A prefeita exibe com orgulho as reformas e construções iniciadas e algumas já concluídas neste governo de apenas pouco mais de oito meses. Esta é mais uma obra de reforma feita pela prefeita na Rua Aloisio Souza, no centro, onde estão sendo feitos canteiros com plantas, colocados azulejos, dobrada a iluminação, reformadas as grades de contenção, instalados coletores de lixo e placas educativas.
Obra ainda em construção
“Pedimos à comunidade para nos ajudar a manter limpos os passeios e ruas. Cidade limpa, não é a que mais se varre, e sim a que menos se suja”. Concluiu a prefeita. É a prefeitura de Aurelino Leal “Construindo uma nova historia” veja mais fotos em www.aurelinoleal.ba.gov.br
O prefeito de Terra Nova, município do Recôncavo baiano, Francisco Hélio de Souza, o “Jajá” (PMDB), foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na manhã desta quinta-feira (26). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) havia solicitado o afastamento do peemedebista em agosto. O prefeito foi acusado pela Procuradoria Regional Eleitoral de contratar diversos serviços sem realização de concurso público. Jajá também foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em setembro de 2012, quando já tinha o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. O município terá que passar por novas eleições. Cabe recurso à decisão. (Bahia Noticias).
A mais de 20 anos o cemitério local de Aurelino Leal vem sofrendo descaso por parte da administração pública do município onde o estado de conservação do ambiente é critico, parte do muro estava caído, portão de entrada danificado e a capela quase sem condições das famílias fazerem os últimos preparativos para o sepultamento de uma pessoa. Segundo informações da prefeita Liu Andrade será feitos recuperação do muro, ampliação do local para acomodar aproximadamente mais 200 covas (a máquina já está trabalhando no local), está sendo construído um banheiro, uma sala para arquivar documentos, um pequeno depósito para ferramentas e será feito o recadastramento dos mortos sepultados. “Esse é mais um desafio meu como prefeita, para valorizar e respeitar as famílias cidadãs do nosso municipio” concluiu Liu Andrade. veja fotos clicando em www.aurelinoleal.ba.gov.br
Uma reunião que está acontecendo neste momento na Secretaria Municipal de Saúde de Ubaitaba vai decidir os rumos do Hospital São Vicente de Paulo. O prefeito Bêda (PMDB), chegou de Salvador ontem (25), a noite decidido a tomar o Hospital da cidade e tirar das mãos da empresa “Qualy Mais Saúde”.
Atualizado ás 11:42 – Diretores do Hospital e Secretários Municipais estão participando desta reunião que poderá decidir os rumos deste hospital que já foi referência no interior da Bahia. O site Ubaitaba Urgente, participa da reunião com exclusividade.
Atualizado ás 13:30 – A primeira reunião do dia terminou as 12hs, sendo que outra reunião, desta vez com representantes da empresa Qualy Mais Saúde, irá acontecer as 14hs de hoje, para decidir os rumos do Hospital.
Atualizado ás 18:00 – A reunião terminou ás 17hs, ficando acertado que a prefeitura passara a administrar o hospital no final de outubro, após a rescisão do contrato de 10 anos feito entre a Qualy Mais Saúde e Associação São Vicente de Paulo. Enquanto isso, a prefeitura continuara ajudando o hospital com médicos, medicamentos e alimentos.
O prédio ainda está em construção. (Foto: Ubaitaba Urgente).
Redação Ubaitaba Urgente
Os comentários que rolam nos bastidores da política Ibirapitanguense dão conta de que o prefeito Isravan Barcelos (PSD), pretende alugar um novo prédio para funcionar a prefeitura da cidade, sendo que o prédio atual é alugado.
O mais interessante de tudo isso é que o prédio que vai funcionar a nova prefeitura, fica em frente ao antigo e pertence ao irmão do prefeito, Ruiverson Lemos Barcelos, o popular “Russo”, que também já foi prefeito do município.
O sistema de câmeras da Loja Lojão do Braz em Ubaitaba, filmou o momento em que um ladrão furta roupas da loja sem que nenhum funcionário veja. Uma dona de casa que passou no momento desconfiou e falou para os funcionários. O fato aconteceu no último sábado (21). No vídeo mostra a dona da loja correndo atrás do meliante e acionando a PM, que passava no momento. Uma funcionaria de uma loja vizinha, [blusa verde] passa ao lado do meliante e não percebe. O ladrão foi levado para a delegacia de Ubaitaba e liberado em seguida.
