Ubaitaba Urgente

Bahia: Jovem é encontrada morta após pegar carona com namorado da mãe

A polícia suspeita de violência sexual.
A polícia suspeita de violência sexual.

Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Negro (PR), depois de quatro dias desaparecida. Ela havia pegado uma carona com o namorado da mãe. O homem, que está desaparecido, é o principal suspeito do crime. O corpo de Aline Moreira foi encontrado sem roupas, já em estado de decomposição, num matagal próximo a uma estrada rural de Rio Negro. A polícia suspeita de violência sexual.  Aline morava em Mafra (SC), cidade vizinha a Rio Negro, e seguia para Curitiba onde iria visitar uma amiga de carona com o namorado da mãe, José Ademir Radol, 45. Segundo a polícia, o carro entrou numa estrada rural em Rio Negro, a caminho de Curitiba. Testemunhas viram Aline e Radol na estrada, a pé, por volta das 21h de sexta-feira (27), pedindo ajuda. Cerca de uma hora depois, apenas o homem caminhava pelo local. “Depois disso, ele desapareceu”, diz o delegado Sérgio Luiz Alves, que investiga o caso. (Correio).

Camacan: Funcionários de Hospital entraram em greve

1377597_213969525438284_1222200456_n

A Fundação Hospitalar de Camacan, passa por um dos momentos mais difíceis da sua história. São 67 funcionários, sem receber salários desde o mês de julho. Todo o corpo funcional cruzou os braços na noite desta terça-feira (1º), esperando que a situação seja resolvida o mais breve possível. No momento, apenas as urgências e emergências estão sendo atendidas. A instituição de saúde já recebeu notificação de corte de água e energia elétrica e todos os fornecedores de medicamentos, não estão fazendo pedidos. O dinheiro da Fundação está na agência do Banco do Brasil, mas encontra-se bloqueado por determinação judicial, o que significa a inviabilidade de movimentação. (O Tempo Jornalismo).

Funcionários de hospital em Santo Antonio de Jesus param atendimento e cobram salários atrasados

saude_nobrasil
Foto: Reprodução / Voz da Bahia

Uma manifestação pela cobrança de dois meses de salários atrasados à Santa Casa de Misericórdia Hospital Luiz Argolo, em Santo Antonio de Jesus, mobilizou nesta quarta-feira (2), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e funcionários administrativos que trabalham no município do Recôncavo da Bahia. O protesto ocorreu na Avenida Luiz Argolo, no centro da cidade. Segundo o site Voz da Bahia, desde as primeiras horas da manhã desta quarta, o atendimento da unidade hospitalar está paralisado. O grupo de funcionários bloqueou a avenida com faixas e cartazes. De acordo com o vice-presidente do Sindsaúde, Denivaldo Jesus Bomfim, o atraso salarial tem prejudicado funcionários e pacientes. Segundo ele, a Santa Casa depende da prefeitura municipal, que não tem cumprido os repasses previstos para o hospital. Uma audiência pública com o Sindsaúde, a direção do Luiz Argolo e o Ministério Público vai discutir a situação na próxima segunda-feira (7), quando há possibilidade de nova paralisação. (Bahia Noticias).

Bahia: Prefeito invade emissora de rádio e chama apresentador para briga

prefeito da cidade de filadélfia barbosa junior - Foto - Reprodução

O prefeito da cidade de Filadélfia, no centro norte da Bahia, causou um alvoroço em uma emissora de rádio comunitária do município na tarde da última terça-feira (01). Segundo informações do blog Filadélfia em Noticias, Barbosa Junior, se irritou com o programa do comunicador, Antonio Carlos, que apresentava o Jornal Filadélfia em Noticias, quando viu o gestor e sua tropa invadirem o local. O motivo da irritação do prefeito seria porque ouvintes ligaram pediram informações sobre o atraso dos vencimentos dos servidores do município. Segundo o veículo local, Barbosa Junior teria chegado ao local muito nervoso e batendo nos móveis da recepção, proferindo palavras agressivas e até chamando o locutor para briga. Além disso, o prefeito também teria ameaçado que iria tentar fechar a rádio. A Polícia Militar foi acionada e após muita confusão o prefeito foi embora com sua equipe. O locutor fez questão de registrar queixa na delegacia da cidade contra Junior por difamação, injuria e invasão.(Bocão News).

