O vereador Wellington Santos de Paula, mais conhecido como Paulinho (PSD), foi eleito presidente da câmara na tarde de ontem, durante cerimônia de posse do prefeito Ravan (PSD). A vice-presidência ficou com, Elenice Barroso (PSD), a “Leu Barroso”, o 1º Secretário será Daniel Macário (PV) e o segundo secretário Rosenilton Silva (PDT), o “Xalita”.
Após uma solenidade de posse conturbada e cheia de problemas na câmara municipal na noite de ontem (1º), a equipe de Liu Andrade começa a trabalhar, mesmo com a energia da prefeitura e do prédio da secretaria de educação cortada. Na manhã de hoje (2), foi feita uma reunião dentro da prefeitura para decidir onde e como iriam funcionar os setores. A contabilidade, compras e controladoria geral está funcionando provisoriamente na escola normal 2 de julho, outros setores ainda estão indefinidos, aguardando o término da reforma na escola Gilberto Andrade, onde será o novo prédio da prefeitura.
Dr. Walter Andrade auditor (direita)
Ainda na manhã de hoje a prefeita foi a Ipiaú na sede da Coelba para fazer um levantamento da situação do débito deixando pela gestão do ex-prefeito Domingão. O hospital que estava fechado a mais de 15 dias foi reaberto hoje às 7:00horas com atendimento normal do Drº Carlos Garcia. Segundo os funcionários de plantão, o estoque de medicamentos prioritários já foi restabelecido e também a alimentação. Utensílios como lençóis, colchões e outros serão restituídos o mais rápido possível.
Hospital em funcionamento normal
A prefeita Liu Andrade havia prometido fazer uma auditoria e o recadastramento assim que tomasse posse para averiguar a situação cadastral dos funcionários concursados e efetivos, e também das contas da prefeitura, principalmente a pagar. E essa promessa também já está sendo cumprida, foi dado inicio simultaneamente, apesar das condições desfavoráveis dos prédios públicos, o recadastramento que está sendo feito na escola normal 2 de julho e também a auditoria feita por uma equipe de três auditores comandada pelo Dr. Walter Andrade (que é contador, advogado e auditor), segundo Walter, essa auditoria vai ser confrontada com o resultado da CGU e do Tribunal de Contas dos Municípios, após concluída, a prefeita poderá tomar todas as providencias cabíveis.
(Redação: Carlos Hagge / Ubaitaba Urgente)
O prefeito Bêda (PMDB), tomou posse na tarde desta terça-feira (1º), para o seu terceiro mandato em Ubaitaba. O vice-prefeito, Paulo Bidú (PP), e os 11 vereadores eleitos também foram empossados na cerimônia realizada no Centro de Convenções. A cerimônia de posse foi presidida pelo presidente da câmara, Alcântara Porqueres. Estiveram presentes no evento, representantes da Loja Maçônica, Rotary, CDL, Policia Militar e Imprensa. O local da cerimônia ficou pequeno para a quantidade de pessoas presentes. Bêda fez um dos maiores discursos de sua vida política, ele fez questão de ressaltar seu compromisso com os menos favorecidos de Ubaitaba, investindo na saúde, segurança e principalmente no social.
O vereador Alcântara Porqueres foi eleito por unanimidade, presidente da câmara municipal para o biênio 2013/2014, tendo como vice o vereador Zé Carlos, Herbert Duarte, 1º Secretario e Ismaile de Nego de Artur como 2º secretario.
A posse da nova prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), na manhã desta terça-feira (1º), superou as expectativas de público e a Câmara ficou pequena para tanta gente. Segundo a assessoria do Legislativo, foi grande número de pessoas que ficaram do lado de fora sem poder entrar. Os ex-prefeitos, Almenísio Braga Lopes de Ubatã e “Manduca” de Maraú, também participaram da cerimônia.
A prefeita Gracinha Viana (PP), o vice Drº Léo e os 11 vereadores entre eleitos e reeleitos assinaram o termo de compromisso e tomaram posse em seus respectivos cargos na manhã desta terça-feira (1º), durante cerimônia ocorrida na Câmara de Vereadores de Maraú. Durante a solenidade, Gracinha e Léo fizeram discursos emocionantes e assumirão o compromisso de governar para todos. Em seu discurso Gracinha voltou a afirmar que precisará de um ano para tirar Maraú do estado em que se encontra, principalmente na saúde. Estiveram presentes no evento ex-prefeitos, autoridades policiais e grande parte da população Marauense.