Atenilson Felipe dos Santos foi liberado na porta da delegacia.
O vereador Lukas Paiva (PMN) denunciou, na Câmara de Ilhéus, que o prefeito Jabes Ribeiro beneficiou o irmão, John Ribeiro, com pagamentos suspeitos em janeiro. John teria recebido três salários de uma vez e 1/3 de férias. O total, diz o vereador, foi de quase R$ 22 mil. “A situação é ainda mais grave se levar em consideração que o irmão do prefeito é lotado como professor do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, mas não dá aulas”. Lukas Paiva observa que, na época em que John Ribeiro recebeu os três salários, ele acumulava a função de diretor da Bahia Pesca em Ilhéus.
Vereador Lukas Paiva, foi o autor da denúncia na câmara.
O vereador se baseia em um contracheque entregue pelos sindicatos de servidores. “O documento não mostra quais meses foram pagos ao irmão do prefeito, já que informações dos próprios servidores dão conta de que na ocasião apenas o salário do mês de dezembro e o 13º estavam em atraso”. “Mesmo que estivesse tudo dentro da lei, o fato não deixa de ser imoral, já que os demais professores não receberam os salários de dezembro e o 13º em janeiro, mas sim no início de maio”. No contracheque apresentado por Lukas Paiva consta que John Ribeiro recebe salário de R$ 6.565,25 como professor C do Ensino Fundamental, “mas não deu nem uma aula”.“Como é que o prefeito diz que a Prefeitura está sem dinheiro para dar a reposição aos servidores e paga esse salário milionário para seu irmão que não aparece para trabalhar”. (A Região).
A quadrilha da qual a modelo Luciane Hoepers é acusada de fazer parte atuava no Distrito Federal e em 8 estados, segundo investigações da Polícia Federal. A Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU) instaurou investigação para apurar a conduta do procurador da Fazenda Nacional Manoel Felipe Rego Brandão, também apontado de ser um dos lobistas da quadrilha. O servidor pode ser demitido. A informação é do Correio Braziliense.
Luciane é classificada pela PF de “pastinha”.
Entre 2003 e 2006 Brandão ocupou o cargo mais alto da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Segundo a PF, na época ele agia como intermediador de contratos entre membros de organizações criminosas e políticos.Brandão está licenciado da procuradoria desde 2006 por conta de “assuntos particulares”. O afastamento foi prorrogado há 1 ano com autorização do ministro Guido Mantega. A CGAU informou que está averiguando os fatos e enviou ofício à PF pedindo cópias de provas que envolvam Brandão no caso.
Beleza abria portas
Brandão usava influência com contatos políticos a favor da quadrilha. Em uma ligação interceptada pela PF, Luciana aparece conversando com ele sobre a entrega de documentos para outras pessoas. “Você colocou aqui no documento que é aumento de alíquota e prestação de CRP. O que que é essa alíquota e o que que é esse CRP?”, pergunta Brandão.
Luciane teve a prisão decretada na semana passada, mas foi liberada ontem.
Luciane é classificada pela PF de “pastinha”, código para aliciadores de prefeitos no esquema. Ela mora em Brasília e usava sua beleza para tentar atrair gestores municipais. Com 1,75m, loira, olhos verdes e corpo definido, ela mesma admite que a beleza “abre portas”. Luciane teve a prisão decretada na semana passada, mas foi liberada ontem. Segundo a PF, ela trabalhava para o doleiro Fayed Traboulsi. Em fevereiro, ela disse em uma entrevista que odeia ser chamada de “gostosa” e tem como sonho de consumo um apartamento em Miami.
Em fevereiro, ela disse em uma entrevista que odeia ser chamada de “gostosa”.
A parte do currículo capaz de matar de inveja uma mulher-fruta inclui bicos como assistente de palco da Rede TV, Mulher Bombeiro, Casa Bonita, participações no Zorra Total e Faustão, ensaios para revistas masculinas e o título de musa do time de futebol catarinense Avaí. Numa entrevista para o portal Terra, antes de a operação da PF ser deflagrada, “Lu” diz que ser bonita ajuda, “porque abre portas”, e revela que seu sonho de consumo é um apartamento em Miami.