Itabuna: Diretor da COTEF vai fechar hospital a noite e finais de semana

cotef-500x281
O ortopedista Edson Dantas, um dos diretores do Hospital da Cotef,  confirmou em entrevista ao apresentador Oziel Aragão, programa O Crime Não Compensa, que aquela unidade hospitalar vai funcionar a partir desta terça (01), em horário comercial, ou seja, das 07:30 às 19:00 de segunda a sexta e aos sábados somente até 13:00 hs, nos domingos e feriados não haverá expediente. A informação pegou a cidade de surpresa, pois quem precisar de atendimento pela noite e madrugada, domingo e feriado, não terá mais o atendimento. Segundo o médico, durante a entrevista,  os diretores se reuniram e resolveram tomar tal medida por conta da falta de segurança. “Essa decisão vem se arrastando há dois anos, aqui é assalto, sequestro, agressão, entre outros crimes, em função disso, decidimos fechar durante a noite”, reforça. (Verdinho Itabuna).

Teixeira: Operação da Polícia Civil Capixaba desarticula quadrilha de roubo de carros

baiensed2

A Operação Dilúvio da Polícia Civil capixaba que foi deflagrada nesta terça-feira (1º/10) nos estados do Espírito Santo,  Bahia e Rio de Janeiro, objetivando cumprir mandados de prisão e apreender carros roubados, terminou alcançando as cidades de Teixeira de Freitas e Itamaraju, onde várias oficinas foram estouradas e centenas de peças de veículos foram apreendidas, além de carros e a detenção de 25 pessoas, mas somente 7 delas foram mantidas presas porque possuíam mandados de prisões decretados. A operação da Polícia Civil capixaba é resultado de uma investigação de 6 meses e ocorreu em parceria com a Polícia Civil da Bahia, através da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. Atuaram nas investigações e no desfecho dos trabalhos, agentes da DRFRVs – Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Itabuna e agentes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos de Vitória e policiais da Superintendência do Interior da Polícia Civil do Espírito Santo, que se somaram 10 delegados e 70 agentes.

baiensed1

Conforme o delegado Danilo Bahiense, superintendente do interior da Polícia Civil do Espírito Santo e que comandou pessoalmente a operação na Bahia, havia 21 mandados de busca e apreensão, e 11 mandados de prisões para se cumprir somente em Teixeira de Freitas e Itamaraju, mas apenas 6 pessoas foram presas por mandados e mais uma que terminou presa circunstancialmente. Todos os mandados de prisões e mandados de busca e apreensão foram expedidos pelos juízes Marcelo Menezes Loureiro e Gustavo Grilo Ferreira, da Vara da Central de Inquéritos da comarca de Vitória. O grande acaso foi um Caminhão Ford Cargo de Placa MSC-7386 licenciado de Nova Venécia-ES., que foi roubado na noite anterior (30/09), em Pinheiros, cidade do extremo norte do Espírito Santo e foi encontrado com o chassi adulterado, com a sua carroceria contendo mais de 60 caixas de marcha e parcialmente sendo desmanchado já na manhã seguinte (1º/10), no quintal de uma casa no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas e o dono do imóvel, de nome Santo Koelher, 54 anos, que possuía mandado temporário de prisão de 5 dias, acabou recebendo voz de prisão.

baiensed4

E a coincidência foi que durante a Operação Dilúvio, o delegado Danilo Bahiense prendeu no centro de Teixeira de Freitas numa outra circunstância, um foragido do Espírito Santo e que não estava no foco desta operação, que trata-se de José Carlos da Silva, o “Zé Paraíba”, 40 anos, um baiano de Ipiaú, procurado no Estado do Espírito Santo, onde possui vários mandados de prisão em aberto, acusado de chefiar uma quadrilha especializada em roubo de carros no território capixaba.

