Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: “Graças a Porqueres”, Alexandre não foi esquecido na inauguração do INSS

porqueres_aexandre
Porqueres lembrou de Alexandre Almeida em seu discurso.

Faltou pouco para o ex-prefeito Alexandre Almeida ser esquecido durante a inauguração da agência do INSS, na última terça feira (28), em Ubaitaba. O evento contou com a presença dos deputados Lúcio Vieira Lima (PMDB), Geraldo Simões (PT) e Leur Lomanto Junior (PMDB). Além dos deputados, participaram da inauguração, empresários, funcionários públicos, o prefeito Bêda (PMDB), o vice Paulo Bidú (PP) e vereadores de Ubaitaba, Maraú e Aurelino Leal. O apresentador do evento chamou para fazer parte da mesa, os três deputados, o prefeito de Ubaitaba, representantes do INSS e o presidente da Câmara Municipal de Ubaitaba, Alcântara Porqueres. O grande baluarte e “pai da obra”, Alexandre Almeida que estava no evento ficou de fora, mas foi lembrado logo em seguida e convidado a fazer parte da mesa pelo vereador Porqueres. “É, se não fosse Porqueres, Alexandre não seria lembrado na inauguração da obra que ele mesmo trouxe para o município”, disse um funcionário público municipal. Alexandre, na época prefeito de Ubaitaba foi quem lutou e conseguiu trazer a agência do INSS para o município. A Agência vai atender toda região.

Bahia: Trabalhadores dos Correios entram em greve

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.dNtQdLxPja

Os trabalhadores dos Correios na Bahia aprovaram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (30) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba), o início da greve nesta sexta (31). De acordo com a categoria, a paralisação será por tempo indeterminado. O sindicato reclama que houve quebra de acordo da estatal relativo à manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os trabalhadores também reivindicam a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários 2008. Foi decidido ainda que os grevistas farão um protesto na manhã desta sexta em frente ao prédio central dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador.(Bahia Noticias).

Porto Seguro: Jovem morre após comer camarão em barraca de praia

asfixia_d2
Foto: Radar 64.

Redação Ubaitaba Urgente

Uelison Costa Souza, de 28 anos, morreu após ingerir “camarão” em uma barraca de praia na cidade de Porto Seguro. Uelison, que residia em Eunápolis, chegou à barraca pela manhã e resolveu almoçar lá com um casal de amigos. Eles pediram uma porção de peixe mas avisaram ao garçom que o prato não poderia conter camarão, pois o mesmo era alérgico a esse ingrediente. Durante a refeição, Uelison começou a apresentar os mesmos sintomas de outras vezes que havia ingerido camarão. Apesar de estar passando mal, a vítima não recebeu atendimento adequado por parte dos funcionários da barraca. Uelison foi retirado do estabelecimento e atendido no meio da rua. Um garçom teria levado a vítima para o Hospital Luis Eduardo Magalhães, mas o rapaz morreu durante o trajeto. O atestado de óbito aponta como causa da morte asfixia mecânica por aspiração alimentar. Com informações do Radar 64.

Bahia: Pesquisa aponta Neto como prefeito mais bem avaliado do Brasil com 51% de aprovação

Foto: Valter Pontes/Agecom
Foto: Valter Pontes/Agecom

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), aparece no topo da lista de gestores municipais mais bem avaliados do país, em pesquisa Vox Populi encomendada pelo Grupo Bandeirantes e obtida pelo Bahia Notícias nesta quinta-feira (30). Segundo o levantamento, o trabalho do democrata é considerado bom ou ótimo por 51% da população soteropolitana. Em segundo lugar, está o prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB), com 39%, pouco à frente do líder do Executivo de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), aprovado por 36% dos entrevistados. Na direção contrária, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), teve o pior índice entre as capitais pesquisadas: somente 1% dos paulistanos avaliam como ótima a sua administração. 

