Um ônibus da empresa Itapemirim que seguia para João Pessoa, na Paraíba, tombou no final da noite desta segunda-feira (29) em um despenhadeiro na BR-101, próximo ao município de Conceição do Jacuípe, Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS). O acidente ocorreu próximo a uma localidade conhecida como Entrada da Volta. Dos 22 passageiros a bordo, quatro necessitaram ser encaminhados ao Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães. Um dos feridos, Reginaldo da Silva, precisou ser transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, e seu estado de saúde é considerado grave. O motorista do veículo de passageiros, Arnaldo A. Pereira, permanece internado na unidade médica de Conceição do Jacuípe. Dailton da Nóbrega e Inez do Nascimento tiveram ferimentos leves e passam bem. De acordo com informações do site BN20, como o ônibus caiu em um local de difícil acesso, uma moradora da região que presenciou o acidente usou uma corda para puxar as vítimas que não conseguiam subir o precipício. A residente, de prenome Jaguaracy, também foi a responsável por ir buscar ajuda na cidade para o resgate. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente teria sido causado por conta de animais na pista. Outros passageiros com escoriações leves foram conduzidos ao ponto de apoio da Itapemirim na cidade de Humildes, de onde seguiram viagem em outro ônibus.Fonte: Bahia Noticias.
Brasil:Manifestantes invadem prefeitura de Belo Horizonte
Cerca de cem pessoas de movimentos populares ocuparam, nesta segunda-feira (29), a sede da prefeitura de Belo Horizonte reivindicando audiência com o prefeito Marcio Lacerda (PSB). O grupo é formado por moradores das comunidades Dandara e Eliana Silva. A sede foi fechada e guardas impediram a entrada de alimentos para os manifestantes. Uma mãe teve que amamentar seu bebê pela grade da entrada do prédio e a assessoria do Executivo afirmou que “se os manifestantes quiserem comer, terão que sair”.Fonte:Bahia Noticias
Mucuri: Juiz determina interdição de carceragem

A carceragem da Delegacia Territorial de Mucuri (distante a 935 km de Salvador), no extremo sul do Estado, foi interditada pelo juiz Leonardo Santos Vieira Coelho. A medida foi motivada em virtude da falta de alimentação para os presos, de carcereiro e de segurança; facilidade para a entrada de drogas, bebidas e armas; e superlotação na unidade. Com capacidade para 12 detentos, a unidade abriga 35. “As celas estão tão superlotadas que aproveitaram uma sala de arquivo para as mulheres que estão presas”, disse o promotor Thiago Albani, que formulou o pedido de interdição à Justiça. O juiz Leonardo Santos Vieira também decidiu que novos detentos não podem dar entrada na unidade. A decisão deveria ser acatada até o último sábado, 28, caso contrário, implicaria multa diária de R$ 10 mil à Polícia Civil, responsável pela administração da delegacia.
Brasil: José Sarney é internado em hospital do Maranhão
O senador José Sarney (PMDB-AP), de 83 anos, foi internado no Maranhão nesta segunda-feira (28). Segundo boletim do UDI Hospital, assinado pelo diretor médico Carlos Gama, o parlamentar deu entrada à 0h30 “com quadro de febre e calafrios, compatível com processo infeccioso agudo ainda sob investigação clínica”. Ainda de acordo com o boletim, Sarney deverá permanecer internado sob cuidados médicos. Os exames clínicos, laboratoriais e de imagem não constataram alterações significativas no quadro de saúde do político. Com 83 anos, Sarney tem quase 60 de carreira política. Como parlamentar fez parte de 13 legislaturas: quatro como deputado federal e seis como senador. Até fevereiro, ocupava a presidência do Senado, quando foi substituído pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Fonte: R7.
Prefeitura de Maraú: Comunicado!
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002
Prefeitura Municipal de Maraú, Estado da Bahia, no uso de sua atribuições legais, conferidas ao cargo de prefeita, e em cumprimento § 1º do art. 165 da Constituição Federal, faz saber a quem interessar possa, que fará realizar AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CONSULTA POPULAR E ELABORAÇÃO DO PPA MUNICIPAL 2014/2017, a ser realizada em duas etapas, nos seguintes locais, data e horário:
Primeira Etapa
LOCAL: Sede da Sub Prefeitura no Distrito de Ibiaçú
DATA: 05 de agosto de 2013.
HORÁRIO: 08:30 horas
Segunda Etapa
LOCAL: Câmara Municipal de Maraú
DATA: 08 de agosto de 2013.
HORÁRIO: 08:30 horas
Maraú – Bahia, 25 de Julho de 2013
Maria das Graças de Deus Viana
PREFEITA
Itabuna: Travesti é preso após tirar roupa em festa infantil
Itapebi: Carro capota em ponte na BR-101

