Ubaitaba Urgente

CONCLUÍDA A 1ª ETAPA DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA PORTELINHA EM ITACARÉ

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Itacaré já concluiu a primeira etapa das obras de pavimentação do bairro da Portelinha, no distrito de Taboquinhas. E a segunda etapa já começou, com a construção de uma praça e a pavimentação de outras ruas e travessas do bairro. A obra, construída com recursos próprios, era uma antiga reivindicação dos moradores e que agora está se tornando realidade. E além da pavimentação e limpeza de toda a área, a Prefeitura de Itacaré realizou a implantação da rede de abastecimento de água em diversas residências. O prefeito Antônio de Anízio vem acompanhando cada etapa dos serviços e reafirmou que essas obras fazem parte do compromisso de garantir mais dignidade e qualidade de vida para a comunidade. Para os moradores, a pavimentação, abastecimento de água e a reurbanização da Portelinha representa um sonho que se torna realidade.

De acordo com eles, as ruas eram sem pavimentação, esburacadas e de difícil acesso. “Mas agora tudo mudou e está bem melhor. Não tem mais lama e nossa rua está muito mais bonita”, afirmaram os moradores. E o trabalho não para por aí. O projeto do prefeito Antônio de Anízio é de construir uma grande praça e um mirante no bairro, aproveitando uma das vistas mais bonitas de Taboquinhas. Outras ruas de Taboquinhas também já estão sendo pavimentadas. Para os moradores, tudo isso representa a certeza de que agora há na Prefeitura um gestor que se preocupa de fato com o crescimento e a melhoria do município e pela garantia de mais dignidade para a comunidade.

EM NOVA DECISÃO, DESEMBARGADOR DÁ PRAZO DE 1H PARA SOLTAR LULA

Lula está preso desde o dia 7, em Curitiba || Foto Rovena Rosa/AB
Lula está preso desde o dia 7, em Curitiba || Foto Rovena Rosa/AB

O desembargador Rogério Fraveto, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, reiterou novamente, às 16h04min, a decisão de mandar soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após pedido de reconsideração feito pelo Ministério Público Federal (MPF). Favreto determinou ainda que Lula seja solto em até uma hora.

Para o magistrado, a decisão não fere atos anteriores que negaram a liberdade ao ex-presidente. Favreto destacou que o juiz federal Sérgio Moro não tem mais competência para questionar decisões no processo. “A decisão em tela não desafia atos ou decisões do colegiado do TRF4 e nem de outras instâncias superiores. Muito menos decisão do magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba, que sequer é autoridade coatora e nem tem competência jurisdicional no presente feito”. Redação com Agência Brasil.

MORO PEDE MANUTENÇÃO DE PRISÃO DE LULA POR CONFLITO DE COMPETÊNCIA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O juiz Sérgio Moro acabou de pedir a manutenção da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alegando conflito de competência na decisão monocrática pela libertação tomada pelo desembargador Rogério Favreto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) neste domingo (8) (relembre aqui). Segundo despacho de Moro, Favreto “é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e do Plenário do Supremo Tribunal Federal” que decidiram pela manutenção da prisão.

O juiz de Curitiba pediu que a autoridade policial que mantém o ex-presidente preso aguarde o esclarecimento do conflito de competência apontado por ele. Para Moro, Lula deve continuar preso até que o desembargador do TRF-4 João Pedro Gebran Neto esclareça a questão. Com informações do Bahia Notícias

JOVEM MATA NAMORADA E DEPOIS SE JOGA DO 16ª ANDAR DE PRÉDIO

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma jovem de 27 anos foi morta pelo namorado na madrugada deste domingo (8), na cidade de Campinas, em São Paulo. De acordo com o site G1, a Polícia Civil informou que Rafael Morais Garcia matou Marília Camargo Carvalho por asfixia e horas depois cometeu suicídio ao se jogar do 16º andar do prédio de um condomínio, no Jardim Aurélia.

Ainda de acordo com a polícia, foram recolhidos para análise computadores, celulares, documentos e as imagens do circuito-interno do prédio, que mostram o rapaz circulando pelo elevador e corredores durante a madrugada. Os dois corpos foram retirados do local. O rapaz era de Minas Gerais e a jovem do Paraná. Marília tinha concluído o curso de medicina na última sexta-feira (6).

