Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: Prefeitura realiza Canpanha de Vacinação Antirrábica

Cachorro

Todos os postos do bairros e zona rural estarão empenhados nessa tarefa.  Vários postos serão montados na praça Santo Antonio de em Ubaitaba, para facilitar o acesso as pessoas que precisam vacinar seu bichinhos. No dia 24 de setembro será a vez do bairro Armandão, donos de animais daquela localidade terão um dia só pra eles. No distrito de faisqueira acontecerá a vacinação antirrábica no dia 25 de setembro. A comunidade da Ruinha estarão recebendo esse tipo de serviço no dia 26, e no dia 27 será a vez do bairro Maria Olímpia, pessoas desta comunidade que tiverem em casa cães e gatos, poderão leva-los para toma a vacina. A ordem é eliminar de uma vez por todas, esse tipo de problema com os animais em todo o pais, pelo menos esse é um compromisso do nosso país com a organização mundial de saúde. (Ubaitaba.com).

Ubaitaba: Prefeitura lança campanha “IPTU premiado 2013”

iptu_

A prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria de Finanças e da Gerência de Tributos do município, lançou a Campanha “IPTU Premiado 2013”. A prefeitura irá sortear dez prêmios para contribuintes do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana- IPTU, da cidade. Apenas poderão participar do sorteio as pessoas que estiverem em dia com os pagamentos. O sorteio ocorrerá no dia 04 de outubro, a partir das 17h, no Centro de Cultura Edgar Cerqueira Filho, em Ubaitaba. Segundo o Jornal Tribuna da Região, os contribuintes que estiverem inadimplentes devem procurar a Gerência de Tributos e regularizar a sua situação, até o dia 30 deste mês, para poder participar da promoção. Confira abaixo os prêmios:

1º Prêmio- 01 Moto 100 cc

2º Prêmio-01 Geladeira

3º Prêmio-01 TV LCD 32 Polegadas

4º Prêmio- 01 Computador

5º Prêmio- 01 Fogão 4 bocas

6º Prêmio- Micro System

7º Prêmio- Microondas 30 litros

8º Prêmio- 01 Tanque de Lavar Roupas

9º Prêmio-01 Cama Box de Casal

10º Prêmio-Bicicleta com marcha aro 26

Ilhéus: Assaltante apanha da população e chega na delegacia completamente cagado

021

Carlon Ramos Santos, foi preso por policiais militares lotados no PETO 68, após assaltar uma estudante na Rua do Café, no Alto da Piedade, em Ilhéus. O Periculoso assaltante, que vem praticando assaltos e traficando drogas naquela localidade a cerca de dois meses, foi autuado em flagrante pelo delegado Luis Adriano Coelho e está a disposição da justiça criminal. Carlon roubou o celular e agrediu uma senhora, porém começou a ser linchado pela população, mas após a chegada do PETO 68, foi socorrido, chegando na Delegacia de Polícia, completamente cagado. (Correio do Estado Bahia).

Arataca: Acidente na 101 mata jovem e deixa namorado gravemente ferido

935911_463948747031982_1819803588_n

Um acidente ocorrido no início da tarde desta quinta feira (19), nas proximidades do acesso a Arataca, deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida. O casal de namorados Ruscaia Marinho, 23 anos, e Alexandre Farias Sacramento da Silva, 34, viajava de Salvador para Porto Seguro quando colidiu o veículo Sportage Kia com um caminhão. Ruscaia morreu na hora e Alexandre, ferido com gravidade, foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Base. Ele está internado no Centro Cirúrgico. O casal tem um comércio em Porto Seguro. (Foto: Verdinho)

Wenceslau Guimarães: Policia Militar destrói plantação de maconha

DSC00638

Uma plantação de maconha, que era cultivada na Fazenda Claraíba, foi destruída por policiais militares em Wenceslau Guimarães, nesta terça-feira (18).  A operação foi desencadeada com base em denúncias e informações colhidas pelo serviço de inteligência e resultou na erradicação do plantio de aproximadamente 51 pés da erva.

A droga era cultivada em vasos plásticos.
A droga era cultivada em vasos plásticos.

Além dos militares do serviço de inteligência, também participaram operação, uma guarnição do PETO e os policias lotados no Pelotão de Wenceslau Guimarães. O proprietário da fazenda não foi encontrado, mas quatro pessoas que estavam no local da plantação foram  encaminhados a delegacia local, e apresentados ao Delegado Francisco Canindé.

