Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: “Abuso de Autoridade”, população denúncia vereador Herber Duarte

herbertduarte

Redação Ubaitaba Urgente

O vereador Herbert Duarte está sendo denunciado pela população por atrapalhar o trânsito “sufocante” de Ubaitaba, principalmente na Av. Valter Passos. Segundo populares, o Edil e dono de uma construção na mesma Avenida, e por muito pouco não interditou a rua com material de construção. Uma moradora do local chegou a comentar que isso é abuso de autoridade, já que o mesmo é vereador no município. Se fosse meu o material de construção, a prefeitura deixaria? Pergunta à moradora. O mais interessante é que a construção de Herbert Duarte fica ao lado da casa do Secretário de Obras do município, Eduardo Andrade. Se a lei é para todos, o vereador deve ser notificado pela Secretaria de Administração.

20131112_021501

20131112_021537
Fotos: Ubaitaba Urgente/ Realidade Atual.

Maraú: Lançamento da Campanha Motorizado na Praia é Crime foi um sucesso

20131110_015835
Moradores da Península e equipe da Prefeitura montam as placas.

No último domingo (10), foi realizada a Carreata da Campanha “Motorizado na Praia é Crime”, para sensibilização quanto ao uso de veículos motorizados nas praias do município. A Campanha foi idealizada por moradores da Península e foi abraçada pela Prefeitura Municipal de Maraú, por meio das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Infraestrutura e Obras e tem a parceria da Polícia Militar. O lançamento da campanha foi um sucesso e chamou bastante atenção de turistas e moradores dos diversos povoados e pontos turísticos de Maraú.

20131110_052244
Placas foram colocadas e locais estratégicos.

Funcionários públicos, secretários municipais e moradores se empenharam na campanha. A Carreata teve início na sede de Maraú e seguiu pelos povoados da Península (Algodões, Saquaíra, Saleiro, Campinho, Taipu de Dentro, Taipu de Fora e Barra Grande), onde foram afixadas placas com sinalização da campanha e sorteadas camisas para quem respondesse perguntes sobre educação ambiental.

20131110_074439
Turistas aderem a campanha.

O trânsito de veículos motorizados nas praias é um problema antigo que virou prática em Maraú e tem causado prejuízos ambientais e risco aos banhistas, por isso a Campanha é de grande relevância para que  inicialmente os moradores sejam sensibilizados quanto aos danos que esta atividade pode causar, e depois essa sensibilização seja transmitida aos turistas. A prefeita Gracinha Viana (PP), parabeniza a todos os envolvidos na Campanha e abraça esta causa de grande importância para preservação das praias e melhoria do Destino Turístico. Veja mais fotos no Portal da Prefeitura de Maraú.

Canavieiras: Ex-prefeito “Lalau” está sendo investigado pela Federal

zairo_loreiro_canavieiras

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o ex-prefeito Zairo Loureiro (DEM), de Canavieiras, denunciado por irregularidades na aquisição de ônibus escolares e construção de quadra poliesportiva. Na semana passada, os órgãos federais solicitaram documentos complementares para concluir as investigações. Loureiro é acusado de montar licitação para a compra de ônibus escolares. A beneficiada foi a empresa Grupo Brasileiro, que vendeu três ônibus por R$ 99 mil ao município. A licitação foi montada com a participação de três empresas (Rota Transportes, Águia Azul e Brasileiro), todas pertencentes ao Grupo Brasileiro. O ex-prefeito também é alvo de inquérito do Ministério Público Federal por ter doado área da União à Royal Charlotte, que promovia a pesca oceânica no município. A doação irregular será revogada por meio de projeto enviado ao legislativo local. Pela legislação, somente o governo federal tem competência para este ato. A outra investigação é quanto a indícios de desvio de dinheiro na construção de quadra poliesportiva no Colégio Noécia Cavalcante. As medições mostram pagamentos a maior à empresa responsável pela execução da obra.(Pimenta).

