Ubaitaba Urgente

IPIAÚ: QUATRO PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-330

As vítimas são de Jequié.
As vítimas são de Jequié.

Quatro moradores da cidade de Jequié ficaram feridos em um acidente por volta das 09h30 desta quarta-feira, 3, no “Passa com Jeito”, BR-330. O veículo Siena, placas 3270, licença de Jequié, capotou na rodovia após tentar desviar de outro veículo que freou bruscamente ao se aproximar do quebra-molas no local. O condutor do Siena, que vinha logo atrás, tentou desviar e acabou colidindo em um pé de jaca e capotando o automóvel em seguida. Reinaldo Santos Souza, 30, Tamires Andrade Nascimento, 28, Geovana Santos Moreira, 28, e Miguel de Souza Andrade, 73, sofreram várias escoriações. Todos foram atendidos por três equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Geral de Ipiaú, onde estão internados. O motorista que não teve o nome divulgado não sofreu ferimentos. Condutores de veículos reclamaram da instalação do redutor de velocidades naquele local. “Esse quebra-molas provoca mais acidentes do que evita”, comentou um deles.Veja mais fotos no site Giro em Ipiaú. 

IBIRAPITANGA: TCM JULGA CONTAS DE ERALDO ASSUNÇÃO NESTA QUINTA

Era
Eraldo governou Ibirapitanga por dois mandatos.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vota, na tarde desta quinta-feira (04), as contas da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga referentes ao exercício financeiro de 2008, contas estas de responsabilidade do ex-prefeito Eraldo Silva Assunção (PP). O Relator das Contas é o Conselheiro Plínio Carneiro Filho. Segundo a Secretaria do TCM, uma demora na entrega de documentos referentes ao exercício de 2008 por parte do ex-prefeito inviabilizou o análise técnica por parte do Tribunal e também a emissão do parecer opinativo. Sanadas as pendências documentais, ainda segundo o TCM, as contas foram colocadas em pauta. O ex-prefeito Eraldo Assunção governou Ibirapitanga por dois mandatos. No último, entre 2005 e 2008, teve as contas rejeitadas pelo TCM em três oportunidades. Nesta quinta-feira (04) Eraldo pode chegar a um tetra bastante indesejado. Fonte: Ubatã Notícias.

TERRA NOVA: PREFEITO TEM DIPLOMA ELEITORAL CASSADO E DEVE DEIXAR O CARGO

prefeito_terra_nova

O prefeito da cidade de Terra Nova, Francisco Helio de Souza (PP), teve seu diploma eleitoral cassado e deve deixar o cargo assumido no início deste ano. A decisão acolhe o parecer do procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, que entendeu pela cassação do diploma do gestor, que teve seus direitos políticos suspensos em decisão que o condenou por contratar diversos servidores sem a realização de concurso público. O gestor já tinha o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral quando foi condenado por improbidade administrativa, em decisão transitada em julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em setembro de 2012. A sanção é prevista pela Lei 8.429/1992 e pelo artigo 15 da Constituição Federal. Com a decisão, o político só terá condições de elegibilidade em setembro de 2015. De acordo com o procurador, o prefeito sequer ostenta a condição de cidadão em sentido estrito. “A suspensão dos direitos políticos expurga o cidadão do campo do embate político para fins de atuação formal no processo de construção do Estado”, explica no parecer. A manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral foi acolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, mas o prefeito ainda pode recorrer. Fonte: Bahia Noticias.

IBIRATAIA: JOVEM É ASSASSINADO EM FRENTE A IGREJA

DSC05952
Foto: Ocorrência Policial.