DSC00623
(Fonte: Radio Patrulha 24hs.)

Maraú: CNN escolhe 3 praias Baianas entre as melhores do Brasil

Praia de Taipus de Fora, em Maraú, no sul da Bahia, entre as melhores do País.
Praia de Taipus de Fora, em Maraú, entre as melhores do País.

A rede norte-americana de televisão CNN incluiu três praias baianas entre as melhores do país. Taipus de Fora, em Maraú, Caraíva, no extremo-sul baiano, e Porto da Barra, em Salvador. Dentre as outras oito praias escolhidas pela principal rede de notícias no mundo, estão Ipanema, no Rio de Janeiro, e Porto de Galinhas (PE). As melhores praias brasileiras no guia da CNN estão situadas no Nordeste. Ipanema é a exceção. (Pimenta).

Vídeo: Ex-vocalista da banda Sampa Crew morre em Salvador

A cantora Dani Voguel, ex-integrante da banda paulistana Sampa Crew, morreu na madrugada desta quarta-feira (18), em um hospital de Salvador. Em entrevista ao iBahia, o produtor do grupo, Daniel Gustavo, disse que a morte da artista pode estar relacionada a um quadro de leucemia, mas não quis dar mais detalhes sobre o assunto. Segundo ele, os médicos ainda devem investigar o que exatamente causou o óbito. Dani ficou à frente do conjunto por oito anos e deixou os vocais em 2012, para se dedicar à carreira gospel. (Bahia Noticias).

Itabuna: Funcionário morre após ser sugado por máquina

O jovem morreu em uma temperatura superior a 1000º.
O jovem morreu em uma temperatura superior a 1000º.

Um homem de 21 anos morreu enquanto operava uma máquina em uma fábrica da Trifil, na manhã desta quarta-feira (18), na unidade de Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com um colega da vítima, o rapaz teria percebido que uma peça estava presa em uma máquina no setor de tinturaria e desligou o equipamento para destravar. No entanto, ao tentar tirar a peça, a máquina continuou operando e a mão dele ficou presa. Parte do corpo do operário acabou sugada para dentro do equipamento. Ele morreu no local. Segundo o G1, o caso foi registrado na Delegacia de Itabuna. Ainda segundo um colega do operário, ele trabalhava na empresa há cerca de 15 dias. O advogado da fábrica informou que todos os funcionários recebem treinamento antes de operar os equipamentos e são acompanhados, nos primeiros dias, por um profissional mais experiente no serviço. Em nota, a empresa lamentou o incidente e informou que presta “todo o suporte e apoio necessários à família da vítima”. Ainda em nota, a Trifil informa que as causas do ocorrido estão sendo apuradas. A empresa afirmou também que está em luto e que a fábrica foi fechada nesta quarta. (Bahia Noticias).

Maraù: População faz protesto pedindo asfaltamento da 030

20130918_082211 20130918_082223 20130918_083011

Redação Ubaitaba Urgente

O “Movimento Asfalto para Maraú” está realizando neste momento uma manifestação para no entroncamento entre a BA 001 e a BR 030. Os manifestantes pedem o asfaltamento da BR 030 até o município de Maraú, que já havia sido prometido em outras oportunidades pelos governos federal e estadual. O povo de Maraú vem sofrendo há a muitos anos com a péssima situação da estrada que é o único acesso terrestre para a Península.  O problema vem se agravando a cada dia e afetando até as atividades turísticas, que são as principais fontes de renda para o município na alta estação. O manifesto começou as 06hs da manhã desta quarta feira (18).

Ibirapitanga: Lixo acumulado toma conta das ruas da cidade

Cidade continua desorganizada.
Cidade continua desorganizada.

Redação Ubaitaba Urgente

Moradores do município de Ibirapitanga estão reclamando bastante da situação do lixo que está espalhado em vários pontos da cidade. “Tem locais aqui na cidade que está insuportável pelo mau cheiro”, diz um morador. “O prefeito só quer saber de empregar os parentes com salários exorbitantes e se esquece de limpar a cidade”, disse outro morador a reportagem do site Ubaitaba Urgente. O mato alto também vem chamando a atenção dos moradores, tem locais na cidade que nunca foi visitado por funcionários da prefeitura.

20130917_105934

20130917_105444

Ilhéus: Greve dos servidores completa 60 dias

Servidores voltam às ruas nesta quarta em caminhada pela região central de Ilhéus.
Servidores voltam às ruas nesta quarta em caminhada pela região central de Ilhéus.

