Foi realizado no último domingo (17/12), no povoado dos Mellos, município de Ubaitaba, a Edição 2017 do Torneio de Futebol de Campo. O Evento contou com a participação de oito equipes que disputaram o título acirradamente e as equipes de Piraúna fizeram a grande final ficando com o título de campeão e vice. O terceiro lugar ficou com a Equipe dos Mellos. Após a premiação as comemorações foram embaladas pelo Paredão Favoretti que animou a festa em clima de confraternização com a participação de jogadores e suas famílias e de toda a comunidade que compareceu em peso. O Evento teve o apoio do empresário Raimundo da JR. Também marcaram presença o Vereador Marco Líger (PMDB) e o ex-prefeito Alexandre Almeida (sem partido). Quinha dos Mellos, um dos coordenadores,disse: “Somos gratos pelo patrocínio que recebemos, pois sem ele esse evento não seria realizado. É uma iniciativa que alegra todo o Povoado e incentiva o esporte”, finalizou. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Eventos marcam encerramento das atividades do Remando no Rio de Contas
A Associação de Canoagem de Itacaré, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Superintendência do Desenvolvimento do Esporte do Estado da Bahia, encerrou neste sábado as atividades de 2017 do Projeto Remando no Rio de Contas, uma iniciativa que conta com a participação de cerca de 90 crianças e adolescentes de Itacaré. O projeto trabalha com crianças e adolescentes os conceitos de esportes, prepara grandes atletas para a canoagem, mas também desenvolve ações de cidadania, ética profissional, convivência familiar e os valores sociais. O projeto tem alcançados resultados tão positivos que nesse ano foram atendidas 90 crianças, mas a proposta é ampliar ainda mais o número de beneficiados com a iniciativa. E o encerramento foi em grande estilo, com a realização de um campeonato entre os integrantes do projeto disputando as mais diversas categorias. E não faltou a premiação e a disputa por equipes, despertando o sentimento de parceria, colaboração e de grupos. No final o tradicional banho na foz do Rio de Contas. O projeto retorna no dia 08 de janeiro. As atividades de encerramento foram iniciadas na última quinta-feira, quando os representantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que acompanham as crianças e adolescentes da Associação de Canoagem de Itacaré, com o Projeto Remando no Rio de Contas, realizaram um almoço para a conclusão das atividades do ano de 2017. O encontro foi realizado na sede do CRAS e teve como objetivo apresentar os conteúdos trabalhados diariamente com os participantes do serviço e também fortalecer os vínculos entre os orientadores, crianças, adolescentes e equipe técnica que durante todo o ano estiveram envolvidos nesse trabalho. Como parte do projeto desenvolvido pela equipe do Cras com os integrantes do Remando no Rio de Contas foram realizados encontros duas vezes por semana, sempre às terças e sextas-feiras, com palestras, oficinas e dinâmicas em grupo.
E os resultados, segundo os coordenadores do projeto, foram bastante satisfatórios, com a participação cada vez maior das crianças e adolescentes. Os encontros têm duração de uma hora, com atividades e lanches, nos turnos matutino e vespertino, possibilitando que o aluno estude em um período e participe do projeto no turno oposto. A propostas é realizar sempre dinâmicas para a troca de experiências e vivências, acompanhamento educacional e a inclusão em programas sociais, além de palestras mensais com temas de interesses do grupo. A secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Ivonete Damasceno, destaca a importância de expandir cada vez mais esses programas para que mais famílias sejam assistidas, acompanhadas e beneficiadas. O PAIF, por exemplo, é um programa que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com finalidade de fortalecera função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da sua qualidade de vida. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF. A Associação de Canoagem de Itacaré, onde está sendo desenvolvido o projeto, é uma entidade sem fins lucrativos que conta com a participação de cerca de 90 crianças e adolescentes e que realiza ações nas áreas de conscientização para a preservação ambiental, acompanhamento educacional, familiar e escolar, além de incentivar o esporte. Como parte desse projeto, dezenas de participantes já vem participando de campeonatos nacionais e internacionais, colocado Itacaré como referência da canoagem a nível mundial, oferecendo oportunidades, novos caminhos e revelando grandes atletas nessa modalidade.
Câmara de Vereadores de Maraú aprova contas de Gracinha Viana referentes ao exercício de 2015

