Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: Prefeitura inaugura Casa de Cultura Israel César em Faisqueira

20130727_104301

Redação Ubaitaba Urgente

O prefeito interino, Paulo Bidú (PP), inaugurou na manhã deste sábado (27), aniversário da cidade, a Casa de Cultura Israel César, que vai funcionar em um imóvel totalmente reformado pela Secretaria Municipal de Educação, localizado na Praça Principal de Faisqueira. Participaram do evento, o prefeito licenciado, Bêda (PMDB), Adélia Mendes (Secretária de Educação), Marly Santana (Secretária de Desenvolvimento Social), Iolanda Carneiro (Secretária de Saúde), Eduardo Andrade (Secretário de Obras), Benhaim Correa (Secretário de Administração) e Marcos Liger( Secretário de Finanças). Funcionários Públicos, populares e o vereador Baltazar Esteves (PRB), também participaram da Inauguração.

Eunápolis: Explosão de caminhão-tanque deixa BR-101 interditada por várias horas

caminhao_esplode_eunapolis

A explosão de um caminhão tanque que transportava óleo diesel e gasolina deixou a BR-101 interditada por várias horas, entre a noite de quinta-feira (25) e madrugada desta sexta-feira (26), no município de Eunápolis. O acidente, registrado por volta das 19h30, no km 728 da rodovia, a 10 quilômetros do centro da cidade, não deixou feridos, apesar de sua gravidade. Segundo testemunhas, o caminhão tanque seguia em direção a Teixeira de Freitas e capotou várias vezes ao tentar desviar de uma picape Strada, que fazia o trajeto oposto e estava ultrapassando outros veículos.Fonte: Radar 64.

caminhao_esplode

Ilhéus: Traficante plantava maconha no quintal de casa

038
Péricles Nunes dos Santos Júnior, foi preso por policiais militares lotados no PETO 70, em Ilhéus. Após abordagem, os militares encontraram no quintal da casa do meliante, um plantio com vários pés de maconha. A denúncia foi feita através da central 190, da Polícia Militar. Segundo a informação, Péricles Júnior, estaria traficando drogas na Rua Luiz Gama, onde foi preso, também com um tablete de maconha e vários pontas de cigarros de maconha já queimados. O referido traficante de drogas foi autuado em flagrante pelo delegado Norberto Teixeira e está a disposição da justiça. Fonte: Correio do Estado Bahia.

Bahia: Em clima de campanha, Geddel e ACM Neto entregam escrituras no Bairro da Paz

geddel_acm_neto modified

Já em clima de campanha, o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), aproveitou na manhã deste sábado (27), a entrega de 500 escrituras de imóveis no Bairro de Paz, com o prefeito ACM Neto (DEM). A solenidade aconteceu no Centro de Cultura Renovação, em Piatã.

O peemedebista está bem colocado nas pesquisas para suceder o governador Jaques Wagner, pelo menos de acordo com o jornal Estadão. A confirmação de que Geddel Vieira Lima será o “cabeça” da chapa de oposição com a presença ativa do prefeito de Salvador, reforça a teoria de que no segundo turno das eleições municipais, enquanto ainda era candidato, ACM Neto teria se comprometido em apoiar o peemedebista em troca do apoio na segunda fase das eleições, embora ambos neguem o pacto.

Programa – a entrega faz parte do programa de regularização fundiária Casa Legal, lançado em maio deste ano. O programa assegura a regularização de moradias erguidas sem alvará em áreas pertencentes ao município.

Serão beneficiadas 19 poligonais: Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho, Nova Brasília de Itapuã, Canabrava, Fazenda Grande do Retiro, IAPI, Bate Coração, Arraial do Retiro, Águas Claras, Baixa do Camurujipe, Engomadeira, Nova Constituinte, Nova Mata Escura, Amazonas, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Nova Brasília do Aeroporto, Gamboa de Baixo e Solar do Unhão e Alto da Esperança.

No caso do morador possuir imóvel fora dessas poligonais e queira regularizar sua situação deverá comparecer à sede da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), no Vale dos Barris. Para serem regularizados, os imóveis precisam ser destinados à moradia, e o proprietário não pode ter outro imóvel e ter sido beneficiado anteriormente por programa de regularização fundiária. Fonte: Bocão News.

Feira de Santana: Antes de morrer, filho morto pelo pai dizia que mataria a família

paiassassino

Foi apresentado e ouvido na Delegacia de Homicídios de Feira de Santana na manhã deste sábado (27), José Rios dos Santos, 58 anos, acusado de ter matado o próprio filho com quatro facadas por volta das 17h de sexta-feira (26), durante uma briga dentro de casa, no distrito Governador João Durval (Ipuaçu), na  zona rural de Feira de Santana, de acordo com informações do site Acorda Cidade.