Maioria dos brasileiros usará 13º para pagar dívidas, diz pesquisa

pagar_dividas

Uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), realizada em outubro e divulgada nesta segunda-feira (11), mostra que a maioria dos consumidores brasileiros – 62%, ante 61% no ano passado – pretende utilizar os recursos do 13º salário para pagar dívidas. Em nota enviada à imprensa, a organização credita a alta do endividamento ao ambiente de redução da atividade econômica e inflação mais elevada. O levantamento, realizado com 612 consumidores de todas as classes sociais, apurou ainda que recuou de 16% para 14% o total de brasileiros que pretendem utilizar o 13º para a compra de presentes, o que, para a Anefac, mostra maior dificuldade e preocupação com os gastos deste ano. De acordo com o estudo, os produtos que mais atrairão os recursos do 13º serão celulares (74%), roupas (70%) e eletroeletrônicos (68%).(Bahia Noticias).

Ubaitaba: PM fez operação nos bairros Zitão e Armandão em busca de traficantes

DSCF0855
Viaturas entraram em todas as ruas do Armandão.

Redação Ubaitaba Urgente

Duas viaturas da 61ª Companhia de Polícia Militar de Ubaitaba (CIPM) foram mobilizadas na manhã desta segunda feira (11), para tentar prender um dos traficantes que vem agindo nos bairros Zitão e Armandão em Ubaitaba. A denúncia foi feita através do 190 da PM. A polícia realizou rondas em vários pontos de drogas dos dois bairros, porém não conseguiu localizar o meliante.

DSCF0859
Policias procuram traficantes também no bairro Zitão.
DSCF0858
Fotos: Ubaitaba Urgente/ Realidade Atual.

Brasil: Padrasto e mãe de Joaquim são presos

garoto_morto
Garoto pode ter sido assassinado pelo padrasto.

A mãe e o padrasto de Joaquim Pontes Marques, 3 anos, que desapareceu na terça-feira passada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foram presos na cidade na noite desse domingo (10), por decisão da Justiça. A psicóloga Natália Ponte e o técnico em informática Guilherme Longo devem permanecer detidos por 30 dias. O corpo do menino foi encontrado no domingo, boiando no Rio Pardo, em Barretos, no interior de São Paulo. O dono de um rancho avistou o corpo por volta das 11h30 e acionou a polícia. Exames preliminares feitos por peritos do posto do Instituto Médico-Legal (IML) de Barretos apontaram que não havia água nos pulmões da criança. Isso afasta a hipótese de afogamento. Para os legistas, Joaquim morreu antes de ser jogado no córrego que deságua no Rio Pardo. Em matéria do programa Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo, o padrasto demonstrou frieza ao saber que o corpo foi encontrado. “Foi reconhecido? Maravilha. A gente vai dar uma ligada para os advogados para ver o que está acontecendo”. Policiais e os peritos criminais que investigam o caso já trabalham com a tese de que ele foi vítima de uma agressão, de algum tipo de violência ou até mesmo de envenenamento. “A hipótese de que ele teria sido morto e jogado no rio foi confirmada, mas ainda é preciso saber o que o matou”, disse o delegado João Osinski Júnior, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3). Joaquim desapareceu de casa na madrugada da terça-feira (5). A mãe do garoto disse que a última pessoa a ter contato com o filho foi Guilherme, que é usuário de drogas e admitiu ter saído naquela noite para comprar cocaína. Ele negou ter agredido o menino. (Agência Estado).

Itabuna: Dois homicídios no mesmo dia e local

Image0012
Texto e Fotos: Radar Noticias.

A violência que impera na cidade teve o índice elevado neste domingo 10/11, quando dois homicídios foram registrados no mesmo local. Os dois crimes aconteceram no loteamento Gegéu Rocha, bairro Fonseca. Um homem com identidade ainda não revelada, foi morto a tiros, por volta das 11h de domingo 10/11, no Loteamento Gegéu Rocha, bairro Fonseca, Itabuna. Moradores afirmam que o rapaz não morava naquela localidade e nem souberam informar a motivação do crime.

Marcos Viana tinha 17 anos.
Marcos Viana tinha 17 anos.

A segunda vítima do dia foi executada a tiros, tendo um dos disparos lhe alvejado na cabeça. Testemunhas disseram ter escutado vários estampidos. Ele foi identificado pela família, como Marcos Murilo Viana da Silva, de 17 anos. No outro crime, o outro homem foi assassinado por volta das 11h00, também a tiros.