TRF-4 MANDA SOLTAR LULA AINDA NESTE DOMINGO

Lula (PT) I Foto: Reprodução
Lula (PT) I Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) mandou soltar o ex-presidente Lula ainda neste domingo (7),o desembargador Rogério Favreto deferiu o habeas corpus apresentado na sexta-feira (6) por deputados do PT, para que Lula fosse libertado imediatamente, sob alegação de não haver fundamento jurídico para sua prisão. Ainda segundo a colunista, o plantão do TRF-4 confirma a informação.

De acordo com o plantonista Luís Felipe Santo os parlamentares Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira estão agora na sede da Polícia Federal pleiteando que a ordem seja cumprida. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e nove meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. Lula foi preso no dia 7 de abril deste ano,em São Bernardo do Campo (SP), e levado para uma sala especial na sede da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná. Com informações do Bahia Noticias.

LEUR E SANDRO RÉGIS CONSEGUEM RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHE EM IPIAÚ

Leur Jr. (lado esquerda) e Sandro Regis (lado direito) I Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar de não integrarem o grupo político da prefeita Maria das Graças, os deputados estaduais Leur Lomanto Jr. e Sandro Régis, atentos à necessidade de mais investimentos na área de educação conseguiram empenhar recursos da ordem de R$ 2.315.329,86 para a construção de uma creche, em Ipiaú. A verba para o município foi conquistada, através do pedido de Leur e Sandro junto ao superintendente do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro. “Política se faz pensando no coletivo, na comunidade e esse é o nosso objetivo, levar melhorias para o município  independente da situação política.

Com certeza conseguir empenhar essa verba nos traz uma enorme satisfação, visto que entendemos a necessidade de as crianças carentes terem mais acesso a educação e assistência no dia a dia. Essa creche vai ajudar muito as famílias carentes do município. Muitos pais saem para trabalhar e não têm infelizmente, onde deixar as crianças.  Estamos muito felizes em poder contribuir com essa conquista para Ipiaú”, afirmou Leur Lomanto Jr.  O deputado Sandro Régis também comentou a conquista do recurso: “Mesmo não sendo aliado político da administração municipal, não me furtei em nenhum momento em trabalhar por Ipiaú. O compromisso do nosso mandato é com o povo que eu represento”. As informações são da assessoria dos deputados

APÓS 4 SALVAMENTOS, EQUIPES RESGATE ENCERRAM ATIVIDADES POR HOJE NA TAILÂNDIA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A missão de resgate dos meninos presos em uma caverna no norte da Tailândia está encerrada por hoje. Após conseguir retirar com sucesso pelo menos 4 crianças das 12 presas há 15 dias no local, neste domingo (8), a operação será suspensa por 10 horas ou até 20 horas. A medida terá que ser tomada para evitar a noite e reabastecer os tanques de oxigênio que atualmente abastecem as crianças que estão presas.

Durante o período, a recomendação é que as crianças durmam para estarem nas melhores condições possíveis para o retorno do resgate. Segundo a imprensa local mais dois meninos estão sendo resgatadas. As crianças estão sendo sedadas para conseguirem completar o percurso de 1km até a saída do ambiente. Todos os 12 mergulhadores que participaram dos primeiros resgates deste domingo (8) passam bem.

MÉDICO DE MARAÚ PODE TER SIDO ASSASSINADO; POLÍCIA INVESTIGA O CASO

Daniel era muito alegre e querido por todos em Maraú.
Daniel era muito alegre e querido por todos em Maraú.

Mistério envolve a morte de um médico bastante conhecido em Maraú, onde o mesmo atendia. O médico Luiz Daniel Nalin da Silva foi encontrado morto na noite desta sexta-feira (06/07), após se envolver em um acidente KM 22 da BA-001, na rodovia que liga Ilhéus a Itacaré. Segundo relatos, o médico dirigia um veículo Renault Kwid, placa QNG 2665, licença de Belo Horizonte, quando atropelou um homem em uma bicicleta. Informações dão conta de que o ciclista estava aparentemente embriagado e acabou por provocar o acidente. O referido ciclista, que não teve o nome revelado, sofreu ferimentos diversos e foi encaminhado para o Hospital Costa do Cacau, e passa bem. Luiz Daniel foi encontrado morto com um tiro na região da cabeça. O corpo do médico foi encontrado ao lado de seu veículo, as margens da rodovia, no mesmo local onde ocorreu o acidente.

