Servidores reclamam de atraso de salário || Foto Wilson Oliveira
Ocupantes de cargos comissionados e trabalhadores temporários da Prefeitura de Itabuna se queixam que o pagamento referente ao mês de maio de uma parte dos colegas ainda não foi feito pelo município. Os trabalhadores denunciam que, nos últimos meses, o “lote do descaso”, vem sendo pago com mais de 30 dias de atraso. O problema atinge até quem é do quadro efetivo, segundo os denunciantes. De acordo com os servidores, os constantes atrasos de salário atingem principalmente quem é lotado nas secretarias de Administração, Transporte, Governo e Assistência Social. Eles afirmam que, para evitar que colegas passem fome, quem tem salário um pouco maior e até servidores do quadro efetivo têm feito vaquinhas para ajudar na feira dos mais necessitados.
Os mais revoltados são os servidores lotados na Secretaria de Assistência Social. Eles se queixam que, enquanto estão com salários atrasados, a titular da pasta, a primeira dama de Itabuna, Sandra Neilma, faz turismo nos Estados Unidos. “Não temos nada com a vida particular dos nossos superiores, mas é uma grande falta de sensibilidade neste momento em que parte dos nossos colegas ainda não recebeu salário de maio. É uma situação muito triste”, desabafou um servidor que preferiu não identificar para evitar possíveis represálias. Com informações do Pimenta Blog
O crime foi cometido por dois homens numa motocicleta I Fotos: Reprodução
Um locutor de 50 anos foi morto a tiros na noite de quarta-feira (4), em Ibicuí. Segundo informou a Polícia Militar ao site G1, o caso ocorreu por volta das 20h, na Rua Dom Pedro, centro do município. A vítima, identificada como Charles da Silva Menezes, chegou a ser socorrida por populares e levada para o Hospital de Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos. O crime foi cometido por dois homens numa motocicleta.
De acordo com informações da Prefeitura de Ibicuí, Charles Menezes trabalhava como locutor em eventos políticos, no comércio e eventos festivos. O homem também prestou serviços para a prefeitura da cidade. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade onde passou por perícia e foi liberado na tarde desta quinta-feira (5). O enterro será na sexta-feira (6), no cemitério de Ibicuí. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.
A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), esteve na cidade de Feira de Santana nesta quinta-feira (05), para receber uma máquina retroescavadeira, fruto de emenda do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). Agora à tarde, Gracinha e sua comitiva estarão voltando novamente para Salvador, onde irá receber 01 kit de equipamentos para reforçar a saúde de Maraú.
Foto: Divulgação/PMM
Esse kit que é fruto de emenda do deputado estadual Eduardo Sales (PP), é composto de: 01 armário, 01 cadeira para coleta de sangue, 01 cadeira de rodas para adulto, 01 dermatoscópio, 01 detector fetal, 01 estadiômetro, 01 estetoscópio, 01 oximetro de pulso, 01 otoscópio, 01 nebulizador portatil, 01 mesa de exame, 01 longaria e uma geladeira. A entrega desses equipamentos será feita às 16h, no Parque de Exposições. Gracinha viajou para Salvador na manhã de ontem (04), e assim que chegou à capital baiana, participou de reuniões na Governadoria, FUNASA e TJBA (relembre aqui). (Ascom/Maraú)
Uma idosa morreu e três pessoas ficaram feridas em um acidente na noite desta quarta-feira (4) em um trecho da BR-116 entre Poções e Planalto, no sudoeste. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, via Blog do Marcos Frahm, um passageiro, ainda não identificado, teria tido uma espécie de surto e agrediu o motorista do ônibus, que pertence à empresa Itapemirim.
Após provocar o acidente, o homem fugiu por um matagal. O fato ocorreu na altura do km 771. Os feridos foram atendidos pelo Samu e encaminhados par hospitais de Poções e Planalto. Não foi informado o estado de saúde dos feridos.
