Lorena Moreira, 12, foi atingida enquanto brincava com uma amiga na laje de casa.
Familiares e amigos da adolescente Lorena Moreira dos Santos, de 12 anos, estão realizando um protesto na avenida Cardeal Avelar Brandao Vilela, no bairro da Mata Escura, desde a tarde desta segunda-feira (10). Segundo a 48ª CIPM/Sussuarana, os manifestantes atravessaram um ônibus coletivo na via e colocaram fogo em pneus.
Única menina em uma família de três irmãos, a estudante foi atingida na testa por uma bala perdida enquanto brincava com uma amiga na laje de sua residência por volta das 17h do sábado. A adolescente foi socorrida por vizinhos e levada para o Hospital Geral Roberto Santos, em Narandiba, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a cirurgia.
Uma amiga de Lorena foi atingida no cotovelo, mas já recebeu alta médica e passa bem. O fato aconteceu durante uma troca de tiros na Rua 1º de Março. Nenhum suspeito foi preso. As investigações serão presididas pelo delegado Vinícius Moor, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
O corpo de Lorena foi enterrado no Cemitério Municipal de Pirajá na tarde desta segunda-feira em meio a muita emoção e revolta.
Paulo Souto não vai a encontro | Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O pré-candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, se encontra mais uma vez com o prefeito ACM Neto (DEM) – coordenador do processo de escolha do postulante das oposições – na noite desta segunda-feira (10). O presidente peemedebista no estado tenta conquistar a indicação para disputar o Palácio de Ondina pela segunda vez consecutiva, uma vez que foi derrotado em 2010, ano da reeleição de Jaques Wagner (PT). Geddel era dado como nome certo na eleição deste ano, até a reconsideração do ex-governador Paulo Souto (DEM), que aceitou colocar-se à disposição do partido para concorrer de novo ao cargo máximo do Estado. Neto e Geddel se encontram a portas fechadas. Souto não participa da rodada de negociação. A expectativa entre lideranças do grupo é a de que o martelo, enfim, seja batido, de preferência com os dois na chapa ao lado do ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB). Por:Evilásio Júnior/ Ricardo Luzbel/Bahia Noticias.
Acontecerá nesta terça feira (11), a missa de 7º Dia em sufrágio à morte de Armando Uzeda Pires. A Santa Missa acontecerá às 19 horas na Igreja Matriz de Santo Antonio e será celebrada pelo padre Albervam Cruz, pároco local. Com informações do Jornal Tribuna da Região.
Moradores de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, se depararam com um achado macabro na manhã desta segunda-feira (10). Um homem foi morto e teve o corpo queimado em um monte de lixo. O cadáver, não identificado até o momento, foi encaminhado para o IML de Porto Seguro. Informações passadas pela Polícia Militar dão conta que o homem pode ter sido morto por volta das 4h da madrugada. A suspeita é que a vítima tenha sido morta a pedradas, pois houve afundamento de crânio. Os policiais ainda não sabem se o homem foi arrastado para ser queimado no lixo ainda vivo ou se já estava morto. O crime aconteceu às margens da BR-367 e nas proximidades do posto de saúde da aldeia indígena Nova Coroa.(Radar 64).
Edson é acusado de matar idoso a golpes de facão (Foto Divulgação).
Dois menores e um jovem de 19 anos assassinaram um idoso a golpes de facão, em Apuarema, no centro-sul do Estado, para roubar R$ 450,00, no final da manhã de ontem (8). Laurentino Lopes dos Santos, de 96 anos, foi surpreendido por Edson das Virgens Silva Júnior, de 19 anos, e pelos menores de 10 e 15 anos, em sua casa. O trio reside em Amaralina, Jequié, e estava em Apuarema para vender mel, segundo a Polícia Militar.
Laurentino era querido em Apuarema.
Laurentino, conhecido como Seu Louro, comprava um litro do produto, quando o trio percebeu que ele estava com mais dinheiro no bolso. O trio seguiu o idoso até a casa dele. Lá, aplicaram vários golpes de facão, segundo a Polícia Militar. A vítima foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante procedimento cirúrgico. A população tentou linchar os adolescentes. Todos foram levados para o complexo policial em Jequié. O crime repercutiu em Itabuna, onde Laurentino possui vários familiares.(Pimenta).
