Ubaitaba Urgente

Ilhéus: Estudantes protestam e Jabes sai de emissora de rádio escoltado pela polícia

Estudantes cercam entrada da emissora e Jabes conversa com escolta da PM.
Estudantes cercam entrada da emissora e Jabes conversa com escolta da PM.

Cerca de 200 estudantes protestaram contra o prefeito Jabes Ribeiro, há pouco, na sede da FM Conquista, em Ilhéus. Os manifestantes são ligados ao Reúne Ilhéus, movimento que tinha entrevista marcada para esta manhã na emissora, mas acabou adiada para amanhã (26). Revoltados com a falta de diálogo do prefeito, os estudantes cercaram a entrada da emissora à espera de Jabes. Após longa espera, o prefeito desceu e conversou rapidamente com os estudantes, sob escolta da polícia militar, segundo manifestantes. Na entrada da rádio, os estudantes entoavam palavras de ordem direcionadas ao prefeito: “quem não pode com formiga, não assanha formigueiro”.Fonte: Pimenta.

Ubaitaba: Peças teatrais fazem parte da programação do aniversário da cidade

DSCF9440

Redação Ubaitaba Urgente

Como parte da programação do aniversário dos 80 anos de Ubaitaba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Gerência de Cultura, foi realizado durante todo o dia da última terça (23), a Peça Teatral Infantil, “Pinóquio – Um menino de Verdade”. O evento foi dedicado aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano das Redes Municipal e Particular de Ensino.

DSCF9454

Aurelino Leal: Dona de casa teve rosto queimado por vizinha

mulher_queimada_aurelinoleal.

Cleidiane Rocha Santos, 32 anos, teve o rosto parcialmente deformado por queimaduras provocadas por uma vizinha. O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24, em Aurelino Leal. Segundo a vítima, sua vizinha chegou com uma panela nas mãos lhe oferecendo cocada, quando a mesma se aproximou, sua vizinha jogou rapidamente o álcool sobre o seu rosto e ateou fogo. A vítima teve o rosto bastante deformado e se encontra internada no hospital da cidade. Cleidiane alegou que foi queimada por ciúmes. A agressora e suspeita de envolvimento da vítima com seu marido. Ambas são residentes do “Sete”,  zona rural de Aurelino Leal. Reportagem J. Melo/ Redação Ubaitaba.com

Bahia: Morador de Itabuna é assassinado em Itajuípe

assassinado_itajuipe

Ricardo Fábio de Oliveira, de 35 anos, foi assassinado na noite de quarta-feira (24), na cidade de Itajuípe. O crime aconteceu na Rua João Evangelista, mais conhecida como Rua do Cacau, onde dois homens chegaram de moto e deflagraram tiros contra Ricardo, que morreu no corredor de um imóvel. A vítima morava no bairro Nova Califórnia, em Itabuna, e estava em Itajuípe desde a terça-feira (23). A polícia suspeita de envolvimento de Ricardo com o tráfico de drogas. Ele foi morto com pelo menos 3 tiros.Fonte:Radar Notícias.

Ubaitaba: Leur Lomanto destaca os “80 anos do município” na Assembleia Legislativa

Leur Lomanto, Paulo Bidú e Bêda.
Leur Lomanto, Paulo Bidú e Bêda.

A história, as belezas da cidade e a luta dos cidadãos de Ubaitaba pela emancipação política-administrativa do município foram exaltadas pelo deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB). O Deputado Estadual apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de congratulações pelos “80 anos” da cidade. “80 anos não se faz todos os dias. Parabéns Ubaitaba por esse aniversário especial” diz o deputado. Na moção, Leur Lomanto Jr. destacou a data histórica de 27 de julho, quando os munícipes relembram a conquista da autonomia política de Ubaitaba. O parlamentar cita que o município já foi chamado de Itapira, além ter sido relacionado à área do Arraial de Faisqueira. “Sua história é cercada de fatos inusitados, sendo o município emancipado duas vezes. Margeada pelo Rio das Contas, Ubaitaba possui belezas naturais, além de ter um povo simpático e alegre que desperta a atenção de todos aqueles que visitam o município. Nesta data querida, que representa os 80 anos de luta e conquista desse povo quero enviar os meus votos de muita paz, saúde e prosperidade para todos os cidadãos ubaitabenses”, enfatizou Leur Jr. Fonte: Ubaitaba.com