Brasil: Jovem morre no mesmo avião em que pediu namorada em casamento

Thays postou foto do dia em que foi pedida em casamento por Demétrio (Foto: Reprodução)
Thays postou foto do dia em que foi pedida em casamento por Demétrio.

O piloto e instrutor de voo Arthur Panseira Demétrio, 22 anos, morreu nesta quarta-feira (29) na queda do mesmo avião em que pediu a namorada em casamento, há pouco mais de um mês, em Cachoeira do Sul, a 196 km de Porto Alegre.No acidente, também morreu o aluno Darlan Kabata, 31 anos, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O pedido de casamento foi postado pelo piloto no YouTube dois dias antes de morrer.

Assista ao vídeo do pedido de casamento!

O video, postado por Demétrio no YouTube, foi visualizado por mais de 70 mil pessoas. Demétrio voltava ao aeroclube após a aula de voo quando, segundo o Corpo de Bombeiros, avisou pelo rádio sobre uma pane no avião. A aeronave caiu em uma lavoura a 3 km da pista do aeroporto. Os dois morreram na hora. No perfil de Demétrio no Facebook, amigos e desconhecidos lamentam a morte do piloto no post em que publicou o vídeo com o pedido de casamento. No vídeo publicado por Demétrio, ele faz uma surpresa para a noiva Thays Pereira da Cruz após três anos de namoro. O vídeo foi gravado no dia 14 de dezembro do ano passado. Com a ajuda dos pais, do irmão e de amigos, Demétrio sobrevoa a pista e Thays vê uma faixa em que está escrito seu nome e o pedido de casamento. Ela aceita o pedido e os dois trocam alianças dentro do avião.

Ibirapitanga: Menor de 13 anos quase teve perna esmagada ao pegar “ponga” em cegonha

Foto: Wellis Martins/Ubaitaba Urgente
Fotos: Wellis Martins/Ubaitaba Urgente

Um adolescente de 13 anos foi atropelado por um caminhão cegonha na tarde desta quarta feira (29), na BR 101 em Itamarati, município de Ibirapitanga. Testemunhas disseram que o menino pegava carona (‘ponga’) na carroceria da carreta montando em uma bicicleta, quando se desequilibrou e caio, sendo atropelado. O motorista do pesado veículo fugiu do local sem prestar socorro à vítima. O menino, identificado apenas como Nilton, sofreu pancadas pelo corpo e uma fratura exposta grave na perna esquerda. Ele foi levado para Itabuna em estado grave.

Brasil – Lei Anticorrupção entra em vigor nesta quarta à espera de regras

corrupção

Entrou em vigor nesta quarta-feira (29) a chamada Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), que responsabiliza e passa a permitir a punição de empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira. A lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado.

Ainda precisam ser definidas as regras para que as companhias possam criar uma área interna que previna esse tipo de ato.

Até então, as empresas podiam alegar, caso fossem flagradas em alguma prática ilícita, que a infração havia sido motivada por uma atitude isolada de um funcionário ou servidor público. Acabavam sendo punidos com maior frequência apenas os agentes públicos flagrados, e era muito difícil comprovar a culpa da companhia ou do empregado.

A partir de agora, porém, as empresas envolvidas em fraudes serão alvos de processos civis e administrativos e podem pagar multa de 0,1% a 20% do faturamento anual bruto (quando não for possível calcular essa receita, o valor pode ser estipulado por um juiz e variar entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões). Em alguns casos, a Justiça pode até determinar o fechamento da companhia Fonte:Globo.com

Ubatã: Polícia procura homem que atacou mulheres no centro da cidade

geronimo1 (1)

Na manhã desta quarta feira (29), algumas mulheres foram atacadas por um homem identificado como Jerônimo de Carvalho Carlos (29), Os ataques ocorreram no centro da cidade. Segundo informações de uma das vítimas, o meliantes usando de violência segurava a vítima e exigia dinheiro e pertences. Jerônimo ameaçava as vítimas dizendo está armado com um revolver. O meliante já tem várias passagens por furto e roubo na maioria das vezes as vítimas são mulheres. Até o fechamento desta matéria a Polícia Militar realiza diligencia no intuito de prender o criminoso. A polícia pede para quem tiver qualquer informação do paradeiro de Jerônimo, entrar em contato pelo Tel. 190 ou 3245-1452. (Ubatã Notícias)