Apesar de cumprir pena de nove anos, em regime semiaberto, por homicídio, o filho de um ex-deputado do Amazonas poderá passar dez dias no Caribe, com autorização judicial. Raphael Wallace Souza, filho do ex-parlamentar Wallace Souza, recebeu o aval do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AM), e poderá viajar para à Ilha de Margarita, na Venezuela, que faz parte do arquipélago caribenho. O pedido foi feito em janeiro deste ano a Vara de Execuções Penais de Manaus, onde consta que o detendo passará dez dias em um resort junto com a mãe. O Ministério Público do Amazonas deu um parecer favorável à viagem, com a contrapartida de que os dias sejam descontados do período de saída temporária que os integrantes do regime semiaberto tem direito. “A saída temporária deve ser concedida para cumprimento na mesma localidade onde a pena está sendo executada, entretanto, excepcionalmente, há a possibilidade de deferimento para o apenado ausentar-se da Comarca com o intuito de convívio sociofamiliar”, justificou o promotor de Justiça Marco Aurélio Lisciotto no parecer, aceito pelo juiz Luís Carlos Honório de Valois. Em junho de 2012, Raphael Wallace Souza foi condenado por assassinar um suspeito de tráfico de drogas em 2007. O pai de Raphael, o ex-deputado Wallace Souza, foi cassado e preso em outubro de 2009 por suspeita de encomendar mortes para exibir em um programa de televisão que apresentava com os irmãos, e por suspeita de comandar uma organização criminosa no Amazonas. Ele também era suspeito de formação de quadrilha, posse ilegal de arma e associação para o tráfico de drogas. Wallace morreu em 2010, vítima de uma parada cardíaca. Informações do G1.
O vereador de Florianópolis Tiago Silva (PDT) postou uma imagem no seu perfil pessoal em que beija outro homem no domingo, em uma rede social. “Foi um selinho bem significativo”, diz. Ele não quis revelar quem é o homem que aparece com ele na foto. Na legenda, a seguinte frase foi escrita: “Adorei nosso passeio na beira do mar, vc é especial!!”. O pedetista é um dos organizadores da Parada da Diversidade da cidade. “Como político nosso papel é ter posicionamento. Devemos trabalhar contra a corrupção, a favor da saúde pública, dos serviços. Porém, temos que ter uma causa, uma bandeira. Nunca escondi a minha homossexualidade”, disse ao G1. Ele diz que o beijo faz parte de um trabalho para vencer o preconceito que acontece por toda sociedade. “Na novela ‘Amor à Vida’ isso ficou bem claro. No capítulo final teve o beijo gay. Eles estão mostrando a vida real, o casal contemporâneo. Isso ajuda a aumentar a aceitação e diminuir o preconceito”, declarou. O beijo, segundo o edil, vai a favor de todo o trabalho que tem sido feito pela mídia. “Na novela ‘Amor à Vida’ isso ficou bem claro. No capítulo final teve o beijo gay. Eles estão mostrando a vida real, o casal contemporâneo. Isso ajuda a aumentar a aceitação e diminuir o preconceito”, explica. O vereador se diz espantado com o deputado baiano Sargento Isidório, que afirmou que vai processar a Rede Globo por atentado ao pudor. “Isso só reforça o preconceito”, decretou.(Bahia Noticias).
Celso Antunes é um dos maiores nomes da Educação do Brasil .
O professor, autor e conferencista Celso Antunes ministra uma palestra, nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, no Salão de Eventos da 1ª Igreja Batista de Ubatã. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatã, terá entrada franca e deve reunir profissionais da educação de vários municípios do Médio Rio de Contas. Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências Humanas, Doutor em Inteligência e Cognição e membro Consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brinca, Celso Antunes é autor de cento e oitenta livros, conferencista e também consultor de várias revistas. “Estamos trazendo Celso Antunes, que é um grande nome da Educação nacional, para mais um momento de capacitação de nossos profissionais. Estendemos o convite para todos os profissionais da educação de nossa região”, disse a prefeita Siméia Queiroz (PSB). Em tempo, o evento deve reunir pelo menos 500 pessoas. (Ubatã Notícias).