O jovem Daniel Silva Santos (18) foi assassinado com vários tiros em frente a Igreja Batista Missionária, na Praça Dez de Novembro, por volta das 19h50 desta terça-feira (02). Populares e curiosos que estavam próximo ao local informaram que ouviram cerca de 06 disparos. Ninguém informou o destino dos assassinos ou alguma característica dos mesmos. Daniel já possuía diversas passagens policiais e estava envolvido nos arrombamentos e furtos de diversos prédios públicos na cidade no ano passado. O pai do jovem esteve no local e se desesperou ao ver o filho morto! Policiais Militares do 3º Pelotão/Ibirataia realizaram rondas a fim de prender os assassinos, mas não encontrou nenhum suspeito. A Polícia investiga o caso.

MARAÚ: PREFEITURA CUMPRE LEI E CRIA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

portal

Redação Ubaitaba Urgente

Já está no ar o Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Maraú, por determinação da Lei da Transparência (Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009). O Portal da Transparência é obrigatório para as cidades com menos de 50 mil habitantes, para que sejam disponibilizadas informações sobre a execução orçamentária e financeira e prestar contas de todas as despesas e receitas do município. O Portal da transparência da prefeitura de Maraú, já pode ser acessado pelo seguinte endereço: www.marau.ba.gov.br

ITABUNA: HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM MAIS DE 40 GARRAFAS DE CACHAÇA

Fonte: Radar Noticias.
Fonte: Radar Noticias.

O corpo de Ivan Reis Conceição, de 58 anos, foi encontrado dentro da casa onde ele morava, na Rua D, bairro Nova Califórnia, no final da manhã desta segunda-feira (01/07). Ao lado do corpo de Ivan, estavam mais de 40 garrafas de cachaça. A família supeita que Ivan, que trabalhava como vendedor ambulante, tenha morrido por algum problema decorrente da bebida, já que ele costumava ingerir uma grande quantidade de bebida alcoólica. Um vizinho conta ter ouvido gemidos vindos da casa de Ivan por volta das 06h, mas o corpo só foi encontrado no final da manhã e permaneceu no local até às 21h. A demora em remover o corpo ocorreu por conta da dificuldade em conseguir um laudo, já que a vítima morreu de causas naturais e dentro de casa.

ES: CRIANÇA É ACHADA MORTA AO LADO DE 190 PEDRAS DE CRACK EM CARIACICA

Polícia encontrou grande quantidade de droga ao lado de criança morta.
Polícia encontrou grande quantidade de droga ao lado de criança morta.

Uma criança de dois anos foi encontrada morta ao lado de 190 pedras de crack e 150 cápsulas de cocaína, além de pedaços de drogas que seriam embalados, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica (ES), na noite de domingo (30). A mãe, de 17 anos, foi detida em flagrante.Segundo a polícia, policiais em patrulha tentavam prender um jovem de 23 anos suspeito de tráfico de drogas. Ele fugiu e entrou na casa. Os agentes também entraram na residência e encontraram a criança morta. O rapaz conseguiu escapar. O local era usado como laboratório de traficantes que distribuíam a droga no entorno da cidade. A mãe estava na casa e foi detida. A causa da morte não foi esclarecida. A polícia também não soube informar a quantos dias a criança estava sem vida. Fonte: R7.

BAHIA: WAGNER VIRA ALVO MAIOR DE VAIAS; NETO É APLAUDIDO, MAS NÃO ESCAPA

vagner_acmneto

Mesmo avisados de que as vaias seriam trilha sonora para eles no cortejo do Dois de Julho, o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) nadaram na maré contrária à de grande parte dos políticos brasileiros, que vêm mantendo distância das ruas nos dias de protestos. Ontem, ambos enfrentaram manifestações de servidores e estudantes e encararam a irreverência natural dos baianos na sua data magna. Neto, ainda em início de mandato, conseguiu colher aplausos e acenos das sacadas em sua primeira participação na festa como prefeito. Já Wagner, com quase sete anos na vitrine do poder, sofreu mais. O petista acabou virando o principal alvo dos protestos populares no desfile.  Da Lapinha ao Terreiro de Jesus, não encontrou um momento de trégua dos populares.Fonte:Correio.