“Lu” diz que ser bonita ajuda, “porque abre portas”.
Nada que qualquer panicat não possa dizer. Mas em março, em entrevista à revista Mensch, Luciane revela sua outra face. Descrita como alguém que “trabalha no mercado financeiro com fundos de investimentos, cheia de atitude e segura de si”, ela diz encarar empresários, banqueiros e políticos com a mesma segurança de quem encara uma sessão de fotos.
Dos 23 presos na operação Miqueias, 14 já foram soltos
Apenas nove das 23 pessoas presas pela Polícia Federal, na última quinta, por suposto envolvimento em lavagem de dinheiro e fraude em entidades previdenciárias, permanecem detidas. Segundo a PF, alguns suspeitos entraram com pedido de habeas-corpus, na semana passada, e o restante foi solto, ontem, porque expirou o prazo da prisão temporária.
A PF não detalhou os casos. A investigação começou há um ano e meio, para apurar lavagem de dinheiro por meio da utilização de contas bancárias de empresas de fachada ou fantasmas, abertas em nome de laranjas. Nos 18 meses de investigação, a polícia estima que a movimentação em 30 contas dessas empresas chegou a R$ 300 milhões. A estimativa é de que o prejuízo dos fundos de pensão seja de R$ 50 milhões. Cinco carros de luxo e uma lancha avaliada em R$ 5 milhões foram apreendidos. (Correio).
“Vem Louvar” traz André Valadão e Rose Nascimento a Itagibá.
O Dia do Evangélico, 28 de setembro, terá comemoração especial em Itagibá, no sul da Bahia. Na Praça Tote Lomanto, já está em fase de montagem a estrutura para o “Vem Louvar”, evento que começa na sexta-feira, 27, e prossegue na noite de sábado, trazendo dois nomes de peso da música gospel. Na sexta, a partir das 19 horas, quem se apresenta é o cantor André Valadão, duas vezes indicado ao Grammy Latino e conhecido por dezenas de sucessos, como as canções de louvor “Milagre” e “Pela Fé”. No sábado, iniciando no mesmo horário, quem sobe ao palco é a carioca Rose Nascimento. O “Vem Louvar” é realizado pela Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Itagibá (Aplei), com apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. (Pimenta).
O Pastor Sebastião dos Santos, 65 anos, teve a cabeça esmagada após ser atropelado por um caminhão as margens da BR-101 em Itabuna. O acidente aconteceu por volta das 12h desta quarta-feira (25/09) em uma rotatória a menos de 200 metros do posto da PRF. Sebastião era morador do bairro Pedro Jerônimo. Sebastião era evangélico da Igreja Assembleia de Deus. Testemunhas que viram o acidente, informaram que o homem poderia ter se jogado debaixo do caminhão em um suposto suicídio, fato não confirmado pela polícia. Após o atropelo, o caminhoneiro fugiu. A PRF foi informada que o caminhão era azul do modelo 1620. (Radar Notícias).
Délcio Mascarenhas é vereador em Santo Antônio de Jesus.
O vice-líder da Assembleia Legislativa da Bahia, Yulo Oiticica (PT), marcou para a próxima segunda-feira (30), às 16h, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, um ato de repúdio contra uma suposta atitude racista atribuída ao vereador e ex-presidente da Câmara do município, Délcio Mascarenhas (PP). De acordo com o parlamentar, o edil se referiu ao colega de Casa, Cristiano Sena (PT), como “preto, vagabundo e descarado”. Em nota, Yulo informou que levará a acusação à Comissão Especial de Promoção da Igualdade da AL/BA (Cepi) e ao Ministério Público. “ “Racismo é um crime, e criminoso não pode está representando o povo no parlamento, mas sim estar atrás das grades”, decretou. (Bahia Notícias)
O aumento da violência, o que tem gerado um clima de insegurança em Ubaitaba, na região do Sul Baiano mobilizou o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), o prefeito Beda (PMDB) e os vereadores do município a reivindicarem melhorias para o setor na cidade ao secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Em audiência com o titular, no gabinete da Secretaria de Segurança Pública, no CAB, o parlamentar e as lideranças municipais expuseram a preocupação com o aumento da criminalidade e a necessidade de ações que possam minimizar a situação. O prefeito Beda, o presidente da Câmara Municipal de Ubaitaba, Porqueres (PMDB) e os demais vereadores Baltazar (PRB), Binho (PDT) e Welton (PTC) solicitaram mais agentes policiais e a reforma da delegacia do município. O gestor e os parlamentares frisaram as facilidades encontradas pela criminalidade em Ubaitaba, diante da proximidade de Itacaré e Maraú, áreas de forte atração turística.
