Ubaitaba Urgente

Acidente na BR-101 deixa dois mortos e um ferido em Cruz das Almas

Foto: Reprodução/TV Bahia
Foto: Reprodução/TV Bahia

Duas pessoas morreram e uma foi gravemente ferida, após acidente envolvendo dois carros, ocorrido por volta das 6h desta quinta-feira (4), no Km-219 da BR-101, em Cruz das Almas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos motoristas perdeu o controle e veículo rodou na pista molhada, ocasionando a batida lateral. As vítimas fatais encontravam-se no Gol de placa JQD-1048 (Nazaré), enquanto o ferido era condutor do Toyota Etios de placa PJA-7746 (Lauro da Freitas), e foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Nenhum dos envolvidos no incidente foi identificado.

Cabaceiras do Paraguaçu: Quadrilha explode banco e foge depois de tiroteio com polícia

Foto: Leandro Alves / Portal Bahia News
Foto: Leandro Alves / Portal Bahia News

Uma quadrilha explodiu uma agência do Bradesco na madrugada desta quinta-feira (4) em Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano. O crime ocorreu por volta das 2h30, na Avenida Navio Negreiro, no centro da cidade. Segundo informações da Delegacia Territorial, em torno de sete suspeitos chegaram em três carros e usaram explosivos para arrombar dois caixas eletrônicos. Houve troca de tiros com policiais da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cruz das Almas) que fazia uma ronda na cidade. Depois do tiroteio, os suspeitos conseguiram fugir pela BA-491. Ninguém ficou ferido na ação. Os bandidos continuam foragidos.

Com ‘uma avalanche de segredos’ sobre Blatter, ex-vice da Fifa tem medo de ser morto

BBkGoXq

Ex-vice-presidente da Fifa e um dos investigados nos escândalos de corrupção que assolam o futebol, Jack Warner disse nesta quinta-feira que “teme” pela sua vida e que pode provar uma ligação entre a entidade que rege o esporte a uma eleição em Trinidad e Tobago.

Uma das 14 pessoas na mira da justiça norte-americana, Warner garantiu que tem “uma avalanche” de segredos sobre o presidente, agora interino, da Fifa Joseph Blatter. “Eu não vou mais guardar segredos. Eu, com certeza, temo pela minha vida, mas nem a morte vai impedir a avalanche que está por vir”, afirmou em uma transmissão no país centro-americano.

Sofrendo um pedido de extradição dos EUA, o cartola assegurou que tem um relatório no qual fica provada a ligação entre Fifa, seu partido, o congresso de Trinidad e Tobago e as eleições de 2010 no país; ele citou especificamente Blatter o primeiro-ministro.

Jack Warner foi vice-presidente da Fifa e chefe da Concacaf. Com diversas acusações de fraudes, acabou suspenso pela Fifa em 2011, episódio pelo qual ele culpa. Em dezembro de 2010, ele apoio a eleição de Kamla Persad-Bissessar como primeira ministra do País, mas depois rompeu com o partido.

Depois de ser detido na Suíça, e depois ter conseguido a liberação, o ex-dirigente pretende lutar contra o pedido de extradição dos EUA. “Eu não tenho nenhuma intenção de deixar eles me privarem de minha liberdade”, concluiu.

Blatter pagou 5 milhões de euros para Irlanda não processar a Fifa

President of  FIFA, Joseph Blatter, attendsthe press conference following the meeting of the FIFA executive comittee in Zurich, on March 21, 2013.  AFP PHOTO / SEBASTIEN BOZON        (Photo credit should read SEBASTIEN BOZON/AFP/Getty Images)
President of FIFA, Joseph Blatter, attendsthe press conference following the meeting of the FIFA executive comittee in Zurich, on March 21, 2013. AFP PHOTO / SEBASTIEN BOZON (Photo credit should read SEBASTIEN BOZON/AFP/Getty Images)

A prisão de cartolas em Zurique e a renúncia de Joseph Blatter do comando da Fifa destapou uma série de escândalos e ameaças. Ontem, acusado de receber propinas, o vice-presidente da Fifa, Jack Warner, acusou Blatter e prometeu revelar um “avalanche” de escândalos. Enquanto isso, a Irlanda admitiu que Blatter os pagou 5 milhões de euros para dar um ponto final à crise aberta depois da eliminação da seleção para a Copa de 2010 por um gol irregular.

