na Roça do Povo, zona rural de Eunápolis. Na época, a polícia informou que Mônica estava dirigindo para os bandidos. (Radar 64).

Mundo: Mulher desaparecida há cinco anos é encontrada emparedada na Alemanha

alemanha-size-598

A polícia da Alemanha achou na quarta-feira o corpo de uma mulher desaparecida há cinco anos no interior de uma parede falsa de uma casa na cidade Königswinter, na região de Bonn. O marido da mulher, Ehemann Gerd, de 52 anos, que vivia na casa com uma nova mulher, acabou sendo preso. Segundo as autoridades, ele confessou ter estrangulado a mulher em fevereiro de 2008 no meio de uma briga conjugal.

Depois, tal como no conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe, ele montou uma estrutura falsa em seu porão para esconder o corpo.  Logo após o sumiço, o homem contou para parentes e amigos que sua esposa, então com 40 anos, que foi identificada como Sigrid Paulus, o havia deixado para começar uma nova vida. Nos anos seguintes, nenhuma investigação foi conduzida pela polícia porque ninguém havia notificado o desaparecimento dela, segundo informações do jornal alemão Bild.

Foi só em dezembro de 2012 que a situação começou a mudar. Uma das filhas da mulher procurou a imprensa para relatar o sumiço da mãe. Um programa de TV sobre desaparecimentos suspeitos começou a abordar o caso. A polícia então verificou que nos últimos anos a mulher nunca havia contatado as autoridades para informar sobre mudanças de endereço (algo obrigatório no país) e também não vinha usando cartões de saúde ou da previdência social.

Nas semanas seguintes a polícia oficialmente deu início a uma investigação, mas foi só nesta semana que as buscas na casa começaram. A polícia afirma que ao verificar o porão na quarta-feira, notou que uma das paredes parecia mais recente que as outras. Ao perfurar o concreto, os policiais encontraram o cadáver. O corpo acabou sendo levado para o Instituto Médico Legal de Bonn, que confirmou a identidade da vítima, segundo o jornal Rhein-Sieg-Anzeiger.

Em julho, autoridades americanas se depararam com um caso semelhante, ao encontrar em uma parede falsa de uma casa no estado de Nova York o corpo de uma mulher que havia desaparecido em 1985.

Feira de Santana: Garota passa mal após comer bombom envenenado oferecido pela amiga

A amiga disse que não sabia que os bombons estavam envenenados.
A amiga disse que não sabia que os bombons estavam envenenados.

A adolescente de 17 anos, Haila Fernanda Lima Ribeiro,  foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) na terça-feira (6), após comer um bombom envenenado.  De acordo com a polícia, o chocolate foi entregue pela amiga dela, Rízia Quele da Silva, 22 anos, que reside no bairro Parque Panorama, a pedido do ex-namorado da vítima, Jhonatas Barbosa Santos. Rízia foi presa por policiais militares na noite de terça-feira e informou  que também comeu os chocolates e não sentiu nada. “Ele me pediu um favor, mas eu não sabia que estava envenenado. A delegada me disse que tinha chumbinho no bombom, mas eu não sabia. Eu ofereci e ela comeu. Eu também comi os chocolates e deixei uns dez”, alegou a jovem informando que presenciou o momento em que a vítima começou a passar mal. Rízia declarou que há muito tempo Jhonatas teria dito que queria matar Haila. “Ele me disse que queria colocar pó de amoxicilina, não sei se ele misturou com chumbinho. Estou me sentindo péssima”, disse. A delegada plantonista Lícia Alves Laranjeiras, autuou a jovem em flagrante.

Os bombons foram envenenados pelo ex-namorado da vítima.
Os bombons foram envenenados pelo ex-namorado da vítima.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a delegada informou que Haila foi socorrida para a policlínica do bairro Tomba e em seguida foi transferida para o HGCA. “Quem deu o bombom foi Rízia, mas ela mesma contou que o mentor intelectual do fato delituoso é Jhonatas, ex-companheiro da menor. Rízia tem amizade com ambos e ela admitiu durante o interrogatório que passou o dia se encontrando com ele e no momento em que estava oferecendo o bombom para Haila, manteve contato com ele por celular mais de uma vez”, informou Lícia Alvez. O caso será encaminhado para a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), uma vez que havia uma medida protetiva que estava sendo cumprida pelos policiais contra Jhonatas. “Há uma relação de afetividade entre o autor e a vítima, talvez, por não aceitar o rompimento ou por querer se vingar dela”, disse a delegada. (Acorda Cidade)

Itajuípe: Prefeita demite 240 pais de família da prefeitura

gilka_badaro_prefeita_itajuipe
Gilda Badaró (PSB).

A prefeita de Itajuípe, Gilda Badaró (PSB), acaba de demitir 240 servidores municipais. A área mais afetada pela decisão da prefeita foi a saúde. A pasta teve cem contratados demitidos. A decisão foi tomada para “aliviar” a folha. Internamente, a prefeita teme que suas contas sejam reprovadas devido ao gasto com pessoal, que superava o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54% das receitas líquidas. De acordo com informações, os trabalhadores foram demitidos com a promessa de recontratação em fevereiro. A leva de demissões de contratados deve atingir outros municípios sul-baianos. Em Buerarema, o prefeito Guima Barreto (PDT) pretende demitir 200 contratados. (Pimenta).

Comandante da Polícia Militar da Bahia é assaltado na Boca do Rio

Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias

O comandante da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Alfredo Castro, foi assaltado na manhã desta quarta-feira (6), na orla do bairro da Boca do Rio, por dois criminosos, quando realizava sua corrida matinal. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, a carteira e o telefone celular do coronel foram levados. Até o momento, os assaltantes não foram localizados.