Recuperação de calçamentos.Coleta de entulhos.Lixos e entulhos são recolhidos diariamente.
Redação Ubaitaba Urgente
A Prefeitura Municipal de Ubaitaba, através das Secretarias de Meio Ambiente e Obras continuam realizando trabalhos de recuperação de calçamentos, poda de árvores e coleta de entulhos em diversos pontos da cidade. Segundo os Secretários Mauricio Carvalho (Meio Ambiente) e Eduardo Andrade (Obras), essa parceria visa contribuir com uma cidade mais limpa e organizada.
Hamilton Gomes foi flagrado com uma arma pela Polícia Rodoviária Federal em Santo Antônio de Jesus.
Acusado de porte ilegal de armas, o Defensor Público Estadual Hamilton Gomes foi preso em flagrante no último fim de semana pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Colega do acusado, o Defensor Público Maurício Martins Moitinho disse em entrevista a Rádio Recôncavo FM que uma arma sem registro foi encontrada com Hamilton após o mesmo ter comprado coco em uma barraca de beira de estrada próximo ao município de Santo Antônio de Jesus. De acordo com site Voz da Bahia, o Defensor alega que a arma teria sido colocada dentro da sacola de compras sem que ele visse. O acusado poderá responder um processo administrativo, que será realizado na cidade de Salvador, onde ele trabalha atualmente. Antes de ser promovido a Defensor Público Estadual em 2013, Hamilton atuava em Brumado, onde se envolveu em inúmeras polêmicas. O Defensor já enfrentou um processo interno da Defensoria Pública do Estado, do qual acabou sendo absolvido, e foi vereador e ex-candidato a prefeito de Itabuna. Em 2004, teria protagonizado cenas inusitadas durante a campanha. Hamilton prestou depoimento e, após pagamento de uma fiança, foi liberado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
O IFBA – Instituto Federal da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Ubaitaba, através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, realizou na tarde deste domingo (29), a entrega de centenas de certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes da primeira turma de alunos. Foram 317 alunos formados nesta primeira etapa em Ubaitaba. Estiveram presentes, professores, secretários municipais, além de familiares dos alunos e a equipe do IFBA local, Coordenado por Esaú Francisco. O evento foi realizado no Centro de Convenções Edgar Cerqueira e teve início às 14hs. Após a entrega dos certificados, foi servido um delicioso lanche para os presentes.
O Movimento Pró Faisqueira pretende realizar mais uma manifestação nos próximos dias na estrada que liga Ubaitaba ao Distrito de Faisqueira. Em comunicado lido nesta segunda feira (30), no Programa Realidade Atual, diz que o prazo pedido pelo prefeito Asclepíades de Almeida Queiroz (PMDB), na última manifestação está vencendo e por enquanto à única coisa que foi feita foi apenas uma viagem a Salvador para ouvir mais algumas promessas e até agora nada. “Nós estamos iguais a São Tomé, só acreditamos vendo, e até agora não vimos nada”, dizem manifestantes.Lembrando que foi feito apenas uma operação tapa buracos logo após a manifestação. Diante dos fatos, O Movimento Pró Faisqueira está avisando que estarão se organizando para realizar outra manifestação pior do que a última, onde irão interditar a rodovia por três dias. O Movimento pede desculpas à população que se sente prejudicada com esses manifestos, já que não os mesmos não tem a intenção de prejudicar ninguém.
O filho do ex-prefeito de Dário Meira, Paulo Johnson, foi baleado pela PM na madrugada do último sábado (28), próximo à zona urbana. De acordo com as primeiras informações, Juliano Amaral, de 15 anos, não teria obedecido à ordem de parar em uma blitz montada pela polícia militar que procurava uma dupla de criminosos que teria cometido um assalto em Valentim, distrito de Boa Nova. O garoto foi atingido por dois tiros: um no braço e outro no olho, esse último teria atravessado a cabeça. O rapaz foi transferido para Salvador em uma UTI aérea. O estado de saúde dele é grave. Um primo da vítima, que também estava na moto, não foi atingido. A família acredita que os tiros foram de frente, e que os adolescentes não teriam furado a barreira policial. Informações de populares dão conta que o adolescente estava vindo de um circo montado em Ibitupã, distrito de Dário Meira. (Giro em Ipiaú).