Pressionado a deixar o cargo imediatamente, Blatter publicou uma foto nas redes sociais trabalhando e insistiu que já começou o processo de reforma da Fifa.

20150604154412219304a

Mas a pressão por sua demissão imediata é grande. “Tirei as luvas. Não há mais como voltar atrás. Com 72 anos, não vou me calar”, declarou Warner. Ele foi detido na semana passada à pedido do FBI. Mas acabou sendo solto por sua polícia local de Trinidad e Tobago, que aceitou o argumento de que ele estava com “problemas de saúde”. Durante a noite, em uma entrevista a uma televisão de seu país, ele garante que não vai ser condenado sozinho. Warner informou que produziu documentos, e-mails e até cheques.

“Não vou mais manter segredos daquelas pessoas que tentam destruir a imagem desse país (Trinidad e Tobago)”, disse. Warner ainda afirmou que “teme” por sua vida e que os documentos foram entregues a diferentes pessoas.  “Nem mesmo a morte vai parar essa avalanche”, declarou.

Ele deixa claro que Blatter estará implicado em suas denúncias. O cartola suíço surpreendeu o mundo no início da semana ao anunciar sua renúncia. “Blatter sabe por que caiu. E se tem uma pessoa que sabe o motivo, essa pessoa sou eu”, declarou.

“Vou emprestar meu conhecimento sobre as transações vitais da Fifa, inclusive de Sepp Blatter”, disse Warner. “Estive lá por 30 anos. Eu estava próximo de Blatter e o disse, em 2011, que ele deveria deixar a Fifa”, contou.Seu ataque ocorreu horas depois que o Departamento de Justiça dos EUA publicou a confissão de um aliado de Warner, Chuck Blazer. No documento, ele confessa que recebeu propinas para as Copas de 1998 e 2010.

IRLANDAOutro terremoto que a Fifa passou a viver se refere à Copa do Mundo. Ontem, foi revelado que Blatter pagou 5 milhões de euros para a Irlanda para dar um ponto final à crise aberta pela desclassificação da seleção para a Copa de 2010. Os irlandeses ficaram de fora do Mundial depois de um gol irregular da França nas Eliminatórias, em 2009.Naquele momento, a mão usada por Thierry Henry se transformou em um escândalo. Mas o que ninguém sabia é que, para acabar com a crise, Blatter enviou um cheque de 5 milhões de euros para a Federação Irlandesa para que um processo na Justiça não fosse apresentado. O gol tirou a Irlanda do Mundial.

Ipiaú: Prefeito cancela tradicional festa de São Pedro

deraldino1

A tradicional festa do São Pedro de Ipiaú não acontecerá este ano. O prefeito Deraldino Araújo decidiu cancelar os festejos devido a crise que atravessa o país. A decisão foi tomada após uma reunião do gestor municipal com alguns secretários. A prefeitura deve divulgar uma nota oficial nos próximos dias confirmando a suspensão do evento. Os festejos do São Pedro de Ipiaú tornou-se tradicional e ganhou notoriedade na gestão do atual prefeito. Deraldino investiu na festa com as participações de cantores e bandas famosas e levou o evento para a Praça Salvador da Matta, que recebia, por noite, um público estimado em mais de 20 mil pessoas. No final do mês de abril o gestor já havia sinalizado a possibilidade do cancelamento do evento para este ano. – Não queremos ficar inadimplentes com os fornecedores e servidores do município- falou o prefeito naquela ocasião durante entrevista ao Programa Notícias em Foco. Fonte: Giro em Ipiaú.

Celebridades: Márcio Vítor assume homossexualidade após foto vazar na rede

RTEmagicC_RTEmagicC_7ca0c66b62.jpg.jpg

Márcio Vitor, vocalista da banda Psrico revelou ser homossexual, após uma foto intima sua vazar na internet. O vocalista da banda utilizou seu perfil no instagram, para fazer o desabafo: “Temos que escolher bem as pessoas que convidamos para entrar no nosso lar sagrado que se chama casa, infelizmente confio muito nas pessoas e fui vitima de um falso amigo que registrou um momento íntimo dentro da minha casa. Nunca revelei minha opção sexual pra ninguém em respeito ao meu público mas vejo que tenho que dar satisfação aos meus fãs assumindo que sou gay. Segue o fluxo!“, revelou o cantor.