O corpo de Daniel foi necropsiado no DPT da cidade de Ilhéus e ainda passou por exame residuográfico para descobrir se existe a presença de micro partículas de chumbo em suas mãos. O resultado do referido exame ficará pronto em alguns dias. A polícia Civil vai investigar o caso. De início muitas versões foram divulgadas na mídia, entre elas, a de que o médico assustado com o atropelamento, e por medo de ser linchado, teria pego uma arma atirado para o alto e depois tirado a própria vida, o que se tornou muito estranho para a família. A equipe do UBAITABA URGENTE tentou durante todo o dia entrar em contato com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Itacaré, mas não conseguimos.

CHUVA NA TAILÂNDIA AMEAÇA REDUZIR ESPAÇO DE GAROTOS NA CAVERNA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As autoridades tailandesas confirmaram a suspeita de que o espaço na caverna onde o time de adolescentes está preso é passível de inundação, caso novas chuvas aconteçam. Narongsak Osatanakorn, governador de Chiang Rai, falou sobre o caso durante uma coletiva de imprensa neste sábado. “O que me disseram é que a água pode chegar até onde eles estão. O que pode reduzir o espaço para menos de dez metros quadrados.”

A meteorologia prevê o retorno das chuvas de monção nesta região montanhosa da Tailândia. Chuvas que, segundo o governador, podem causar um “efeito tsunami” no local. Por isso, os próximos três a quatro dias  são tratados como o prazo ideal para resgate dos garotos e do treinador.

POLICIAL CIVIL SE MATA APÓS CONFUNDIR JOVENS COM ASSALTANTES E ATIRAR NELES POR ENGANO

Policial mata jovem por engano e comete suicídio em Macapá (AP)
Policial mata jovem por engano e comete suicídio em Macapá (AP).

Um policial civil se matou após atirar e assassinar um jovem e deixar outras duas pessoas feridas, por engano, na noite desta sexta-feira (6). O caso aconteceu em Macapá, capital do estado do Amapá. De acordo com o G1, o policial Jorge Henrique Banha passava na frente de um mercado quando viu dois jovens, que são primeiros, em um carro branco, e pensou que eles estivessem assaltando o local. Banha começou a efetuar disparos, que culminaram na morte de um dos jovens, de 21 anos.

Ao perceber o engano, ele atirou contra a própria cabeça. “Os rapazes estavam comprando bebida. Ainda não sabemos a motivação, mas a suspeita é que o policial passou em frente ao comércio e imaginou que se tratava de assalto. Ele começou a disparar. Foram mais de 10 disparos de uma pistola institucional”, informou a capitã da PM Danúbia Murici. Todos os envolvidos na ação eram vizinhos e se conheciam, segundo testemunhas relataram à polícia.

MENINA DE 10 ANOS É ATINGIDA POR TIRO NAS COSTAS EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma criança de 10 anos foi baleada na porta da casa onde mora com os pais, no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM), na tarde desta sexta-feira (7). De acordo com o G1, a Polícia Militar (PM) ainda não sabe quem foi o autor do disparo e nem a motivação do crime.

Os pais da menina disseram a polícia que foram surpreendidos ao ver a filha caída na porta de casa e não souberam dizer em quais circunstâncias ela foi atingida. A criança foi transferida para o Hospital do Oeste, em Barreiras, onde permanece internada. O disparo atingiu as costas da menina e a bala saiu pelo abdômen. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

ACUSADO DE RECEPTAÇÃO DE GADO É PRESO EM NOVA VIÇOSA

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Teperson Machado Batista, de 39 anos, conhecido como “Gaguinho”, foi preso na quinta-feira (5), por receptação de gado furtado, em Nova Viçosa, localizado a 814 km de Salvador. Além de Taperson, os investigadores identificaram um filho e um sobrinho do suspeito como envolvidos nos crimes.

Gaguinho foi encaminhado para unidade policial e está à disposição da Justiça. Segundo a Polícia Civil, o receptador também foi citado em diversos depoimentos de funcionários de outras propriedades rurais, que confessaram terem sido induzidos por ele a praticar os furtos de animais e, em seguida, sofreram ameaças por citar o nome dele durante os depoimentos.

CABO DA POLÍCIA MILITAR SUSPEITO DE ASSALTO É BALEADO EM SALVADOR

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um homem foi baleado, nesta sexta-feira (6), no bairro do Imbuí, em Salvador. Segundo informações obtidas pelo BNews, o suspeito é cabo da Polícia Militar. Ele teria roubado o celular de três pessoas, em uma moto e portando uma arma. Outro PM reagiu ao assalto, baleou o suspeito e deu voz de prisão. Em nota, a Polícia Militar afirmou que policiais da 39ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Miliatr) da Boca do Rio foram informados via Centro Integrado de Comunicações (Cicom) sobre um indivíduo baleado na Rua João José Rescala.

