O evangélico Edézio Pereira do Nascimento de 67 anos que morava no Povoado de Cachoeira Bonita, município de Ubaitaba, foi encontrado caído e desacordado ao lado de uma cerca de arame farpado, próximo a sua casa.
Socorrido por familiares e vizinhos, Edézio já chegou sem sinais vitais no Hospital São Vicente de Paulo. Talvez, se chegasse com vida na unidade hospitalar teria morrido na porta por falta de médico. Edézio era membro da Igreja assembleia de Deus de Cachoeira Bonita onde seu corpo está sendo velado.
Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral baiano desconsiderou a reprovação de contas pela Câmara de Vereadores. Foi durante o julgamento do caso do prefeito de Lençóis, Marcos Airton Alves de Araújo, do PRB, que teve uma das contas, relativa ao exercício de 2009, aprovada pelo TCM, mas reprovada pela Câmara Municipal.
Com reprovação pelo legislativo, Marcos Airton teve o registro de candidatura indeferido em primeira instância, assim como o vice, Felipe Sá Dourado Santos. O prefeito recorreu ao TRE e conseguiu reverter a decisão em primeiro grau. O relator do processo de Marcos Airton, juiz Cássio Miranda, votou pelo deferimento do registro tanto do candidato como do vice, pois a conta foi aprovada pelo TCM em análise técnico-jurídica.
A sentença do Tribunal Regional Eleitoral cita que não havia, no parecer rejeitado pela Câmara Municipal, atos dolosos de improbidade administrativa nem vício insanável para justificar o indeferimento. Essa é uma ótima notícias para candidatos que tiveram suas contas aprovadas pelo TCM e rejeitadas pela Câmara municipal.
O candidato a vereador Alecino Rodrigues de Faria (PSDC), de 36 anos, da cidade de Lagoa Grande, na região Noroeste de Minas, foi preso por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. Ele foi encaminhado para o presídio de Presidente Olegário, nesta quinta-feira (30).
De acordo com a Polícia Civil (PC), Faria foi flagrado com cerca de 1,6 kg de maconha e 32 munições de revólver calibre 32, na noite dessa quarta-feira (29), dentro de sua casa, no Centro de Lagoa Grande.
A prisão do suspeito só foi possível depois que a policia recebeu uma denúncia anônima afirmando que o candidato estaria vendendo drogas na cidade. Após um mês de investigações, a PC conseguiu apreender a droga e prender o suspeito. O candidato seria integrante de uma quadrilha de traficantes comandada por Roniel José Pereira, que está em liberdade provisória. A polícia pediu a prisão do traficante e faz buscas para tentar localizá-lo.
Se for provado a culpa do candidato, segundo um representante do Partido Social Democrático Cristão (PSDC), identificado como Vital, o candidato pode ser expulso do partido.
Ainda segundo o representante, o partido não sabia desta prisão e que iria se informar melhor sobre o acontecimento para analisar a situação do candidato.
A mulher, sempre bem vestida, se aproximava das pessoas de forma tranquila e discreta, falando da importância de se ajudar o próximo.
A Itabunense Valderilda Francisca de 35 anos, foi presa em Itapetinga na tarde de quarta-feira (29), acusada de aplicar golpes na cidade. De acordo com informações ela se apresentava como Psicóloga ou Pedagoga da UESB e recolhia dinheiro e donativos em estabelecimentos comerciais, supostamente para entregar para pacientes com câncer.
A mulher, sempre bem vestida, se aproximava das pessoas de forma tranquila e discreta, falando da importância de se ajudar o próximo. Logo após sensibilizar as vítimas, ela pedia a ajuda, quase sempre em dinheiro, e dizia que seria repassado para o tratamento de doentes.
Denuncias feitas pelas vítimas da golpista, levaram a Polícia Militar a realizar buscas que resultou na prisão de Valderilda. A mulher que é moradora do Bairro conceição em Itabuna, foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Itapetinga, e enquadrada pelo Delegado responsável no art. 171.
Na delegacia, Lucimeire contou que iria entregar a droga para um homem no município de Simões Filho.
A dona de casa Lucimeire Nascimento dos Santos, 28 anos foi presa, na manha desta quarta-feira (29/08), por policiais civis da Delegacia de Tóxicos Entorpecentes (DTE), de Feira de Santana sob o comando do delegado Alexandre Narita por estar traficando drogas na cidade. Lucimeire, que é natural da cidade de Ubatã foi flagrada pelos investigadores da DTE, com 2 Kg de Crack no interior de um Hotel localizado nas proximidades do Terminal Rodoviário de Feira de Santana.