Cumpriu-se também a prisão do policial civil de Teixeira de Freitas, Luzinon Lopes de Amorim, 62 anos, que teve sua prisão decretada temporariamente por 5 dias pela justiça capixaba sob a suspeita de ligação com o caso investigado pela Polícia Civil do Espírito Santo, com o qual, em sua casa, foram encontradas três pistolas semi-automáticas calibre Ponto-40, sem a comprovação de origem. Todos as pessoas presas na Operação Dilúvio foram conduzidas na madrugada de hoje (02/10), para a Penitenciária de Viana, na região metropolitana de Vitória. Já o policial civil Luzinon Lopes de Amorim, permanecerá à disposição da justiça capixaba até posterior deliberação, mas sob a custódia da Corregedoria da Polícia Civil da Bahia. (Teixeira News).

Jequié: Menor que sofreu acidente no Ginásio de Esportes está na UTI

marlon_jequie

Um adolescente de 14 anos de idade foi atingido em cheio por uma trave da quadra esportiva da parte externa do Ginásio de Esportes de Jequié, enquanto brincava de bola com outros colegas na segunda feira (30) a noite. Segundo informações passadas por populares, uma bola chutada contra a trave fez com que o objeto caísse atingindo em cheio a cabeça de Marlon, que teve afundamento de crânio e perdeu massa encefálica. De acordo com informações, já é o terceiro acidente que acontece neste local por que as traves de futebol de salão da quadra externa ficam soltas, não são fixas no solo. A mãe de Marlon, a senhora Ana Paulo, fez um apelo emocionante ao vivo no Programa Espaço Aberto na manhã desta terça feira (01), pedindo justiça e culpando a administração municipal, em especial a Secretaria de Esportes e a direção do GEAB por ter deixado as traves soltas. Marlon foi socorrido por uma guarnição do Corpo de Bombeiros, o estado de saúde dele é grave e permanece em coma na UTI do Hospital Prado Valadares. O garoto será transferido ainda hoje (02), para o Hospital Geral do Estado em Salvador. (Junior Mascote).

Bahia: Geddel diz que já entregou cargo!

geddel

Segundo matéria publicada na edição do jornal A Tarde desta terça-feira, 1º, o peemedebista Geddel Vieira Lima já teria colocado à disposição o cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. A informação foi transmitida pelo próprio Geddel. Pré-candidato ao governo baiano, o cacique do PMDB estadual diz que ainda não há definição sobre como o partido se posicionará na Bahia  com relação à eleição nacional. Mas as opções ficam entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), descartando o apoio a reeleição de Dilma Rousseff. “É evidente que no momento em que se aproxima a hora de repactuar nossa relação com a sociedade através das urnas, e eu não tenho ainda a dimensão exata do papel do PMDB da Bahia, fiz o que tinha que fazer”, declarou Geddel. (Pimenta).

Ubaitaba: Bêda tem reunião com Presidente da AMURC

G
Lenildo Santana apresenta propostas para o prefeito Bêda.

Redação Ubaitaba Urgente

No intuito de aproximar os municípios de Ubaitaba e Aurelino Leal para algumas discussões Regionais do Municipalismo, o presidente da AMURC – Associação de Municípios da Região do Contestado, Lenildo Santana (PT), visitou na manhã desta terça feira (01), o gabinete da prefeita Liu Andrade (PP), em Aurelino Leal, no intuito de realizar uma reunião com os prefeitos das duas cidades. Na reunião, além do presidente da AMURC e sua comitiva, apenas Bêda (PMDB), compareceu.

G
Bêda fala das dificuldades enfrentadas pelo município de Ubaitaba.