O secretário relatou as dificuldades existentes em todo o Estado com a insuficiência de efetivo policial, mas prometeu que iria avaliar a situação, apresentando algum tipo de solução para o problema de Ubaitaba. Segundo ele, 140 cidades baianas estão sem delegados e a perspectiva é que esse cenário seja solucionado com a realização de um concurso público, com edital para ser lançado. Há 13 anos não é realizada uma concorrência para convocação de novos civis.
O deputado Leur Jr. pediu “empenho do secretário a fim de buscar soluções que possam promover um ambiente de maior tranquilidade para os ubaitabenses”.
A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural através do Instituto Pedro Melo esteve durante todo o dia 21 em Lage do Banco, 22 em Poço Central e 23/09 no Centro de Aurelino Leal, onde foram tiradas mais de 400 RGs e 500 CPFs durante os três dias. “Entendemos que o documento de Identificação é um direito do cidadão e é dever do poder público auxiliar a comunidade na conquista deste direito”. “Agradecemos imensamente a equipe do Instituto Pedro Melo pela parceria e aos funcionários da Secretaria de Assistência Social pelo proveitoso trabalho”. Concluiu Rosana Fontes Assistente social do município. Veja em www.aurelinoleal.ba.gov.br
Delegado diz que se alguma pessoa morrer em decorrência de acidente com animais, dono pode responder por homicídio.
A Polícia Civil de Ubatã apurará a responsabilidade dos acidentes que têm ocorrido na BR-330 no perímetro do município de Ubatã, a informação foi confirmada pelo delegado Adelino Loyola. Somente na última sexta-feira (20) houve dois acidentes envolvendo animais na área municipal da rodovia federal, um deles grave. Segundo Adelino Loyola, a responsabilidade por fazer o recolhimento de animais em BRs é da Polícia Rodoviária Federal, mas a Polícia Civil pode e fará a apuração para identificar os proprietários que deixam animais soltos no trecho da rodovia federal do município de Ubatã. O problema é mais recorrente no período noturno. Ainda de acordo com Adelino, o artigo 31 das contravenções penais prevê que quem se omite na guarda de animais pode pegar pena de dez a 60 dias de detenção. Se alguma pessoa morrer em um acidente ocasionado por animais, o dono dos animais pode responder por homicídio. (Ubatã Notícias).
Polícia Civil conduz Jabes Santana para a delegacia.
Pelo menos nove funcionários do presídio de Eunápolis foram presos na tarde desta terça-feira (24). Policiais civis e militares cumpriram os mandados de prisão expedidos pelo juiz Otaviano Andrade Sobrinho, da Vara de Execuções penais, em diferentes locais da cidade. Entre os presos está o diretor-adjunto do presídio, Jabes Santana, que também já foi diretor do presídio de Teixeira de Freitas. Todos são suspeitos de facilitar a entrada de drogas e celulares no conjunto penal, que é administrado por uma empresa privada. Os demais detidos ainda não tiveram os nomes divulgados.
Jabes Santana e mais oitos, são suspeitos de facilitar a entrada de drogas e celulares no presídio.
Alguns já não trabalhavam no presídio. O delegado titular, Cícero Daniel Feitosa, que comandou a operação, disse que vai informar todos os detalhes das investigações em uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (25), na sede da 23ª Coorpin. O presídio de Eunápolis começou a funcionar há quase um ano. Neste período, diversos celulares e drogas foram apreendidos na carceragem. Além disso, um detento já foi morto e outro teria cometido suicídio. A polícia também suspeita que alguns crimes – como falsos sequestros, são praticados de dentro do conjunto penal por presos que têm acesso a celulares. A operação foi encerrada por volta das 21h. (Radar 64).