No depoimento ele alegou legítima defesa pois o filho, Josemi Freitas dos Santos, 26 anos, teria tentado matar a própria mãe, os irmãos e o pai, conforme já noticiado pelo site Acorda Cidade. Ele chegou embriagado, quebrando tudo, e entrou em luta corporal com José, que ficou ferido no braço.

Gabriel Freitas dos Santos, 20 anos, irmão de Josemi, disse que há várias queixas na delegacia prestadas contra a vítima, inclusive de roubo.  Ele confirmou a versão do pai na delegacia e disse que o irmão era muito agressivo. “Ele falava que iria matar todo mundo e que depois iria beber o sangue. Dizia que era do mal, quando ficava drogado,  e saía agredido se não dessem dinheiro”, contou Gabriel informando também que Josemi já feriu a mãe duas vezes com uma faca e tentou matar o pai a cacetadas.

Após o crime José saiu da residência, onde vivem  11 pessoas da família, e foi encontrado na casa por policiais militares na manhã de hoje. Ele se apresentou a delegada e depois de ouvido foi liberado, pois não foi autuado em flagrante. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Fonte: Bocão News.

Itapé: Protesto de alunos da Rede Municipal de Ensino irritam prefeito Pedrão

Protesto

Alunos da rede municipal de ensino da cidade de Itapé-Bahia, bloquearam ontem (26), pela manhã a entrada da cidade, no distrito do Entroncamento, queimando pneus e bloqueando a passagem de carro e pessoas. A manifestação se deu devido a falta de transporte escolar e as condições precárias dos ônibus que circulam para os alunos do distrito e de algumas parte da zona rural do município, a liberação da pista só teve fim por volta das 9h30 da manhã quando o prefeito do município Pedro Jackson Brandão de Almeida (Pedrão) chegou ao local, por sinal muito nervoso e chateado com a manifestação dos alunos, que gritavam a todo instante assim como nos manifestos nacionais: o gigante acordou! Ficou acordado entre as partes que os ônibus em situação precária serão tirados de circulação e que nesta segunda-feira ônibus em boas condições irão circular normalmente. Fonte: Robério Menezes.

Gongogi: Cerimônia inaugura sedes da Secretaria de Cultura e da Fanfarra

Secretária de Cultura discursa durante evento.
Secretária de Cultura discursa durante evento.

Breve cerimônia realizada nesta sexta-feira (26) inaugurou as sedes da Secretaria Municipal de Cultura, da Diretoria Municipal de Esportes e também da Fanfarra Municipal de Gongogi (FAMUGI). O evento, que começou por volta das 9h e reuniu diversas autoridades municipais, é uma realização da Prefeitura de Gongogi.

Além da cerimônia de inauguração, houve uma apresentação da FAMUGI, que é bicampeã baiana do concurso de Fanfarra. Segundo a Titular da Pasta de Cultura do município, Vera van Winkel, o nosso espaço dinamizará os trabalhos da Secretaria e possibilitará pôr em práticas diversos projetos de integração social.

O prefeito de Gongogi, Altamirando de Jesus Santos (PDT), o Sapão, destacou a importância dos novos espaços. “É dever [da gestão municipal] fomentar também a cultura e o esporte no município”, destacou o gestor, lembrando que a fanfarra do município tem ganhado destaque no estado. Fonte: Ubatã Noticias.

Ilhéus: Prefeito diz que deixou de despachar na prefeitura por temer agressões

jabes_ribeiro modified

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), apesar de afirmar que não aceitará as tentativas de intimidação por parte de manifestantes, não tem despachado no Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense. De acordo com informações do site Pimenta na Muqueca, o gestor diz temer agressões por parte de integrantes do movimento “Reúne Ilhéus”.

“Você lembra o que ocorreu com Mário Covas?”, questionou o alcaide, em referência à agressão sofrida pelo então governador de São Paulo, em 2000, durante uma greve dos professores paulistas. Nesta sexta-feira (27), Jabes e alguns secretários foram vaiados e hostilizados por protestantes enquanto subiam a Ladeira da Vitória, região de acesso ao Hospital São José.

