Ubaitaba Urgente

MULHERES VÃO COMANDAR 14 PREFEITURAS NA REGIÃO CACAUEIRA

Liu Andrade PP (Aurelino Leal), Gracinha Viana  PP (Maraú) e Fernanda  PT (Uruçuca). 

O número de mulheres eleitas prefeitas em municípios da região sul, incluindo o baixo-sul, saltou de cinco para 14 no comparativo de 2008 e 2012. Cinco prefeitas da Região Cacaueira sul-baiana disputaram reeleição e três acabaram reconduzidas: Dra. Sandra (DEM), de Floresta Azul, Ângela Castro (PP), de Camacan, e Josefina Castro (PT), de Coaraci.

As prefeitas Neone Cordeiro (PP), de Jussari, e Ioná Queiroz (PT), de Camamu, não obtiveram êxito. Ioná comandou o município por quase todo o mandato, mas foi “ejetada” pela Justiça Eleitoral no início deste ano. Outra mulher foi eleita prefeita, Emiliana de Zequinha da Mata (PP). Em Jussari, foi eleito Valnio Muniz (PT).

A participação das mulheres nas prefeituras regionais teve aumento de 180%, mas em vários casos a eleita substituiu, de última hora, o candidato – geralmente o esposo ou pai da eleita, a exemplo de Almadina, onde Valtencir ficou impedido de disputar e colocou a esposa, Gleide de Val. Confira a relação:

Almadina – Gleide de Val (PSD)
Aurelino Leal – Liu Andrade (PP)
Barra do Rocha – Vera (PSC)
Barro Preto – Jaqueline Mota (PT)
Camacan – Ângela Castro (PP)
Camamu – Emiliana de Zequinha da Mata (PP)
Coaraci – Josefina Castro (PT)
Uruçuca – Fernanda Silva (PT)
Itajuípe – Gilka Badaró (PSB)
Floresta Azul – Dra. Sandra (DEM)
Maraú – Gracinha (PP)
Valença – Jucélia Nascimento (PTN)
Ubatã – Simeia de Expedito (PSB)
Una – Dione (PSD)

ELEITORES DE SEIS CIDADES BAIANAS AINDA NÃO SABEM QUEM SERÁ PREFEITO

Morador de Amélia Rodrigues, o soldador André Luiz Lopes, 22 anos, foi votar no último domingo acreditando que saberia no mesmo dia se seu candidato a prefeito venceria. Três dias depois e a Justiça Eleitoral ainda não definiu se o escolhido por Lopes, Paulo Falcão (PSD), poderá ou não governar a cidade nos próximos quatro anos.

Mas o soldador não está sozinho na incerteza: eleitores de outros cinco municípios da Bahia também esperam decisões judiciais para saber quais serão os prefeitos de suas cidades em 2013. No caso de Amélia Rodrigues, Falcão foi o mais votado, mas seus votos foram anulados pela Justiça Eleitoral, pois ele concorreu com a candidatura indeferida.

“Tem pessoal comemorando (a vitória de Falcão), mas ainda não bateram o martelo. Ficamos na expectativa”, disse André, que afirmou esperar com ansiedade pelo resultado. Em Cruz das Almas, Pojuca, Salinas da Margarida e Muquém de São Francisco, a situação é a mesma. Ou seja, o mais votado teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Bahia, mas seus partidos entraram com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TSE).

Nova eleição O cenário de incerteza ainda é pior para os eleitores de Pojuca, Salinas e Muquém, que ainda podem ter que voltar às urnas. Nas três cidades, o candidato barrado pela Justiça teve a maioria dos votos, sem contar nulos e brancos. O que, em tese, obrigaria a realização de um novo pleito.

De acordo com o advogado Jaime Barreiros, especialista em Direito Eleitoral, em municípios onde mais de 50% dos eleitores escolheram um ou mais candidatos cujos votos foram anulados depois das eleições, um novo pleito deve ocorrer, caso a impugnação se confirme. Nulos e brancos são desconsiderados da conta. Leia mais no Correio

VEREADOR ELEITO NO DOMINGO MORREU EM ACIDENTE NESTA TERÇA NA BA-330

A vítima se elegeu vereador no último domingo no município de Iramaia. (Foto:blog Vandinho)

Um homem que dirigia um Fiat Uno, cor cinza de placa JPO-7464, morreu por volta das 15h40 de terça-feira(09),  após perder o controle de direção do veículo e colidir com um caminhão tanque de cor branca. O acidente ocorreu na rodovia  BA-330, próximo da entrada do povoado Amazonas, em Lafaiete Coutinho. As informações colhidas no local davam conta de que a vítima era o vereador eleito no último domingo (7) no município de Iramaia, agricultor Elias da Silva (PDT), “Mundão”, de 53 anos.  O Uno que seguia no sentido à cidade de Iramaia,  ficou totalmente destruído e o  motorista morreu preso às ferragens retorcidas.