De acordo com os investigadores, após denuncias anônimas dando conta de que uma mulher estava no interior do hotel portando drogas de imediato foram verificar o fato. “Nossa equipe seguiu para o local da denuncia e conseguimos flagrar a mesma com a droga dentro da bolsa”. Contou um investigador.
Na delegacia, Lucimeire contou que iria entregar a droga para um homem no município de Simões Filho (Região Metropolitana de Salvador), “fui para o hotel, onde encontrei um homem, que me deu a droga, para que eu entregasse para outra pessoa em Simões Filho”. Ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e no inicio desta tarde, a mesma foi encaminhada para o Conjunto Penal de Feira de Santana. (Fonte: Ubatã Noticias)
Um homem foi preso na noite de quarta-feira (29) no bairro Novo Horizonte, em Itabuna, por uma guarnição da CETO da Polícia Militar. Damião Correia, 35 anos, é acusado de tentar matar a esposa, de prenome Jucilândia. Após uma discussão, ele furou a vítima no peito esquerdo. Ela foi encaminhada pelo SAMU ao Hospital de Base de Itabuna.
Em entrevista ao Radar, Damião disse que teria dito à esposa que sairia de casa e por isso os dois começaram a brigar. Ele afirma que a esposa pegou a faca e que ele tomou e que teria furado ela por acidente. Damião ficou nervoso ao saber que seria ouvido pela delegada de plantão e repetia: “Por que não me libera logo? Eu só fiz furar. Foi só uma furadinha só”.
Mais de 40 policiais militares do 19ª BPM, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM participaram da operação. (Fonte: Correio)
Cinco suspeitos foram mortos e dois foram presos por suspeita de envolvimento na morte de um policial militar candidato a vereador na cidade de Jequié.O corpo do petista Jurandy Oliveira Santos, de 44 anos, foi encontrado nesta segunda-feira (27) no anel rodoviário do município um dia após ser sequestrado por um grupo de assaltantes que havia acabado de realizar um ação em um bar às margens da estrada do Rio Preto do Costa, na zona rural da cidade baiana.
De acordo com informações do comando do 19º Batalhão da Polícia Militar, além do suspeito morto em confronto com a polícia ainda na segunda-feira, outros quatro homens foram mortos ao longo desta terça-feira (28) depois que um dos suspeitos foi entregue à polícia pela própria mãe.
Lucas Matos de Almeida, 21 anos, foi preso no loteamento Vila Vitória após a denúncia da mãe e indicou onde estariam outros nove homens envolvidos na morte do candidato a vereador. Mais de 40 policiais militares do 19ª BPM, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM, iniciaram as buscas pelos suspeitos e prenderam Michel Xavier Paixão, cuja idade não foi informada. Ambos não ofereceram resistência.
Na sequência, os policiais realizaram as buscas por outros quatro suspeitos em outros bairros da periferia de Jequié e entraram em confronto com outros quatro homens, que receberam a polícia com tiros. Damião de Jesus Santos, de 23 anos, Emerson Santos Silva, 22, Renato Nascimento Reis, 18, e um menor de 17 anos foram mortos na troca de tiros. Nenhum policial foi ferido na ação.
O Serviço de Investigação do 19º BPM e a 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª Corpin) já identificaram outros três suspeitos indicados por Lucas Matos, mas não divulgou os nomes para não atrapalhar as investigações. Eles continuam sendo procurados pela polícia.
Candidato PM foi morto a tiros
O petista Jurandy Oliveira Santos estava com familiares em um carro, retornado para casa após uma atividade política, quando foi surpreendido por um grupo armado, composto por 10 homens, que havia acabado de realizar um assalto em um bar às margens da estrada do Rio Preto do Costa, zona rural de Jequié.
Jurandy se indentificou como policial e foi espancado pelos assaltantes, que se dividiram em três carros e raptaram a vítima depois de ameaçar os familiares dele, incluindo o filho de 14 anos que o acompanhava.
O corpo da vítima, encontrado por uma mulher na manhã desta segunda, tinha marcas de violência no corpo, com sinais de golpes de facão e perfurações de bala na cabeça e nas costas. A polícia acredita que a vítima tenha sido morta pelo fato de ser policial militar. Veja todas as fotos Clicando em Continue Lendo o Artigo.
“Fizemos muito pela cidade e pelo povo nesses quase quatro anos de mandato”
O candidato à reeleição pela Coligação Ibirapitanga no Caminho Certo, o prefeito Antônio Conceição Almeida (PSL), o Gude, disse que caso seja eleito ampliará as conquistas do seu primeiro mandato. O alcaide afirmou que continuará priorizando os principais setores da administração pública municipal.