Um operário morreu quando trabalhava em uma obra da Embasa na manhã desta quinta-feira (5), em Jequié, no sudoeste. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o homem, ainda não identificado, trabalhava da reforma de uma rede de água e esgoto na Rua da Linha, no bairro Joaquim Romão. A suspeita é que ele tenha sido soterrado devido a um rompimento de uma adutora, o que provocou o desmoronamento da obra.
A vítima acabou soterrada dentro de um canal. Outros dois operários foram projetados para dentro da vala, mas foram resgatados com vida por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Jequié. Eles foram levados para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. Ainda segundo o blog, os operários são de uma prestadora de serviço da Embasa.
Após ser internado no Hospital do Oeste depois de sofrer um desmaio em Barreiras, no oeste do estado (veja aqui), o vice-governador João Leão (PP) deve receber alta ainda durante a tarde desta quinta-feira (5). A informação foi passada ao Bahia Notícias pelo filho do progressista, o deputado federal Cacá Leão (PP). O parlamentar contou que o pai desmaiou ao fim da inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento na cidade. Ainda segundo ele, o problema foi causado por uma hipoglecimia. “Ele estava em Brasília ontem e chegou meia-noite em Salvador.
Acordou às 4h da manhã para uma agenda no oeste. Tinha feito inauguração em Buritirama e outra em Mansidão e estava em Barreiras inaugurando uma UPA. Quase no fim do evento, quando já tinha acabado de discursar ele teve um desmaio”, relatou Cacá, que está em Brasília, mas já conversou com o pai e garantiu que está tudo bem com o vice-governador. Em nota, a Secretaria de Comunicação do governo estadual informou que Leão passou por exames de rotina e teve a pressão arterial estabilizada. Ele está lúcido e o quadro de saúde está sob controle. Está tão bem que queria ir para Catolândia, onde tinha uma agenda hoje à tarde”, brincou Cacá.
Quatro homens foram capturados, na manhã desta quinta-feira (5), acusados de envolvimento no homicídio de Atillas Henrique Batista Souza, 18 anos, assassinado em junho, no município de Barreiras, no oeste da Bahia. Equipes da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 84ª Companhia Independente de Polícia Militar e das Rondas Especiais (Rondesp) Oeste prenderam Victor Cássio dos Santos Brito, Vanderson Gonzaga de Oliveira, Adenirton Machado de Carvalho e Jackson Gonzaga de Oliveira.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as investigações apontaram que, após uma discussão ocorrida no dia 25 de junho, os quatro seguiram a vítima e a atacou com uma faca. O grupo teria premeditado o ataque como vingança. Os suspeitos foram levados a sede da Delegacia Territorial, onde foram constatadas outras passagens pela polícia por tráfico de drogas, estelionato, receptação, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
Um homem de 25 anos foi encontrado morto no início da tarde dessa quinta-feira, 05, na cidade de Dário Meira. Conforme apurou o site Giro em Ipiaú, o corpo foi localizado por populares em uma construção no bairro Nova Jerusalém. A Polícia Militar foi acionada e guarda o local do crime até a chegada do DPT de Jequié. A vítima foi identificada como Deivson Souza Santos, conhecido também pelo apelido de ‘Deivissinho’, morador da cidade.
Populares disseram que o jovem fazia uso constante de bebidas alcoólicas e de drogas. Ainda conforme informações de moradores que presenciaram a cena do crime, o corpo possui marcas de tortura e ao seu lado foi encontrado pedaços de madeira, possivelmente usados para matar a vítima. Arame farpado com marcas de sangue também foi encontrado no local. O crime será investigado pela Polícia Civil do município.
