Ubaitaba Urgente

CONQUISTA: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARAM ATIVIDADES E COBRAM PISO DO FUNDEB

Foto Ilustrativa/ Marcio Silva/Acrítica
Foto: Ilustrativa/ Marcio Silva/Acrítica

Professores das escolas municipais de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, paralisaram as atividades nesta quarta-feira (20). O protesto cobra reajuste salarial. À TV Sudoeste, a presidente do sindicato da categoria (Simmp), Ana Cristina Silva Novais, disse que os docentes cobram atualização de 6,81% do piso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) estabelecido em janeiro deste ano.

Segundo o sindicato, a prefeitura disse que não dará reajuste. Uma nova rodada de negociação está prevista para a próxima terça-feira (26) com a gestão Herzem Gusmão (MDB). Na educação municipal de Conquista trabalham em torno de 1,7 mil professores que atuam em 184 escolas e 28 creches.

HOMEM É EXECUTADO A TIROS DENTRO DE BAR EM SANTA MARIA DA VITÓRIA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um homem foi executado a tiros na noite da última terça-feira (19), por volta das 21h, no interior de um bar, na Avenida Perimetral, em Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia. Carlos da Silva Vieira (Buda) jogava sinuca com um colega, quando três homens armados e encapuzados entraram no estabelecimento e efetuaram os disparos.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou a morte. Após o crime os atiradores fugiram tomando rumo ignorado. De acordo com o delegado  Alessandro Brandão Braga, o crime pode ter relação com o tráfico de drogas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

POLÍCIA CIVIL APREENDE MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS NA CIDADE DE MARAÚ

Foto: Reprodução/Barra 24hs
Foto: Reprodução/Barra 24hs

Agentes da polícia Civil apreenderam cinco máquinas caça-níquéis em três estabelecimentos comerciais na cidade de Maraú. Segundo o delegado titular do município, Drº Marcos Larocca, os proprietários dos estabelecimentos poderão responder por crime de contrabando e lavagem de dinheiro. Segundo o blog Barra 24hs, ninguém foi preso durante a operação.

SOBE PARA 26 O NÚMERO DE MORTOS POR H1N1 NA BAHIA

Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Continua crescendo o número de mortes pela gripe H1N1, um subtipo da influenza. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (20) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até o dia 16 fora registrados 199 casos da doença, destes 26 evoluíram para o óbito. O penúltimo boletim foi divulgado com 22 mortes. Nos primeiros seis meses deste ano, foram notificados 1.297 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 103 óbitos. Dentre esses casos, 261 foram confirmados para influenza. No mesmo período do ano passado, foram registrados 353 casos e 33 óbitos de SRAG.

Os casos confirmados de H1N1, até 16 de junho, ocorreram em 50 municípios, os óbitos foram registrados em 14 deles: Salvador (13); Apuarema (1); Camaçari (1); Feira de Santana (1); Irará (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (1); Monte Santo (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Sapeaçu (1); Serrinha (1); Uruçuca (1) e Vitória da Conquista (1). A faixa etária de maior ocorrência ficou entre os maiores de 60 anos e os menores de cinco anos, sendo que 61,53% dos óbitos ocorreram nesses grupos.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a gripe foi prorrogada, em todo o país, até a sexta-feira (22). Em toda a Bahia, 3,6 milhões de pessoas fazem parte do público-alvo. Até terça-feira (19), cerca de 72% deste público foi vacinado. A meta é vacinar 90% dessas pessoas. Em Salvador, a campanha de vacinação será encerrada um dia antes, na quinta-feira (21). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até agora, 84% do público-alvo foi imunizado. Na capital e no interior, quem tem direito à vacina deve procurar os postos de saúde de cada município.

TAXISTA ITABUNENSE ESTÁ DESAPARECIDO

"Primo" taxista está desaparecido I Foto: Arquivo
“Primo” taxista está desaparecido I Foto: Arquivo pessoal

O taxista Martiniano “Primo” está desaparecido desde a segunda-feira (18), conforme familiares. Ele chegou em casa no início da semana e, logo depois, deixou o carro e informou que iria caminhar, mas não retornou até o início da tarde desta quarta (20). Familiares prestaram queixa na polícia e a mobilização para localizá-lo envolve também os colegas de trabalho, a Praça Adami. Quem tiver informações precisas sobre “Primo”, pode ligar para 73-98839.4595.

