Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: Primeira Feira da Saúde do Idoso superou expectativas, disse Yolanda Carneiro

saude-2
Yolanda Soares Carneiro, Secretária de Saúde.

Aconteceu na última quarta feira (2) em Ubaitaba, a primeira feira do idoso. Muitas pessoas visitaram os Standes montados na praça cultural. O tema desse trabalho (juntos para mais respeito, qualidade de vida, dignidade e esperanças para pessoas idosas) foi elaborado pela secretaria de saúde do município. Diversos idosos participaram e elogiaram esta grande iniciativa da secretaria da saúde.

20131002_111308

Yolanda Soares Carneiro, a qual é secretária de saúde, esteve a todo tempo acompanhado o desenrolar dos serviços prestados a comunidade. “O objetivo dessa feira é o de homenagear o idoso e fazer prevenções em relação a doenças”, afirmou a secretária. A primeira feira do idoso teve início as 09:00 Hs. e se estendeu até as 16:00 Hs, com um pequeno show musical para quem participou do evento.

20131002_111350

Nos Standes, pessoas podiam receber atendimento médico, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exame de colesterol e PSA, palestras sobre odontologia e saúde mental na terceira idade, doenças da próstata, saúde da mulher, sexualidade na terceira idade, oficinas de estímulo a auto cuidado, atividade de músicoterapia, ginastica laboral e avaliação postural.

(Redação: Ubaitaba.com/ Fotos: Ubaitaba Urgente/ Jackson Cristiano).

Bahia: Para Geddel, filiações dos parlamentares ao DEM fortalecem a sigla Peemedebista

geddel_vieira_lima

Também presente no ato de filiação dos deputados estaduais Targino Machado, Elmar Nascimento e Sandro Régis, nesta quinta-feira (3), o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, foi enigmático em suas colocações. Para ele, as filiações dos parlamentares ao DEM fortalecem a sigla peemedebista.

Além disso, garantiu que novidades virão a partir desta sexta-feira (4). “Amanhã vocês terão notícias sinalizadoras, que serão símbolos para muitas coisas”. O presidente refere-se às filiações dos deputados estaduais Graça Pimenta e Bruno Reis à agremiação. O ato será na sede do partido, no Costa Azul, em Salvador.

A favor do rompimento da sigla nacional com o PT, Geddel comentou desta vez que a posição do partido na Bahia ainda não está definida. “Está cedo para eu dizer. Não que eu não queira responder, mas é que todas as cartas não estão colocadas na mesa. Hoje nós temos dificuldades claras na Bahia, Pernambuco, Rio grande do Sul e outros estados. Mas se a convenção fosse amanhã teríamos uma disputa muito dura para saber se manteria ou não a aliança nacional. Mas a convenção é junho e esse processo está sendo negociado”.

A única posição garantida pelo presidente da legenda é que manterão a tradição de respeitar a posição dos diretórios locais. Com isso, o partido passa a se aproximar da base governista nacional. Questionado se é estranho uma parte do grupo apoiar a ruptura e outra manter a aliança, Geddel concordou, mas se defendeu.

“É estranho como tudo no quadro partidário é, assim como as pessoas trocam de partido como se fosse de cueca, mas a legislação está aí. Isso existe em todos os partidos. Assim como tem acontecido no PSB. Infelizmente é a realidade da vida política nacional, que eu defendo que mude, porque tenho autoridade de defender, porque sou daqueles que nunca mudei de partido”, finalizou.

Com informações do editor-chefe Luiz Fernando Lima.

Ubaitaba: Rotary cobra explicação de Bêda sobre sinalização do trânsito

O prefeito foi convocado a comparecer à discussão no Rotary.
O prefeito foi convocado a comparecer à discussão no Rotary.
O prefeito de Ubaitaba, Asclepíades de Almeida Queiróz, Bêda (PMDB), foi convocado a comparecer  à sede do Rotary Club de Ubaitaba, na noite da última quarta-feira (02), para mostrar soluções a respeito do trânsito caótico da cidade. Também foram convidados para debater sobre o assunto o chefe do DETRAN de Ubaitaba, Valdemar Oliveira, o presidente da CDL, Isaac Rodrigues, o secretário de obras do município, Eduardo Andrade, o Major Melquíades Santos, comandante da 61º CIPM/ Ubaitaba e demais autoridades. O encontro foi convocado pelo Rotary Club de Ubaitaba que vê a necessidade da ordenação das vias públicas da cidade, com colocação de placas de sinalização de mão e contramão, carga e descarga, estacionamento, além da presença de um guarda de trânsito na Praça 27 de Julho, para orientar os motoristas, principalmente os visitantes e demais problemas de mobilidade urbana.(Jornal Tribuna da Região).