(Fonte: Jequié Urgente)

AURELINO LEAL: ELEITORES DE LIU ANDRADE FAZEM PASSEATA PELAS RUAS DA CIDADE

(Foto: Ubaitaba Urgente)
(Foto: Ubaitaba Urgente)

Eleitores da prefeita eleita Liu Andrade (PP) fizeram uma passeata pelas ruas da cidade na tarde desta segunda feira (08). Até um “Caixão de Defunto” foi utilizado como forma de gozar do candidato Junior Cearense (PSB) que foi derrotado nas urnas no ultimo domingo (07). A passeata que se transformou em carnaval fora de época percorreu as principais ruas da cidade. O mais interessante dessa turma, é que até nota de falecimento foi colocado em carro de som durante a comemoração. Veja mais fotos clicando em “Leia Mais”. 

AURELINO LEAL: ÔNIBUS DA ROTA CAPOTA EM POÇO CENTRAL

Um ônibus da empresa Rota, prefixo 4685 de placa policial JOL-9776 capotou na tarde do ultimo sábado (06) na estrada que liga a sede do município de Aurelino Leal ao distrito de Poço Central. O ônibus voltava de Poço Central para a sede quando o motorista perdeu o controle e capotou em um barranco. Ninguém ficou ferido no acidente. Veja mais fotos clicando em “Leia Mais”.

AURELINO LEAL: HOMEM FOI MORTO A FACADAS AO COMEMORAR VITORIA DE LIU EM POÇO CENTRAL

Foto: Carlos Hage/Ubaitaba Urgente

Gerson de Jesus Santos de 62 anos foi morto a facadas no interior do bar de Graça, localizado na Rua Joselita Rosa no bairro Novo em Poço Central. O crime ocorreu por volta das 20:30 do ultimo domingo enquanto a vitima comemorava a vitoria da prefeita eleita Liu Andrade. O autor do homicio foi identificado como João Batista Barbosa que ficou nervoso ao ter sido chamado de Jacú. O assassino fugiu após o crime e até o momento não foi localizado pela policia.

(Redação: Ubaitaba Urgente)

CAMAMU: COM TRÊS CANDIDATOS IMPUGNADOS, VOTOS NULOS CHEGAM A 60%; CIDADE PODE TER NOVA ELEIÇÃO

O alto porcentual de votos inválidos (60,22%) deverá anular a eleição para o Executivo municipal. (Por Juliana Almirante / Rodrigo Aguiar)

Os votos recebidos por três candidatos a prefeito da cidade de Camamu no domingo (7) foram computados como nulos devido à impugnação de suas candidaturas, que seguem à espera de julgamento de recursos na Justiça Eleitoral. O alto porcentual de votos inválidos (60,22%) deverá anular a eleição para o Executivo municipal, segundo o juiz da 78ª Zona Eleitoral, no município, João Paulo Guimarães Neto. “As candidaturas seguem com recursos. Caso sejam julgados improcedentes e, mantendo isso, passando de 50% os votos nulos, haverá novas eleições”, previu. Entre os postulantes barrados, está a ex-prefeita Ioná Queiroz (PT), inelegível por abuso de poder econômico e político; o sucessor da petista no cargo, Américo José da Silva (PSD), na lista de ficha suja do Tribunal de Contas da União (TCU); Idalina Rocha de Miranda (DEM), impugnada por não apresentar as contas eleitorais de 2008, ano em que também entrou na disputa. Os únicos que estavam aptos para o pleito foram Francisco Vasconcelos, do PMDB, e Emiliana de Zequinha da Mata (PP), indicada na eleição pelo ex-prefeito José Raimundo Assunção Santos (PP), o Zequinha da Mata, que chegou a concorrer no início, mas foi proibido de disputar o pleito devido à falta de quitação eleitoral e à rejeição de contas dos anos de 2000 e 2001. A pepista conseguiu a maior porcentagem dos votos válidos, 86,8%, seguida do peemedebista, que recebeu 13,2%.