Ibirapitanga: Homem foi assassinado a tiros em Itamarati

00

Um homem de prenome César foi assassinado a tiros dentro de sua residência, no distrito de Itamarati. O crime foi praticado pelo próprio enteado da vitima na noite da última sexta-feira (08). Segundo informações de vizinhos, Cesar teria discutido com sua esposa, agredindo-a fisicamente e, por vingança, o filho da mulher matou seu padrasto. Após assassinar César, o rapaz ainda arrastou e deixou o corpo no meio da rua. O acusado do crime é um velho conhecido da Polícia e é procurado por tráfico de drogas e homicídio. Ele ainda encontra-se foragido. (Ocorrência Policial Bahia).

Itapebi: Motociclista teve crânio esmagado por caminhão

Homem morreu no local do acidente; Mulher que estava na garupa da moto teve ferimentos leves.
Homem morreu no local do acidente.

O motociclista Suzano dos Santos, de 46 anos, teve a cabeça esmagada por um caminhão no fim da tarde deste domingo (10), em Itapebi. Segundo populares, Suzano se desequilibrou da moto quando tentava ultrapassar o caminhão no centro da cidade. Suzano caiu perto de uma das rodas do veículo e acabou atropelado, morrendo no local. A mulher que estava na garupa da moto, Marineide Pereira Rocha, idade não informada, sofreu apenas escoriações.

Caminhão que atropelou condutor de moto foi apreendido para perícia.
Caminhão que atropelou condutor de moto foi apreendido para perícia.

O corpo de Suzano foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal de Eunápolis e deve ser liberado para sepultamento na manhã desta segunda-feira (11). A polícia local informa que o homem usava capacete, que não resistiu ao peso do caminhão. Os veículos envolvidos no acidente foram apreendidos para perícia. A polícia abriu inquérito para esclarecer o caso.(Foto: Blog do Romildo/ Texto: Radar 64).

Bahia: Em jantar, oposição baiana fecha detalhes para 2014

joaogualberto-imbassahy-geddel-paulosouto-em-jantar-foto-bocaonews

As articulações envolvendo as eleições de 2014 continuam na Bahia. Na última sexta-feira (8), principais lideranças da oposição baiana – o presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB), e o ex-governador, Paulo Souto (DEM)-, se reuniram em um jantar na casa de um jurista baiano para tratar dos últimos detalhes da disputa política.

Em recente entrevista ao apresentador Mário Kertesz, Geddel não escondeu qual seria o “cenário perfeito”. “O ideal para mim seria ter ao meu lado o PSDB com o João Gualberto e o DEM com o ex-governador Paulo Souto para o Senado”, avalia.

Apesar de crê que é o candidato que pode unir a oposição, representada por partidos como PMDB, PSDB, DEM, PTN, PROS e PPS, o ex-ministro admite que não cabe exclusivamente a ele decidir a chapa majoritária do próximo ano. “Isso não é um problema que caiba a quem deseja ser candidato a governador escolher. Isso é dos partidos políticos e da sua autonomia”.

No entanto, Geddel trabalha com prazos pessoais para a delimitação do candidato oposicionista. “Eu acho que o momento de você ir para definição e anunciar esse nome é dez, quinze dias depois do anúncio do governo”, pontua. (Bocão News).

Gandu: Jovem de 22 anos morre e outras 3 pessoas são baleadas

jonhy3

Um jovem de 22 anos morreu e mais três pessoas ficaram feridas após serem baleadas em um Bar no bairro Eliseu Leal em Gandu. As primeiras informações dão conta que o crime aconteceu por volta das 21hs deste sábado (09). Um homem chegou a pé até o Bar e efetuou os disparos. “Surgiu um rapaz armado e deu vários tiros em direção a “Jhony”. Ele [suspeito] atingiu ainda mais três pessoas, duas mulheres e um homem”, relata um cidadão, que prefere não se identificar. Segundo a testemunha, várias pessoas estavam no bar no momento do crime. O autor dos disparos ainda não foi identificado. Ele fugiu a pé após balear as vítimas. O jovem Edilton Oliveira da Silva (22 anos) conhecido como “Jhony” foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu à caminho do pronto-socorro.  Os outros feridos identificados como Nilma Brito Agilo de 21 anos, Ariovaldo Pereira de Souza de 32 e Daiana Conceição dos Santos de 20, foram encaminhados para o Hospital Nelson David Ribeiro. Apenas o homem foi transferido para o Hospital de Base em Itabuna. (Rádio Patrulha)

Almadina: Morre vereador Gilson do Gás

vereador_almadina_bahia_noticias

Morreu na manhã deste domingo (10), aos 58 anos, o vereador do município de Almadina José Gilson Reis, conhecido como Gilson do Gás (PT). Segundo o blog Políticos do Sul da Bahia, o político sofreu um infarto fulminante. Não foram divulgadas informações sobre horário e local do sepultamento. O suplente do vereador é o atual secretário de agricultura da cidade, Zé Miúdo (PT).(Bahia Noticias).