“Fizemos muito pela cidade e pelo povo nesses quase quatro anos de mandato, mas é claro que muita coisa ainda precisa ser feita. Por isso, no nosso segundo governo, e com fé em Deus ele acontecerá, ampliaremos as conquistas do primeiro mandato e promoveremos investimentos em diversas áreas”, garantiu Gude.
O candidato, que ainda espera o deferimento de sua candidatura pelo TRE-BA para esta semana, voltou a falar sobre o assunto. “Estamos confiantes. O nosso jurídico está acompanhando o caso e no máximo até a próxima semana teremos novidades. A nossa candidatura segue firme e com o apoio do eleitor”, finalizou Gude. Fonte: Ubatã Noticias
A policia técnica esteve no local e conduziu o corpo para o DPT. (Ubaitaba Urgente).
Um homem de aproximadamente 40 anos foi encontrado morto às margens da BR 101, trecho Itabuna/Itajuipe. O homem aparentando ter sido atropelado a mais de três dias estava com fratura exposta em um dos pés, pancadas na cabeça e varias escoriações pelo corpo. Veja mais fotos clicando em continue Lendo o Artigo.
Uzêda cobrou da juventude, mais engajamento na política local.
A entrevista do ex-prefeito de Ubaitaba Armando Uzêda Pires ao jornalista Humberto Hugo, exibida nesta quarta feira (29), no programa “Bom dia Cidades” da emissora Rio das Contas FM, teve ampla repercussão nos meios políticos da cidade.
O ex-prefeito que estava em Salvador para tratamento de saúde retornou a sua terra e falou sobre política destacando a renovação no processo sucessório, as ações necessárias para Ubaitaba crescer e se desenvolver.
Uzêda em sua entrevista cobrou da juventude, mais engajamento na política local, falou das ações do MST nas fazendas produtivas da região e para finalizar, agradeceu às manifestações de carinho e apreço da população e dos adversários políticos, durante o período em que passou hospitalizado para tratamento de problemas respiratórios em Salvador.
Armando Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, de 1970 a 1972, vice-prefeito de 1977 a 1982 e prefeito por duas ocasiões: 1983 a 1988/1993 a 1996, período em que ocupou a presidência da AMURC-Associação dos Municípios da Região Cacaueira.
Ele imprimiu sua marca com grandes realizações em diversos campos da administração municipal.
Autêntico administrador, ele imprimiu sua marca com grandes realizações nos diversos campos da administração municipal. Fonte: Jornal Tribuna da Região
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou liminar ao candidato a prefeito de Itacaré pela coligação “Itacaré Urgente” (PSB-DEM-PPS-PSL-PRTB), Jarbas Barbosa, que tentava obter salvo-conduto para manter-se na disputa no município sul-baiano.
Jarbas havia tentado liminar na 6ª Vara da Fazenda Pública em Salvador, o que foi negado pelo juiz Ruy Eduardo Almeida Britto. Ele buscou a Justiça Comum ao ter o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por ter contas reprovadas. A liminar o liberaria para a disputa. Jarbas ainda pode recorrer da decisão.
O ex-prefeito de Itacaré teve as contas dos exercícios de 2004, 2006, 2007 e 2008 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ao entrar com pedido de liminar pela liberação da candidatura, Jarbas tentou anular os pareceres prévios do TCM relativos às quatro contas, alegando cerceamento de defesa na corte de contas. Perdeu em primeira instância. E a decisão acabou mantida pelo TJ-BA.
O juiz titular da 6ª Vara da Fazenda Pública observou que o prefeito cometeu várias irregularidades insanáveis ao violar o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Jarbas realizou “despesas sem licitação, fez gastos excessivos sem comprovação do destino do dinheiro público e contratou pessoal sem concurso”, dentre outras irregularidades.
Já na decisão do TJ-BA, a relatora Lígia Maria Cunha Ramos Lima enxergou no processo falhas como grave infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial; e injustificado dano ao erário, decorrente de ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico ou não-razoável”.
O Ibope investigou também os níveis de satisfação da administração do prefeito Luiz Amaral (PMDB), que foi reprovada por 84%.
Pesquisa do Ibope sobre intenções de votos para a Prefeitura de Jequié, registrada no Tirbunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o número 0084/2012, dá ampla vantagem à candidata Drª Tânia (PP), com 65% na consulta estimulada. Em segundo lugar aparece Euclides Fernandes (PDT), com 12%, seguido de Dr. Fernando (PV), com 5%.