Índios e policiais trocam tiros em Buerarema, no sul da Bahia

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.RG95_scav2
Foto: Reprodução/ TV Bahia

Índios da tribo Tupinambá e agentes da Polícia Federal (PF) trocaram tiros na madrugada desta quarta-feira (29), em Buerarema, no sul do estado. De acordo com a polícia, o confronto ocorreu após a reintegração de duas fazendas e a instalação de uma base policial em uma delas. Os índios, que tiveram de sair do local após a execução da decisão judicial, colocaram barreiras nas príncipais vias que cortam a região a fim de isolar a base da Força Nacional que está na área de conflito. Os índios acusam os policiais de os expulsarem de forma arbitrária. A polícia, por sua vez, afirma que foram recebidos com violência. “Os índios começaram a atirar na base policial de dentro do mato com armas de fogo e fogos de artifício. Os policiais pediram reforços, então eles derrubaram mais de 10 árvores no meio da pista para impedir a chegada dos outros policiais” contou o delegado da Polícia Federal, Alex Cordeiro. Ainda segundo a polícia, os agentes conseguiram chegar à base na manhã desta quarta (29). Ninguém ficou ferido na ação. Em outubro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus, entrou com uma ação civil pública e solicitou novo prazo para que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decida a respeito do processo de demarcação do território indígena tupinambá na região de Buerarema. As informações são do G1.

Ribeira do Pombal: Travesti é presa após agredir cliente que não pagou pelo programa

A travesti Ana Vitória foi presa acusada de agredir um cliente no município de Ribeira do Pombal, no sertão do Estado. No município de Tucano, um homem que viajava em um carro pequeno parou e ela pegou carona para Araci com o ele. Depois de passar o dia todo com o homem, ele só quis pagar R$ 170, mas o acerto era de R$ 200. Nisso, Ana Vitória puxou o canivete e, segundo ela, o homem se cortou ao tentar tirar a arma de sua mão. A travesti já tinha passado um mês na cadeia, após esfaquear uma colega. A travesti foi detida e encaminhada para delegacia da cidade.
Fonte: R7 Bahia.

Ubaitaba: Vereador Zé Carlos está no CTI do Santa Cruz

jose_carlos_lona

O vereador José Carlos Lona (PC do B), foi levado para o Centro de Tratamento Intensivo – CTI, do Hospital Santa Cruz com forte hemorragia interna. Zé Carlos passou mal na noite desta terça feira (28), no interior de sua residencia. De inicio o vereador foi atendido no hospital de Ubaitaba e em seguida conduzido as pressas para Itabuna. Os médicos estão tentando descobrir as causa da hemorragia. Zé Carlos é diabético e hipertenso. Filho do ex-prefeito Zé Vermelho, Zé está no seu segundo mandato na Câmara municipal. A qualquer momento teremos novas informações sobre o estado de saúde do vereador.

Bahia: Falsa médica do SAMU é apresentada em Salvador

Daniele,a falsa médica, foi presa com o companheiro (Foto PC-BA).
Daniele,a falsa médica, foi presa com o companheiro (Foto PC-BA).

Daniele Cotrim Guimarães, 33 anos, e o companheiro, Paulinele Teixeira Conceição, 38, foram presos ontem e apresentados hoje (28) pela Polícia Civil em Brotas, Salvador. Daniele era investigada pelo exercício ilegal da medicina e “caiu” ao errar na prescrição de medicamentos. Ela usava o registro profissional de uma médica de Salvador, que denunciou o caso à polícia. Além do registro no Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) ser falso, o casal foi preso com duas carteiras de motorista falsas. Daniele estava, ainda, com receitas da Secretaria Municipal de Saúde de Candeias. Ela também prestava plantões em unidades de saúde na capital baiana.(Pimenta).