Justiça norte-americana vai examinar contratos da Copa do Mundo no Brasil

ricardo-teixeira

Com Ricardo Teixeira e Jerôme Valcke, secretário-geral da Fifa, na mira do FBI, a justiça dos Estados Unidos deve “passar a limpo” todos os contratos da Copa do Mundo 2014 entre a Fifa, fornecedores e parceiros comerciais, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. O foco da operação é justamente os dois cartolas, suspeitos de crimes financeiros e fraudes.

De acordo com o texto de Jamil Chade, que também é colaborador dos canaisESPN, a relação entre Teixeira e Valcke será examinada em busca de irregularidades. O brasileiro atuou por cinco anos na preparação do Mundial, como presidente do COL. Ao todo, mais de mil contratos teriam sido assinados envolvendo a Copa no país.

O francês tem relação bem próxima e longínqua com a CBF. Retornando à Fifa em 2007 após uma período afastado, ele teria prestado “consultoria” à entidade que rege o futebol brasileiro, preparando os documentos necessários para a candidatura do País como sede.

Segundo o Estado, paralelamente ao trabalho no Brasil, ele continuou recebendo salários da Fifa, e seu filho,que hoje é consultor de Marketing da CBF, também trabalhou no Mundial verde-amarelo.

Com aproximadamente 453 milhões de dólares destinados ao COL, o FBI tenta descobrir alguma ilegalidade nos acordos firmados pelos dois dirigentes. Chade ainda apurou que o nome do mineiro está relacionado à investigação sobre compra de votos para as Copas de 2018 e 2022, que corre na Justiça suíça. Por enquanto, a escolha do Brasil como sede em 2014 não é alvo de inquérito algum.(ESPN)

Zico confirma candidatura à presidência da Fifa

BBkEP1A

Zico confirmou nesta quarta-feira que é candidato à presidência da Fifa. Em entrevista ao canal de TV Esporte Interativo, o ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira acredita é uma pessoa preparada para assumir o cargo deixado nesta terça-feira por Joseph Blatter. Zico disse também que as pessoas que “são do futebol” precisam ganhar espaço para “renovar o quadro” da entidade.

– Já disse que toparia trabalhar para a “nova Fifa”. Fiquei pensando comigo por que não poderia disputar uma candidatura dessa? Falei com a Sandra (sua esposa), mandei uma mensagem para os meus filhos, e eles toparam a ideia. A ideia é real, é uma possibilidade para qualquer pessoa. Acho que o compromisso e os acordos começam a ficar de lado, tem que renovar o quadro. É bom que outras pessoas venham e que tenham muito a acrescentar ao futebol. Temos que defender as pessoas que são do futebol, pessoas que poderiam pleitear uma candidatura e isso nunca foi possível. Agora, com tudo isso que está acontecendo, me sinto uma pessoa preparada – afirmou.

Sobre as chances que teria de assumir a presidência da Fifa, Zico garante que por ser uma figura conhecida no mundo do futebol lhe dá direito a se candidatar. O ex-jogador, no entanto, deixou claro que a mudança também deve passar pelo futebol brasileiro. Na opinião do ídolo rubro-negro e da Seleção, o futebol brasileiro está em uma “descendente”.

– Sou uma pessoa conhecida em todos os continentes. As pessoas conhecem meu trabalho, minha forma de ser, de conduzir, me sinto em condições de encarar uma situação dessas, montar uma boa equipe, trazer pessoas que queiram realmente dar uma contribuição pro futebo. A hora é essa, nao tem momento melhor para isso. Se desse pra começar no futebol brasileiro, melhor ainda. O Brasil está em uma situação descendente. Você não pode ter dois ex-presidentes envolvidos. O futebol brasileiro tem sido manchado de uma forma muito grande nos últimos anos.

Americano diz que recebeu propina para escolha de sedes das Copas de 98 e 2010

BBkEYir

O escândalo de corrupção na Fifa pode ganhar um novo capítulo. Em parte do depoimento feito às autoridades, divulgado nesta quarta-feira (3), sobre os atos irregulares na entidade, Chuck Blazer recebeu propina para facilitar a escolha da sede da Copa do Mundo de 1998, realizada na França. “Entre outras coisas, eu concordei com outras pessoas, em 1992 perto disso, para facilitar a aceitação de suborno para a seleção do país-sede da Copa do Mundo”, disse.

