Ubaitaba Urgente

Ipiaú: Mulher rouba notebook dentro de delegacia

Câmeras de segurança da delegacia monitoraram a ação (Foto: Divulgação)
Câmeras de segurança da delegacia monitoraram a ação (Foto: Divulgação)

A moradora de rua e usuária de drogas, Rita de Cássia, roubou um notebook e um modem dentro da sala de ocorrências da delegacia de Ipiaú. O crime aconteceu na terça-feira(10/09). A autora do furto foi identificada através do sistema de vigilância do Complexo Policial, que atualmente está com as celas interditadas pela justiça local. Os produtos roubados pela moradora de rua foi vendido para um morador do Bairro Euclides Neto. Rita de Cássia e o homem que comprou os produtos foram detidos e deverão ser encaminhados para o presídio de Jequié. (Giro em Ipiaú)

Brasil: Bancários marcam assembleias para decidir sobre possível greve

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os bancários podem entrar em greve em dez estados do país a partir do próximo dia 19. Nesta quinta-feira (12), a categoria realizará assembleias em várias cidades para decidir se aceitam a proposta de 6,1% de reajuste apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) ou se optam pela paralisação das atividades. De acordo com comunicado enviado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o órgão negou aumento real nos salários e ofereceu somente a recomposição da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor. “A proposta da Fenaban ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde, condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades”, diz a Contraf. As reivindicações dos trabalhadores incluem reajuste de 11,93% (5% de aumento real, descontada a inflação), PLR de três salários mais R$ 5.553,15, piso de R$ 2.860,21, além de auxílios-alimentação, refeição, décima terceira cesta e auxílio-creche/babá de R$ 678 ao mês. (Bahia Noticias).

Brasil: Pastor é condenado a 15 anos de prisão por estupro de fiel

Foto: Revista Veja
Foto: Revista Veja

A Justiça do Rio de Janeiro condenou em primeira instância o pastor Marcos Pereira da Silva a 15 anos de prisão pelo crime de estupro de uma mulher. Presidente da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, o pastor é suspeito de ter abusado de pelo menos seis fieis. A decisão sobre um caso específico, divulgada nesta quinta-feira (12), foi tomada pelo juízo da 2º Vara Criminal da Comarca de São João de Meriti do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio). Cabe recurso. “As testemunhas ouvidas relatam com firmeza como o acusado é uma pessoa manipuladora, fria, só pensa em si, utilizando-se das pessoas para satisfazer seus instintos mais primitivos e de forma promíscua, utiliza da boa fé das pessoas para enganá-las. Pelo exposto e por tudo que dos autos consta, julgo procedente a pretensão punitiva para condenar Marcos Pereira da Silva, como incurso nas penas dos art. 214 c/c art. 226, II, ambos do Código Penal”, relatou a sentença. Segundo a Folha Press, o pastor, foi preso no dia 7 de maio deste ano por policiais civis em São João de Meriti, Baixada Fluminense. Para o pastor havia mandado de prisão expedido por suspeita de abuso sexual de seis fieis, entre elas, sua ex-mulher. (Bahia Noticias).

Maraú: “Barra Grande terá reforço no policiamento durante o verão”

7855_518532448229104_280397733_n
Gracinha Viana e o Coronel Faustino.

Redação Ubaitaba Urgente

A prefeita Gracinha Viana (PP), esteve recentemente em Salvador onde visitou várias secretarias com o intuito de solucionar alguns problemas de Maraú. Durante as visitas, a prefeita se encontrou com Novo Comandante da Polícia Especializada da Bahia, Coronel Faustino, para apresentar demandas e solicitar atenção especial para o município no período do verão. O Cel. disse que irá disponibilizar uma viatura da CAERC  presente para reforçar o policiamento no distrito de Barra Grande durante a alta estação, período em que aumenta o numero de turistas no município.

IBIRAPITANGA: POPULAÇÃO CONTINUA INSATISFEITA COM O GOVERNO DO PREFEITO “ISRAVAN BARCELOS”

hqdefault

Olá quero deixar minha insatisfação com administração do prefeito “Isravan Barcelos”. Eu votei neste governo, mas estou cada vez mais decepcionada. Isravan é muito radical, e ruim com o povo, ele não ajuda a ninguém. Não sei pra que tanta economia. Tudo que se pede ele diz que não tem. O nepotismo tem sido grande na prefeitura! Cunhados, cunhadas, primos, esposa e todo o tipo de parentes do prefeito estão trabalhando e ganhando muito bem. Tenham misericórdia de nós todos de Ibirapitanga. Os vereadores são todos coniventes com tudo isso. “Corja de Sanguessugas”, esses vereadores. Não temos mais em quem confiar. 

