A Associação dos Municípios dos Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC está enlutada diante do falecimento do ex-prefeito de Ubaitaba, Armando Uzêda, ocorrido na noite desta quinta-feira (6), em função de insuficiência respiratória. Uzêda foi presidente da entidade municipalista nos anos de 1993 e 1994, quando deixou um legado importante para o Sul da Bahia. Em nome da Associação e dos demais representantes municipais, o presidente da AMURC e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, apresenta os sinceros votos de conforto a familiares e amigos. O sepultamento será hoje (7) às 13 horas em Ubaitaba.(Foto: Ubaitaba Urgente I RBN).
Gabriel Yudi Uemura da Rosa, 17 anos de idade, morador do bairro Tancredo Neves, em Caravelas, se matou com um tiro na cabeça. A polícia encontrou um revólver, calibre 38, com 3 munições, sendo que duas estavam intactas e uma deflagrada. Também foi encontrado um envelope, deixado pela vítima com dois pen drives (de uma amiga) e uma carta, em que o Gabriel se despedia de todas as pessoas (parentes e amigos) de que ele gostava e que foram importantes em sua vida. Gabriel estudava no Colégio Polivalente de Caravelas, estava passando por dificuldades na escola e tinha poucos amigos. Ainda segundo a família, ele morava na residência com um primo cadeirante, de quem ele ajudava a cuidar e o Gabriel sofria constantemente de “Bullying” pelas suas características físicas, mas que não sabem dizer se isso o teria levado a apresentar algum tipo de depressão. O caso será investigado pelo delegado Maderson, que já instaurou inquérito policial. (Liberdade News)
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), nomeou, na última quarta-feira (05), para a Chefia de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), o ubatense Wesley Faustino, que até a última segunda-feira (03) exercia o mandato de vice-prefeito no município de Ubatã. Indicado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), licenciou-se do mandato de vice-prefeito e aceitou o convite, para junto com a secretária Andréa Mendonça (PDT), comandar a Secti nos próximos meses. “É um novo desafio na minha vida pública e me honra muito o convite”, comentou Faustino. Com a experiência de quem já assumiu os cargos de diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, neste mesmo governo e assessor especial; chefe de gabinete da Superintendência do Meio Ambiente de Salvador; assessor técnico da Codeba; chefia de gabinete no legislativo de Salvador e, por último, na administração pública do município de Ubatã, como vice-prefeito, soma sua experiência à da nova secretária para dar agilidade para incrementar os projetos de tecnologia de ponta e sociais. (Ubatã Notícias)
A ausência na inauguração do Plano Inclinado Gonçalves foi justificada. Este é o argumento de Geddel Vieira Lima (PMDB), que, afônico, evitou comentar as declarações de que Paulo Souto aceitou ser candidato ao governo da Bahia em 2014. “Não tenho nada a declarar. Esse assunto está sob a condução do prefeito ACM Neto e não é o momento para falar. Na hora certa, eu falarei”, afirmou o peemedebista. Segundo ele, não faz parte do perfil político dele “alimentar ‘ti-ti-ti'”. A reação veio após o bombardeio da imprensa, que busca informações sobre a construção da aliança entre PMDB, PSDB e DEM. Num primeiro momento, quando a discussão sobre as eleições 2014 ainda eram incipientes, Geddel chegou a apontar que renunciaria à pré-candidatura caso Souto aceitasse a postulação. Ao longo do processo, entretanto, o discurso mudou, e, nos últimos meses, a postura de aguardar uma definição do ex-governador foi abandonada. Geddel, até então, nunca aceitou tentar outro cargo senão o Palácio de Ondina. (Fernando Duarte I A Tarde).
Daqui a pouco mais informações. Foto: Jornal Tribuna da Região.