Uma picape Fiat Strada, com placas de Itagimirim, capotou quando passava na ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi. O acidente ocorreu por volta das 15h40 do último sábado (27). Segundo informações de testemunhas, o motorista do Fiat Strada, Lino Robinson Araújo Ferreira, de 40 anos, perdeu o controle do carro, que tombou e deslizou por aproximadamente 10 metros em cima da mureta de proteção da ponte, mas acabou parando na pista, o que evitou que o veículo caísse de uma altura de 35 metros. O motorista estava sozinho no veículo e não se feriu.Fonte: Radar 64.
Ipiaú: Armas de guerra foram encontradas em fazenda
Um homem foi preso em Ipiaú na noite da última quinta-feira, 25, com um verdadeiro arsenal de guerra. A apresentação do responsável pelo armamento deveria acontecer nesta segunda-feira, 29, na capital baiana, no entanto, por motivos ainda não divulgados, foi transferida para outra data.
A prisão foi realizada por policiais de COE (Comando de Operações Especiais) e militares da 55ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar). Foram apreendidos numa fazenda entre os municípios de Ipiaú e Itagibá, cerca de 800 munições, lunetas de precisão, fuzis, inclusive de calibre 50, capaz de derrubar aviões. O valor dessa arma no mercado negro gira em torno de 300 mil reais, informou uma fonte à reportagem do Giro.
O armamento estava enterrado e era localizado por GPS. A polícia acredita que o arsenal contrabandeado seria utilizado em assaltos a bancos na região. O responsável pelas armas foi apresentado na delegacia do município e logo após encaminhado para Salvador. Mais detalhes da prisão serão divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Fonte:Giro em Ipiaú.
Brasil: Feliciano diz mídia deu a entender que papa ‘liberou o que a Bíblia proibiu’
Bahia: Deputado Roberto Britto é acionado no TRE-BA por propaganda antecipada
O deputado federal Roberto Britto (PP-BA) foi acionado no Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) por propaganda eleitoral antecipada. O político pode ser condenado ao pagamento de multa entre R$ 5 e R$ 25 mil. Na representação, a PRE-BA argumenta que no último dia 13 de junho o parlamentar distribuiu em Jequié lenços de tecido estampados com o seu nome e cargo, associados à imagem de Santo Antônio e anjos a bordo de um barco à vela. “A prática tratou-se, na verdade, de propaganda realizada de forma ostensiva, mascarada na forma de lembranças distribuídas aos eleitores”, afirmou o procurador regional eleitoral Sidney Madruga. Segundo ele, embora não contemple pedido explícito de voto, a conduta do deputado “revela-se preordenada a alavancar pretensões políticas no pleito de outubro do ano que vem”. “Não subsiste, pois, qualquer dúvida acerca do preclaro objetivo eleitoral contido na iniciativa perpetrada por Roberto Britto, que se utilizou do seu cargo de deputado federal, com o nítido e deliberado intuito de promover ostensiva e prematuramente a sua candidatura para as Eleições Gerais de 2014”, condenou o procurador. Ainda segundo Madruga, para estimular psicologicamente o eleitor, a propaganda não necessita ser explícita, já que os anúncios mais eficazes não são aqueles endereçados ao consumo consciente, mas sim os de mensagem implícita. Fonte: Bahia Noticias.
Maraú: Prefeitura continua recuperando e abrindo novas estradas no município

Redação Ubaitaba Urgente
A prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Infraestrutura, continua promovendo a recuperação e abrindo várias estradas vicinais que cortam o município, facilitando assim o escoamento da produção e levando segurança aqueles que por elas trafegam. Desde o início do governo da Prefeita Gracinha Viana até o mês de Julho, já foram recuperadas várias estradas, incluindo as estradas do Empata Viagem, Minério, Ibiacú e Pé de Serra.