Em greve há 60 dias, servidores municipais ilheenses fazem nova caminhada na região central do município nesta quarta (18). O comando da greve acusa o prefeito Jabes Ribeiro (PP) de resistência à assinatura de acordo que poderia pôr fim à paralisação iniciada em julho. Os servidores pedem a reposição das perdas inflacionárias do período (5,84%). Os sindicalistas recorrem à legislação para enfatizar que a reposição é garantida por lei. Citando desgastes e possíveis perdas para o ilheense, o comando de greve também aponta contradição no discurso de crise utilizado pelo prefeito.- [Jabes] Prefere mesmo empregar seus amigos filhos dos antigos coronéis, dando a eles salários altíssimos – denuncia o comando da greve em nota à imprensa numa referência ao aumento de salário e do número de cargos de confiança. A greve afeta todos os serviços municipais. Ilhéus tem, aproximadamente, 4 mil funcionários. (Pimenta).

Trabalhadores dos Correios entram em greve na Bahia

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.dNtQdLxPja

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (17), em Salvador, trabalhadores dos Correios decidiram entrar em greve por tempo indeterminado na Bahia, a partir desta quarta (18). Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado (Sincotelba) ao Correio 24 horas, está previsto um ato em frente à sede do órgão, no bairro da Pituba, na capital, a partir das 9h. Os servidores reivindicam aumento real de 15%, reposição da inflação de 7,13%, aumento linear de R$ 200, reposição de 20% das perdas salariais, manutenção do plano de saúde e redução da jornada dos atendentes para 6h. Os sindicatos do Rio de Janeiro, de São Paulo, Bauru (SP) e Rondônia aceitaram a proposta dos Correios, que prevê reajuste de 8% nos salários, e 6,27% a mais nos benefícios, além do pagamento de vale-cultura e um vale extra de R$ 650 em dezembro. A empresa e trabalhadores dos Correios ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), que representa o Sincotelba, não chegaram a um acordo na audiência de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizada nesta terça. Atualmente, quase 6 mil funcionários trabalham nos Correios em toda a Bahia. (Bahia Noticias).

Camaçari: Mulher encontra rabo de rato em garrafa de Coca-Cola

O  fato aconteceu no último dia 15.
O fato aconteceu no último dia 15.

No Facebook, uma jovem que mora na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, revelou ter encontrado um rabo de rato dentro de uma garrafa da Coca-Cola. De acordo com o depoimento, o fato aconteceu no último dia 15. “Ao abrir uma garrafa de Coca-Cola me deparei com um rabo de rato dentro, isso mesmo um rabo de rato! Comprei a Coca-Cola e coloquei no congelador e quando abrir para consumo notei algo estranho. Ao jogar na peneira para análise, a surpresa, por pouco minha mãe não chegou a consumir do produto (sic)”, conta. Ainda segundo a publicação, a consumidora questiona o controle de qualidade da empresa. “Aí vai mais um alerta para quem ainda é consumidor da Coca-Cola que além desses casos que podem ocorrer no processo industrial, coisa que não deveria ser possível acontecer por conta de todo controle de qualidade que as empresas dizem ter. Fiquem alerta pessoal e pensem bem se vale arriscar sua saúde no consumo de produtos como esse! (sic)”, acrescenta.(Bocão News)

Itabuna: Médica do SAMU ameaça dar voz de prisão à colega para que paciente seja atendida no Hospital Manoel Novaes

IMG_8077

O hospital Manoel Novaes mantido pela Santa Casa de Misericordia de Itabuna e que já foi  premiado pela Unicef, como hospital de referência da criança, mais uma vez, volta a ocupar as paginas policiais, por ter negado atendimento a gestantes carentes da região.

IMG_8073

A dona de casa, Maria Isabel dos Santos, 27 anos, gestante de 7 meses, que veio da cidade de Igrapiúna, em estado grave,   por pouco não perdeu a vida na porta do hospital . Foi preciso a intervenção da Policia Militar e da médica do Samu, Dr. Sonia Maria, para que o médico atendesse a paciente. Com parto prematuro, já que a bolsa tinha estourado, a ambulância com a mulher foi impedida de entrar no hospital. Maria Isabel ficou quase 2 horas, gemendo e sangrando dentro da ambulância.