Lenildo quer convidar Liu e Bêda para participar de algumas discussões com a UPB – União dos Municípios da Bahia e CNM – Confederação Nacional dos Municípios, para buscar alternativas que visem à melhoria de funcionamento dos municípios Regionais. Lenildo Santana, trouxe também para apresentar aos prefeitos, a proposta dos Consórcios Regionais e falar sobre resíduos sólidos. Infelizmente a prefeita Liu Andrade não compareceu a reunião que iria acontecer em seu gabinete.

Ubatã: Acidente na BR-330 deixa mulher gravemente ferida

DSCF8884
Vitima foi atropelada por moto ao tentar atravessar a pista.

Um grave acidente envolveu, por volta das 18h:30min desta terça-feira (1º), uma motocicleta Honda Fan, placa OLA 2324, licença de Jequié, e uma mulher identificada apenas pelo prenome de Valdelice, residente na Rua 31 de Março. De acordo com informações de testemunhas, a mulher tentou atravessar a BR-330, nas imediações da AABB, zona urbana do município, e acabou sendo atingida. Com a colisão, Valdelice acabou sendo arremessada para a fora da pista. Uma ambulância do Hospital Municipal de Ubatã prestou os primeiros socorros à vítima, que estava inconsciente e com lesões consideradas graves nos braços e na região da cabeça. Valdelice foi atendida primeiramente no Hospital César Monteiro Pirajá e logo após transferida para o Hospital de Base, em Itabuna. Ainda não há maiores informações sobre o estado de saúde da vítima. (Ueslei Souza/Ubatã Notícias)

Valença: Feirante foi morta com tiro na cabeça

IMG00058A polícia Civil de Valença está investigando a morte de  Ana Lice, uma feirante muito conhecida no município que foi morta a tiros. Segundo informações, Ana, estava em sua barraca, na feira livre de Valença, quando apareceu um elemento desconhecido e efetuou um disparo de revolver na cabeça da vitima. Ana Lice morreu no local do crime.

Itabuna: Luiz Argolo paga divida para retornar a cidade

Luiz-Argôlo2Depois da eleição de 2010, o deputado federal Luiz Argolo evitou dar as caras em Itabuna e região, tudo por causa de uma dívida de aproximadamente 12 mil reais com os proprietários de carro de som que fizeram a campanha. Mas para comparecer ao evento de implantação da Ufesba no dia 20 de setembro, o deputado manteve contato com os proprietários de carro de som para quitar a divida. Com a divida negociada e quitada Luiz Argolo esteve no evento, mas ficou sozinho, diferente quando ele tinha o apoio do prefeito Capitão Azevedo (DEM). Resta agora, o bonitão pagar também uma dividida deixada pelo mesmo [Luiz Argolo] com o dono de um carro de som em Ubaitaba. (Políticos do Sul da Bahia).

Ubaitaba: Drº Nereu assume presidência do Hospital São Vicente de Paulo

<

O dentista Nereu Ramos tomou posse como presidente da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, na noite desta segunda-feira (30), no próprio hospital, em Ubaitaba. Dr. Nereu, que era o vice-presidente da Fundação, assumiu a chefia da pasta após a morte, na última quinta-feira (26), do diretor da empresa “Qualy Mais Saúde”, Juscelino Quinto de Carvalho, que administrava a unidade hospitalar de Ubaitaba.  Na última reunião ocorrida na tarde da quinta-feira (26), Juscelino Quinto negociou com o prefeito de Ubaitaba, Bêda Almeida (PMDB), a possibilidade de transferir a administração da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo para a prefeitura. O mesmo também iria agendar uma reunião com o secretário de saúde do estado, Jorge Solla, a fim de analisar os trâmites necessários para a municipalização da hospital.Com a morte de Juscelino Quinto, as negociações tomaram outros rumos, a começar pela posse do novo presidente do hospital, nesta noite (30), até a formação de uma nova diretoria, como já estava previsto. Na oportunidade, haverá uma reunião com as autoridades envolvidas no caso para definir as medidas que serão tomadas daqui em diante. (Jornal Tribuna da Região).