IPIAÚ: ANIMAL CAUSA ACIDENTE E MOTORISTA FICA PRESO NAS FERRAGENS

O motorista contou que tentou desviar de uma capivara.
O motorista contou que tentou desviar de uma capivara.

Um acidente ocorrido por volta das 21h30 desta terça-feira, 02, na BR-330, logo após o antigo Pouso do Jacu, deixou o motorista do veículo modelo Uno preso nas ferragens do automóvel. Uma equipe do Samu foi acionada e com a ajuda de equipamentos da Oficina do Misca, realizou o resgate que durou aproximadamente 50 minutos. O condutor do Uno, Uendel de Santana, 26, sofreu fraturas nas pernas, e foi encaminhado para uma clínica médica. Ele contou que trafegava sentido a Rodoviária de Ipiaú, quando avistou um animal semelhante a uma capivara atravessando na pista, e tentou desviar. O motorista disse que perdeu o controle da direção do automóvel e colidiu em um poste nas margens da rodovia. Uendel é natural de Ipiaú, mas atualmente mora em Governador Valadares, onde é representante comercial. A irmã dele contou à reportagem do Giro, que o jovem chegou à Ipiaú na última sexta-feira, 28, para passar uns dias de férias ao lado da família. Fonte: Giro em Ipiau.

O carro atingiu um poste nas margens da rodovia.
O carro atingiu um poste nas margens da rodovia.

AURELINO LEAL: CARRETA CAPOTA E CARGA É SAQUEADA

DSCF9014

Redação Ubaitaba Urgente

Uma carreta da empresa Atlas carregada com lençóis, fronhas, cobertores e outras mercadorias capotou na “Curva do Padre”, BR 101 em Aurelino Leal e foi totalmente saqueada por populares. O veículo de placa BYB-2136, com licença de São Paulo, viajava da Capital Paulista para Minas Gerais. O motorista da carreta que saiu ileso do acidente contou que foi desviar de outro veículo quando perdeu o controle e capotou.

UBAITABA: ONDA DE ASSALTOS CONTINUA ASSUSTANDO COMERCIANTES

DSCF9012

Redação Ubaitaba Urgente

Apesar da troca de delegado na Delegacia de Ubaitaba, a onda de assaltos, arrombamentos e pequenos furtos continuam aterrorizando comerciantes na cidade. No último final de semana, vários estabelecimentos comerciais foram assaltados na cidade, o primeiro assalto aconteceu na última sexta feira (28), quando dois homens armados com revólveres invadiram a Farmácia Drogafarma, em frente ao Terminal Rodoviário e anunciaram o assalto levando R$ 200 reais que estava no caixa do estabelecimento comercial, o assalto aconteceu às 20hs.

Foto: Ubaitaba.com
Foto: Ubaitaba.com

No dia seguinte, sábado (29), em plena luz do dia, dois bandidos armados assaltaram a loja Murilo Multimarcas, localizada na Avenida Presidente Vargas, dois elementos armados com revólveres entraram na loja por volta de 11hs da manhã e anunciaram o assalto. A ousadia dos bandidos neste assalto foi tão grande que eles ainda escolheram as mercadorias que queriam levar sem se preocupar com a chegada da polícia.

UBAITABA: PREFEITURA CONTINUA RECUPERANDO CALÇAMENTOS

A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria de Obras, continua trabalhando a todo vapor. Garantindo assim, a tranquilidade dos moradores durante o período de chuvas e recuperando o calçamento de várias ruas na sede e distritos.
A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria de Obras, continua trabalhando a todo vapor. Garantindo assim, a tranquilidade dos moradores durante o período de chuvas e recuperando o calçamento de várias ruas na sede e distritos.

BAHIA: MULHER É PRESA POR JOGAR CERVEJA NO GOVERNADOR

mulher_joga_cervejanogovernador

Redação Ubaitaba Urgente

TENSÃO: Uma mulher não identificada foi presa na manhã desta terça feira (02), por ter jogado um copo de cerveja no rosto do Governador Jacques Wagner durante o cortejo de 2 de Julho que acontece neste momento em Salvador. A prisão da manifestante foi efetuada pela Polícia Militar.