ACOMPANHE O PROGRAMA REALIDADE ATUAL DESTA QUARTA (20), EM NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK

Jackson Cristiano I Foto: Facebook
Jackson Cristiano I Foto: Facebook

Acompanhe em nossa página no Facebook tudo que rolou no programa Realidade Atual desta quarta-feira (20), na FM Ubaitaba (87,9). Acompanhe nosso programa que vai ao ar de segunda a sexta, as 12hs. A transmissão é feita através da página do site Ubaitaba Urgente no Facebook. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PM DEFINE ESQUEMA DE SEGURANÇA DO SÃO JOÃO EM UBAITABA

Major PM Gilson Marinho entre as prefeitas Suka e Liu Andrade.
Major PM Gilson Marinho, entre as prefeitas, Suka (Ubaitaba) e Liu Andrade (A. Leal).

O Comando da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) disse que o esquema de segurança dos festejos juninos do Arraiá das Canoas, em Ubaitaba, de quinta-feira a domingo, já está definido. Serão empregadas quatro patrulhas, com média de 15 PMs cada uma, além de pessoal de apoio, o que vai dar sensação de segurança às pessoas da cidade e convidados que participarão da festa que terá muitas atrações. O circuito do evento será fechado, com acesso único.  De acordo com o Major Marinho, a Polícia Militar fez todo um planejamento para oferecer um esquema de segurança 24 horas por dia para que se mantenha o nível de tranquilidade que Ubaitaba experimenta.

Além disso, haverá circulação de viaturas, pessoal de policiamento a pé e o serviço de inteligência e ordinário funcionando no policiamento normal da cidade. O comandante da 61ª CIPM destaca a unidade de esforços com a Polícia Civil e o apoio da Prefeitura. O oficial recomendou uso moderado de bebidas alcoólicas e disse que não será permitido o uso de garrafas no circuito da festa pelos riscos de acidentes. Também destacou os cuidados que se deve ter com as crianças para que incidentes sejam evitados e com o uso de fogos de artificio. “As crianças devem usar pulseiras de identificação. Quanto aos fogos é preciso que os adultos sejam cuidadosos, principalmente se estiveram com crianças”, afirmou o Major PM Marinho

ADOLESCENTE E AMIGA DESAPARECEM EM PORTO SEGURO APÓS MARCAR ENCONTRO EM PRAÇA

Michelly Martins tem 15 anos e é aluna do oitavo ano do ensino fundamental.
Michelly Martins tem 15 anos e é aluna do oitavo ano do ensino fundamental.

Uma adolescente de 15 anos e uma jovem de 18, moradoras do distrito de Vera Cruz, que pertence a Porto Seguro, cidade no extremo sul da Bahia, desapareceram após marcarem um encontro na praça da localidade, no sábado (15). O caso é investigado pela Polícia Civil. Ainda não há informações sobre o paradeiro das garotas. Segundo informações de Cleonice Martins, mãe de uma das jovens, Michelly Martins dos Santos, que tem 15 anos, e a amiga dela, Andreza Araújo, também ainda não entraram em contato com familiares.

No entanto, Andreza mandou uma mensagem para Cleonice informando que ela e Michelly estariam, sozinha, na casa de um tio de Andreza, em Aracaju. Ao fazer contato com o tio da menina, Cleonice foi informada que as jovens não estiveram no local.

POLÍCIA PRENDE RECEPTADOR COM CARRO ROUBADO EM MARAÚ

Suspeito foi preso pela Polícia em Saquaíra (Divulgação | Polícia Civil)
Suspeito foi preso pela Polícia em Saquaíra (Divulgação | Polícia Civil)

José Carlos Almeida Santos foi preso em uma operação das policias Civil e Militar no povoado de Saquaíra, município de Maraú. De acordo com o blog Barra 24hs, José Carlos é suspeito de fazer parte de uma quadrilha de roubo de carros que vem agindo em toda a Bahia. Em poder do suspeito a polícia aprendeu um veículo modelo Chevrolet/Onix, branco, ano 2017, com restrição de roubo. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PREFEITURA DE UBAITABA DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÃO JOÃO

Ubaitaba já se prepara para realizar a maior festa popular: o Arraiá das Canoas. Com muitas e variadas atrações de sexta a domingo, para quem gosta de forró animado, muitas brincadeiras juninas e muita gente bonita. A prefeita Suka Carneiro (PSB) espera que mais turistas visitem a cidade neste ano.