(Fonte: Bahia Noticias)

ITABUNA: PAI SE ACORRENTA EM HOSPITAL PARA PROTESTAR CONTRA PLANO DE SAÚDE

Na tarde da ultima segunda-feira (08), Tercio Estrela De Oliveira se acorrentou a uma placa no Hospital Manoel Novaes para protestar contra o atendimento dado ao filho dele. Matheus Simas Estrela de Oliveira, de 6 anos, quebrou o braço e deu entrada na Unidade, mas o plano de saúde dele, Planserv, não pôde ser aceito. O pai do jovem precisou pagar R$150,00. Matheus está internado desde o dia 02 de outubro e precisa de uma cirurgia. Até o momento, todas as despesas têm sido pagas de forma particular.  Os responsáveis pelo plano de saúde alegam que falta documentação.Segundo Tercio, ele tentou realizar o procedimento pelo SUS o Hospital explicou que não havia como por conta do impasse com o Planserv.A assistente social Poliana Macedo foi ao Hospital conversar com Tércio, mas ele se recusou a tirar as correntes. “Eu só saio na hora que começarem a fazer a cirurgia do meu filho”, afirmou.

(Fonte: Radar Noticias)

PREFEITO DA MENOR CIDADE DO BRASIL É REELEITO COM 783 VOTOS

O prefeito de Borá, no interior de São Paulo, Luiz do Açougue (PT), foi reeleito com 100% dos votos válidos neste domingo (7) e deve comandar o menor município do Brasil pelos próximos quatro anos após os 783 votos.

O seu único adversário, Nelson (PSDB) teve a candidatura barrada. Como foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, os votos de Nelson foram considerados nulos.

A cidade tem apenas 1.071 eleitores, desse total, 14 votaram em branco e 77 não foram às urnas.

(Fonte: Bahia Notícias)

BAHIA: CANDIDATO MORRE AO SABER QUE FOI ELEITO

O candidato a vereador Domingos Gomes da Rocha, conhecido como Dominguinho da Morosa (PCdoB), morreu na noite deste domingo (7), no município de Riachão das Neves, após saber o resultado das eleições.

Dominguinho, que era hipertenso, sofreu um infarto e morreu. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dominguinho recebeu 274 votos e ficou na 9ª colocação entre os 11 mais votados.

Segundo informações da TV Bahia, o candidato passou mal após ficar muito emocionado com a vitória. Com a morte de Domingos, o candidato Fábio Dias, também do PCdoB, deve ocupar seu lugar.

(Fonte: Correio)

ITAGI: ELEITO PREFEITO COM QUATRO VOTOS DE DIFERENÇA

 A eleição mais apertada da região aconteceu em Itagí.

Com 2.942 votos, Railton (PT) foi eleito o novo prefeito do município com apenas 4 votos na frente de Dr. Olival (PDT).

Em terceiro lugar ficou o Padre João (PP) que obteve 2.435 votos.  A eleição em Itagi foi bastante tranqüila

(Fonte: Giro em Ipiaú)

UBAITABA: BÊDA VENCE AS ELEIÇÕES COM 5.955 VOTOS

Bêda é eleito prefeito de Ubaitaba pela terceira vez. (Foto: Ubaitaba Urgente)

Em Ubaitaba o candidato a prefeito Bêda (PMDB) venceu as eleições com 1.182 votos de frente para seu adversário Drº Mozart do PSB que teve 4.773 votos validos. Bêda venceu as eleições em Ubaitaba pela 3ª vez com 5.955 votos, enquanto os votos brancos somaram 250 e os nulos foram 975. 11.953 eleitores votaram em Ubaitaba neste domingo (07)

(Redação: Ubaitaba Urgente)

CONHEÇA OS PREFEITOS ELEITOS NOS MUNICÍPIOS DA BAHIA

As eleições deste domingo elegeram prefeitos para todos os municípios da Bahia. Toda a apuração já foi concluída, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lista é sujeita a mudanças por conta de pendências de julgamentos de recursos de candidatos.

Confira os resultados na lista abaixo:

IBIRATAIA: MARCOS AURÉLIO VENCE ELEIÇÕES COM QUASE 4 MIL VOTOS DE DIFERENÇA

Marcos Aurélio

O candidato à prefeitura de Ibirataia pela Coligação Leal a Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), obteve a maior vitória mais retumbante da microrregião nas eleições municipais deste ano. O candidato pepista, que conseguiu reunir 18 partidos na base de sustentação de sua campanha, obteve 74.97 votos ou 66,68% dos votos válidos.

Antônio Batista (PSC) obteve apenas 3.747 votos, ou seja, 33,32% dos votos válidos. Marcos Aurélio vinha liderando com folga todas as pesquisas (registradas) de intenção de voto, e a vitória do candidato, que se notabilizou regionalmente por unir toda a oposição ibirataense, era dada como certa pelos analistas políticos.