Maraú: Prefeita foi a Salvador em busca de apoio para realizar o “Carnaval de Saquaíra”

IMG-20140128-WA0002
Eduardo Sales, Bento Ribeiro da CERB e Gracinha Viana.

Redação Ubaitaba Urgente

A Prefeita Gracinha Viana (PP),acompanhada de sua assessora de gabinete Luiza Edmee e Vera Rigatto (secretária de Turismo), viajaram para Salvador para participar de duas audiências previamente agendadas, buscando resolver demandas prioritárias para o município de Maraú. A primeira audiência foi com o Presidente da CERB – Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, Bento Ribeiro Filho, buscando ajudar a resolver dois problemas crônicos do município, a implantação do sistema de abastecimento de água do Povoado do Tabuleiro e a recuperação do poço do Distrito de Ibiaçu. Bento se comprometeu em atender as reivindicações da prefeita, devido à importância deles para comunidades que estão sofrendo muito em função destes problemas.

IMG-20140128-WA0003

Após audiência na CERB, a prefeita Gracinha Viana e sua comitiva, foram a BAHIATURSA, onde teve uma audiência com o Secretário Estadual de Turismo, Pedro Galvão e o Presidente da BAHIATURSA, Fernando Ferrero. Nesta audiência a prefeita pediu uma ajuda financeira para o carnaval de Saquaira, o SAQUAFOLIA. Eles falaram das dificuldades orçamentárias para patrocínios de eventos neste momento, mas que iriam ver o que seria possível fazer, pela importância turística do município. Nas duas audiências, a prefeita Gracinha Viana contou com o apoio e a ajuda do ex-Secretario Estadual de Agricultura, Eduardo Sales.

Itacaré: “Psirico” foi preso pelo PETO da 72ª CIPM

traficante_itacare
Foto: Ubaitaba Urgente

No último sábado (25/01), foi preso na Rua da Linha, em Itacaré pelo PETO da 72ª CIPM, o indivíduo conhecido como Alex Oliveira Santos, vulgo “Psirico”. Com “Psirico” os policiais encontraram R$ 597,30 (quinhentos e noventa e sete reais e trinta centavos), U$ 1 (um dollar), aproximadamente 55,9 gramas de cocaína, 31 pedras de crack e uma balança digital de precisão. O mesmo foi conduzido para a Delegacia de Ilhéus onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo Delegado Plantonista.

drogas_itacare

Camamu: Imãos foram mortos com “requintes de crueldade” em Travessão

Foto: IBira Online
Mãe perde os dois filhos assassinados. Foto: IBira Online

Um crime com requintes de crueldade chocou moradores da Fazenda Santa Rita, zona rural de Camamu. Os corpos de dois jovens foram encontrados por populares na manhã desta terça-feira(28) próximo a Travessão. De acordo com o blog Ibira Online, Dionei Castro dos Santos, 17, e Dêmisson Castro dos Santos, 16, foram assassinados com tiros e golpes de facão. A mãe dos garotos disse que ouviu uns tiros por volta da meia-noite, mas não sabia que as vítimas eram os seus filhos. A notícia dos homicídios chegou em sua residência no início da manhã desta terça. Ela lamentou as mortes e confessou que os jovens eram usuários de drogas. As causas da morte serão investigadas pela policia.

Ubaitaba: Vereador Zé Carlos está internado em Itabuna

ze_carlos_lona
Zé Carlos está no seu segundo mandato como vereador.

Redação Ubaitaba Urgente

O vereador José Carlos Lona (PC do B), deu entrada na noite desta terça feira (28), no Hospital de Ubaitaba, com estado de saúde preocupante. Zé Carlos foi atendido ainda dentro da ambulância pelo médico Dr. Dinovaldo e encaminhado com urgência para Itabuna. O fato aconteceu por volta das 22hs. Segundo informações de amigos da família, Zé Carlos estava com hemorragia e acabou sofrendo alguns desmaios dentro de casa. Zé está internado no Hospital Santa Cruz em Itabuna, onde passará por alguns exames na manhã de hoje. 