Redação Ubaitaba Urgente
O corpo de Armando Uzêda será velado na noite desta quinta feira (06), na Loja Maçônica. O corpo do ex-prefeito já está a caminho de Ubaitaba. Armando morreu em Itabuna de “insuficiência respiratória”. Armando estava muito doente, devido a alguns problemas respiratórios causados pelo uso do cigarro. Uzêda é considerado como um dos melhores prefeitos de Ubaitaba, ele governou o município pela primeira vez em 1983 deixando a prefeitura em 1988. Em 1993, Armando voltou a governar o município até o ano de 1996. Armando também foi presidente da AMURC – Associação dos municípios da Região Cacaueira. O corpo do ex-prefeito será sepultado ás 13:00 horas no cemitério local. Com informações do Jornal Tribuna da Região.
O pai do jovem de 13 anos, o qual filmou a professora Mônica Souza dos Santos, de 30 anos, fazendo sexo oral com ele, pediu o arquivamento do inquérito e fim das investigações sobre o caso. João Rodrigues Nogueira, de 45 anos, em entrevista ao Portal Folha do Vale, relatou que ficou viúvo há quatro meses e a professora foi a primeira a ajudar-lhe naquela ocasião.. “Mônica dormia em minha casa, mas em quarto separado. Nunca notei nada de diferente entre eles, nunca vi nada. quero que arquive o caso”, disse o pai do jovem. No entanto, a delegada Rosilene de Almeida Régis disse que o pai do garoto não tem competência para pedir arquivamento do inquérito sobre seu filho, acrescentando ainda que, após ouvir o jovem, o caso será encaminhado a justiça.
A Polícia Civil de Itabuna estourou na tarde desta quinta feira (6), um escritório, onde funcionava uma “central de contrabandos” na Avenida do Cinqüentenário. No local, foram encontrados diversos materiais que eram usados para falsificar documentos. Segundo informações, até documentos de aeronaves eram falsificados, como também diplomas, RG e documentação de veículos, entre outros. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas para o Complexo Policial de Itabuna. Nesta sexta feira (7), o delegado Evi Paternostro, Coordenador da 6ª Coorpin, vai apresentar detalhes da operação.
A deputada estadual Luiza Maia (PT) ingressou com uma representação contra a banda Abrakadabra, motivada pela letra e videoclipe da música “Tigrão Gostoso”. No documento, protocolado junto ao Ministério Público da Bahia, na quarta-feira (5), a deputada afirma que o conteúdo da música “traz indistinta discriminação contra mulheres, com violação à imagem e dignidade destas”. Para Luiza Maia, o clipe também incita, “sem chance de dúvida, a prática de crimes contra a liberdade sexual, como os de estupro e atentado violento ao pudor, previstos nos arts. 213 e 214 do Código Penal”. O vídeo, que foi lançando em dezembro e já ultrapassava 60 mil visualizações, foi removido do Youtube. No último dia 27, a Marcha Mundial das Mulheres divulgou uma nota de repúdio contra a banda. Em nota à imprensa, a deputada compara a Abrakadabra ao caso da New Hit. Informações Correio da Bahia.
Nesta quinta-feira, dia 06 de fevereiro, completa-se sete meses que a garota Natali Alcântara de Oliveira, de 16 anos, desapareceu. A adolescente morava com a avó no Residencial Antônio Carlos Magalhães (ACM) e sumiu na tarde do dia 06 de julho do ano passado. No dia anterior, a garota teria discutido com a mãe, desde então, Natali não entrou mais em contato com a família. Carla Alcântara, mãe da adolescente, contou à nossa reportagem que não sabe o motivo do sumiço da filha. A polícia já foi comunicada do desaparecimento de Natali, e segue com as investigações. Quem tiver informações do paradeiro da garota, pode entrar em contato com a família através dos telefones (73) 8124-2140/ 3531-3751 ou através do Conselho Tutelar (3531-5574) ou com a polícia local. (Giro em Ipiaú)
Um assassinato ocorreu no bairro Antares, região central de Eunápolis, na noite desta quarta-feira (5). Pedro Henrique de Jesus, 19 anos, mais conhecido como ‘Pânico’, foi executado a tiros.
