Ubaitaba Urgente

Eletricista morre após sofrer descarga elétrica e cair de uma altura de 5 metros em Maraú

Foto: Reprodução/Facebook

O eletricista Aramis Alberto Santana Santos, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto trabalhava em uma construção, na tarde desta sexta-feira (15/12), na Praia de Algodões, município de Maraú. De acordo com informações, o eletricista caiu de uma altura de cinco metros. A vítima ainda foi levada com vida para o posto de saúde de Saquaíra, onde foram feitos os procedimentos de reanimação  pelo médico que atendia no local, e em seguida, levado para a sede de Maraú, onde não resistiu e acabou morrendo. Aramis era filho do saudoso Beto de Banda de Ubaitaba. Ele deixa esposa e quatro filhos. O corpo de Aramis está sendo velado no PAX Ubaitabense. O sepultamento acontece às 9h da manhã deste domingo (17/12), no cemitério de Ubaitaba (Redação: Ubaitaba Urgente)

Preso, Garotinho anuncia que está em greve de fome

Foto: Reprodução

O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, anunciou que está em greve de fome em uma carta que escreveu à direção do presídio Bangu 8, onde está detido desde o fim de novembro. A informação é do jornal O Globo. Ainda segundo a publicação, Garotinho afirmou na carta que está cometendo este “ato extremo” porque é vítima de uma “injustiça”. Ele diz ainda que está preso por uma retaliação às acusações que fez contra o ex-governador Sérgio Cabral.  Além da greve de fome, Garotinho afirmou também que não quer mais o direito ao banho de sol, nem receber visitas de advogados e familiares. Em 2006, depois de série de reportagens do Globo sobre irregularidades nos recursos que usava na sua pré-campanha à Presidência da República, Garotinho também fez greve de fome.

Davidson Magalhães comemora inauguração do Hospital da Costa do Cacau e destaca sua importância

Foto: Divulgação

O deputado federal Davidson Magalhães comemorou, nesta sexta-feira (15), a inauguração do Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. Durante o ato inaugural, o parlamentar parabenizou a população do sul da Bahia e destacou a importância do equipamento instalado pelo Governo do Estado na região. “É uma obra magnífica que vai tratar de alta e média complexidade, como cirurgias cardíacas, ortopédicas e outras. Vai permitir aos mais carentes, um atendimento de excelência”, afirmou.  Davidson destacou o trabalho do governador Rui Costa, que definiu como “uma verdadeira revolução na saúde do nosso estado e todas as suas regiões”. Além desse equipamento, serão constituídos consórcios entre os municípios, com apoio da gestão estadual, para a instalação de policlínicas, que também tratam de média e alta complexidade.  O parlamentar ainda lembrou que, em julho deste ano, o governador e o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, conseguiram para Itabuna sete leitos de UTI Neonatal. “Essa também é uma conquista, um elemento fundamental para a saúde das nossas crianças do sul da Bahia. O governo do estado trata as questões de saúde como fundamentais para a população e tem suas prioridades definidas”, declarou. Hospital Costa do Cacau – Localizado na BR-415, no trecho entre Ilhéus e Itabuna, o equipamento tem investimento de R$ 120 milhões do Governo do Estado e vai atender cerca de 70 municípios. Seu atendimento será por demanda espontânea e referenciada aos usuários do SUS, pela Central de Regulação de Urgências do SAMU Regional Ilhéus-Valença e da Central de Regulação de Leitos Macrorregional.  O hospital vai dispor de serviços de média e alta complexidade ambulatorial, de Serviço de Diagnose e Terapêutica e internação hospitalar, com um total de 225 leitos distribuídos entre as especialidades Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Terapia Intensiva (UTI), esta última com 30 leitos exclusivos. Começa a funcionar já no domingo (17), com a realização de cirurgias eletivas do mutirão promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Funcionário de posto desaparece após sair para fazer depósito de mais de R$ 12 mil