BAHIA: VOCÊ CONHECE O HINO AO 2 DE JULHO?

Apesar da Independência do Brasil ter sido declarada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, na Bahia o exército português ainda resistia, dominando o território. Somente um ano depois, em 2 de julho de 1823, a Bahia se tornava independente de Portugal. Para celebrar a data, foi criado o Hino ao 2 de Julho, de autoria do militar baiano Ladislau dos Santos Titára. De acordo com o mestre em história Lucas de Faria Junqueira, a letra do hino é uma referência ao momento que o estado passava. “Inclusive enfatizando o caráter ‘brasileiro’ do processo, como afirma sua primeira estrofe: ‘Nasce o sol a 2 de Julho/Brilha mais que no primeiro/É sinal que neste dia/Até o sol é brasileiro’. Cita as campinas do Cabrito e Pirajá, locais de batalhas da guerra, além de conter versos como ‘O Brasil já tem jurado/Independência ou morrer'”, explica Lucas. Confira abaixo no vídeo.

BRASIL: ÓLEO DIESEL COM ALTO TEOR DE POLUIÇÃO TEM VENDA PROIBIDA EM 385 MUNICÍPIOS

01072013_Abastecimento_ABr_Grande

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) expandiu a lista de Municípios que não podem mais comercializar o óleo diesel S-1800. A partir desta segunda-feira, 1.º de julho, mais 385 cidades terão de trocar este óleo pelo S-500, menos poluente pois possui uma menor quantidade de enxofre. A medida está prevista na Resolução 23/2013 da ANP, publicada no dia 27 de junho, no Diário Oficial da União (DOU). O objetivo é diminuir a poluição do ar em benefício a dois setores, o Meio Ambiente e a Saúde. O óleo é usado em caminhões, ônibus e outros veículos de uso rodoviário. Os Municípios são de setes Estados: Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Maranhão e Bahia. Com a expansão da lista, quase três mil dos 5,5 mil Municípios brasileiros devem substituir o óleo S-1800 pelo S-500. De acordo com a ANP, a região metropolitana de Recife – e a própria capital pernambucana – oferece o diesel S-10, ainda menos poluente que o S-500, desde janeiro deste ano, por isso está adequada à nova determinação e é exemplo.

BAHIA: UPB INCENTIVA GESTORES NO COMBATE AO CRACK E OUTRAS DROGAS

upb_incentiva_gestores_no_combate_ao_crack_e_outras_drogas_14381_1
Na Bahia o plano foi lançado em 2012.

O maior mercado de crack do mundo é o Brasil, isto é o que apontou o II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, divulgado pela Universidade Federal de São Paulo no final do ano passado. A política de combate à droga tem sido realizada pelo governo federal e achado apoio nos governos estaduais e municipais. Muitas prefeituras, porém tem buscado planos estratégicos diferenciados do governo federal, uma vez que o programa Crack, é possível vencer, atende só às cidades com mais de 200 mil habitantes. Na Bahia foi lançado em 2012 o Plano de enfrentamento ao crack e outras drogas. O plano pode ser baixado pelo endereço eletrônico: www.sjcdh.ba.gov.br

ILHÉUS: MANIFESTANTE SOLITÁRIO!

Um morador do Bairro Nelson Costa, zona sul de Ilhéus, revoltado com o descaso da prefeitura com o bairro, resolveu protestar solitariamente, fechando a principal avenida da localidade. Fonte: Ilhéus 24hs.
Um morador do Bairro Nelson Costa, zona sul de Ilhéus, revoltado com o descaso da prefeitura com o bairro, resolveu protestar solitariamente, fechando a principal avenida da localidade. Fonte: Ilhéus 24hs.