O prefeito afirmou que veículos que integravam a comitiva chegaram a ser atacados por alguns manifestantes. Desde o último dia 22 de julho, os servidores municipais estão em greve e cobram reajuste salarial. O gestor afirmou que não tem como conceder aumento aos trabalhadores e voltou a afirmar que o percentual de gasto atual com a folha de pagamento chega a quase 70% – A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que se gaste com pessoal , no máximo, 54% do que arrecada.

Além do funcionalismo, o “Reúne Ilhéus” pressiona o prefeito para entregar as planilhas usadas pelas empresas e pela prefeitura para calcular o preço da tarifa do transporte coletivo no município do sul baiano.

A gestão afirmou que um processo licitatório para a realização de uma auditoria no sistema de transporte público de Ilhéus está em andamento para, a partir daí, ser analisada a possibilidade de redução do preço da passagem. Também foi proposto a criação de comissões técnicas para analisar todas as reivindicações colocadas.Fonte: Bahia Noticias.

Ubaitaba: Polícia Militar prende mulher suspeita de tráfico com mais de R$ 4 mil

A polícia acredita que o dinheiro seria usado para comprar drogas
A polícia acredita que o dinheiro seria usado para comprar drogas

Uma Guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã conduziu, por volta das 17h:10min desta sexta-feira (26), ao Complexo Policial de Ubaitaba, Roberta de Souza Mendes (36), natural do Rio de Janeiro, mas residente em Jequié. Com a mulher, foram apreendidos R$ 4.098,40. Segundo informações da Polícia Militar, a mulher, mesmo em horário de ônibus de linha, queria a todo custo viajar de moto táxi a uma região conhecido como Piraúna, na BR-330, próximo ao trevo de Ubaitaba. A situação acabou chamando a atenção e a PM acabou interceptando a mulher já na entrada da localidade. Roberta não soube explicar a procedência do dinheiro e tampouco qual seria o destino. A Polícia suspeita que o dinheiro seria utilizado para a compra de drogas, isso porque Piraúna é dos redutos do tráfico na região. A Polícia Civil investiga o caso. Fonte: Ubatã Notícias

Vídeo: Estudantes realizam I Marcha Estudantil em Ubaitaba

Os estudantes e professores dos colégios de Ubaitaba realizaram na manhã desta sexta-feira (26) a I Marcha Estudantil. Os manifestantes percorreram as principais ruas da cidade, proclamando frases de protesto e exigindo mais qualidade no ensino público municipal e estadual.

20130726_095847

A Marcha, que contou com o apoio da Polícia Militar, finalizou na Praça Cultural, no centro da cidade, com discursos e apresentações culturais feitas pelos próprios alunos. Eles cantaram e declamaram poemas alusivos à situação em que se encontra a educação baiana e outros problemas enfrentados pela cidade de Ubaitaba, que completa 80 anos de emancipação no sábado (27). Texto:Jornal Tribuna da Região.

Aurelino Leal: Secretaria de assistência social realizará sua IV conferência municipal

convite_conferencia-390

A Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Aurelino Leal realizará a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social, onde a cada dois anos, é um espaço de participação da comunidade para avaliar a rede de serviços de assistência social e referendar os novos conselheiros para a gestão bienal.

A conferência é um evento de caráter deliberativo para debate e avaliação da Política de Assistência Social no município, onde são retiradas novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários.

Sobe o tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, a conferência será realizada no Salão Paroquial da Igreja Católica situado na Praça Walter Bonfim, Centro,   no dia 09 de agosto de 2013 (sexta-feira), das 08: 00 as 17: 00 hs. “Participe conosco, traga suas ideias e sugestões e ajude a melhorar o atendimento ao cidadão usuário do sistema”.

Manoel Ferreira Braga – Presidente CMAS
Marlene S. dos S. Silva – Secretária de Assistência Social
Rosana Fontes – Assistente Social
Informações: www.aurelinoleal.ba.gov.br

Brasil: Feliciano compara-se ao Papa, se declara discriminado e ataca a Globo

marcos_feliciano modified

Diz o Radar da revista Veja na web que “Marco Feliciano está enciumado com a receptividade que o papa Francisco vem recebendo no Brasil. Agora resolveu comparar-se ao pontífice”. Segundo reporta o blog, Feliciano declarou que “o papa é político, eu também. Assim como eu, o papa condena casamento de pessoas do mesmo sexo, a descriminalização das drogas e o aborto. Mas, no caso dele, a mídia aplaude”. Pergunta – “Por que o papa é tratado como “Pop Star”, ovacionado, e eu, tão atacado?” E sai também contra a Rede Globo – “Onde estava a TV Globo, que não mostrou as manifestações contrárias ao papa, o beijaço e etc? Isso é discriminação religiosa contra mim, contra o pastor Silas Malafaia e outros”.