Bahia: Justiça Eleitoral cassa diplomas do prefeito Luizinho Sobral e sua vice

Luizinho Sobral (PTN).
Luizinho Sobral (PTN).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, na manhã desta quinta-feira (3), em primeira instância, o prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (PTN). O advogado eleitoral de Sobral, André Requião, disse que ainda não foi informado oficialmente. O juiz da 95ª zona eleitoral, Alexandre Lopes, julgou ação movida pela coligação “Para seguir em frente” encabeçada pelo ex-prefeito de Irecê, Zé das Virgens (PT), que saiu derrotado das urnas em outubro do ano passado. A decisão será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (4). A coligação alegou que Luizinho Sobral usou irregularmente os meios de comunicação, a exemplo da rádio Líder FM. O processo está registrado sob o numero 883-86.2012.6.05.0095. Além de Luizinho, a sentença pede também a cassação da vice-prefeita Isadora Lélis. Apesar de ainda não ter sido notificado, o advogado de Sobral informou que vai recorrer da decisão. Se em última instancia a cassação ficar mantida, Irecê terá novas eleições. Até lá, neste caso, quem assume o comando da cidade é o presidente da Câmara de Vereadores. (Bocão News).

Eunápolis: Foragido de cadeia é recapturado pelo PEOT portando um revólver

Geifson de Jesus afirmou a policiais que pretendia usar o revólver 38 para vingar a morte dos dois irmãos.
Geifson de Jesus afirmou a policiais que pretendia usar o revólver 38 para vingar a morte dos dois irmãos.

Um foragido da cadeia de Eunápolis foi recapturado no fim da tarde desta quinta-feira (3) no bairro Juca Rosa, zona norte da cidade. Segundo policiais militares do PEOT, Geifson de Jesus Souza, 20 anos, seguia na garupa de uma moto. Quando avistou o carro da polícia, o condutor da moto teria empreendido fuga pela Rua Arnaldo Pereira. Vários metros adiante, o carona desceu do veículo e o motociclista continuou fugindo. Na abordagem a Geifson, os policiais encontraram um revólver calibre 38, completamente municiado.Na delegacia territorial de Eunápolis, o plantão descobriu que Geifson tinha mandado de prisão em aberto desde 2011. Geifson esteve preso por porte ilegal de arma e conseguiu escapar da prisão naquele ano em uma fuga em massa. Geifson foi autuado em flagrante, novamente, por porte ilegal de arma de fogo e vai ser encaminhado para o presidio de Eunápolis, onde vai aguardar julgamento pelos dois crimes. Um policial ouviu Geifson dizer que estava à procura dos assassinos dos seus dois irmãos, mas os supostos crimes – que teriam ocorrido no município, ainda não foram localizados no banco de dados da polícia. (Radar 64).

Eunápolis: Polícia Civil prende suspeito de matar casal na BR-101

suspeito_d

Agentes da Polícia Civil de Eunápolis prenderam, na tarde de quarta-feira (2), Eduardo Pereira da Silva, 27 anos. Os investigadores informam que Eduardo é suspeito de ter matado um casal, no mês passado, dentro de um barraco às margens da BR-101. A polícia diz ainda que Eduardo foi flagrado com quase 20 pedras de crack no momento da prisão, que aconteceu na Rua Lua Nova, Pequi. Morador da Colônia, bairro rural do município, Eduardo apresentava uma fratura no braço esquerdo. Segundo o acusado, o ferimento foi causado por uma queda de moto. Autuado em flagrante por tráfico de drogas, Eduardo, que já tinha passagem pela polícia, segue custodiado na delegacia, enquanto a denúncia do duplo assassinato é apurada. (Radar 64).

Bahia: Deputado Sandro Régis filia-se ao DEM

sandroRegis01O ato de filiação do deputado estadual Sandro Régis ao Democratas será realizado amanhã, quinta-feira (03), às 15 horas, durante o Encontro da Executiva Estadual do Partido, que acontecerá no auditório Jutahy Magalhães da Assembleia Legislativa da Bahia. O evento contará com a participação do presidente nacional do partido, senador José Agripino Maia, do prefeito de Salvador, ACM Neto, do ex-governador Paulo Souto, do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, além de outras lideranças políticas do nosso estado.(Políticos do Sul da Bahia).