Comentário enviado por uma moradora de Ibirapitanga.

Bahia: Estado fica fora do horário de Verão

horário-de-verão

A Bahia está fora do Horário de Verão, segundo antecipou hoje o governador Jaques Wagner. Precisando fazer média com o eleitorado, o mandatário da boa terra decidiu seguir decisão já tomada em 2012. – Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande – disse o Galego de Ondina. Assim, os baianos terão de ficar atentos a mudanças de horário de serviços de transporte interestadual e compensação bancária. Nestes casos, vale o “relógio de Brasília”, que será adiantado em uma hora.(Pimenta).

Funcionários dos Correios entram em greve em sete Estados

O estado da Bahia ainda não aderiu à paralisação.
O estado da Bahia ainda não aderiu à paralisação.

Funcionários dos Correios entraram em greve desde às 22h de quarta-feira (11) em ao menos sete estados. A greve atinge Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia e Pernambuco. Segundo o sindicato da categoria, a paralisação é por tempo indeterminado e afeta os serviços de recebimento, triagem e entrega das correspondências. A categoria reivindica reposição da inflação, reajuste do piso salarial de 10%, aumento real de 6%, vale alimentação de R$ 35 e vale cesta de R$ 342,05, auxílio creche de R$ 500 e auxílio para dependentes de cuidados especiais de no mínimo R$ 850,00. Os Correios oferecem 5,27% de reajuste sobre salários e benefícios. Em nota, os Correios afirmam que colocarão em prática medidas para garantir a entrega de cartas e encomendas e o atendimento em toda rede de agências. Informações da Folha.

Brasil: Imagem chocante rola na web

04

Esta cena chocante de uma arma sendo apontada para a cabeça de uma criança está causando revolta entre os usuários do Facebook. Não existem informações sobre a origem da imagem. A mulher sorri e o revólver parece de brinquedo. Mesmo assim, a foto é de tremendo mau gosto e total falta de responsabilidade.

ITACARÉ: VIOLÊNCIA CONTINUA “ESPANTANDO” TURISTAS DO MUNICÍPIO

Bairro Santo Antônio, o popular "Bairro Novo" é o mais populoso do município.
Bairro Santo Antônio, o popular “Bairro Novo” é o mais populoso do município.
Foi assassinado na noite da última segunda-feira (09), na Rua do Miranda em Itacaré, o pedreiro José Raimundo S. Santos, o popular “Zé”. Segundo informações “Zé” estaria entre algumas pessoas que separaram uma briga num Bar na mesma localidade. Porém o assassino que ainda não foi identificado, bêbado, não se conformou por ter sido tirado da briga e nervoso discutiu com “Zé”, que falou: “ Se não tivesse tirado, você apanharia ainda mais”.
O assassino saiu e logo depois voltou com uma faca, e apunhalou-o por duas vezes por trás e correu. Populares prestaram socorro a vitima, que ainda chegou com vida no Hospital, mas por causa da grande perca de sangue não resistiu aos ferimentos e veio a óbito por volta das 21hs na Fundação Hospitalar de Itacaré.
Quando a policia chegou ao local do crime, o autor do assassinato já havia foragido, que segundo moradores se beneficiou da precária iluminação da localidade.
Zé que não possuía parentes no município pode ser enterrado como indigente no cemitério local, mas corre a informação na cidade que amigos e colegas estão organizando uma vaquinha para fazer o sepultamento do amigo, que por sinal era muito querido pela comunidade daquele bairro, que agora cobra da Policia providência em relação ao caso, que está se desenrolando como mais um de uma extensa lista de crimes sem solução em Itacaré.
Lembrando que só este ano foram 05 homicídios no município, três deles no Bairro Novo ou nas proximidades e nenhum deles houve nem se quer um preso pelo crime praticado, fato este que só aumenta o sentimento de impunidade na comunidade. (Itacaré Urgente).

ITACARÉ: MORADORES RECLAMAM DO DESCASO COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA, “PREFEITO NÃO RESOLVE NADA”.