Bahia: Deputado quer saber gastos com helicóptero de Wagner

deputado_critica_vagner
O deputado Luciano Simões, líder do bloco parlamentar PMDB/DEM na Assembleia Legislativa, encaminhou ao chefe da Casa Civil do governo da Bahia, secretário Rui Costa, requerimento no qual solicita os custos discriminados de combustível e manutenção para a utilização do helicóptero oficial do governador, de janeiro de 2007 a julho deste ano. “Acredito que o governador Wagner não ouviu o clamor das ruas, pois ele continua indo e vindo, do Palácio de Ondina à Governadoria, de helicóptero. Queremos e temos o direito de saber quanto custa mais esta regalia do governador aos cofres públicos”, declarou o parlamentar. O requerimento foi feito com base na Lei de Acesso à Informação, que diz ser ‘dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão’.Fonte: Politica Livre.

Mensagem de Bêda e Paulo Bidú pelos 80 anos de Ubaitaba!

Bêda e Família 

beda_soraia_ubaitaba_urgente modified

”Deus me presenteou com a oportunidade de ser prefeito de Ubaitaba justamente nesses 80 anos, uma data tão importante.  As pessoas daqui tem coração grande, tem afeto, carinho e a alma boa. Sinto-me imensamente feliz por fazer parte da história política desta cidade e quero reafirmar meu compromisso com esta cidade. Afinal são novos tempos, novos desafios e estaremos pronto para correspondê-los. Parabéns Ubaitaba pelos seus 80 anos!”

Paulo Bidú e Família

paulo_bidu_ubaitaba_urgente

Queremos agradecer aos homens e mulheres que ao longo deste 80 anos lutaram para transformar nossa querida Ubaitaba numa cidade  pujante e acolhedora. Que Deus continue a derramar bençãos sobre nossa amada terra. Parabéns Ubaitaba. Texto: Ubaitaba.com

Jequié: Vítima reage e mata assaltante no Centro da cidade

homem_morto_jequie

Adson Rodrigues Santos (30) foi executado a tiros na noite da última quarta feira (24) em Jequié, o crime aconteceu na Rua Silva Jardim, Centro da cidade, ao lado da Caixa Econômica Federal. O crime aconteceu por volta das 21hs. Testemunhas disseram que Adson estava armado e teria tentado assaltar uma pessoa no momento em que a vítima reduziu a velocidade de veículo para passar em um quebra molas,.

Adson teria anunciado o assalto, a suposta vítima parou e reagiu atirando pelo menos 4 vezes contra ele, as marcas de bela ficaram no portão da Secretaria da Fazenda. Populares chegaram a dizer que o autor dos disparos seria um policial a paisana que reagiu ao assalto. A arma utilizada por Adson foi encontrada e entregue a perícia. Adson Rodrigues Santos morava na cidade de Gandu na Bahia. Fonte:Junior Mascote.

Eunápolis: Professor já entregou bebê; Criança está com o Conselho Tutelar

bebe_d modified
Delegacia de Porto: Conselheira chega com o bebê. Fonte: Radar 64.

Já está com o Conselho Tutelar o bebê de seis meses que há dois dias foi, possivelmente, roubado no bairro Santa Isabel, na cidade de Eunápolis. A empregada doméstica Dalileia Castro acusou o ex-namorado, o professor de Karatê Ivan Ferreira Silva, 36 anos, de ter levado a filha dela, enquanto ela e a e irmã dormiam.

O professor fez contato com a polícia e prometeu que devolveria a criança, o que foi feito por volta das 11h da manhã desta quinta-feira (24), na delegacia de Porto Seguro.Ele disse que pegou a menina porque acha que é o pai. Ainda segundo o professor, Dalileia não cuida adequadamente da filha, pois seria alcóolatra.

Na certidão de nascimento apresentada pela mãe o nome do pai é ignorado, mas esta manhã o professor apresentou uma segunda certidão já com o nome dele. A polícia vai analisar os documentos para só depois tomar qualquer decisão.

Teixeira de Freitas: Mecânico é morto a tiros na porta de casa

Foto:Tyago Ramos I Teixeira News.
Foto: Tyago Ramos I Teixeira News.

O homicídio aconteceu por volta das 15h desta última quinta-feira (25) na rua Novo Cruzeiro, bairro Tancredo Neves, região oeste de Teixeira de Freitas e a vítima foi Manoel Ferreira de Souza, vulgo Nel Mecânico, 46 anos, assassinado a tiros enquanto consertava um veículo na porta da sua, bem em frente de uma igreja evangélica.

