Ubaitaba Urgente

MORRE AOS 63 ANOS PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARRA DO CHOÇA

Paulo de Jesus Rocha (PT) I Foto: Reprodução/ Achei Sudoeste
Paulo de Jesus Rocha (PT) I Foto: Reprodução/ Achei Sudoeste

O presidente da Câmara de Vereadores de Barra Choça, Paulo de Jesus Rocha (PT),  morreu na manhã deste domingo (1º), aos 63 anos. Mais conhecido como Paulo Bateria, o petista foi vítima de um infarto fulminante. De acordo com o site Achei Sudoeste, Rocha morreu às 6h30 em casa. Ele comandava pela primeira o Legislativo da cidade.

ACIDENTE DE ÔNIBUS NA ÍNDIA DEIXA PELO MENOS 44 PESSOAS MORTAS

Foto: Reprodução/ Times of India
Foto: Reprodução/ Times of India

Um acidente de ônibus deixou pelo menos 44 pessoas mortas e outras 13 feridas neste domingo (1º), no estado de Uttarakhand, na Índia. Segundo informações do G1, o veículo caiu em uma ribanceira. “Por volta das 8h35 (0h35 em Brasília) um ônibus que transportava passageiros entre duas localidades caiu em um profundo desfiladeiro e, por enquanto, 44 pessoas foram encontradas mortas”, afirmou o encarregado administrativo do distrito de Garhwal, Sushil Kumar.

As pessoas resgatadas com vida foram transferidas para vários hospitais do estado. As autoridades indianas afirmaram também que a operação de resgate vai continuar porque o número de vítimas pode aumentar. Ainda não se sabe o que provocou o acidente.

HOMENS ENCAPUZADOS INVADEM CASA E MATAM QUATRO EM SERRINHA

Quatro pessoas foram mortas na madrugada deste sábado (30), no povoado de Campo Limpo, zona rural de Serrinha, nordeste do estado. Segundo informações do delegado Mousart Cavalcanti, homens encapuzados invadiram a casa em busca do traficante Jaquison Chagas do Espírito Santo, o Jaquinho de Periperi, 35, e acabaram matando outras pessoas que estavam na residência. “Quatro a seis homens invadiram a casa por volta de quatro e meia da manhã perguntando por ele. Gritaram perdeu, perdeu. Mandaram deitar no chão e executaram os quatro no chão da cozinha”, contou o delegado.

Na ação, foram mortos além do traficante, sua companheira Milene Gomes dos Santos, 27, o dono da roça e compadre de Jaquinho Cleidir Lopes dos Santos,35, e o caseiro Roberto Santos Pereira. No crime foram usadas armas “pequenas”, o que a polícia suspeita que sejam revólveres ou pistolas. Jaquinho é traficante em Salvador e atua no bairro de Periperi e, inclusive, já tinha passagem pela polícia por este tipo de crime. Até o momento, não há indícios que as outras vítimas também tenham envolvimento com o crime. (Correio 24hs)

ALEXANDRE DE MORAES NEGA LIBERDADE A LULA E ARQUIVA PEDIDO NO STF

Lula (PT) I Foto: Reprodução
Lula (PT) I Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta sexta-feira (29), o novo pedido de liberdade pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Moraes também arquivou o pedido da defesa para que o caso fosse analisado pela Segunda Turma da Corte. O ex-presidente Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde abril deste ano.

POLÍCIA PRENDE E IDENTIFICA AUTORES DE TIROTEIO NA SOARES LOPES, EM ILHÉUS

Eric (à esquerda) foi morto a tiros por Samuel em disputa do tráfico
Eric (à esquerda) foi morto a tiros por Samuel em disputa do tráfico.

A polícia Civil confirmou que o tiroteio ocorrido no circuito da festa de aniversário dos 484 anos de fundação de Ilhéus, por volta das 23h20min, envolve a disputa pelo tráfico de drogas no município. O tiroteio provocou correria e pânico na Avenida Soares Lopes. O jovem morto, Eric Souza dos Santos, de 22 anos, é filho de um dos líderes do tráfico em Ilhéus, Irineu Souza, o Coroa Irineu, do Alto do Coqueiro. Samuel Pólvora Vieira, 24, e Igor Jesus da Silva, 21,  foram identificados pela esposa de Eric como os autores dos disparos. Os disparos efetuados por Samuel e Igor também fizeram outras duas vítimas, um policial militar e outro homem de 33 anos, ambos já em casa e fora de risco de morte. Após ser atendido no Hospital Regional Costa do Cacau, o soldado da PM esteve na delegacia, ainda na madrugada, quando reconheceu Igor como um dos atiradores.