Pessoas que estavam nas proximidades do Parque Ecológico Gravatá disseram para a Polícia Militar que ouviram pelo menos sete tiros. Após o crime, um carro foi visto saindo do local em alta velocidade.
Os policiais não descartam a possibilidade de pânico ter sido levado ao local, uma área deserta, no próprio carro e depois assassinado. ‘Pânico já tinha diversas passagens pela polícia, uma delas em maio do ano passado, por assalto. A motivação do crime ainda é desconhecida.
O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia (DEM), confirmou nesta quarta-feira (5) que o ex-governador Paulo Souto, seu correligionário, disse que aceitaria disputar as eleições pelo comando do Executivo baiano este ano. “O prazo era 31 de janeiro e no dia 31 de janeiro Paulo Souto disse que aceitava”, afirmou Aleluia, durante a reinauguração do Plano Inclinado Gonçalves, à qual compareceu também o ex-governador. O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), reiterou a vontade de Souto. “Conversei com ele na segunda-feira e ele me disse que, se for convocado pelo partido, aceitará ser candidato”, declarou o dirigente. Na última sexta (31), o Bahia Notícias havia noticiado que Souto estava “reanimado” com a possibilidade de disputar o governo, após uma desistência inicial por não concordar com “condições” colocadas pelo prefeito ACM Neto, que lidera o processo de definição do candidato das oposições. O outro postulante ao cargo, Geddel Vieira Lima (PMDB), ainda não retirou seu nome na disputa. Esta semana, o peemedebista negou que o martelo tivesse sido batido em torno do seu nome, após informação divulgada pela imprensa. Neto reiterou que ainda não há definição e disse que o assunto só será decidido após o Carnaval.
A prefeitura de Itajuípe virou uma verdadeira “vaca leiteira”.
A prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB), tem declarado que o município vem enfrentando dificuldades financeiras e por esse motivo foi preciso realizar a demissão de vários funcionários contratados. Mas, paradoxalmente, no final de 2013 ela enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei criando quatro novas secretarias. As de Cultura e Turismo, Planejamento e Tecnologia, Esporte e Lazer e Agricultura e Meio Ambiente. O salário de um secretário em Itajuípe é de R$ 4.500,00 e a prefeita já nomeou o primeiro secretário para a mais nova pasta. Trata-se de Luciano Marques para Planejamento e Tecnologia. (Políticos do Sul da Bahia)
O ex-prefeito de Valença, Ramiro José Campelo de Queiroz, foi preso nesta quinta-feira, 6, durante uma operação da Polícia Federal (PF) no município, que fica a 274 km de Salvador. Durante a ação, os agentes encontraram quatro pistolas na casa do ex-prefeito, além de munição. Ele foi detido acusado de porte ilegal de arma. Os policiais também encontraram R$ 80 mil em espécie na casa de um ex-secretário, que não teve o nome revelado. Além das residências do ex-prefeito e de ex-secretários, policiais federais também cumprem mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura. Os agentes não informaram o motivo da operação, que segue em andamento durante esta manhã.Informações do Jornal A Tarde.
No início da tarde desta quarta feira (05), ocorreu um acidente na BA 542, na localidade de Aldeia de São Fidelis, em Valença. Um veículo modelo Sprinter de cor branca, placa policial, CNE 5579, licença de Presidente Tancredo Neves que transportava cerca de 15 alunos da faculdade (FAZAG), capotou após o pneu dianteiro do carro estourar. A Sprinter saiu de Valença com destino a cidade de Gandu-BA. Alguns estudantes sofreram ferimentos em várias partes do corpo, uma jovem grávida ficou em estado de choque sendo medicada ela e o bebe passam bem. Os demais foram socorridos por populares até o Pronto Socorro, com escoriações e hematomas pelo o corpo. Com informações do Blog Nas Malhas da lei.