Foto: Reprodução

Um funcionário de um posto de combustíveis da Pituba está desaparecido desde terça-feira (12). Um empregado do posto prestou queixa na 16ª Delegacia Territorial (DT) e afirmou que Alberto Carlos de Jesus saiu da empresa com o propósito de efetuar um depósito no valor de quase R$ 13 mil na avenida Manoel Dias, também na Pituba. Como Alberto não retornou, os funcionários tentaram contato por telefone, mas não tiveram retorno. Os colegas chegaram a ir até a casa de Alberto, mas não o encontraram. Assim, procuraram a delegacia para fazer o boletim de ocorrência. Antes de desaparecer, Alberto deixou o carro em um posto de lavagem da família. Como não voltou para buscar, os parentes entregaram o veículo na delegacia, nesta sexta-feira (15), após o seu desaparecimento. Um corpo com características semelhante as de Alberto foi localizado em Cajazeiras 9, nesta sexta. A família do funcionário foi ao Instituto Médico legal (IML), mas identificaram que não era o funcionário. Com informações do BNews

Brasil tem 13,4 milhões de pessoas em condição de pobreza extrema, diz IBGE

Foto: Reprodução

Cerca de 13,4 milhões de pessoas ainda vivem em condição de pobreza extrema no Brasil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidos na pesquisa Síntese dos Indicados Sociais, realizada no ano passado. Cerca de 6,5% da população vivia com até US$ 1,90 por dia o país. A nota de corte considera a classificação de pobreza extrema definida pelo Banco Mundial. QUando convertido para o câmbio da época, o rendimento dessas pessoas fica em R$ 133,70 por mês. Por outro lado, um quarto da população brasileira vive no nível menos agudo de pobreza, com renda de até US$ 5,50 por dia, ou R$ 387 mensais. De acordo com a Folha, não existe uma classificação oficial no Brasil do que se considera pobreza extrema.O IBGE mensurou o percentual de população nessas condições conforme definições diversas. Além daquela do Banco Mundial, outro conceito analisado foi o das pessoas aptas a serem benficiárias do programa Bolsa Família. Segundo o IBGE, 17,5 milhões de pessoas são elegíveis para o programa. Do total da população brasileira, 4,2% (8,6 milhões) vivem com renda de até R$ 85 por mês, a primeia elegível para obter benefícios do programa. Na segunda faixa, de R$ 85 a R$ 170, o contingente chega a 4,3% da população (8,9 milhões). O terceiro conceito analisado foi o de pessoas que recebem até um quarto do salário mínimo por mês, R$ 220, o que representa 12,15% da população (25 milhões de pessoas). O contingente salta para 36 milhões (17,8% da população) quando avaliada a faixa que recebe de um quarto do salário até meio salário mínimo. Nos dados por estado, 15 das 27 unidades federativas estão acima da média nacional para pobreza extrema. Todos estão no Norte e no Nordeste. Maranhão (52,4%), Amazonas (49,2%), Acre (46,6%), Pará (45,6%) e Ceará (44,5%) estão entre os estados com mais pessoas vivendo na pobreza. Santa Catarina é o estado onde o dado é menor, 9,4%.

Rui volta a atacar oposição em inauguração de hospital em Ilhéus: ‘Adversários da Bahia’

Foto: Reprodução/ O Taboleiro

O governador Rui Costa voltou a atacar a oposição em seu discurso durante a inauguração do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, nesta sexta-feira (15). “Nós precisamos ter muita clareza de quem são os adversários do povo da Bahia, das estradas que queremos construir, das escolas que queremos construir, dessa política de saúde que leva média e alta complexidade para o interior”,  alfinetou, ao dizer que, para identificar quem são os contrários, basta usar como “linha divisória” o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Rui também falou sobre a ferrovia Oeste-Leste (Fiol), cujas obras estão paralisadas por causa da crise econômica no país. Segundo ele, quando o consórcio firmado pelo governo com os chineses for colocado no mercado, as obras serão retomadas. “Tem um projeto estruturante para essa região que o presidente Lula concedeu na época de Wagner, que é a Ferrovia Oeste-Leste. Com o golpe a obra foi paralisada. Com a ferrovia, nós vamos ter o Porto Sul e criar nessa região um novo foco de emprego e renda”, prometeu. Sobre o Hospital do Cacau, Rui destacou o fato de que a unidade funciona como um hospital-escola. “Esse hospital é de ensino e ali tem os melhores equipamentos que vocês encontram nos melhores hospitais particulares do país. Eu não economizo quando é pra cuidar de gente”, enfatizou. O governador ainda prometeu inaugurar no próximo ano a Ponte do Pontal. Com informações do BN