Neste momento a prefeitura está abrindo a estrada que ligam os Povoados do Empata Viagem ao Mineiro, um desejo antigo dos agricultores e moradores daquela Região. O local é de difícil acesso, mas parecia uma pista de “Rali”. Para transportar suas produções até o comércio, agricultores utilizavam o famoso e antigo “Boi de Canga”, já que pequenos veículos não podiam trafegar no local por causa dos vários anos de abandono no local.
Ubaitaba: Bêda critica oposição e diz que ninguém “Chuta Cachorro Morto”
Redação Ubaitaba Urgente
O prefeito licenciado Bêda (PMDB), fez duras críticas ao grupo oposicionista de Ubaitaba, durante inauguração do Pavilhão Clodomir Xavier nas dependências do Colégio CEU. Disse Bêda: “Meu amigo Paulo Bidú, durante seu discurso na igreja católica, senti que você estava preocupado e sentido com as acusações da oposição e as notícias na imprensa, Paulo, o que você poderia esperar da oposição? Palavras de amor? Elogios? Ninguém joga pedra em árvores que não dão frutos! Ninguém chuta cachorro morto”.
A inauguração contou com a participação de várias lideranças políticas, vereadores, secretários municipais, Polícia Militar e professores. No mais novo Pavilhão foram construídos dois grande banheiros para alunos com estrutura totalmente moderna, duas salas de aula, sala de reunião para professores, sala equipada para o vice-diretor e ainda um banheiro especial para deficientes físicos.
Ubaitaba: Mulher espera 7 horas por atendimento dentro de ambulância e desiste
Ubaitaba:Trabalhador rural bêbado sofre queda e baixa hospital
Redação Ubaitaba Urgente
Deu entrada na emergência do Hospital de Ubaitaba, na madrugada de sábado (27), o Trabalhador Rural Gilberto Francisco dos Santos, 70 anos, residente na Fazenda Boa Esperança, município de Itacaré. Gilberto estava embriagado e sofreu uma queda ao sair de um bar nas proximidades do Terminal Rodoviário. O trabalhador rural sofreu pancadas e escoriações no rosto e corpo.
Aurelino Leal ganha Retroescavadeira do Ministério do Desenvolvimento Agrário

A Prefeita Liu Andrade (PP), estará na Capital do Estado nesta segunda-feira (29) para assinatura do termo de liberação e recebimento das chaves de uma retroescavadeira que será entregue pelo Governador Jaques Wagner. O evento contará ainda com a presença do vice-governador e de Senadores Baianos. Aurelino Leal foi um dos 50 municípios baianos contemplados nessa etapa. Este equipamento além de servir na recuperação das estradas vicinais, também vai auxiliar em atividades como escavação, recolhimento de entulhos dentre outros, melhorando assim a qualidade de vida dos Aurelinenses. O benefício faz parte do programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para recuperação de estradas vicinais, vinculada à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), convênio do município com os governos estadual e federal. Ainda nesta segunda-feira, a prefeita estará visitando também o Superintendente da SUDESB, Raimundo Nonato (Bobô) em busca de informações a respeito de duas quadras poliesportivas, uma para a sede do município e outra para o distrito de Lage do Banco. Para a Prefeita Liu Andrade, Aurelino Leal só está sendo contemplado com alguns programas e benefícios do Governo Estadual e Federal devido ao grande esforço de sua administração em liquidar dívidas anteriores e fechar acordos de parcelamentos para tirar as certidões negativas do município. É a prefeitura de Aurelino Leal “Construindo uma nova história”. Mais Informações:www.aurelinoleal.ba.gov.br
Gongogi: Audiência Temática discutirá o Plano Plurianual Participativo

A Prefeitura Municipal de Gongogi realiza, no próximo dia 16 de agosto, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores, uma Audiência Temática para formatação do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2014/2017. Será discutido o planejamento de várias áreas da administração pública, como Saúde, Esporte, Educação, Segurança Pública, meio Ambiente, Políticas Sociais e Infraestrutura. A gestão municipal gongogiense quer discutir as principais demandas do município para os próximos anos e a comunidade poderá participar ativamente dos debates. Segundo Carlos Brito, especialista em Gestão Pública, o PPA é um eficaz instrumento para eleger demandas e prioridades dos municípios e também para planejar as futuras ações em diversas áreas da administração pública. Segundo o prefeito de Gongogi, Altamirando de Jesus Santos (PDT), o Sapão, entusiasta do PPA, o Plano Plurianual Participativo é um dos momentos em que a comunidade pode participar mais efetivamente do planejamento das ações e do futuro dos municípios. “Um exemplo de cidadania”, resume o gestor. Em tempo, o evento deve reunir diversas autoridades e a comunidade.Fonte: Ubatã Notícias.
Itabuna: Moradores fazem protesto durante reinauguração de Posto de Saúde