Populares que necessitam de atendimento na área de saúde estão reclamando a muito tempo da falta de médico no PSF do bairro Waldeck Ornelas, na cidade de Uruçuca. No local as reclamações do povo vão além da falta de médico. O governo do prefeito Moacyr Leite (DEM), não vem agradando a população de Uruçuca, que tem procurado com freqüência os meios de comunicação para reclamar. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A Prefeitura Municipal de Maraú vem obtendo êxito na reestruturação da feira-livre na sede do município. Segundo o Secretário Municipal da Agricultura, Valdemir Souza Lisboa Filho (Mica), a feira estava funcionando de forma irregular, chegando a acontecer nas quartas e quintas. Á pedido da prefeita Gracinha Viana (PP), a Secretaria de Administração através de comunicados na mídia, e em diálogo com os feirantes, conseguiu revitalizar e resgatar a tradicional feira livre de Maraú aos sábados.
Segundo Mica, os feirantes e agricultores que já não estavam mais comercializando seus produtos no local por conta da falta de organização estão satisfeitos com a idéia e já começaram a abraçar a causa. “Com força de vontade e muito trabalho, vamos tornar a feira de Maraú mais atrativa não só aos marauenses como também aos visitantes”, disse Gracinha. (Ascom/Maraú)
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito, Antônio de Anízio.
O governo do estado da Bahia e a Prefeitura de Itacaré inauguraram na tarde desta quarta-feira o novo Centro de Treinamento de Canoagem, um espaço voltado para a formação, acompanhamento e treinamento dos atletas. O novo e moderno equipamento fica no bairro da Passagem, ao lado do local onde será construído o Campo de Futebol da cidade e conta com salas de fisioterapia e troféus, além de cozinha, academia, vestiários, dispensa, garagem para canoas, passarela e deck de madeira. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, do secretário estadual de Trabalho, Renda e Esporte, Vicente Neto, do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, do deputado estadual Rosemberg Pinto, do presidente da Associação de Canoagem de Itacaré, Rodrigo Ferreira, do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, além de vereadores, secretários municipais, servidores, atletas, dirigentes do projeto Remando no Rio de Contas, pais e representantes das mais diversas comunidades. O prefeito Antônio de Anízio destacou a importância do novo equipamento para que os atletas de Itacaré possam cada vez mais ser destaque a nível nacional e internacional.
A obra do novo Centro de Canoagem foi executada pelo Governo do Estado.
De acordo com ele, a construção do Centro de Canoagem é a concretização de um sonho de muitas crianças e jovens do município. “Itacaré já uma referência no esporte a nível mundial e com esse novo equipamento novos atletas serão despertados, incentivados e revelados”, complementou o prefeito. E atendendo a uma solicitação dos atletas, o prefeito Antônio de Anízio sugeriu que o Centro de Treinamento receba o nome da ex-atleta Sandra Regina Pereira Silva, uma das pioneiras dessa modalidade no município. O secretário estadual de Trabalho, Renda e Esporte, Vicente Neto, explicou que a construção desse Centro de Canoagem representa mais um compromisso do governador Rui Costa com o esporte e disse ter a certeza de que a região ainda vai revelar outros grandes nomes dessa modalidade. O presidente da Associação de Canoagem de Itacaré agradeceu ao Governo do Estado e a Prefeitura pelo novo equipamento que representa mais um marco na história do esporte na cidade.
COMPETIÇÃO
Ainda durante a solenidade de inauguração foi realizada a primeira competição de canoagem do novo Centro de Treinamento, contando com a participação de atletas de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã. Logo depois foi a vez da premiação dos atletas de diferentes categorias que venceram a competição, além dos incentivadores da canoagem na região. A obra do novo Centro de Canoagem foi executada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), numa parceria com a Prefeitura de Itacaré, que cedeu o terreno para a construção da unidade. O investimento para a construção do Centro de Canoagem é de cerca de 900 mil reais. A previsão é que, nos primeiros meses de funcionamento, sejam oferecidas 150 vagas para crianças e adolescentes, com prioridade para estudantes de escolas públicas e de baixa renda. Serão inseridas nas atividades crianças com idade a partir de oito anos.