As contas da Prefeitura de Maraú, referentes ao exercício de 2015, sob a responsabilidade da prefeita Gracinha Viana (PP), foram aprovadas na última quarta-feira (13/12) pela Câmara Municipal por nove votos favoráveis. A votação contou com a presença de onze vereadores, sendo que Cida Félix (PSB) e Rogério Lemos (PEN) votaram contra. A aprovação segue o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que já havia sinalizado pela decisão, apesar das ressalvas. “É um reconhecimento pela regularidade na aplicação dos recursos e principalmente, pela responsabilidade da atual administração na gestão das contas públicas. Há vários anos, que este fato não era registrado em Maraú”, destacou Manasses (PTC), Presidente da Câmara Municipal de Maraú. (Ascom/Maraú)
Marido confessa ter matado a mulher grávida de oito meses por ciúmes em Serrinha

Encontrada morta na manhã de domingo (17), Daiane Reis Mota, de 25 anos foi assassinada pelo próprio marido, Adilson Prado Lima Júnior, 25. À polícia, ele confessou ter matado a companheira, grávida de oito meses, com um tiro na nuca. A vítima estava desaparecida desde sábado (16). O corpo de Daiane foi encontrado por um grupo de ciclistas na localidade de Barra do Vento (relembre aqui). Adilson chegou se mobilizar com familiares da vítima realizando buscas para encontrá-la.

Segundo a polícia, Adilson alegou que praticou o crime alegando estar sendo traído pela mulher. De acordo com informações do Calila Notícias, ele teria descoberto mensagens de outro homem no celular de Daiane, o estaria gerando crises de ciúme a ponto de ele comprar um revólver. Ao contrário da primeira versão, que indicava que o casal teria ido a uma clínica médica, em depoimento Adilson revelou que os dois iam fazer compras. No trajeto, durante uma discussão, ele ordenou que ela descesse do carro e, em seguida, efetuou o disparo. Daiane deixa um filho, fruto do relacionamento anterior.
EX-MARIDO
Apontado nas redes sociais como responsável pelo crime, o ex-marido de Daiane, Lucas Carvalho, usou sua conta no Instagram para de defender. Na postagem, afirmou não ter nada a ver com a morte e que há muito tempo não tinha contato com a ex-esposa.
Em Ilhéus, Paulo Bidú participa de reunião com Leão, Jaques Wagner e Eduardo Salles

Em Ilhéus na última sexta-feira (15/12), o ex-prefeito de Ubaitaba, Paulo Bidú (PP), se reuniu com o deputado estadual Eduardo Salles (PP). Na reunião, Paulo Bidú fez questão de confirmar seu apoio a Eduardo nas eleições de 2018. Presente na reunião, o ex-governador Jaques Wagner (PT), o atual vice-governador João Leão e outras lideranças. Caso Wagner, decida disputar uma vaga no Senado em 2018, ele [Wagner) poderá contar com o apoio de Paulo Bidú em Ubaitaba. A conversa entre o ex-governador e o ex- candidato a prefeito de Bêda já está bem adiantada. Jaques Wagner, lidera a preferência dos baianos para a disputa pelo Senado em 2018; sondagem feita pelo instituto Paraná Pesquisas aponta o petista com 36,1 % das intenções de voto. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Guarda Municipal é procurado por suspeita de morte de idosa na Ponta da Tulha em Ilhéus

A polícia está a procura de Tony Marques dos Santos, Guarda Municipal de Ilhéus, acusado de matar uma idosa na Ponta da Tulha no mês passado. A vítima era tia da esposa do foragido. Segundo informações do blog Fábio Roberto Notícias, o homem foi visto entre os distritos do Couto e Rio do Engenho, pilotando uma moto Honda CG 125, Titan, cor vinho, de placa ignorada. A idosa foi assassinada com requintes de crueldade. Ela [idosa] morreu ajoelhada, teve os dedos decapitados e ainda sofreu uma facada no pescoço. A suspeita do crime é de latrocínio (roubo seguido de morte). Pesa contra o Guarda Municipal mandado de prisão expedido pela Comarca de Ilhéus. Do dia do crime até o presente momento, Tony Marques dos Santos não apareceu para trabalhar. Quem encontrar o guarda municipal pode ligar para polícia militar, 190, ou polícia Civil, 197.
Dois homens são mortos a pedradas em Ipiaú