ITABUNA: PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO É MORTO A TIROS

presidente_gegeo
“Boa” morreu no Hospital de Base.

Comerciante e presidente da Associação de Moradores do Loteamento Gegéo Rocha, Evandro Santos (Boa), 38 anos, que foi baleado no braço e no tórax naquela localidade, morreu no Hospital de Base de Itabuna, na noite desta segunda feira (1). Informações dão conta que Boa que era dono de um bar, teve uma discussão com um homem, não identificado, dias antes do crime. Ele deixa esposa e filhos. Já no bairro Lomanto, foi registrada uma tentativa de homicídio, cuja vítima ainda não foi identificada. Com a morte de Boa, já são 69 assassinatos em 2013 em Itabuna -o 1º de julho.

Foto: Gérson Teixeira
Foto: Gérson Teixeira

MAIS DE 70% DOS BRASILEIROS QUEREM PRISÃO IMEDIATA DE MENSALEIROS CONDENADOS, DIZ DATAFOLHA

dirceu_mensaleiro

Pesquisa do Datafolha apontoa que 74% dos brasileiros querem que os réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão sejam presos imediatamente. Mesmo entre os entrevistados que disseram ter o PT como partido preferido, o porcentual de respostas favoráveis à imediata execução das penas aplicadas pelo STF foi elevado e coincidiu com o índice geral da pesquisa, de 74%. O julgamento do mensalão foi concluído em dezembro de 2012 e os réus apresentaram recursos contra as condenações. No entanto, ainda falta o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, marcar a data para que a análise das apelações pelo plenário do Supremo seja iniciada. Os ministros do STF entendem que as prisões dos condenados só poderão ser executadas depois que forem esgotadas todas as possibilidades de apresentação de recursos. De acordo com a Folha, as maiores taxas de manifestações favoráveis à prisão imediata dos condenados foram apuradas entre as pessoas que declararam preferir o PV (83%), o PSDB (77%), o PT e o PMDB, em ambos os casos com 74% das respostas. O Datafolha realizou 4.717 entrevistas em 196 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Fonte: Bahia Noticias.

AURELINO LEAL: SURPREENDENTE O RESGATE DO SÃO PEDRO CULTURAL

DSCF4329
Chegada do trio Pancada X na Praça Ramiro Teixeira

O resgate do São Pedro Cultural de Aurelino Leal 2013 ocorrido no último final de semana (28, 29 e 30) teve todas as expectativas superadas, apesar de não ter  apresentado no palco bandas de renome nocional, os artistas locais surpreenderam toda a multidão. Além das bandas que se apresentaram no palco teve ainda o bloco mirim que foi às ruas na tarde de sábado, logo em seguida  uma belíssima apresentação do grupo de Capoeira do Pro-Jovem na Praça. Para completar o sucesso do São Pedro, a CDL trouxe com exclusividade o sorteio da campanha “show de prêmios” para a Praça Ramiro Teixeira na noite de sábado 29.

DSCF4335
Trio Pancada X em frente a Praça Ramiro Teixeira

No domingo  puxada de trio com o bloco Laska Lenha sendo animada pela Banda Pick Up de Luxo que percorreu as principais ruas da cidade arrastando a multidão. Para a Prefeita Liu Andrade, o sucesso da festa se deu devido à dedicação de toda a sua equipe representada por Liana Reis, secretária de Cultura do município,  em planejar e organizar esse evento.

2013-06-29_16-54-06_59
Pais e mães acompanhando seus filhos no bloco mirim

“Esse foi apenas o começo de muitos eventos que virão. Este ano fizemos uma festa modesta devido às dificuldades financeiras do nosso município. No próximo ano será muito melhor, já estamos enviando o projeto para o Governo do Estado” disse Liu Andrade. Apesar de casos isolados de arrombamento e assalto na cidade a festa ocorreu na mais perfeita ordem.

2013-06-29_18-54-17_783
Prefeita Liu prestigiando a apresentação de Capoeira na Praça