Aconteceu, neste sábado (08), um grave acidente envolvendo três veículos na BR-101, à cerca de 4 km de Itamarati, distrito de Ibirapitanga. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista de uma carreta, que transportava produtos químicos, se perdeu ao passar numa curva e acabou atingindo um caminhão guincho, que na sequência acertou o veículo de passeio Spin. Com a colisão, a carreta acabou tombando e espalhando óleo na pista. O condutor da Spin ficou ferido no acidente e foi levado para o Hospital de Gandu. Populares espalharam areia sobre a pista para minimizar os riscos de acidente. Na Spin viajavam cinco pessoas. Os quatro passageiros sofreram escoriações leves. Não há informações sobre o estado de saúde do condutor do veículo de passeio.
Uma idosa de 84 anos descobriu, na última sexta-feira (7), que carrega um feto no abdômen há 44 anos ao investigar a possibilidade de ter um tumor na região. A descoberta foi em uma Unidade de Saúde da Família de Natividade, no sudeste do estado de Tocantins. Segundo a ginecologista e obstetra Gesneria Saraiva Kratka, que atendeu a idosa em Porto Nacional, a mulher foi até a unidade fazer exames após sentir náuseas e fortes dores no estômago. A mulher, que é moradora de Natividade, prefere não se identificar. Ela contou à ginecologista que engravidou há 44 anos e, como não haviam médicos na localidade à época, procurou um curandeiro. “A barriga não cresceu mais, o bebê parou de movimentar e ela pensou que tinha abortado”, relatou a médica. O feto morreu, mas continuou no abdômen dela. A obstetra explica que a gravidez dela foi ectópica, ou seja, fora do útero. Com o passar do tempo, provavelmente houve uma organização no próprio organismo, que permitiu que a idosa passasse 44 anos sem sofrer complicações na saúde por causa do feto morto. Informações do G1.
Lucas Santos Rocha, 16 anos, foi assassinado no início da tarde deste domingo (9), no bairro Corbiniano Freire (Pau Caído), próximo a um campinho de futebol. Segundo moradores, Lucas não residia no bairro. Na verdade ele morava na rua Gabriela, bairro Jorge Amado, e foi executado com cerca de 12 tiros tiros. Populares disseram ainda que dois homens, numa moto, pararam ao lado da vítima e o carona disparou diversas vezes. A mãe do menor, que esteve no local, reconheceu o corpo do garoto e confirmou que ele era envolvido com o tráfico de drogas. “Eu disse tantas vezes para você sair dessa vida, mas você não me ouviu”, disse. Já são 16 homicídios em Itabuna em 2014, o 2º de fevereiro.
O soldado Nilton Galdino é vizinho das vítimas e foi o primeiro a chegar ao local. “Estava trocando de roupa para pegar o serviço, quando ouvi os gritos dentro de casa e fui até lá. Quando cheguei encontrei a ex-sogra do suspeito ferida e fui ao encontro dele”, diz o soldado.
Galdino conta que o homem trancou a ex-mulher e o filho em um quarto e ele conseguiu invadir o espaço pela janela. “O suspeito já me conhecia. Consegui logo liberar o menino, mas a mulher só foi possível liberar por volta das 10h. Ela não ficou ferida, mas foi levada para o hospital para ser medicada. Ela estava muito assustada, muito nervosa”, diz.
A mãe da vítima também foi encaminhada o Hospital São Lucas, passou por um procedimento de emergência e foi liberada no fim da manhã. O suspeito foi preso em flagrante e permanece custodiado na delegacia do município. Ainda segundo Galdino, o suspeito responde pela Lei Maria da Penha por uma agressão na ex-mulher. “Ela tem uma medida protetiva contra ele, mas ele não respeitou”, completou o soldado. Ainda de acordo com ele, a invasão na residência da ex-mulher foi motivada por que a mulher não permitia que o ex-marido visse o filho. As informações são do G1 Bahia.
A baiana Idacélia Spínola Matos, 32 anos, conhecida como Guina, foi encontrada morta dentro do banheiro com uma corda enrolada no pescoço, no último sábado (8), em São Paulo. Familiares da vítima, que é natural de Brumado, contam que ela havia viajado com o marido, conhecido como João de Dudu, e com dois filhos para a cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, de acordo com informações do site Brumado Notícias. Ainda segundo a reportagem, o motivo da viagem seria a venda de uma residência do casal, eles iriam dividir os bens, já que a relação tinha chegado ao fim por ciúme do marido. Segundo a polícia, João é o principal suspeito de ter cometido o crime. O corpo será transferido para o município de Guanambi.(Bocão News).