Por um placar de 2 a 01 a seleção da cidade de Uruçuca derrotou a seleção de Ubaitaba e se classifica para o Campeonato Intermunicipal. O jogo aconteceu na tarde deste domingo 29 em jogo de volta lá em Uruçuca. Com essa vitoria a seleção de Uruçuca se classifica para a próxima fase do Intermunicipal. O jogador Junior que defendeu a cores de Ubaitaba, acredita que a seleção, mesmo com pouco apoio do poder público, inda conseguiu disputar grandes partidas e enfrentar seleções favoritas. Não fosse o estádio encharcado devido as chuvas que caíram durante o inicio dos jogos e o curto tempo de preparação, certamente a seleção de Ubaitaba teria feito uma apresentação melhor na competição e conseguido voar mais alto. (Jornal Tribuna da Região).
Adriano Paraíso e a equipe da Direc 7 de Itabuna (Foto: J. Melo).
A VII Feira de Ciências da Escola Estadual Otacílio Manoel Gomes, atraiu inúmeros visitantes durante toda a sexta feira (27). O evento teve início ás 08Hs da manhã, e contou com as presenças de uma equipe da DIREC 7 de Itabuna e todo o quadro de alunos, diretores e professores da escola. Fazem parte da feira 39 projetos, envolvendo saúde, ecologia, sustentabilidade, culinária, estética, agronomia e ecologia.
VII Feira de Ciências da escola Octacílio Manoel Gomes em Ubaitaba.
O tema foi: Iniciação científica. O trabalho também é um incentivo aos alunos nas criações de novos projetos. De todo esse trabalho, três projetos serão escolhidos para participarem da feira de ciências da Bahia. Essa feira será realizada em novembro, dos dias 27 á 29. Nas portas das salas de aulas, curiosos arriscavam uma vaga nas filas para ver as apresentações dos alunos. A VII feira de ciências de Ubaitaba foi encerrada as 21:00 Hs. (Redação J. Melo/Ubaitaba.com)
Uma droga barata, que está sendo consumida por um número cada vez maior de pessoas e tem efeitos colaterais irreversíveis. Essa é a krokodil (que em russo significa crocodilo), uma alternativa ao uso da heroína que está fazendo vítimas por toda a Rússia, Europa e já chegou aos Estados Unidos.
O nome vem de uma das consequências mais comuns ao uso, a pele da pessoa passa a ter um tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo. Ela é considerada de 8 a 10 vezes mais potente que a morfina. O problema maior nesta droga russa é a maneira como o produto é feito.
O krokodil é feito a partir da codeína, um analgésico que pode ser comprado em qualquer farmácia russa sem receita médica, assim como acontece com analgésicos mais fracos no Brasil. A pessoa sintetiza a droga em uma cozinha usando produtos como gasolina, solvente, ácido hidroclorídrico, iodo e fósforo vermelho, que é obtido de caixas de fósforo comuns, além dos comprimidos de codeína.
Segundo os especialista, nenhum destes ingredientes é ideal e o produto final não é nem um pouco puro, mas o resultado para o usuário é satisfatório. A consequência de se colocar tantos produtos químicos na veia é a irritação da pele, que com pouco tempo passa a ter uma aparência escamosa. A área onde o krokodil é injetado começa a gangrenar, depois a pele começa a cair até expor os músculos e ossos.
Casos de viciados precisando de amputação ou da limpeza de grandes áreas apodrecidas em seus corpos são cada vez mais comuns em salas de emergência dos hospitais europeus. Como o crack, cocaína e heroína, largar o krokodil é uma tarefa extremamente difícil. A desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores extremas, sendo que conseguir uma nova dose é muito fácil. Sequelas físicas e mentais do uso contínuo do krokodil podem ficar para sempre.
Vídeo produzido pela TV Russa:
O krokodil pode acabar matando o usuário recorrente em mais ou menos 2 anos e são raros os casos de pessoas que se livraram do vício. A migração deles de uma droga para outra é explicada pelo valor da dose. Cada uso de heroína pode custar na Rússia 150 dólares (270 Reais), já o krokodil custa em média 8 Dólares (aproximadamente 14 Reais).
No Brasil, a codeína é vendida apenas com receita médica, mas na Rússia o produto é o analgésico mais popular do país. Usada por praticamente a metade da população, ela é responsável por cerca de 25% do lucro de algumas farmácias. Outros países onde a codeína é vendida sem receita são o Canadá, Israel, Austrália, França e Japão. Neles existe um grande risco do krokodil se tornar uma epidemia como a que atinge atualmente a Rússia. No Brasil ainda não existem registros da utilização da droga.