Brasil: Greve dos Correios continua em 21 Estados e no DF

correios

A greve dos Correios ainda paralisa os serviços postais de 21 Estados e do Distrito Federal. Os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, Rondônia e Amapá e Tocantins aceitaram a proposta que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) apresentou no dia 13 de setembro. De acordo com os Correios, 93% dos seus empregados trabalham normalmente. A federação nacional da categoria protocolou junto ao Tribunal Superior do Trabalho uma contraproposta na última sexta-feira (27) e aguarda a resposta da companhia. No início da campanha, os grevistas reivindicavam correção salarial com base na inflação do período mais 6% de aumento real. A empresa ofereceu reajuste linear de 8% aos salários e de 6,27% aos benefícios dos empregados. Os Estados que não aceitaram a proposta pedem que os 8% se estendam a todos os benefícios. Segundo os Correios, essa mudança representaria um impacto de R$ 1,6 bilhão. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) acusa a ECT de tentar iludir os trabalhadores “com a falsa expectativa de avançar nas negociações regionais”. A empresa alega, porém, que empreendeu todos os esforços para fechar um acordo, mas a Fentect se recusou a dialogar. (Bahia Noticias).

Ubatã: PM prende homem acusado de roubar R$ 30 mil de pai de comerciante

Leleu tem passagem por homicídio.
Leleu tem passagem por homicídio.

Policiais do 4º pelotão da Polícia Militar de Ubatã prenderam, na manhã desta terça feira (1º), Emerson Silva de Jesus (18), vulgo “Leleu”, acusado de assaltar e amarrar, no ultimo domingo (29), o pai de um conhecido comerciante de Ubatã da ramo de supermercado.  Segundo informações da Polícia Militar, Leleu, em companhia de outro indivíduo,  assaltou um senhor de 75 anos e subtraiu R$ 30 mil. Os Policiais chegaram a Leleu depois de receberem uma denúncia anônima. Emerson já foi apreendido quando menor, acusado de ter matado, durante tentativa de assalto em 2011, um vaqueiro na Praça do Trabalhador. À época, o acusado foi internado num centro de reabilitação para menores. Leleu está à disposição das autoridades. Até o momento o dinheiro roubado ainda não foi recuperado. (Ubatã Notícias)

Aurelino Leal: Câmara realizou primeira sessão itinerante em Lage do Banco

vereadores-em-lage-do-banco-390x280

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite desta segunda feira (30), a primeira sessão itinerante do município. Esse projeto de autoria do vereador Ricardo Carneiro (PSDB), tem o objetivo de levar os projetos e petições dos vereadores até os distritos e também ouvir de perto as reclamações e requerimentos dos moradores daquela localidade. Durante os trabalhos foi aberto espaço para que fossem ouvidos alguns representantes da comunidade naquele plenário. Os mesmos fizeram vários elogios e petições mostrando-se muito satisfeitos com a realização daquele trabalho por parte da Câmara. Vários pedidos de providencias foram aprovados pelos Edis em beneficio da comunidade, tais como: Solicitação de construção de uma escolinha/creche; rede de esgoto e saneamento básico e melhorias no campo de futebol. Estiveram presentes além de vereadores e populares, a prefeita Liu Andrade (PP), Secretários Municipais e a Subcomandante da 61ª Companhia de Polícia Militar de Ubaitaba (CIPM), Capitã Adriana. Fotos:Waldson Souza – Mais fotos e informações em www.aurelinoleal.ba.gov.br