Ilhéus: Um morto e treze presos em Megaoperação no Bairro da Conquista

Edicarlos morreu em confronto com a polícia.
Edicarlos morreu em confronto com a polícia.

No início dessa quinta-feira (3), a Secretaria de Segurança Pública desencadeou, em Ilhéus, a operação Carilos, no bairro da Conquista. O nome da operação é nome do alvo principal, a Rua dos Carilos,  um dos maiores pontos de tráfico de drogas da cidade.

CAM00885
Treze pessoas foram detidas na operação.

Segundo o delegado André Aragão, titular da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus), dos 19 mandados de prisão preventiva em aberto, 13 foram cumpridos. A operação Carilos começou em fevereiro deste ano e já prendeu 34 pessoas, além de apreender drogas e armas. Nenhum menor está envolvido nos crimes.

Policiais da Cipe Cacaueira e da Civil de Ilhéus e Salvador, participam da operação.
Policiais da Cipe Cacaueira e da Civil de Ilhéus e Salvador, participam da operação.

Ainda de acordo com a polícia, quatro pessoas estão foragidas. Policiais permanecem nas ruas realizando diligências para localizar e prender mais suspeitos. Os catorze homens foram presos nos bairros de Malhado, Conquista e Teotônio Vilela. Com eles foram apreendidos maconha, cocaína, munições e R$ 4700 em dinheiro. Edicarlos Ferreira Soares, 25 anos, que estava em casa quando foi abordado, resistiu à prisão e acabou sendo baleado por um dos policiais. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. (Tropa de Elite).

Ipiaú: Acusado de assaltos no comércio é preso

O homem foi preso na Rua Dois de Julho.
O homem foi preso na Rua Dois de Julho.

A Guarnição ECO do 1º Pelotão da 55ª CIPM prendeu por volta do meio-dia desta quinta-feira(03/10), Sérgio Santos da Silva, morador de Itagibá, acusado de pequenos furtos e assaltos a comerciantes da Rua Dois de Julho, centro de Ipiaú. De acordo com informações policiais, o homem teria cometido um assalto na Loja Humany, há alguns meses atrás, e frequentemente retornava ao local, pedindo peças de roupas para uso próprio, caso não fosse atendido, ele ameaçava os funcionários. O circuito interno da loja filmou toda a ação de Sergio. Hoje, o rapaz esteve no local mais uma vez, a polícia foi informada e capturou o acusado. A polícia ainda acredita que outros comerciantes tenham sido vítimas do itagibense. Ele foi conduzido pelos militares até a delegacia de Ipiaú, onde será ouvido pelo delegado Cristiano Mangueira. (Giro em Ipiaú)

Caturama: Prefeito afasta-se do cargo para tratar problema cardíaco

Prefeito Hugo Guedes Mendonça.
Prefeito Hugo Guedes Mendonça.

O vice-prefeito de Caturama, Hélio de Oliveira Mata (PSD), passa a administrar o município do sudoeste baiano, após o prefeito Hugo Guedes Mendonça (PTB) pedir afastamento do cargo. Mata assumiu nesta quarta-feira (2). De acordo com informações do site Brumado Notícias, Mendonça, que governa o município desde 2009, pediu afastamento de dez dias para cuidar da saúde. Entretanto, está previsto para a próxima semana na Câmara de Vereadores a votação do pedido de afastamento de mais 30 dias para o gestor, que apresenta problemas cardíacos e deverá realizar procedimentos médicos em outras cidades para tratar o problema. (Bahia Noticias).

Aurelino Leal: Equipe do Social participa da IX Conferência Estadual da Assistência Social

conferencia-estadual-assistencia-social-390-1

A IX Conferência Estadual de Assistência Social foi realizada nos dias 30/09 a 02/10 no Fiesta Bahia Hotel – Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 – Pituba – Salvador (BA), e teve como objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Conferência teve como tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.

conferencia-estadual-assistencia-social-390-2

As Conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS, ocorrendo no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme art. 116. Esta etapa é preparatória para a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro deste ano, em Brasília. A finalidade é avaliar a situação da Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento. Mais informações em www.aurelinoleal.ba.gov.br