Igor passou pelo policial com uma arma na mão, conforme depoimento. A esposa de Eric, Michele, disse à polícia que Samuel atirou várias vezes no jovem. Ainda segundo o depoimento, a arma do crime foi levada para o circuito na bolsa da companheira de Samuel, identificada como Dominique. Ela tirou o revólver e entregou a arma ao criminoso quando os dois avistaram Eric, atingido por, pelo menos, cinco disparos. Já baleado, Eric ainda levou um tiro na cabeça, disparado por Igor, conforme os depoimentos. Samuel e Igor, de acordo com a coordenação regional da Polícia Civil, foram autuados em flagrante pelo homicídio do filho do traficante e dupla tentativa de homicídio contra o policial e o cidadão que estava no circuito da festa. (Pimenta blog)

SUKA CARNEIRO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA ASFALTAR CENTRO DE UBAITABA

Foto: Divulgação/PMU
Foto: Divulgação/PMU

Em Ubaitaba o desenvolvimento não para. A partir da assinatura da ordem de serviço, a cidade vai ganhar a pavimentação de 1,5 quilômetros de asfalto da Avenida Vasco Neto e do entorno da Praça 27 de julho. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, dia 28, com a presença da prefeita Suka Carneiro, do vice-prefeito Jailton Araújo, da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB-BA), vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil. Ao agradecer ao governador Rui Costa e à deputada Fabíola, responsável pela emenda que contemplou a cidade, a prefeita Suka Carneiro, revelou que nestes 18 meses de gestão já foram cumpridos 70% do Plano de Governo que apresentou aos eleitores em 2016. “Este momento é de muita alegria, muita emoção por cumprir mais um compromisso com minha gente. O asfalto era um sonho que agora se concretiza”, afirmou. Suka lembrou a luta para limpar o nome da cidade para que se tornasse apta a receber recursos dos governos federal e estadual. Agora será executada a primeira etapa do convênio com o Governo do Estado, mas a prefeita declarou que por seu compromisso vai lutar para buscar mais verbas que contemplem outras avenidas e ruas do centro da cidade com asfaltamento. A maioria dos discursos destacou o novo tempo que vive Ubaitaba.

O vice-prefeito Jailton Araújo, por exemplo, disse que a chegada da pavimentação asfáltica demonstra o acerto da parceria da administração Suka Carneiro com o Governo estadual. “A gestão municipal optou em ficar do lado certo e fazer o bem para o nosso povo. Afinal, com os projetos quem ganha é a comunidade”, sentenciou. A deputada Fabíola Mansur recordou que já fez mais de 40 visitas a Ubaitaba e afiançou que vai continuar lutando na Assembleia Legislativa e junto ao governador para obter mais recursos para a cidade. A parlamentar listou as emendas que permitiram kits odontológicos, veículos, 20 banheiros para atender as famílias do distrito de Faisqueira, barracas para ambulantes e reforma e ampliação do Mercado da Farinha. “É preciso reconhecer que a prefeita Suka faz uma gestão que serve de modelo. Além disso, seu compromisso e dedicação demonstram que foi necessário uma mulher de fibra chegar ao poder para transformar Ubaitaba e tornar a cidade melhor para sua gente”, discursou a deputada. Em seguida, a prefeita e os demais políticos fizeram a entrega dos kits odontológicos à Ruinha e ao Distrito de Piraúna e prestigiaram a assinatura da Ordem de Serviço dos banheiros para as 20 famílias do Distrito de Faisqueira.

JOVEM É MORTO A TIROS NA PORTA DE CASA; VÍTIMA CRITICOU VIOLÊNCIA DOIS DIAS ANTES COMPARTILHANDO FILME TROPA DE ELITE

Jovem foi morto a tiros na porta da casa onde morava no sul da Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)
Jovem foi morto a tiros na porta da casa onde morava no sul da Bahia.

Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na noite da quinta-feira (28), na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu na porta da casa onde a vítima morava, no bairro Vila Caraipe. Conforme a polícia, testemunhas contaram que criminosos armados se aproximaram do jovem, em um carro, e atiraram contra ele. Após a ação, os homens fugiram. A vítima, identificada como Gabriel Vieira Aguiar, morreu no local do crime. O corpo do jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.