Dois homens foram encontrados mortos em uma rua de Ipiaú, na manhã deste domingo (17). Grandes pedras estavam ao lado dos corpos e podem ter sido usadas no duplo homicídio. De acordo com o site Giro em Ipiaú, marcas no local apontam ainda que houve luta corporal entre as vítimas e os autores. Os homens foram arrastados e mortos ao lado de um imóvel na Rua Dois, bairro Santa Rita, próximo à saída para Ibirataia. Uma das vítimas, conhecida como Beto, é irmão do ex-vereador Chico do Hospital. O outro homem morto é conhecido como Cabeludo. O crime será investigado pela Polícia Civil. Com o duplo homicídio, chega a três o número de mortes no bairro em 48 horas.
Ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Geraldo Simões tentará a AL-BA em 2018

Em 2014, Geraldo Simões tentou renovar seu mandato de deputado federal pelo PT, mas os 55.636 mil votos obtidos nas urnas não foram suficientes para concretizar o objetivo. Agora, o ex-prefeito de Itabuna afirma que vai brigar por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Não tem deputado distrital no Brasil, mas eu sempre tive um caráter distrital. Eu estou muito animado com a campanha de Rui, a de Lula, de Wagner para o Senado, portanto, estou me candidatando para participar desta campanha a deputado estadual”, disse o petista em conversa com o BNews. Com dois mandatos de prefeito por Itabuna, o ex-deputado deve fazer dobradinha na região com o ex-prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), que tentará a Câmara dos Deputados.
Mulher é morta a tiros em Tanquinho; vítima ia visitar marido no presídio de Serrinha

Uma mulher foi morta a tiros na manhã deste domingo (17) no entroncamento de Tanquinho, KM 20 da BR-116 norte. Silvaneide Pereira dos Santos Gomes, de 39 anos, estava a caminho do presídio de Serrinha, onde visitaria o marido. Segundo informações do site Acorda Cidade, dois homens em uma motocicleta teriam efetuado os disparos e fugido em direção à cidade de Sananópolis. Não há informações sobre o motivo do assassinato.
Grávida de oito meses é encontrada morta em Serrinha; corpo tinha marca de tiros

Desaparecida desde a tarde sábado (16), a jovem Daiane Reis, de 24 anos, foi encontrada morta na manhã deste domingo (17), em uma área de mata no povoado de Barra do Vento, em Serrinha. De acordo com informações do site Acorda Cidade, a vítima estava grávida de oito meses e faria uma cesariana na segunda (18). O corpo da jovem possui várias marcas de tiro e foi encontrado de barriga para baixo. Ainda segundo a publicação, Daiane era casada e tinha um filho de dois anos de um relacionamento anterior. Ela trabalhava em uma farmácia e saiu para comprar itens do enxoval do bebê, no sábado, por volta das 15h. No entanto, não retornou mais. A polícia investiga agora a autoria e motivação do crime.
Belo Zói é morto a tiros no bairro Armandão em Ubaitaba

O kombeiro identificado apenas como ‘Belo Zói’, foi morto a tiros na noite deste sábado (16/12), na proximidades do bar da passarela no bairro Armandão em Ubaitaba. Belo Zói era bastante conhecido em Ubaitaba e na região. Segundo informações da Polícia Militar que esteve no local, o crime foi praticado por dois homens que chegaram a pé e efetuaram vários disparos matando o kombeiro no local.