Gandu: Cigana aplicava o “Golpe do Edredom” em várias cidades

20131001_173046_127575
Na manhã da última terça feira (01), a Guarnição 2º Pelotão prendeu uma mulher identificada como Perla Traico Estevão de 36 anos que aplicava “O Golpe do Edredom” aos consumidores desavisados. A PM recebeu várias ligações informando a ação da mulher, que dizia ser cigana.
20131001_180211
O golpe acontecia quando ela abordava as pessoas na rua e oferecia uma suposta colcha de edredom. O pagamento deveria ser feito a vista pelo comprador e ela não permitia que o cliente abrisse o produto na hora, alegando que seria difícil dobrá-lo novamente. Os valores eram solicitados de acordo com a disponibilidade da vítima em pagar, e variavam entre R$ 100,00 e 300,00.
20131001_180252
Quando o cliente chegava em casa e abria o pacote, percebia que na verdade se tratava de travesseiros enrolados com um lençol. Várias pessoas foram enganadas em Wenceslau Guimarães. Quando a Polícia Militar foi atrás da golpista, ela havia fugido para Gandu, onde foi detida por outra Guarnição e encaminhada para a DEPOL de Wenceslau Guimarães. Lá várias vítimas compareceram e reconheceram-na. As vítimas foram ressarcidas do golpe. Há informações de que mais gente foi enganada pelo suposta vendedora. Na DEPOL fora constatado que ela já responde pelo mesmo crime em outras cidades do Estado. (Arautos de Teolândia/Fotos Djalma Freitas).

Maraú: Comunicado!

Prefeitura de Maraú

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, avisa a comunidade que estará realizando nesta sexta feira (04), ás 18hs, o “Baile Fantasia da Melhor Idade”. O evento será realizado no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua Caminho das Árvores, s/nº – Independência.

Ubaitaba: Amigos e Lideranças aguardam retorno de Orlando Magalhães

orlandinho

Redação Ubaitaba Urgente

O ex-prefeito de Ubaitaba, Orlando Magalhães (PSD), desembarcou em Salvador na manhã desta quarta feira (02), onde pretende descansar e se preparar para um transplante de medúla em São Paulo. Orlando Magalhães descobriu recentemente que estava acometido por uma Leucemia. Nós do Site Ubaitaba Urgente estamos torcendo pela recuperação desse grande político que cooperou muito para o crescimento e desenvolvimento de Ubaitaba. Amigos e familiares estão ansiosos pelo seu retorno, na certeza que voltará bem, pois sempre foi um homem forte, cheio de garra e muito simpático com todos.

Ubaitaba: Prefeitura faz parcerias com SEBRAE

SEBRAE1

Redação Ubaitaba Urgente

A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, assinou um convênio com o SEBRAE, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e desenvolver novos negócios. Na última terça feira (01/10), teve inicio a primeira oficina no projeto Mulheres Mil, com o tema: Mulher Empreendedora – Fortalecendo a Identidade Feminina. Dia 07 de outubro até final de dezembro o SEBRAE estará realizando várias oficinas para qualificar pessoas, dentre elas:

  • CRESCENDO E EMPREENDENDO;
  • INICIANDO UM PEQUENO NEGOCIO;
  • SEI ADMINISTRAR;
  • SEI EMPREENDER;
  • SEI PLANEJAR;
  • SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO; 
  • SEI COMPRAR;
  • SEI VENDER;
  • SEI UNIR FORÇAS PARA MELHORAR;
  • OFICINA DE CREDITO PARA EMPREENDEDOR INDIVIDUAL .

No final das oficinas estaremos recebendo a Unidade Móvel do SEBRAE, para regularizar todos os micros empreendedores individuais. Interessados procurem a Secretaria de Desenvolvimento Social , para fazerem suas inscrições .

Camacã: Assassino é baleado na saída da prisão

assassino_camacan
José Ribeiro estava preso por matar menor.

Redação Ubaitaba Urgente

José Ribeiro dos Santos, 36 anos, que foi preso no Sábado (28), acusado de ter matado um jovem identificado como Josevan Santos Silva, (Gordo), 16, anos, foi solto na tarde da última segunda-feira (1º), por determinação da justiça da comarca de Camacã. De acordo com o Blog O Tempo Jornalismo, após sua soltura, ele caminhava tranquilamente na Praça Mário Batista em Camacã, quando foi baleado no tórax por dois elementos, que fugiram tomando rumo ignorado. O fato ocorreu na porta da Agência da Caixa Econômica. José Ribeiro dos Santos foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Base em Itabuna.

assassino_baleado_camacan
Na saída da prisão o elemento foi baleado.