Um protesto de moradores aconteceu neste sábado (27), na Rua 3, Loteamento Monte Líbano, em Itabuna. No local, o prefeito Claudevane Leite deveria reinaugurar a unidade básica de saúde Dilson Cordier, que passou por uma reforma na qual foram gastos R$ 134 mil. Apontando má qualidade da obra, além do abandono da rua, os moradores interditaram o trânsito e queimam pneus no cruzamento com a Rua Independência e em frente à unidade de saúde. “Nosso sentimento é de tristeza. Moro aqui há 22 anos e nenhum prefeito fez nada por essa rua”, lamentava o representante comercial João Elísio Guerreiro. Guerreiro lembra que na gestão do prefeito Capitão Azevedo o Governo Federal liberou recursos para a pavimentação das ruas do Monte Líbano, mas a obra foi executada somente na parte baixa do loteamento. Segundo ele, o descaso perdura na atual administração. “Vane fez o meio fio em fevereiro e depois sumiu”, diz. Na rua da unidade de saúde Dilson Cordier, os buracos dificultam o tráfego e o acesso de gestantes e pessoas com deficiência. Há também canos da rede da Emasa quebrados, o que faz a água potável correr ladeira abaixo. Os moradores também criticaram a qualidade da obra da unidade de saúde.Fonte: Pimenta.
Ubaitaba: Ausência de Lúcio Vieira foi “estopim” para manifesto na BR 101
Redação Ubaitaba Urgente
O motivo do manifesto, justo no aniversario de 80 anos de Ubaitaba, foi à ausência do Deputado Federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), que se comprometeu em visitar o município na manhã deste sábado (27) e conversar com moradores do Zitão sobre a liberação de uma emenda no valor de R$ 390 mil reais que ainda encontra-se bloqueada na Caixa Econômica Federal em Itabuna, como foi acertado entre Bêda e manifestantes na última quinta feira (25), durante entrevista no Programa Realidade Atual. O dinheiro será destinado ao início das obras de Esgotamento Sanitário e Calçamento de algumas ruas do bairro Zitão. Para justificar sua ausência, Lúcio ligou para o prefeito Bêda dizendo que iria cancelar sua visita por motivos de saúde. Após o cancelamento da visita do Deputado, moradores deram inicío ao manifesto.
Ubaitaba: Bêda chega ao local do manifesto e clima fica quente entre ele e Maçã


Redação Ubaitaba Urgente
O prefeito licenciado Bêda (PMDB), chegou às 17hs no local da manifestação dentro de um veículo da PRF – Polícia Rodoviária Federal e falou com os moradores. Durante a conversa do prefeito ouve “bate boca” com alguns lideres do manifesto, entre eles, o comerciante Everaldo do Armandão e o Professor Maçã da Academia.

Bêda disse em meio ao manifesto que é a favor das manifestações pacíficas, mas que não aceita politicagem pelo meio, como ele acha que foi a manifestação deste sábado. Após a crítica ao manifesto, o prefeito citou nomes de alguns ex-candidatos a vereador de oposição que estavam presentes, entre os moradores “agitando” o povo contra seu governo. Entre os nomes de políticos citados por Bêda estava o nome do Professor Maçã. Após o comentário do prefeito teve início o “Bate Boca” entre ambos.

Após muita conversa entre prefeito e manifestantes, a pista foi desobstruída e o trânsito voltou ao normal. A manifestação causou um grande engarrafamento. As Polícias Militar e Rodoviária Federal estiveram durante todo o tempo no local para evitar algum tipo de violência.
Ubaitaba: Moradores do Zitão fazem manifestação e solicitam presença de Bêda
Redação Ubaitaba Urgente
Moradores do bairro Zitão interditaram a BR 101, altura do Hospital de Ubaitaba e fizeram um protesto pedindo a Prefeitura Municipal melhorias no bairro. No manifesto que teve início às 14hs deste sábado (27), os moradores fecharam a rodovia com pneus velhos, troncos e ainda derrubaram algumas árvores que ficavam as margens da BR e tocaram fogo em tudo. A presença do prefeito licenciado Bêda foi solicitada no local pelos manifestantes.




