Segundo apurou o delegado Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, Nel Mecânico já havia sido preso anteriormente suspeito de envolvimento com roubo de gado na região. O filho do homem morto teria sofrido uma tentativa de homicídio recente, mas não chegou a ser alvejado.

Populares disseram à polícia que dois indivíduos desconhecidos chegaram em uma moto preta, um deles desceu do veículo e começou a atirar. A morte foi instantânea. Já foi instaurado inquérito acerca da execução e o delegado Marco Antônio tenta agora identificar a motivação e autoria do crime. Fonte: Teixeira News.

Ipiaú: Casa lotérica é assaltada; acusados são presos em seguida

Os suspeitos foram detidos próximo ao Campo da Baixada.
Os suspeitos foram detidos próximo ao Campo da Baixada.

A casa lotérica Ipiaú, localizada na Rua do Sapo, foi assaltada por volta das 12h30 desta sexta-feira, 26, por dois homens armados. Testemunhas contam que os criminosos agiram com várias ameaças e violência. Na fuga, os assaltantes caíram da motocicleta na entrada da Rua Vicente Júlio Aragão, ao lado do Ginásio de Esportes, em seguida, fugiram a pé sentido ao campo da Baixada, onde trocaram de camisas, para não serem reconhecidos.

O dinheiro roubado, quase 4 mil reais, foi recuperado.
O dinheiro roubado, quase 4 mil reais, foi recuperado.

Um agente da polícia civil, que estava próximo do local, percebeu a ação dos indivíduos, e deu um tiro para o alto. Os assaltantes se renderam e imediatamente foram detidos pela Guarnição do 1º Pelotão e os motociclistas da 55ª CIPM. Foram presos em flagrante; Vinícius Lopes dos Santos e Leonardo de Jesus Lopes, ambos armados com revólveres.

Na fuga os criminosos cairam da motocicleta.
Na fuga os criminosos cairam da motocicleta.

Com eles, a polícia militar encontrou o dinheiro que foi roubado da loja de pagamentos, aproximadamente 4 mil reais. Na sexta-feira da semana passada, a mesma lotérica foi vítimas dos bandidos que tentaram roubar o malote de dinheiro que era levado para o banco, no entanto, a tentativa foi frustrada. A polícia investiga se os dois são os suspeitos de terem praticados outros roubos na cidade. Fonte: Giro em Ipiaú.

Basil: Quatro morrem em acidente com atriz de minissérie da Globo em Dubai

Atriz estava em carro que invadiu restaurante em Dubai
Atriz estava em carro que invadiu restaurante em Dubai

A atriz Bianca Lyrio, 20 anos, que participou da minissérie ‘JK’, na TV Globo, sofreu um grave acidente de carro na madrugada desta sexta-feira (26), em Dubai. Segundo o jornal Extra, o carro em que a atriz estava invadiu um restaurante matando quatro pessoas.

Bianca ficou presas às ferragens e passou por uma cirurgia na coluna. De acordo com a publicação, a jovem voltava para casa com amigos.

O motorista, embrigado, perdeu o controle da direção  e invadiu o restaurante. Em entrevista ao Extra, a mãe da jovem disse que pediu ajuda ao consulado brasileiro em Dubai para conseguir um visto e uma passagem para buscar a filha.

A jovem fazia intercâmbio há sete meses em Dubai e voltaria ao Brasil no dia 10 de agosto. Amigos da atriz se mobilizam para tentar ajudar a mãe a buscar a filha em Dubai.  Além de JK, Bianca participou do programa “Gente Inocente”, da novela “Vila Madalena”, ambos na Globo, e do filme “Vida de Menina”, com a atriz Ludmila Dayer. Seu último trabalho na televisão foi em “Rebelde”, da Record.Fonte: Correio.

Ubaitaba: Homenagem da Secretaria de saúde pelos 80 anos do município

outdoor-saude4-615x205

Queremos parabenizar Ubaitaba pelos seus oitenta anos, homenageando aqueles que são seu bem maior, seus filhos. Aos fundadores, aos filhos adotivos, aos trabalhadores, àqueles que ajudaram nossa Ubaitaba a se desenvolver, aos filhos famosos, aos anônimos, aos que estão presentes e aos que já se ausentaram. Nós da Secretaria de Saúde juntamos nossas vozes à de todos os Ubaitabenses para dizer:

 “PARABÉNS UBAITABA QUERIDA”