SEXTA (22)

Ivanildo Conceição, Zefa di Zeca, Marcos e Pablo e Cupim de Ferro

SÁBADO (23)

Tia Zefa, Binho Alves, Silvânia e Paulinha, Norberto Curvelo e Boteco das Amigas

DOMINGO (24)

Chama na Catraca, Marly Brasil, A Vingadora e Larissa Gomes. O Arraiá das Canoas é Promovido pela Prefeitura de Ubaitaba com apoio da Bahiatursa/Governo do Estado. (Ascom/Ubaitaba)

BEBETO ENTREGA AMBULÂNCIAS E TRATORES A CINCO CIDADES BAIANAS

Bebeto Galvão (PSB) I Foto: Reprodução
Bebeto Galvão (PSB) I Foto: Reprodução

A última segunda-feira, dia 18, foi marcada pela entrega de equipamentos e veículos destinados pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB) a municípios baianos. Em duas oportunidades ao lado do governador Rui Costa, uma em Itabuna e outra em Salvador, o parlamentar oficializou a destinação de 2 ambulâncias, um kit de saúde e três máquinas pesadas para o campo. As chaves das ambulâncias foram entregues às prefeituras de Ilhéus e Uruçuca, após evento no qual o governo do estado autorizou a construção da Policlínica Regional de Itabuna, que vai atender mais de 30 cidades da região sul e que também contou com a articulação do deputado Bebeto.

Ainda em Itabuna, Bebeto entregou à prefeitura de Barra do Rocha, em parceria com a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), um kit pra área da saúde. Já em Salvador, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019, realizado no Parque de Exposições, foram entregues três máquinas pesadas intermediadas por Bebeto. Sendo uma para a Associação de Pequenos Produtores da Fazenda Malhada da Aroeira, em Canudos, outra para a associação Agropecuarista do Córrego dos Vilela, em Guaratinga, atendendo a uma solicitação do vice-prefeito Ezequiel e outra pra Associação Comunitária de Pindobeira e Monte Alegre de Muritiba, em Muritiba.

MULHER GRÁVIDA DE SEIS MESES É MORTA A TIROS EM COARACI

Grávida foi morta após receber alta do Hospital de Base.
Grávida foi morta após receber alta do Hospital de Base.

Uma jovem de 20 anos foi morta a tiros na segunda-feira (18), dentro da casa onde morava, na cidade de Coaraci, no sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava grávida de 6 meses. De acordo com a polícia, Fabiana Silva dos Santos tinha acabado de chegar em casa, após passar alguns dias internada no Hospital de Base de Itabuna, também no sul do estado, quando foi atacada por criminosos armados.

Após a ação, os homens fugiram do local. Conforme a polícia, a vítima estava no hospital para se recuperar de uma tentativa de homicídio, ocorrida dias antes do último crime. No entanto, a polícia não detalhou o dia exato do ocorrido. Ainda segundo a polícia, a suspeita é de que a vítima tenha sido assassinada por ter testemunhado um crime. O caso está sob investigação. (G1)

HOMEM MATA EX-COMPANHEIRA A TIROS DENTRO DE RESTAURANTE E COMETE SUICÍDIO

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Uma mulher de 31 anos foi morta a tiros pelo ex-marido, na manhã de segunda-feira (18), na cidade de Umburanas, na região norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, o homem não aceitava o fim do relacionamento. Após assassinato, ele cometeu suicídio. De acordo com informações da PM, a mulher foi identificada como Adriana Fernandes e o homem como Adriano Stanislaw, ambos com a mesma idade. A Polícia Militar informou, ainda, que a vítima havia registrado boletim de ocorrência por agressão e tinha conseguido uma medida protetiva, para que Adriano não se aproximasse dela, mas ele não respeitou a determinação da Justiça.