Brancos e nulos somam 6%, enquanto não responderam ou não sabem correspondem a 12% da amostragem. O Ibope investigou também os níveis de satisfação da administração do prefeito Luiz Amaral (PMDB), que foi reprovada por 84% de da população contra 12% de aprovação. Os que não responderam ou não souberam avaliar foram 4%.
“Se a oposição quiser ganhar terá que suar a camisa para ganhar no voto, pois no tapetão não haverá chances”, disse o candidato Bêda.
A Eleição em Ubaitaba ganhou um novo capitulo essa semana, uma série de boatos tomaram conta da cidade afirmando que o candidato a Prefeito Bêda, (PMDB), não poderia mais encabeçar a chapa formada com Paulo Bidú(PP), para disputar as Eleições e deveria ser substituído pelo contador Marco Líger.
A notícia a principio caiu como uma bomba para maioria dos Eleitores do candidato Bêda que a todo o tempo procuravam obter informações quanto à veracidade da notícia, ao tempo em que, os eufóricos seguidores do candidato Dr. Mozart (PSB) chegaram a panfletar a cidade e soltar fogos comemorando a suposta queda de Bêda.
Ocorre que ao procedermos uma minuciosa investigação jornalística para trazer esclarecimentos a Comunidade Ubaitabense, constatamos junto ao Cartório Eleitoral que os boatos não procedem e que não existe nenhum impedimento jurídico para nenhum dos postulantes ao Palácio da Colina, ou seja, ambos estão aptos para disputar as próximas Eleições.
Em contato com a nossa redação, o candidato Bêda apresentou uma Certidão expedida na data de hoje (28/08) pelo Cartório Eleitoral, onde atesta que o Registro de sua candidatura foi deferida desde o dia 27 de Julho para concorrer ao cargo de Prefeito pela Coligação Para Ubaitaba Continuar Avançando, não constando portanto, qualquer impedimento jurídico para manter sua candidatura, o que ainda pode ser confirmado no site do TSE através do link do DivulgaCand.
Bêda ainda disse estar muito tranquilo e confiante para disputar as próximas Eleições e acrescentou: “Se a oposição quiser ganhar terá que suar a camisa para ganhar no voto, pois no tapetão não haverá chances.” Este é mais um capítulo cheio de emoções da disputa Eleitoral em nossa cidade.
Certidão emitida no dia 27 /07 pela Justiça Eleitoral indica que Bêda é candidato e está na disputa pela prefeitura de Ubaitaba.
Na tarde do ultimo domingo (26) Júnior e Toinho Cearense acompanhados da Nação 40 visitaram as Fazendas Paraíso, Primavera e Safira, onde foram recepcionados pelos moradores em ritmo de festa e muita alegria.
Na oportunidade os candidatos falaram dos seus projetos para governar Aurelino Leal, ressaltando seus planos para às famílias da Zona Rural.
No retorno a sede, a Nação 40 seguiu em uma bela passeata e carreata pelas ruas do município, onde Júnior e Toinho Cearense aproveitaram para pedir o apoio das famílias no dia 07 de outubro para que possam executar seu plano de governo na construção de Um Novo Tempo para Aurelino Leal. Veja todas as fotos em Continue Lendo o Artigo.
Visita ao Bairro Armandão e Zitão a partir das 16hs.
Quinta-Feira 30/08
Continuação da Visita ao Bairro Armandão e Zitão a partir das 16hs.
Sexta-Feira 31/08
Continuação da Visita ao Bairro Armandão e Zitão a partir das 16hs.
Sábado 01/09
Grande Passeata da Vitória a partir das 16hs – Concentração no Bairro Maria Olímpia percorrendo a Av. Presidente Vargas, Travessa Juvenal França, Rua Edno Magalhães, finalizando com Comício no final da Av. Walter Passos;
Domingo 02/09
Grande Concentração no Bairro Armandão e Zitão a partir das 09hs. Saída da Casa de Bêda.
O delegado Emanoel Ribeiro Matos informa que no ultimo fim de semana, sábado (25) e domingo (26), estava de plantão na sede da coordenadoria em Ilhéus, com foi determinado peloo coordenador da policia civil. Com relação ao episodio da prisão e seguida da liberação do preso de vulgo ” Nego Bi” residente no Bairro São Cosme/Aurelino Leal-Ba, por ter cometido crime de Tentativa de Homicídio contra a pessoas de vulgo “Boy” residente também no Bairro São Cosme, Aurelino Leal-Ba.
