Ubaitaba Urgente

Bahia: Sobrinhas de Léo Kret são baleadas; Uma das garotas faleceu

Francielle, de seis anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Francielle, de seis anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Duas sobrinhas da ex-vereadora e dançarina Léo Kret do Brasil (DEM) foram baleadas no domingo (7) no bairro de Pernambués, no interior de um bar na localidade do Alto do Cruzeiro. Segundo informações, Francielle, de seis anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Vânia Santos, 14 anos, foi baleada na perna. Além das duas garotas, outras três pessoas foram atingidas por disparos. Até o momento não se sabe o estado de saúde das vítimas. Em uma rede social, Léo Kret pediu por mais segurança. “Até quando essa violência vai continuar atingindo inocentes?”, questionou. (Bahia Noticias).

Aurelino Leal: Hospital Geral ganhará mais uma sala totalmente reformada

reforma-sala-hospital-390

A prefeitura de Aurelino Leal através da Secretaria de Saúde está reformando e ampliando a sala de Observação do Hospital Geral. Está sendo construído um banheiro, sendo melhorada a iluminação, colocado piso cerâmico novo, e pintura geral. Desde que assumiu a prefeitura, a prefeita Liu Andrade (PP), vem trabalhando incansavelmente para transformar a cidade em um lugar melhor para se viver. “É meu dever como prefeita zelar pelo bem estar do meu povo” argumentou Liu.

reforma-sala-hospital-390-1

Mais informações em www.aurelinoleal.ba.gov.br

Gandu: Homem foi assassinado a tiros e golpes de faca

DSC00652 DSC00653 DSC00654Redação Ubaitaba Urgente

José Antônio Reis, 22 anos, residente na Rua do Matadouro, foi encontrado morto próximo ao Povoado de Palmeira, Região do Jericó, em Gandu. O corpo foi desovado no local por homens abordo de um veiculo Fiat Uno Preto. Segundo a polícia, o homem foi morto a tiros e golpes de faca. (Fotos: Vermelhinho).

Bahia: Deputado Sandro Régis mostra força em ato de filiação ao DEM

1379611_10200729562137295_2034417904_n

Em clima de comemoração, aconteceu ontem, quinta-feira 3, o ato de filiação do deputado Sandro Régis ao partido Democratas durante o Encontro da Executiva Estadual, realizado no auditório Jutahy Magalhães da Assembleia Legislativa da Bahia. O evento reuniu lideranças nacionais e regionais do partido, que deram as boas-vindas ao novo membro. Sandro Régis declarou que, agora, se sente um político completo, por ingressar no partido com o qual ele sempre manteve estreitas ligações. “No Democratas estão os meus amigos, estão as bandeiras que sempre nortearam a minha vida pública, onde eu constituo hoje a minha relação pessoal na Assembleia e no mundo político”, disse o parlamentar. Para Régis, o evento é uma prova do fortalecimento do partido e do entendimento da população de que a Bahia precisa mudar, e que o Democratas é o caminho para esta mudança.(Políticos do Sul da Bahia).

Maraú: Visita do Governador e o Secretario de Agricultura ao município foi antecipada para está quarta feira dia 09

GOVERNADOR_MARAU

Redação Ubaitaba Urgente

A visita do Governador da Bahia que seria na quinta feira (10/10), às 09hs da manhã, foi antecipada para está quarta feira (09), às 10hs, da manhã. A assessoria do Governador entrou em contado com a assessoria da prefeita Gracinha Viana (PP), modificando a data. O Governador Jacques Wagner (PT), estará visitando Maraú, acompanhado do Secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Sales, a convite da prefeita Gracinha Viana. O objetivo da visita do governador ao município é a entrega dos 60 barcos de pesca do “Projeto Renovar” que vai beneficiar 180 famílias de pescadores. Após a entrega dos barcos na sede do município, o governador e sua comitiva estarão visitando o distrito de Campinhos, onde o mesmo estará assinando o convênio que vai transformar os tanques de Campinhos em pontos de referência para a Aquicultura e Pesca.