Segundo informações da Polícia Militar, Adriano chegou ao restaurante onde Adriana trabalhava e fez os disparos de forma imediata. A mulher foi baleada na cabeça e no braço e chegou a ser socorrida, mas não resistiu. A PM informou que o corpo de Adriano foi encontrado em uma estrada a 3 km da cidade, ao lado da moto dele, onde também estava uma arma de fogo. O corpo foi encontrado por homens da Guarda Municipal de Umburanas. Adriano tinha uma perfuração na cabeça. (G1)

NÚMERO DE MORTES POR H1N1 SOBE PARA 22 NA BAHIA, ESTADO TEM 181 CASOS DA DOENÇA

O número de mortes provocadas pela gripo H1N1 aumentou para 22 na Bahia. Os dados são referentes ao período que vai de janeiro até o dia 9 de junho e foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (19). Segundo a Sesab, até a data, foram notificados 1.231 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 93 óbitos no estado. Dentre esses casos, 241 foram confirmados para Influenza, sendo 181 do subtipo A H1N1. Vinte e dois dos casos acabaram em óbito. De acordo com a Secretaria, no mesmo período, no ano passado, 327 casos de SRAG foram notificados, com 426 óbitos.

Entre eles, 25 foram confirmados como Influenza e dois deles de Influenza A H1N1 e nenhum óbito por A H1N1 foi verificado. De acordo com o G1, 49 municípios confirmaram casos de H1N1, com mortes registradas em 11 deles. A maior parte foi verificada em Salvador (12). Os outros municípios foram Apuarema (1); Camaçari (1); Irará (1); Lauro de Freitas (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Sapeaçu (1); Serrinha (1); Uruçuca (1) e Vitória da Conquista (1). Segundo a Sesab, os menores de cinco anos e maiores de 60 anos operam entre a faixa etária de maior ocorrência de morte por causa do vírus, sendo que 60% das mortes ocorrem nesses grupos.

PONTE DE PEDRA DO CAVALO APRESENTA RACHADURA E DNIT É ACIONADO

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma rachadura no meio da via assustou os motoristas que trafegam pela ponte de Pedra do Cavalo, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Na última sexta-feira, a Polícia Rodoviária Federal esteve no local e acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). Ao BNews, a Superintendência Regional do Dnit no Estado da Bahia explicou que a rachadura é algo “absolutamente normal”. Chamada de fissura, o engenheiro responsável afirmou que essa divisão acontece naturalmente, devido ao movimento de carros e não representa danos ou risco. Ainda de acordo com o engenheiro, todas as vezes em que há recapeamento, as fissuras desaparece e surgem depois. Ele ressaltou que essa ponte foi construída no final dos anos 1970, e ainda tem tempo de vida que deve passar dos 70 anos, sem nenhum problema.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

Em atenção a demanda, o Engenheiro responsável pela rodovia informa que não há nenhum problema com a estrutura e que a rachadura que se chama de “fissura” é algo “absolutamente normal”. Explicou que a construção da ponte conta com juntas de dilatação para evitar a trepidação e, ao fazer o colocar o asfalto sobre o cimento, não há preocupação de dividir esses locais. Que essa divisão acontece naturalmente, devido ao movimento de carros. Vão surgindo as fissuras, mas isso não representa nenhum dano ou risco. Todas as vezes em que há recapeamento, desaparece e surge depois. Essa ponte construída no final dos anos 1970, tem ainda um tempo de vida que deve passar dos 70 anos, sem nenhum problema.

APÓS SOLICITAÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALLES, GOVERNO RENOVA FROTA DA PM DE UBAITABA

O novo veículo vai substituir o antigo
O novo veículo vai substituir o antigo.

Em evento realizado nesta segunda-feira (18), em Itabuna, o governador Rui Costa e o deputado estadual entregaram uma viatura Ford Ranger nova para servir a Polícia Militar de Ubaitaba. A viatura foi entregue à Polícia Militar de Ubaitaba após o deputado Eduardo Salles solicitar o equipamento ao comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão.

O novo veículo vai substituir o antigo, respeitando a regra estabelecida do governo estadual de utilizar a viatura por dois anos. “Recebi esse pedido dos ex-prefeitos Bêda e Paulo Bidu e do nosso grupo político e fui atrás para que a PM de Ubaitaba possa ter equipamentos mais modernos para combater a violência”, explicou Eduardo Salles. O parlamentar aproveitou para informar que já solicitou ao delegado-geral Bernardino Brito Filho uma nova viatura para a Polícia Civil e Ubaitaba.