IMG_8088

Os repórteres Oswaldo Bispo e Gérson Teixeira, que faziam uma cobertura no local, acompanharam a situação e  acionaram a Policia Militar e o Samu. A Dr. Sonia Maria Oliveira, plantonista do Samu nesta noite, colocou a paciente na ambulância do Samu e adentrou o hospital. ” Se o médico não atendesse , eu daria voz de prisão  por omissão de socorro”, disse a médica Sonia Leal. Ela afirmou ainda que a comunidade tem que cobrar da Santa Casa um melhor atendimento, ” e a população tem que fazer um manifesto e ir as ruas cobrar, porque a Santa Casa é pactuada  recebe para isso”. A médica disse ainda que o hospital Manoel Novaes é reincidente e está faltando com respeito ao ser humano. Lentes Mágicas de Gérson Teixeira

Ubaitaba: Mascate sofre grave acidente no trevo e morre no Hospital de Aurelino Leal

SAM_3999 SAM_4000 SAM_4012

 O mascate José Lucival de Oliveira  de 49 anos, morreu após sua moto uma  CG-125 Honda, ser atingida  por uma  caminhão Baú Volkswagen,  de placa policial JMO-7228,  que vinha de Salvador com destino a Itabuna. O acidente ocorreu no trevo de Ubaitaba na BR-101,  por volta das 19 horas, desta terça feira (17).  O  mascate tentou atravessar a pista sem  observar o caminhão que vinha em alta velocidade  e foi atropelado e  seu corpo foi arremessado a uma distância de cinco metros.Nem o capacete evitou a  forte pancada na cabeça . Ele foi socorrido e encaminhando numa ambulância para o hospital geral de Aurelino Leal, onde chegou sem vida. José Lucival de Oliveira é natural da cidade Açari no Ceará e filho de Rosa Pereira de Oliveira.(Texto:Jornal Tribuna da Região).

IBIRAPITANGA: GINÁSIO DE ESPORTES FOI ABANDONADO PELO ATUAL GESTOR DO MUNICÍPIO

ginasio_ibirapitanga01
O Ginásio está completamente abandonado.

Redação Ubaitaba Urgente

O Complexo Esportivo de Ibirapitanga está totalmente abandonado e depredado com a ação dos vândalos e a falta de responsabilidade dos gestores públicos. O Ginásio foi construído em 2007, na gestão do ex-prefeito Eraldo Assunção. Passados seis anos de sua inauguração, o que se vê é um local abandonado e destruído. Vestuários, banheiros, cozinha, alambrado, arquibancada, quadra, escritório, bares e restaurantes, tudo foi destruído. Populares estão revoltados com os gestores públicos que prometem nas eleições cuidar do Ginásio e quando se elegem acabam esquecendo, como vem acontecendo com o prefeito ISRAVAN BARCELOS (PSD). “O atual prefeito prometeu recuperar e lutar por este bem tão precioso para os nossos jovens e simplesmente esqueceu de sua promessa”, disse uma moradora revoltada.

ginasio_ibirapitanga02

ginasio_ibirapitanga03

ginasio_ibirapitanga05 ginasio_ibirapitanga06 ginasio_ibirapitanga07 ginasio_ibirapitanga08 ginasio_ibirapitanga09 ginasio_ibirapitanga10 ginasio_ibirapitanga11

Ubaitaba: Corpo foi encontrado em roça de cacau do município

20130917_101309 20130917_101317 20130917_101329 20130917_101345 20130917_101434

Redação Ubaitaba Urgente

O corpo de um homem até o momento não identificado pela polícia foi encontrado na manhã desta terça feira (17), em uma roça de cacau na BA 030 em Ubaitaba. O homem aparenta ter 40 anos de idade e nunca foi visto nas proximidades. A polícia acredita que o corpo tenha sido desovado no local. Daqui a pouco mais informações.

Ubaitaba: Cacauicultores legitimam a Frente em Defesa da Lavoura Cacaueira

Evento reuniu diversas autoridades.
Evento reuniu diversas autoridades.

Aconteceu neste sábado (14) em Apuarema e domingo (15) em Ubaitaba (15) as duas últimas audiências públicas da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, presidida pelo deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT). A próxima audiência será em Brasília com representantes do Ministério da Agricultura, Banco do Brasil, Ceplac, Tesouro Nacional e demais autoridades ligadas ao tema e, o mais importante, informou o presidente da Frente, ao anunciar seu Requerimento nº 434/2013, aprovado pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma audiência pública para discutir o endividamento dos produtores de cacau e demais problemas da cacauicultura brasileira.

Evento reuniu muita gente em Ubaitaba.
Evento reuniu muita gente em Ubaitaba.