Na tarde desta quarta-feira (05/02), por volta das 12h15minh, foi assassinado no Loteamento Bahia II, em um beco na rua atrás da Oldesa, o jovem Jhones Almeida dos Santos, 17 anos, conhecido por “Miui”.Jhones residia no Loteamento Novo Horizonte, na Minha Casa Minha Vida e foi executado com seis disparos de arma de fogo em várias partes do corpo. A Polícia Militar esteve no local, o DPT realizou o Levantamento Cadavérico e encaminhou o corpo para o IML Valença para ser necropsiado. (Nas Malhas da Lei).
O consumidor Diego Souza dos Santos, 23, morador da Rua Davi de Souza, Bairro Euclides Neto, em Ipiaú, tomou um grande susto na tarde desta quarta-feira (05) quando tentou fazer um suco de manga em sua residência. O rapaz garante que encontrou um parafuso dentro da embalagem do suco em pó da marca Yoki. Ele disse a nossa reportagem que comprou o suco em pó na semana passada em um mercado na praça da antiga Feirinha. O consumidor informou ainda que irá acionar a empresa na justiça. (Giro em Ipiaú)
Uma mulher foi atingida por uma dinamite após retirá-la de cima de um armário dentro da cozinha de sua casa, em Conceição, zona rural de Ipirá, a 210 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Civil de Ipirá , Ranailda Fraga Macedo Dias, 31 anos, teve partes do rosto e braços queimados. O caso aconteceu na segunda-feira (3), por volta das 16h. A vítima foi socorrida até o Hospital Municipal de Ipirá, mas acabou sendo transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE) e tem estado de saúde estável. A polícia informou também que o explosivo foi deixado há casa de Ranaida há cerca de um ano pelo seu ex-namorado, que trabalhava em um pedreira na região e atualmente mora no município de Itaberaba. O caso será investigado pela delegacia de Ipirá. Informações do Correio.
Três corpos, ainda não identificados, foram encontrados na tarde desta quarta-feira (5) atrás do prédio do Tribunal de Justiça no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), e seu vice, Valdívio Aguiar Filho (PT), foram cassados pelo juiz Rodrigo Souza Britto, da 196ª Zona Eleitoral, na última segunda-feira (3), por captação ilícita de sufrágio. Na decisão, o magistrado também determina a inelegibilidade dos petistas nos próximos oito anos e o pagamento de 10 mil unidades de Referência Fiscal (Ufirs). O gestor cassado é flagrado em vídeo em que sugere a compra de votos de um casal de eleitores, Jorge Paulo Lima de Novais e Josiane Lima Martins. Em depoimento à Justiça Eleitoral, as testemunhas afirmaram que receberam a proposta de receber a quantia de R$ 4 mil e um cargo no programa Brasil Alfabetizado em troca de apoio político. A ação foi proposta pela coligação “Tanhaçu Vai Voltar a Crescer”, encabeçada pelo candidato derrotado Jorge Teixeira da Rocha (PSD). O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos Novais Brito (PV), assume o comando do Executivo municipal até que seja realizado novo pleito. O prefeito e vice cassados ainda podem recorrer da sentença. Veja aqui a decisão judicial na íntegra. (Por: Juliana Almirante I Bahia Noticias).
Na foto: Negão do Dendê e sua “namorada valente”. Foto: Ubaitaba Urgente
Redação Ubaitaba Urgente
O Negão do Dendê que vem aterrorizando moradores de Ubaitaba com suas ações violentas é paciente do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, disse uma funcionária do local. “O Negão do Dendê era um homem trabalhador e querido por muitos, ele trabalhava na Praça da Feira de Ubaitaba comercializando garrafas de Dendê”, disse um morador do bairro Armandão, bairro em que ele residia até ser expulso por populares, por causa de suas agressões contra moradores daquela comunidade.São várias queixas contra o elemento na delegacia da cidade, sem que as autoridades tomem as devidas providências. Uma testemunha contou que ele ficou agressivo e violento após se envolver com uma jovem (foto), que é usuária de crack.