As vítimas fatais estavam dentro do carro, que foi parar embaixo do ônibus com o impacto da colisão
Uma colisão frontal entre um carro e um ônibus da empresa Expresso Brasileiro no km 14 da BA-290, na altura da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, resultou na morte de cinco pessoas no final da tarde desta terça-feira (1º). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas fatais, três homens e duas mulheres, estavam dentro do carro, que foi parar embaixo do ônibus com o impacto da colisão. O ônibus seguia da cidade de Alcobaça para a cidade de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre número de passageiros no ônibus e quantidade de pessoas feridas no acidente. A identificação das vítimas fatais e as circunstâncias da colisão ainda não foram informadas pela PRE.
Um veículo Pálio, de placas JSP 0096, capotou na rodovia Ilhéus-Itacaré, no início da noite do ultimo domingo (30) por volta das 18h30. O motorista, identificado pelo prenome Jaime, perdeu o controle do carro que trafegava em alta velocidade, fazendo ultrapassagens pelo acostamento, segundo populares que presenciaram o acidente. Jaime é morador de Salvador e veio passar as ferias em Ilhéus com os amigos Junior e Besouro, residentes em Itabuna. Todos tiveram escoriações e foram atendidos no hospital de Ilhéus.
A Posse da prefeita e dos vereadores de Aurelino Leal foi marcada por muita confusão e até pancadaria na noite desta terça (1º), no momento da escolha da mesa diretora da casa. Era esperado duas chapas, uma composta por Adilson Kálid, atual presidente da câmara e reeleito, Marcos do conselho tutelar, Otávio da Kombi e Flávia da cascata e a outra formada por Bruno Moisés, Guil Borges, Ricardo, Pila, e Rosildo. No momento da eleição o vereador já empossado, Marcos do conselho, leu uma resolução de nº 003/2009 datada de 24 de novembro de 2009 que segundo ele, o grupo de oposição à presidência da Câmara não poderia apresentar a sua chapa a menos de 24hs da eleição.
Vereadores da base dizem que ouve “fraude” e vão acionar a justiça
Pela resolução, a chapa dois (2) foi anulada e ficando uma única, foi eleito presidente o vereador Marcos do conselho. A chapa de oposição composta pelos cinco vereadores não concordaram com a decisão alegando manobra política para neutralizar seu grupo. Após protestar contra a atitude da secretária de ter fornecido uma cópia desatualizada do regimento interno da câmara, começou a bagunça total. Os vereadores de oposição da nova mesa disseram que não assinariam a ata de escolha da mesa diretora e estariam buscando provas da situação que levou a este episódio. Mesmo diante da situação, a prefeita Liu Andrade e seu vice Ricardo Cortes foram empossados. Após o encerramento da sessão na Câmara, foi servido um coquetel na Escola Normal 2 de julho em comemoração a posse da Prefeita Liu Andrade. Clique em leia mais e veja os vídeos.
Camamu terá nova eleição em março. (Foto: Aleilton Oliveira)
Os candidatos de 59 cidades brasileiras que tiveram mais de 50% dos votos e concorreram com os registros de candidatura indeferidos não tomarão posse nesta terça-feira ( 1º). Nestes casos, os presidentes das Câmaras de Vereadores assumirão as prefeituras até que um novo pleito aconteça. Em alguns municípios as novas eleições já foram marcadas pela Justiça Eleitoral. É o caso de Camamu, no sul baiano, onde o pleito está marcado para o próximo dia 3 de março. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguiu encerrar o ano do Judiciário, no último dia 19, tendo julgado todos os processos relativos às eleições municipais de 2012. Apesar disso, a presidente Cármen Lúcia, anunciou que 90% dos 7.781 recursos sobre registros de candidaturas foram julgados e tiveram alguma decisão. Com isso, cerca de 780 recursos ainda ficaram pendentes de decisão e os casos devem ser resolvidos em 2013. As sessões de julgamento do plenário do TSE serão retomadas em 1º de fevereiro, mas a corte funciona em esquema de plantão até o dia 6 de janeiro com a presença da ministra. No entanto, ainda não é possível saber se os processos pendentes sobre as últimas eleições poderão ter decisões monocráticas de Cármem Lúcia, ou se deverão aguardar pelo retorno das atividades plenárias.