Gracinha Viana e sua equipe durante reunião no TJBA I Foto: Divulgação
A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), continua em Salvador nesta terça-feira (04), em busca de recursos e soluções para sanar alguns problemas no município. Gracinha já esteve na Governadoria, cobrando o asfaltamento da BR-030, entre a BA-001 até a sede de Maraú. A obra já foi prometida pelo governador Rui Costa. Ainda em Salvador, Gracinha esteve na FUNASA e participou de uma reunião no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), para tratar de assuntos referentes à implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Prefeitura Municipal de Maraú (Cejusc Municipal), que será inaugurado até o final deste mês.
A instalação do Cejusc Municipal é fruto de um Convênio entre a Prefeitura de Maraú e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O Cejusc é uma instância para dar solução a um conflito antes que ele se torne ação na Justiça. Gracinha Viana está acompanhada pela chefe de gabinete, Ione Silva e pelo supervisor de ações do gabinete, Cleverson de Abreu. Nesta quarta-feira (05), a comitiva da prefeitura de Maraú irá visitar o DNIT para cobrar soluções concernentes à recuperação da BR-030. (Ascom/Maraú)
Um homem foi executado na noite dessa terça-feira (03), no bairro Parque Vista, em Itabuna. Segundo informações preliminares, a vítima, que ainda não foi identificada, foi alvejada por vários disparos de armas de grosso calibre.
Projéteis, inclusive, de espingarda calibre 12, foram encontrados na cena do crime. Segundo o blog Plantão Itabuna, populares disseram que ouviram vários disparos, eles chegaram a pensar que era bomba. Logo depois, veio a confirmação do atentado.
O juiz substituto da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, Luiz Sérgio dos Santos Vieira, deu prazo de 48 horas para que Estado e Município garantam recursos financeiros para a reabertura do Hospital São Lucas, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A decisão a qual o Pimenta blog teve acesso determina, ainda, o valor de R$ 750 mil por três meses para financiar os serviços do São Lucas como hospital de retaguarda à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) do Monte Cristo. O valor deverá ser desembolsado por Estado e Município. O São Lucas suspendeu o atendimento desde o dia 1º de junho, após encerramento do contrato da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Santa Casa de Misericórdia.
A Secretaria de Saúde se negou a atender o valor proposto pela Santa Casa, de R$ 869 mil. Queria pagar apenas R$ 542,6 mil, mas não formalizou proposta à instituição. A decisão do juiz Luiz Sérgio dos Santos Vieira é desta terça-feira (3) e atende a uma ação movida pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). Ela obriga Estado e Município a funcionar, “no mínimo, nos moldes fixados e pactuados” em audiência, com atendimento aos pacientes “clínicos, oncológicos, cardiológicos e nefrológicos”, celebrando contrato emergencial com a Santa Casa. A multa em caso de descumprimento da decisão é de R$ 20 mil, por dia, até o limite de R$ 200 mil.
Um homem indentificado como Franclin Williams de Santana da Cruz, 25 anos, foi executado com tiros, na tarde desta terça-feira (3), dentro de um carro que fazia Uber, no bairro Vale das Pedrinhas, em Salvador. Conforme o relato do motorista do Uber, Franclin estava acompanhado de uma mulher, no banco de trás do carro, quando um outro veículo fez o condutor parar. “Pegaram ele pela janela de trás, executaram o rapaz e a outra passageira deu tempo de correr.
E eu nasci de novo”, contou. A ocorrência foi confirmada pelo major Amilton, da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Ainda não há informações sobre trânsito na região. De acordo com a polícia, Franclin tinha passagens por roubo, em 2014 e 2015. Com informações do repórter Marcelo Castro, da Record TV Itapoan.
A mãe do cantor Hiago Danadinho, que foi projetado pela banda La Fúria e hoje aposta na carreira solo, teria sido esfaqueada pelo ex-companheiro. Foram dez facadas na mãe do artista, segundo o programa Balanço Geral Tarde, da Record TV Itapoan.