Quando a guarnição chegou, um dos PMs informou que teria acabado de presenciar um homem praticar roubos contra três pessoas, e que teria prendido o criminoso em flagrante, um policial militar lotado na 98ª CIPM, que reagiu à prisão e foi alvejado por um disparo de arma de fogo na perna esquerda. Com o militar, a PM apreendeu três aparelhos celulares pertencentes às vítimas; um revólver calibre .38, além de uma motocicleta com placa clonada e R$ 300,00.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduziu o policial militar ao Hospital Geral do Estado (HGE). A guarnição conduziu o autor da prisão e as vítimas à 9ª Delegacia.

MOTORISTA LIGA LUZ ALTA PARA CHAMAR ATENÇÃO DE POLICIAIS DURANTE ASSALTO A ÔNIBUS E JOVENS SÃO PRESAS

Assaltantes foram presas em flagrante após motorista acionar polícia por meio de luz alta
Assaltantes foram presas em flagrante.

Duas assaltantes de 19 e 24 anos foram presas em flagrante quando assaltavam um ônibus que fazia a linha Paripe x Pituba, em Salvador. A prisão ocorreu após o motorista do coletivo ter ligado a luz alta do veículo para chamar atenção de policiais que faziam rondas na Praça João Martins, em Paripe. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os policiais perceberam a tentativa de comunicação do motorista e interceptaram o ônibus.

Material apreendidos com dupla foi levado para delegacia
Material apreendidos com dupla foi levado para delegacia.

Francielle dos Santos de Jesus, 24 anos, e Taliane Silva da Paz, 19, foram presas em flagrante com uma faca tipo peixeira, porções de maconha, um celular e uma quantia em dinheiro. De acordo com a SSP, as assaltantes foram apresentadas no Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc). O caso aconteceu na quinta-feira (5). (G1)

MULHER É MORTA A FACADAS PELO EX-COMPANHEIRO APÓS TER CASA INVADIDA EM BRUMADO

Zilma Bernardes foi morta a facadas pelo ex-marido, em Brumado I Foto: Reprodução/Facebook
Zilma Bernardes foi morta a facadas pelo ex-marido, em Brumado I Foto: Facebook

Uma mulher, identificada como Zilma Bernardes, de 51 anos, foi morta a facadas na noite de quinta-feira (5), no bairro Dr. Juracy, em Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da cidade, o ex-marido da vítima foi preso e confessou o crime. Conforme informações preliminares obtidas pela polícia, o ex-marido da vítima, Gildásio de Jesus, de 55 anos, invadiu a casa de Zilma Bernardes, localizada na Rua Ruy Barbosa, e esfaqueou a vítima. Familiares disseram que Zilma já havia sido ameaçada de morte pelo ex-marido e que ela já tinha sido agredida por ele. A polícia não tem detalhes do tempo em que eles estavam separados, entretanto, informou que não há qualquer registro na delegacia, por parte da vítima, contra Gildásio.

Testemunhas ainda serão ouvidas. Após Zilma ser atacada pelo ex-companheiro, a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. Ela foi encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, mas não resistiu aos ferimentos. Já o ex-marido fugiu do local, mas foi encontrado pela Polícia Militar e levado para a delegacia da cidade. O corpo de Zilma foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e liberado nesta sexta-feira (6) para o velório, que será realizado no bairro Dr. Juracy, o mesmo onde ocorreu o crime. O sepultamento está previsto para acontecer em Itaquaraí, cidade a cerca de 25 km de Brumado. Gildásio de Jesus permanece preso na delegacia de Brumado à disposição da Justiça. (G1)

PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS AUMENTA 65% EM TRÊS ANOS

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A prescrição de medicamentos genéricos aumentou 65% de 2015 a 2018 no país. Essa versão de remédios foi prescrita em 34% das 115 milhões de receitas médicas emitidas entre fevereiro de 2017 e fevereiro deste ano. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, os genéricos representam um ramo impulsionador da economia, além de ampliar o acesso da população à saúde. Atualmente, a gama de medicamentos genéricos disponíveis no mercado é constituída por 6.300 produtos, fabricados por 120 laboratórios diferentes e corresponderam a mais de 70% das 4,3 bilhões unidades produzidas no ano passado.