Prefeito não resolve problemas do município.
Prefeito não resolve problemas do município.
Moradores de várias bairros e ruas de Itacaré entre eles (Passagem, Praça do Fórum e Canhão, Rua do Canal, Conchas e grande parte do Centro), estão reclamando a quase 15 dias da precariedade da iluminação pública do município, de acordo com a população a situação piorou depois da última queda de energia que afetou todo nordeste na última semana.
Mesmo depois de varias reclamações na prefeitura, o problema já está caminhando para segunda semana cidades e até agora nada foi feito, isto porque vários postes de iluminação pública estão com as lâmpadas queimadas e ruas inteiras estão às escuras.
Os moradores ainda questionam porque tanta demora para fazer o reparo, já que todo mês é cobrado na fatura da conta de luz a CIP (Contribuição de Iluminação Pública), inclusive em residências da zona rural onde não existe iluminação pública.
Lembrando que toda a parte de manutenção, desde a troca de uma lâmpada é de total responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, previsto em lei. É também de responsabilidade da prefeitura a definição dos valores cobrados da taxa de iluminação pública, que são divididos em três classes: residencial, comercial e industrial.
Vale salientar que a falta de iluminação nas vias públicas trás certa insegurança para os cidadãos que ali circulam, necessitando assim, que medidas urgentes devem ser tomadas. (Itacaré Urgente).

Valença: Empresário sequestrado já foi localizado

4 (3)

Um comerciante do ramo de pescados, conhecido por Netinho do Camarão morador do bairro do Tento em Valença/BA, que foi sequestrado por dois homens na noite da ultima terça-feira (10), por volta das 19h30min foi liberado hora depois, por volta das 21h30min na localidade do Pitanga, bairro do Jambeiro. O Veículo também foi deixado pelos elementos. Os meliantes levaram da vítima uma quantia em dinheiro e outros objetos pessoais. (Repórter Urgente).

APÓS DISPAROS, WAGNER DEFENDE SUBSECRETÁRIO. DEPUTADOS COBRAM MEDIDAS MAIS DURAS

jacques_zangado

As opiniões se dividem sobre a atitude do subsecretário de Segurança Pública da Bahia, Ari Pereira. O assunto ainda rende e o governador Jaques Wagner se pronunciou sobre a tentativa de invasão do Movimento dos Sem Terra (MST) ao prédio da SSP, nesta terça-feira (10). O governo irá apurar o caso, mas Wagner considerou “exagerada” a ação do MST.

“Eu não acho razoável que você, às 8 horas da manhã, chegue na Secretaria de Segurança Pública, com as portas abertas, para invadir. Não havia motivo nenhum para que as pessoas tivessem tentado fazer um ato daquela natureza. Agora, as pessoas não podem confundir a democracia com baderna. Não é razoável que você tenha a sede da Segurança Pública ou qualquer outra sede ocupada, invadida, por uma porção de gente com foice, facão, enxada”, disse em entrevista concedida a uma rádio.

O governador também saiu em defesa do subsecretário, que fez disparos para dispersar os manifestantes. “Foi um gesto para realmente intimidar e não se concluir o processo de ocupação e invasão no prédio da Secretaria de Segurança Pública. Daqui a pouco um integrante do movimento ia estar sentado, só me faltava essa, na cadeira do secretário”.

O secretário da pasta, Maurício Barbosa defendeu o gestor e disse ser “intolerável o tipo de ação do movimento”. “Invasão com facão e foice é intolerável. Ele estava resguardando a integridade física dele, dos servidores e do patrimônio. Eles não entraram para conversar e sim para atacar. Por isso, não há problemas na atitude do subsecretário”.

Entre os deputados estaduais a opinião é a mesma: a atitude de Pereira é injustificável. Para o petista Marcelino Galo a atitude dos integrantes do movimento é reflexo da paralisação da reforma agrária no país. “Tem uma ano que a Bahia não realiza nenhuma desapropriação de área. Nós temos que destravar e destensionar. A atitude do subsecretário é injustificável, porque não é com violência que nós vamos debater uma questão social e estrutural do nosso país”.

A deputada estadual Maria Del Carmem (PT) também cobrou uma apuração por parte do governo. “Espero que o estado tenha alguma atitude porque apontar arma é para bandido e o povo não é inimigo”.

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) considerou o fato descabido. Para o deputado, são injustificáveis os argumentos apresentados pela secretaria. “É inconcebível como a inteligência – se é que ela existe – da SSP não tinha a informação de que o MST, há dias acampado à frente da Secretaria de Agricultura, metros adiante, iria tentar invadir o prédio do órgão que cuida exatamente da segurança pública no Estado. Sem o devido equilíbrio para agir numa situação delicada, como um subsecretário de segurança pode passar confiança aos seus comandados?” Luiza Maia (PT) já foi mais direta: quer a exoneração do subsecretário. (Bocão News).