Ex-presidiário é encontrado morto no bairro Santa Rita em Ipiaú

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Populares encontraram na tarde dessa sexta-feira (15), no bairro Santa Rita, em Ipiaú, o corpo de um jovem com marcas de tiros, principalmente na cabeça. A PM foi acionada e aguarda a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a perícia no local e em seguida remover o corpo. Moradores da localidade relataram que na noite anterior ouviram o som de disparos de arma de fogo, mas que não viram a vítima, já que o corpo estava em um matagal próximo a uma pequena fazenda no bairro. Segundo um policial informou ao site Giro em Ipiaú, o jovem morto é Crisman Santiago Ribeiro, de 23 anos de idade, morador da localidade conhecida como “Cuscuz”, próximo onde foi encontrado o corpo. Ainda conforme informações policiais, ele teria saído do presídio no último mês de outubro, e estava em liberdade condicional. Crisman já tinha sido preso por tráfico de entorpecentes. O crime será investigado pela Polícia Civil.

Foto: WhatsApp /Ubaitaba Urgente

Batida entre van e carreta mata duas pessoas e deixa outras 13 feridas na Bahia

Foto: Reprodução

Duas pessoas morreram em um acidente, na BR-349, no trecho que corresponde ao município de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. A batida foi no final da tarde de quinta-feira (14). De acordo com a polícia, o acidente envolveu uma van e uma carreta. A polícia não informou as circunstâncias da colisão. Outras 13 pessoas ficaram feridas e foram socorridas, inicialmente, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Em seguida, elas foram transferidas para o Hospital do Oeste. O estado de saúde delas não foi revelado. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santa Maria da Vitória e levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. Com informações do G1

Governo de Goiás distribui bonecas ‘transgênero’ para crianças e causa polêmica

Foto: Reprodução

A distribuição de bonecas pelo governo de Goiás está causando polêmica nas redes sociais desde a quinta-feira (14). Isso porque as bonecas têm características e roupas femininas, mas o órgão genital é masculino. Alguns pais não gostaram e criticaram os brinquedos, que foram apelidados de “bonecas transgênero”. O pai de uma das crianças publicou um vídeo na internet mostrando a boneca. Os brinquedos estão sendo distribuídos às crianças dos 246 municípios goianos dentro do Projeto Show de Natal da OVG e governo. Alguns pais também questionaram o motivo de as bonecas terem um ânus. “Isso é patético. Para que esse trem aí se ela não vai defecar?”, questionou uma mulher. “Alguém poderia me explicar essa palhaçada? Por que as bonecas femininas têm um buraco e as masculinas não? Que idiotice é essa? Eu com 43 anos, sempre pensei que essa parte era igual”, escreveu outra pessoa nas redes sociais.  Mas também teve quem apoiasse a distribuição das bonecas. “As bonecas são uma réplica do corpo humano. Se o corpo tem, por que a boneca não pode ter? Pais, aproveitem a deixa para orientar seus filhos sobre o próprio corpo. Tratar a sexualidade como tabu só traz sofrimento pras pessoas”, escreveu uma internauta. O governo fez uma coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira para falar sobre o assunto. O diretor da OVG, major Augusto, disse que ficou surpreso com a polêmica e afirmou que as mesmas bonecas foram distribuídas no ano passado. Cerca de 4,6 mil peças foram entregues o ano passado no Ginásio Goiânia Arena.  “Mas é claro que respeitamos a opinião das pessoas. A OVG está aberta a sugestões e críticas e também nos colocamos à disposição para receber as devoluções de brinquedos, os pais têm a opção de escolha de outros itens que estão sendo distribuídos em todo o Estado”, afirmou o major.