Ilhéus: “Gordo de Ipiaú” estava comandando Boca de Fumo

Gordo é traficante e acusado de assassinato em Ipiaú.
Gordo é traficante e acusado de assassinato em Ipiaú.
Policiais militares lotados no PETO 70, sob comando do soldado Valdir, foram acionados pela Central de RP, para  para comparecerem ao bairro Novo Ilhéus, por denúncia de tráfico de drogas naquele local. Os militares foram até o ponto final do Novo Ilhéus, na casa de Dona Ana, onde foram encontrados cocaína e crack, além de substância para refinamento de cocaína. Todo material encontrado pela Polícia Militar foi encontrado debaixo da cama do elemento identificado como Everaldo Barbosa Santos, 40 anos de idade, traficante de drogas da cidade de Ipiaú e que já comandava um ponto de drogas naquele bairro, juntamente com sua quadrilha formada pelos elementos, Marcelo da Glória de Souza, conhecido pelo vulgo de Gigante, o menor W.B. de S, Luziane Silva,  Lucas Paes, Anderson da Glória Souza, o Galêgo, Robson da Glória Souza e Adenilson Cruz de Aquino. Everaldo Barbosa,praticou um assassinato na cidade de Ipiaú, onde responde a processo naquela Comarca e segundo informações, estaria escondido em Ilhéus, onde tem um irmão empresário. Os citados traficantes de drogas foram autuados em flagrante pelo delegado Norberto Teixeira e estão a disposição da justiça. (Correio do Estado Bahia).

Itamaraju: Índios bloqueiam rodovia em protesto

Foto: Giro de Noticias.
Foto: Giro de Noticias.
Cerca de mil índios pataxós e tupinambás bloquearam na última terça-feira (2) um trecho da BR-101, próximo à cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia. A manifestação – que durou 12 horas, faz parte da semana de Mobilização Nacional Indígena, que reúne etnias de todo o país. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os índios fecharam a rodovia com galhos e pedaços de madeira por volta das 6h da manhã. O trânsito foi interrompido nos dois sentidos da pista, mas nenhum ato de violência foi registrado. Carros oficiais, ambulâncias e caminhões transportando cargas perecíveis foram liberados para seguir viagem. Outro ato indígena ocorreu em Santa Catarina, onde, por pouco mais de uma hora, índios guaranis fecharam um trecho da BR-101, perto do km 233, no topo do Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC).

Absurdo! Policial é assaltado na porta do prédio da Polícia Civil em Salvador

GREVE PM 7

A falta de segurança na capital Baiana já chega até aqueles que precisam manter a tranquilidade na cidade e, literalmente, bate à porta do Estado para mostrar o quão a capital e o interior da Bahia estão vulneráveis à violência. Há cinco dias, um policial teve o carro e a arma levados durante um assalto, na porta do prédio da Polícia Civil, no bairro da Piedade, em Salvador. A denúncia parte de uma fonte interna da própria polícia que, sem identificar o nome da vítima, garantiu que o caso está sendo abafado pela secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). Conforme o denunciante, o assalto foi registrado por câmeras de segurança que conseguiram detectar um dos ladrões, que já foi preso. Porém, não foram recuperados nem o carro, a arma, tampouco o dinheiro do policial. (Bocão News).

Ibirapitanga: PM prende homens armados na zona rural de Itamarati

Dupla foi presa na Fazenda Palmeira.
Dupla foi presa na Fazenda Palmeira.

Uma Guarnição da Polícia Militar de Itamarati, composta pelos soldados Gilfran e Eliel, prendeu, por volta das 13h desta quarta-feira (02), Érico Silva de Santana e Alessandro Silva dos Santos na fazenda Palmeira, às margens da BR-101. Com a dupla, a PM apreendeu três armas de fabricação caseira. De acordo com informações da Polícia, uma denúncia anônima levou à prisão dos homens, que estariam num barraco que pertencia a um outro homem acusado de matar um idoso, também na área rural de Itamarati. À Polícia, Érico e Alessandro não souberam explicar a posse das armas. A PM conduziu a dupla ao Complexo Policial de Ibirapitanga. Ambos estão à disposição das autoridades. (Ueslei Souza/Ubatã Notícias).

Os homens não souberam explicar a origem das armas.
Os homens não souberam explicar a origem das armas.