BAHIA: EX-PREFEITO DE PORTO SEGURO GASTA MAIS DE R$ 300 MIL EM CONTRATAÇÃO IRREGULAR

abade_bocaonews_

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (11/09), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra a Prefeitura de Porto Seguro, sob a administração de Gilberto Pereira Abade, em função de irregularidades na contratação da Associação Transparência Municipal, durante o exercício financeiro de 2011.

O Conselheiro Fernando Vita, relator do processo, convicto das impropriedades cometidas pelo prefeito, aplicou uma multa de R$ 10 mil, facultando ao gestor recorrer da decisão.

A 26ª Inspetoria Regional de Controle Externo, durante o exercício fiscalizatório, identificou que o Prefeito contratou irregularmente, mediante dispensa de licitação, a Associação Transparência Municipal, pelo elevado montante de R$ 325.496,00, visando a “prestação de serviços de apoio à implantação do Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI de Transparência Administrativa”.

Conforme consta no processo, a referida contratação foi realizada de forma equivocada, por não restar caracterizado o desenvolvimento institucional, em desacordo com o art. 24, inciso XIII da Lei de Licitações.

A relatoria determinou também que a gestão rescinda imediatamente o contrato caso ainda esteja em vigor, além de adotar medidas eficazes para o correto funcionamento do controle interno.

O gestor, no legal direito de contestação, apresentou seus esclarecimentos, que não foram acolhidos pelo Tribunal. (Bocão News).

ILHÉUS: VEREADOR DIZ QUE “JABES RIBEIRO” QUERIA DESVIAR 37 MIL PARA PAGAR DIVIDAS DE POLITICA.

jabes_ribeiro_ilheusNa última segunda feira (10), no plenário da Câmara de Ilhéus, o vereador Lukas Paiva (PMN) revelou uma denúncia grave contra o prefeito Jabes Ribeiro (PP). Segundo Paiva, houve fraude na contratação da TMais Serviços Locações e Eventos, que deveria ter organizado a estrutura para o desfile de 7 de setembro.

O edil falou que, na quarta-feira passada (04), chegou até ele a denúncia de que uma possível fraude foi montada para desviar R$37.000,00 dos cofres públicos e destiná-los a financiadores da campanha eleitoral de Jabes. O vereador diz ter apurado a acusação e constatado sua pertinência.

No dia seguinte (05), Lukas acionou a promotora do Ministério Público Estadual, Karina Cherubini, com o alerta de que na quinta-feira (06)  a Prefeitura de Ilhéus abriria licitação na modalidade carta convite para contratar a  TMais Serviços Locações e Eventos.

Esta mesma empresa fora contratada pelo governo municipal durante o Projeto Viva Ilhéus e recebeu cerca de R$ 240 mil reais, associou o vereador. Paiva diz não ter se surpreendido com a confirmação de que a tal empresa de fato fora contratada.

Segundo ele, seu espanto foi constatar que outras empresas (já subordinadas à Prefeitura) realizaram os serviços necessários ao desfile. Levando a crer, de acordo com Lukas, que os 37 mil reais não cumpriram seu destino legal. (Blog do Gusmão).

Caso New Hit: 2 Garotas estupradas por 8 homens e o silêncio da mídia

Laudo científico comprovou o estupro. Foto: Divulgação.
Laudo científico comprovou o estupro. Foto: Divulgação.
No Brasil, apenas 2% dos agressores sexuais são condenados e presos.

A grande mídia televisiva tem um modus operandi bastante perverso quando se trata de promover sensacionalismo; por isso, nem sempre essa é a melhor forma de ficar a par das últimas notícias. Enquanto todo o foco das atenções é direcionado para casos das regiões Sudeste e Sul, temas e situações extremamente pertinentes para o povo brasileiro são deixados de lado. Um exemplo dessa seletividade excludente é o caso das duas adolescentes que foram estupradas pelos 8 integrantes da banda New Hit, em Ruy Barbosa, Bahia. Há mais de um ano os estupradores permanecem impunes, mesmo após todo tipo de averiguação e análises de DNA, que atestam que o sêmen encontrado nas vítimas pertence a seis deles e comprovam a participação dos outros dois. As meninas de 16 anos, que entraram no ônibus do grupo para pedir autógrafos, foram estupradas em turnos enquanto um PM estava do lado de fora do ônibus e garantia que ninguém interrompesse. Como se não bastasse esse cenário, que já é um horror para qualquer mulher, os membros da banda ainda criaram uma nova música com uma letra intimidadora e as garotas passaram a receber ameaças de morte. Leia mais na Folha Social.