O fato ocorreu em frente ao Posto de combustível Brasil 500, situado na entrada da cidade de Aurelino Leal no dia 25/08/2012 e ao ser socorrido fora transferido para o Hospital de Base em Itabuna-Ba pela gravidade das lesões antes da transferência ter sido efetuada informou para o Policial Militar conhecido como “Cidade” e outro colega quem fora o autor do crime, sendo este preso pelos referidos policiais e conduzido a Depol de Aurelino Leal, momento em que o policial “Cidade” por telefone ligou para esta Autoridade informando a mim isto por volta das 07:10 da manhã do ocorrido e que já se encontrava com o autor do crime preso, sendo informado por esta Autoridade Policial que em virtude do plantão na sede da Coordenadoria informei ao mesmo que conduzisse o preso para aquela cidade onde lá esta Autoridade Lavraria o Auto de Prisão em Flagrante.
“Nego Bi” foi liberado pela policia militar na porta da Delegacia de Aurelino Leal. (Foto: Ubaitaba Urgente).
O elemento Antonio Carlos Lima de 35 anos, conhecido como “Nego Bi”, residente no Bairro São Cosme em Aurelino Leal. Foi preso no ultimo sábado (25), acusado de espancar a pauladas o elemento conhecido como “Boy”, também morador do bairro São Cosme em Aurelino Leal.
A vitima foi encontrada desacordada nas proximidades do Posto Brasil 500 e encaminhada para o hospital de Base em Itabuna. “Nego Bi”, autor da tentativa de homicídio foi liberado na porta da delegacia, pois o delegado estava de plantão em Ilhéus e baixou uma portaria para que os carcereiros não recebessem nenhum preso sem sua autorização ou presença.
Os policiais foram orientados pelo delegado Emanoel Matos a levar o preso para ser flagranteado em ilhéus, como a distancia e as dificuldades de transporte e combustível são grandes, eles foram autorizados pelo superior de plantão na central a liberar o preso na porta da delegacia.
Na colisão, a vítima sofreu ferimentos graves e foi socorrida pelo SAMU. (Fonte: Giro em Ipiaú).
Por volta das 17 deste domingo, Abraão Conceição dos Santos, 24, sofreu um acidente de moto na BR-330, próximo a entrada do Bairro Antônio Carlos Magalhães. De acordo com informações da polícia, o rapaz estava numa motocicleta quando foi surpreendido pela presença de um animal na pista.
Na colisão, a vítima sofreu ferimentos graves e foi socorrida pela SAMU. Abraão foi encaminhado para o hospital Prado Valares. Não há informações sobre o seu atual estado de saúde. Abraão é bastante conhecido na comunidade do ACM, onde trabalhou no Posto de Saúde daquela localidade.
O policial militar e candidato a vereador pelo PT, Jurandy dos Santos, foi executado a tiros e o corpo encontrado na manhã desta segunda feira (27), em uma cascalheira, no anel viário de Jequié. Jurandy foi executado com uma facada no abdômen com tiros na cabeça e nas costas. Junto ao corpo foi abandonado um carro modelo Fiesta, uma bolsa de mulher, documentos e outros objetos. O carro pertence ao comerciante conhecido como Dedeu, roubado pelos bandidos no momento em que sequestraram Jurandy, domingo a noite na região do Rio Preto do Costa, zona rural do município.
O Comandante do 19° BPM, Tenente Coronel Serpa, disse que a Polícia Militar vai dar uma resposta imediata e que esse caso não vai ficar em puni. Muitos policiais militares compareceram no local, indignados e chorando a morte do colega. Nunca na história houve execução de policias em Jequié, pelas características o crime foi premeditado.
O CASO
O policial militar Jurandy dos Santos, candidato a vereador pelo PT e irmão do vereador Ivan do Leite, em Jequié, foi sequestrado por um grupo de bandidos enquanto participava de uma reunião política no Bar de Dedeu, na região do Rio Preto do Costa. Junto com Jurandy também estava o ex-deputado Isaac Cunha e demais correligionários durante a tarde de domingo (26).
Todos participavam do evento político quando chegaram os bandidos, tocando terror e mandando que todos ficassem abaixados, em seguida começaram a agredir as pessoas sendo um baleado e o policial Jurandy esfaqueado e levado pelos bandidos. Segundo testemunhas, um dos bandidos chegou a dizer: “esse ai é candidato a vereador e policial, tem que morrer”. Os bandidos fugiram levando Jurandy em seu próprio carro, um Corsa e os demais fugiram em outros carros. Momentos depois o carro de Jurandy foi abandonado em uma estrada com marcas de sangue e o policial não foi encontrado. Dentro do carro de Jurandy tinha um colete a prova de balas e uma arma de fogo.