Bahia: Lula diz que imprensa não gosta de Dilma

cala_boca_dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que a sua sucessora e afilhada política, Dilma Rousseff, tem “muito adversário” e acusou a imprensa de não gostar da presidente da República. ”Pensava que a imprensa não gostava de mim, mas ela não gosta é de você (dirigindo-se a Dilma). Quando a Dilma ganhou, fiquei um pouco enciumado. Pensei que a imprensa vai agora me azucrinar e só falar bem da Dilminha, e eis que tem uma questão de pele, que eles não perdoam”, discursou Lula, em seminário para comemorar os 10 anos do PT no governo federal. O seminário ocorreu em um hotel em Salvador. Fonte: Politica Livre.

Gongogi: Prefeitura inaugura sedes da Secretaria de Cultura e Fanfarra nesta sexta

Prefeitura disse que investir em cultura é prioridade.
Prefeitura disse que investir em cultura é prioridade.

A Prefeitura Municipal de Gongogi, sob a gestão de Altamirando de Jesus Santos (PDT), o Sapão, inaugura, a partir das 8h desta sexta-feira (26), as sedes da Secretaria Municipal de Cultura, da Diretoria Municipal de Esportes e também da Fanfarra Municipal de Gongogi (FAMUGI). Ainda na cerimônia de inauguração, haverá uma apresentação da FAMUGI, que é bicampeã baiana do concurso de fanfarra. Após o evento, a partir das 10h, haverá uma missa festiva na Igreja Católica de Gongogi em homenagem a padroeira do município, Nossa Senhora de Santana.O prefeito Sapão disse que a inauguração das sedes da Secretaria de Cultura e da Fanfarra trarão mais conforto, comodidade e facilitará a logística dos trabalhos. “Estamos investindo em cultura e também na nossa fanfarra, que tem dado orgulho a nossa comunidade”, resumiu o prefeito.Fonte:Ubatã Notícias.

Ibirapitanga: Conferência municipal de Assistência Social em 1º de agosto

Secretária de Assistência Social, Cleude Barcelos, quer a participação da comunidade
Secretária de Assistência Social, Cleude Barcelos, quer a participação da comunidade.

O município de Ibirapitanga realiza, no dia 1º de agosto, a partir das 8h, na Câmara Municipal, a V Conferência Municipal de Assistência Social, como o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Suas. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Na Conferência, serão discutidas as políticas públicas de Assistência Social, os programas, além de questões técnicas, como a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além disso, a comunidade poderá participar ativamente dos debates e sugerir as principais demandas do município. Além das palestras, ainda serão escolhidos os delegados que representarão Ibirapitanga e os distritos de Camamuzinho, Novo Horizonte e Itamarati na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece em Salvador. Em tempo, comunidade convidada para participar do evento. Fonte:Ubatã Notícias.

ITAPICURU: MÃE ENTERRA FILHO VIVO NO QUINTAL DE CASA

Fato aconteceu no povoado de Varzinha.
Fato aconteceu no povoado de Varzinha.

Um fato assustou a população de Itapicuru-Ba na tarde de de ontem (24), quando a mãe adolescente (15 anos), enterrou a filha recém-nascida no quintal de casa. Segundo informações de populares, a adolescente de iniciais D.J.S, tinha alegado para sua tia que a criança tinha nascido morta e ainda pré-matura. O fato aconteceu no Povoado de Varzinha. De forma ágil, a Justiça local expediu uma ordem de apreensão contra a menor de iniciais D J S, que aguarda ação das polícias da região. Segundo informações de populares do município que optaram não revelar identidade, a adolescente jogou a filha recém-nascida em um buraco escavado no quintal de casa. Segundo moradores, a criança foi retirada do buraco escavado com vida. O crime só foi descoberto porque uma tia da acusada foi ao local e percebeu a terra se mexendo, onde também escutou um barulho de choro, foi aí que a mesma retirou o bebê, deu banho e o conduziu para o hospital local. Por meio do Judiciário local a criança foi transferida para UTI de Aracajú, capital Sergipana. Fonte: Bocão News.