Blazer é tratado como uma das principais fontes do FBI nesta atual investigação sobre a corrupção da Fifa, em depoimentos baseados no direito à delação premiada. As principais acusações sobre o americano são esquema de suborno: na negociação de direitos de mídia e marketing da Copa Ouro, competição entre seleções da Concacaf, e para as escolhas dos países a receberem o Mundiais de 1998 e 2010.

Em um segundo momento, Blazer também confirma que a mesma conduta foi adotada para a escolha da Copa de 2010, realizada na África do Sul. “Eu e outros do comitê executivo da Fifa aceitamos receber propina para a escolha da África do Sul como sede da Copa de 2010”, revelou.

Cunha tem 48h para explicar votação da reforma política

BBkEV2z

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encaminhe informações em 48 horas sobre a aprovação da PEC da Reforma Política. Em um mandado de segurança, um grupo de 61 deputados federais pedem a suspensão da votação da proposta.

Os parlamentares acusam Cunha de “ato coator” contra as regras da Câmara para conseguir aprovar uma emenda aglutinativa na PEC que prevê o financiamento empresarial de campanhas eleitorais a partidos. Deputados do PT, PPS, PSB, PcdoB, PSOL e PROS assinam a petição encaminhada ao Supremo.

“A fim de instruir o processo em epígrafe, solicito informações, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sobre o alegado na petição inicial e demais documentos”, solicitou a ministra Rosa Weber nesta quarta-feira, 3. Ela é a relatora do mandado de segurança no STF e deve analisar o pedido após receber as informações da Câmara. Com informações do Estadão Conteúdo.

Política: Senado brasileiro convidará Mujica a falar sobre Lula

BBkEYlM

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quarta-feira (03/06) o envio de um convite ao presidente uruguaio, José Mujica, para que ele comente supostas confidências que lhe teria feito o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O convite é uma iniciativa do senador Renaldo Caiado (DEM-GO), que pretende que Mujica fale sobre trechos do livro Uma ovelha negra no poder, em que os jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz recapitulam a gestão do presidente uruguaio.

Segundo o livro, Lula confessou a Mujica que, enquanto estava no poder, teve que lidar com “coisas imorais e chantagens”. Tal declaração foi relacionada pelo jornal O Globo ao escândalo do mensalão. Mujica negou que Lula lhe tenha confessado alguma coisa sobre o assunto e insistiu que Lula falou sobre “pressões e chantagens, mas nada de dinheiro ou corrupção”. Há pouco mais de um mês, quando a comissão do Senado cogitou a possibilidade de convidá-lo para falar sobre o caso, o ex-presidente antecipou que não pretendia comparecer.

Ainda assim, Caiado insistiu perante a comissão do Senado e conseguiu que o convite fosse aprovado, o qual será enviado ao ex-líder uruguaio nos próximos dias. Segundo as normas internas do Senado, quando uma pessoa recebe um convite do tipo, tem a liberdade de decidir se o aceita ou não.

Esporte: Ronaldo apoia criação de liga e pede renúncia de Del Nero na CBF

ronaldo-fenomeno

Descontente com a administração de Marco Polo Del Nero, Ronaldo pediu a renúncia do atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na manhã desta quarta-feira, durante evento de um de seus patrocinadores em São Paulo, ele ainda disse apoiar a criação de uma liga independente de clubes.

Após a prisão na Suíça de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, por envolvimento em esquema de corrupção no futebol, Marco Polo Del Nero voltou às pressas para o Brasil. O atual mandatário da entidade nacional jura inocência, mas está sob suspeita.

“Adoraria que ele renunciasse, porque não tem dado um grande exemplo e é evidente a relação que tem com o ex-presidente José Maria Marin. Portanto, seria um bom momento para renunciar. Mas é necessário esperar as investigações para não fazer pré-julgamentos antes que as conclusões sejam publicadas”, afirmou.

Durante os últimos anos, Ronaldo conviveu com a cúpula da CBF, já que em 2011 foi convidado para integrar o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014 por Ricardo Teixeira, antecessor de Marin no comando da entidade que rege o futebol nacional.

Embora tenha falando em esperar o fim dos trabalhos da Justiça para opinar, Ronaldo disse ter certeza que em algum momento a investigação atingirá a cúpula da CBF. Insatisfeito com a entidade, ele manifestou apoio à criação de uma liga de clubes independente.