Rio: Prefeito elogia postura da PM ao retirar professores da Câmara

professores_tirados_força
Foto: Marcos Arcoverde/AE

Se para muitos a desocupação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi um fiasco pela truculência da Polícia Militar, para Eduardo Paes (PMDB), prefeito da cidade, o evento não foi muito problemático. Em entrevista ao RJTV, Paes fez críticas ao Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), responsável pela ocupação do plenário, por uma greve na rede municipal de ensino que ocorre desde 8 de agosto e disse que a PM agiu “agiu com correção”. “O parlamento é um espaço de diálogo. Que vão lá e discutam com os vereadores. Apresentem as emendas. Esse é o debate. Você não ocupa o plenário. Não acho que seja adequado no regime democrático você invadir um plenário. O presidente da Câmara (Jorge Felippe, do PMDB) levou um soco”, comentou Paes. “A desocupação era necessária. Lá fora (onde houve o uso de gás lacrimogêneo e spray de pimenta) não havia só professores”, completou o prefeito, em entrevista ao Estadão. Paes fez ainda uma defesa do projeto que cria o novo Plano de Cargos e Salários para a rede municipal e disse que o sindicato tem divulgado “inverdades”. Ele rejeita o entendimento de que os professores concursados para cargas de trabalho inferiores a 40 horas semanais serão forçados a se adequar às novas exigências e afirmou que a “polivalência” – segundo a qual os professores qualificados para lecionar nas séries finais do ensino fundamental seriam obrigados a dar aulas para crianças menores – é opcional. O projeto do Plano de Cargos e Salários deverá ser analisado pela Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (1º). (Bahia Noticias).

Maraú: PM destrói plantação de maconha em Tremembé

roca_maconha_marau

Na última sexta-feira (27), a 72ª CIPM, sob o comando do Cap PM Cavalcante, desencadeou uma operação de combate ao tráfico na região de Tremembé – Maraú. A Polícia Militar se dirigiu a Região de Tremembé onde foi localizada aproximadamente 1000 (mil) pés de maconha. Segundo informações, essa plantação pertencia a um homem conhecido como Ipiaú, porém o mesmo não foi encontrado no local. Além da 72ª CIPM, essa operação contou com o apoio de policiais da RONDESP Sul. Todo material apreendido foi conduzido para a Delegacia Territorial da região para ser confeccionado o Boletim de Ocorrência.

Aurelino Leal: População continua colocando lixo após a caçamba de coleta passar

lixo-390-3

Prefeita faz desabafo em rede social clamando para o povo não colocar lixo na rua fora de dia e hora. No último domingo (29) foi visto lixo espalhado em varias ruas da cidade, por conta de moradores ter colocado após a caçamba passar no dia anterior (sábado). “Hoje é domingo e mais uma vez o povo esta colocando lixo nas ruas no dia improprio” desabafa. Cidade limpa não é a que mais se vare e sim a que menos se suja.

lixo-390-2

lixo-390-1

Eunápolis: Cobrador de 28 anos é morto a tiros após perseguição

Robson estava de moto e foi atingido por seis tiros.
Robson estava de moto e foi atingido por seis tiros.

O cobrador Robson Pereira Araujo, 28 anos, mais conhecido como ‘Leleu’, foi morto a tiros, por volta das 10h15 da manhã desta segunda-feira (30), na cidade de Eunápolis. Segundo a Polícia Militar, Robson trafegava de moto pela Rua Paralela, no bairro Stela Reis. Ainda de acordo com as informações, o cobrador passou a ser perseguido por dois homens, que também estavam de moto. Um policial suspeita que ao ser baleado ainda em movimento, Robson perdeu o controle do veículo e caiu. Os assassinos teriam se aproximado e disparado outras vezes. Ao todo foram seis tiros. Um deles na cabeça e à queima roupa. O policial contou que Robson é de Itabuna, mas morava em Eunápolis a cerca de três anos e trabalhava na loja de calçados Mib. Pelas evidências, o cobrador estava a serviço, pois carregava uma pochete com algumas notas de cobrança da empresa, frisou o PM. A polícia trabalha, a princípio, com a possibilidade de uma tentativa de assalto que terminou em morte. No entanto, os criminoso não levaram nada de Robson, como a moto, o relógio e o celular. (Radar 64).