As duas audiência foram marcadas pela grande presença de cacauicultores, empresários do ramo de compras de cacau, de produtos agrícolas, entidades do setor empresarial, sindicatos patronal e de trabalhadores, vereadores, prefeitos de vários municípios, a Ceplac, Instituto Pensar Cacau, e o advogado Márcio Magalhães, representando escritório baiano que teve a primeira causa ganha em favor de um cacauicultor. “Novamente a Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento na Bahia (Conab), Edna Mata Vianna Pondé, não compareceu a audiência nem mandou representante. Ela deve estar com vergonha do valor do preço mínimo da arroba do cacau que a Conab estipulou”, alfineta Wesley Faustino, vice-prefeito de Ubatã e presente em todas as quatro audiências. Segundo o deputado Félix Mendonça Jr., é com a legitimidade que os participantes deram com suas presenças e em suas falas nas audiências que será possível conseguir resolver problemas como o endividamento dos produtores e barrar a importação de amêndoa de cacau ‘in natura’ para o Brasil. (Ubatã Notícias)

BAHIA: DEPUTADO QUE SÓ APARECE EM “UBAITABA” EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO, CONTINUA PERDENDO APOIOS!!!

rosemberg2

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) perdeu o assessor Valdivio Antonio Morais Silva Morais. O mesmo entregou o seu pedido de exoneração na última quinta-feira. Segundo informações, Valdivio Antonio foi convidado para coordenar a campanha de um deputado federal na região sul e sudoeste do estado. O nome do parlamentar não foi revelado. Para completar, o prefeito de Itapebi, Francisco Brito (PSC), desistiu de apoiar Rosemberg em 2014. O mesmo acatou o pedido do vice-governador Otto Alencar (PSD), e vai apoiar a reeleição do deputado estadual Timóteo Brito (PSD). (Políticos do Sul da Bahia)

ILHÉUS: EX-PREFEITO “VALDERICO REIS” PODE SER PRESO A QUALQUER MOMENTO

Val

O ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Luiz dos Reis, foi condenado por praticar por seis vezes o crime de nomear, admitir ou designar servidor, contra disposição legal; e por praticar 100 (cem) vezes o crime de ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinentes.

Na sentença condenatória, o juiz de Direito Antônio Carlos Maldonado Bertacco destacou que “os crimes foram praticados em concurso formal, já que, ao admitir empregados públicos contra disposição da lei, o então gestor também autorizou o pagamento de despesas vedadas pela legislação”. Quando somada, a pena para os crimes foi inferior a quatro anos, sendo substituída por prestação de serviços à comunidade, o que levou o Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, a interpor apelação à Justiça para que seja aumentada a pena do ex-prefeito de Ilhéus condenado há dois anos e doze dias de detenção.

De acordo com Karina Cherubini, “a pena foi benevolente, fixada no piso mínimo, sem o caráter de prevenção, quer geral, quer individual, que deveria produzir”. Valderico Luiz dos Reis, prefeito de Ilhéus entre os anos de 2005 e 2007, foi condenado por crime de responsabilidade. De acordo com a sentença judicial, durante o período de três de janeiro de 2005 ao final do seu mandato, em agosto de 2007, quando foi cassado, o denunciado ordenou despesa não autorizada em lei, de forma mensal e sucessiva, para pagamento de servidores contratados sem concurso público e que não preenchiam os requisitos de contratação temporária”.

A decisão deixa claro ainda que o denunciado sabia estar cometendo irregularidades. “O denunciado tinha plena consciência da ilicitude, posto que firmara termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público estadual para rescindir tais contratações”. Além disso, continua a sentença, “o gestor foi notificado mensalmente pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia para sanar as contratações ilegais, mas persistiu na manutenção dos contratos viciados, o que culminou com ressalvas em suas contas de 2005 e rejeição de suas contas dos exercícios de 2006 e 2007”, destacou o juiz.

Para a promotora de Justiça que solicita o aumento da pena, “a conduta de descumprir a Constituição Federal, que determina o ingresso mediante concurso público, praticada pela então autoridade máxima de um município, foi, praticamente autorizada em sua reprodução por outros gestores ou em outras oportunidades”. Acerca do caráter preventivo que deve ter a pena, Karina Cherubini destaca que “nem ao réu, tampouco aos demais gestores que venham a tomar conhecimento do comando sentencial, a pena, posto que ínfima, servirá em seu caráter inibitório à prática de idênticas condutas”. (Políticos do Sul da Bahia).