Após investigação, policiais militares do 4ª Pelotão da 77ª CIPM, em Vitória da Conquista, fecharam neste domingo (29) uma rinha de galo que funcionava no bairro Morada Real. De acordo com os policiais, 17 galos estavam presos em gaiolas e em péssimas condições de cuidados. A casa utilizada pertencia aos irmãos Junho Rodrigues Rocha, 29 anos, e Jerônimo Rodrigues Rocha, 32 anos. Com apoio de outras viaturas, foram apresentados no DISEP 28 homens, dentre elas 5 menores. Um dos conduzidos, Haroldo Silva Damasceno, 35 anos, possui mandado de prisão em aberto na cidade de Iguaí-BA. Seis motos encontradas no local estavam com documentação irregular e foram encaminhadas para a 4º CIRETRAN. Os animais foram levados para a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), em Barra do Choça, ficando sobre responsabilidade de Edilberto Araújo Amorim. Todos os detidos, maiores de idade, foram autuados em flagrante e responderão a um Termo Circunstanciado por crimes ambientais. A pena para este delito é de três meses a um ano de prisão e multa.(Bocão News).
Na tarde deste sábado, 28, a Associação dos Pastores e Lideres Evangélicos de Ipiaú (ASPLEI) realizou a Marcha Para Jesus, evento em comemoração ao Dia Municipal do Evangélico. A caminhada reuniu um grande número de fiéis em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo. A Marcha saiu do Bairro Euclides Neto, em frente ao INSS, e precorreu as principais ruas do centro da cidade, concluindo o trajeto na Praça Salvador da Matta. O evento teve as participações do Cantor Norberto Lima e Banda, Comunidade Família da Graça e Banda Xote em Cristo. Louvores, pregações e orações pela paz da cidade foram entoados pelos pastores e integrantes das bandas gospel. A próxima edição da Marcha acontece no último sábado do mês de setembro do próximo ano. (Giro em Ipiaú).
O ator Claudio Cavalcanti, de 73 anos, morreu às 18h deste domingo (29) no Rio de Janeiro. O artista, cujo último trabalho na TV é a segunda temporada de “Sessão de Terapia”, com estreia prevista para este mês, estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco desde a última semana. Claudio, que já foi vereador e deputado estadual, também estava à frente da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais da Cidade do Rio. (Bahia Noticias).
Nota publicada na coluna Holofote da revista Veja desta semana – intitulada “Servindo aos Rivais” – dá conta de uma suposta conversa entre o vice-presidente da República, Michel Temer, e o comandante do PMDB baiano Geddel Vieira Lima para tentar o alinhamento do partido para alavancar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à reeleição. Segundo a publicação, foi sugerida ao atual vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal a desistência de disputar o governo do Estado em 2014 para apoiar o PT. Em troca, ele poderia ser promovido “a um cargo melhor”. De acordo com a Veja, Geddel não só não quis conversa como também deixou claro a Temer que vai oferecer palanque para dois presidenciáveis adversários de Dilma: Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB). (Bahia Noticias).
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quinta-feira (26) o pagamento das perdas salariais de servidores públicos estaduais e municipais que tiveram os vencimentos convertidos por meio de lei estadual na mudança do Cruzeiro Real para a Unidade Real de Valor (URV), criada em 1994 como forma de transição para o Real. Por unanimidade, os ministros da Corte entenderam que uma lei estadual não pode instituir padrões de conversão, já que a Constituição define como competência da União estabelecer normas sobre o sistema monetário. A lei federal que criou a URV determinou a conversão dos vencimentos com base no valor estipulado na data de criação da unidade (1º de março de 1994). No entanto, alguns estados fixaram como base valores da URV de outras datas (que eram inferiores ao de 1º de março), o que causou perdas salariais aos servidores. Segundo o G1, a decisão do Supremo foi tomada em julgamento de uma ação protocolada em 2007 pelo governo do Rio Grande do Norte contra entendimento do Tribunal de Justiça, que também defendeu que uma lei estadual não pode determinar critério de conversão. Como os integrantes do STF reconheceram a repercussão do julgamento, a decisão valerá para todos os processos sobre o mesmo assunto em outras instâncias do Judiciário.
Os Soldados da Policia Militar, Magalhães e Delman, sob o comando do Sargento Herlei, lotados na 61ª Companhia de Polícia Militar de Ubaitaba (CIPM), prenderam na manhã deste sábado (28), em Ibirapitanga, o foragido da justiça, Luiz Valério Rocha da Soledade, vulgo Luizinho, 27 anos, residente na rua G, Bairro Maria Olímpia em Ubaitaba.
Luizinho estava escondido na Fazenda do prefeito de Ibirapitanga.