Deraldino Araújo, e o vice, Banda Roxa, tomaram posse dos respectivos mandatos por mais quatro anos. (Foto: Giro em Ipiaú)
Após os vereadores eleitos terem sido reempossados na manhã desta terça-feira (01) e realizada a votação da presidência da Câmara, o prefeito eleito, Deraldino Araújo, e o vice, Banda Roxa, tomaram posse dos respectivos mandatos por mais quatro anos. Durante o discurso, Deraldino disse que pretende fazer muito mais do que já foi feito no seu primeiro mandato, e completou dizendo que realizará um trabalho participativo com a comunidade e a nova Câmara. Deraldino ainda lembrou-se dos prejuízos causados à comunidade, pela maioria dos vereadores que conduziam o legislativo municipal no governo passado. “Tenho plena convicção que os senhores vereadores eleitos vieram para dignificar esta casa”. Após a solenidade na Câmara o prefeito se dirigiu até a prefeitura, caminhando sob um tapete vermelho e bastante aclamado pelo público presente. A solenidade foi encerrado no Gabinete do prefeito com um Culto Ecumênico, dirigido pelo Pastor Marcos Pimentel.
Prefeita Siméia Queiroz faz o Juramento (Foto: Valdir Santos)
A nova prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB), tomou posse na manhã desta terça-feira (1ª), e adotou discurso de união e de mudança para tirar o município do caos. Siméia disse governará para todos os ubatenses e convidou toda a comunidade para participar do processo de reconstrução do município. “Não temos dúvidas de que o município passa por momento crítico, grave, de caos financeiro, econômico, social, político, mas ao invés do pessimismo comum nestes momentos, preferimos trabalhar com a ideia de esperança, mudança. Foi para isso que a comunidade ubatense nos elegeu”, destacou a prefeita. Finalizando o discurso, disse Siméia: “Nos últimos governos roubaram muitas coisas de nosso povo, como a alegria, a saúde, a educação. Tudo isso devolveremos. Mas há coisas que por mais que alguns tentassem, não conseguiram, que foi roubar o amor, os sonhos, a dignidade, o respeito e a esperança do nosso povo. Esses valores continuam intactos, e são eles que utilizaremos para construir uma nova Ubatã, em que os ubatenses terão orgulho de dizer: “Minha Cidade, Meu Orgulho.
A prefeita eleita de Aurelino Leal, Liu Andrade, tomará posse nesta terça (01) numa situação não muito confortável. A gestão do atual prefeito (Domingão) tem deixado muito a desejar na administração provocando o caos no município. A cidade encontra-se totalmente suja, entulhos espalhados por todos os lados, alguns com quase dois anos depositados entre ruas e calçadas, matagal em todo canto da cidade etc.
Acúmulo de lixo na rua Almir Araújo
Os veículos e máquinas do município encontra-se em verdadeiro estado de sucata. Caçamba depenada e abandonada na rua a mais de um ano, ambulâncias em oficinas sem conserto por falta de pagamento, retroescavadeira sem pneus e bateria (segundo informações, os pneus foram colocados na patrol), patrol caindo aos pedaços e prestando serviços a terceiros (ironicamente a estrada que liga a Sede do município ao distrito de Lage do Banco nunca foi feito manutenção), ônibus escolar abandonado em oficina, Fiat uno do gabinete desmontado à espera de conserto e etc.
Micro ônibus abandonado em oficina
O Hospital Geral e PSFs fechados por falta de pagamento do salário dos funcionários, falta de medicamentos e alimentação adequada, máquinas e equipamentos destruídos e lixo depositado em local inadequado. Vários meses de aluguéis aos locatários de prédios alugados à Prefeitura e perda de quatro Postos de Saúde da Família (PSFs). Ver matéria.
O lixão do município sem manutenção durante toda essa gestão provocando o acúmulo desordenado (mais de 700 metros) em cima da BR 030 e prejudicando os moradores próximos daquele local. Ver matéria.