Por essa o governador Jaques Wagner e sua equipe não esperavam. Pouco antes de discursar em ato de entrega de 200 casas do ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’, no município de Monte Santo, um homem conhecido como Zé de Lício subiu ao palanque e soltou o verbo. “Governador, eu sou filho de Monte Santo e tenho que lhe falar algumas verdades, a Bahia está acabada, as estradas estão esburacadas, falta saúde, segurança, educação”, desabafou. Enquanto o homem falava, os correligionários do governador vaiavam. No palanque, Wagner, o vice-governador, Otto Alencar, e o candidato ao Palácio de Ondina, Rui Costa, riam. Quando conseguiu discursar, Wagner disse que todos vivem em uma democracia e têm o direito de expressão.(Bocão News).
Cantor ficou internado durante sete meses no ano passado.
O cantor Netinho, que ficou sete meses hospitalizado no ano passado, publicou uma foto de quando estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em seu perfil no Facebook neste sábado (8). Na imagem, ele aparece entubado e muito abatido. “Ontem, visitando meus médicos lá no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, eu ganhei esta foto da minha querida Dra. Filomena. Vi também muitas outras fotos que colocarei no livro que escreverei “Nada Como Viver!”. Vi fotos da minha cabeça aberta durante uma das cirurgias para conter a hemorragia cerebral, fotos minhas dentro da UTI móvel que me levou de Salvador para São Paulo, entre outras. Esta foto que publico é a foto da vitória que dedico a todos os meus médicos. Ontem quando saí do hospital, tudo me fez raciocinar e crer que, para um médico, poder ver bem um paciente que ele cuidou por algum tempo, é sua maior recompensa. Viva a medicina e a capacidade humana. Agradeço muito”, escreveu o artista baiano. A foto também foi publicada na página oficial do cantor no Facebook. No último domingo (2), Netinho falou sobre os sete meses em que ficou hospitalizado e alertou sobre os riscos à saúde gerados pelo uso de anabolizantes no programa do Faustão. Foi a primeira aparição pública dele após um longo período de recuperação na Bahia.(Correio).
A pesquisa para governador da Bahia, realizada pelo Instiuto Séculus em parceria com o Bahia Notícias, mostra uma corrida com a oposição na liderança com certa tranquilidade. Dois cenários pré-definidos foram colocados para o eleitor opinar,um com o ex-governador Paulo Souto (DEM) como candidato da oposição, e o outro com o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, no mesmo posto. Os outros nomes são aqueles já definidos: o chefe da Casa Civil e candidato da base governista, Rui Costa (PT) e a postulante do PSB, senadora Lídice da Mata. No primeiro universo, Paulo Souto aparece com larga vantagem, com a preferência de 40,8% dos entrevistados. Logo depois vem Lídice, com 12,2%. Em terceiro está o petista, com 10,1%. Os que ainda não sabem ou não opinaram somam 25,2% e aqueles que não votariam em nenhum dos três totalizam 11,4%. No segundo cenário aparece o motivo para a dor de cabeça do prefeito ACM Neto (DEM), que teria até dito a Geddel que o ex-ministro seria candidato, mas ouviu de Souto – melhor nas pesquisas internas – que a chama tinha reacendido. O peemedebista lidera a disputa no levantamento, com a preferência de 23,7% dos pesquisados. No entanto, a pontuação dele é quase metade da atingida pelo democrata, além do fato de que os adversários crescem. Lídice continua em segundo lugar, agora com 15,2%. Rui Costa passa para 13,7%. Sobe também o número de indecisos – que não sabem ou não opinaram – com soma total de quase 29%. Não votariam em nenhum dos três 18,2% dos pesquisados.
Montagem: Bahia Notícias
O eleitorado baiano também participou da modalidade espontânea, quando não é dada nenhuma opção e o consultado escolhe o nome que preferir. O prefeito ACM Neto (DEM) aparece como o mais lembrado, com 13,5% das intenções de voto, apesar de já ter se colocado fora da disputa. Em segundo vem o governador Jaques Wagner (PT), com 11,4%, mesmo com o fato de não poder tentar nova reeleição. Logo depois vem Souto (4,5%). Geddel aparece mais atrás, com 2,8% da preferência. O peemedebista ainda garante que a oposição pontue mais que Rui Costa (2,5%). A partir daí, o cenário mostra novidades. O senador Walter Pinheiro (PT), que perdeu a indicação para o chefe da Casa Civil de Wagner, pontua melhor com 3,3%. O vice-governador e pré-candidato ao Senador, Otto Alencar (PSD), também sai na frente de Rui, com 2,7%. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), que queria concorrer para governador e agora luta para ser vice, surge com a preferência de apenas 0,8% dos entrevistados, empatado com o nome especulado para vice na chapa da oposição, João Gualberto (PSDB). O inusitado é que ambos ficam atrás do apresentador Zé Eduardo (Bocão), escolhido por 0,9%, e também do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (PSDB), com 1,3%.