Um homem que estava ao lado da vítima, identificado apenas como Poni, foi baleado na perna e encaminhado para o hospital da cidade. A autoria e os motivos ainda são desconhecidos pela polícia. O crime será investigado pelo delegado Drº Adelino Loyola. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Jabes Ribeiro planeja se candidatar em 2020 e disputar prefeitura de Ilhéus

Durante entrevista ao Diário Bahia na tarde desta sexta-feira (15/12), o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), disse que torce para que o atual governo faça o melhor e deixou claro que pretende voltar em 2020. “Torço para que esse governo dê certo por uma razão: Como nós vamos voltar, quero receber uma cidade organizada, melhor, como nós deixamos”. Ele detalhou que deixou o município com Cauc (Sistema Auxiliar de Informações para Transferências) resolvido, salários e décimo terceiro pagos.
Casal morre em grave acidente entre carro e moto na BA-001
Um casal que viajava em uma moto morreu na manhã deste sábado (16/12), em um grave acidente na BA-001, próximo à entrada de Salinas da Margarida. Segundo informações do site Voz da Bahia, a colisão aconteceu entre a moto com placa de Camaçari e uma Pick Up com placa de Santo Antônio de Jesus. A PRE esteve no local para auxiliar o transito. As causas do acidente ainda são desconhecidas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Prefeitura de Itacaré e PM realizam blitz para evitar o transporte clandestino

A Prefeitura de Itacaré, com o apoio da Polícia Militar, intensificou já a partir deste sábado (16/12), o trabalho de fiscalização na entrada da cidade com o objetivo de evitar os transportes irregulares e conscientizar os turistas para a ilegalidade e os riscos dos transportes clandestinos. A propostas é realizar blitz constantes e aumentar a fiscalização para realizar uma campanha educativa com os motoristas e alertar os usuários e turistas para não contratar esse serviço clandestino. O tranalho está sendo feito pelas secretarias de Turismo e de Transportes e Trânsito. De acordo com a lei municipal 226/2007, só poderão fazer os transportes turísticos os veículos que apresentem os documentos exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e o alvará da Prefeitura de Itacaré ou o licenciamento da Agerba. Os integrantes da campanha educativa alertam que as blitz contra esse tipo de transporte clandestino serão periódicas durante toda a temporada de verão.

Com o tema “Transporte Clandestino Tou Fora”, a ideia é de que os turistas não busquem os serviços irregulares. Os representantes das secretarias de Turismo e Transporte e Trânsito e também da Polícia Militar chamam a atenção ainda que todas as transportadoras turísticas, exceto empresas aéreas, são obrigadas a se cadastrar junto ao Ministério do Turismo. E antes de contratar esse tipo de serviço, é preciso que o usuário verifique se a empresa está regularmente cadastrada no site www.cadastur,turismo.gov.br. Também é preciso observar se a transportadora turística possui a autorização junto aos órgãos reguladores de transportes e os documentos e licenças para garantir um transporte legal.
Ministros do TSE apontam que Lula deve ficar inelegível em 2018

Ministros e ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontaram que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) deve manter a condenação do juiz Sergio Moro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tornar o petista inelegível em 2018. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, que ouviu integrantes e ex-membros da corte eleitoral. Segundo a publicação, a divergência ocorre tão somente quanto ao momento em que a Justiça determinará a impugnação da candidatura. Uma corrente diz que o petista está livre para concorrer enquanto houver qualquer recurso pendente de análise no próprio TRF, enquanto a outra admite essa possibilidade apenas se a condenação na Corte não ocorrer por unanimidade. Para este caso, a defesa de Lula teria que apresentar os chamados embargos infringentes. Com isso, Lula iria continuar na disputa até o julgamento deste recurso. O julgamento do ex-presidente está marcado para o dia 24 de janeiro. O período de inscrição dos candidatos à presidência vai do dia 20 de julho ao dia 5 de agosto. Na sexta-feira (15), o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE até fevereiro, afirmou que as instâncias superiores em Brasília devem julgar recursos sobre a candidatura do ex-presidente antes das eleições do ano que vem. Na avaliação do jurista, essa é uma obrigação para evitar que a tensão do ambiente político se agrave. “Todos os tribunais terão a responsabilidade de não permitir que um quadro de conflituosidade se torne ainda mais grave. Já vivemos um ambiente político bastante tenso. Os tribunais em geral agem assim, priorizando os temas mais sensíveis”, disse o ministro.
Temer decide reduzir horário de verão para 2018