BAHIA: MOTORISTA MORRE E 11 PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-116

Caminhonete foi atingida pelo lado esquerdo, segundo PRF (Foto: Gil Santos Notícia)
Caminhonete foi atingida pelo lado esquerdo, segundo PRF.

Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridos em um acidente na noite da quarta-feira (24) na BR-116, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente envolveu uma caminhonete D-10 e um caminhão próximo à cidade de Tucano. Segundo a PRF, a caminhonete, de placa CBL-2387, estava superlotada quando se chocou contra o caminhão baú, de placa de Minas Gerais JOZ-0674. Na caminhonete, estavam dez pessoas que seguiam para uma festa da igreja na sede de Tucano, saindo de um povoado da cidade. A colisão foi lateral – a PRF ainda não tem detalhes das circunstâncias da batida. José Martins dos Santos, 63 anos, motorista da caminhonete, morreu no acidente. Outros passageiros do veículo ficaram feridos e foram socorridos para hospitais da região.

Caminhão saiu da pista depois de batida (Foto: Gil Santos Notícia)
Caminhão saiu da pista depois de batida (Foto: Gil Santos Notícia)

Depois da batida, a carreta ainda saiu da pista, indo parar no matagal ao lado da rodovia. Tiveram lesões leves Fernanda Matos dos Santos, Nelimara dos Santos Matos, Maria Senhora da Moura, Aurélia Matos dos Santos, Josélia Santos Aquino e Aldina Martins dos Santos. Sofreram ferimentos graves Maria José Emelino de Araújo, Naildes Matos dos Santos, Zélia Sobrinho Gonçalves, Josefa Santos de Aquino e Idinei Maria de Moura. Todas eram passageiras da D-10. No caminhão, estava o motorista Washington Luis Rodrigues França, 41 anos, que não teve ferimentos. O corpo da vítima fatal foi levado ao Instituto Médico Legal de Euclides da Cunha.Fonte: Correio.

Aurelino Leal: Prefeitura participa de lançamento do programa mais médicos

Programa_mais_medicos-390

A Prefeitura de Aurelino Leal através dos secretários de Administração (Jânio Cezar) e de saúde (Waldson Souza) esteve presente na Oficina de lançamento do Programa mais Médicos realizada nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 09h no auditório da UPB, localizado na Terceira Avenida no Centro Administrativo, CAB. N.320 em Salvador.

O  Programa integra o Pacto pela Saúde que prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de saúde e por mais médicos, totalizando R$ 15 bilhões até 2014. Deste montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e de 15.977 unidades básicas. Os outros R$ 5,5 bilhões serão usados na construção, reforma e ampliação de unidades básicas e UPAs, além de R$ 2 bilhões na construção e reforma de 14 hospitais universitários.

Segundo o secretário de Saúde de Aurelino Leal, não foi possível o município aderir ao programa (Mais Médicos) devido ao mesmo já contar com médicos em todos os PSFs e hospital, mais que conseguiu junto à Secretaria Estadual de Saúde, a reforma de três PSFs.  ACM – Lage e Poço Central e ainda a construção da unidade do Humberto Barbosa que funciona em prédio locado no centro da cidade. Veja mais fotos deste evento em www.aurelinoleal.ba.gov.br

JEQUIÉ: CERCA DE 25 MIL PÉS DE MACONHA SÃO DESCOBERTOS EM FAZENDA

1374668392

A polícia civil da cidade de Jequié sob o comando do delegado Fabiano Aurich, encontraram na terça-feira (23) na Fazenda São Roque, localizada na região da Aldeia, em Itaibó, distrito de Jequié, uma plantação com mais de 25 mil pés de maconha.