Porto Seguro: Operação da Caema prende suspeitos de assaltos e homicídios

vera_d

A Polícia Militar desarticulou, no sábado (5), uma quadrilha que vinha praticando uma série de assaltos em Porto Seguro e região. A operação, no distrito de Vera Cruz, mobilizou durante todo o dia dezenas de policiais da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema). Segundo o comando da Caema, o grupo é acusado de pelo menos seis assassinatos e mais de 30 roubos a residências, casas comerciais e fazendas. ‘Eles implantavam um clima de insegurança e terror’, afirmou um oficial da PM. Os acusados são Leandro Santos de Souza, Sirtelan Souza dos Santos, o ‘Vassoura’, Gabriel Pereira dos Santos e Eduardo Santos Araújo, o ‘Japa’. Alguns já tinham passagem pela polícia. Foram aprendidos na ação, ainda de acordo com a Caema, três revólveres, seis armas de fabricação artesanal, pequena quantidade de cocaína e maconha, além de uma motocicleta da marca Dafra, placa JRI-4182 e outros objetos, que para a polícia são provenientes de roubo.(Radar 64).

Ubaitaba: Prefeitura inicia construção de 50 casas populares nesta segunda dia 07

SAM_4131

Redação Ubaitaba Urgente

A Prefeitura Municipal de Ubaitaba, Governo Novos Tempos, Novos Rumos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inicia nesta segunda feira (07), as obras de construção das 50 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa objetiva a produção de unidades habitacionais, reduzindo o déficit habitacional, tornando a moradia acessível para a população de renda mensal até 10 salários mínimos, além de estimular a economia e reduzir os efeitos das crises que afetam o nosso país. As obras serão iniciadas no distrito de Faisqueira, atendendo primeiramente as 11 famílias residentes no distrito.

SAM_4133
39 casas serão construídas no bairro Novo Olímpia.

As demais 39 famílias serão beneficiárias do bairro Novo Olímpia, que serão construídas logo após o término das obras no distrito de Faisquiera. É importante ressaltar que as 50 famílias contempladas com as casas do Programa Minha Casa Minha Vida, foram previamente cadastradas e selecionadas, mediante critérios rigorosos, considerando as situações de  carência, vulnerabilidade e exclusão social. Informamos ainda que, o Programa prevê a realização de um Projeto Social, que deverá preparar as 50 famílias e seus membros, com atividades de capacitação, qualificação e geração de renda, visando a sustentabilidade, empreendedorismo e autonomia dessas famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida.

Itacaré: Justiça ordena afastamento do vereador Litinho e posse de Milton Ramos

 O vereador teve as contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral.
O vereador teve as contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral.
O juiz eleitoral Eduardo Gil Guerreiro, da 203ª Zona Eleitoral de Itacaré, emitiu nesta terça-feira (01), uma sentença desaprovando as contas do vereador Joselito Reis Vieira (PSC), o popular “Litinho”, por encontrar irregularidades na prestação de contas de campanha do vereador no ano de 2012. De acordo com a sentença, o edil chegou a se defender com a apresentação de documentos, porém o analista registrou falhas na documentação.
Milton Ramos (PSC).
Milton Ramos (PSC).
O Ministério Público, por sua vez, emitiu seu parecer após analisar as contas, afirmando que Litinho “apresentou inconstâncias não sanadas relativa à doação de recursos próprios” já que o valor é superior ao que foi declarado no registro de candidatura. Além de desaprovar as contas, a Justiça Eleitoral condenou o vereador a pagar uma multa no valor de R$ 26.925,00, que deverá ser liquidada no período de cinco dias, contados a partir da data da sentença. Por fim, o juiz ordenou a posse do suplente do vereador, que neste caso é Milton Ramos da Costa, do PSC. (Jornal Tribuna da Região).

Itabuna: Açougueiro é preso após deferir três golpes de faca em homem na feira do São Caetano

1373726_1395720043994357_2042497950_n

Redação Ubaitaba Urgente

O açougueiro Aldemir Sousa Santos Junior, 25 anos, foi preso acusado de desferir três golpes de faca em Marcio Alencar dos Santos, durante uma confusão em um bar na Feira Livre do Bairro São Caetano em Itabuna. O crime ocorreu na manhã deste sábado (05). A vítima mesmo esfaqueada nas costas e peito conseguiu fugir para uma Centra de Mototaxi na Avenida Princesa Isabel, onde pediu ajuda e seguiu de moto para o Hospital de Base. Aldemir Sousa Santos foi levado preso pela Polícia Civil para o complexo policial. (Informações e Foto: Radar Noticias).