Dois dias antes de ser morto, Gabriel Aguiar usou as redes sociais para compartilhar uma cena do filme “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, com uma crítica à corrupção e violência no país. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Contudo, conforme a polícia, as principais linhas de investigação são execução ou crime passional, porque a vítima não tinha envolvimento com crimes. No Facebook, a mãe do jovem compartilhou uma foto do filho e fez uma homenagem. Na legenda da imagem, a mulher falou sobre a perda. “Muita saudade meu filho. Meu coração está partido com tanta violência. Você sempre será meu bebê. Te amo”, escreveu. (G1)

CANTOR DEVINHO NOVAES DIZ QUE FOI AGREDIDO DURANTE SHOW; VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em vídeo postado em suas redes sociais, o cantor Devinho Novaes, uma das atrações dos festejos juninos de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, denunciou que teria sido agredido no local do show. Ele diz que chegou a ser ameaçado com uma arma. “Hoje, aqui em Coruripe, um segurança tentou me enforcar e me deu um soco no pescoço, isso não existe”, disse chorando, em seu stories do Instagram. “Eu estava tentando sair […] e um tenente veio e me enforcou […] a gente trata as pessoas bem, não precisava disso velho”, acrescentou.

De acordo com o site TNH1, da TV Pajuçara, afiliada da Record no estado, o 11º Batalhão da Polícia Militar de Coruripe informou, através pelo supervisor que, pelos primeiros levantamentos, houve uma discussão entre a equipe de Devinho e seguranças. Sobre o fato de o cantor apontar que o agressor era um tenente, o supervisor informou que o único tenente de plantão pelo batalhão nessa quinta era ele próprio, que estava em uma ação da polícia em outra localidade, na cidade de Penedo.

STF LIBERA PORTE DE ARMA PARA GUARDAS MUNICIPAIS DE TODO O BRASIL

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por meio de decisão liminar, o ministro Alexandre de Moraes liberou o porte de arma a todos os guardas municipais do país, mesmo quando eles estiverem fora de serviço. A medida foi garantida com a suspensão de parte do Estatuto do Desarmamento, que previa essa liberação apenas a guardas de cidades com mais de 500 mil habitantes. Para outros municípios, o uso de arma só poderia ocorrer em serviço. Segundo informações de O Globo, ao analisar o pedido feito pelo Diretório Nacional do Democratas, o ministro justificou que o critério do tamanho da cidade utilizado no Estatuto não condiz com o índice de criminalidade no local.

“As variações demográficas não levam automaticamente ao aumento ou à diminuição do número de ocorrências policiais ou dos índices de violência, estes sim relevantes para aferir a necessidade de emprego de armas ou outros equipamentos de combate à criminalidade”, argumentou o magistrado. Moraes acrescenta que instituições, como a Guarda Municipal, possuem importância cada vez maior no combate à violência.

FEIRA: MULHER SE DESESPERA COM RISCO DE BOTIJÃO EXPLODIR, SE JOGA DE 3° ANDAR E MORRE

Anatalia dos Santos Freitas I Foto: Acorda Cidade
Anatalia dos Santos Freitas I Foto: Acorda Cidade

Uma mulher morreu após se jogar do terceiro andar de um prédio em Feira de Santana na noite desta quinta-feira (28). Vizinhos disseram à Polícia que a mulher se desesperou com medo de um botijão de gás explodir e se atirou pela janela do apartamento. Segundo o Acorda Cidade, o fato ocorreu no Residencial Aeroporto, no bairro Santo Antônio dos Prazeres.

Moradores também contaram que uma vizinha gritou afirmando que o botijão que estava trocando, vazou e ia explodir. Ainda segundo o site, residentes do prédio chegaram a descer as escadas correndo, entre elas a vítima, que se desesperou e se jogou do terceiro andar, tendo morte instantânea. O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

QUADRILHA ARMADA EXPLODE AGÊNCIA DE ABARÉ E FOGE PELO RIO SÃO FRANCISCO

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

A única agência bancária de Abaré, na divisa com Pernambuco, foi alto de explosão na madrugada desta sexta-feira (29). Segundo a Delegacia Territorial, a quadrilha, com cerca de 10 a 15 homens, atacou o Bradesco por volta das 2h. A ação teria durado cerca de 1 hora e culminou na explosão do cofre da agência. Com o dinheiro, os acusados fugiram a bordo de dois carros.