“Gostaríamos de agradecer ao carinho dos eleitores, que demonstraram que o município precisa de um choque de gestão. A hora agora é de festa, mas já pensamos no grande desafio que teremos pela frente. Estamos preparados e, sem dúvida, governaremos este município de maneira transparente”, disse Marcos Aurélio com exclusividade ao Ubatã Notícias. A vitória põe fim a supremacia Fair no município.

(Fonte: Ubatã Noticias)

PELA QUARTA VEZ JABES É PREFEITO DE ILHÉUS

Jabes Ribeiro

Jabes Ribeiro (PP) se elegeu pela quarta vez em Ilhéus e comandará o Palácio Paranaguá pelos próximos quatro anos. O ex-prefeito abocanhou 44,09% do eleitorado, somando ao todo 39. 733 votos, seguido da candidata Carmelita (PT), com 29.805 (33,08%) e Jorge Luiz (PSOL) com 20.571 (22,83%). Já na disputa pelas 19 vagas do Legislativo, algumas surpresas se evidenciaram. Destaque para o candidato Fábio Magal (PSC), que com 2.271 votos foi o campeão das urnas.

(Jornal Sport News)

VANE DO RENASCER É O NOVO PREFEITO DE ITABUNA

Vane do Renascer (PRB) foi eleito como novo Prefeito de Itabuna. Das quatro pesquisas eleitorais registradas e divulgadas em Itabuna, uma delas apontou o que se concretizou neste domingo (07), a vitória de Vane. O principal lema da Campanha foi mudança. Em entrevista ao Radar, neste domingo, Vane afirmou que esse é o maior objetivo. “Itabuna não precisa mais de um nome, mas de um novo modelo de gestão”, disse. Durante todo o dia, as parciais já mostravam um indicativo de que a disputa seria apertada. A decisão deixou boa parte da população satisfeita e neste momento, a festa toma as ruas da cidade. O grande desafio agora é recolocar Itabuna no cenário nacional como cidade polo da economia regional do cacau e não como campeã de doenças e insegurança.

(Fonte: Radar Noticias)

IBIRAPITANGA: DRº RAVAN (PSD) VENCE AS ELEIÇÕES COM 5.121 VOTOS

Ravan (PSD)

O médico Isravan Lemos (PSD), o Ravan, venceu as eleições municipais ibirapitanguenses com apenas 64 votos de vantagem para o atual prefeito e candidato à reeleição Antônio Conceição Almeida (PSL), o Gude.

A disputa foi voto a voto e Ravan obteve 5.121 votos, ou 50,04% dos votos válidos. O atual prefeito Gude obteve 5.057, ou 49,42% dos votos válidos. Gude foi seguido por Júnior Rocha (PSOL), que obteve apenas 50 votos.

Muitos analistas políticos davam como certa a vitória de Ravan com larga vantagem, mas o que se viu durante todo o dia e também na apuração das urnas foi uma disputa acirrada.

(Fonte: Ubatã Noticias)

UBATÃ: SIMÉIA DE EXPEDITO GANHA AS ELEIÇÕES COM 16 VOTOS DE FRENTE

A candidata ao executivo municipal Siméia Queiróz (PSB), a Siméia de Expedito, se elegeu prefeita de do município de Ubatã neste domingo (07). Como já era esperado, a eleição foi acirrada e foi definida até a última urna ser apurada, com a frente de 16 votos para Siméia.. Siméia obteve 4.011 votos e foi seguida de perto pela candidata Rosana Magalhães (PTB), que obteve 3.995 votos. O candidato Edson Neves (PSD) obteve 548 votos, seguido por Guiormando Tavares (PRB) com 229 votos e Néu (PSDC) com 97 votos. Siméia Queiróz nasceu em 08 de outubro de 1984 e passou a ser candidata a prefeita a partir da última terça (02), em substituição ao seu pai Expedito Rigaud que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Siméia e o ex-prefeito Gleide Santana serão os candidatos mais jovens a assumir o executivo, ambos com 28 anos.
(Redação Notícias de Ubatã)

AURELINO LEAL: CÂMARA MUNICIPAL TERÁ SETE NOVOS VEREADORES.

A Câmara Municipal de Aurelino Leal será composta por 7 novos vereadores, são eles Rosildo (PSDB) 284 votos, Bruno (PP) 278 votos, Ricardo atual vice prefeito (PSDB) 263 votos, Pila (PP) 235 votos, Flávia da Cascata (PSOL) 188 votos, Guil Borges (PHS) 163 votos, e Professor Marcos (PSOL) 161 votos, dos atuais vereadores foram reeleitos Adilson Kalid (PTC) 415 votos e Otávio da Kombi (PV) 229 votos.  Três dos nove vereadores eleitos tem sua origem no distrito de Poço Central, Adilson Kálid, Pila e Ricardo.