Aurelino Leal: II Marcha Para Jesus espera um público de mais de 10 mil pessoas

 Os organizadores do evento concederam entrevista à Rio das Contas FM.
Os organizadores do evento concederam entrevista à Rio das Contas FM.
A II Marcha para Jesus ocorrerá no sábado (14) e evolverá diversas denominações evangélicas de Ubaitaba e Aurelino Leal. Os organizadores, Laert Nascimento e o radialista Jackson Cristiano falaram sobre a organização desse evento na manhã desta quarta-feira (11), no jornal “Bom Dia Cidades”, da Rio das Contas FM. Os entrevistados comentaram como está sendo feita a produção da Marcha, ressaltando que o objetivo deste acontecimento religioso é exclusivamente para a promoção da evangelização.  De acordo com eles, o lucro obtido com a venda das camisas será para custear as despesas adquiridas. Com o tema “Refletindo o brilho de Cristo”, a II Marcha para Jesus pretende reunir neste ano mais de 10 mil pessoas. O evento começará a partir das 15h, com concentração na Praça Ramiro Teixeira, em Aurelino Leal, com puxada de trio até a Praça Cultural de Ubaitaba. Os cantores Netto e banda (Shalom) e David Fernandes animarão a Marcha.(Jornal Tribuna da Região).

Eunápolis: Casal é assassinado dentro de barraco às margens da BR-101

mulher
Maiane Borges Pereira tinha 25 anos.

Um homem e uma mulher foram encontrados mortos às margens da BR-101, no começo da manhã desta quarta-feira (11), em Eunápolis. Os corpos do casal estavam dentro de um barraco de madeira, lona e papelão nas imediações da base do Samu, no bairro Stela Reis, saída norte da cidade. Segundo os peritos, a mulher foi atingida por dois tiros. Um projétil transfixou a mão esquerda e o outro atingiu o ombro esquerdo e pode ter ficado alojado em algum órgão vital.

homem_morto
O homem foi identificado como, Rogiel Pereira Souza.

O homem apresentava pelo menos seis perfurações. Havia ferimentos na mão direita, ombro, peito e abdômen. Segundo o delegado Robério Farias, os assassinos podem ter usado duas armas. Foram encontrados projéteis de pistola calibre 765 e revólver 38. A mulher foi identificada por duas pessoas que dizem que eram tio e sobrinho dela. Segundo eles, trata-se de Maiane Borges Pereira, 25 anos. A identidade do homem ainda é ignorada.

casal_morto
Policiais civis e militares trabalham no duplo homicídio.

A polícia informa que o corpo do homem apresentava três tatuagens: Uma estrela na coxa esquerda, uma índia nas costas e uma sem definição na mão esquerda. Outra informação que pode ajudar na identificação. Perto do cadáver foi encontrado um cartão do SUS com em nome de Rogiel Pereira Souza. Segundo os supostos familiares de Maiane, ela usava drogas desde a adolescência. Ainda segundo as informações, a mulher teria saído de casa há cinco meses para morar com o homem. Os corpos foram encaminhados para necropsia no IML.(Radar 64).

Trancoso: Corpo encontrado sem cabeça é de segurança, reconhece pai

seguancas2
Anderson Santana.

O Instituto Médico Legal de Porto Seguro confirmou, na tarde desta terça-feira (10), que o corpo encontrado em decomposição, às margens do Rio da Barra, em Trancoso, é do adolescente Anderson de Santana Ribeiro, 17 anos, que estava desaparecido há quase dois meses. O pai e outros familiares de Anderson, que trabalhava de segurança no litoral sul do município, fizeram o reconhecimento do cadáver, que foi liberado por volta das 14h. O corpo, que estava sem a cabeça e uma das mãos, foi localizado por volta do meio dia de domingo (8) por desportistas que praticavam canoagem no rio. A remoção, no entanto, só foi realizada pelos Bombeiros na tarde de segunda (9). A perícia ainda não divulgou as causas prováveis da morte de Anderson. A polícia local está investigado o crime. O enterro vai ser realizado em Trancoso. (Radar 64).

Acabou a novela: Canais obrigatórios já estão na Sky

vagas-sky-brasil-2011 modified

Além dos seis que faltavam para completar a lista dos canais obrigatórios, entrou também um infantil. Veja a lista e numeração dos canais: Zoomoo – canal 103 (Canal brasileiro com foco em crianças de 3 a 6 anos, que explora o mundo animal de forma divertida, incentivando o amor das crianças pela conservação ambiental), MTV – 174, Rede Brasil – 175, CNT – 176, MIX TV – 177, TV Aparecida – 178, e Record News – 179. A MTV ficará no ar como TV aberta até o dia 30/09 e será relançado no dia 01/10 como canal pago