Segundo informações policiais, as investigações começaram há cerca de dois meses. Quatro pessoas, que de acordo com a polícia cuidavam da plantação foram detidas no local. O dono da fazenda ainda não foi identificado, mas a polícia informou que a propriedade pertence a uma família de herdeiros. Fonte: RadarNoticias

BAHIA: MINISTRO PADILHA LANÇA PROGRAMA MAIS MÉDICOS EM SALVADOR

_ministro_lanca_programa_mais_medicos_na_upb_14631_1

O novo programa do ministério da saúde que abre inscrições para selecionar médicos brasileiros e também estrangeiros foi lançado dia 19, pela manhã, na UPB, União dos Municípios da Bahia.
A medida do Ministério da Saúde pretende ampliar as vagas nos cursos de medicina do país, realizar uma chamada nacional para os médicos atuarem na atenção básica com remuneração através de uma bolsa paga pelo Ministério de 10 mil reais e ajuda de custo.
O Governador Jaques Wagner esteve presente no lançamento e agradeceu ao Ministro pela preferência em lançar o programa na Bahia e ressaltou que através do pagamento do custeio do profissional vai “aliviar” as contas dos municípios principalmente os pequenos além de garantir a presença do profissional médico na unidade de saúde.
Durante o pronunciamento do Secretário de Saúde Jorge Solla destacou que a Bahia tem iniciativas importantes e pioneiras para atrair e fixar profissionais de saúde no interior, uma delas é a carreira que foi criada pela Fundação Estatal. “A FESF-SUS é uma instituição publica que oferece desde 2010 uma carreira de âmbito estadual para profissionais de saúde”, afirma.
O Secretario anunciou também a criação de 200 novas vagas para enfermeiros especialistas em obstetrícia para trabalhar nos municípios da Bahia. “Faremos a seleção através da Fundação Estatal, queremos que os baianos nasçam de parto, sem que as mães precisem sair de seus municípios”, ressalta.

AURELINO LEAL: SECRETARIA DE OBRAS E LIMPEZA PÚBLICA EXECUTAM REPAROS E REFORMAS PELO MUNICÍPIO

capa-obras-390-280

A Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Limpeza Pública continua executando obras de restauração, reformas e limpeza pelo município. No Distrito de Lage do Banco está sendo reconstruída a praça principal com reestruturação de canteiros, iluminação, gramado e arvores. Também no distrito de Lage, a secretaria está reformando uma sala para a implantação de um CDC de informática. Na sede além de várias escolas que estão sendo reformadas com recursos do município, também estão sendo executados serviços de melhorias em calçamentos, esgotos e limpezas de ruas e calçadas. Para o secretário de obras Celidalvo e Ediovane diretor de limpeza, todo esforço tem sido empregado para trazer de volta a moralidade e o bem estar dos cidadãos aurelinenses.  É a prefeitura de Aurelino Leal “Construindo uma nova história”. Mais informações sobre este artigo em www.aurelinoleal.ba.gov.br

UBAITABA: MORADORES DO ZITÃO FAZEM MANIFESTAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES

Redação Ubaitaba Urgente

Dezenas de moradores do Bairro Zitão estiveram na câmara de vereadores nesta terça feira (23), para protestar contra as péssimas condições do bairro. O bairro Zitão não tem calçamento, redes de esgoto e segurança. Segundo os moradores, o bairro está intransitável e o fedor dos esgotos a céu aberto é insuportável. “Quando uma pessoa adoece nós levamos para o hospital com carrinho de mão, pois no bairro não entra veículos”, disse um morador. O ex-prefeito Alexandre Almeida (PMDB), chegou a dizer e prometer durante seus quatro anos de governo que venderia até as cadeiras da prefeitura para resolver o problema do bairro Zitão. Alexandre completou seu governo e calçou apenas uma das ruas do bairro, não cumprindo com sua palavra.

20130723_200518

Os vereadores, Bal do Armandão (PRB) e Capenga Maia (PRB) que foram eleitos se dizendo representantes do bairro, foram criticados pelos manifestantes. Bal do Armandão não compareceu a sessão de ontem e Capenga Maia foi chamado de “traidor”, já que o mesmo foi eleito pela oposição e após as eleições se aliou ao atual governo. O prefeito interino, Paulo Bidú (PP), compareceu a seção de ontem e disse para os manifestantes que nada pode fazer pelo bairro, já que o mesmo é apenas vice-prefeito, mais que já existe uma emenda do Governo Federal de R$ 400 mil reais para iniciar as obras do Zitão. Quatro viaturas da Polícia Militar foram disponibilizadas pelo Major Melquiedes para dar segurança ao movimento.