O prefeito Bêda (PMDB), estará concedendo entrevista ao radialista Jackson Cristiano nesta quinta feira (26), no Programa Realidade Atual. Bêda vai falar sobre projetos futuros, viagens a Capital Baiana, obras no bairro Zitão, segurança pública, hospital e rebater algumas críticas ao seu governo feitas por eleitores da oposição. Bêda também vai rebater algumas críticas feitas pela prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), que culpou o prefeito pela atual situação do Hospital da cidade. De acordo com correligionários do prefeito, Liu quis incitar que a população de Ubaitaba fizessem manifestações na cidade.
Foi realizado nos dias 21 e 22 de Setembro na Praia de Saquaíra em Maraú, o 10º Torneio de Pesca. O evento foi realizado pela Prefeitura de Maraú com o apoio do Clube de Pesca de Ilhéus. Dezenove equipes participaram do torneio este ano. No sábado (21), o torneio começou às 13hs e terminou às 17hs, já no domingo (22), começou as 07hs da manhã e terminou às 11hs com a pesagem e contagem dos peixes. O evento foi maravilhoso e contou com a participação de turistas e várias pessoas da comunidade.
A realização do evento na Praia de Saquaíra foi muito importante, pois proporcionou momentos de muito lazer e descontração para quem participou e para aqueles que foram assistir. Os prêmios foram entregues pelas Secretárias de Turismo, Vera Rigatto e de Infra Estrutura Ione Farias, além do Diretor de Eventos do município, Anderson Muniz.
A desigualdade socioeconômica condena muitos brasileiros ao convívio com a violência. Em Serra Grande, vila de Uruçuca (Ba), a falta de policiamento agrava o problema da insegurança pública. Assaltos e arrombamentos perturbam o cotidiano de nativos e turistas (lembre aqui). Ontem (segunda, 23), no auditório da biblioteca, moradores se reuniram para debater a segurança pública em Serra Grande. No encontro, decidiu-se que é preciso cobrar da prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), uma intervenção imediata. Os habitantes de Serra Grande também decidiram que a presença do Comando da Polícia Militar na construção dos debates é fundamental. Por isso, o grupo convoca toda população para participar do encontro da próxima segunda-feira (30), às 17h30, no auditório da biblioteca. Há a expectativa, ainda não confirmada, da presença do Comando da PM na reunião. Sem qualquer tipo de policiamento em Serra Grande, os moradores almejam a instauração de uma Guarda Municipal na vila.(Blog do Gusmão).
O comerciante Gildásio Gomes Ferreira, baleado no último sábado (21), vítima de assalto em Uruçuca, não resistiu aos ferimentos, morrendo no Hospital de Base de Itabuna, na tarde desta terça-feira (24). Gildásio foi atingido na cabeça e na perna. Os assaltantes levaram a moto e uma mochila com dinheiro pertencentes a vítima. O montante roubado não é de conhecimento público. (Jornal Sport News).
Uma rebelião aconteceu no presídio de Itabuna durante a tarde e noite de terça-feira (24). Internos do Conjunto Penal trocaram tiros, facadas e pedradas. Eles chegaram a derrubar uma parede da unidade e incendiaram diversos colchões para impedir a passagem da polícia. A fumaça podia ser vista do lado de fora da unidade.O corpo de Bombeiros controlou as chamas. Quatro detentos feridos foram conduzidos ao Hospital de Base de Itabuna após a polícia militar conseguir adentrar na área onde os internos praticavam a rebelião. Os feridos são Ivenelson Costa Pereira, Toni Silva dos Santos, Pedro Araújo de Jesus, com ferimentos leves. E Marlos de Souza, de 33 anos, que foi baleado no peito por outro detento, mas não corre risco de morte. O clima na porta do Conjunto Penal também era de tensão. Familiares se aglomeraram em frente ao presídio em busca de informações. Muitas mulheres passaram mal e o SAMU chegou a ser acionado.
Atualizado às(19:22)– Sons de bombas, supostamente de efeito moral, dão para serem ouvidos da parte de fora do Conjunto Penal. Uma familiar de um preso, precisou de atendimento médico e uma unidade do SAMU foi solicitada. O clima continua muito tenso. (Radar Noticias).