Ipiaú: Agentes Comunitários de Saúde paralisam atividades

Foto: Reprodução/ Giro em Ipiaú
Foto: Reprodução/ Giro em Ipiaú

Agentes Comunitários de Saúde que atuam no município baiano de Ipiaú paralisam as atividades nestas segunda (11) e terça-feira (12), em adesão à IVª Vigília Nacional da categoria pela aprovação de um novo piso salarial. A proposta oficializada no Projeto de Lei 7495/06 propõe o valor de R$ 950, mas, segundo o site Giro em Ipiaú, o governo federal argumenta que o impacto financeiro da medida supera os R$ 2,5 bilhões, o que seria inviável. Segundo a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Ipiaú, Mônica Souza Santos, o comando nacional do movimento orientou que os agentes sejam fotografados ao lado dos prefeitos que apoiarem o projeto. Já aqueles gestores que se posicionarem contrários à aprovação do piso pleiteado devem ser denunciados em veículos de comunicação locais. No município, 107 profissionais devem participar da ação.

Porto Seguro: Bombeiro embriagado é preso após acidente que matou dois na BR-367

Ramon foi preso por homicídio doloso.
Ramon foi preso por homicídio doloso.

O bombeiro civil Ramon de Oliveira Soares, de 36 anos, foi preso na tarde deste sábado (9) logo após receber alta do Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, no sul baiano, para onde foi levado depois de se envolver em um acidente que matou duas pessoas na BR-367. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bombeiro estava alcoolizado e voltava de uma festa em Porto Seguro quando colidiu frontalmente seu carro, um Volkswagem Golf, contra Chevrolet Celta nas proximidades do distrito de Pindorama.

Mortos estavam no Celta que teria sido atingido por um Golf.
Mortos estavam no Celta que teria sido atingido por um Golf.

Segundo informações do site Radar 64, o pedreiro Antonio Carlos dos Santos, de 53 anos, morreu no local, e Damião de Souza Batista, de 31 anos, chegou a ser levado para a unidade médica, mas também não resistiu. O condutor do veículo, o enfermeiro Johan Paulo Rodrigues da Silva, de 33 anos, teve fratura no braço direito e passou por cirurgia. Os pedreiros eram de Eunápolis e iriam trabalhar em uma obra na casa de Johan, em Santa Cruz Cabrália. O bombeiro, que mora em Eunápolis e trabalha em uma empresa de celulose, teve apenas ferimentos leves e foi autuado em flagrante por homicídio doloso, quando há intenção de matar. O motorista do Golf é acusado de provocar o acidente registrado por volta das 6h da manhã deste sábado, no Km 44 da rodovia federal. (Texto: Bahia Noticias/ Fotos: Radar 64).

Brasil: Vídeo mostra resgate de homem enterrado vivo em cemitério da Grande São Paulo

A polícia de São Paulo investiga o caso de um homem que foi encontrado enterrado vivo no cemitério Parque do Camibiri, em Ferraz de Vasconcelos, Grande São Paulo. Nesta sexta-feira (8) o caso ganhou repercussão internacional e foi divulgado pelo site Daily Mail.

De acordo com o site britânico, uma mulher visitava o túmulo da família quando viu braços para fora de uma cova e começou a ouvir ruídos. Ao se aproximar, percebeu que a terra se movimentava.

As imagens divulgadas com o resgate do homem foram vistas mais de 80 mil vezes no Youtube. Os paramédicos verificam os sinais vitais do homem e tiram ele de dentro da cova, mas ele permanece desacordado. A vítima ainda não foi identificada. (Vídeo removido)

Cabrália: Polícia encontra depósito de drogas e prende traficante

Hércules foi preso no local; Segundo a PM, ele era o dono da 'boca de fumo'
Hércules foi preso em sua ‘boca de fumo’

Policiais militares da 4ª Companhia do 8º Batalhão, com apoio da Cipe-Mata Atlântica, prenderam um homem acusado de tráfico de drogas, no fim da tarde de quinta-feira (8), na cidade de Santa Cruz Cabrália. Segundo a polícia, Hercules Santana dos Santos, mais conhecido como ‘Quinho’, foi flagrado com arma e drogas na Rua Dois de Julho, no bairro Campo Verde. A operação teve início depois que denúncias anônimas apontaram que uma casa abandonada servia de depósito de drogas e motos roubadas.