BRASIL: DOMINGUINHOS MORRE AOS 72 ANOS APÓS LUTA CONTRA CÂNCER DE PULMÃO

dominguinhos_sanfoneiro

Faleceu nesta terça-feira (23) o músico Dominguinhos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O pernambucano, nascido em Garanhuns, lutava há seis anos contra um câncer de pulmão e, segundo os médicos, morreu devido a complicações infecciosas e cardíacas, às 18h. Dominguinhos estava internado desde dezembro, no Recife, e foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Ele era considerado o ícone dos sanfoneiros brasileiros e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga. José Domingos de Morais ganhou em 2002 o Grammy Latino e já fez duetos com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan. Desde o fim de 2012, Dominguinhos se dedicava às homenagens pelos cem anos de Luiz Gonzaga.Fonte: Bahia Noticias.

MARAÚ: GRACINHA VIANA PARTICIPA DE CONFERÊNCIA EM IBIACÚ

Gracinha Viana tem dado total apoio ao homem do campo.
Gracinha Viana tem dado total apoio ao homem do campo.

A Prefeitura de Maraú, através da Secretaria Municipal de Agricultura realizou, nesta segunda-feira (22), a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Dentre os palestrantes do evento, estavam Eliana Santos, Assistente Social da COOPERCENTROSUL de Itabuna, que falou da importância da mulher no campo e na Agricultura. Aos produtores e trabalhadores rurais, os palestrantes destacaram que há, atualmente, uma série de programas destinados à melhoria e a qualidade de vida do homem do campo.

Vereadores também participaram da conferência.
Vereadores também participaram da conferência.

Ainda no evento houve a escolha dos delegados que levarão as demandas do município para a Conferência Estadual, que acontece em Salvador. Em breve discurso na abertura da Conferência, a prefeita Gracinha Viana (PP), disse que sua gestão tem assistido o homem e a mulher do campo. A prefeita ainda destacou que as estradas rurais estão sendo todas recuperadas e que a Secretaria Municipal de Agricultura tem estado perto dos produtores e trabalhadores rurais dando suporte técnico e logístico. O evento foi realizado na Subprefeitura no Distrito de Ibiacú. Veja todas as fotos no Portal da Prefeitura de Maraú.

ILHÉUS: CORPO DE TRAFICANTE É ENCONTRADO ENTERRADO

traficante_galego
O corpo pode ser de um perigoso traficante de Ilhéus.

O delegado Fábio Simões, juntamente com o investigador Mauricio Macêdo e prepostos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), efetuaram levantamento cadavérico de um corpo do sexo masculino na Rua da Mangueira, no Alto da Legião, Ainda não identificado. O corpo foi encontrado por investigadores da Delegacia de Homicídios, enterrado numa roça de cacau e já em adiantado estado de decomposição. O corpo que segundo informações é do traficante de drogas, Rogério Galêgo, líder do tráfico de drogas do Minha Casa Minha Vida, do Banco da Vitória, em Ilhéus. Fonte: Correio do Estado Bahia.

traficante_enterrado
O corpo foi encontrado enterrado em cova rasa.

UNA: TRABALHADOR RURAL É MORTO POR ABELHAS

Teotodorio_modified

Um exame de abelhas atacou o trabalhador Teodoro da Conceição dos Santos, 54 anos, que residia numa localidade conhecida como Oiteiro em Una. O episódio ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (22). A vítima estava em cima de um pé de coco de 7 metros de altura, quando foi atacado pela enxame. Teodoro chegou a ser socorrido no Pronto Socorro do Hospital Municipal Frei Silvério, porém não resistiu às inúmeras picadas que recebeu por todo corpo e faleceu na unidade hospitalar. O corpo da vítima foi encaminhado para o necrotério do Hospital Municipal onde ficou aguardando a chegada de familiares para trasladá-lo para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Informações do Blog Una na Mídia.