Teixeira de Freitas: Chacina com dois mortos e um ferido na noite de ontem

mortes_teixeira_freitas

Pelas características da ação dos atiradores é quase impossível se falar em tiroteio, já que a polícia não encontrou, pelo menos até o momento, nenhuma arma com as vítimas ou na casa onde as mesmas estavam. Sabe-se apenas que os três jovens estavam em uma casa no bairro Vila Feliz, às margens da BA-290, sentido Teixeira de Freitas/Alcobaça, quando por volta das 23h30 desta terça-feira (28), pelos menos dois atiradores chegaram e após uma rápida discussão, começaram ser ouvidos os disparos. Dos três jovens que estavam no imóvel, dois deles morreram na hora. Morreram na hora os jovens: Elias Evangelista da Silva, 17 anos  e Marcelo Souza Gomes, 24 anos, já Igor Pereira da Costa, de 23 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e permanece internado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Um boletim médico sobre o seu estado de saúde deve ser divulgado nas próximas horas. Segundo o perito criminal Manuel Garrido, responsável pela perícia de local, Marcelo foi executado com 10 disparos, sendo 8 nas costas, 1 no braço e 1 na cabeça, enquanto Elias foi atingido por quatro tiros, todos na cabeça.Um inquérito policial já foi instaurado e a partir agora tenta descobrir motivação e autoria da barbárie.(Teixeira News).

Ubaitaba: Dor, tristeza e homenagens marcam enterro do ex-prefeito Orlando Magalhães

20140127_093313

Redação Ubaitaba Urgente

Dor, tristeza e homenagens marcaram na manhã da última segunda feira (27/01), o sepultamento do corpo do ex-prefeito de Ubaitaba Orlando Magalhães. Orlando faleceu na madrugada de domingo (26), em Salvador. O politico lutava contra uma leucemia, descoberta a pouco tempo, e não resistiu ao tratamento. Orlando Magalhães era muito querido, respeitado e admirado em toda região.Como prefeito entre os anos de 1977 a 1982, Orlando exerceu de forma digna e honesta o comando da cidade. Ele foi considerado como um dos maiores prefeitos de Ubaitaba, e único a deixar a prefeitura com dinheiro em caixa. Entre as obras de seu governo, destaca-se a Avenida Orlando Magalhães, popular Beira Rio. Ele também foi vereador, presidente de Câmara e vice-prefeito do mesmo município, durante a gestão de Alexandre Almeida, de 2008 a 2012 e atualmente era diretor a empresa OM- Compras de Cacau. O corpo de Orlando foi velado na Loja Maçônica de Ubaitaba. Orlando deixa viúva, a Senhora Vilma de Souza Magalhães, com quem teve três filhos: Cássio, Márcio e Renata.

Eunápolis: PEOT prende acusado de matar dois irmãos

suspeito_homicidios_dentro
Vinícius tem diversas passagens pela polícia. Foto: Radar 64.

Acusado de matar duas pessoas há quase dois anos, Vinícius Nogueira Silva, 20 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (28), em Eunápolis, pela Polícia Militar. O Ministério Público já havia denunciado Vinícius pela morte dos irmãos Allan Oliveira Silva, 15 anos, e Luam Artur Oliveira Silva, 18, em abril de 2012 no bairro Pequi. O acusado teve a prisão preventiva decretada pelo juiz titular da 1ª Vara Crime da comarca de Eunápolis, Otaviano Andrade Sobrinho. O comandante do PEOT – pelotão de ações táticas da 7ª CIPM, subtenente Charles Oliveira, informou que Vinícius já vinha sendo monitorado há alguns meses. Vinícius estava na calçada de sua casa, na Rua Belmonte, Pequi, quando os policiais chegaram para cumprir o mandado judicial e não esboçou reação. o suspeito negou envolvimento na execução dos irmãos.