Os veículos chegaram a ser incendiados em uma estrada vicinal, antes de os criminosos atravessarem o Rio São Francisco e saltarem do lado da cidade de Cabrobó, já em território pernambucano. Uma viatura da Polícia Militar chegou a ser alvejada pela quadrilha. Não há registro de feridos. Fontes ligadas à Polícia disseram ao Bahia Notícias que a situação da segurança em Abaré vai de mal a pior. “Estamos ao Deus dará aqui. Estamos sem estrutura nenhuma, vivendo da sorte”, disse uma pessoa que preferiu não se identificar.

ITIRUÇU: CITADO EM POLÊMICA, PRESIDENTE DA CÂMARA NEGA ATAQUE À CASA DE EX-PREFEITO

Ezequiel Borges (PRB) I Fotos: Blog Itiruçu Online
Ezequiel Borges (PRB) I Fotos: Blog Itiruçu Online

Com o nome envolvido na polêmica de um suposto ataque à casa de um ex-prefeito, o presidente da Câmara de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá, Ezequiel Borges negou participação no ato. Conforme noticiado no Bahia Notícias, a Polícia Civil da cidade, através da delegada titular Maria do Socorro, apura uma suspeita de vandalismo na casa do ex-prefeito de Itiruçu Aílton Cezarino.

O fato ocorreu após eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores, que reelegeu Ezequiel Borges. Em nota, a defesa do vereador disse que “não disparou” nem deu “ordens para disparos de qualquer artefato contra a residência de qualquer morador da cidade de Itiruçu”. Ezequiel também declarou que não é da “índole” práticas de agressão “física ou verbal”.

JOVEM É CONDENADA POR PERMITIR OFENSAS EM GRUPO DE WHATSAPP

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a administradora de um grupo no aplicativo WhatsApp a pagar R$ 3 mil de indenização por permitir ofensas a um dos membros. De acordo com o Correio Braziliense, o caso aconteceu em 2014, quando a ré, na época menor de idade, criou um grupo de WhatsApp chamado “Jogo na casa da Gigi”, para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo passada junto aos colegas da escola. De acordo com os autos do processo, durante a conversa, um dos integrantes do grupo passou a ser alvo de xingamentos homofóbicos.

Após a primeira confusão, a jovem chegou a encerrar o grupo e criar um novo, no qual, ainda assim, as ofensas continuaram. Para o juiz, o erro da administradora foi o fato de ela não ter removido os autores dos xingamentos. Mesmo que a jovem não tenha ofendido diretamente a vítima, teve “participação fundamental nos fatos, vez que era a organizadora do grupo”, argumentou. Na decisão, o magistrado também levou em conta o uso dos emojis durante a discussão, ao afirmar que a ré usou quatro emojis “chorando de rir” quando a vítima ameaçou processá-la. O caso foi julgado na 34ª Câmara de Direito Privado do Estado de São Paulo. A ré ainda pode recorrer da decisão. (Bahia Notícias)

CASAL É PRESO POR JOGAR O CORPO DA PRÓPRIA FILHA DENTRO DE LIXO EM SP

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um casal foi preso em flagrante na noite desta quinta-feira (28) após abandonar uma criança recém-nascida em uma lixeira, em Santos, em São Paulo. O corpo da menina, que tinha perfurações no pescoço, foi encontrado por um catador de latinhas que vasculhava uma lixeira em frente a um prédio na cidade. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de homicídio. De acordo com informações do G1, o casal mora na rua em que a criança foi encontrada e, além da recém-nascida, têm uma filha de três anos.

A mulher deve responder, ainda, por ocultação de cadáver. Já o homem, deve responder por favorecimento pessoal. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontará as circunstâncias da morte da menina, mas exames preliminares apontam que a criança nasceu viva e apresentava perfurações na região do pescoço.

IBIRAPITANGA: MUNICÍPIO ENCERRA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 COM REDUÇÃO DE 72,2 % EM HOMICÍDIOS

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O município de Ibirapitanga ao fim desse primeiro semestre de 2018 alcançou uma importante marca: a redução de 72,2% em homicídios. No ano de 2017 nesse mesmo período, já haviam  ocorrido 18 homicídios, e em contrapartida, esse ano de 2018 o semestre foi encerrado com 5 homicídios. Em entrevista ao site UBAITABA URGENTE, o delegado substituto de Ibirapitanga, Drº Adelino Loyola, destacou a importância da parceria instituída entre as polícias Civil e Militar com repercussões na diminuição da criminalidade no município.