Bahia: Suspeito de matar filha da namorada é achado morto dentro de cela

imagem_03

O mecânico José Ademir Radol, 48 anos, suspeito de matar a filha da namorada, foi encontrado morto dentro de uma cela na delegacia de Rio Negro (PR) na noite da sexta-feira (4), horas depois da prisão do acusado. Segundo a polícia, Radol se enforcou com uma tereza, corta feita com lençóis, pendura nas grades da porta. O fato aconteceu cerca de 3 horas depois que ele foi colocado na cela de seguro com outros três presos – esta é uma ala especial para suspeitos de crimes sexuais, homicídios e delitos considerados mais graves em geral. Radol foi preso por volta das 16h de ontem em Santa Cecília, a 150 km de Rio Negro, mas só foi encarcerado na ala especial às 20h. Antes, ele foi ouvido sobre a morte da estudante Aline Moreira, 18, e fez exames de corpo de delito. Por volta das 23h, o delegado da cidade ouviu gritos vindos da ala especial e foi ao local, encontrando o mecânico enforcado. O Corpo dos Bombeiros foi chamado, mas já encontrou Radol sem vida. Leonilda Kurlapski, mãe da estudante, está em estado de choque e apenas deve ser ouvida na próxima semana. De acordo com o delegado Sérgio Luiz Alves, a mulher conheceu Radol pela internet e os dois namoravam há três meses. (Correio).

Motociclista atropela homem e morre após cair em ribanceira

Claudio morreu ao cair na ribanceira.
Claudio morreu ao cair na ribanceira.

Redação Ubaitaba Urgente

Cláudio Santos Barreto, residente em Muniz Ferreira, morreu após atropelar um homem e cair em uma ribanceira nas proximidades do Salto da Onça, zona rural de Santo Antônio de Jesus. O fato aconteceu na noite da última sexta-feira (04), por volta das 20h50. A vítima de atropelamento, identificada como, José dos Santos Franca, que caminhava pelo acostamento, foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Regional (HRSAJ), onde encontra-se internado com estado de saúde estável. Já o condutor da moto morreu no local. (Informações do site Voz da Bahia).

Eleições 2014: Aécio é afetado com aliança PSB-Marina, diz analista

aecio_neves
Por José Roberto Castro | Agência Estado

A principal candidatura afetada, caso se confirme a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva, é a do tucano Aécio Neves, disse ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas Marco Antônio Carvalho Teixeira. Ele lembra das dificuldades que o senador mineiro, teoricamente o principal candidato da oposição, ainda encontra para subir nas pesquisas de opinião. O professor destaca, ainda, que a chapa Eduardo e Marina pode atrair o apoio dos descontentes com a polarização PT e PSDB. “Embola o cenário e, inicialmente, quem sai perdendo é o Aécio que tem uma candidatura com dificuldade para ganhar musculatura e vai ter uma batalha mais dura para chegar ao segundo turno”, analisa o professor, lembrando que o PSDB ainda corre o risco de perder o PPS, um aliado histórico do partido. Do outro lado, a aliança é boa tanto para o PSB quanto para a Rede, “independente de quem encabece a chapa”. Isso porque, na opinião de Teixeira, ainda é cedo para cravar quem seria o candidato a presidente na aliança. “O Campos ainda patina. Ele, como candidato, seria uma situação inédita na história, um vice com mais voto que o candidato a presidente”, afirma. Mesmo Eduardo Campos sendo presidente e principal líder do PSB, a decisão de ceder a liderança da chapa à Marina não é impensável, na avaliação de Teixeira. Ele lembra que o próprio já disse que avaliaria o cenário antes de se candidatar. “O Eduardo é o presidente do partido que rompeu uma aliança histórica com o PT e decidiu seguir um novo rumo. Ele aceitar ser o vice seria uma decisão pragmática, pensando do resultado. Daria a ele a possibilidade de negociar pensando um futuro a médio prazo”, diz o professor. (Bahia Noticias).