Segundo a Agência Brasil, de 2014 para 2017, o registro de genéricos na Anvisa aumentou de 146 para 336. Nesse período, a Anvisa recebeu 1.830 pedidos de registro de medicamentos e liberou 1.229 para venda. Em 2016 e 2017 foram analisados padrões de qualidade de fármacos que já estão sendo comercializados. Os dados foram apresentados na última quinta-feira (5) na Anvisa, durante a divulgação do balanço de 18 anos do primeiro registro de medicamento genérico no Brasil.

COPA 2018: BÉLGICA NÃO PERDOA FALHAS E ELIMINA O BRASIL DA COPA

Fernandinho lamenta eliminação brasileira para a Bélgica
Fernandinho lamenta eliminação brasileira para a Bélgica I Foto: Reprodução

O Brasil cansou de perder chances, tomou um gol contra logo no início e sofreu com os contra-ataques belgas. Em jogo tenso nesta sexta-feira (6), em Kazan, os comandados de Tite perderam por 2 a 1 e deram adeus ao sonho do hexa na Rússia. Fernandinho, contra, e De Bruyne marcaram para os belgas. Renato Augusto descontou para os pentacampeões. Com o resultado, a primeira semifinal será entre Bélgica e França, na próxima terça-feira (10), às 15h (de Brasília), em São Petersburgo.

FICHA TÉCNICA    

Brasil: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho; Paulinho (Renato Augusto), Philippe Coutinho, Willian (Firmino) e Neymar; Gabriel Jesus (Douglas Costa). Técnico: Tite

Bélgica: Courtois; Vertonghen, Kompany e Alderweireld; Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Nacer Chadli (Vermaelen) e Thomas Meunier; Fellaini, Hazard e Romelu Lukaku (Tielemans). Técnico: Roberto Martínez.

PREFEITO DE SANTA BÁRBARA DENUNCIA VEREADOR POR CRIAR FAKE E PROPAGAR NOTÍCIAS FALSAS

Foto : Jailson Costa, alvo dos ataques | Divulgação
Foto : Jailson Costa, alvo dos ataques | Divulgação

O prefeito de Santa Bárbara, no centro-norte da Bahia, Jailson Costa (PT), denunciou o vereador da cidade, Humberto de Alencar Campos, mais conhecido como “Beto Cabeção”, por criar uma conta no Facebook para disseminar fake news contra a gestão, além de desacatar servidores públicos.

De acordo com a denúncia, o perfil falso usa a alcunha de “Paulo Fernandes”, mas foi identificada ao final de algumas publicações a assinatura de Beto Cabeção. A ação pede ao Facebook a senha e usuário do titular da conta, o números dos IPs que a acessam, além de apuração pela Polícia Civil e notificação do acusado.

COPA 2018: DANILO SOFRE LESÃO NO TORNOZELO E ESTÁ FORA DA COPA DO MUNDO

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O lateral-direito Danilo, da Seleção Brasileira, está fora da Copa do Mundo. Durante o treinamento realizado nesta quinta-feira (5), em Kazan, o atleta sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo e não vai mais fazer parte dos planos do técnico Tite. Essa é a segunda lesão do atleta durante o Mundial. Ele, que começou como titular contra a Suíça, sofreu um problema no quadril antes do jogo contra a Costa Rica.

Com a lesão e o corte, Fagner é o único jogador de origem para a posição. Uma alternativa é improvisar o zagueiro Marquinhos na posição. Apesar de não estar disponível, Danilo segue com a delegação na Rússia. O escrete canarinho enfrenta a Bélgica pelas quartas de final da competição na tarde desta sexta-feira (6), às 15h (horário de Brasília).

MORRE EM ITABUNA O JORNALISTA E RADIALISTA VILY MODESTO

Vily Modesto tinha 78 anos.
Vily Modesto tinha 78 anos.

Faleceu na noite desta quinta-feira (05), o radialista, publicitário e jornalista Vily Modesto, 78 anos. Vily morreu vítima de um infarto. Vily Modesto era um dos mais importantes comunicadores do Sul da Bahia. Vily ingressou no rádio 1967, na antiga Rádio Clube.  Trabalhou também na Rádio Difusora e se destacou na Rádio Jornal . Vily foi presidente da CDL de Itabuna e, durante 29 anos, chefiou a sucursal do Jornal A Tarde no sul da Bahia.