Está sendo velado na Mortuária CAF, na Av. Presidente Vargas, Centro de Ubaitaba, o corpo do carpinteiro, Wescley Alcântara de Carvalho, 34 anos, que morava na Av. Walter Passos, em Ubaitaba. Wescley foi morto a golpes de faca na noite desta quinta feira (06), no bairro Maria Olímpia. Segundo testemunhas, o crime foi praticado pelo cunhado da vítima, um rapaz de 17 anos. Informações dão conta, que a vítima estava discutindo com a ex-esposa, quando o cunhado armado com uma peixeira desferiu vários golpes contra o mesmo. Wescley foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Base em Itabuna, onde não resistiu e morreu no início da tarde desta sexta feira (07). O menor foi apreendido em flagrante pela Polícia Militar, levado para o plantão da Polícia Civil em Ilhéus, ouvido e liberado em seguida. A vítima era sobrinho do vereador Porqueres e trabalhava na Secretaria Municipal de Obras. O sepultamento acontecerá neste sábado (08), as 0 8:00 da manhã no cemitério de Ubaitaba.
Dois homens ainda não identificados pela polícia foram mortos após tentarem roubar um policial Civil, na noite desta quinta-feira (6), no bairro de Santa Mônica II, no município de Feira de Santana. Segundo informações da polícia, eles deram a voz de assalto, mas foram surpreendidos pelo policial que efetuou disparos de arma de fogo nos marginais.(Bocão News).
Os Correios realizarão, nesta sábado (8) e domingo (9), mutirões para atualizar a entrega de cartas e encomendas nas localidades atingidas pela paralisação parcial de trabalhadores. Na Bahia, o movimento – que foi deflagrado em 13 estados – começou no dia 31 de janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios do Brasil, um levantamento realizado, nesta quinta-feira (6), mostrou que 95% do efetivo (119.162 trabalhadores) não aderiu à paralisação e que 83,55% dos empregados baianos trabalharam normalmente. Ainda segundo a empresa, as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o SEDEX, estão disponíveis – com exceção dos serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades. O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba) reclama que houve quebra de acordo da estatal relativo à manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) e exigem a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários 2008. Os Correios ingressaram com ação preparatória junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) com a solicitação de suspensão da paralisação. A empresa afirmou que não haverá nenhuma alteração no atual plano de saúde dos trabalhadores e que nenhuma mensalidade será cobrada. Informou, ainda, que os dependentes regularmente cadastrados serão mantidos e o plano de saúde não será privatizado.(Bahia Noticias).
Consciente da importância dos agentes de defesa ambiental, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), que preside a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa apresentou uma moção de congratulações pela passagem do dia do profissional, comemorado em 06 de fevereiro. O deputado cita a presença dos agentes que são técnicos, voluntários e educadores em ONGs, conselhos de meio ambiente, entidades, secretarias, universidades e ainda das pessoas de um modo geral que contribuem por um meio ambiente melhor. Segundo o deputado, existem categorias na sociedade que atuam, apenas em prol do bem comum e entre essas está a dos agentes de defesa ambiental, que lutam pela preservação da natureza, consequentemente, impactando na qualidade de vida de todas as pessoas. “Parabenizo a todos os agentes de defesa ambiental pela passagem deste dia”, disse. Conforme o dirigente do colegiado de Meio Ambiente, os profissionais colaboram para que o planeta seja menos degradado. “A natureza está sendo cada vez mais impactada pela forma com que o homem vem vivendo. Diversas espécies encontram-se extintas e alterações climáticas vêm destruindo cidades, aumentando o nível do mar e inutilizando áreas que uma vez foram agricultáveis. Os agentes de defesa ambiental lutam justamente para alterar esse processo. Diante desse fator, a sociedade precisa cada vez mais valorizar esses profissionais” ressaltou.