“Eu sou a favor. Tenho conversando com muita gente, pessoas de dentro e de fora do futebol, criadores de ligas na Europa. Estou fazendo alguns planejamentos e formando a minha opinião. A CBF vive um momento de nenhuma credibilidade. De qualquer forma, é importante acompanhar o desenrolar de toda a história”, declarou.

Sócio de uma equipe de futebol nos Estados Unidos, Ronaldo descartou a possibilidade de assumir algum cargo diretivo no Brasil. O ex-centroavante, favorável à saída de Marco Polo Del Nero, incitou os admiradores do esporte a se manifestarem por mudanças.

“Tanto no futebol como na política, a pressão popular é o que as pessoas que estão no poder mais temem. É o momento de cobrar transparência e honestidade para que os dirigentes tratem o esporte da maneira correta. O futebol deveria ser só entretenimento e os corruptos devem ser punidos exemplarmente”, declarou. (ESPN)

Populares saqueiam carga de cerveja de carreta que tombou na BR-030

001

Uma carreta carregada de cerveja tombou na BR-030, no trecho do município de Brumado, no início da tarde desta quarta-feira (03). De acordo com o site Brumado Urgente, o pneu da carreta estourou e o motorista não conseguiu controlar e acabou tombando fora da pista. Ainda de acordo com o site, logo após o acidente um grande número de pessoas, saqueou a carga de cerveja e mesmo com a chegada da Polícia Rodoviária Estadual, alguns ainda se arriscaram e continuaram pegando a carga. Uma das pessoas que pegaram os produtos declarou ao site, que “afinal amanhã é feriado, então, a comemoração já está garantida”. O motorista teve ferimentos leves e não conseguiu impedir a ação dos populares.

Sandro Régis diz que governo perdeu controle sobre a violência: ‘guerra civil’

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.GDCx3DyL6B

O líder de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Sandro Régis (DEM), afirmou nesta quarta-feira (3) que o governo do Estado perdeu o controle contra a violência. “Estamos vivendo uma verdadeira guerra civil”, considerou o parlamentar, apontando os números do primeiro trimestre de 2015, divulgados oficialmente pelo próprio governo, que aponta o assassinato de 1.503 baianos, número maior que o de São Paulo e o do Rio de Janeiro, estados com maior população que a Bahia. Nesse mesmo período, São Paulo registrou 1.454 mortes, (a estatística inclui homicídios dolosos por acidente de trânsito) e o Rio de Janeiro, 1.150. “Estamos perplexos e alarmados diante da total falta de segurança, que vem gerando temor e pânico, tanto na capital como em praticamente todos os municípios baianos”, afirmou Régis, em menção aos crimes ocorridos nos últimos dias, como explosões de caixas eletrônicos, assalto a ônibus com assassinato de cobrador e passageiro, e a ação da quadrilha que invadiu a cidade do Conde atirando e fez reféns para assaltar a única agência bancária da cidade. O democrata informou que os dados do primeiro trimestre mostram também que, em relação a 2014, cresceu o índice de roubo seguido de morte, em 66,67%; roubo de ônibus urbano, em 43,69%; e furto de veículo, em 3,15%. “Conforme dados da SSP, nos primeiros três meses desse ano nada menos que 4.774 veículos foram roubados na Bahia, sendo 2.227 em Salvador”, destacou, cobrando “imediatas e enérgicas providências do governo”. “Em sua mensagem ao Legislativo no início do seu mandato o governador Rui Costa garantiu eficientes ações de combate à violência com a criação de unidades especiais e implantação de Força-Tarefa e até agora o que assistimos é a Bahia perder a guerra contra a violência e contra a bandidagem”, completou. Fonte: Bahia Noticias.

Ubaitaba: PETO da 61 prende traficante na Ruinha com arma de fogo e drogas

IMG_4293
Fabão foi preso em flagrante pelo PETO.

Policiais Militares do PETO e do Serviço de Inteligência da 61ª CIPM/Ubaitaba, sob o comando do Major Gilson Marinho, realizaram uma operação na manhã desta quarta feira (03/06), no bairro da Ruinha e conseguiram prender um traficante e derrubar uma boca de fumo que vinha funcionando há muito tempo nas proximidades da “Caixa D’água”.