Luizinho é apontado como “suposto” autor do assassinato do estudante de Educação Física, Bruno Moreno. Na época 29 anos, que foi morto com um tiro nas costas quando passava pela BR 101, sentido Ubaitaba Aurelino Leal. O crime aconteceu no sábado, dia 17 por volta das 23 horas, do ano de 2009. Bruno Moreno era filho da professora Maria Moreno, jovem simples, humilde, trabalhador e estudante. Muito querido na cidade por ser amigo de todos e por ser pessoa de boa índole e bons costumes. Bruno, mesmo após ter sido baleado, ainda conseguiu chegar próximo ao Hospital de Ubaitaba, onde caiu e algumas pessoas e policiais da delegacia o socorreram.
Bruno Moreno foi morto no dia 17 de Outubro de 2009.
A polícia informou que ainda pensaram que ele estava embriagado ou havia sofrido um acidente de moto. Bruno ainda foi socorrido com vida. Após tirar a camisa dele é que o médico percebeu o ferimento de bala. Alguns minutos depois ele não resistiu e morreu. Bruno era músico, já foi integrante de diversas bandas em Ubaitaba, como Banda Ubá, Miscigenação, Swing e Cia; cursava Educação Física na Unime, onde já estava no último ano, praticava jiu-jitsu e peteca e dizia que suas maiores paixões era Jesus Cristo, sua mãe e os amigos. Após alguns meses de investigação a polícia disse ter descoberto o verdadeiro assassino do estudante, um elemento do bairro Maria Olímpia em Ubaitaba conhecido como Luizinho que disse ter matado Moreno para tomar uma motocicleta que estava sendo pilotada por ele na noite do crime.
Recaptura
Luizinho foi recapturado após campana montada pelos PMs, que descobriram o elemento trabalhando em uma fazenda pertencente ao irmão do prefeito de Ibirapitanga, Isravan Barcelos. Os policiais esperaram ele ir para Ibirapitanga receber sua quinzena no supermercado do patrão, identificado como Kekeu e efetuaram sua prisão. Na delegacia Luizinho negou ser o autor do crime.
Reconstituição
Reconstituição do crime.
Em 2010, o delegado Humberto Matos, na época titular da Depol de Uruçuca, foi designado pela 7º Corpim para acompanhar o processo e liderar as investigações. Humberto Matos realizou a reconstituição do crime, acompanhado do delegado Paulo de Tarso, na época titular de Ubaitaba. Durante a reconstituição, Luizinho contou com detalhes como matou Bruno Moreno.
Mistério
Até hoje a família do saudoso Bruno Moreno não acreditam que o tal Luizinho seja mesmo o autor do único disparo que matou o jovem, já que na época do crime surgiu uma serie de contradições que resultaram na morte de Walber Bruno Moreno Alves dos Santos. Até o nome de um ex-agente público que trabalhava na delegacia de Ubaitaba foi mencionado como autor da morte do rapaz. Amigos e familiares continuam a perguntar, quem matou Bruno? Ele foi morto por engano? Ou foi morto em uma tentativa de assalto mesmo? O tal Luizinho é apenas um Bode Expiatório?
Manifesto
No dia 2 de novembro de 2009 a comunidade realizou um ato público em protesto ao crime. Cerca de 1.500 pessoas, portando faixas e cartazes saíram em passeata de Aurelino Leal até Ubaitaba. Os manifestantes chegaram a interromper o tráfego na BR-101 por cerca de duas horas seguidas, pedindo justiça para o caso. Esperamos que agora com a prisão deste Luizinho possa esclarecer de uma vez por todas a morte de Bruno Moreno, disse um parente da vítima.
Izaac Rodrigues e Fabio Carvalho no CDL de Ubaitaba.
O secretario de desenvolvimento econômico de Itajuípe Fábio Carvalho, esteve visitando o CDL e o comercio de Ubaitaba na última quarta feira 25/09. A visita teve como objetivo trocar informação entre o presidente do CDL Isaac Rodrigues da Silva e o Secretario Econômico de Itajuípe Fábio Carvalho. Durante a visita o secretario ficou muito satisfeito com o desenvolvimento do comércio local. A estrutura do CDL e a organização da diretoria perante aos seus associados, foi algo que chamou a atenção do secretario Fábio Carvalho, bem como a participação dos associados em especial no que se refere ao desenvolvimento do comercio local. O CDL de Ubaitaba e Aurelino Leal que é conhecido na região por ser uma entidade que ao longo dos seus 30 anos de existência vem prestando um serviço de qualidade para o comercio local, neste ano de 2013 não poderia ser diferente, haja vista que neste final do ano o CDL já estar com a sua campanha em pleno vapor com tema natalino Sonho de Natal.
Fabio Carvalho e a equipe do CDL Ubaitabense.