O município não tem certidão negativa, livro de registro patrimonial, móveis e equipamentos adequados (mesas, cadeiras, computadores, impressoras e etc) e pra finalizar, o governo atual deixa uma grande dívida com os funcionários em relação a salário atrasados. Ver matéria
Nota: Nós da redação do site Ubaitaba Urgente desejamos boa sorte na administração da nova gestora, e que ela consiga reverter toda essa situação. (Redação:Ubaitaba Urgente / Fotos: Carlos Hagge / Ediovane). Veja mais fotos clicando em leia mais.
Um garoto de aproximadamente 14 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (31)
No último dia do ano, mais um homicídio em Itabuna. Um garoto de aproximadamente 14 anos, foi executado com tiros na cabeça, pescoço e braço. A polícia acredita que o corpo tenha sido desovado no local que fica próximo ao Motel Hollywood, próximo a um local conhecido como “Volta da Cobra”. O menor de pele clara, está trajando uma bermuda estampada e camiseta azul. Sem identificação, o único detalhe que chama a atenção é uma tatuagem com o nome Ivanilton. A Polícia Militar já está preservando o local até a chegada da Polícia Técnica. O menor foi o 174º homicídio registrado em Itabuna em 2012. Fonte: Rede Brasil de Noticias.
A prefeita eleita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), importou dois membros da prefeitura de Ilhéus. José Nazal Pacheco Soub será o secretário de planejamento, já Ednei Mendonça será o chefe de Gabinete.
A escolha deixou algumas pessoas do grupo da prefeita insatisfeitos, já que a expectativa era que toda a equipe fosse do município.
Por volta das 14h10 da tarde deste domingo (30), aconteceu um grave acidente na BR 101, nas proximidades de Moenda, distrito do município de Presidente Tancredo Neves/BA, envolvendo um ônibus da empresa Águia Branca de placa policial MSB 8327, licença de Itabuna/BA, e um veículo de passeio modelo For KA, na cor branca, de placa policial licença de Cabo Frio/RJ.
Segundo informações do motorista do ônibus Wesclei Dias Batista, o ônibus saiu de Salvador com destino à Itabuna, quando nas imediações do distrito de Moenda há aproximadamente 7 Km da sede do município de Presidente Tancredo Neves, foi surpreendido pelo veículo modelo Ford KA, que se perdeu em uma curva e colidiu frontalmente com o ônibus. No ônibus estavam 46 passageiros e no veículo Ford KA estavam 04 pessoas, sendo elas: a motorista de pré-nome Jainice, no carona seu esposo Carlos, e no banco traseiro estavam Felipe e Artur, filhos de Carlos e afilhados de Jainice. Felipe e Artur foram socorridos pela equipe do SAMU para o Hospital Maternidade Luis Eduardo Magalhães, com algumas fraturas, enquanto Jainice e Carlos morreram no local, presos nas ferragens. Fonte: Amarelinho 10
Dalva Oliveira Santos. (Foto: Facebook)Fábio Sebadelhe dos Santos. (Foto: Facebook)
Duas vítimas fatais do acidente ocorrido ontem (29), na “Curva do Padre”em Aurelino Leal, eram funcionários da UESB em Jequié. A professora Dalva Oliveira Santos que dirigia o veículo e o funcionário Fábio Sebadelhe dos Santos que faleceu em um hospital de Ilhéus, para onde foi levado com graves ferimentos estavam viajando para o litoral onde pretendiam passar a virada de ano. Eles viajavam no veiculo Voyage branco de placas OKK 4043, o carro bateu em uma árvore. Dalva, que estava fazendo aniversário ontem (29), ficou presa nas ferragens e morreu no local.
A Professora Dalva ficou presa nas ferragens e morreu no local, Fábio morreu a caminho do hospital.
Três pessoas, entre elas uma criança morreram na manhã deste sábado (29), em um grave acidente na BR 101, em um local conhecido como “Curva do Padre”, no município de Aurelino Leal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, duas das vítimas fatais eram funcionários da UESB em Jequié, a Professora Dalva Oliveira Santos, que dirigia o veículo e o funcionário Fábio Sebadelhe. Eles viajavam em um Voyage branco de placa OKK 4043.
Uma criança que viajava no Corsa foi arremessada para fora do carro e morreu no local.
A professora Dalva Oliveira que estava fazendo aniversário hoje (29) ficou presa nas ferragens e morreu no local. O segundo veículo envolvido na batida também é de Jequié, um GM Corsa azul de placa JNO 0313. No corsa viajavam, o garoto Paulo Rogério que foi arremessado do carro e morreu no local, Priscila dos Santos e Fabrício Santos Lopes, ambos socorridos com vida.