IMG_4278 IMG_4279 IMG_4280 IMG_4281 IMG_4286 IMG_4287 IMG_4288 IMG_4289 IMG_4290 IMG_4291

O traficante preso foi identificado como sendo Bomfim Atanázio dos Santos, vulgo Fabão, 48 anos, residente na Ruinha em Ubaitaba. Com ele os policiais apreenderam, 01 revolver calibre 32, 11  balas de revolver do mesmo calibre, 01 balança de precisão, 01 tablet, 02 Smartphones LG, 01 celular LG pequeno e outro celular multleiser. A Polícia aprendeu ainda com Fabão, 203 gramas de cocaína, 150 gramas de maconha, R$ 536,00 reais em dinheiro de cédulas e 30 reais em moedas. (Ubaitaba Urgente).

Ubaitaba: Morre o jovem Caique Viana que lutava contra Leucemia

11282126_1018847134799652_1769262988_n

Faleceu no início da tarde desta sexta feira (02/06), o jovem, Caíque Viana, que era da cidade de Ubaitaba e recentemente estava morando em Vitória da Conquista, Caíque lutava há mais de 05 anos contra uma severa leucemia.  A Leucemia é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea, que é o tecido mole dentro de seus ossos responsáveis por produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Algumas dessas células podem sofrer mutação para se tornar uma célula de leucemia, que pode se multiplicar em mais células doentes. As células neoplásicas pode substituir as células normais, dificultando o correto funcionamento das células do sangue. Caíque chegou a fazer dois transplantes de medula óssea no intuito de ser curado da doença. Caíque foi considerado um “grande guerreiro” na luta contra a doença. Caíque perseverou e lutou até o fim. Jovem alegre, dedicado e acima de tudo, mantinha uma fé inabalável, crendo sempre em Deus. Caíque estava noivo e pretendia se casar assim que se recuperasse de seu segundo transplante, realizado recentemente em São Paulo. Após o transplante de medula óssea, houve alguns contra tempos e o jovem contraiu uma perigosa bactéria,tendo que ir pra UTI,no último sábado,houve uma piora no seu quadro,vindo a falecer no dia de hoje. Familiares e amigos não acreditam na grande perda,ficou para todos os Ubaitabenses e amigos o exemplo de um jovem guerreiro que lutou até o último segundo de vida com fé e muita perseverança.O corpo de Caíque ainda se encontra em São Paulo, chega em Porto Seguro nesta quarta feira para ser velado na Igreja Assembleia de Deus de Ubaitaba. (Ubaitaba Urgente).

Governo promove mais uma negociação com professores das universidades estaduais

Governador-Rui-Costa
Foto: Mateus Pereira – Jornal Grande Bahia

O Governo da Bahia promove mais uma reunião de negociação com representantes das Associações de Docentes das universidades estaduais. A reunião acontece, às 10 horas, desta quarta-feira (03/06), na sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Vão participar representantes das secretarias estaduais da Educação, da Administração e Relações Institucionais.

O Governo aguarda a resposta do movimento docente sobre a revogação da Lei nº 7176. “Esta é uma das reivindicações dos professores que o governo já apresentou a proposta na reunião do dia 19 de maio e os professores pediram tempo para avaliar. A proposta revoga a Lei 7176 e trata da elaboração de nova lei que amplia a autonomia das universidades”, afirmou o professor Paulo Pontes, coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior da Secretaria da Educação do Estado. Ele acrescentou que “com essa nova lei, a estrutura de cada universidade passa a ser definida pelo estatuto da própria universidade, que também organiza o ordenamento sobre o seu funcionamento”.

Segundo Paulo Pontes, o governo também aguarda retorno dos docentes sobre a proposta de mudança do quadro de vagas do magistério, que assegura o fluxo e maior quantidade de promoções, explicando que “o Governo disponibilizará recursos orçamentários para a concessão destas promoções, sem comprometer o orçamento de custeio e o investimento das universidades”. Ele ressaltou, também, que o Governo já atendeu outras reivindicações que estão na pauta dos docentes. “O Governo autorizou as promoções e progressões que já foram requeridas à Secretaria da Administração e autorizou a contratação de professores substitutos, baseado no cronograma apresentado pelas universidades”, acrescentou.