O secretario Fábio Carvalho fez questão de relatar que constatou a capacidade administrativa do jovem presidente do CDL Isaac Rodrigues da Silva. Na opinião de Fábio Carvalho, Isaac Rodrigues, tem uma visão empreendedora colocando o CDL de Ubaitaba e Aurelino Leal entre uns dos mais atuantes da nossa região. E neste final do ano o CDL estar presenteando através de sorteios vários prêmios, entre eles; Um carro e uma Moto Zero KM, Geladeira, Televisão de Plasma, Fogão, Maquina de Lavar, Microondas, Tablet, Bicicletas e outros. Fábio Carvalho afirma: Coisas boas e de sucesso se copia, por tanto estar levando para uma reunião na próxima semana em Ubaitaba, a nova diretoria do ACEI (Associação Comercial de Itajuípe) através de sua presidente Allyne Almeida para uma troca de experiência com a diretoria do CDL de Ubaitaba e Aurelino na pessoa do seu presidente Isaac Rodrigues da Silva e seus diretores. (Ubaitaba Noticias Agora)
A poluição sonora, especialmente por equipamentos de som, está entre um dos principais vilões, segundo o otorrinolaringologista Jair de Carvalho e Castro, organizador do “I Encontro dos Amigos da Prótese Auditiva”, realizado quinta-feira na Santa Casa de Misericórdia. “Hoje, o jovem usa aqueles fones enormes, com um som de alta qualidade, mas que tem um ruído industrial. O uso prolongado vai lesionando o ouvido. Já estamos vendo jovens com menos de 30 anos com uma perda auditiva que se esperaria aos 60 anos. Eles estão antecipando o problema por exposição prolongada ao som alto do fone. Temos pacientes que usam fone dez, 12 horas por dia”, alertou Carvalho e Castro. As informações são do Jornal O Globo.
O filho do ex-prefeito de Dário Meira, Paulo Johnson, foi baleado pela PM na madrugada desta sexta para sábado (28), próximo a zona urbana. De acordo com as primeiras informações, Juliano Amaral, de 15 anos, não teria obedecido a ordem de parar em uma blitz montada pela polícia militar que procurava uma dupla de criminosos que teria cometido um assalto em Valentim, distrito de Boa Nova. O garoto foi atingido por dois tiros: um no braço e outro no olho, esse último teria atravessado a cabeça. O rapaz está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Prado Valadares, me Jequié, e será transferido para Salvador em uma UTI aérea. O estado de saúde dele é grave. Um primo da vítima. que também estava na moto, não foi atingido. A família acredita que os tiros foram de frente, e que os adolescentes não teriam furado a barreira policial. Informações de populares dão conta que o adolescente estava vindo de um circo montado em Ibitupã, distrito de Dário Meira. (Giro em Ipiaú)
Ubaitaba e região acabam de ganhar uma nova turma em Ciências Contábeis. A maioria já atuava na área contábil. Agora, o mercado recebe esses profissionais graduados pela UNIUB- Universidade de Uberlândia-MG. A solenidade de colação de grau aconteceu neste sábado (28), no Rotary Club de Ubaitaba. Só da empresa contábil “Pina Contabilidade”, seis funcionários receberam o canudo, entre os quais o diretor-presidente Gilberto Pina e os contabilistas Marcelo, Rosana, Dilma, Michaele e Aniran. Para Gilberto Pina, é uma satisfação muito grande graduar-se, junto com boa parte de seus funcionários, para desta maneira poder prestar serviços com mais qualidade e competência para toda a região. (Jornal Tribuna da Região).
Nos últimos dias a prefeita Liu Andrade enviou à capital do estado mais dois importantíssimos projetos para a cidade. Um entregue diretamente na governadoria do estado – trata-se de um pedido de reforma e requalificação do Auditório Municipal, situado na Rua Railda Vilas Boas, que a mais de uma década se encontra em estado de completa destruição deixando a comunidade sem local de reuniões e eventos.
O outro refere-se à reconstrução da quadra de esportes da Escola Normal 2 de Julho, (também abandonada a mais 8 anos) esse, entregue ao Superintendente da SUDESB, Raimundo Nonato (Bobô) que já solicitou da prefeita os últimos documentos necessários para a liberação do projeto. A prefeita também já solicitou mais uma quadra poliesportiva para o distrito de Lage do Banco. Segundo Liu Andrade, vem surpresa por aí. Vamos aguardar! Vale lembrar que esses dois patrimonios do municipio ficam bem no centro da cidade. veja mais informações em www.aurelinoleal.ba.gov.br