PM apreendeu na ação drogas, arma de fogo, dinheiro e duas motos.
PM apreendeu na ação drogas, arma de fogo, dinheiro e duas motos.

Foram apreendidos, ainda de acordo com informações da PM, quase de 100 gramas de crack, mais de dois quilos de maconha, cerca de R$ 770 em dinheiro, duas motos e um revólver calibre 38, municiado e com a numeração suprimida. As motos são uma Honda/TITAN 125 Fan, placa JSG-1026, cor azul e uma Shineray/XY 200 III, placa NYZ-0398, vermelha. A polícia ainda não informou se os veículos são roubados ou furtados.  Hércules deve ser autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. (Radar 64).

Geddel: “Se eu fosse Governador, o Comandante da PM seria exonerado”

Castro gerou uma “piada pronta”.
Castro gerou uma “piada pronta”.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) considera inaceitável a conduta do coronel Alfredo Castro, comandante da Polícia Militar da Bahia. Na última quarta-feira, 06, o militar foi assaltado quando fazia exercícios na Orla de Salvador. Castro dispensou a escolta policial e teve o celular roubado. Ontem, no Opaba Praia Hotel, em Ilhéus, o ex-ministro afirmou que o caso é “uma piada pronta”. Segundo Geddel, o simbolismo é muito forte, pois demonstra o fracasso da política de segurança pública do governador. O pré-candidato à sucessão de Wagner disse que ao abrir mão da escolta, Alfredo Castro expôs o governo. Sugerindo ter “pulso firme”, Geddel disse que se fosse governador, o coronel seria obrigado a escorregar pela “tábua de graxa”.(Blog do Gusmão).

Vídeo: Sargento desabafa e fala sobre as Leis do País

Após a morte de mais dois policiais militares em Fortaleza, o sargento Mardônio, da Força Tática de Apoio (FTA), criticou as falhas nas leis e pediu apoio do Comando da PM e do Governo. A denúncia do PM foi feita no programa Barra Pesada. De acordo com o oficial, os criminosos estão matando policiais para roubar armas e praticar outros crimes. O sargento Mardônio afirma ainda que adolescentes já sabem da deficiência no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Hoje quem está mais matando são os menores, porque sabem da impunidade. Vai apreendido hoje, não passam 48 horas e já estão na rua. No máximo, quando o crime é muito grave, pegam uma pena de 45 dias, o que eles chamam de ‘engorda’. Vão para lá jogar bola, assistir televisão, beber, comer e dormir.”, afirma. Em outro desabafo, o oficial diz que diariamente pessoas que respondem a crimes são soltos por falhas nas leis. “Nós estamos brincando de ‘enxugar gelo’.

Jacaraci: Idoso mata dois bandidos e salva família

Idoso conseguiu desarmar um dos bandidos e o esfaqueou em seguida.
Idoso conseguiu desarmar um dos bandidos e o esfaqueou em seguida.

Um idoso de 60 anos, identificado como Rosalvo, reagiu a um assalto e matou dois bandidos na zona rural de Jacaraci, no município do sudoeste baiano, na madrugada desta sexta-feira (08). De acordo com o radialista Radiola, os marginais chegaram à residência em uma motocicleta vermelha com placa de Minas Gerais e, armados, fizeram o lavrador e sua família reféns. Dentro da casa, um dos bandidos procurava dinheiro no quarto enquanto o outro vigiava a família.

Em determinado momento, o idoso teria entrado em luta corporal com um dos meliantes, que estava armado com um revólver calibre 32 e uma faca. Ele conseguiu desarmar o bandido e o esfaqueou em seguida. Ao ver o comparsa morto, o outro bandido tentou disparar contra o lavrador, mas os disparos falharam. O idoso então pegou uma espingarda de fabricação caseira e atirou no rosto do marginal. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e encaminhou os corpos, ainda não identificados, para o Instituto Médico Legal de Guanambi.(Brumado Noticias).