O caso está sendo tratado na delegacia de Praia do Forte, em Mata de São João, onde parentes da vítima foram ouvidas. O estado de saúde de Tatiana, mãe de Hiago, é considerado grave. O acusado, conhecido como Capim Dourado, foi preso na tarde desta segunda-feira, mas já foi liberado pela polícia.
A maioria dos pacientes são crianças com até cinco anos.
Em decorrência de um surto de sarampo, a prefeitura de Manaus decretou situação de emergência na cidade, nesta terça-feira (3). O decreto, anunciado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, tem validade de 180 dias. Segundo informações do G1 AM, um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aponta que 271 casos já foram confirmados na cidade. A maioria dos pacientes são crianças com até cinco anos.
Além disso, a Semsa indica que há 1.841 casos sob investigação em Manaus, sendo a maior concentração na Zona Norte. De acordo com a publicação, o surto da doença na capital do Amazonas chegou a provocar a antecipação da campanha de prevenção, que estava prevista para iniciar em agosto. Com isso, até o dia 18 de junho, a cobertura vacinal no Estado alcançou 81,2% do público alvo.
Patrick foi baleado e não resistiu I Foto: Reprodução
Um jovem de 24 anos foi assassinado na noite dessa terça-feira (03), na Rua do Passa Gado, elevando para o número de quatro homicídios registrados nos últimos três dias em Ipiaú. De acordo com informações preliminares, Patrick Santiago Souza foi morto após ser chamado por dois indivíduos. Moradores vizinhos ao local do crime disseram que ouviram quatro disparos. Ainda baleado, Patrick chegou a fugir e pedir ajuda.
Ele foi socorrido por populares em um veículo e encaminhado para o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiu. Conforme informações apuradas pelo site Giro em Ipiaú, a vítima estava morando em São Paulo há cerca de 5 anos e voltou para Ipiaú há três meses. Um parente informou à polícia que o jovem já tinha passagens policiais. O crime será investigado pela Polícia Civil do município.
A Prefeitura de Maraú, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, começou nesta terça-feira (03), a recuperação de ruas do distrito de Barra Grande. O trabalho vem sendo coordenado pelo administrador do local, Pedro Fontes. A prefeita Gracinha Viana (PP), verificou recentemente a situação de conservação das vias e autorizou a execução dos serviços na localidade.
Foto: Divulgação/PMM
O trabalho consiste no nivelamento e melhorias dos pontos críticos das ruas do distrito que estavam em péssimas condições de tráfego, em virtude das últimas chuvas. (Ascom/Maraú)
Sesab é parceira da Prefeitura de Ubaitaba neste projeto.
Com o atendimento das 140 primeiras pacientes no mamógrafo instalado num caminhão na Praça Cultural, em Ubaitaba, nesta terça-feira, foi iniciado o programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Um toldo foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento confortável das mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos de idade. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) é parceira da Prefeitura de Ubaitaba neste projeto que vai atender pelo menos 1.300 pacientes. Pelo cronograma, até quinta-feira, serão atendidas na carreta as mulheres do centro da cidade, Bela Vista e Telebahia, além da demanda espontânea. Na quinta, a tarde, e na sexta-feira, pela manhã, pacientes provenientes do Distrito de Faisqueira.
No sábado pela manhã, a zona rural, incluindo Cruzeiro do Sul, Batalha, Duas Irmãs. À tarde, Oricó, Melos, Caguinhos e Piraúna. Na segunda e terça-feira (dias 9 e 10) serão atendidas as mulheres do Armandão e Maria Olímpia. Na quarta (dia 11), mais pacientes do bairro Maria Olímpia (também conhecido Matadouro) durante todo o dia. Na quinta-feira e na sexta (dias 12 e 13), as mulheres da faixa etária prioritária da Ruinha de Santo Antônio. E na tarde do dia 13, último dia, serão atendidas pacientes em demanda espontânea, ou seja aquelas mulheres não localizadas pelo rastreamento efetuado pelos agentes comunitários de saúde e pelas Unidades de Saúde da Família (USF).