Eleições 2014: PSB é o ‘Plano C’, diz Marina Silva após oficializar filiação

Foto: André Coelho/O Globo
Foto: André Coelho/O Globo

A ex-senadora Marina Silva oficializou, na tarde deste sábado (5), sua filiação ao PSB, partido comandado pelo governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos. Em discurso, Marina afirmou que o PSB é um abrigo “transitório” aos apoiadores da Rede Sustentabilidade, partido que teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela afirmou que continuará sendo a porta voz da Rede e que a aliança com o PSB não será “pragmática” e sim “programática”, uma critica indireta as atuais alianças políticas.  “Eu tenho dito que não pensamos em projeto de poder pelo poder. O processo político se resumindo a eleições, ainda que sejam fundamentais. O que precisa para o Brasil é uma agenda estratégica, um compromisso de que o nosso país vai colocar lógica de longo prazo. Iniciar processo de governabilidade programática, em vez de governabilidade pragmática, distribuindo Estado em cargo aos partidos”, condenou durante a cerimônia realizada no Hotel Nacional, em Brasília. A nova socialista afirmou ainda que o PSB “é um partido histórico com bandeiras históricas”, e é o seu “plano C”. “Pensei ‘acho que vou trabalhar plano C’. [..] Pensei ‘quem é o plano C? É o Eduardo Campos, é o PSB. E por quê? […] Primeiro porque é partido histórico, com bandeiras históricas, e no dia da fundação nos mandou carta assinada por seu presidente, antecipando esse momento que talvez só Deus sabia”, disse. Pela negociação fechada diretamente entre o líder pernambucano e Marina, os dois se postulariam como “pré-candidatos” ao pleito de 2014, sendo que a definição do nome principal da chapa se daria no futuro, “sem ansiedade”. Entretanto, o coordenador executivo da Rede, Bazileu Margarido, revelou a Agência Estado que a nova socialista “se disporia” a ser vice de Campos por “reconhecer” a sua candidatura. “Vamos para chancelar o programa da Rede e, em uma discussão democrática, adensar uma candidatura que já está posta”, despistou. (Bahia Noticias).

Ipiaú: Jovem é assassinado dentro de veículo na Praça Ruy Barbosa

douglas-_001
Douglas estava na companhia da namorada quando foi assassinado.

Douglas Sampaio Santos, 22, morador do Bairro Aloísio Conrado, foi assassinado na madrugada deste sábado(05/10) na Praça Ruy Barbosa, centro de Ipiaú. A polícia militar informou à reportagem do Giro, que o jovem estacionou o carro na praça e lanchava com a namorada dentro do automóvel, quando um homem desconhecido, a pé, se aproximou de Douglas e disparou cerca de cinco tiros em sua direção.

G
Testemunhas contaram que ouviram cerca de cinco tiros.

O rapaz morreu na hora. O assassino entrou em um carro modelo Uno, que dava suporte à ação criminosa, e fugiu em seguida. A namorada da vítima não foi atingida. Douglas já possuía passagens pela polícia. Ficou preso por quase dois anos à espera de julgamento. Ele era acusado de suposta participação em um homicídio ocorrido em agosto de 2011. O caso será investigado pela polícia civil. (Giro em Ipiaú)

Maraú: Aposentado de 71 anos é preso por abusar de criança de 02 anos em Barra Grande

Foto: Ubaitaba Urgente.
Foto: Ubaitaba Urgente.

Redação Ubaitaba Urgente

O pedreiro aposentado Edion Silva, 71 anos, natural de Itacaré, foi preso por prepostos da Policia Militar, sob o comando do Sargento Israel. A prisão do tarado ocorreu na Rua dos Anjos, distrito de Barra Grande, município de Maraú. Edion Silva tentou abusar sexualmente de uma criança de apenas dois anos de idade. Segundo testemunhas, a vítima estava na porta de casa quando o tarado passou, tirou o pênis para o lado de fora e passou no rosto da criança. Populares revoltados, em torno de 50 pessoas, tentaram invadir a casa do acusado, quando a PM chegou e impediu. Edion, segundo relatos já é acostumado a ter relações sexuais com animais. O elemento foi preso e autuado em flagrante na delegacia de Itacaré.

Ubaitaba: Homenagem de “Yolanda Carneiro” para todos os Agentes Comunitário de Saúde

1236716_1378311969068232_1091546287_n
Yolanda Carneiro, Secretaria Municipal de Saúde.

Redação Ubaitaba Urgente

Hoje, dia 04 de outubro é comemorado o Dia nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), cargo instituído por lei em novembro de 2007. Os agentes promovem ações de campo que visam a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Os ACS surgiram em 1991, quando o Ministério da Saúde (MS) implantou o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), baseado em experiências bem-sucedidas no Ceará e em Pernambuco.

tecnico-agente-comunitario-de-saude
04 de outubro Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

A profissão foi reconhecida em 2002 e regulamentada em 2006, mesmo ano em que foi publicada Emenda Constitucional que possibilitou a efetivação dos ACS enquanto servidores públicos nos municípios do País. “Hoje, os ACSs são extremamente importantes na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, junto às Equipes de Saúde da Família”. Reconhecendo a importância desses profissionais à comunidade, a Secretaria de Saúde, Yolanda Carneiro, junto com toda sua equipe parabeniza cada um deles trazendo uma mensagem de otimismo e agradecendo pelo papel que exerce na comunidade.