DAVIDSON MAGALHÃES ENTREGA AMBULÂNCIAS PARA CAMACÃ, CANAVIEIRAS E GONGOGI

Durante agenda do governador Rui Costa, nesta segunda-feira (18), para a assinatura da ordem de serviço da Policlínica Regional, em Itabuna, Davidson Magalhães entregou ambulâncias para Camacã, Canavieiras e Gongogi, uma para cada município. Os equipamentos que beneficiam à saúde destas cidades são resultados de emendas de Davidson, enquanto deputado federal.

Os prefeitos Oziel da Ambulância (Camacã), Dr. Almeida (Canavieiras) e Kaçulo (Gongogi) receberam as chaves dos veículos das mãos do governador Rui Costa e de Davidson Magalhães. Os vereadores Ricardo Dantas (Canavieiras), Betão (Gongogi), Miquéias, Sargento Ferraz e Bacalhau (ambos de Camacã) acompanharam seus respectivos gestores municipais durante a cerimônia.

UBAITABA RECEBE NOVA VIATURA E KITS ODONTOLÓGICOS

A prefeita Suka Carneiro fez um agradecimento especial ao governador Rui Costa
A prefeita Suka Carneiro fez um agradecimento especial ao governador Rui Costa.

A prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, recebeu hoje, em Itabuna, três kits de saúde entregues pelo governador Rui Costa que também destinou à 61ª Companhia Independente da Polícia Militar uma nova viatura Ford Ranger para reforçar a estrutura de segurança pública do município. Os kits são provenientes de emendas da senadora Lídice de Mata (PSB-BA), do deputado federal Bebeto (PSB-BA) e da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

Ubaitaba recebe uma nova viatura Ford Ranger para reforçar a segurança do município.
Ubaitaba recebe uma nova viatura para reforçar a segurança do município.

A prefeita Suka Carneiro fez um agradecimento especial ao governador Rui Costa por mais uma vez contemplar a cidade, agora com 3 kits na área de Saúde. Além de destacar a parceria, a prefeita fez referência aos deputados Bebeto e Fabíola Mansur que demonstram o compromisso que têm com Ubaitaba e sua gente, a quem se destinam os benefícios recebidos.

UBAITABA: LUIZ OTÁVIO FATURA O BI-CAMPEONATO NO 9º DESAFIO DOS CALANGOS

Luís Otávio chega ao Bi-Campeonato em Conquista (Foto: Divulgação)
Luís Otávio chega ao Bi-Campeonato em Conquista (Foto: Divulgação)

O ciclista Luiz Otávio Mendes faturou, neste domingo (17), o Bi-Campeonato do 9º Desafio dos Calangos, em Vitória da Conquista. A competição é válida para o ranking baiano e brasileiro e é uma das principais provas de Mountain Bike do estado. Luiz Otávio disputou a Etapa XCO, pela categoria Sport B. O ubatense disputou a prova contra 23 concorrentes e chegou 2 minutos à frente do 2º colocado.

Com diversas categorias, a competição disputada em Vitória da Conquista é o desafio mais esperado do ano pelos ciclistas. Em tempo, o ubatense vem colecionando títulos e resultados expressivos em provas de Moutain Bike disputadas em Itabuna, Poções, Jequié e diversas outras cidades baianas. Com informações do Ubatã Notícias

AURELINO LEAL: RUI COSTA CHAMA LIU ANDRADE DE “PREFEITA PIDONA” DURANTE EVENTO EM ITABUNA

Durante evento na manhã desta segunda-feira (18), em Itabuna, a prefeita da cidade de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), foi chamada carinhosamente de pidona pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). O motivo de ter sido chamada de pidona agradou a prefeita que estava presente no palanque do governador. Liu é considerada como a “prefeita pidona” desde o início de seu governo pelo simples fato de pedir obras e recursos aos secretários estaduais, deputados, senadores e até mesmo ao governador.

Bastante sorridente Liu disse ao site UBAITABA URGENTE: “Sou pidona mesmo e não me arrependo kkk. Agora sou diferente dos demais políticos por ai. Eu peço para o povo de minha cidade. E tem outra, mando mensagens de madrugada pra qualquer um pedindo para resolver problemas do aurelinenses”, finalizou a prefeita. O governador reuniu vários prefeitos e ex-prefeitos sul-baianos e deputados federais e estaduais em solenidade nesta manhã de hoje em Itabuna, onde assinou, há pouco, a ordem de serviço para construir a Policlínica Regional de Saúde. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)