Córrego transborda e forma cachoeira em estrada de acesso a povoado em Porto Seguro

Foto: Reprodução / Radar 64

Devido às chuvas que caem no sul baiano, uma cachoeira foi formada em uma estrada na zona rural de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Segundo o Radar 64, no povoado de Caraíva, um rio teve o volume de água aumentado, o que formou uma cachoeira no local. A situação foi registrada nesta quinta-feira (14). O córrego chegou a invadir um trecho da BA-001. Conforme a TV Santa Cruz, para ter acesso ao povoado de Caraíva, é preciso desviar por uma estrada vicinal, dando uma volta de cerca de 40 km.

Rui entrega Hospital da Costa do Cacau nesta sexta-feira (15)

Com investimentos de R$ 120 milhões do Governo do Estado, o Hospital Regional da Costa do Cacau será inaugurado nesta sexta-feira (15), às 16h, em Ilhéus, pelo governador Rui Costa. Pela manhã, a partir das 8h, Rui fará uma visita à unidade, acompanhado de representantes da imprensa e de profissionais da área de saúde. Resultado de um pleito da população da região sul, o hospital começa a funcionar já no domingo (dia 17), com a realização de cirurgias eletivas do mutirão promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os recursos foram aplicados nas obras físicas e na aquisição de equipamentos do hospital, que vai atender a cerca de 70 municípios do sul da Bahia. A nova unidade faz parte do esforço do Governo do Estado para ampliar sua rede de saúde no interior. De novembro até agora, já foram inauguradas três novas policlínicas regionais, localizadas em Teixeira de Freitas, Guanambi e Irecê, além do Hospital Regional da Chapada, situado em Seabra. No dia 22, será a vez da entrega da Policlínica Regional de Jequié. O Hospital Regional da Costa do Cacau está instalado às margens da BR-415 e prestará atendimento por demanda espontânea e referenciada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pela Central de Regulação de Urgências do SAMU Regional Ilhéus-Valença e da Central de Regulação de Leitos Macrorregional. Serão prestados serviços de média e alta complexidade ambulatorial, de Serviço de Diagnose e Terapêutica e internação hospitalar, com um total de 225 leitos distribuídos entre as especialidades Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Terapia Intensiva (UTI), esta última com 30 leitos exclusivos.

Marinha continua fiscalizando embarcações de transportes e passeios marítimos em Barra Grande

Maraú – A Capitania dos Portos reforçou a fiscalização nas águas da Baía de Camamu, em Barra Grande devido às festas de fim de ano. A intenção é evitar acidentes nesta época, já que a Península de Maraú recebe vários turistas que chegam em Barra Grande por via marítima. Bem antes do Natal, a Marinha vem realizando fiscalizações em embarcações no Cais de Barra Grande, principal ponte de embarque e desembarque de turistas de turistas e moradores entre Barra Grande e Camamu. A Capitania dos Portos, esta checando as habilitação do condutores, e itens de segurança como colete, boias, institor de incêndio, entre outros materiais. Esta ação é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Maraú, por meio da Secretaria de Turismo & Lazer que preocupada com a alta demanda durante o verão pediu uma fiscalização intensa na península. A prefeitura de Maraú vem dando apoio sempre dentro das possibilidades a Marinha. Esta ação também contou com a presença dos fuzileiros navais. A Capitania dos Portos deve ficar até o final do verão atuando intensamente na região, com várias equipes em todo baixo sul. A intenção da Prefeitura é buscar viabilidade para montar uma base da Marinha na Península, mas por enquanto, as equipes estarão durante quase todos os dias em Barra Grande. (Ascom / Maraú)

Esposa de Servidor da Justiça sofre acidente automobilístico em Gongogi

Foto: Reprodução/Portal Gongogi

De acordo com o blog Portal Gongogi, a professora Juciara Perminio, esposa do servidor da justiça, José Jorge, sofreu um acidente de carro na manhã desta quarta-feira (13/12), por volta das 07h, quando trafegava na Rua 12 de Abril, centro de Gongogi. Juciara colidiu o veículo Ágile de placa policial OUG 2956, contra uma residência e uma garagem e em seguida o carro virou. A vítima sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para o hospital da cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ronaldinho Gaúcho será candidato a senador pelo partido de Bolsonaro, diz coluna

Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Parece mesmo que o ex-jogador e atual senador Romário (Podemos – RJ) abriu os caminhos para os colegas de futebol ocuparem cadeiras no Congresso Nacional. Segundo o colunista Lauro Jardim, do Globo, o ex-atacante Ronaldinho Gaúcho acertou com o PEN, futuro Patriota, e será candidato ao Senado nas eleições de 2018 pelo estado de Minas Gerais. Ainda de acordo com a publicação, o assunto já foi tratado com o vice-presidente do partido, Gutemberg Fonseca, e outros dirigentes no Rio de Janeiro. Juntos, eles posaram para foto com o livro de Jair Bolsonaro nas mãos. Gaúcho estaria só esperando Bolsonaro oficializar sua filiação, durante a janela partidária em março de 2018, para oficializar a sua também. O ex-jogador teria pensado até em anunciar a pré-candidatura no sábado passado, após um jogo beneficente que organizou no Mineirão, contudo achou melhor adiar por causa das chuvas fortes no estado, que já deixaram mais de 500 pessoas desabrigadas.

Roberta Miranda detona Naldo: ‘Verme que bate em mulher’

Foto: Reprodução

Depois de cantoras como Marília Mendonça e Karol Conka se manifestarem contra o cantor Naldo, após a denúncia de agressões feita por Ellen Cardoso, sua ex-mulher, nesta quarta-feira (13) foi a vez de Roberta Miranda engrossar o coro das indignadas. Ao comentar um post de um blog de notícias, sobre o choro de Naldo, que estaria arrependido, a intéprete de “Vá Com Deus” sentenciou: “Homem, ou melhor, VERME que bate em mulher, chora de arrependimento, está dando o cartão de visita para a morte dela”. No instagram, internautas apoiaram a declaração da cantora. “Ela está certa! Bate, chuta e depois fica com essa carinha de choro… Cola não! Covarde!”, disse uma. Veja:

Chuva causa alagamento e invade casas em Guaratinga

Foto: Estevão Silva/ Guarananet.com

Moradores da cidade de Guaratinga, no sul da Bahia, têm sofrido com o alagamento causado pelas fortes chuvas na região, que já duram mais de 48 horas. A previsão para esta quinta-feira (14) ainda é de tempo chuvoso. As águas invadiram os imóveis de três famílias, que precisaram ser retiradas, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município. Moradores dos bairros de Juerana e da Rua Beira Rio também tiveram que sair de suas residências e procurar abrigos nas casas de amigos e parentes. Uma vistoria será realizada na cidade nesta quinta, segundo informações do G1. Só na manhã de quarta-feira (13) choveu cerca de 50 mm. O Rio dos Frades e o córrego do Fradinho, que cortam a cidade, subiram de volume e ameaçam transbordar. Todos os acessos à zona rural estão interditados.

Bolsonaro promete dar ‘carta branca’ a PM para matar em serviço

Foto: Reprodução

O pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, prometeu nesta quinta-feira (14) dar “carta branca” para a Polícia Militar (PM) matar em serviço. A declaração foi dada durante visita do presidenciável a Manaus. “Se alguns dizem que quero carta branca pra Polícia Militar matar, eu respondo: ‘Quero, sim'”, disse, no alto de um carro de som, arrancando aplausos e gritos de “mito, mito”, segundo o jornal Folha de S. Paulo. “Policial que não atira em quem atira nele não é policial. Temos obrigação de dar uma retaguarda jurídica a esses bravos homens”, completou Bolsonaro. Ao falar da Amazônia, o deputado federal ainda prometeu mudar a política ambiental e explorar tanto o subsolo quanto o turismo na região. “É área mais rica do mundo, cobiçada por muitos países”, afirmou.