Na oportunidade o delegado também destacou a importante parceria instituída com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município, através do CREAS, no acompanhamento das vítimas de crimes envolvendo à Lei Maria da Penha e de estupro vulnerável, como também do Conselho Tutelar, no trabalho simultâneo com a Delegacia. “Agradeço imensamente todo o apoio do Major Marinho, comandante da 61ª CIPM/Ubaitaba e do comandante do Pelotão/PM de Ibirapitanga, Tenente Brasil, que tem nos auxiliado de forma efetiva na obtenção desses números de diminuição da criminalidade no município e sobretudo da confiança  que a comunidade de Ibirapitanga vem depositando em nosso trabalho”, disse o Drº Adelino.

FESTEJOS CONTINUAM EM ITACARÉ COM O SÃO PEDRO EM TABOQUINHAS

Foto: Divulgação/PMI
Foto: Divulgação/PMI

As tradicionais festas juninas continuam em Itacaré, dessa vez com a realização do São Pedro no bairro São Roque, distrito de Taboquinhas, neste sábado, dia 30. A festa começa às 20 horas na praça Adalto Lima, com apresentações de quadrilhas juninas, seguindo com os shows das bandas Jacutinga no Forró, Cangaceiros do Forro e Juninho e Banda no Forró. A realização é da Prefeitura de Itacaré.

Considerado um dos eventos mais esperados de Itacaré, os festejos juninos animaram os itaareenses e turistas durante todo o mês de junho, nos mais diversos bairros, distritos e povoados do município. Os eventos foram organizados pelas comunidades, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, e tiveram como objetivo manter a tradição e a alegria de uma das festas mais populares da cidade. E não faltaram alegria, animação, decoração, grandes atrações, comidas e bebidas típicas e as tradicionais quadrilhas juninas. 

PREFEITURA DE ITACARÉ REFORMA POSTO DO POLÍCIA RODOVIÁRIA

Foto: Divulgação/PMI
Foto: Divulgação/PMI

Com a proposta de consolidar cada vez mais a parceria com a Polícia Militar da Bahia e garantir muito mais segurança aos itacareenses e turistas, a Prefeitura de Itacaré está realizando a recuperação total da unidade do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, que. fica situado no quilômetro 6 da rodovia Itacaré-Ilhéus. No local já foram realizados a recuperação das redes elétrica e hidráulica, substituição do telhado, melhoria das instalações, pintura geral e uma série de outros serviços que vão garantir muito mais comodidade e conforto para que os policiais possam desempenhar seus serviços.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que a segurança é uma responsabilidade de todos, daí a importância de se firmar a parceria com as polícias Militar e Civil para melhorar os serviços, garantir unidades e instalações mais dignas para os profissionais e assegurar à população muito mais tranquilidade. E essa parceria, segundo ele, tem sido constante por parte da Prefeitura de Itacaré, por reconhecer esse trabalho dos policiais e compreender que segurança se conquista com a união e a participação de todos.

No ano passado o prefeito Antônio de Anízio sancionou a Lei 290/2017 que autorizou o poder executivo municipal outorgar a cessão de uso de um imóvel para a implantação da sede da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar. O novo espaço doado à PM fica localizado na rua João de Souza, bem no centro da cidade, no imóvel onde funcionava a antiga Telebahia. De acordo com a legislação, caberá à Polícia Militar realizar as benfeitorias no imóvel adequando às condições necessárias para o funcionamento da 72ª CIPM.

POLÍCIA CIVIL

A Prefeitura de Itacaré também vem realizando um trabalho conjunto com a Polícia Civil. Recentemente o governo municipal entregou um novo espaço para o funcionamento da delegacia. O prédio foi totalmente reformado e agora oferece condições muito mais dignas para o desempenho do trabalho da Polícia Civil. O imóvel fica na praça Newton Coelho (Praça do Fórum), bem no centro da cidade. A Prefeitura de Itacaré também vem firmando diversas outras parcerias e garantindo o apoio para que o trabalho realizado pela Polícia Civil seja cada vez melhor.