O presidente Michel Temer assinou na última sexta-feira (15) um decreto que reduz em duas semanas o horário de verão em 2018. Com isso, a alteração no horário passa a valer somente a partir do primeiro domingo de novembro. Em 2017,o horário de verão está em vigor desde o terceiro domingo de outubro. A data do final não foi modificada e continuará sendo o terceiro domingo de fevereiro. A redução atende a pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança na vigência do horário de verão de 2018 por conta da realização das eleições. Segundo o tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês. (Com informações de Matheus Simoni/Metro 1)
Após falar para PM matar, Bolsonaro recua e diz que é para ‘não morrer’

Um dia após dizer que daria “carta branca” para a PM matar (relembre aqui), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) recuou e disse, em discurso em Manacapuru, no Amazonas, que a autorização será para ele “não morrer”. “Eu não quero dar carta branca pro policial matar, eu quero dar carta branca pro policial não morrer. E, se para não morrer, tem de matar, que faça o seu serviço”, disse. Após atender a dezenas de pedidos de selfies e de posar para uma foto com seguidores diante da igreja da praça, Bolsonaro deu entrevista a uma rádio local, onde atacou ambientalistas e defendeu a desburocratização das licenças ambientais. O ex-capitão do Exército disse que uma licença para uma usina hidrelétrica pequena deveria durar “não mais do que uma semana, e não três, quatro, seis anos”.
Léo Santana anuncia volta do namoro com Lore Improta: ‘O amor é mais forte’

Pouco mais de uma semana depois, o cantor Léo Santana surpreendeu e anunciou, durante a coletiva de imprensa do Festival de Verão, realizada na tarde deste sábado (16), que ele e a bailarina Lorena Improta resolveram retomar o namoro. “Nós estamos de volta. O término foi por uma questão de agenda mesmo, mas pensamos e resolvemos superar isso juntos. Sentamos e conversamos. ‘Vamos passar a incompatibilidade. O nosso amor é muito mais forte que isso. Estamos juntos e felizes”, comemorou. O pagodeiro é a segunda atração do evento que pela segunda vez acontece na Arena Fonte Nova. Com informações do BN
Taxista de Camacan é encontrado morto após corrida para Canavieiras

Desaparecido após realizar uma corrida, o taxista Alex Cruz Ferreira, de 38 anos, foi encontrado morto. O corpo da vítima, sequestrada por um casal de “passageiros” na tarde de quinta-feira (14), em Camacan, foi encontrado na tarde desta sexta-feira (15), em Oitana, uma vila de Canavieiras. Alex foi executado com vários tiros. Os suspeitos já foram identificados, graças às imagens de câmeras de monitoramento. O casal, segundo a polícia, tem passagens pela delegacia de Porto Seguro. Alex trabalhava na Avenida Dr. João Vargens, no centro de Camacan. O táxi, um Prisma prata, de placa PJI-7649, ainda não foi localizado. Com informações do Verdinho

Prefeitura de Maraú reforma píer de Barra Grande antes da chegada do Verão

Há cerca de dois dias, o Píer que é de responsabilidade do Governo do Estado localizado na vila de Barra Grande, na Península de Maraú, vem passando por uma reforma. A obra é executada pela Prefeitura de Maraú, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras. Equipes da Prefeitura municipal ficaram até 20 horas da noite trabalhando no local para agilizar a conclusão do serviço. Após os danos causados pela força do mar na estrutura de madeira que da acesso ao píer, foi colocada uma viga w410 de aço de 17 metros.

“Esse é um trabalho intenso realizado com rapidez para melhor atender aos turistas e moradores. Estamos avançando com qualidade”, garantiu o Secretário de Infraestrutura, Tinho. Além do desembarque de escunas, barcos e lanchas, o píer é usado como ponto turístico com a bela paisagem formada pela baía de Camamu. O trabalho que é realizado com o apoio da Secretaria de Turismo, deve ficar pronto nos próximos dias. (Ascom / Maraú)