Vigilante evangélico é executado na frente da mãe e da avó

Foto: Tailane Muniz/Correio 24h

Era por volta de 3h desta quinta-feira (14) quando a dona de casa Maria Lúcia Almeida Santos, 51 anos, terminava de aprontar a quentinha do filho, o vigilante Ângelo Adriano Santos de Sena, 23, que dormia no andar de cima da residência. A família, que mora na Rua Domingos Caetano, no bairro do Barbalho, em Salvador, teve a casa invadida por dois homens armados e encapuzados que, sem falar nada, atiraram duas vezes contra Ângelo. Ele não resistiu e morreu na frente da mãe e da avó. Meu filhinho e minha mãe estavam dormindo, eu estava terminando a quentinha dele para dormir também, quando ouvi o baque do portão. Eles entraram com as armas apontadas, meu filho desceu e tomou a ‘rebombada'”, contou Maria ao CORREIO, ainda em estado de choque.  Os assassinos precisaram arrombar três portões para ter acesso à casa, que tem dois pavimentos, para chegar até a vítima. De acordo com a mãe de Ângelo, os bandidos foram embora em seguida. Para o tio do vigilante, o autônomo Alberto Carlos de Almeida, 53, o crime está cercado de mistérios. “Ele era um menino ótimo, sempre foi. E não é porque era batizado na igreja, não, é porque tinha muito caráter e personalidade”, disse.  O crime está sendo investigado pela polícia civil. Com informações do Correio 24h

Prefeitura de Itacaré realiza sinalização da Praia da Concha

Com o objetivo de garantir mais segurança para aos banhistas e evitar acidentes, a Prefeitura de Itacaré implantou esta semana a sinalização de toda a Praia da Concha, um dos locais mais procurados pelos itacareenses e turistas, definindo os espaços para o banho e também para a chegada das embarcações. Em toda a praia foram colocadas boias e bandeiras sinalizando os espaços. No local destinado aos banhistas não será permitida a circulação de embarcações. Também foi destinado um espaço, próximo ao acesso ao farol, para que os barcos façam o embarque e desembarque de passageiros. A iniciativa, segundo o Assessor de Planejamento da Prefeitura, Cléber Miranda, vai facilitar ainda mais o trabalho dos salva-vidas, já que além de evitar a circulação das embarcações junto com os banhistas, também estará sinalizando quanto aos espaços propícios para um banho com muito mais segurança. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que desde o início da gestão vem procurando garantir melhores condições de trabalho para os salva-vidas e em breve estará adquirindo diversos equipamentos que vão ajudar ainda mais esses profissionais na missão de orientar os banhistas e salvar vidas. No mês de outubro os salva-vidas receberam novo fardamento e alguns equipamentos. Agora estarão sendo colocadas unidades elevadas de salva-vidas nas praias e adquiridos novos equipamentos para auxiliar no salvamento aquático. Também no mês de outubro a Prefeitura de Itacaré promoveu o curso de capacitação e atualização em salvamento aquático para todos os salva-vidas do município. O curso teve duração de 30 horas, com aulas práticas e teóricas sobre utilização de equipamentos, simulações de afogamento, postura dos salva-vidas na prevenção e salvamento, além do suporte básico de vida atualizado, com as novas normas e técnicas. A proposta foi de capacitar a equipe, qualificar e atualizar o grupamento de salva-vidas para oferecer um serviço cada vez maior aos banhistas.

Deputados se preocupam com possibilidade de Neto declinar de candidatura

Foto: Valter Pontes/SECOM

O suspense feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) sobre sua candidatura ao Palácio de Ondina em 2018, tem causado preocupação na base aliada. Conforme o site Bahia Notícias, a luz amarela acendeu depois que o governador Rui Costa (PT) diminuiu a diferença entre Neto e ele na intenção de voto, de acordo com o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. Os opositores querem que Neto firme candidatura e faça mais visitas pelo interior, com o intuito de barrar Rui que vem crescendo por causa das inaugurações de policlínicas e hospitais. Ainda de acordo com o BN, a possibilidade do democrata declinar da disputa causa calafrios em deputados estaduais e federais do grupo político dele, já que reduziria a força das candidaturas para Câmara e para Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Neto é considerado o único cabo eleitoral de grande porte da oposição atualmente. Sua ausência no pleito poderia gerar uma “quebra” nas bancadas oposicionistas das duas Casas, até reduzindo o número de componentes.