PROGRAMA DO CÂNCER DE MAMA ATENDERÁ EM UBAITABA

Programa itinerante chega a Ubaitaba na segunda-feira|| Foto Aleilton Oliveira
Programa itinerante chega a Ubaitaba na terça-feira|| Foto Aleilton Oliveira

No próximo mês, moradoras de Camacan serão as primeiras atendidas por uma das equipes do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria de Saúde da Bahia. O atendimento no município de pouco mais de 33 mil habitantes será realizado de 3 a 18 de julho. No dia seguinte, na terça-feira, outra equipe do programa itinerante inicia o trabalho em Ubaitaba. De acordo com o cronograma da Sesab, o atendimento às mulheres com idade de 50 a 69 anos será feito até o dia 13. Durante o mês de julho o programa passará ainda por Ibirapitanga, Aurelino Leal, Maraú, Itajuípe, Coaraci, Almadina, Jussari, Pau Brasil, Itapitanga, Ibicaraí, Floresta Azul e Itaju do Colônia. Segundo a Sesab, a meta  é atender 14.740 mulheres na faixa de 50 a 69 anos, residentes nos 14 municípios do sul da Bahia.

A diretora de Projetos Estratégicos (Dipro) e, coordenadora do Saúde sem Fronteiras, Jucélia Nascimento, destaca que mamografia é o exame que detecta precocemente o câncer de mama. Para ser atendida a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

OPOSIÇÃO FECHA COM LEUR LOMANTO EM ITAJUÍPE

Leur Lomanto Jr., agora no DEM, deverá ter o apoio da segunda colocada nas eleições a prefeito de Itajuípe, Si Dantas, e de quatro vereadores que fazem oposição ao prefeito Marcone Amaral. Leur decidiu deixar a Assembleia Legislativa para disputar mandato de deputado federal.

Na Velha Pirangi, o parlamentar deverá contar, além de Si Dantas, com o apoio dos vereadores Ivan Júnior, Matheus Matos, João Magalhães e Fábio Almeida. Especulou-se que o grupo de Si Dantas poderia marchar com nomes da base aliada governista no Estado. Por sobrevivência política, ela optou por continuar na oposição em nível estadual. Ela foi derrotada por Marcone na disputa em 2016. (Pimenta blog)

MULHER MORRE APÓS BATER A CABEÇA NO TETO DO COLETIVO EM CONQUISTA

Foto: Reprodução/TV Bahia
Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma mulher morreu depois de ficar 13 dias internada em um hospital de Vitória da Conquista, por conta de um acidente que sofreu em um ônibus do transporte coletivo da cidade. A vítima bateu a cabeça no teto do coletivo quando o veículo passou por uma quebra-molas, e sofreu fratura em uma das vértebras. Familiares da mulher dizem que o ônibus estava em alta velocidade. A vítima foi Cidinalva Gusmão da Silva, de 49 anos. Ela morreu na terça-feira (26), no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O acidente ocorreu no dia 13 de junho. Familiares contam que Cidinalva estava indo para casa com uma irmã dentro de um ônibus da Viação Vitória, uma das duas empresas que prestam serviço de transporte público na cidade, quando tudo aconteceu. Os parentes contam que o ônibus estava em alta velocidade e não freou para passar sobre o quebra-molas. Com o impacto, Cidinalva, que estava em pé dentro do coletivo, perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça no teto. Em seguida, a mulher caiu.

“Batemos até o teto do ônibus e voltamos. Ela bateu as costas no acento da cadeira e entrou em desespero nesse momento”, contou a irmã da vítima, Jaciara da Paixão. Após o acidente, ela foi levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas os parentes contam que o estado de saúde dela foi piorando aos poucos. “Ela pegou uma infecção e a perna dela, por causa da coluna, ficou mal e pensaram até em amputar”, disse o filho da mulher, Deive da Paixão. Por meio de nota, a Viação Vitória lamentou o ocorrido e disse que está oferecendo todo o apoio necessário para a família e os amigos da vítima. A empresa ainda destacou que as causas do acidente estão sendo apuradas. Os familiares da mulher, no entanto, dizem que somente depois da morte da vítima é que a empresa apareceu para oferecer ajuda. “Agora, depois que minha mãe faleceu, que veio dizendo que vai pagar a parte funerária da minha mãe”, disse o filho da vítima. (G1)