Deputados elogiam Geddel; peemedebista distribui holofote entre possíveis candidatos

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Os deputados estaduais Bruno Reis e Graça Pimenta não pouparam elogios ao presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, durante ato de filiação à sigla nesta sexta-feira (4), na sede baiana do partido, localizada no bairro do Costa Azul, em Salvador. Primeira a falar, Graça iniciou a leitura do seu discurso com uma referência ao ex-ministro. “Quero agradecer pelo convite para ingressar nessa legenda ao nosso futuro candidato a governador”, afirmou a deputada. Além de enumerar qualidades do peemedebista, Graça também enalteceu o partido, ao lembrar a “luta contra a ditadura”. Bruno Reis manteve o tom e lembrou a passagem do baiano pelo Ministério da Integração Nacional. “A imprensa nacional quis lhe crucificar por você destinar mais recursos à Bahia. Quando você teve a caneta, deixou claro seu amor pelos baianos”, declarou o parlamentar, em referência às denúncias de que Geddel privilegiava o estado com recursos da pasta. O presidente do PMDB baiano retribuiu os elogios, mas reiterou seu objetivo de firmar a unidade das oposições no estado contra o PT acima do desejo pessoal de ser mais uma vez candidato a governador. “Desejo ser candidato, mas reconheço que outras figuras também têm legitimidade e competência, como João Gualberto, Paulo Souto ou José Carlos Aleluia”, citou.

Bahia: ACM Neto promete ‘aliança duradoura’ com o PMDB

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Personagem principal da filiação dos deputados Bruno Reis e Graça Pimenta ao PMDB, o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que a parceria firmada com a legenda comandada na Bahia pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima não será circunstancial. “No que depender deste cidadão, esta aliança será duradoura, por muitos e muitos anos”, discursou o democrata, na manhã desta sexta-feira (4), durante o ato de filiação do seu afilhado político. “A sorte é que eu não sou uma pessoa ciumenta”, brincou o prefeito, sobre o fato de Reis não se filiar ao DEM. Esperado por mais de uma hora, o gestor lembrou o pacto firmado há um ano com o PMDB, no segundo turno do processo eleitoral de 2012, quando o partido decidiu apoiar a candidatura do democrata ao Palácio Thomé de Souza. “Aquela decisão do PMDB não foi a mais fácil. Talvez fosse mais fácil seguir direção nacional. Você disse que a política é feita de gestos, Geddel. A política é feita de gestos e de gratidão”, completou Neto. Em discurso anterior, o presidente do PMDB baiano voltou a afirmar que a filiação de Bruno Reis à sigla tinha um “significado muito claro”. “Ele não viria para o PMDB, com todo o talento que tem, se não tivesse o seu aval”, analisou Geddel, ao se referir ao prefeito da capital baiana. Durante a troca de gentilezas, o ex-ministro prometeu que o partido presidido por ele na Bahia continuará “na trincheira” para defender a administração do DEM em Salvador. O peemedebista elogiou ainda a gestão da cidade, em uma demonstração de que mudou de ideia sobre o antigo rival. Há cerca de um ano e dois meses, Geddel questionou as qualidades do democrata e chegou a defender que Neto “não era o avô”.

Itabuna: Acusado de tentativas de assassinatos é preso pela DH

Matheus-Santos-da-Silva-500x375

Agentes da DH – Delegacia de Homicídios, cumpriu um mandado de busca e apreensão no bairro Maria Pinheiro, em Itabuna, na manhã desta sexta-feira (4). O “alvo” dos policiais era o Matheus Santos da Silva, 19 anos, que foi encontrado próximo a casa dele. Segundo a DH, ele é acusado de uma dupla tentativa de assassinato. Enquanto isso, mais um interno do Conjunto Penal de Itabuna é flagrado com arma de fogo nesta sexta-feira (4). Segundo as primeiras informações, o acusado estava portando um revólver calibre 32. Em setembro, após a rebelião, os policiais encontraram armas, drogas e celulares. (Plantão Itabuna).

Amargosa: Quatro assaltantes de bancos morrem em confronto com a polícia

1380520_485326594898490_419871763_n

Troca de tiros por volta das 19 horas, noite da última quarta feira (02), na cidade de Amargosa, em frente ao Parque de Exposições, próximo a Feira – livre, deixou quatro bandidos alvejados. Os policiais avistaram os suspeitos em um veículo UNO de Cor Branca, com placa policial de Salvador, e os perseguiram. Na troca de tiros, dois polícias foram feridos, mas passam bem. Essa foi uma ação da Polícia de Amargosa em parceria com policiais de Feira de Santana. De acordo com informações as vítimas pertenciam a uma quadrilha de assaltantes a bancos, a mesma já estava sendo monitorada pela Polícia Civil e planejavam realizar um novo assalto. (Criativa Online).