Por conta do escândalo, Conmebol põe em dúvida Copa América de 2016

jose-luiz-meiszner-divulgacao-640x480

Quase uma semana depois do escândalo de corrupção que abalou os meandros do futebol mundial e prendeu sete dirigentes ligados à Fifa, a Conmebol, entidade que ainda não foi investigada à fundo, mas teve responsáveis envolvidos, colocou a realização da Copa América no próximo ano em dúvida. A edição, que seria comemorativa por conta do centenário da competição, pode não acontecer segundo um dos diretores.

O secretário-geral José Luis Meiszner reforçou que as especulações acerca do envolvimento da Conmebol em práticas corruptivas já é o bastante para colocar em jogo a realização do evento, que aconteceria justamente nos Estados Unidos, país que encabeça as investigações junto à Fifa e demais federações envolvidas.

“Hoje é preciso colocar uma enorme interrogação sobre a possibilidade de disputar essa Copa América. O presidente de uma das confederações está preso, as empresas titulares dos direitos de transmissão estão com os fundos bloqueados… Nada pode dizer que as coisas acontecerão conforme planejamos no futuro”, disse o diretor em entrevista à Rádio América, de Buenos Aires.

Lei sancionada no Paraguai em 1997 blinda Conmebol de investigações

Acusados de desviarem 150 milhões de dólares (cerca de R$ 470 milhões) em contratos superfaturados e cessão de direitos às empresas, sete dirigentes, entre eles o ex-presidente da Conmebol, Nicolás Leóz, tiveram pedido de prisão expedido. Sob a Conmebol, recaem acusações de desvio de mais de 100 milhões dólares (cerca de R$ 300 milhões) na escolha de sedes para a Copa América.

Frente ao período conturbado, Meiszner reforça a necessidade de a entidade estar preparada. “É uma situação que ainda está em andamento e temos que estar preparados para ter enormes turbulências. Os titulares dos direitos de transmissão (grupo Traffic) são questionados na Justiça e não tem condições de cumprir os compromissos contratuais”, avisou.

Esportes: Blatter renuncia ao cargo de presidente da Fifa e convoca nova eleição

blatter1

Menos de uma semana paós ter sido reeleito presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter renunciou ao cargo. Uma nova eleição será realizada entre dezembro de 2015 e março de 2016. Até lá, Blatter seguirá no comando. A decisão de deixar a Fifa ocorre em meio ao maior escândalo da entidade, que resultou na detenção de sete dirigentes às vésperas da eleição. ”Um novo presidente será eleito para me suceder. Vou continuar a exercer minha função como presidente até um novo presidente ser escolhido”, afirmou Blatter em um pronunciamento realizado na sede da Fifa.

O anúncio de renúncia na sede da Fifa, em Zurique, pegou a imprensa de surpresa. Os jornalistas foram informados às pressas pela Fifa do comunicado de Blatter. A expectativa era de que o presidente abordasse suspeitas de corrupção de outros dirigentes. Visivelmente abatido, o dirigente suíço optou por falar apenas no idioma francês. Ele foi breve e não respondeu a questionamentos. O comunicado surpreende também pelo fato de que Blatter havia pedido apoio de todos para governar mais um mandato na Fifa. Acusado de inúmeros envolvimentos em corrupção, Blatter negou a todos e inclusive atacou a ação da polícia norte-americana, que coordenou a prisão dos dirigentes. *Informações do Uol.

Agência dos Correios de Ipiaú é assaltada pela 2ª vez em menos de um mês

correios2

Dois jovens usando capacetes e armados assaltaram a agência dos Correios, por volta das 11h40, desta terça-feira (02/06). De acordo com um funcionário, no momento havia cerca de 15 pessoas no local. Após roubar o dinheiro dos caixas, os criminosos fugiram em uma motocicleta sentido a Rua José Muniz Ferreira. O valor levado pelos assaltantes ainda não foi contabilizado. A polícia militar realiza buscas pelos bandidos. No dia 06 de maio, após cinco anos, os Correios de Ipiaú foram assaltados. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi preso. Na tarde de segunda-feira (01) uma dupla com características semelhantes a do roubo de hoje tentaram assaltar um Correspondente Bancário na Rua Walter Hollenweger. A ação foi impedida graças a um policial que estava no local. Segundo testemunhas, os assaltantes podem ser menores de idade. A polícia civil e o SME da Militar analisam as imagens dos circuitos internos e seguem com as investigações. Fonte: Giro em Ipiaú.