Na Kombi viajam duas pessoas que nada sofreram.
O terceiro veículo envolvido no acidente foi uma Kombi, que viajava com pelo menos dois ocupantes e nada sofreram. Segundo informações, os dois veículos de Jequié seguiam para o litoral sul da Bahia, onde pretendiam passar o réveillon. Já a Kombi, viajava sentido Itabuna a Ubaitaba. A PRF não informou quem poderia ter sido o causador da tragédia.Veja mais fotos clicando em leia mais.
Maurício morreu aos 57 anos em acidente de trânsito.
Uma batida de duas motos deixou uma pessoa morta e outra com ferimentos graves, na noite desta sexta-feira (28), no centro de Eunápolis. A reportagem do RADAR64 apurou que o aposentado José Maurício Vieira, 57 anos, seguia pela Rua Felinto Vaz em uma motocicleta modelo Tornado, e quando tentava cruzar a Rua da Colônia foi atingido por uma Titan 150. Socorristas do Samu prestaram os primeiros atendimentos a José Maurício no local do acidente. Os médicos ainda tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu. Já o condutor da Titan, Alexandre Moura da Silva, 21 anos, foi encaminhado para o Hospital Regional em outra unidade do serviço móvel de urgência com diversas fraturas. As informações dão conta que Alexandre está em coma e teria perdido a visão de um dos olhos.
Três vítimas são da mesma família.(Foto:Giro em Ipiaú)
Um veiculo Celta Classic, placa de Areia Branca- Sergipe- atropelou um animal na BR-330, próximo à entrada do Matadouro Municipal de Ipiaú no inicio da noite deste sábado (29). O carro era ocupado por quatro ocupantes, três da mesma família, todos moradores de Barra do Rocha. De acordo com informações colhidas no local pela reportagem do Giro, o animal surgiu de repente e atravessou a rodovia, causando o acidente. José Farias, Viviane Farias, Tereza Farias e uma jovem de prenome Isbela, sofreram ferimentos e foram atendidos por duas unidades do Samu.
Os feridos foram socorridos por duas unidades do Samu.(Foto:Giro em Ipiaú)
As vítimas foram encaminhas para o Hospital Geral de Ipiaú, apenas Tereza foi conduzida até o Prado Valadares em Jequié. No mesmo momento em que os profissionais de saúde realizam atendimentos, um outro homem conhecido por “Nem do Açougue” também se envolveu em outro acidente a cerca de 300 metros do local onde estavam as vítimas. Nem disse à reportagem do Giro, que um Burro atravessou na frente do seu veículo e acabou batendo na lateral do carro. Ainda na rodovia era possível observar o tráfego de outros animais nas margens da BR-330, causando perigo para os condutores de veículos.Fonte: Giro em Ipiaú
Violência volta e clamor por paz se espalha pela cidade
Um ano e três meses após o maior manifesto pela paz da história do município, a violência volta e clamor por paz se espalha pela cidade. Na última quarta-feira (26), a violência marcou mais uma vez o Bairro da Passagem em Itacaré, principalmente pelo pânico implantado por 08 homens fortemente armados que invadiram o bairro e atiraram para tudo quanto é lado, vitimando duas pessoas inocentes.Uma das vítimas faleceu poucos minutos apos receber um único tiro, na região do pescoço, a vitima era conhecida com Leninha, e a outra vitima é um homem identificado como Linsmar Abel Souza Santos, 32 anos, ele foi internado na madrugada da ultima quinta-feira (27) no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna. Linsmar foi atingido no ombro. Leninha era uma pessoa muito querida no bairro, seus familiares e amigos não se conformam com tamanha perda. Já são dois assassinatos no bairro da Passagem em menos em uma semana e o quarto no município em menos de 15 dias, Transformando o mês de Dezembro, como o mês mais sangrento da história do município e o ano de 2012, como o mais violento da história da cidade. A policia está investigando o caso, e os autores dos disparos ainda não foram identificados. A policia aproveitou a oportunidade para pedir a ajuda da comunidade para que denuncie os autores e os envolvidos no ataque ao bairro da Passagem através do 190, ou pelo telefone: (73) 3251-2577/2242. Fonte: Itacaré Urgente